-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

8º ANO - 10 A 14 DE AGOSTO

 

_





PROJETO DE VIDA – 8º ano A

Prof.ª: Silvia Mara

Semana: 10/08/2020   a 14/08/2020

Conteúdo: “Eu, nós e o mundo” - Atitudes que transformam: o consumo consciente

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

Habilidade: Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar o Curiosidade para aprender e iniciativa social.

 ORIENTAÇÕES

Disponível no Google Classroom - para acessar usar o e-mail institucional (RA sp@al.educacao.sp.gov.br)

ü  Essa atividade estará disponível no Google Classroom, grupo de WhatsApp e atividades disponível no blog (caso não esteja no blog procurar a coordenação que disponibilizará as atividades).

ü  O aluno poderá escolher por onde deseja desenvolver suas atividades

ü  Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.

ü  2ª semana 10/08 a 14/08/20 -Caderno do aluno páginas 61 até 63- Atividades 3.

ü  Desenvolvimento das atividades da apostila do aluno, 

ü  Colocar o NOME, Nº, DATA e SÉRIE para o envio das atividades.

     

Para que essa separação do lixo seja feita corretamente, é importante conhecer as cores e

os símbolos da reciclagem.  Caderno do aluno – página 61

 Mão na massa

 

   Seja protagonista da sua história, pequenas atitudes mudam o mundo!

Sabendo da importância de ter um mundo mais sustentável

 

ü  Quais ações você e sua turma podem adotar para contribuir?

ü  Quais hábitos podem ser mudados para termos um planeta sustentável?

ü  Pensem em pelo menos 3 ações que poderiam ser implementadas desde já na escola e na sua casa.

ATIVIDADE 3

Agora, é proposto que você̂ deve analisar as sobre as questões que seguem abaixo, para que possam investigar melhor a temática.   O aluno poderá consultar o se caderno os registros que foram realizados nas atividades anteriores.

Responda:

a) O que você entende por consumo consciente?

b) Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?

c) Você conhece algum projeto social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou consumo consciente? Quais ações são desenvolvidas? Elas são sustentáveis e inspiradoras? Caso não conheça, faça uma pesquisa na internet e descubra pelo menos uma!

d) Como você pode contribuir com um mundo mais sustentável exercendo o seu protagonismo juvenil?






TECNOLOGIA E INOVAÇÃO –8C

Profª: Silvia Mara


Semana: 10/08/2020 a 14/08/2020

Conteúdo: Tecnologia digital

Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC.

Habilidade: EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.

ü  O aluno poderá optar em fazer as atividades no caderno do aluno e enviar as fotos das atividades desenvolvidas ou através do link

8º ano – Caderno do aluno, páginas 48 até 50

Link da Atividade: https://forms.gle/hmvt45W3E2BPQ5128

 


_____________________________________

Matemática - Profª Magaly Greggio

Olá pessoal, como vocês estão? Estou enviando o formulário que deverá ser respondido esta semana, nele estão exercícios da AAP de vocês. Postei em nosso grupo de WhatsApp essas mesmas informações e mais orientações. Bons Estudos!

História/Prof.ª Valdilene Matos

Semana: 10 a 14/08

HABILIDADE: Identificar, comparar e analisar a diversidade política social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

 

Assista o vídeo acessando o link abaixo para auxiliar na resolução das atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=r-Mw5GvEepE

REVOLTAS PERÍODO REGENCIAL

Todas as formas de governo que não levam em consideração as necessidades do povo e não promovem melhorias tendem a sofrer com revoltas e rebeliões, pondo o seu poder em prova. Foi justamente isso que ocorreu no Brasil, na época de transição da Monarquia para a República.

Tudo começou em 1831. Como Dom Pedro I foi obrigado a abdicar do trono, deixando seu filho, D. Pedro II, em seu lugar, inicia-se um período de grandes modificações políticas. Na ocasião, D. Pedro II tinha apenas 5 anos de idade e, sendo menor, ficou sob a tutela de José Bonifácio. Em 1940, já com 14 anos, D. Pedro II é considerado como maior de idade e este fato causou grande disputa política e inquietação social, dando início a uma das fases mais conturbadas da história de nosso país.

Neste cenário, inicia-se uma série de motins de militares e levantes de civis. As primeiras rebeliões tiveram pouca força e foram facilmente reprimidas pelas forças militares da época, mas algumas delas foram bem organizadas e acabaram por modificar os rumos da nação, merecendo, portanto, ser citadas.

A primeira delas foi a Cabanagem , ocorreu em Belém – PA, entre 1835 e 1840. Foi um movimento político e social organizado por homens livres e pobres, índios e mestiços, que se rebelaram contra a elite política da época e tomaram o poder. A situação de extrema pobreza da população ribeirinha e a pouca importância dada à província, após a independência do Brasil, foram os eventos que desencadearam a revolta liderada pelo Padre João Batista Gonçalves Campos.

Em 1835, também tem início, no Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha , que se estende até 1845. O motivo do levante teve relação com os altos impostos pagos ao governo pelos agricultores da época e foi liderado por Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi. Na época, a província tinha uma participação significativa na produção de alimentos e a elite gaúcha sentiu-se forte para organizar a rebelião. Após 10 anos de batalhas e de alternância de poder, as forças imperiais lideradas por Duque de Caxias acabam com o movimento e em conjunto com as forças farroupilhas assinam a “Paz de Ponche Verde”, dando fim aos conflitos.

Nas terras do Maranhão, entre 1838 e 1840, tem início a Balaiada , cujo nome tem relação com seu líder, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o “Balaio”, que fazia cestos chamados de balaios naquela região. Este movimento se distingue dos demais por ter sido um movimento popular contra os grandes proprietários agrários da região, sendo que a principal causa da revolta foi a condição de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região.

Para fechar esse quadro, na Bahia ocorre a Sabinada , entre 1837 e 1838. Os principais grupos dessa rebelião eram os militares e profissionais liberais da época que estavam insatisfeitos com as nomeações feitas para cargos públicos na Bahia e culminou com o decreto regencial que obrigava o recrutamento militar para juntar soldados e combater na Guerra Farroupilha que ocorria no Sul. O nome da rebelião também foi motivado por seu líder, o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.

 

Curiosidades

O nome Cabanagem é devido ao fato de os revoltosos morarem em pequenas cabanas, à beira dos rios, no Pará. Eles chegaram ao poder três vezes. Na primeira vez, em janeiro de 1835, os cabanos derrubaram o governo de Belém, instalando um governo revolucionário. Foram combatidos por mercenários contratados por políticos legalistas. Num novo ataque, em agosto do mesmo ano, os revoltosos roubaram comerciantes e distribuíram alimentos aos pobres. Em abril de 1836, a armada do mercenário inglês John Taylor, contratado pelo governo para acabar com a insurreição, atacou e ocupou Belém. Os cabanos fugiram para o interior e ainda resistiram durante quatro anos. O saldo foi de 30 mil mortos, quase 1/3 da população masculina da província.

(fonte: Guia dos Curiosos)

Atividade.

Após Assistir o Vídeo e ler o texto sobre Revoltas do Período Regencial, escreva em seu caderno o que você entendeu sobre o tema. ( Não precisa enviar para meu zap ou e-mail )pois será visto apenas no retorno as aulas presenciais ok?

 _________________________________________

 E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE


8º ano A, B e C -  Português

Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 10/08/2020 a 14/08/2020

Habilidades:

EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

 Leia o conto “A Cartomante?”, de Machado de Assis (que deixei disponível em arquivo PDF, e também pode ser acessado através do site: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000181.pdf), e dê continuidade ao nosso Projeto Leitura. Como essa será a atividade da semana, não terá prazo de 15 dias, deverá ser entregue na sexta-feira (dia 14/08/2020).

 

Você pode responder às questões através do formulário, neste link: https://forms.gle/paU9jELDZKSAGChEA

 

Para quem não tem mais as perguntas e irá responder no caderno, pode copiá-las daqui:

 

“Título do livro lido”

 

1.            Ficha Técnica:

 

          Nome(s) do(s) autor (a)(s):                                  Número de Páginas:

          Editora:                                                                 

Ano de Edição:

 

2.         Qual é o tema do livro?

3.         Quem são as personagens da história e qual é a participação delas no desenvolvimento do enredo?

 4.         Que parte da história mais chamou a sua atenção? Por quê?

 5.         De qualquer história é possível extrair conhecimento e cultura. O que você aprendeu com a história desse livro?

 6.         Transcreva do livro uma frase que você considere importante (por ser forte, marcante, decisiva, inspiradora, bela, etc.).

 7.         Escreva uma carta para o autor do livro para falar sua opinião sobre a obra (siga o modelo proposto).                                                                         

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________

ELETIVA: SAÚDE

Profª Ida Maria

(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.

(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.

(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.

Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com

Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg

Estou procurando profissionais na aula da saúde para conversar com vocês, para isso preciso que respondam o formulário, para começar a organizar esta conversas.

Atividade: Futuras palestras - https://forms.gle/PWaT6XTLbuixAa5F7

______________________________________________________________


Projeto de Vida - 8 º C

                                PROFESSORA - Maristela                                      Habilidade: Um mais um é sempre mais que dois: 

sustentabilidade


Faça uma reflexão e em escreva sobre a sua opinião 

"O que a Sustentabilidade tem ligação para  a construção do meu projeto de vida?"


enviar a atividade com foto E-mail formentini2@gmail.com ou WhastApp 981365627

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Disciplina Geografia Professora Cristiane 

Habilidades a serem trabalhadas

3º Bimestre

(EF08GE09) Identificar, comparar e analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4_ZE3qQfSUOvLWzBPVPiKSKuHW3qKfHjWeIp0dpMURIWUwg/viewform

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTE

Professora: Michelle

( 8º ano A,B,C )


Origem do teatro

 

Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar  pra conhecermos um pouco sobre a  origem do teatro e seus elementos.

Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.

Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo? 

Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.

Teatro na escola

O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical.  Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.

 Surgimento do teatro

O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.  

Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.  

Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi. 

Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.

Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!

Elementos da linguagem teatral

 Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:

Personagem (ator)

Espaço (lugar) 

Público (platéia)

Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!

Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral

São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.

 Os profissionais das artes cênicas

Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?

DRAMATURGO:  é quem escreve a peça, o autor.

DIRETOR:  responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.

COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.

ATORES:  encenam, interpretam os personagens.

BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias

ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.

MÚSICOS: responsáveis pela música.

SONOPLASTA: responsável pelos sons.

CENÓGRAFO:  cria o cenário e os objetos da cena.

FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem

MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.


Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de arte as perguntas a seguir:

1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?

2. Aonde começou o teatro?

3. Qual a diferença entre comédia e tragédia?

4. O que é um  ditirambo?

5. Como era o teatro antes do ditirambo?

6. Quem foi o primeiro ator?

7. Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental?

8.Qual a origem da palavra drama?

____________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 8º ano B

Objetivo: Possibilitar que os estudantes desenvolvam o pensamento sustentável, necessário às situações da vida.

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.

Vamos lá pessoal preste atenção nesta atividade é muito importante.

Leia.

A sociedade de consumo transformou tudo aquilo considerado acessório em algo necessário e, esse último, em urgente e escasso. Atualmente, são vendidos ao público tanto produtos quanto ideias e formas de viver. Antes, fazer compras era uma questão de necessidade. Era para o abastecimento. Hoje, novas formas de economia e de mercado originaram novos gostos e necessidades supérfluas. O fato é que atualmente se vive numa sociedade consumista, na qual são as próprias pessoas que, em algum nível, alimentam essa dinâmica. É por isso que, se as pessoas e as empresas não mudarem seu padrão de consumo e produção, o planeta terá um trágico futuro nas próximas décadas.

Bem pessoal agora vocês iram conhecer uma maravilhosa obra de José Saramago – “A maior flor do mundo. ”

Leia com atenção no link abaixo.

http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782

1.  Responda com suas palavras o que você entendeu dessa bonita obra.

Após o termino tire foto e envie para o WhatsApp 996460862

_______________________________________________________________________



Professor Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A

Objetivo: promover práticas de consumo consciente

Atividade baseada na página 43, 44 do caderno do aluno volume 3

 

AQUI É NOSSA CASA

Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito provavelmente as cenas a seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua, nos bares, restaurantes, elevadores, tem sempre alguém usando um telefone celular. Embora com os mais variados propósitos (pode ser para conversar, pagar uma conta, fazer uma pesquisa, entrar numa rede social, assistir a um vídeo, comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se tornaram indispensáveis para muita gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de pessoas, e 2,5 bilhões delas usam smartphones e trocam seus aparelhos com frequência, o problema do descarte é enorme.

O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos outros dispositivos também globalmente consumidos é um desafio a ser enfrentado por cada um de nós. Afinal, com tantos estímulos para consumirmos cada vez mais e com produtos que duram apenas um certo tempo, sem incorporarmos o consumo consciente ao nosso comportamento, o planeta certamente não vai dar conta. Nas próximas aulas, vamos refletir sobre essas questões e sobre nosso papel para não sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.

Faça uma pesquisa e responda:

Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois responda:

1.       Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?

2.       Por que os fabricantes lançam modelos novos nestes prazos?

3.       Qual é a vida útil de um smartphone?

Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular.

Então, responda:

1.       Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?

2.       Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus aparelhos?

3.       De onde vem a pressão para a troca?

Após o termino tire foto e mande para o WhatsApp 996460862

______________________________________________________

Projeto de vida

Professora: Michelle

( 8º ano B )


RECORTE E COLE EM SEU CADERNO DE PROJETO DE VIDA, DE REVISTAS E JORNAIS, ASSUNTOS QUE FALAM DA ATUAL SITUAÇÃO DE NOSSO PLANETA. 


_____________________________________________________


CIÊNCIAS

Profª Mileni

Habilidade: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST

Atividade:

Assista ao vídeo e responda as questões sobre métodos contraceptivos acessando o link a seguir: https://forms.gle/KV6Az2AgVNUhdJZM6


Bons estudos!!!

_________________________________________

TECNOLOGIA 8ºB

Profª Mileni

Habilidade: (EF89TEC27) Identificar as características dos materiais produzidos por intermédio de equipamentos e recursos existente no espaço maker.


ATIVIDADE PROGRAMAÇÃO

Assista ao vídeo abaixo:


Seguindo as orientações do vídeo acesse o site: http://www.robozzle.com/beta/index.html e escolha um desafio para realizar na aba "puzzles"

Após terminar um puzzle escreva um relato da sua experiência, contando se teve dificuldades e seu raciocínio para conseguir concluir a tarefa. 

Envie seu relato via whatsapp (19)996125182 ou email: promileni@gmail.com


Bons estudos!!!

_____________________________________________________________________________

Inglês         8º ano          (10/08 a 14/08)      

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/3W8n5ATwD8TquDuWA

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com

 ___________________________________________________


Geografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

https://forms.gle/15G7XAgW8RwRzAKt6

______________________________________

Educação Física

Professor Junior 8º ano A












_______________________________________________________________________________________________________________________________-------_______________________________________

Disciplina Geografia: Professora Cristiane 8ªC
___________________________________________________________________________________________________________________________