Atividades para os alunos do 8º ano A, B e C
para o período de 11/05 a 15/05
para o período de 11/05 a 15/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
________________________________________________
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe23boes-OfGdQIcMDsVvHIlzWbjIjDpX2DTqScLaFoKaJOlA/viewform
MATEMÁTICA________________________________________________
GEOGRAFIA
Atividade Avaliativa 8° Ano A, B e C
Habilidade: analisar e identificar os processos migratórios e aspectos representativos da dinâmica demográfica. Distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais.
ACESSE O LINK E RESPONDA AS QUESTÕES
Bons estudos
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe23boes-OfGdQIcMDsVvHIlzWbjIjDpX2DTqScLaFoKaJOlA/viewform
PROFESSORA: MAGALY G.M GREGGIO
Código do classroom:
Código do classroom:
8ºANO A: j7bgaf6
8ºANO B: bcvzrgc
8ºANO C: q66qcly
Olá pessoal, estou enviando algumas explicações para vocês nesse arquivo. Mas, as atividades serão através do google formulário, que também postei no nosso google clasroom para vocês.
Além disso, não esqueçam que ainda estou recebendo a primeira atividade, então ainda dá tempo de entregarem.
Além disso, não esqueçam que ainda estou recebendo a primeira atividade, então ainda dá tempo de entregarem.
Segue o link que devem acessar para realizar a atividade, deve ser entregue até dia 22/05/2020:
Habilidades:
(EF08MA02) - Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(EF08MA03) - Resolver e elaborar situações-problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio multiplicativo.
(EF08MA04) - Resolver e elaborar situações-problema, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
As potências de números inteiros são definidas da mesma maneira que as potências de números naturais.
Raiz quadrada
Quando estudamos os número naturais, vimos que extrair a raiz quadrada é a operação inversa de elevar ao quadrado. Por exemplo:
6 elevado ao quadrado = 6² = 36
36 extraindo a raiz quadrada é igual a 6
Agora, no conjunto dos números inteiros acontece um fato novo: existem dois números diferentes que elevados ao quadrado dão 36:
6²=36 e (-6)²=36
Uma operação (como a raiz quadrada) ter dois resultados diferentes pode facilmente gerar equívocos; portanto, os
matemáticos definiram como raiz quadrada de 36 o número inteiro não negativo que elevado ao quadrado dá 36.
√36 =6
Como -√36 representa o oposto de √36 , temos:
√36 =6 e √36 =-6
Propriedades das potências
________________________________________________
ELETIVA SAÚDE
Profª Ida Maria
___________________________________________________________________
Enviem
a atividade por e-mail: profidamaria@gmail.com
Pesquisem
sobre Saneamento Básico, sobre seus benefícios a população individualmente e
coletivamente, sobre o que é saneamento básico, sobre sua necessidade, etc.
Esta pesquisa deve conter no mínimo uma página e seguir a seguinte organização:
· Título: o título
você escolhe;
· Nome;
· Introdução: onde
vocês podem falar sobre a história tema e explicar o que é saneamento;
· Depois da
introdução vocês podem separar o trabalho por títulos que representem o
conteúdo sobre o qual você irá focar.
Para escrever o texto
utilizem a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
Além
de entenderem a importância do Saneamento Básico, quero que vocês aprendam a
organizar as informações sobre o assunto que pesquisarem.
________________________________________________
Projeto de vida
Conhecer
lideranças e suas qualidades.
Leia e aprenda.
Líder
servidor
O líder
servidor é aquele que influencia pessoas a partir de uma autoridade conquistada
pelo serviço e pela referência pessoal e profissional. Na liderança servidora,
a relação de pertencimento é tão grande que sensibiliza os líderes para o que é
necessário ser feito.
Os processos
pelos quais passam um líder servidor estão intimamente relacionados à sua visão
de si mesmo e do mundo. Buscamos nesta aula alcançar esta intimidade, o “entre”,
que dá sentido ao percurso de um líder servidor e à comunidade da qual ele
participa.
Exemplos
como Mahatma Gandhi, na Índia; de Martin Luther King, nos Estados Unidos; de
Malala, no Paquistão. Suas histórias são marcadas e eternizadas pela mudança de
curso da história, fortalecendo movimentos de não violência, de garantia de
direitos civis, de sustentabilidade e corresponsabilidade com o Planeta Terra.
Atividade
pesquise para conhecer sobre esses personagens citados acima e suas histórias.
Escreva no
seu diário o nome de uma pessoa próxima a você, que você admira por sua
liderança e dê alguns exemplos do porque você admira.
___________________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
HABILIDADE: Reconhecer, a partir da leitura de imagens de obras e manifestações artísticas, suportes convencionais e nao convencionais ( corpo, parede, papel, tela, etc...).
Devolução da atividade no retorno das aulas presenciais....
PESQUISA DE ANÁLISE
Como analisar uma obra de arte?
Pesquise na internet um artista do Impressionismo e escolha
uma obra dele(a) para realizar uma pesquisa de analise.
Fonte da pesquisa: www.________________________________________________
1. Descrição:
a. Museu / Galeria:
____________________________________________________________________________________________________________
b. Artista: ____________________________________________________________________________________________________________
c. Título da obra:
____________________________________________________________________________________________________________
d. Data: ___________________
2. Assunto:
a. Qual a
linguagem de obra de arte : Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia, Mídia Digital.
b. Qual é o gênero
assunto da obra de arte? _____________________________________________________Dica: Retrato, Figura,
Paisagem, Vista do mar, Vista da Cidade, Natureza-Morta, Interior, Conceitual.
c. A obra é figurativa ou abstrata? Explique o porquê:
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________
d. Qual o contexto(s)
estão presentes na obra de arte (social, histórico, político, religioso ,
cultural)? Exemplo: Se a obra de arte é uma escultura de um budista orando tem
um contexto religioso.
R:__________________________________________________________________________________________________________
e. Liste todas as coisas que você vê na obra de arte
(árvores, pessoas, animais, formas, montanhas, carros, vaso, frutas, linhas,
pontos, manchas, etc.).
Por fim ilustre uma obra de arte do artista ou se preferir
imprima e cole-a no caderno de arte. Boa pesquisa!
______________________________________________________
Português - Professora Luciene
Habilidade:
EF69LP14 Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Essa semana começou a funcionar no aplicativo
CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as
respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Português de
vocês já está formada e nossas atividades já podem ser
realizadas lá.
Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Inglês de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá.
Por favor, acessem o tutorial no link abaixo, para saber como acessar ao Google Classroom pelo aplcativo CMSP:
Tutorial de Acesso
Tutorial de Acesso
Meu e-mail é luciene.kido@outlook.com
Aguardo vocês por lá!
Professora Luciene.
_______________________________________________
_________________________________________________________________________________
_______________________________________________
DISCIPLINA: TECNOLOGIA
Conteúdo: CULTURA MAKER
ORIENTAÇÕES
ü Ler com atenção as atividades propostas.
ü O aluno terá as atividades para entregar no dia 08/05/20
ü Resolver numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
ü Assistir o vídeo do canal centro de mídias para maior entendimento tema trabalhado;
INTRODUÇÃO
O que é cultura maker e qual sua importância na educação?
Se você é adepto de “pôr a mão” na massa e encontrar soluções criativas para seus problemas, sem dúvida, está muito mais próximo da cultura maker do que imagina.
Você já parou para pensar em como a tecnologia facilitou encontrar soluções práticas (e a baixo custo) para nossas necessidades cotidianas? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes no mercado para resolver nossos problemas, hoje é possível que você mesmo produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques. Estamos num momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem. Mais e mais pessoas estão encontrando formas de conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção.
Trata-se de um conceito que parte da valorização da iniciativa, da atitude, da desenvoltura, da criatividade e da curiosidade nas atividades envolvidas no processo de ensino e da aprendizagem. A cultura maker preza pelo desenvolvimento do espírito investigativo, da capacidade de inovação e de habilidades para a resolução de problemas, que podem ser de variados níveis de complexidade e de distintas naturezas.
Por utilizar metodologias ativas, a cultura maker funciona a partir da ação em prol da execução de uma determinada tarefa, tanto de forma individual, quanto coletiva. Nesse sentido, o aluno é um dos principais agentes do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir, tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.
Atividades
1) Qual o significado de maker?
2) Você já construiu algum maker?
3) Você sabe o que é coleta seletiva? Explique.
4) Já ouviu de falar de Isaac Newton?
5) Observa o quadro e responda
a) O que diz a terceira lei de Newton
b) Qual foi atividade prática construída na aula?
Se possível assista o vídeo e responda a aula: Centro de mídias 04/05 tecnologia e inovação
_________________________________________________________________________________
HISTÓRIA/PROF.
VALDILENE MATOS
TURMAS:
8º A, B e C
Semana:
11 a 15/05
Habilidade: (EF08HI04) Identificar e
relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e
no mundo.
REVOLUÇÃO
FRANCESA
Revolução Francesa é o nome
dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que
marcou o fim do absolutismo nesse
país. A Revolução Francesa foi um marco na história, porque inaugurou um
processo que levou à universalização dos direitos sociais e das
liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e
do Cidadão.
A Revolução Francesa foi resultado
da crise política, econômica e social que
a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da
monarquia absolutista que existia na França há séculos e da antiga ordem de
privilégios que constituía o Antigo Regime Francês. Nessa época, a França era
governada por Luís XVI, e a sociedade era dividida em classes sociais,
conhecidas como Estados:
·
Primeiro Estado: clero;
·
Segundo Estado: nobreza;
·
Terceiro Estado: povo, definição
genérica que incorpora o restante da sociedade francesa.
A sociedade francesa era muito bem
definida: um grupo que possuía uma série de privilégios em detrimento do
restante do país. É importante observar que o Terceiro Estado era uma classe
extremamente heterogênea, formada por grupos distintos, como a
burguesia e o campesinato.
De toda forma, a sociedade francesa era marcada por
uma desigualdade extrema, uma vez que nobreza e clero gozavam de privilégios,
como a isenção de determinados tributos e o direito de cobrar impostos por suas
terras. Essa desigualdade social era a raiz da crise enfrentada pela França no
século XVIII.
A França, nesse período, começou a
sofrer as consequências de seu atraso econômico em relação às mudanças que
estavam acontecendo no mundo em decorrência do avanço
do capitalismo. As tentativas de reforma que haviam sido
cogitadas na segunda metade do século XVIII fracassaram, porque nobreza e clero
impunham forte resistência a qualquer medida que resultasse na perda de seus
privilégios.
Além do atraso em relação ao avanço do
capitalismo, principalmente em comparação com a Inglaterra, havia também os
gastos elevados e desnecessários do governo francês nessa época. Um grande
exemplo foi o envolvimento da França na Revolução
Americana, o que causou um grande impacto na economia
francesa.
O resultado foi uma crise econômica duríssima que
impactou diretamente as relações sociais, pois a nobreza intensificou a
exploração sobre o povo, principalmente sobre o campesinato e a classe média
francesa. Isso aconteceu em decorrência da ocupação de cargos governamentais
pela nobreza (até então, esses cargos eram destinados à classe média) e do
aumento dos impostos cobrados dos camponeses.
Esse aumento de tributos foi extremamente pesado,
pois grande parte dos camponeses não possuía terras. Assim, foram obrigados a
ceder uma parcela cada vez maior de sua renda, que era utilizada basicamente
para a própria subsistência. Dessa forma, a situação do campesinato nos vinte
anos que antecederam a Revolução Francesa agravou-se consideravelmente.
Os Estados Gerais eram
uma espécie de assembleia que surgiu na França medieval e que era convocada em
momentos de crise (a última convocação havia sido feita em 1614). O povo
francês via nessa assembleia uma forma de obter soluções para a situação do
país. Para entender essa esperança popular, é importante saber como os Estados
Gerais funcionavam.
Os Estados Gerais reuniam representantes
dos três Estados que formavam a sociedade francesa. As soluções debatidas nesse
conselho eram determinadas a partir de votação, que era realizada por Estado, e
não por indivíduo. Sendo assim, nobreza e clero sempre se uniam para derrotar o
Terceiro Estado. O grande problema é que, naquele momento, os representantes do
Terceiro Estado começaram a exigir que o voto fosse individual, o que
possibilitaria que as propostas da burguesia (grupo que representava o povo no
conselho) fossem aprovadas. A proposição do Terceiro Estado por voto individual
foi rejeitada, o que o motivou a criar uma Assembleia Nacional
Constituinte.
Todo esse contexto fez com que o povo colocasse
suas esperanças nos representantes do Terceiro Estado. Assim, o apoio popular
foi a chave do sucesso das ações da Assembleia Nacional Constituinte. A
população, já insatisfeita, enfureceu-se quando o rei mostrou-se contrário à
Constituição que estava sendo elaborada e ordenou o fechamento da Constituinte.
Assim, em 14 de julho de 1789, a população
parisiense conhecida como sans-culottes rebelou-se
e atacou a Bastilha, prisão para onde eram enviados os opositores
do Absolutismo Francês e símbolo do Antigo Regime. A Queda da
Bastilha, nome pelo qual ficou conhecida a tomada da prisão
pela população parisiense, marcou o início da Revolução Francesa e espalhou o
fervor revolucionário pelo país.
Etapas da Revolução Francesa
A partir da Queda da Bastilha, o
processo revolucionário francês estendeu-se por dez anos e só foi finalizado
com o Golpe de 18 de Brumário, organizado por Napoleão
Bonaparte. Toda a extensão do processo revolucionário francês é organizado em
três fases:
1. Assembleia
Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792)
2. Convenção
(1792-1795)
3. Diretório
(1795-1799)
·
Assembleia Constituinte e Assembleia Legislativa
Esse é o período inicial da Revolução Francesa e
corresponde aos anos em que os constituintes redigiram uma Constituição para a
França e ao período da Assembleia Legislativa. Como mencionado, a Queda da
Bastilha fez com que se espalhasse o processo revolucionário por todo o país.
Os camponeses, temerosos de que a aristocracia reagisse e deixasse-os sem
alimentos, partiram para o ataque.
Essa investida, conhecida como Grande Medo, aconteceu
entre julho e agosto de 1789 e foi marcada por ataques e saqueamentos contra
propriedades de aristocratas e, muitas vezes, pelo assassinato dos donos desses
locais. Os camponeses lutavam pelo fim de alguns impostos e exigiam que fosse
garantido a eles um maior acesso aos alimentos – a fome era um problema grave
entre o campesinato.
Com a radicalização do povo nesse
contexto, uma série de mudanças aconteceu na França. Os privilégios feudais
foram abolidos no começo de agosto e, no fim desse mês, foi anunciada a Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, talvez o documento mais importante de
toda a Revolução Francesa. Esse documento determinava, teoricamente, que todos
os homens eram iguais perante a lei.
A radicalização popular fez com que a classe média
e a burguesia francesa assumissem uma posição conservadora como forma de frear
o ímpeto do povo. Já a nobreza e o clero iniciaram uma fuga em massa da França,
mudando-se para países como Áustria e Prússia. Além disso, começaram uma
conspiração contrarrevolucionária, que tinha como objetivo reverter as mudanças
que estavam em curso.
O próprio rei Luís XVI tentou fugir da França em
1791, mas foi reconhecido quando se aproximava da fronteira com a Bélgica.
Depois de recapturado, foi reconduzido ao Palácio de Tulherias, localizado em
Paris. Esse era o local onde o rei morava desde 1789, quando os revolucionários
o obrigaram a abandonar Versalhes.
Nesse período, os revolucionários
também atacaram os privilégios do clero por meio da aprovação da Constituição
Civil do Clero, em 1790. Essa medida tentou subjugar a Igreja Francesa
à autoridade do Estado e contribuiu largamente para que o clero francês
aderisse ao esforço contrarrevolucionário.
As tentativas de barrar a radicalização
da revolução tornaram-se claras quando foi promulgada a nova Constituição
Francesa em 1791. Ela transformou a França em uma Monarquia
Constitucional e frustrou aqueles que esperavam que a França seria uma
República com ampla democracia. Com isso, a Assembleia Nacional Constituinte
transformou-se em Assembleia Legislativa.
Consolidaram-se, então, os dois grandes
grupos políticos que marcaram a Revolução Francesa: girondinos e jacobinos.
Esses grupos possuíam visões radicalmente diferentes em relação à condução do
processo revolucionário. Os girondinos entendiam que as mudanças deveriam ser
contidas, já os jacobinos achavam que as mudanças deveriam ser mais radicalizadas.
A Assembleia Legislativa também deu
início à guerra contra outras nações europeias. O processo revolucionário
francês era visto como um grande ameaça por outras nações absolutistas da
Europa. Assim, muitas começaram a conspirar a possibilidade de invadir o país.
Antecipando-se a isso, a Assembleia declarou guerra contra a Áustria e a
Prússia. A defesa da França foi realizada pela Guarda Nacional,
tropa criada em Paris no começo da revolução.
Essa declaração de guerra, que
aconteceu em abril de 1792, abriu caminho para a radicalização da Revolução
Francesa e deu início a um período conhecido como Terror. O clima de guerra
empurrou a sociedade francesa para o lado dos jacobinos e dos sans-culottes.
O resultado disso foi que os sans-culottes se organizaram,
derrubaram a Monarquia Francesa e instauraram a República.
·
Convenção
Com a instauração da República na
França, a Assembleia Legislativa foi substituída pela Convenção,
inaugurada em setembro de 1792. Os membros da Convenção foram determinados por
sufrágio universal masculino. Com isso, Luís XVI deixou de ser o rei da França,
e um novo debate surgiu: a execução do rei.
Enquanto os girondinos exigiam que Luís
XVI fosse exilado, os jacobinos exigiam sua execução. O destino do rei foi
selado quando foram descobertas evidências que o associavam ao esforço
contrarrevolucionário realizado no exterior. Assim, o rei foi executado
em janeiro de 1793.
O regicídio inaugurou o período do
Terror, no qual jacobinos liderados
por Maximilien Robespierre radicalizaram a revolução na tentativa de impor uma
ampla agenda reformista no país. Apesar de a Convenção ser a instituição mais
importante do país, os jacobinos impuseram seus ideais por meio do Comitê de Salvação Pública.
A República liderada por jacobinos ficou marcada
por conseguir estabilizar a situação do país e colocar a guerra e as massas
populares sob controle. Apesar disso, a guerra agravou-se depois da execução do
rei, porque os países absolutistas alarmaram-se com o regicídio cometido pelos
jacobinos. Outra marca jacobina era a perseguição a todos os seus opositores.
Com a Lei dos Suspeitos, os
jacobinos começaram a perseguir todos aqueles que eram considerados inimigos da
revolução. Os suspeitos eram julgados e, se condenados, guilhotinados.
A fase do Terror foi responsável por 17 mil mortes em cerca de
14 meses3. Foram abolidos os privilégios feudais que existiam
no país e imposta uma economia de guerra. As medidas na economia, no entanto,
atrasaram o desenvolvimento capitalista da França.
A atuação dos jacobinos gerou,
naturalmente, uma reação dos grupos conservadores, representados pelos
girondinos. Essa articulação contou com o apoio da alta burguesia francesa e
resultou num golpe conhecido como Reação Termidoriana, que
aconteceu em 1794. A partir dessa data, os girondinos tomaram uma série de
medidas que reverteram as decisões jacobinas. Em 1795, a Convenção foi
substituída pelo Diretório. Com a Reação Termidoriana, vários
jacobinos, incluindo Robespierre, foram guilhotinados.
História/Prof. Valdilene Matos
7º A, B e C.
Atividade avaliativa 1º Bim.
1- A Revolução Francesa
iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o
poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado
pelos ideais do:
a) Romantismo
b) Iluminismo
c) Socialismo
d) Anarquismo
e) Niilismo
2 -Em 1789, o quadro da
sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social.
O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais.
Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados
Gerais:
a) uma assembleia convocada em
momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para
debater soluções.
b) era realizada uma assembleia
em que os membros da nobreza francesa se reuniam em Versalhes durante uma
semana para escolher novos burocratas para o país.
c) era a destituição imediata
de todos os ministros da nação.
d) a convocação dos grandes
representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar
decisões.
e) um imposto emergencial e
compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população
obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.
3- A Revolução Francesa
estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa
exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo. Quando o movimento se
iniciou, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra
o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era:
a) Luís XIV
b) Luís XV
c) Luís XVI
d) Luís XVII
e) Luís XVIII
4- Grande parte dos
acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa
foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além
do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua
condução foi:
a) a burguesia.
b) a nobreza.
c) o clero.
d) os vassalos.
e) nenhuma das respostas acima.
5- Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande
instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa.
Assinale a alternativa correta em relação a esse período.
a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os
deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político,
proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da
Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais
socialistas, a Comuna de Paris.
c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo
jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general
que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime
que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a
governar.
e) Durante um curto período, após a queda da Bastilha, a França
vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a
mesma autoridade de antes.
e-mail: valdilene.souzza@yahoo.com.br
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
CIÊNCIAS
PROFª MILENI
(EF08CI18*)
Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e
argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das
pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.
Existem Energias sustentáveis?
Já estudamos sobre os tipos
de energia, tipos de fontes de energia, portanto, já sabemos que nenhuma fonte
de energia é 100% sustentável. Afinal, o que torna uma energia sustentável?
Agora, como já sabemos os
conceitos, vamos criticar o que estudamos. Existem dois tipos de fontes de
energia: as fontes renováveis e as fontes não renováveis, mas lembre-se que
nenhuma dessas categorias é sinônimo de energia sustentável.
Para refletir sobre isso, vamos
olhar o significado da palavra sustentabilidade:
Subs. Fem.
- Conceito que, relacionando aspectos econômicos,
sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem
afetar as gerações futuras.
- Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é
necessário à conservação da vida.
Fonte: Dicio – Dicionário online da Língua Portuguesa
Portanto, a sustentabilidade
não esta somente ligada à disponibilidade do recurso utilizado como fonte, ou,
à redução da produção de CO2 e outros gases de efeitos estufa. Esse
termo está ligado também à impactos sociais provocados pela construção de
usinas, que podem afetar populações inteiras e impactos ambientais como o
desmatamento.
ATIVIDADE
Pesquise sobre os impactos
positivos e negativos do uso das seguintes fontes: Hidrelétrica, Eólica, Solar,
Biomassa, Combustíveis fósseis e Nuclear.
Faça uma analise do
custo-benefício de cada fonte, levando em consideração o princípio da
SUSTENTABILIDADE e escreva uma reflexão com o seguinte tema: De que forma o Brasil pode se tornar mais sustentável
em produção de energia e envie no Google
sala de aula de sua turma!
– Códigos das salas de aula:
8ºA oclha4x
8ºB 7x3o3cg
8ºC kex2fft
Ao final da reflexão adicionar as
referências que você utilizou.
Em sua reflexão você pode
questionar, sugerir e criticar. É importante que você tenha conhecimento sobre
o que está escrevendo, para isso você pode pesquisar artigos no Google acadêmico ou Scielo, ou até mesmo assistir vídeos de fontes confiáveis.
Bons Estudos!
Inglês
Professora Eliane
Habilidades
Relacionar as partes de um texto para construir seu
sentido global.
Leia o texto, copie e responda as atividades no caderno.
Fonte: Time to Share English, Editora Saraiva,1ª
edição-2015, São Paulo.
Atividades
1) As dicas
do texto são sobre:
(
) cyberbullying
(
) internet safety
(
) online ethics
2) Assinale
as alternativas verdadeiras sobre o texto:
(
) There is a cue for every tip, so we know what we are going to read
about.
(
) There is a bullet for every single tip.
(
) Some tips aren’t about internet safety.
(
) The tips present formal
language.
(
) The tips are for kids and teenagers.
3) Avalie
a sua segurança na internet a partir das dicas apresentadas. Você tem uma
atitude segura quando navega na internet? Explique.
_________________________________________________________________________________