Professora:Cristiane
.
Diferenciar energias renováveis e não renováveis;
. Observar os impactos produzidos no meio ambiente;
. Conscientizar sobre o consumo de energia elétrica-utilização responsável
Elaborar e enviar no Whatsapp
Professor Danilo 6A &6B
(6ºanos A e B
-História) Professora Joelma
CORREÇÃO das
atividades da semana de 08 a 10 de junho
1)
1=I
2=
II
6= VI 10= X
3= III 7= VII 11= XI
4=
IV
8= VIII 20= XX
5=
V 9= IX 21= XXI
2)
Ano 1493= Século XV
Ano 1888= Século XIX
Ano 1945= Século XX
Ano 2000= Século XX
Ano 2001= Século XXI
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS:
Essa atividade deve ser feita no caderno e enviada no meu WhatsApp pessoal,
pois vale nota (enviar até dia 22 de junho). Tel cel. (19) 994976550
Habilidade
trabalhada (EF06HI07): Identificar aspectos e formas
de registros das sociedades antigas na África, no Oriente e nas Américas,
distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição
oral dessas sociedades.
Origem
da escrita: Durante
muito tempo, acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia. No
entanto, novas descobertas arqueológicas indicaram seu desenvolvimento, ao
mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo, tais como na Suméria, no Egito, ou
na China.
Escrita Cuneiforme: Criada pelos Sumérios, era produzida
com auxílio de instrumentos em forma de cunha. A escrita cuneiforme é uma das
mais antigas que temos. Servia para registro da contabilidade, da administração
dos bens, das propriedades, e realização de cálculos das transações.
Atividades:
Responder com o
auxílio que vocês tiveram das aulas do centro de mídias, do texto que eu estou
disponibilizando e ou com o auxílio da internet.
1) Quais foram
as necessidades que levaram à invenção da escrita?
2) Qual o
significado da palavra cuneiforme?
3) Escreva seu
nome com a escrita cuneiforme.
Bons estudos!
Escreva uma redação sobre Convivência Digital e Cyberbullying.
envie a foto da redação no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 das 8:00 as 18:00.
ELETIVA - Professora Maristela
BRINCANDO COM AS CORES
Habilidade:Entusiasmo, foco e criatividade
Aprenda a fazer tinta com vegetais
Toda criança saudável fica super feliz quando é inserida no mundo das cores. Um gramado verde, o céu azul, um vestido ou um brinquedo super colorido. É uma alegria vê-los perceber que cor é vida. Seu filho ou seus alunos tem uma cor favorita? Você já os questionou sobre isso? Como os estimula a brincar com cores?
No Arte Reciclada estimulamos o uso de tintas vegetais. Porque são sustentáveis, educativas e… Porque gostamos de diversão em dobro: fazer as tintas é tão divertido como usá-las para dar vida ao impulso criativo.
Receita super simples para fazer em casa
Material
Beterraba – Cenoura – Espinafre – Liquidificador – Água
Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde).
Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. Sendo que as cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas mas difíceis de fixar.
São instáveis, mas obtemos lindas cores de flores e frutos. As pinturas feitas com tinta vegetais são frágeis e não podem ficar ao sol.
A liquidificadas devem ser descartadas após o uso ou guardada na geladeira por alguns dias. Já as tintas vegetais de infusão no álcool podem ser guardadas por tempo indeterminado.
Alguns exemplos:
– urucum em pó + álcool
– beterraba + álcool
– cenoura + álcool
– amora + água
– folhas verdes + água
– semente de urucum + água
As tintas feitas com terra ou argila não perdem a cor, nem mesmo sob sol forte e não apresentam problemas de conservação.
Necessita de cuidado e paciência a extração do pigmento, apesar de ser um processo simples e fácil.
A extração por peneira consiste em peneirar a amostra coletada até obter um pó fino. Este pó é o pigmento.
1 – separe toda sujeira.
2 – peneire na peneira de malha grossa.
3 – peneire novamente em outra peneira de malha mais fina.
4 – repita o processo em outra peneira mais fina.
5 – guarde o pó obtido em um vidro.
Seu pigmento esta pronto para virar tinta.
Quando formos coletar materiais, não devemos esquecer de preservar a natureza, retirando material que já esteja caído no chão. Se for necessário colher plantas vivas, devemos tomar cuidado de não retirar muitas plantas do mesmo local, porque alteramos o meio-ambiente.
Cuidado: existem plantas tóxicas como espirradeira e comigo-ninguém-pode, se não conhecer a planta, deixe-a na natureza.
Depois de fazer sua tinta faça um desenho e aplique sua tinta e tire a foto com o desenho você segurando. para que possa identificar ok bjos
Envie a foto da redação no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 das 8:00 as 18:00.
CIÊNCIAS
6º A - Profª Ida Maria; 6ºB Profª Mileni
Habilidade: (EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Correção da atividade anterior: https://drive.google.com/file/d/1ZGpFF-yE-VBb5iiTem6-gGfQY5wcbz_H/view?usp=sharing
O texto abaixo é uma breve explicação sobre transformações químicas, não é necessário copiar no caderno, caso deseje, faça anotações.
Transformações Químicas
Na transformação química ocorre modificação da matéria,
consequentemente das moléculas que a compõe. As transformações químicas são
denominadas reações químicas
Para entender vamos relembrar:
Moléculas -> compostas por um conjunto de átomos
Cada substância tem a sua própria molécula. Quando eu adiciono
outra substância junto à uma já existente e as suas moléculas permanecem as
mesmas, apenas estão em um mesmo recipiente eu chamo de mistura.
Exemplo:
água + sal (considere as bolinhas azuis como moléculas de água e as
bolinhas vermelhas moléculas de sal)
Quando eu adiciono uma substância junto à outra e a suas moléculas reagem
formando outras substâncias, eu chamo de transformação química
Exemplo
1: iodo + chumbo = Iodeto de chumbo
Exemplo
2: Nitrogênio + 3 Hidrogênio = amônia
Existem vários tipos de
transformações químicas. Veja abaixo cada
uma delas:
• Pela ação do calor: Algumas substâncias, quando submetidas a uma ação de calor extremo, são transformadas em outros elementos. O cozimento de alimentos é um dos exemplos nesse caso. Quando um material é decomposto por causa do calor a ação é denominada termólise.
Alimentos
sendo cozidos - termólise
•
Transformações
químicas por junção de substâncias: A
mistura ou junção de duas ou mais substâncias diferentes também podem ocasionar
em reações químicas. Esse processo ocorre com frequência em laboratórios de
química.
•
Transformações
químicas por ação da luz: Um dos mais
conhecidos exemplos de modificação de elementos por meio da luz é através da
fotossíntese. Nesse processo, a água e o dióxido de carbono do ar, através da
luz, são transformados em oxigênio e glicose.
•
Ação mecânica: O atrito ou choque, pode desencadear uma série de
reações. Um exemplo simples e presente na rotina de qualquer pessoa é o ato
de acender um palito de fósforo. Ao realizar o atrito do palito com a caixinha
ocorrem as faíscas, fazendo com que as substâncias inflamáveis do palito entrem
em combustão, produzindo o fogo.
Reagentes e Produtos
Em
determinadas situações não é possível identificar se houve uma reação química
apenas diante de observações dos aspectos físicos dos elementos. Um exemplo
deste caso é a mistura de soluções de ácido clorídrico (HCL) e hidróxido
de sódio (NaCl), ambas as substâncias são incolores. Após a mistura, o
produto continua sem apresentar coloração e não tem aspectos de um novo
material formado.
As
substâncias iniciais integrantes do processo recebem o nome de reagentes.
Já os compostos que se formaram após a mistura, os novos elementos, eles são
chamados de produtos.
Exemplo:
HCl + NaOH --> NaCl + H2O
Nessa
reação:
è HCl e NaOH são os
REAGENTES
è NaCl e H2O são os PRODUTOS
Atividades
- Aprofundando
os conhecimentos pg 17 e 18 - Caderno do Aluno Volume 1
- Ampliando o que já sabemos pg 18 e 19 ler o
texto e responder questões 1 a 5 -
Envie as fotos das respostas no email de sua professora ou via whatsapp.
Profª Ida: profidamaria@gmail.com
Profª Mileni: promileni@gmail.com
Responda
ao questionário:
Experimento:
https://forms.gle/hDwMPHqz53e1ZKT3A
Bons estudos!!
___________________________________________________________________________
ELETIVA: ECOHORTA
Profª Mileni
Habilidade: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Para continua nosso cultivo responda o seguinte formulário:
https://forms.gle/9ST15ZGom4SKuASn9
Toda eletiva precisa de um culminância! Essa culminância deve ser organizada por vocês com a ajuda da professora, por isso, vamos começar a pensar na nossa culminância?
- Nesse semestre a culminância será a distância, por isso o ideal é que seja feita em vídeos, ou arte digital. Envie sua sugestão para o email: promileni@gmail.com ou para o whatsapp (19)996125182
Bons estudos!
Atividade de Educação Fisica (At1) Responder no Forms e enviar
https://forms.gle/yxCZAc8wnMqg6kYQ6
______________________________________________________________________
ARTE (6ºA,B)
Profª Michelle
Habilidade: (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Copie ou imprima e cole o texto no caderno de arte, observe as imagens.
Numa outra folha, faça a margem de 1 cm e crie a sua versão de Monalisa, use a criatividade!
______________________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA (6ºA,B)
Profª Michelle
Competências sócio emocionais em foco:
EM SEU DIÁRIO PREENCHA E RESPONDA, COM SINCERIDADE.
* Nome
* Série
* Eu costumo prestar atenção nas explicações da professora?
( ) Bastante
( ) Quase sempre
( ) Pouco
( ) Muito pouco
Motivo: ______________________________________________
_____________________________________________________
* Me empenho em fazer as lições com capricho?
( ) Bastante
( ) Quase sempre
( ) Pouco
( ) Muito pouco
Motivo: ______________________________________________
_____________________________________________________
* Eu realizo todas as lições, tarefas, atividades e trabalhos dentro dos prazos solicitados?
( ) Quase sempre
( ) Pouco
( ) Muito pouco
Motivo: ______________________________________________
_____________________________________________________
*Participo de forma colaborativa nos trabalhos em grupos?
( ) Bastante
( ) Quase sempre
( ) Pouco
( ) Muito pouco
Motivo: ______________________________________________
_____________________________________________________
* Eu respeito opiniões diferentes das minhas?
( ) Bastante
( ) Quase sempre
( ) Pouco
( ) Muito pouco
Motivo: ______________________________________________
_____________________________________________________
Prof Eliezer
projeto de vida 6º ano B
Objetivo:
Orientar uma percepção de si
______________________________________________________
Inglês 6º ano
15 a 19/06
Professora Eliane
Habilidades
EF06LI09-
Localizar informações específicas em um texto.
EF06LI03- Solicitar esclarecimentos em língua inglesa
sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões
desconhecidas.
EF06LI22- Descrever relações
por meio do uso de apóstrofo (‘) + s.
Para
responder as atividades acesse o link:
https://forms.gle/qxGGJDp161Gq7VRJ7
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do
e-mail: eliane.criss10e@gmail.com
_________________________________________________________________________________
Professor Eliezer, eletiva alimentação saudável.
Com base na última aula, faça alguns recortes de alimentos energéticos extra, pode usar revistas ou impressos e cole em uma folha de sulfite e guarde para não estragar que futuramente colaremos em um cartaz maior para apresentação darei uma dica abaixo:
Após o termino tire foto e mande no email