-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

14 junho, 2020

6º ANO - 15 A 19 DE JUNHO

 
Eletiva: Pequenas Mudanças Fazem a Diferença
 
Professora:Cristiane
Habilidades; Identificar as fontes de energia;

. Diferenciar energias renováveis e não renováveis;

. Observar os impactos produzidos no meio ambiente;

. Conscientizar sobre o consumo de energia elétrica-utilização responsável

Acessar o link; para fazer a Atividade.








  ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 
Elaborar e enviar no Whatsapp 
Professor Danilo 6A &6B


Atividades da semana de 15 a 19 de junho de 2020       

(6ºanos A e B -História) Professora Joelma

CORREÇÃO das atividades da semana de 08 a 10 de junho

1)     1=I

2= II                                                        6=   VI                           10= X

3= III                                                        7= VII                          11= XI

4=    IV                                                                           8=    VIII                                    20= XX

5=      V                                                                          9=    IX                                       21= XXI

 

2)      Ano 1493= Século XV

Ano 1888= Século XIX

Ano 1945= Século XX

Ano 2000= Século XX

Ano 2001= Século XXI

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: Essa atividade deve ser feita no caderno e enviada no meu WhatsApp pessoal, pois vale nota (enviar até dia 22 de junho). Tel cel. (19) 994976550

Habilidade trabalhada (EF06HI07): Identificar aspectos e formas de registros das sociedades antigas na África, no Oriente e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

 

Origem da escrita: Durante muito tempo, acreditava-se que a escrita surgiu primeiro na Mesopotâmia. No entanto, novas descobertas arqueológicas indicaram seu desenvolvimento, ao mesmo tempo, em diferentes lugares do mundo, tais como na Suméria, no Egito, ou na China.

Escrita Cuneiforme: Criada pelos Sumérios, era produzida com auxílio de instrumentos em forma de cunha. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas que temos. Servia para registro da contabilidade, da administração dos bens, das propriedades, e realização de cálculos das transações.

Atividades:

Responder com o auxílio que vocês tiveram das aulas do centro de mídias, do texto que eu estou disponibilizando e ou com o auxílio da internet.

1) Quais foram as necessidades que levaram à invenção da escrita?

2) Qual o significado da palavra cuneiforme?

3) Escreva seu nome com a escrita cuneiforme.

 

 Bons estudos!                                                         

___________________________________________________________________________________

Geografia – 6º Ano A e B - 15/06 a 19/06 
Professora Regiane

TEMA: CARTOGRAFIA E SUAS TECNOLOGIAS

Habilidades: Reconhecer a importância da Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas local, regional e global.

Acesse o link e responda as questões:


___________________________________________________________________________


   TECNOLOGIA 6º B
                                        Professora Maristela
Habilidade: Identificar diferentes tipos de sites, seus objetivos e estrutura.

 Escreva uma redação sobre Convivência Digital e  Cyberbullying.

envie a foto da redação no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 das 8:00 as 18:00. 


   ELETIVA - Professora Maristela

                        BRINCANDO COM AS CORES

                                        Habilidade:Entusiasmo, foco e criatividade

Aprenda a fazer tinta com vegetais

Toda criança saudável fica super feliz quando é inserida no mundo das cores. Um gramado verde, o céu azul, um vestido ou um brinquedo super colorido. É uma alegria vê-los perceber que cor é vida. Seu filho ou seus alunos tem uma cor favorita? Você já os questionou sobre isso? Como os estimula a brincar com cores?

No Arte Reciclada estimulamos o uso de tintas vegetais. Porque são sustentáveis, educativas e… Porque gostamos de diversão em dobro: fazer as tintas é tão divertido como usá-las para dar vida ao impulso criativo.

Receita super simples para fazer em casa

Material
Beterraba – Cenoura – Espinafre – Liquidificador – Água

Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde).
Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.

Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. Sendo que as cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas mas difíceis de fixar.

São instáveis, mas obtemos lindas cores de flores e frutos. As pinturas feitas com tinta vegetais são frágeis e não podem ficar ao sol.

A liquidificadas devem ser descartadas após o uso ou guardada na geladeira por alguns dias. Já as tintas vegetais de infusão no álcool podem ser guardadas por tempo indeterminado.

Alguns exemplos:
– urucum em pó + álcool
– beterraba + álcool
– cenoura + álcool
– amora + água
– folhas verdes + água
– semente de urucum + água

As tintas feitas com terra ou argila não perdem a cor, nem mesmo sob sol forte e não apresentam problemas de conservação.




Necessita de cuidado e paciência a extração do pigmento, apesar de ser um processo simples e fácil.

A extração por peneira consiste em peneirar a amostra coletada até obter um pó fino. Este pó é o pigmento.
1 – separe toda sujeira.
2 – peneire na peneira de malha grossa.
3 – peneire novamente em outra peneira de malha mais fina.
4 – repita o processo em outra peneira mais fina.
5 – guarde o pó obtido em um vidro.

Seu pigmento esta pronto para virar tinta.

Quando formos coletar materiais, não devemos esquecer de preservar a natureza, retirando material que já esteja caído no chão. Se for necessário colher plantas vivas, devemos tomar cuidado de não retirar muitas plantas do mesmo local, porque alteramos o meio-ambiente.

Cuidado: existem plantas tóxicas como espirradeira e comigo-ninguém-pode, se não conhecer a planta, deixe-a na natureza.

Depois de fazer sua tinta faça um desenho e aplique sua tinta e tire a foto com o desenho você segurando. para que possa identificar ok bjos

Envie a foto da redação no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 das 8:00 as 18:00. 


CIÊNCIAS 

6º A - Profª Ida Maria; 6ºB Profª Mileni


Habilidade: (EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.


Correção da atividade anterior: https://drive.google.com/file/d/1ZGpFF-yE-VBb5iiTem6-gGfQY5wcbz_H/view?usp=sharing

O texto abaixo é uma breve explicação sobre transformações químicas, não é necessário copiar no caderno, caso deseje, faça anotações.


Transformações Químicas

Na transformação química ocorre modificação da matéria, consequentemente das moléculas que a compõe. As transformações químicas são denominadas reações químicas

Para entender vamos relembrar:

Moléculas -> compostas por um conjunto de átomos

 

Cada substância tem a sua própria molécula. Quando eu adiciono outra substância junto à uma já existente e as suas moléculas permanecem as mesmas, apenas estão em um mesmo recipiente eu chamo de  mistura.

Exemplo: água + sal (considere as bolinhas azuis como moléculas de água e as bolinhas vermelhas moléculas de sal)



Quando eu adiciono uma substância junto à outra e a suas moléculas reagem formando outras substâncias, eu chamo de transformação química

Exemplo 1: iodo + chumbo = Iodeto de chumbo


Exemplo 2: Nitrogênio + 3 Hidrogênio = amônia


Existem vários tipos de transformações químicas. Veja abaixo cada uma delas:

        Pela ação do calor: Algumas substâncias, quando submetidas a uma ação de calor extremo, são transformadas em outros elementos. O cozimento de alimentos é um dos exemplos nesse caso. Quando um material é decomposto por causa do calor a ação é denominada termólise.

Alimentos sendo cozidos - termólise


        Ação da corrente elétrica: Ao processo de reação de elementos em virtude da influência da corrente elétrica dá-se o nome de eletrólise. Para que ocorra a decomposição da água em hidrogênio e oxigênio é necessária a interferência da corrente elétrica.

        Transformações químicas por junção de substâncias: A mistura ou junção de duas ou mais substâncias diferentes também podem ocasionar em reações químicas. Esse processo ocorre com frequência em laboratórios de química. 


        Transformações químicas por ação da luz: Um dos mais conhecidos exemplos de modificação de elementos por meio da luz é através da fotossíntese. Nesse processo, a água e o dióxido de carbono do ar, através da luz, são transformados em oxigênio e glicose.


        Ação mecânica: O atrito ou choque, pode desencadear uma série de reações. Um exemplo simples e presente na rotina de qualquer pessoa é o ato de acender um palito de fósforo. Ao realizar o atrito do palito com a caixinha ocorrem as faíscas, fazendo com que as substâncias inflamáveis do palito entrem em combustão, produzindo o fogo.


Reagentes e Produtos

Em determinadas situações não é possível identificar se houve uma reação química apenas diante de observações dos aspectos físicos dos elementos. Um exemplo deste caso é a mistura de soluções de ácido clorídrico (HCL) e hidróxido de sódio (NaCl), ambas as substâncias são incolores. Após a mistura, o produto continua sem apresentar coloração e não tem aspectos de um novo material formado. 

As substâncias iniciais integrantes do processo recebem o nome de reagentes. Já os compostos que se formaram após a mistura, os novos elementos, eles são chamados de produtos.

Exemplo:            HCl + NaOH --> NaCl + H2O

Nessa reação:

è  HCl e NaOH são os REAGENTES

è NaCl e H2O são os PRODUTOS


Atividades

- Aprofundando os conhecimentos pg 17 e 18 - Caderno do Aluno Volume 1


- Ampliando o que já sabemos pg 18 e 19 ler o texto e responder questões 1 a 5 - Caderno do Aluno Volume 1


Envie as fotos das respostas no email de sua professora ou via whatsapp.

Profª Ida: profidamaria@gmail.com

Profª Mileni: promileni@gmail.com


Responda ao questionário:

Experimento: https://forms.gle/hDwMPHqz53e1ZKT3A


Bons estudos!!


___________________________________________________________________________

ELETIVA: ECOHORTA

Profª Mileni

Habilidade: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.


Para continua nosso cultivo responda o seguinte formulário:

https://forms.gle/9ST15ZGom4SKuASn9


Toda eletiva precisa de um culminância! Essa culminância deve ser organizada por vocês com a ajuda da professora, por isso, vamos começar a pensar na nossa culminância?


- Nesse semestre a culminância será a distância, por isso o ideal é que seja feita em vídeos, ou arte digital. Envie sua sugestão para o email: promileni@gmail.com ou para o whatsapp (19)996125182


Bons estudos!

Atividade de Educação Fisica (At1) Responder no Forms e enviar

https://forms.gle/yxCZAc8wnMqg6kYQ6


______________________________________________________________________


ARTE (6ºA,B)

Profª Michelle

Habilidade: (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.



Copie ou imprima e cole o texto no caderno de arte, observe as imagens.

Numa outra folha, faça a margem de 1 cm e crie a sua versão de Monalisa, use a criatividade!


______________________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA (6ºA,B)

Profª Michelle

Competências sócio emocionais em foco: 

EM SEU DIÁRIO PREENCHA E RESPONDA, COM SINCERIDADE.

* Nome

* Série

* Eu costumo prestar atenção nas explicações da professora?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

* Me empenho em fazer as lições com capricho?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

* Eu realizo todas as lições, tarefas, atividades e trabalhos dentro dos prazos solicitados?

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

*Participo de forma colaborativa nos trabalhos em grupos?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

* Eu respeito opiniões diferentes das minhas?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________


Mantenha atualizado seu diário! depois de refletir sobre suas respostas, escreva seu perfil de estudante. Bora lá!
_____________________________________________________

________________________________________________

Prof Eliezer projeto de vida 6º ano B

Objetivo: Orientar uma percepção de si

Competências socioemocionais em foco: Determinação.

segue link abaixo para a atividade


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfsrs4aQJutsY2HokSijHG0cxOTLkHqhh5p6pqyYMqNou7ybg/viewform?usp=sf_link

______________________________________________________


Inglês     6º ano     15 a 19/06

Professora Eliane

Habilidades

EF06LI09- Localizar informações específicas em um texto.  

EF06LI03- Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.      

EF06LI22- Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (‘) + s.

 

Para responder as atividades acesse o link:

https://forms.gle/qxGGJDp161Gq7VRJ7

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do

e-mail:     eliane.criss10e@gmail.com


_________________________________________________________________________________


Professor Eliezer, eletiva alimentação saudável.

Com base na última aula, faça alguns recortes de alimentos energéticos extra, pode usar revistas ou impressos e cole em uma folha de sulfite e guarde para não estragar que futuramente colaremos em um cartaz maior para apresentação darei uma dica abaixo:

Após o termino tire foto e mande no email

profeliezer@yahoo.com