-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

11 maio, 2020

6º ANO - 11/05 a 15/05


Atividades para os alunos do 6º ano A e 6º ano B
para o período de 11/05 a 15/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
_____________________________________________
GEOGRAFIA
Atividade Avaliativa 6° Ano A e B
Habilidade: Identificar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos. Identificar e analisar as características das paisagens transformadas pela ação antrópica a partir dos processos de urbanização.

ACESSE O LINK E RESPONDA AS QUESTÕES: 






Exercícios de matemática 
Professor Danilo


 





Atividades 6º anos A e B de História (Profª Joelma)

Semana de 11 a 15 de maio
Habilidade:(EF06HI02). Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

OBSERVAÇÃO: Queridos alunos, eu havia passado para vocês um trabalho (PESQUISA COM UMA PESSOA QUE TENHA MAIS DE 50 ANOS...) e vocês não entregaram devido a pandemia, por favor preciso que todos me entreguem pois preciso avaliar e gerar nota para todos. Para facilitar estou enviando meu e-mail: joelmatanner@hotmail.com ou para os alunos que estão no grupo do zap me enviem no meu particular. Não esqueçam de colocar o nome completo para eu avaliar. ENTREGAR ATÉ DIA  15 DE maio DE 2020. PARA QUEM JÁ ENVIOU, POR FAVOR DESCONSIDERE.

Conceitos:
O temo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova os vestígios encontrados no passado deixados por várias sociedades.
O historiador tem como finalidade buscar nas fontes materiais e imateriais os vestígios do passado.
Fonte histórica: Fontes escritas (jornais, revistas, cartas, etc); Fontes iconográficas (pinturas, fotografias, etc); Fontes materiais (monumentos, utensílios, moedas, fósseis, etc) e Fontes orais (lendas, experiências pessoas de vida, etc).
Trabalho para nota



Pesquise e responda:
1)    Como são os ferros de passar roupa atualmente?
2)    Será que esse ferro a brasa ainda é utilizado?
3)    Esse objeto é uma fonte histórica? Por quê?
4)    Qual tipo de fonte histórica?

Enviar esse trabalho até dia 18 de maio, no meu e-mail joelmatanner@hotmail.com ou no particular do zap, boa semana a todos vocês!



Bons estudos!

________________________________________________________________________


ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ

HABILIDADE: (EF15AR04) Experimentar diversas formas de expressões artísticas, como quadrinhos e colagens, assim fazendo uso de recursos nao convencionais.

Devolução da atividade no retorno das aulas presenciais....

Interpretação tirinha.

Leia a tirinha e depois responda as questões abaixo:







1ª) No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou

a)    triste.

b)   preocupada.

c)    alegre.

d)   indignada.




2ª) A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou
a)    com raiva.
b)   triste.
c)    confuso.
d)   alegre.



3ª) A finalidade da tirinha acima é
a)    promover reflexão.
b)   gerar dúvida no leitor.
c)    mostrar como se planta uma árvore.
d)   causar humor.



4ª) A tirinha acima apresenta uma linguagem

a)      verbal, somente.

b)      não verbal, somente.

c)      mista.

d)      nenhum tipo de linguagem.


 _______________________________________________


Projeto de vida

Conhecer lideranças e suas qualidades.

Leia e aprenda

Líder servidor
O líder servidor é aquele que influencia pessoas a partir de uma autoridade conquistada pelo serviço e pela referência pessoal e profissional. Na liderança servidora, a relação de pertencimento é tão grande que sensibiliza os líderes para o que é necessário ser feito.
Os processos pelos quais passam um líder servidor estão intimamente relacionados à sua visão de si mesmo e do mundo. Buscamos nesta aula alcançar esta intimidade, o “entre”, que dá sentido ao percurso de um líder servidor e à comunidade da qual ele participa.
Exemplos como Mahatma Gandhi, na Índia; de Martin Luther King, nos Estados Unidos; de Malala, no Paquistão. Suas histórias são marcadas e eternizadas pela mudança de curso da história, fortalecendo movimentos de não violência, de garantia de direitos civis, de sustentabilidade e corresponsabilidade com o Planeta Terra.

Atividade pesquise para conhecer sobre esses personagens citados acima e suas histórias.

Escreva no seu diário o nome de uma pessoa próxima a você, que você admira por sua liderança e dê alguns exemplos do porque você admira.

_____________________________________________________________________


DISCIPLINA: TECNOLOGIA

Conteúdo: CULTURA MAKER
ORIENTAÇÕES
ü  Ler com atenção as atividades propostas.
ü  O aluno terá as atividades para entregar no dia 08/05/20
ü  Resolver numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
ü  Assistir o vídeo do canal centro de mídias  para maior entendimento tema trabalhado;
INTRODUÇÃO


O que é cultura maker e qual sua importância na educação?
Se você é adepto de “pôr a mão” na massa e encontrar soluções criativas para seus problemas, sem dúvida, está muito mais próximo da cultura maker do que imagina.
Você já parou para pensar em como a tecnologia facilitou encontrar soluções práticas (e a baixo custo) para nossas necessidades cotidianas? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes no mercado para resolver nossos problemas, hoje é possível que você mesmo produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques. Estamos num momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem. Mais e mais pessoas estão encontrando formas de conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção.
Trata-se de um conceito que parte da valorização da iniciativa, da atitude, da desenvoltura, da criatividade e da curiosidade nas atividades envolvidas no processo de ensino e da aprendizagem. A cultura maker preza pelo desenvolvimento do espírito investigativo, da capacidade de inovação e de habilidades para a resolução de problemas, que podem ser de variados níveis de complexidade e de distintas naturezas.
Por utilizar metodologias ativas, a cultura maker funciona a partir da ação em prol da execução de uma determinada tarefa, tanto de forma individual, quanto coletiva. Nesse sentido, o aluno é um dos principais agentes do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir, tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.

Atividades
1)    Qual o significado de maker?
2)    Você já construiu algum maker?
3)    Você sabe o que é coleta seletiva? Explique.
4)    Já ouviu de falar de Isaac Newton?
5)    Observa o quadro e responda
a)    O que diz a terceira lei de Newton

b)    Qual foi atividade prática construída na aula?

Se possível assista o vídeo e responda a aula: Centro de mídias 04/05 tecnologia e inovação


https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/098/718/products/ferro-passar-ferro-fundido-a4e835d969e836be2d15131687836707-640-0.jpg


___________________________________________________________________


Ciências

Profª Ida Maria (6ºA), Profª Mileni (6ºB)

Habilidade: (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.

Atividade 1: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Nas semanas anteriores temos trabalhado com métodos de separação de misturas. Para fixar esse conteúdo assista ao vídeo explicativo disponível no link: https://youtu.be/51eZ-NU4SHU
Após assistir o vídeo, vamos estudar um pouco como é realizado o tratamento da água, desde o momento em que ela sai dos rios, até chegar em nossas torneiras.
A seguir, assista ao vídeo: https://youtu.be/cWBSF0VyiMI
Esses conteúdos de ajudará a entender a como os principais métodos de separação de misturas funcionam na prática. Vale a pena!

Atividade 2: FILTRANDO A ÁGUA EM CASA
Para ver na prática como a água pode ser filtrada, que tal fazermos um experimento?
Você vai precisar de:
- Duas garrafas pet vazias e transparentes;
- Areia grossa;
- Areia fina;
- Pedrinhas pequenas;
- Algodão;
- Terra;
- Água;
- Tesoura.

Como montar?
- Com a tesoura, corte uma das garrafas ao meio;
- Pegue a parte superior da garrafa que foi cortada e encaixe-a na parte inferior, como mostrado na figura abaixo;

- Em seguida, coloque o algodão como se fosse tampar a boca da garrafa. Acima do algodão, coloque todos os outros materiais na seguinte sequência: areia fina, areia grossa e pedras pequenas;
- Na outra garrafa pet, coloque um pouco de terra e água até a metade, tampe e misture bem;
- Com cuidado, despeje a água com a terra dentro do funil com as camadas e veja como sai a água que escorre dentro do copo.


Caso você não tenha material necessário para fazer o experimento, não se preocupe, você pode assistir ao vídeo a seguir e ver como ele funciona:
Após concluir a experiência, ou assistir ao vídeo, caso não tenha sido possível fazer, relate o que ocorreu no link: https://docs.google.com/forms/d/1jOgYgcxUt9aGTAjKjXmX2Mclxi8z--V0GIp0CcnVvYA/edit
Bons estudos!
__________________________________________________________________________

ELETIVA - ECOHORTA
Profª Mileni

Para montar uma horta, é necessário ter conhecimento sobre os alimentos que serão cultivados, para cuidar de cada um da melhor forma possível. Para isso, é necessário que façamos uma pesquisa sobre cada espécie que pretendemos cultivar.
Ainda na escola, vocês fizeram uma lista dos alimentos que gostariam de cultivar em nossa horta e quanto tempo eles demoravam para germinar e crescer, agora utilize essa mesma lista que você tem em seu caderno e pesquise para cada um desses alimentos:
  • Qual é a melhor época para cultivar essa espécie (verão, inverno, outono ou primavera)
  • Que tipo de solo é ideal para o crescimento desse produto
  • Qual é a necessidade de água dessa planta (alta, baixa, média, etc...)
Após terminar sua pesquisa, envie para o email: promileni@gmail.com




Bons estudos!




Inglês

Professora Eliane

Habilidades

(EF06LI09) Localizar informações específicas em um texto.
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Leia o texto, copie e responda as questões no caderno.

  1)    Observe rapidamente o texto a seguir. Quantas pessoas estão envolvidas na comunicação e através de qual meio se comunicam?


Fonte: Time To Share English:6º ano,1ª edição, 2015, Editora Saraiva.

exchange student= estudante de intercâmbio
Where’s he from?= De onde ele é?

   2)    Sobre o que Luc e Paul conversam?
   3)    Qual a reação de Luc ao saber da novidade?
   4)    Quem dá início à troca de mensagens?
   5)    Para quem a mensagem foi enviada?
   6)    Qual é a mensagem principal do texto?
   7)    Assinale as alternativas verdadeiras de acordo com o texto.

A)   (   ) Luc e Paul são amigos.
B)   (   ) Luc e Paul estudam na mesma sala.
C)   (   ) Juan e Luc não se conhecem.
D)   (   ) Luc, Paul e Juan não gostam de futebol.

_____________________________________________________________________________

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

Pesquise e responda a questão abaixo.
Habilidade: planejar e utilizar  estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos dos esportes de marca e invasão.

1-      Qual a dimensão oficial da quadra de handebol no Brasil?
2-      Quantos jogadores podem entrar em uma partida oficial de handebol?
3-      O handebol é jogado com:
a-       Os pés (  )
b-      As mãos (  )
c-       A cabeça (  )
4-      O ato do jogador se deslocar quicando a bola é chamado de:
a-       Lance de gol
b-      Passe
c-       Drible

5-      Como é chamado o pênalti no handebol?