Atividades
6º anos A e B de História (Profª Joelma)
Semana
de 11 a 15 de maio
Habilidade:(EF06HI02).
Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado
das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e
épocas distintas.
OBSERVAÇÃO: Queridos alunos,
eu havia passado para vocês um trabalho (PESQUISA COM UMA PESSOA QUE TENHA MAIS
DE 50 ANOS...) e vocês não entregaram devido a pandemia, por favor preciso que
todos me entreguem pois preciso avaliar e gerar nota para todos. Para facilitar
estou enviando meu e-mail: joelmatanner@hotmail.com ou
para os alunos que estão no grupo do zap me enviem no meu particular. Não
esqueçam de colocar o nome completo para eu avaliar. ENTREGAR ATÉ DIA 15 DE maio DE 2020. PARA QUEM JÁ ENVIOU, POR
FAVOR DESCONSIDERE.
Conceitos:
O temo “fonte” é compreendido como documento que registra e
comprova os vestígios encontrados no passado deixados por várias sociedades.
O historiador tem como finalidade buscar nas fontes materiais e imateriais os vestígios do passado.
Fonte histórica: Fontes
escritas (jornais, revistas, cartas, etc); Fontes iconográficas (pinturas, fotografias, etc); Fontes materiais
(monumentos, utensílios, moedas, fósseis, etc) e Fontes orais (lendas, experiências pessoas de vida, etc).
Pesquise
e responda:
1) Como
são os ferros de passar roupa atualmente?
2) Será
que esse ferro a brasa ainda é utilizado?
3) Esse
objeto é uma fonte histórica? Por quê?
4) Qual
tipo de fonte histórica?
Enviar esse trabalho até dia 18 de maio, no meu e-mail joelmatanner@hotmail.com
ou no particular do zap, boa semana a todos vocês!
Bons estudos!
________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/098/718/products/ferro-passar-ferro-fundido-a4e835d969e836be2d15131687836707-640-0.jpg
___________________________________________________________________
________________________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
HABILIDADE: (EF15AR04) Experimentar diversas formas de expressões artísticas, como quadrinhos e colagens, assim fazendo uso de recursos nao convencionais.
Devolução da
atividade no retorno das aulas presenciais....
Interpretação
tirinha.
Leia a
tirinha e depois responda as questões abaixo:
1ª) No último quadrinho, o uso das
letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou
a) triste.
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.
2ª) A
expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou
a) com raiva.
b) triste.
c) confuso.
d) alegre.
3ª) A finalidade
da tirinha acima é
a) promover reflexão.
b) gerar dúvida no leitor.
c) mostrar como se planta uma árvore.
d) causar humor.
4ª) A tirinha acima apresenta uma
linguagem
a) verbal, somente.
b) não verbal, somente.
c) mista.
d) nenhum tipo de linguagem.
_______________________________________________
Projeto de vida
Conhecer
lideranças e suas qualidades.
Leia e aprenda
Líder
servidor
O líder
servidor é aquele que influencia pessoas a partir de uma autoridade conquistada
pelo serviço e pela referência pessoal e profissional. Na liderança servidora,
a relação de pertencimento é tão grande que sensibiliza os líderes para o que é
necessário ser feito.
Os processos
pelos quais passam um líder servidor estão intimamente relacionados à sua visão
de si mesmo e do mundo. Buscamos nesta aula alcançar esta intimidade, o “entre”,
que dá sentido ao percurso de um líder servidor e à comunidade da qual ele
participa.
Exemplos
como Mahatma Gandhi, na Índia; de Martin Luther King, nos Estados Unidos; de
Malala, no Paquistão. Suas histórias são marcadas e eternizadas pela mudança de
curso da história, fortalecendo movimentos de não violência, de garantia de
direitos civis, de sustentabilidade e corresponsabilidade com o Planeta Terra.
Atividade
pesquise para conhecer sobre esses personagens citados acima e suas histórias.
Escreva no
seu diário o nome de uma pessoa próxima a você, que você admira por sua
liderança e dê alguns exemplos do porque você admira.
_____________________________________________________________________
DISCIPLINA: TECNOLOGIA
Conteúdo: CULTURA MAKER
ORIENTAÇÕES
ü Ler
com atenção as atividades propostas.
ü O
aluno terá as atividades para entregar no dia 08/05/20
ü Resolver
numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
ü Assistir
o vídeo do canal centro de mídias para
maior entendimento tema trabalhado;
INTRODUÇÃO
O que é cultura maker e qual sua importância na
educação?
Se você é adepto de “pôr a mão” na massa e encontrar
soluções criativas para seus problemas, sem dúvida, está muito mais próximo da
cultura maker do que imagina.
Você já parou para pensar em como a tecnologia
facilitou encontrar soluções práticas (e a baixo custo) para nossas
necessidades cotidianas? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes
no mercado para resolver nossos problemas, hoje é possível que você mesmo
produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques. Estamos num momento em que
a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias
tornaram-se palavras de ordem. Mais e mais pessoas estão encontrando formas de
conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que
persistiu por décadas na cadeia de produção.
Trata-se de um conceito que parte da valorização da
iniciativa, da atitude, da desenvoltura, da criatividade e da curiosidade nas
atividades envolvidas no processo de ensino e da aprendizagem. A cultura maker
preza pelo desenvolvimento do espírito investigativo, da capacidade de inovação
e de habilidades para a resolução de problemas, que podem ser de variados
níveis de complexidade e de distintas naturezas.
Por utilizar metodologias ativas, a cultura maker funciona
a partir da ação em prol da execução de uma determinada tarefa, tanto de forma
individual, quanto coletiva. Nesse sentido, o aluno é um dos principais agentes
do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir,
tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.
Atividades
1) Qual o
significado de maker?
2) Você
já construiu algum maker?
3) Você
sabe o que é coleta seletiva? Explique.
4) Já
ouviu de falar de Isaac Newton?
5) Observa
o quadro e responda
a) O que
diz a terceira lei de Newton
b) Qual
foi atividade prática construída na aula?
Se possível assista o vídeo e responda a
aula: Centro de mídias 04/05 tecnologia e inovação
https://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/098/718/products/ferro-passar-ferro-fundido-a4e835d969e836be2d15131687836707-640-0.jpg
___________________________________________________________________
Ciências
Profª
Ida Maria (6ºA), Profª Mileni (6ºB)
Habilidade: (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de
diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de
processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre
procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação
do petróleo.
Atividade 1: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE
MISTURAS
Nas
semanas anteriores temos trabalhado com métodos de separação de misturas. Para
fixar esse conteúdo assista ao vídeo explicativo disponível no link: https://youtu.be/51eZ-NU4SHU
Após
assistir o vídeo, vamos estudar um pouco como é realizado o tratamento da água,
desde o momento em que ela sai dos rios, até chegar em nossas torneiras.
Leia
o texto “O tratamento de água” acessando: https://drive.google.com/file/d/1hvdpe7NcpPScOUzEJm5Ivh71PXCuaU3B/view?usp=sharing
A
seguir, assista ao vídeo: https://youtu.be/cWBSF0VyiMI
Esses
conteúdos de ajudará a entender a como os principais métodos de separação de
misturas funcionam na prática. Vale a pena!
Atividade 2: FILTRANDO A ÁGUA EM CASA
Para
ver na prática como a água pode ser filtrada, que tal fazermos um experimento?
Você
vai precisar de:
-
Duas garrafas pet vazias e transparentes;
-
Areia grossa;
-
Areia fina;
-
Pedrinhas pequenas;
-
Algodão;
-
Terra;
-
Água;
-
Tesoura.
Como montar?
- Com a tesoura, corte uma
das garrafas ao meio;
- Pegue a parte superior
da garrafa que foi cortada e encaixe-a na parte inferior, como mostrado na
figura abaixo;
- Em seguida, coloque o
algodão como se fosse tampar a boca da garrafa. Acima do algodão, coloque todos
os outros materiais na seguinte sequência: areia fina, areia grossa e pedras
pequenas;
- Na outra garrafa pet, coloque um pouco de terra e água até a
metade, tampe e misture bem;
- Com cuidado, despeje a
água com a terra dentro do funil com as camadas e veja como sai a água que
escorre dentro do copo.
Caso você não tenha
material necessário para fazer o experimento, não se preocupe, você pode
assistir ao vídeo a seguir e ver como ele funciona:
Após
concluir a experiência, ou assistir ao vídeo, caso não tenha sido possível fazer,
relate o que ocorreu no link: https://docs.google.com/forms/d/1jOgYgcxUt9aGTAjKjXmX2Mclxi8z--V0GIp0CcnVvYA/edit
Bons
estudos!
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
ELETIVA - ECOHORTA
Profª Mileni
Para montar uma horta, é necessário ter conhecimento sobre os alimentos que serão cultivados, para cuidar de cada um da melhor forma possível. Para isso, é necessário que façamos uma pesquisa sobre cada espécie que pretendemos cultivar.
Ainda na escola, vocês fizeram uma lista dos alimentos que gostariam de cultivar em nossa horta e quanto tempo eles demoravam para germinar e crescer, agora utilize essa mesma lista que você tem em seu caderno e pesquise para cada um desses alimentos:
- Qual é a melhor época para cultivar essa espécie (verão, inverno, outono ou primavera)
- Que tipo de solo é ideal para o crescimento desse produto
- Qual é a necessidade de água dessa planta (alta, baixa, média, etc...)
Após terminar sua pesquisa, envie para o email: promileni@gmail.com
Bons estudos!
Inglês
Professora Eliane
Habilidades
(EF06LI09) Localizar informações específicas em um texto.
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões
usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
Leia o texto, copie e responda as questões no caderno.
1) Observe
rapidamente o texto a seguir. Quantas pessoas estão envolvidas na comunicação e
através de qual meio se comunicam?
Fonte: Time To Share English:6º ano,1ª edição, 2015,
Editora Saraiva.
exchange student= estudante de intercâmbio
Where’s he from?= De onde ele é?
2)
Sobre o que
Luc e Paul conversam?
3) Qual
a reação de Luc ao saber da novidade?
4) Quem
dá início à troca de mensagens?
5) Para
quem a mensagem foi enviada?
6) Qual
é a mensagem principal do texto?
7) Assinale
as alternativas verdadeiras de acordo com o texto.
A) ( ) Luc e Paul são amigos.
B) ( ) Luc e Paul estudam na mesma sala.
C) ( ) Juan e Luc não se conhecem.
D) ( ) Luc, Paul e Juan não gostam de futebol.
_____________________________________________________________________________
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquise e responda a questão abaixo.
Habilidade: planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios
técnicos e táticos dos esportes de marca e invasão.
1-
Qual a dimensão oficial da quadra de handebol no
Brasil?
2-
Quantos jogadores podem entrar em uma partida
oficial de handebol?
3-
O handebol é jogado com:
a-
Os pés (
)
b-
As mãos (
)
c-
A cabeça (
)
4-
O ato do jogador se deslocar quicando a bola é
chamado de:
a-
Lance de gol
b-
Passe
c-
Drible
5-
Como é chamado o pênalti no handebol?