-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

11 maio, 2020

7º ANO - 11/05 A 15/05

Atividades para os alunos do 7º ano A, B e C 

para o período de 11/05 a 15/05


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA



GEOGRAFIA
Atividade Avaliativa 7° Ano A, B e C
Habilidade: Identificar as demarcações de limites e fronteiras e os aspectos físicos do território brasileiro.
ACESSE O LINK E RESPONDA AS QUESTÕES: 







Atividades de Língua Portuguesa 
Professora Maiara 






_____________________________________________

DISCIPLINA: INGLÊS
PROFª ANA LEDA



______________________________________________________


7º ano - 08/05/20 - Matemática: Probabilidade
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C )  e Prof. Danilo ( 7º Ano A )




Caso tenha alguma dúvida de resolver este exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa


______________________________________________________


7º ano - 11/05/20 - Matemática: Porcentagem: acréscimos e decréscimos


Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C )  e Prof. Danilo ( 7º Ano A )

01) Após realizar uma compra em certa loja, cada cliente tem direito de girar uma roleta, na qual constam alguns descontos. Se a roleta para em 20%, por exemplo, o cliente recebe esse desconto ao pagar a compra. Renato fez uma compra de R$ 87,80 e obteve na roleta um desconto de 25%. Qual o valor pago por Renato nessa compra?

(A) R$ 65,85
(B) R$ 75,89
(C) R$ 85,65
(D) R$ 90,78
(E) R$ 95,95


02) Um automóvel que era vendido por R$ 35.900,00 sofreu duas reduções de preço, a 1ª de 5% e 2ª de 3%. Qual o preço do automóvel após a 1ª redução de preço? E após a 2ª?

(A) R$ 33.126,00 e R$ 32.450,00
(B) R$ 34.105,00 e R$ 33.081,85
(C) R$ 35.105,00 e R$ 34.104,75
(D) R$ 36.105,00 e R$ 35.340,00
(E) R$ 37.125,35 e R$ 36.125,69


03) A tarifa de ônibus em certo município, era de R$ 3,00, sofreu dois acréscimos, um de 5% no mês de novembro, e outro de 8% em agosto do ano seguinte. Qual passou a ser a  tarifa após os aumentos?

(A) R$ 3,10
(B) R$ 3,20
(C) R$ 3,40
(D) R$ 3,50
(E) R$ 3,60


04) Um uma promoção, certa loja ofereceu desconto de 35% na compra de um par de tênis. Qual o valor pago pelo par de tênis nessa promoção, sabendo que sem desconto ele custa R$ 218,00?

(A) R$ 138,70
(B) R$ 139,70
(C) R$ 140,70
(D) R$ 141,70
(E) R$ 142,70


05) Após aumento de 15%, o valor pago pela hora de acesso à internet em um cibercafé passou a ser R$ 2,30. Qual era o valor cobrado em cada hora de acesso antes do aumento?

(A) R$ 1,60
(B) R$ 1,70
(C) R$ 1,80
(D) R$ 1,90
(E) R$ 2,00



Caso tenha alguma dúvida de resolver este exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa
https://www.youtube.com/watch?v=NyscED7f6To
_________________________________________________________________________________

ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ


HABILIDADE: Identificar, a partir da observação de imagens de artes visuais, as diferenças entre os modos de fazer um desenho de observação, esboço ou croqui, assim, como suas interpretações.

Devolução da atividade no retorno das aulas presenciais....


A importância da arte na vida das pessoas

Do ponto de vista sociológico o conceito de arte esta intimamente ligado ao de cultura de um povo. Isto é, a arte tem que ser encarada como um fenômeno nao de carácter individual, mas sim como um processo que implica uma significância social, representando por isso os valores, as vivências, a organização social a forma de adaptação ao meio e aos demais aspectos por exemplo de uma etnia, de uma classe social, de uma comunidade, de um povo, de uma nação.
Por isso, o conceito de arte adquire uma multiplicidade de dimensões e significados relacionada com grupos sociais e espaços geográficos específicos: poderá ser a arte de se fazer uma açorda no Alentejo, a arte de cantar fado em Lísboa, a arte de fazer Graffiti em Paris, a arte de caçar na floresta amazônica, etc...
A arte é assim, extremamente importante para as pessoas, porque permite expressar e veicular os valores dos grupos sociais a que as mesmas pertencem e ao mesmo tempo assegurar a sobrevivência dos mesmos.
Daí que sua origem se perca nas memórias do tempo.



 1ª)  De acordo com o texto, como a arte deve ser encarada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2ª) Segundo o texto, por que a ARTE é extremamente importante para as pessoas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3ª) A finalidade do texto acima é
(A) divertir.
(B) informar.
(C) descrever.
(D) convencer

4ª) Observe a obra abaixo. Ela pertence a um pintor norueguês, foi vital para o desenvolvimento do Expressionismo alemão. Seus trabalhos tratavam de temas como infelicidade, doença, angústia e morte.

O Grito – Wikipédia, a enciclopédia livre

A obra o Grito pertence a:
(A) Edvard Munch.
(B) Ismael Nery.
(C) Pablo Picasso.
(D) William Burchell.

5) Redesenhar a obra acima ( O Grito) utilizando intervenção artistica16cm( vertical ) 14cm ( horizontal).

________________________________________________

7°C  Língua Portuguesa ( Prof. Anderson Sanchez)
Atividade avaliativa #01 (1°bimestre)
Habilidades:
- Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
-Reconhecer em texto em diferentes gêneros a variedade da língua falada, o conceito da norma padrão e o preconceito linguístico.
- Inferir informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um texto.
-Identificar, em noticias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
____________________________________________


7 Ano B- Inglês 

Habilidades:
 (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa.



Hello dears, how are you! 

Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Inglês de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá. 

Por favor, acessem o tutorial no link abaixo, para saber como acessar ao Google Classroom pelo apicativo CMSP: 

Tutorial de Acesso

Meu e-mail é luciene.kido@outlook.com



Aguardo vocês por lá!



Teacher Luciene. 
_________________________________________________

DISCIPLINA: CIÊNCIAS


Profª  Ida Maria - 7ºA e 7ºB; Profª Mileni 7ºC







Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.



Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com  ou mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br



Todo o material de ciências também esta disponível no Google Sala de aula. O código da turma é: exy7do5





Atividade 1




Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vN1SRqgERvo

Lembrando que VOCÊS NÃO DEVEM FAZER NENHUM EXPERIMENTO SOZINHO OU MEXEREM COM FOGO.


Responda as questões no formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgoxJkR6Nx3tl2tH0HPWB73w3tGj1aDk-iuvlvSnA2b8wdRA/viewform?usp=sf_link


1. Calor e temperatura são a mesma coisa?



2. O que é temperatura?


3. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas: "Calor é a energia _____________________ em movimento que passa do corpo com _____________________ temperatura para o corpo com __________________ temperatura."


a. térmica; menor; maior

b. cinética; menor; maior

c. térmica; maior; menor

d. cinética; maior; menor


4. Por que eles não conseguem fechar a porta de metal quando esta calor?





Atividade 2




As teorias para o calor

As teorias científicas geralmente têm uma longa história de origem. Para a teoria que se refere ao calor não foi diferente. Na segunda metade do século XVII, o alquimista alemão Johann Joachim Becher (1635-1682) elaborou uma teoria para explicar o fogo e a queima dos materiais com base na ideia de que a combustão dependia da uma substância que ele denominou terra pinguis, que estaria presente no interior dos corpos.

No inicio do século XVIII, o físico alemão Georg Ernst Stahl (1659-1734) baseou-se nas ideias de Becher para propor outra teoria. Stahl substituiu o nome terra pinguis por flogisto ou flogístico (do grego phlogistós, que significa inflamável). De acordo com essa teoria, os materiais combustíveis, como madeira, papel e carvão, queimavam, porque tinham o flogístico em sua composição. A combustão terminava quando essa substância era totalmente consumida. Os materiais que não queimavam, como os metais, não tinham o flogístico em sua composição.
Posteriormente, mas ainda no século XVIII, outra teoria ganhou boa aceitação da comunidade científica. Nela, o calor era concebido como um fluido, uma substância invisível que poderia ser transferida de um corpo para outro. Esse fluido ficou conhecido como calórico. Assim, quando colocamos um corpo quente em contato com um corpo frio, o primeiro esfria porque perde o calórico, e o segundo esquenta porque acumula mais calórico, ou seja, quanto maior a quantidade de calórico, maior a temperatura de um corpo e vice-versa. Essa teoria passou a ser questionada no final do século XVIII por outras teorias que consideravam o calor como movimento. A consolidação dessa abordagem ocorreu em meados da década de 1840 com os trabalhos de conservação de energia e de calor associado ao movimento das partículas de um corpo.


1.    Alguns materiais, ao serem aquecidos, aumentam de volume. Como você explica esse fenômeno com base na teoria do calórico?

2.    Quando estamos com frio nas mãos, geralmente esfregamos uma na outra. Seria possível explicar esse aumento da temperatura com base na teoria do calórico?

3.    Segundo a teoria do calórico, o calor passa do corpo frio para o corpo quente ou do corpo quente para o frio? Isso é igual ao que sabemos hoje sobre o calor?

________________________________________________

ELETIVA - ECOHORTA
Profª Mileni

Para montar uma horta, é necessário ter conhecimento sobre os alimentos que serão cultivados, para cuidar de cada um da melhor forma possível. Para isso, é necessário que façamos uma pesquisa sobre cada espécie que pretendemos cultivar.
Ainda na escola, vocês fizeram uma lista dos alimentos que gostariam de cultivar em nossa horta e quanto tempo eles demoravam para germinar e crescer, agora utilize essa mesma lista que você tem em seu caderno e pesquise para cada um desses alimentos:
  • Qual é a melhor época para cultivar essa espécie (verão, inverno, outono ou primavera)
  • Que tipo de solo é ideal para o crescimento desse produto
  • Qual é a necessidade de água dessa planta (alta, baixa, média, etc...)
Após terminar sua pesquisa, envie para o email: promileni@gmail.com




Bons estudos!
_________________________________________________________________________

TECNOLOGIA


CULTURA MAKER 
O famoso conceito “Do it yourself” – em português, o “Faça-você-mesmo” –, ganhou adeptos dos amantes da tecnologia por meio da Cultura Maker, mais técnica e colaborativa. O conceito se tornou popular com o lançamento da revista americana Make, em 2005, e com a Maker Faire, em 2006. Desde então, o movimento ganhou força e percorreu o mundo como forma de produzir e empreender, tornando-se também um aliado na Educação.
Na Cultura Maker, qualquer pessoa pode construir, consertar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos. A proposta de estimular a criação por todos os alunos se alinha perfeitamente ao construtivismo, a partir da máxima “Inventar é Aprender” de Jean Piaget. Desta forma, há diversas iniciativas que motivam alunos de todas as idades a explorar sua criatividade, criar projetos e aprender conceitos e desenvolver habilidades significativas, sempre com a famosa ‘mão na massa’, transformando a imaginação em algo tangível.




Para entender melhor como funciona a "Cultura Maker", assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A9uI0UrViqg

Após ler o texto e assistir o vídeo, responda a questões disponíveis em: https://docs.google.com/forms/d/1g9gdShFcfUgricUjOeCzb33mNJsrPS3I805z61Ru8hU/edit#responses

                                                                                                                                            Bons estudos!
_________________________________________________________________________________

História/Prof. valdilene matos
7º A, B e C.
11 a 15 de maio.
habilidade: (EF07HI06) coMPARAR AS NAVEGAÇÕES NO aTLÂNTICO E NO PACÍFICO ENTRE OS SÉCULOS XV E XVI.
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA.
Empreendimento marítimo e comercial ocorrido nos séculos XV e XVIII

Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia.
Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro. 
Essa nova realidade fez com que os governos buscassem alternativas para o desenvolvimento da economia. 
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados. 
Esse evento marítimo expansionista dos europeus em busca das relações comerciais culminou ainda na descoberta de vários territórios, inclusive do território brasileiro

Fatores que motivaram a expansão marítima 
Diversos fatores contribuíram para a expansão marítima europeia. Entre eles:

• monopólio árabe-italiano no Mediterrâneo que impulsionou a busca de novas rotas marítimas;
• exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas;
• investimento financeiro das monarquias nacionais aos projetos náuticos;
• centralização política dos reinos absolutistas;
• aliança política entre os reis e a burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina;
• divulgação da fé cristã para povos de outros territórios;
• aperfeiçoamento das técnicas navais. 

Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial
Esse novo contexto cultural trouxe um outro olhar para as questões humanas, espirituais e naturais. Anteriormente, as teorias teocêntricas da Igreja Católica disseminavam concepções infundadas sobre os oceanos, como a existência de monstros tenebrosos nas profundezas dos mares e zonas tórridas.
O espírito aventureiro e de conquista adotado pelos nos navegadores europeus os fizeram superar toda e qualquer ideia arcaica acerca das navegações. 
Outra atividade importante foi o desenvolvimento da arte da ciência náutica, com o uso da bússola, do astrolábio, o quadrante, as caravelas, as cartas de marear e a vela triangular.

O pioneirismo marítimo de Portugal

A formação da monarquia portuguesa com a Revolução de Avis, em 1385, e a aliança política com o grupo mercantil interessado no comércio marítimo, possibilitou com que o país fosse pioneiro na expansão marítima europeia.
Os portugueses já tinham uma tradição pesqueira que os davam habilidades com os mares. Mas foi na Escola de Sagres que iniciaram muitos projetos náuticos e alavancaram o empreendimento comercial das navegações.
A Escola de Sagres foi instaurada pelo infante português D. Henrique, na vila portuguesa de sagres, em meados do séc. XIV. Muitos navegadores e interessados na arte náutica aprenderam o manuseio de ferramentas importantes para as navegações.

Além disso, A Igreja Católica realizou muitas missas e benção especiais para as expansões marítimas portuguesas por motivos religiosos, e econômicos. A razão disso é que com o comércio marítimo os dízimos aumentariam a receita do clero.
Os navegadores portugueses tomaram a região do Celta, no norte da África, em 1415, local inicial do domínio expansionista marítimo português. 
Em 1492, Portugal dominou o comércio marítimo do oceano Atlântico. Posteriormente, iniciou-se o périplo africano que conquistou muitos comércios de especiarias, como o de marfim e de ouro. 

Expansão marítima espanhola e o Tratado de Tordesilhas
Estado Nacional Espanhol realizou sua primeira expansão marítima em 1492. A rota de destino dos espanhóis foi em direção ao oeste, sob a liderança do navegador italiano Cristóvão Colombo.
A rota escolhida por Cristóvão Colombo foi fruto das influências das teorias renascentistas acerca da forma do mundo. 

Nessa primeira viagem as embarcações espanholas atracaram na América. Entretanto, o líder navegante acreditava estar em terras indianas. Além da Espanha tentar provar as teorias do formato da terra, entrou ainda em conflitos com Portugal pelo domínio das produções de especiarias. 
Para sanar a rivalidade entre os dois reinos ibéricos, Portugal e Espanha, o papa Alexandre VI dividiu o novo território descoberto em duas partes. 
Inicialmente, o papa decidiu que a divisão dos territórios entre Portugal e Espanha seria o meridiano traçado a 100 léguas das ilhas de Cabo Verde. E após a repartição as terras a oeste do meridiano pertenceria ao reino português e as terras a leste ao reino espanhol. 
Em 1494 Portugal iniciou negociações diplomáticas com os espanhóis por recusa ao primeiro acordo papal. E foi com o Tratado de Tordesilhas que se estabeleceram as divisões territoriais das terras descobertas.
No tratado ficou acordado entre os dois países que os territórios seriam divididos pelo meridiano, traçado a 370 léguas a oeste das Ilhas de cabo Verde. Portugal se beneficiou economicamente porque ficou com a rota de leste, rumo a Índia, e boa porção do território do Brasil.
  Consequências da expansão marítima europeia
O comércio em escala mundial foi ampliado graças as grandes navegações da expansão marítima europeia. Por isso, muitos historiadores denominam as relações comerciais do século XV ao XVII de Revolução Comercial
mar Mediterrâneo era monopolizado pelos árabes-italianos, através das rotas terrestres das cidades italianas de Gênova e Veneza. Depois da expansão marítima europeia o eixo econômico passou a ser o oceano Atlântico.
A mudança do eixo econômico valorizou a cidade portuguesa de Lisboa. Posteriormente, a cidade espanhola de Sevilha.
O comércio marítimo europeu ainda ocasionou o surgimento do colonialismo e da exploração das riquezas das terras descobertas. 
A exploração enriqueceu os reis e a burguesia e colocou o povo em uma estrema pobreza. As consequências dessa relação comercial exploratória se estenderam e formaram países com economias desenvolvidas e subdesenvolvidas.

História/Prof. Valdilene Matos
Turmas: 7º A, B e C.
Atividade avaliativa/ 11 a 15 de maio.

1- A expansão marítima e comercial empreendida pelos portugueses nos séculos XV e XVI está ligada:
a) aos interesses mercantis voltados para as "especiarias" do Oriente, responsáveis inclusive, pela não exploração do ouro e do marfim africanos encontrados ainda no século XV;
b) à tradição marítima lusitana, direcionada para o "mar Oceano" (Atlântico) em busca de ilhas fabulosas e grandes tesouros;
c) à existência de planos meticulosos traçados pelos sábios da Escola de Sagres, que previam poder alcançar o Oriente navegando para o Ocidente;
d) a diversas casualidades que, aliadas aos conhecimentos geográficos muçulmanos, permitiram avançar sempre para o Sul e assim, atingir as Índias;
e) ao caráter sistemático que assumiu a empresa mercantil, explorando o litoral africano, mas sempre em busca da "passagem" que levaria às Índias.

2- Foi fator relevante para o pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI:
a) a precoce centralização política, somada à existência de um grupo mercantil interessado na expansão e à presença de técnicos e sábios, inclusive estrangeiros;
b) a posição geográfica de Portugal – na entrada do Mediterrâneo, voltado para o Atlântico e próximo do Norte da África –, sem a qual, todas as demais vantagens seriam nulas;
c) o poder da nobreza portuguesa, inibindo a influência retrógrada da Igreja Católica, que combatia os avanços científicos e tecnológicos como intervenções pecaminosas nos domínios de Deus;
d) a descentralização político-administrativa do Estado português, possibilitando a contribuição de cada setor público e social na organização estratégica da expansão marítima;
e) o interesse do clero português na expansão do cristianismo, que fez da Igreja Católica o principal financiador das conquistas, embora exigisse, em contrapartida, a presença constante da cruz.

3- O sistema de administração instituído por Portugal nas regiões que começou a ocupar logo nos anos iniciais de sua expansão marítima foi:
a) a capitania.
b) a Real Casa de Exploração.
c) a feitoria.
d) a intendência das Minas.
e) a intendência da África.

4- Como o homem comprovou que a esfericidade da Terra?

5- Fale sobre Piratas e expansão marítima.




Eletivas 

 Professora: Maristela


Brincando com as cores

 ATIVIDADES :https://youtu.be/LlKeTEzYrjo

Arco Iris invertido.

O arco-íris é uma decomposição da luz branca, que é a soma de todas as cores que vemos ali, certo? É FÁCIL entender essa explicação, mas é difícil acreditar nela. Existe um EXPERIMENTOS, chamado Disco de Newton, que faz o inverso: com a soma das cores do arco-íris, é possível criar branco. FÁCIL de fazer em casa!


ASSIM QUE VOCÊ FIZER ENVIE AS FOTOS POR EMAIL: formentini2@gmail.com 
Não esqueça de mandar o nome com a serie ok!




_________________________________________________________________________________

7º ano - 13/05/20 - Matemática: Porcentagem: acréscimos e decréscimos – Aula 2


Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C )  e Prof. Danilo ( 7º Ano A )
Calcule:

a) 24% de R$ 1.250,00
b) 7% de R$ 380,00
c)15,65% de R$ 14.300,00
d) 2,3% de R$ 6.380,00
e) 0,8% de R$ 845,00




Caso tenha alguma dúvida de resolver este exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa



_________________________________________________________________________________


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA


Pesquise e responda a questão abaixo.
Habilidade: Reconhecer diferentes características valorizando as lutas do Brasil.

1-      Desenhe e pinte área de competição do Judô.
2-      Desenhe as faixas do Judô.

3-      Escreva 3 golpes do Judô.