Atividades para os alunos do 7º ano A, B e C
para o período de 11/05 a 15/05
para o período de 11/05 a 15/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Atividades de Língua Portuguesa
Professora Maiara
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DISCIPLINA: INGLÊS
PROFª ANA LEDA
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7º
ano - 11/05/20 - Matemática: Porcentagem: acréscimos e
decréscimos
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ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
GEOGRAFIA
Atividade Avaliativa 7° Ano A, B e C
Habilidade: Identificar as demarcações de limites e fronteiras e os aspectos físicos do território brasileiro.
ACESSE O LINK E RESPONDA AS QUESTÕES:
Atividades de Língua Portuguesa
Professora Maiara
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DISCIPLINA: INGLÊS
PROFª ANA LEDA
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7º ano
- 08/05/20 - Matemática: Probabilidade
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C ) e Prof. Danilo ( 7º Ano A )
Caso tenha alguma dúvida de resolver este
exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa
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7º
ano - 11/05/20 - Matemática: Porcentagem: acréscimos e
decréscimos
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C ) e Prof. Danilo ( 7º Ano A )
01) Após realizar uma compra em certa loja, cada cliente tem
direito de girar uma roleta, na qual constam alguns descontos. Se a roleta para
em 20%, por exemplo, o cliente recebe esse desconto ao pagar a compra. Renato
fez uma compra de R$ 87,80 e obteve na roleta um desconto de 25%. Qual o valor
pago por Renato nessa compra?
(A) R$ 65,85
(B) R$ 75,89
(C) R$ 85,65
(D) R$ 90,78
(E) R$ 95,95
02) Um automóvel que era vendido por R$ 35.900,00 sofreu duas reduções de preço, a 1ª de 5% e 2ª de 3%. Qual o preço do automóvel após a 1ª redução de preço? E após a 2ª?
(A) R$ 33.126,00 e R$ 32.450,00
(B) R$ 34.105,00 e R$ 33.081,85
(C) R$ 35.105,00 e R$ 34.104,75
(D) R$ 36.105,00 e R$ 35.340,00
(E) R$ 37.125,35 e R$ 36.125,69
03) A tarifa de ônibus em certo município, era de R$ 3,00, sofreu dois acréscimos, um de 5% no mês de novembro, e outro de 8% em agosto do ano seguinte. Qual passou a ser a tarifa após os aumentos?
(A) R$ 3,10
(B) R$ 3,20
(C) R$ 3,40
(D) R$ 3,50
(E) R$ 3,60
04) Um uma promoção, certa loja ofereceu desconto de 35% na compra de um par de tênis. Qual o valor pago pelo par de tênis nessa promoção, sabendo que sem desconto ele custa R$ 218,00?
(A) R$ 138,70
(B) R$ 139,70
(C) R$ 140,70
(D) R$ 141,70
(E) R$ 142,70
05) Após aumento de 15%, o valor pago pela hora de acesso à internet em um cibercafé passou a ser R$ 2,30. Qual era o valor cobrado em cada hora de acesso antes do aumento?
(A) R$ 1,60
(B) R$ 1,70
(C) R$ 1,80
(D) R$ 1,90
(E) R$ 2,00
(A) R$ 65,85
(B) R$ 75,89
(C) R$ 85,65
(D) R$ 90,78
(E) R$ 95,95
02) Um automóvel que era vendido por R$ 35.900,00 sofreu duas reduções de preço, a 1ª de 5% e 2ª de 3%. Qual o preço do automóvel após a 1ª redução de preço? E após a 2ª?
(A) R$ 33.126,00 e R$ 32.450,00
(B) R$ 34.105,00 e R$ 33.081,85
(C) R$ 35.105,00 e R$ 34.104,75
(D) R$ 36.105,00 e R$ 35.340,00
(E) R$ 37.125,35 e R$ 36.125,69
03) A tarifa de ônibus em certo município, era de R$ 3,00, sofreu dois acréscimos, um de 5% no mês de novembro, e outro de 8% em agosto do ano seguinte. Qual passou a ser a tarifa após os aumentos?
(A) R$ 3,10
(B) R$ 3,20
(C) R$ 3,40
(D) R$ 3,50
(E) R$ 3,60
04) Um uma promoção, certa loja ofereceu desconto de 35% na compra de um par de tênis. Qual o valor pago pelo par de tênis nessa promoção, sabendo que sem desconto ele custa R$ 218,00?
(A) R$ 138,70
(B) R$ 139,70
(C) R$ 140,70
(D) R$ 141,70
(E) R$ 142,70
05) Após aumento de 15%, o valor pago pela hora de acesso à internet em um cibercafé passou a ser R$ 2,30. Qual era o valor cobrado em cada hora de acesso antes do aumento?
(A) R$ 1,60
(B) R$ 1,70
(C) R$ 1,80
(D) R$ 1,90
(E) R$ 2,00
Caso tenha alguma dúvida de resolver este
exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa
https://www.youtube.com/watch?v=NyscED7f6To_________________________________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
HABILIDADE: Identificar, a partir da observação de imagens de artes visuais, as diferenças entre os modos de fazer um desenho de observação, esboço ou croqui, assim, como suas interpretações.
Devolução da atividade no retorno das aulas presenciais....
A importância da arte na vida das pessoas
Do ponto de vista sociológico o conceito de arte esta intimamente ligado ao de cultura de um povo. Isto é, a arte tem que ser encarada como um fenômeno nao de carácter individual, mas sim como um processo que implica uma significância social, representando por isso os valores, as vivências, a organização social a forma de adaptação ao meio e aos demais aspectos por exemplo de uma etnia, de uma classe social, de uma comunidade, de um povo, de uma nação.
Por isso, o conceito de arte adquire uma multiplicidade de dimensões e significados relacionada com grupos sociais e espaços geográficos específicos: poderá ser a arte de se fazer uma açorda no Alentejo, a arte de cantar fado em Lísboa, a arte de fazer Graffiti em Paris, a arte de caçar na floresta amazônica, etc...
A arte é assim, extremamente importante para as pessoas, porque permite expressar e veicular os valores dos grupos sociais a que as mesmas pertencem e ao mesmo tempo assegurar a sobrevivência dos mesmos.
Daí que sua origem se perca nas memórias do tempo.
1ª) De acordo com o texto, como a
arte deve ser encarada?
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2ª) Segundo o texto, por que
a ARTE é extremamente importante para as pessoas?
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3ª) A finalidade do texto
acima é
(A) divertir.
(B) informar.
(C) descrever.
(D) convencer
4ª) Observe a obra abaixo.
Ela pertence a um pintor norueguês, foi vital para o desenvolvimento do
Expressionismo alemão. Seus trabalhos tratavam de temas como infelicidade,
doença, angústia e morte.
A obra o Grito pertence a:
(A)
Edvard Munch.
(B)
Ismael Nery.
(C)
Pablo Picasso.
(D)
William Burchell.
5) Redesenhar a obra acima ( O Grito) utilizando
intervenção artistica16cm( vertical ) 14cm ( horizontal).
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7°C Língua Portuguesa ( Prof. Anderson Sanchez)
Atividade avaliativa #01 (1°bimestre)
Atividade avaliativa #01 (1°bimestre)
Habilidades:
- Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
-Reconhecer em texto em diferentes gêneros a variedade da língua falada, o conceito da norma padrão e o preconceito linguístico.
- Inferir informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um texto.
-Identificar, em noticias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
-Reconhecer em texto em diferentes gêneros a variedade da língua falada, o conceito da norma padrão e o preconceito linguístico.
- Inferir informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um texto.
-Identificar, em noticias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Realize a atividade utilizando o link a seguir:
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7∘ Ano B- Inglês
Habilidades:
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de
textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida,
observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave
repetidas.
(EF07LI08) Relacionar
as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
(EF07LI03) Mobilizar
conhecimentos prévios para compreender texto oral.
(EF07LI07) Identificar
a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa.
|
Hello dears, how are you!
Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Inglês de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá.
Por favor, acessem o tutorial no link abaixo, para saber como acessar ao Google Classroom pelo apicativo CMSP:
Tutorial de Acesso
Tutorial de Acesso
Meu e-mail é luciene.kido@outlook.com
Aguardo vocês por lá!
Teacher Luciene.
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DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Atividade 2
ELETIVA - ECOHORTA
Profª Ida Maria - 7ºA e 7ºB; Profª Mileni 7ºC
Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica
em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar
materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
Caso tenham duvida é só entrar em
contato por e-mail: profidamaria@gmail.com ou mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br
Todo o material de ciências também esta disponível no Google Sala de aula. O código da turma é: exy7do5
Atividade 1
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vN1SRqgERvo
Lembrando que VOCÊS NÃO DEVEM FAZER NENHUM EXPERIMENTO SOZINHO OU MEXEREM COM FOGO.
Responda as questões no formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgoxJkR6Nx3tl2tH0HPWB73w3tGj1aDk-iuvlvSnA2b8wdRA/viewform?usp=sf_link
Lembrando que VOCÊS NÃO DEVEM FAZER NENHUM EXPERIMENTO SOZINHO OU MEXEREM COM FOGO.
Responda as questões no formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgoxJkR6Nx3tl2tH0HPWB73w3tGj1aDk-iuvlvSnA2b8wdRA/viewform?usp=sf_link
1. Calor e temperatura
são a mesma coisa?
2. O que é temperatura?
3. Assinale a
alternativa que completa corretamente as lacunas: "Calor é a energia
_____________________ em movimento que passa do corpo com _____________________
temperatura para o corpo com __________________ temperatura."
a. térmica; menor;
maior
b. cinética; menor;
maior
c. térmica; maior;
menor
d. cinética; maior;
menor
4. Por que eles não
conseguem fechar a porta de metal quando esta calor?
Atividade 2
As teorias para o calor
As
teorias científicas geralmente têm uma longa história de origem. Para a teoria
que se refere ao calor não foi diferente. Na segunda metade do século XVII, o
alquimista alemão Johann Joachim Becher (1635-1682) elaborou uma teoria para
explicar o fogo e a queima dos materiais com base na ideia de que a combustão
dependia da uma substância que ele denominou terra pinguis, que estaria presente no interior dos corpos.
No
inicio do século XVIII, o físico alemão Georg Ernst Stahl (1659-1734) baseou-se
nas ideias de Becher para propor outra teoria. Stahl substituiu o nome terra pinguis por flogisto ou flogístico
(do grego phlogistós, que significa
inflamável). De acordo com essa teoria, os materiais combustíveis, como
madeira, papel e carvão, queimavam, porque tinham o flogístico em sua
composição. A combustão terminava quando essa substância era totalmente
consumida. Os materiais que não queimavam, como os metais, não tinham o
flogístico em sua composição.
Posteriormente,
mas ainda no século XVIII, outra teoria ganhou boa aceitação da comunidade
científica. Nela, o calor era concebido como um fluido, uma substância
invisível que poderia ser transferida de um corpo para outro. Esse fluido ficou
conhecido como calórico. Assim,
quando colocamos um corpo quente em contato com um corpo frio, o primeiro
esfria porque perde o calórico, e o segundo esquenta porque acumula mais
calórico, ou seja, quanto maior a quantidade de calórico, maior a temperatura
de um corpo e vice-versa. Essa teoria passou a ser questionada no final do
século XVIII por outras teorias que consideravam o calor como movimento. A consolidação dessa
abordagem ocorreu em meados da década de 1840 com os trabalhos de conservação
de energia e de calor associado ao movimento das partículas de um corpo.
Responda através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcG7KgjwH41sBZXtCbThoakREUpPP4Qjgw2EZ3T7ODNRxgiw/viewform?usp=sf_link
1.
Alguns
materiais, ao serem aquecidos, aumentam de volume. Como você explica esse
fenômeno com base na teoria do calórico?
2.
Quando estamos
com frio nas mãos, geralmente esfregamos uma na outra. Seria possível explicar
esse aumento da temperatura com base na teoria do calórico?
3.
Segundo a teoria
do calórico, o calor passa do corpo frio para o corpo quente ou do corpo quente
para o frio? Isso é igual ao que sabemos hoje sobre o calor?
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ELETIVA - ECOHORTA
Profª Mileni
Para montar uma horta, é necessário ter conhecimento sobre os alimentos que serão cultivados, para cuidar de cada um da melhor forma possível. Para isso, é necessário que façamos uma pesquisa sobre cada espécie que pretendemos cultivar.
Ainda na escola, vocês fizeram uma lista dos alimentos que gostariam de cultivar em nossa horta e quanto tempo eles demoravam para germinar e crescer, agora utilize essa mesma lista que você tem em seu caderno e pesquise para cada um desses alimentos:
- Qual é a melhor época para cultivar essa espécie (verão, inverno, outono ou primavera)
- Que tipo de solo é ideal para o crescimento desse produto
- Qual é a necessidade de água dessa planta (alta, baixa, média, etc...)
Após terminar sua pesquisa, envie para o email: promileni@gmail.com
Bons estudos!
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TECNOLOGIA
CULTURA MAKER
O famoso conceito “Do it yourself” – em português, o “Faça-você-mesmo” –, ganhou
adeptos dos amantes da tecnologia por meio da Cultura Maker, mais técnica e
colaborativa. O conceito se tornou popular com o lançamento da revista
americana Make, em 2005, e com a Maker Faire, em 2006. Desde então, o movimento
ganhou força e percorreu o mundo como forma de produzir e empreender,
tornando-se também um aliado na Educação.
Na Cultura Maker,
qualquer pessoa pode construir, consertar e fabricar os mais diversos tipos de
objetos e projetos. A proposta de estimular a criação por todos os alunos se
alinha perfeitamente ao construtivismo, a partir da máxima “Inventar é
Aprender” de Jean Piaget. Desta forma, há diversas iniciativas que motivam
alunos de todas as idades a explorar sua criatividade, criar projetos e
aprender conceitos e desenvolver habilidades significativas, sempre com a
famosa ‘mão na massa’, transformando a imaginação em algo tangível.
Para entender melhor como funciona a "Cultura Maker", assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A9uI0UrViqg
Após ler o texto e assistir o vídeo, responda a questões disponíveis em: https://docs.google.com/forms/d/1g9gdShFcfUgricUjOeCzb33mNJsrPS3I805z61Ru8hU/edit#responses
Bons estudos!
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História/Prof. valdilene matos
7º A, B e C.
11 a 15 de maio.
habilidade: (EF07HI06) coMPARAR AS
NAVEGAÇÕES NO aTLÂNTICO E NO PACÍFICO ENTRE OS SÉCULOS XV E XVI.
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA.
Empreendimento
marítimo e comercial ocorrido nos séculos XV e XVIII
Entre os séculos XV e XVIII os
europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido
como expansão marítima europeia.
Isso só foi possível quando no final
da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações
e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.
Essa nova realidade fez com que os
governos buscassem alternativas para o desenvolvimento da economia.
Nesse contexto, a expansão marítima
europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos
séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com
a conquista de novos mercados.
Esse evento marítimo expansionista
dos europeus em busca das relações comerciais culminou ainda na descoberta de
vários territórios, inclusive do território brasileiro
Fatores
que motivaram a expansão marítima
Diversos fatores contribuíram para a
expansão marítima europeia. Entre eles:
• monopólio árabe-italiano no
Mediterrâneo que impulsionou a busca de novas rotas marítimas;
• exploração de metais preciosos para
a cunhagem de moedas;
• investimento financeiro das
monarquias nacionais aos projetos náuticos;
• centralização política dos reinos
absolutistas;
• aliança política entre os reis e a
burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina;
• divulgação da fé cristã para povos
de outros territórios;
• aperfeiçoamento das técnicas
navais.
Outro importante fator que corroborou
ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano
e comercial.
Esse novo contexto cultural trouxe um
outro olhar para as questões humanas, espirituais e naturais. Anteriormente, as
teorias teocêntricas da Igreja Católica disseminavam concepções infundadas
sobre os oceanos, como a existência de monstros tenebrosos nas profundezas dos
mares e zonas tórridas.
O espírito aventureiro e de conquista
adotado pelos nos navegadores europeus os fizeram superar toda e qualquer ideia
arcaica acerca das navegações.
Outra atividade importante foi o
desenvolvimento da arte da ciência náutica, com o uso da bússola, do
astrolábio, o quadrante, as caravelas, as cartas de marear e a vela triangular.
O
pioneirismo marítimo de Portugal
A formação da monarquia
portuguesa com a Revolução de Avis, em 1385, e a aliança
política com o grupo mercantil interessado no comércio marítimo, possibilitou
com que o país fosse pioneiro na expansão marítima europeia.
Os portugueses já tinham uma tradição
pesqueira que os davam habilidades com os mares. Mas foi na Escola de
Sagres que iniciaram muitos projetos náuticos e alavancaram o
empreendimento comercial das navegações.
A Escola de Sagres foi instaurada
pelo infante português D. Henrique, na vila portuguesa de sagres, em meados do
séc. XIV. Muitos navegadores e interessados na arte náutica aprenderam o
manuseio de ferramentas importantes para as navegações.
Além disso, A Igreja Católica
realizou muitas missas e benção especiais para as expansões marítimas
portuguesas por motivos religiosos, e econômicos. A razão disso é que
com o comércio marítimo os dízimos aumentariam a receita do clero.
Os navegadores portugueses tomaram a
região do Celta, no norte da África, em 1415, local inicial do domínio
expansionista marítimo português.
Em 1492, Portugal dominou o comércio
marítimo do oceano Atlântico. Posteriormente, iniciou-se o périplo africano que
conquistou muitos comércios de especiarias, como o de marfim e de ouro.
Expansão
marítima espanhola e o Tratado de Tordesilhas
O Estado Nacional
Espanhol realizou sua primeira expansão marítima em 1492. A rota de
destino dos espanhóis foi em direção ao oeste, sob a liderança do navegador
italiano Cristóvão Colombo.
A rota escolhida por Cristóvão
Colombo foi fruto das influências das teorias renascentistas acerca da forma do
mundo.
Nessa primeira viagem as embarcações
espanholas atracaram na América. Entretanto, o líder navegante acreditava estar
em terras indianas. Além da Espanha tentar provar as teorias do formato da
terra, entrou ainda em conflitos com Portugal pelo domínio das produções de
especiarias.
Para sanar a rivalidade entre os dois
reinos ibéricos, Portugal e Espanha, o papa Alexandre VI dividiu
o novo território descoberto em duas partes.
Inicialmente, o papa decidiu que a
divisão dos territórios entre Portugal e Espanha seria o meridiano traçado a
100 léguas das ilhas de Cabo Verde. E após a repartição as terras a oeste do
meridiano pertenceria ao reino português e as terras a leste ao reino
espanhol.
Em 1494 Portugal iniciou negociações
diplomáticas com os espanhóis por recusa ao primeiro acordo papal. E foi com
o Tratado de Tordesilhas que se estabeleceram as divisões
territoriais das terras descobertas.
No tratado ficou acordado entre os
dois países que os territórios seriam divididos pelo meridiano, traçado a 370
léguas a oeste das Ilhas de cabo Verde. Portugal se beneficiou economicamente
porque ficou com a rota de leste, rumo a Índia, e boa porção do território do
Brasil.
Consequências da expansão marítima europeia
O comércio em escala mundial foi
ampliado graças as grandes navegações da expansão marítima europeia. Por isso,
muitos historiadores denominam as relações comerciais do século XV ao XVII
de Revolução Comercial.
O mar Mediterrâneo era
monopolizado pelos árabes-italianos, através das rotas terrestres das cidades
italianas de Gênova e Veneza. Depois da expansão marítima europeia o eixo
econômico passou a ser o oceano Atlântico.
A mudança do eixo econômico valorizou
a cidade portuguesa de Lisboa. Posteriormente, a cidade espanhola de Sevilha.
O comércio marítimo europeu ainda
ocasionou o surgimento do colonialismo e da exploração das riquezas
das terras descobertas.
A exploração enriqueceu os reis e a
burguesia e colocou o povo em uma estrema pobreza. As consequências dessa
relação comercial exploratória se estenderam e formaram países com economias
desenvolvidas e subdesenvolvidas.
História/Prof. Valdilene Matos
Turmas: 7º A, B e C.
Atividade avaliativa/ 11 a 15 de maio.
1-
A expansão marítima e comercial empreendida pelos portugueses nos séculos XV e
XVI está ligada:
a)
aos interesses mercantis voltados para as "especiarias" do Oriente,
responsáveis inclusive, pela não exploração do ouro e do marfim africanos
encontrados ainda no século XV;
b)
à tradição marítima lusitana, direcionada para o "mar Oceano"
(Atlântico) em busca de ilhas fabulosas e grandes tesouros;
c)
à existência de planos meticulosos traçados pelos sábios da Escola de Sagres,
que previam poder alcançar o Oriente navegando para o Ocidente;
d)
a diversas casualidades que, aliadas aos conhecimentos geográficos muçulmanos,
permitiram avançar sempre para o Sul e assim, atingir as Índias;
e)
ao caráter sistemático que assumiu a empresa mercantil, explorando o litoral
africano, mas sempre em busca da "passagem" que levaria às Índias.
2-
Foi fator relevante para o pioneirismo português na expansão marítima e
comercial europeia dos séculos XV e XVI:
a)
a precoce centralização política, somada à existência de um grupo mercantil
interessado na expansão e à presença de técnicos e sábios, inclusive
estrangeiros;
b)
a posição geográfica de Portugal – na entrada do Mediterrâneo, voltado para o
Atlântico e próximo do Norte da África –, sem a qual, todas as demais vantagens
seriam nulas;
c)
o poder da nobreza portuguesa, inibindo a influência retrógrada da Igreja
Católica, que combatia os avanços científicos e tecnológicos como intervenções
pecaminosas nos domínios de Deus;
d)
a descentralização político-administrativa do Estado português, possibilitando
a contribuição de cada setor público e social na organização estratégica da
expansão marítima;
e)
o interesse do clero português na expansão do cristianismo, que fez da Igreja
Católica o principal financiador das conquistas, embora exigisse, em
contrapartida, a presença constante da cruz.
3-
O
sistema de administração instituído por Portugal nas regiões que começou a
ocupar logo nos anos iniciais de sua expansão marítima foi:
a)
a capitania.
b)
a Real Casa de Exploração.
c)
a feitoria.
d)
a intendência das Minas.
e)
a intendência da África.
4-
Como o homem comprovou que a esfericidade da Terra?
5-
Fale sobre Piratas e expansão marítima.
Eletivas
Professora: Maristela
Brincando com as cores
ATIVIDADES :https://youtu.be/LlKeTEzYrjo
Arco Iris invertido.
O arco-íris é uma decomposição da luz branca, que é a soma de todas as cores que vemos ali, certo? É FÁCIL entender essa explicação, mas é difícil acreditar nela. Existe um EXPERIMENTOS, chamado Disco de Newton, que faz o inverso: com a soma das cores do arco-íris, é possível criar branco. FÁCIL de fazer em casa!
ASSIM QUE VOCÊ FIZER ENVIE AS FOTOS POR EMAIL: formentini2@gmail.com
Não esqueça de mandar o nome com a serie ok!
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7º
ano - 13/05/20 - Matemática: Porcentagem: acréscimos e
decréscimos – Aula 2
7º
ano - 13/05/20 - Matemática: Porcentagem: acréscimos e
decréscimos – Aula 2
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C ) e Prof. Danilo ( 7º Ano A )
Calcule:
a) 24% de R$ 1.250,00
b) 7% de R$ 380,00
c)15,65% de R$ 14.300,00
d) 2,3% de R$ 6.380,00
e) 0,8% de R$ 845,00
Caso tenha alguma dúvida de resolver este
exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa
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DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquise e responda a questão abaixo.
Habilidade: Reconhecer diferentes características
valorizando as lutas do Brasil.
1-
Desenhe e pinte área de competição do Judô.
2-
Desenhe as faixas do Judô.
3-
Escreva 3 golpes do Judô.