E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para
o período de 26/10 a 30/10
DISCIPLINA: BIOLOGIA 4ºBIMESTRE
TEMA: Estrutura dos ecossistemas, fluxo de energia e ciclo da
matéria.4
Habilidades: Descrever as relações alimentares que se estabelecem
entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:
https://forms.gle/TwzexJ3pMxmUKSx28
Hábitat e nicho ecológico
Cada organismo
tem o seu lugar e a sua função nessa rede de relações. O lugar onde um
organismo vive é o seu hábitat, e
o modo de
vida, ou forma de interagir com os demais componentes do
ecossistema, constitui o seu nicho ecológico. Podemos dizer
que hábitat refere-se ao ambiente, enquanto nicho diz respeito ao organismo (Fig.
4.2). Assim,
em um ecossistema representado por uma lagoa, o hábitat de uma alga
microscópica planctônica é a coluna de água em que há luz para a
fotossíntese. minerais, de temperatura adequada,
realiza fotos síntese, reproduz-se, serve de alimento para
determinados animais e afeta a composição química do meio, especialmente quanto
aos gases
e nutrientes dissolvidos.
Os componentes estruturais de um ecossistema
Os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter -relacionados:
• componentes abióticos: podem ser físicos (como a radiação solar, a temperatura, a luz, a umidade, os ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo);
• componentes bióticos: são os seres vivos. Em um ecossistema podem-se reconhecer dois tipos de componentes bióticos: – organismos autótrofos (auto =próprio; trofos = alimento): sintetizam seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas, como o gás carbônico e a água, e uma fonte de energia, por exemplo, a energia luminosa; – organismos heterótrofos (hetero = diferente; trofos = alimento): não são capazes de sintetizar seu próprio alimento como fazem os autótrofos; os heterótrofos dependem direta ou indiretamente da matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos para obter a matéria-prima para seu crescimento, reprodução e reparação de perdas, além da energia necessária para a manutenção de seus processos vitais.
Os organismos autótrofos são chamados produtores. Entre eles, os mais importantes em termos ecológicos são os que realizam a fotossíntese. Por esse processo, moléculas de gás carbônico e de água participam de reações químicas, que dependem direta ou indireta mente da energia luminosa captada pelo pigmento verde clorofila, dando origem a moléculas orgânicas, como é o caso de açúcares.
Na fotossíntese, portanto, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas. Praticamente todo o oxigênio presente na atmosfera ou dissolvido na água provém da fotossíntese.
Os organismos heterótrofos podem
ser:
•
consumidores: alimentam-se de outros organismos ou restos
de organismos (detritos). Todos os animais são consumidores. Os animais que se
alimentam de produtores são chamados consumidores primários. Os herbívoros,
animais que se alimentam de plantas, são consumidores primários. Os animais que
se alimentam de herbívoros são chamados consumidores secundários. Os animais que
se alimentam de consumidores secundários são chamados consumidores terciários,
e assim por diante. Com exceção dos consumidores primários, que são herbívoros,
os demais consumidores de matéria viva são carnívoros (alimentam-se de
outros animais) ou onívoros (alimentam-se de plantas ou animais).
Consumidores de detritos são chamados detritívoros. Em um ecossistema,
no entanto, nem sempre ocorrem todas essas categorias de consumidores;
•
decompositores: organismos heterótrofos que
degradam a matéria orgânica contida em produtores ou em consumidores mortos.
Eles utilizam alguns produtos da decomposição como alimento e liberam para o
meio minerais e outras substâncias (processo chamado remineralização) que podem
ser novamente utilizadas pelos produtores. Os decompositores estão
representados por certas bactérias e fungos.
Os limites de um ecossistema nem
sempre são fáceis de se estabelecer. A biosfera toda pode ser considerada um
grande ecossistema. Partes da biosfera, tais como oceanos, florestas e lagos,
também são ecossistemas. Eles podem ser encontrados até mesmo em espaços muito
pequenos, como poças d’água, onde vivem diversas espécies. Independentemente
das dimensões, pode-se considerar como um ecossistema qualquer unidade
funcional da biosfera em que se verificam fluxo de energia e ciclo de
matéria.
Qualquer
dúvida entre em contato através do meu e-mail: prof.jeni@outlook.com
FÍSICA
Atividades para os
alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 26/10 a 30/10
Disciplina:
Física 4ºBIMESTRE
Tema : Leis da conservação do movimento
HABILIDADES: Reconhecer que tanto as leis de
conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam
valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/cHiLmfRSbZUcP98u5
Cartão vermelho para a
paradinha
O
veto à finta na hora de bater o pênalti é uma decisão de bom senso - mas ela
pode complicar a vida dos juízes de futebol.
[...] O Internacional Board - a associação da
qual faz parte a Fita e que rege as regras do esporte – decidiu proibir o
recurso nas cobranças de pênalti a partir de 1º de junho [de 2010]. O novo texto
da regra 14 diz o seguinte: “A finta durante a aproximação para a cobrança do
pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta
para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é
agora considerada uma infração e um ato de comportamento antiesportivo pelo
qual o jogador deverá ser advertido”. Em outras palavras: o drible de corpo ao
estilo de Pelé, feito no deslocamento a caminho da marca de cal, é autorizado.
A chamada “paradona” na hora de bater, como tem feito Neymar (figura 15), [...]
é vetada (figura 16).
Mas
por que, afinal de contas, um recurso é válido e o outro não? “No caso de Pelé,
a genealidade foi inventar uma maneira de driblar o goleiro a distância sem
interromper a corrida a caminho do chute”, diz Ronald Ranvaud, do Laboratório
de Fisiologia do Comportamento da USP, estudioso de pênaltis. “Hoje há um
exagero, é como se os batedores parassem de se movimentar e retomassem a
cobrança”. A paradinha (little stop, na
tradução da Fifa em seu site oficial), na versão light ou mais
pesada, há tempos opõe artilheiros e goleiros. [...]
Na reunião em Zurique em que se decidiu pelo veto foram exibidos dezenas
de lances de pênalti- quase todos brasileiros [...]. Houve risos das
autoridades à medida que os lances apareciam no telão. O tom de galhofa é que
os induziu à proibição. “A paradinha causou desigualdade entre o batedor e o
goleiro”, diz o árbitro brasileiro Sálvio Spínola, dos quadros da Fifa.
Foi
criado, com a norma, algo como a regra que, no basquete, impede a permanência
do arremessador mais do que três segundos na área do garrafão, debaixo da
cesta. Agora, no futebol – e numa área muito mais restrita, a do círculo
contíguo à bola -, é bater e pronto, sem firulas. Há uma certeza: com a
decisão, os juízes terão uma nova dor de cabeça, ao ter de decidir o que foi
paradinha ou paradona. Os cartolas deram um voto ao bom comportamento nos
gramados – mas podem ter provocado ainda mais confusão.
Qualquer
dúvida entre em contato através do meu e-mail: prof.jeni@outlook.com
1A e 1B - Arte
Prof.
Anderson
-Explorar e analisar elementos constitutivos da música, por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
Analise de música popular brasileira de diferentes gêneros. Reflexão acerca dos significados/mensagens das músicas e o processo artístico criativo.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQiZY84zSo5WD_h-CvVcItjNsqD0drvv8WOgfydSeRqcT27g/viewform
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Filosofia
1ºA
Habilidade:
Analisar
a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre justiça social.
Tema: Filosofia
política: Democracia e justiça social, o conceito de cidadania.
O que é
Cidadania?
A
origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na
Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma
a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e
os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
Juridicamente,
cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em
um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e
consequentemente sujeito de direitos e deveres.
A
relação do cidadão com o Estado é dúplice: de um lado, os cidadãos participam
da fundação do Estado, portanto, estão sujeitos ao pacto que o criou, no nosso
caso a Constituição Federal de 1988. Portanto, sendo o Estado dos próprios
cidadãos, os mesmos têm o dever de zelar pelo bem público e participar, seja
através do voto, seja através de outros meios, formais e informais, do
acompanhamento e fiscalização da atuação estatal.
Ao
mesmo tempo, os agentes estatais, como cidadãos investidos de funções públicas,
têm o dever de atuar com base nos princípios da legalidade, impessoalidade,
moralidade e publicidade, prestando contas de todos os seus atos. Uma relação
harmoniosa entre as expectativas dos cidadãos e a atuação estatal é o ideal a
ser alcançado por qualquer sociedade.
Mas
nem tudo depende apenas do Estado. O conceito de cidadania vai muito além, pois
ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade, tendo uma
participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. A cidadania
expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar
ativamente da vida e do governo de seu povo.
Google
formulário: https://forms.gle/5JSyqRSaGfpRwEyy9
FILOSOFIA 1°B
Habilidades
a serem trabalhadas. |
Reconhecer a condição de pobreza
material como questão social importante. |
Leitura do texto: As várias
dimensões da pobreza.
ALVES FILHO, Manoel. Jornal da
Unicamp, 03/10/2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2018/10/03/varias-dimensoes-da-pobreza
Acesso em: 25/04/2019
Atividades:
1) Segundo
o texto, o que significa pobreza multidimensional?
2) Mediante
as informações presentes no texto e os conhecimentos que você possui sobre a
realidade das desigualdades no Brasil, o que é necessário fazer
democraticamente para diminuir as diferenças?
Atividade de Tecnologia e Inovação- 26 a 30 outubro de 2020.
Prof.ª Néia – 1ªsérie A
Habilidades:
EF13TEC01 – Identificar e compreender os
recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais,
utilizando-os para resolução de problemas. EF13TEC05 – Apropriar-se de diversas
linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar,
enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma
responsável e ética, as TDIC.
Objetivos:
- Pesquisar, analisar, conhecer sobre as histórias em
quadrinhos;
- Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa
sociedade;
- Desenvolver e produzir uma HQ a partir do repertório
apresentado;
a) já
ouviram falar no gênero histórias em quadrinhos (HQ)?
b) vocês
gostam de ler HQ?
c) Com
que idade começaram a ler e quais histórias já leram?
d) Quais
são seus personagens favoritos?
a) Quando surgiu no Brasil as primeiras histórias
em quadrinhos;
b) Quais histórias famosas de HQs que vocês já
leram ou conhecem;
c) Qual a importância desse gênero para a sociedade
nos meios acadêmicos;
d) Quais as características do HQs;
e) Quais criadores famosos que vocês conhecem que
escreveram ou escrevem HQs
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às
aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!
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Atividade de Português de 26 a 30 de outubro 2020.
Prof.ª Néia – 1ª série A
Habilidades: Ler com
proficiência identificando fato, opinião, tema e tese para formular hipóteses
sobre o conteúdo dos textos; Analisar os efeitos semânticos e expressivos
produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas estudadas no bimestre:
verbo, adjetivo, substantivo; Relacionar informações sobre concepções
artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de
produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes
situações
Aula 1- LER
EM TODOS OS SENTIDOS
01 Leia o trecho de um rap produzido pelos autores de um
livro didático:
(A linguagem em
ritmo)
Você é a personagem principal
Do texto e do contexto
É só entrar e abrir a janela
Para os mundos da
linguagem.
Ler é conhecer, pensar é refletir
Todos os modos de interagir.
Interagir com o mundo
e sua multiplicidade:
O cinema, o trabalho, a TV, a música
A linguagem e toda a sua variedade.
E pra ficar mais
bacana, a interdisciplinaridade.
Interaja com os elementos
ampliando seus conhecimentos.
Usar a língua pra fiar
Afiar todo o seu ser.
Oralidade, leitura,
escrita
Ajudam a fazer quem somos
Pois são as práticas com as quais lidamos.
Nós crescemos com a
língua que usamos.
Eu erro, tu erras, nós erramos.
Errar não é pecado.
É, na verdade,
tentativa de aprendizado.
[...]
http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livrodidatico.pdf
a. O que significa ser personagem principal do texto e do contexto?
b- O Rap da Língua Portuguesa convida o leitor para os “mundos da linguagem”. Que mundos são esses?
c. Você conhece uma estrofe de uma canção ou poema
que considere significativa? Transcreva abaixo:
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
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Prof Paulo Freire
Matemática
Resolver as atividaes 5, do Caderno Aprender Sempre volume 3, da
pagina 11, e as atividades 1 e 2 das pagína 12.
QUÍMICA
Qual é a matéria prima utilizado?
1- Para produção do etanol?
2 -Para produção ds gasolina?
3 - Para produção do gelo?
4- Para produção carvão vegetal?
5- analise e coloque qual é o fenômeno físico e qual é o fenômeno químico;
a) triturar o carvão para churrasco
b) amassar uma latinha de aluminio
c) enferrujamento de uma palha de aço
d) corte de um bolo
e) azedamento do leite
co Copiar e resolver enviar a foto para email formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO
1ª B
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Aprender a fazer escolha de itinerário
formativo, tomando decisões com responsabilidade, considerando seu Projeto de
Vida.
Acesse
o link abaixo e realize a atividade proposta:
https://forms.gle/UHAu8xCroovbWtQU9
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.
PRODUÇÃO DE FIGURINO!
ROTEIRO:
1- Escolha um personagem, pode ser de: uma peça de teatro, filme, livro, novela, série, etc.
2- Recrie o figurino do personagem utilizando material que possui em casa: roupas e qualquer adereço ou material que queira para construir o figurino. Existe a opção de criar o figurino no computador, com montagem ou utilizando algum programa que permita essa edição. Também pode ser feito um desenho, ou colagem no sulfite.
3- Envie a foto do figurino no grupo do whatssap ou no número 993965461.
4- IMPORTANTE: Escreva o nome do personagem, explique sua função e de qual peça de teatro, filme, livro, novela, série, ele foi retirado.
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves
Moreira Braga
Profª Thamara - whatsapp 19 987594417
Matemática 1ºB –
Projeto de Vida 1ºB –