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PSICOLOGIA VIVA

26 outubro, 2020

1º SÉRIE: 26 DE OUTUBRO A 29 DE OUTUBRO

  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Aulas Online 


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BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de         26/10  a  30/10

DISCIPLINA: BIOLOGIA       4ºBIMESTRE

TEMA: Estrutura dos ecossistemas, fluxo de energia e ciclo da matéria.4

Habilidades: Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINKhttps://forms.gle/TwzexJ3pMxmUKSx28

                                                   Hábitat e nicho ecológico
      Cada organismo tem o seu lugar e a sua função nessa rede de relações. O lugar onde um organismo vive é o seu hábitat, e o modo de vida, ou forma de interagir com os demais componentes do ecossistema, constitui o seu nicho ecológico. Podemos dizer que hábitat refere-se ao ambiente, enquanto nicho diz respeito ao organismo (Fig. 4.2). Assim, em um ecossistema representado por uma lagoa, o hábitat de uma alga microscópica planctônica é a coluna de água em que há luz para a fotossíntese. minerais, de temperatura adequada, realiza fotos síntese, reproduz-se, serve de alimento para determinados animais e afeta a composição química do meio, especialmente quanto aos gases e nutrientes dissolvidos.



                              Os componentes estruturais de um ecossistema
      Os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter -relacionados:
componentes abióticos: podem ser físicos (como a radiação solar, a temperatura, a luz, a umidade, os ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo);
componentes bióticos: são os seres vivos. Em um ecossistema podem-se reconhecer dois tipos de componentes bióticos: – organismos autótrofos (auto =próprio; trofos = alimento): sintetizam seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas, como o gás carbônico e a água, e uma fonte de energia, por exemplo, a energia luminosa; – organismos heterótrofos (hetero = diferente; trofos = alimento): não são capazes de sintetizar seu próprio alimento como fazem os autótrofos; os heterótrofos dependem direta ou indiretamente da matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos para obter a matéria-prima para seu crescimento, reprodução e reparação de perdas, além da energia necessária para a manutenção de seus processos vitais.
      Os organismos autótrofos são chamados produtores. Entre eles, os mais importantes em termos ecológicos são os que realizam a fotossíntese. Por esse processo, moléculas de gás carbônico e de água participam de reações químicas, que dependem direta ou indireta mente da energia luminosa captada pelo pigmento verde clorofila, dando origem a moléculas orgânicas, como é o caso de açúcares.
      Na fotossíntese, portanto, a energia luminosa é transformada em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas. Praticamente todo o oxigênio presente na atmosfera ou dissolvido na água provém da fotossíntese.

Os organismos heterótrofos podem ser:
consumidores: alimentam-se de outros organismos ou restos de organismos (detritos). Todos os animais são consumidores. Os animais que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários. Os herbívoros, animais que se alimentam de plantas, são consumidores primários. Os animais que se alimentam de herbívoros são chamados consumidores secundários. Os animais que se alimentam de consumidores secundários são chamados consumidores terciários, e assim por diante. Com exceção dos consumidores primários, que são herbívoros, os demais consumidores de matéria viva são carnívoros (alimentam-se de outros animais) ou onívoros (alimentam-se de plantas ou animais). Consumidores de detritos são chamados detritívoros. Em um ecossistema, no entanto, nem sempre ocorrem todas essas categorias de consumidores;
decompositores: organismos heterótrofos que degradam a matéria orgânica contida em produtores ou em consumidores mortos. Eles utilizam alguns produtos da decomposição como alimento e liberam para o meio minerais e outras substâncias (processo chamado remineralização) que podem ser novamente utilizadas pelos produtores. Os decompositores estão representados por certas bactérias e fungos.
      Os limites de um ecossistema nem sempre são fáceis de se estabelecer. A biosfera toda pode ser considerada um grande ecossistema. Partes da biosfera, tais como oceanos, florestas e lagos, também são ecossistemas. Eles podem ser encontrados até mesmo em espaços muito pequenos, como poças d’água, onde vivem diversas espécies. Independentemente das dimensões, pode-se considerar como um ecossistema qualquer unidade funcional da biosfera em que se verificam fluxo de energia e ciclo de matéria
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Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:   prof.jeni@outlook.com

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FÍSICA


Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 26/10  a  30/10

Disciplina: Física           4ºBIMESTRE       

Tema : Leis da conservação do movimento

HABILIDADES: Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam valores e características dos movimentos em sistemas físicos.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/cHiLmfRSbZUcP98u5

Cartão vermelho para a paradinha

      O veto à finta na hora de bater o pênalti é uma decisão de bom senso - mas ela pode complicar a vida dos juízes de futebol.

[...] O Internacional Board - a associação da qual faz parte a Fita e que rege as regras do esporte – decidiu proibir o recurso nas cobranças de pênalti a partir de 1º de junho [de 2010]. O novo texto da regra 14 diz o seguinte: “A finta durante a aproximação para a cobrança do pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é agora considerada uma infração e um ato de comportamento antiesportivo pelo qual o jogador deverá ser advertido”. Em outras palavras: o drible de corpo ao estilo de Pelé, feito no deslocamento a caminho da marca de cal, é autorizado. A chamada “paradona” na hora de bater, como tem feito Neymar (figura 15), [...] é vetada (figura 16).



      Mas por que, afinal de contas, um recurso é válido e o outro não? “No caso de Pelé, a genealidade foi inventar uma maneira de driblar o goleiro a distância sem interromper a corrida a caminho do chute”, diz Ronald Ranvaud, do Laboratório de Fisiologia do Comportamento da USP, estudioso de pênaltis. “Hoje há um exagero, é como se os batedores parassem de se movimentar e retomassem a cobrança”.  A paradinha (little stop, na tradução da Fifa em seu site oficial), na versão light ou mais pesada, há tempos opõe artilheiros e goleiros. [...]

      Na reunião em Zurique em que se decidiu pelo veto foram exibidos dezenas de lances de pênalti- quase todos brasileiros [...]. Houve risos das autoridades à medida que os lances apareciam no telão. O tom de galhofa é que os induziu à proibição. “A paradinha causou desigualdade entre o batedor e o goleiro”, diz o árbitro brasileiro Sálvio Spínola, dos quadros da Fifa.

     Foi criado, com a norma, algo como a regra que, no basquete, impede a permanência do arremessador mais do que três segundos na área do garrafão, debaixo da cesta. Agora, no futebol – e numa área muito mais restrita, a do círculo contíguo à bola -, é bater e pronto, sem firulas. Há uma certeza: com a decisão, os juízes terão uma nova dor de cabeça, ao ter de decidir o que foi paradinha ou paradona. Os cartolas deram um voto ao bom comportamento nos gramados – mas podem ter provocado ainda mais confusão.



Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:   prof.jeni@outlook.com

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PORTUGUÊS- PROFESSORA ARIANE CARVALHO
Atividade direcionada aos estudantes da 1ºB
Para realizar as atividades referentes a esta semana, acesse ao link: 

https://forms.gle/ZnPdjCgQJRVWoZDk8

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Inglês

Para realizar as atividades referentes a esta semana, acesse o link:

https://forms.gle/dzYP6MLMUC6Mtvzu8

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1A e 1B -  Arte

Prof. Anderson

Habilidades: -Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes visuais.
-Explorar e analisar elementos constitutivos da música, por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Analise de música popular brasileira de diferentes gêneros. Reflexão acerca dos significados/mensagens das músicas e o processo artístico criativo.

Realize as atividades do link a seguir: ARTE 1A e 1B 4°BIMESTRE #01 26/10 a 30/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQiZY84zSo5WD_h-CvVcItjNsqD0drvv8WOgfydSeRqcT27g/viewform


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TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1 B

Habilidade: Utilizar as TDIC para promover prática de consumo consciente.

Recebi poucas atividades então continuaremos com os exercícios da semana passada
(quem já fez não é necessário responder novamente)


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Filosofia 1ºA

Habilidade: Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre justiça social.

Tema: Filosofia política: Democracia e justiça social, o conceito de cidadania.

                                        O que é Cidadania?

A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.

A relação do cidadão com o Estado é dúplice: de um lado, os cidadãos participam da fundação do Estado, portanto, estão sujeitos ao pacto que o criou, no nosso caso a Constituição Federal de 1988. Portanto, sendo o Estado dos próprios cidadãos, os mesmos têm o dever de zelar pelo bem público e participar, seja através do voto, seja através de outros meios, formais e informais, do acompanhamento e fiscalização da atuação estatal.

Ao mesmo tempo, os agentes estatais, como cidadãos investidos de funções públicas, têm o dever de atuar com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, prestando contas de todos os seus atos. Uma relação harmoniosa entre as expectativas dos cidadãos e a atuação estatal é o ideal a ser alcançado por qualquer sociedade.

Mas nem tudo depende apenas do Estado. O conceito de cidadania vai muito além, pois ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade, tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

 

Google formulário: https://forms.gle/5JSyqRSaGfpRwEyy9

 FILOSOFIA 1°B

Habilidades a serem trabalhadas.

Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante.

Leitura do texto: As várias dimensões da pobreza.

ALVES FILHO, Manoel. Jornal da Unicamp, 03/10/2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2018/10/03/varias-dimensoes-da-pobreza

Acesso em: 25/04/2019   

Atividades:

1)       Segundo o texto, o que significa pobreza multidimensional?

2)       Mediante as informações presentes no texto e os conhecimentos que você possui sobre a realidade das desigualdades no Brasil, o que é necessário fazer democraticamente para diminuir as diferenças? 









Educação física professor Emerson 1° A



Recuperação



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfPppPBWtME74R_xOlP8BboETq7PstWTAWNt5smHo39AEKcA/viewform?usp=sf_link

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Atividade de Tecnologia e Inovação- 26 a 30 outubro de 2020.

Prof.ª Néia – 1ªsérie A

Habilidades: EF13TEC01 – Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas. EF13TEC05 – Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.

 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Word em sala de aula

 “Criando HQ”

Objetivos:
- Pesquisar, analisar, conhecer sobre as histórias em quadrinhos;
- Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa sociedade;

- Desenvolver e produzir uma HQ a partir do repertório apresentado;

 1° etapa (responder as perguntas abaixo)

a)    já ouviram falar no gênero histórias em quadrinhos (HQ)?

b)    vocês gostam de ler HQ?

c)    Com que idade começaram a ler e quais histórias já leram?

d)    Quais são seus personagens favoritos?

 2º etapa (pesquisar sobre HQ)

a)    Quando surgiu no Brasil as primeiras histórias em quadrinhos;

b)    Quais histórias famosas de HQs que vocês já leram ou conhecem;

c)    Qual a importância desse gênero para a sociedade nos meios acadêmicos;

d)    Quais as características do HQs;

e)    Quais criadores famosos que vocês conhecem que escreveram ou escrevem HQs


 3º etapa (próxima aula vocês iram criar uma história em HQ, aguardem!!!!)

 

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.

Boa semana a todos!!

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Atividade de Português de 26 a 30 de outubro 2020.

Prof.ª Néia – 1ª série A

Habilidades: Ler com proficiência identificando fato, opinião, tema e tese para formular hipóteses sobre o conteúdo dos textos; Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas estudadas no bimestre: verbo, adjetivo, substantivo; Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações

 Leitura e interpretação textual- Aprender sempre- volume 3

Aula 1- LER EM TODOS OS SENTIDOS

01 Leia o trecho de um rap produzido pelos autores de um livro didático:

 RAP DA LÍNGUA PORTUGUESA

 (A linguagem em ritmo)

 [...]

Você é a personagem principal

Do texto e do contexto

É só entrar e abrir a janela

 Para os mundos da linguagem.

Ler é conhecer, pensar é refletir

Todos os modos de interagir.

 Interagir com o mundo e sua multiplicidade:

O cinema, o trabalho, a TV, a música

A linguagem e toda a sua variedade.

 E pra ficar mais bacana, a interdisciplinaridade.

 Interaja com os elementos ampliando seus conhecimentos.

Usar a língua pra fiar

Afiar todo o seu ser.

 Oralidade, leitura, escrita

Ajudam a fazer quem somos

Pois são as práticas com as quais lidamos.

 Nós crescemos com a língua que usamos.

Eu erro, tu erras, nós erramos.

Errar não é pecado.

 É, na verdade, tentativa de aprendizado.

 [...]

http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livrodidatico.pdf

 2- Responda as questões abaixo;

a.       O que significa ser personagem principal do texto e do contexto?


                             b-  O Rap da Língua Portuguesa convida o leitor para os “mundos da linguagem”. Que mundos são esses?

 

 

c.       Você conhece uma estrofe de uma canção ou poema que considere significativa? Transcreva abaixo:

 

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

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Prof Paulo Freire

Matemática

Resolver as atividaes 5, do Caderno Aprender Sempre volume 3, da

pagina 11, e as atividades 1 e 2 das pagína 12.




                                                                                       QUÍMICA

                  Qual é a matéria  prima utilizado?

            1- Para produção do etanol?

            2 -Para produção ds gasolina?

            3 -  Para produção do gelo?

            4- Para produção carvão vegetal?

            5- analise e coloque  qual é o  fenômeno físico e qual é o fenômeno químico;

            a) triturar o carvão para churrasco

            b) amassar uma latinha de aluminio

            c) enferrujamento de uma palha de aço

            d) corte de um bolo

            e) azedamento do leite

        

co            Copiar e resolver  enviar a foto para email formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627


EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO

1ª B

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyQ3X84njqhr-XSTz5ggq6W0xp80z1oMRH1LRp4QUa3bOAAg/viewform?usp=sf_link 

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.   

Habilidades: Aprender a fazer escolha de itinerário formativo, tomando decisões com responsabilidade, considerando seu Projeto de Vida.

Acesse o link abaixo e realize a atividade proposta:  

https://forms.gle/UHAu8xCroovbWtQU9  

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.     

HabilidadesParticipar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.     

PRODUÇÃO DE FIGURINO!    


Essa semana vocês irão criar um figurino!

ROTEIRO:

1- Escolha um personagem, pode ser de: uma peça de teatro, filme, livro, novela, série, etc. 

 2- Recrie o figurino do personagem utilizando material que possui em casa: roupas e qualquer adereço ou material que queira para construir o figurino. Existe a opção de criar o figurino no computador, com montagem ou utilizando algum programa que permita essa edição. Também pode ser feito um desenho, ou colagem no sulfite.

 3- Envie a foto do figurino no grupo do whatssap ou no número 993965461.

 4- IMPORTANTE: Escreva o nome do personagem, explique sua função e de qual peça de teatro, filme, livro, novela, série, ele foi retirado. 

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - whatsapp 19 987594417

 

Matemática 1ºB – https://forms.gle/zvbiA7CfzPPEGgm26

Projeto de Vida 1ºB – https://forms.gle/jvJiPbxKpvw4Rau19