-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 outubro, 2020

8º ANO: 19 DE OUTUBRO A 23 DE OUTUBRO

 E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Aulas Online 

________________________________________


 PROJETO DE VIDA – 8º ano A

Prof.ª: Silvia Mara

Semana: 19/10/2020 a 23/10/2020

 Competências socioemocionais em foco: Respeito e Iniciativa social.

 Habilidade: Compreender o respeito e iniciativa social.

 07/10 - 8º ano EF - Projeto de Vida - Caminhada exploratória

https://www.youtube.com/watch?v=f7zLvXbBYPk

 Atividades Caderno do aluno -Volume3-Parte 2 (Pag.73 até 75)

Leia com atenção para o desenvolvimento das atividades.

 Caminhada exploratória

ATIVIDADE: 1 – PREPARAÇÃO PARA A CAMINHADA EXPLORATÓRIA.

Observar os diversos espaços da comunidade, verificando se há práticas de sustentabilidade e consumo consciente.
  Mapear aspectos que permeiam o cotidiano do território
  Produzir fotografias que representem relação do grupo com o território

ATIVIDADE 2 – PLANEJAMENTO PARA A CAMINHADA EXPLORATÓRIA: Os pontos que devem ser observados durante a sua caminhada.

  Quais são os nossos interesses acerca do território?

  O que mais gostamos na nossa comunidade?

  O que menos gostamos?

  Quais melhorias podem ser feitas no entorno da escola?

  O que devemos organizar para o dia da “Caminhada Exploratória”.

ATIVIDADE 3 – INSTRUMENTO DE OBSERVAÇÃO

O quadro a seguir servirá como exemplo de instrumento de registro para as observações durante a Caminhada.

ATIVIDADE 4 – CHUVA DE LIKES

  Após a caminhada, será realizada a apresentação das fotografias, onde ocorrerá a “Chuva de Likes”.( enviar as fotos no e-mail ou no WhatsApp para montar a votação).

ATIVIDADE 6 – REGISTRO DA CAMINHADA EXPLORATÓRIA

  Faça o registro da atividade da Caminhada Exploratória (individualmente) e use sua criatividade. Você pode representar a atividade com a pintura, desenhos, poemas, recortes ou textos que expressem suas impressões pessoais sobre a caminhada.



                                              Faça com carinho e atenção! Bom trabalho



TECNOLOGIA – 8º ano C

Prof.ª: Silvia Mara

Semana: 19/10/2020 a 23/10/2020

Conteúdo:  Pensamento Computacional-Elétrica e Eletrônica II

Habilidade: (EF67TEC20) Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas.

(EF89TEC22) Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

8º ano – Caderno do Aluno páginas 56

Dando continuidade aos estudos, vamos conhecer dois novos componentes: o potenciômetro e o motor de corrente contínua (DC). Com estes dois novos componentes e sua criatividade, é possível construir artefatos usando eletricidade e materiais recicláveis.

 Atividade 1 – Mini abajur eletrônico

Construir um mini abajur onde possamos controlar sua luminosidade com o auxílio do potenciômetro. Usar os seguintes materiais:

 

ü  Ao final, desenhe um esquema da ligação, não se esquecendo de nomear todos os componentes do circuito.

 ü  Enviar fotos da construção a construção dos interruptores, contando quais caminhos utilizaram e o que aprenderam ao realizar essa atividade.

ü  Caso não tenha conseguido chegar ao término do trabalho, pode me chamar no privado para auxiliá-lo

 

                                                                                                Faça com carinho e atenção! Bom trabalho









___________________________________________________________________________________
HISTÓRIA/PROF. VALDILENE MATOS
SEGUE LINK DA ATIVIDADE, É O MESMO DA SEMANA ANTERIOR, MAS MUITOS ALUNOS NÃO FIZERAM E É ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA, ENTÃO POR FAVOR QUEM NÃO FEZ, FAÇA. QUEM JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER NOVAMENTE. DÚVIDAS ME CHAMAR NO ZAP.

https://forms.gle/9212awigaVad2Qjv7




_____________________________________________________________________________

8º ano A, B e C -  Português

Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 19/10/2020 a 23/10/2020

Habilidades:

EF89LP16A  "Analisar a linguística aplicada a textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais."

 


 A atividade abaixo pode ser respondida através do seguinte formulário:

https://forms.gle/9oCgwMDgLc5pZtUH7

 

Leia o poema “As sem-razões do amor” e responda as questões 1 e 2

Eu te amo porque te amo,

Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade


 1. Assinale a alternativa correta em relação ao texto “As sem-razões do amor”.

 

a.O gênero textual acima é um poema, pois está estruturado da seguinte forma: estrofes (que é cada linha do poema) e versos (que é o conjunto de estrofes).

 

b.O gênero textual acima é um poema, pois está estruturado da seguinte forma: versos( que é cada linha do poema) e estrofes ( que é o conjunto de versos).

                 

2.Podemos dizer que a função da linguagem que predomina no texto  acima é:

 

a.(   ) a função referencial, cujo objetivo real é informar algo.

b.(  ) a função emotiva, cujo objetivo principal é transmitir  emoções e sentimentos.

c.( ) a função referencial , cujo objetivo principal é transmitir  emoções e sentimentos.

d.(   ) a função emotiva, cujo objetivo real é informar sobre algo.


3. Analise as imagens abaixo e assinale apenas uma alternativa, indicando qual linguagem predomina em cada uma delas:



 
 4.Identifique as figuras de linguagem presentes nos trechos de músicas abaixo:



a)    Como um anjo: ____________________________________________________________

b)   Volta pra mim: _____________________________________________________________

c)    Exagerado: ­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________________

d)   Certas coisas: _____________________________________________________________

e)    Tapas e beijos: ____________________________________________________________

f)     Epitáfio: __________________________________________________________________

g)   Tá vendo aquela lua: ________________________________________________________

h)   Chuva: ___________________________________________________________________

i)     Por enquanto: ______________________________________________________________

 

Leia o texto: O caboclo, o padre e o estudante e responda às questões 5, 6 e 7

  

Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo como carregador de bagagens um caboclo. Deram-lhes numa casa um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque chegaria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios. Todos aceitaram e forma dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.   Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual tiveram de contar o seu sonho. O padre disse  ter sonhado com a escada de Jacob e descreveu-a brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu a espera do padre que subia.O caboclo sorriu e falou: - Eu sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra  e gritava: - Seu doutor, seu padre o queijo! Vósmicês esqueceram o queijo. Então, vósmices responderam do céu:- Come o queijo, caboclo! Come o queijo, nós estamos no céu, não queremos o queijo.-O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei-me, enquanto vósmicês dormiam e comi o queijo...

                                        (CASCUDO, Luiz da Câmara, contos Tradicionais do Brasil)

 

 

5.Assinale a alternativa que indica a ordem dos acontecimentos narrados no primeiro parágrafo do texto:

a. chegada à casa, o queijo, o acordo, a viagem.

b. o queijo, a viagem, a solução, o descanso na casa.

c. a viagem, uma casa, o queijo, o acordo, a solução inesperada.

d. o caboclo, os dois amigos,  a viagem, o acordo.

 

6.O conflito da narrativa está centralizado na decisão:

  a. de dividir o queijo em três partes iguais.

  b. de entregar ou não o queijo para a personagem que mais  necessitasse dele.

  c. de vender o queijo e  dividir o dinheiro entre as  personagens.

  d. de escolher uma forma  de  competição cujo o vencedor receberia o queijo inteiro.

 

7.O humor da narrativa está presente:

  a.no desfecho, pois nele  é narrado a esperteza do caboclo, que consegue enganar o padre e o estudante.

  b. no desenvolvimento da narrativa, ou seja, na fala do padre que mostra sua falta de caráter ao aproveitar de sua superioridade.

  c. na introdução da narrativa momento em que a simplicidade do estudante fica evidente,

  d. na situação divertida de haver apenas um queijo para três pessoas.

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

________________________________________________________________________

Disciplina Geografia: Professora Cristiane aulas de geografia 8ªC https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhRxrrY2yA0zidbtx3zaP0fIl8Pp1hSX_B6yBp4-UE5fgSGw/viewform
_________________________________________

ELETIVA: SAÚDE

Profª Ida Maria

(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.

(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.

(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.

Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com

Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg

Na atividade anterior, além de responderem as questões, vocês também fizeram as perguntas para outras pessoas. Sobre as resposta que conseguiram, respondam o questionário:

Atividade: Pensando sobre a atividade da semana anterior: https://forms.gle/pzB3Ed293Jn7dgFx5

____________________________________________







ARTE

(8º A, B e C)

PROF. Michelle


Atividade: Reproduza a imagem abaixo em seu caderno de arte.





________________________________________________

ELETIVA

(8º B)

PROF. Michelle


Atividade: Preciso que me enviem no grupo de Loud games o jogo criado por vocês. Ainda essa semana!!!


___________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 8º ano B

 

Objetivo: Definir as estratégias do Projeto de Vida por meio de um Plano de Ação.

Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa e organização.

 

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Salomão.

Quando achamos que temos muito a fazer e o tempo é pouco, podemos se sentir ansioso e talvez frustrado por achar que não iremos conseguir, essa atividade tem por objetivo te auxiliar de alguma forma, responda as questões a seguir.

1. Como vocês usam o tempo em seu cotidiano?

2. Esse tempo serve para organizar as metas que estabeleceram no planejamento da organização do Projeto de Vida de vocês?

3. Vocês entendem que o tempo que se gasta no dia a dia é importante na vida das pessoas? E na sua? Por quê?

 

Preencha o quadro.




Após o termino envie para 996460862

________________________________________________________________________________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação, 8º ano A

 

Objetivo: Entender e utilizar o funcionamento de uma rede de mídia para resolver problemas e analisar intencionalidades de seus usuários.

 

ATIVIDADE 1 – NAVEGAR NA INTERNET É SEGURO?

Esta primeira atividade será propor uma reflexão referente ao uso da internet e como se dá essa relação de alguns estudantes não conseguirem ficar longe do celular.

 

1-      Pense em algumas coisas das quais você não consegue ficar muito tempo longe, nem se quer por algumas horas, registre abaixo.

 

2-      Você utiliza a internet para quais finalidades.

AApós o termino envie para 99646.0862


_______________________________________________________________________________________________________________________________________


Professor Eliezer eletiva fortaleça.

 

Olá pessoal mediante tudo que vimos é hora de pôr em pratica tudo o que aprenderam a atividade é simples escreva abaixo um exercício para fortalecer a região dos peitorais e outro para o bíceps braquial, como já vimos.

Boa tarefa.

Após o termino envie para 996460862


________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________

Geografia – Profª Regiane – 8°  Ano A e B.

Acesse o link e realize a atividade proposta.

https://forms.gle/yWP5UsA7S1bBSsiS6

_________________________________________

CIÊNCIAS

Profª Mileni

Acesse o link abaixo para responder às questões sobre o sistema Lua-Terra-Sol

https://forms.gle/ZVx2dUT19J9i3vur5


Qualquer dúvida entre em contato!

___________________________________________________

TECNOLOGIA - 8ºB

Profª Mileni

Apostila Aprender Sempre –  Volume 3 Parte 2

Aprendendo a programar: Atividade 1 – pag 47

Após responder a atividade envie foto da apostila via whatsapp (19)996125182 ou email: promileni@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contato

__________________________________________________


Inglês         8º ano        (19/10 a 23/10)      

Professora Eliane

Habilidades

(EF08LI03) - Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

(EF08LI14) - Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/z5SVLgreo9PhVpK66

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com  ou pelo whatsapp 987318860.


Projeto de Vida  8º C

Atividade para nota e compensação de faltas

Professora: Maristela

https://youtu.be/iGy-RKMKfSA

Assista e localize a estrutura dos 3 atos na construção deste storytelling

1-    Descreva a parte da animação que representa o ato 1.

2-    Descreva a parte da animação que representa o ato 2.

3-    Descreva a parte da animação que representa o ato 3.

 

Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma para quem ja fez semana passada não precisa refazer, somente os alunos que não conseguiram fazer esta atividade

_____________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO 

Educação Física – Profº Junior – 8°  Ano A

Acesse o link e realize a atividade proposta.

https://forms.gle/4NE33PoCTZtuumUK7