7º Ano Arte prof Beatriz
semana de 22 a 26 de fevereiro
Assista a aula do centro de mídias e depois faça as
atividades propostas .
https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/6860/86645.pptx
Uma composição
musical ou peça musical é uma peça original de música
feita para repetidas execuções (em oposição à música de improvisação, em que
cada performance é única). A música pode ser preservada na memória ou através
de um sistema de escrita e/ou notação.
Quem conhece ou já ouviu falar de rap. rap Alguém sabe o que significa? É a sigla para
Rhythmand Poetry – termo em inglês que significa ritmo e poesia. Gênero
musical, que nasceu na Jamaica, foi levado para os Estados Unidos no início dos
anos 1970 e ficou popular nas comunidades afrodescendentes e hispânicas,
especialmente em bairros como o Bronx, em Nova York.
1-Você conhecem algum grupo brasileiro
de rap?
2- Como ele é, se acham que é igual ao
dos Estados Unidos?
A produção desse gênero musical no
Brasil teve influências do rap estadunidense e, no entanto, conseguiu formar
uma identidade própria, sendo sua produção sempre associada ao contexto social,
cultural e artístico dos jovens das periferias brasileiras. Para entender a
produção de determinada música (ou mesmo um gênero musical, como o rap), é
fundamental olhar para o contexto onde essa música nasceu: quando foi feita,
quem fez, em qual data, quais são as relações sociais dos envolvidos nessa
produção, entre outros fatores. As letras das faixas do disco Sobrevivendo no
inferno (1998), clássico do rap nacional assinado pelo grupo Racionais,
entraram na lista de textos que devem ser lidos por vestibulandos da Unicamp –
Universidade Estadual de Campinas (SP), uma das principais universidades do
Brasil.
Como tarefa para a próxima aula, faça
uma pesquisa sobre o rap nacional na escola, em casa ou em uma biblioteca
pública para que entenda o contexto e as diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética que envolvem sua
produção.
Para isso, escolha um artista ou grupo de rap
para pesquisar. Exemplos como: o rap
circuito Rio-São Paulo, o rap indígena, o rap do Norte e Nordeste, o rap
Gospel, o rap local etc., ou Emicida,
Rael, RPW, Rappin Hood,
Rincon Sapiência, Thaíde, Bivolt.
Busquem
informações sobre o grupo ou artista escolhido, como o início da carreira, as
influências, a temática das músicas, entre outras. Após finalizar a pesquisa,
escolher uma música para representar o grupo ou artista escolhido. Analisem e
incorporem as informações que coletaram durante a pesquisa (cidade e o contexto
sociocultural, por exemplo) e os elementos musicais. A música atinge (social, cultura, política,
histórica, etc.),nos leva a perceber a
função social que ela exerce tanto na comunidade local como fora dela. Quando
você for assistir aula na escola poderá colocar cartazes do seu trabalho, pois
no momento não poderemos fazer apresentações. Faça o seu rap e me mande por
whatsapp 11 982474959 prof Beatriz.