-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

26 outubro, 2020

2º SÉRIE: 26 DE OUTUBRO A 29 DE OUTUBRO

  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Aulas Online 


Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos  por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. 

 Analisar com seu grupo o jogo escolhido em sala de aula. Tudo isso será importante para nossa culminância. 
Todos alunos da eletiva que escolheu Jogos Matemático serão avaliados.

______________________________________

BIOLOGIA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 26/10 a 30/10

Disciplina: Biologia                                        4ºBIMESTRE

Tema/Conteúdo: A organização básica da vida

Habilidade:  Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções

 

Responda as atividades no link:  https://forms.gle/Wxu7Z8pZggUUc9949

A organização básica da vida

      A partir do século XVI a Europa passou por grandes transformações, que mudaram profundamente o pensamento ocidental. Galileu Galilei (1564-1642) empreendia uma revolução que incluía a criação de novos instrumentos ópticos.
      Não foi apenas a luneta que se desenvolveu nessa época, mas também outras associações de lentes. Entre elas, surgiu o microscópio, um aparelho que permitia ver o que era muito pequeno. Com esse novo aparelho, foi possível explorar de perto, e em detalhes, materiais biológicos.
      Assim, um novo campo do conhecimento passou a se desenvolver e hoje temos uma compreensão muito diferente, e com grande riqueza de detalhes, da base microscópica da vida. Embora ainda exista muito a descobrir e compreender, podemos estudar a base
da vida em detalhes antes inacessíveis, desde a organização das células até as substâncias e os elementos químicos que as compõem. O termo célula foi cunhado pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) ao analisar um corte fino de uma amostra de cortiça em um aparelho mais desenvolvido. Ele observou uma estrutura, invisível a olho nu, que lembra um favo de mel (figura 2.5).





 







      O nome escolhido por Hooke denominava o espaço vazio, as cavidades observadas. Mais tarde, descobriu-se que aqueles espaços existiam porque tinham estado preenchidos por material vivo. Com o tempo, o termo “célula” passou a designar apenas estruturas vivas. As observações realizadas por Hooke foram criticadas por um modesto comerciante holandês, Antoni van Leeuwenhoek (1632-1723). Em 1675 ele descreveu “pequenos animais vivos” recolhidos em água de poças de chuva, os quais não eram visíveis a olho nu. Suas observações tinham grande precisão, mesmo trabalhando com um microscópio de lente única. Em 1683 ele analisou a boca de um homem e descreveu bactérias na forma de cocos e bacilos.

      Foi, entretanto, apenas no século XIX que as observações de células ganharam a forma de uma teoria que se tornou famosa, a teoria celular. Em sua formulação moderna, a teoria celular é sustentada por quatro afirmações amplamente comprovadas. Ela estabelece que:
● todos os seres vivos do planeta são formados por uma ou mais células que apresentam uma organização básica comum;
● toda célula se origina de outra célula;
● toda informação hereditária do organismo está contida em suas células; quando elas se dividem, dando origem a células-filhas, estas recebem toda a informação hereditária das células parentais;
● no interior das células ocorre o grande conjunto de reações químicas que mantêm os organismos vivos, como as reações de oxidação dos alimentos e a fabricação de substâncias, como as proteínas.
      A teoria celular foi proposta na década de 1830 por dois microscopistas alemães, Matthias Jakob Schleiden (1804-1881), botânico, e por Theodor Schwann (1810-1882), médico que pesquisava diversos processos metabólicos em animais. Ela foi formulada originalmente nos seguintes termos:
“As partes elementares dos tecidos são células, semelhantes no geral, mas diferentes na forma e na função. As células têm ocorrência universal nos seres vivos, e seu estudo é fundamental para a compreensão do desenvolvimento de animais e vegetais”.

      Na segunda metade do século XIX a teoria celular enfrentou diversos questionamentos, entre eles o do botânico alemão Julius von Sachs (1832-1897), que trouxe importantes contribuições às pesquisas em fisiologia vegetal, além de fazer várias descobertas sobre a fotossíntese.
      Von Sachs discordava da ideia de que um organismo fosse apenas a soma de suas células e propôs o que ficou conhecido como teoria orgânica. De acordo com essa teoria, o conjunto de células de um organismo adquire propriedades muito diferentes daquelas
que as células isoladas possuem, o que chamamos hoje de propriedades emergentes. A formulação moderna da teoria celular admite parte das duas teorias originais, tanto a de von Sachs como a de Schleiden e Schwann.

Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:   prof.jeni@outlook.com

_______________________________________________________________________
                   FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 26/10 a 30/10.

Disciplina: Física                  4ºBIMESTRE

Tema: Efeitos da transferência de energia

Habilidades: Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas.

 

RESPONDA AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/UaHnnGy5Q4EBtDZ19

Por que o alimento cozinha mais rápido na panela de pressão?

      O princípio de funcionamento de uma panela de pressão baseia-se no fato de que o ponto de ebulição de uma substância varia com a pressão: quanto maior a pressão sobre um líquido, maior será a temperatura de ebulição. Sabemos que, ao nível do mar, onde a pressão exterior é 1,0 atm, a água ferve a 100°C numa panela comum destampada. Já numa panela de pressão (figura 37), também ao nível do mar, a água é aquecida a uma temperatura acima de 100ºC, antes que sua pressão de vapor se iguale à externa, isto é, antes que inicie a ebulição. Nessas panelas, geralmente se consegue uma pressão sobre a água de quase 2,0 atm, com a substância permanecendo no estado líquido até uma temperatura de, aproximadamente, 120°C; por isso, os alimentos cozinham mais rapidamente.

      Quando cozinhamos um alimento numa panela de pressão, o vapor de água que se forma fica retido dentro dela. Após certo tempo, esse vapor acumulado sobre a água líquida tem pressão suficiente para levantar o pino da válvula principal, a pressão no interior da panela ainda é maior do que a atmosférica.

       Se o vapor for impedido de sair pela válvula principal e a pressão aumentar demais, a panela poderá explodir. Por isso, há também uma válvula de segurança na tampa, que libera o vapor, caso a válvula principal esteja entupida.

       Note na ilustração da figura 38 que, quanto maior a altitude, menor a temperatura de ebulição da água. Esse fato está diretamente ligado à variação da pressão atmosférica. À medida que nos afastamos da superfície da Terra, a atmosfera se torna mais rarefeita e a pressão vai diminuindo.

      As diferentes pressões atmosféricas em Salvador (760 mmHg ou 1,0 atm) e Campos do Jordão (610 mmHg ou 0,8 atm) fazem com que a água ferva antes nesta última cidade, dificultando o cozimento em panelas abertas.

A água pode ferver à temperatura de 0°C?

      Apesar de parecer estranho, é possível. Para isso, a pressão do ar deve ser muito baixa (4,6 mmHg).

      Nessas condições, parte da água vaporiza e há formação de cristais de gelo, ou seja, a água é encontrada simultaneamente nos três estados físicos. Os valores 4,6mmHg (ou 0,006atm) e 0ºC definem o que se chama ponto triplo da água.

      Quando a pressão a que a água é submetida atinge 166000mmHg (ou 218,4 atm), seu ponto de ebulição é 374°C. Acima dessa temperatura, denominada temperatura crítica, o gás não pode ser liquefeito apenas por compressão.

A pressão também modifica o ponto de fusão das substâncias?

      Quando uma pessoa está patinando sobre o gelo (figura 39), o ponto de fusão do gelo é menor que 0°C, em razão do aumento da pressão exercida pelo peso do patinador. Assim, o patinador consegue deslizar sobre o gelo porque ele, momentaneamente, funde-se no local onde as lâminas dos patins fazem pressão.

     Logo após a passagem do patinador, a água torna a se solidificar, já que a pressão volta a ser atmosférica. 

      Ao contrário do que acontece com o gelo, um aumento da pressão externa resulta num aumento da temperatura de fusão para a maioria das substâncias; por essa razão, rochas abaixo da superfície terrestre, submetidas a grandes pressões, não se fundem, mesmo estando a altas temperaturas.

      As duas situações analisadas ilustram que a temperatura de mudança de estado está condicionada à pressão a que está sendo submetida a substância. Isso significa que o estado físico de uma substância depende das condições de pressão e temperatura a que ela está submetida.

Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:   prof.jeni@outlook.com

 ____________________________________________

2A e 2B -  Arte

Prof. Anderson


Habilidade: Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.

In(ter)venção na escola- Arte e ação. ARTES VISUAIS – Retomada de conceitos: Mediação cultural e intervenção artística. (ADAPTADO). Devolutiva via Google forms.

Realize as atividades do link a seguir: ARTE 2A e 2B 4°BIMESTRE #01 26/10 a 30/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6JO6jZYCM-HZgoE9POoO0yLzCrNrfn7Qe9WFuzkhEAFyUHA/viewform

____________________________________________

Disciplina de Geografia: profªCristiane segue o link das atividades: Boa tarde...Galerinha segue as atividades dessa semana De Geografia profªCristiane https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVz4O_7F4c1aipzX0eU60Dh3lCXZ1XJl71fs9dePbf7IvxxQ/viewform

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


FILOSOFIA  2°A e B

Habilidades a serem trabalhadas

Reconhecer a relevância da reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneaS.

Tema: Desafios éticos contemporâneos –A ciência e a condição humana.

Leitura: Constituição da República Federativa do Brasil-Art.225

 Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_225_.asp

Acesso em 22/10/2020


Assista ao vídeo: Você está perdido no mundo assim como eu?

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=LKLTmTsa8Ok Acesso em 20/05/2019

 

Atividades:

1)  1)     De que forma os avanços tecnológicos vêm conduzindo a sua rotina, os seus saberes, a sua forma de ver o mundo?

2)   2)    Por que se fala tanto da necessidade de reciclar?

3)   3)    O uso exagerado de agrotóxicos é realmente necessário?

4)  4)    Por que com tanta tecnologia ainda se fala em risco de extinção de espécies animais? 


_____________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

Habilidade: Diferenciar o texto literário do não literário, observando as principais características de cada um.

Caro estudante!

Esta semana trabalharemos com as atividades da apostila “Aprender Sempre” entregue pela escola.

Acesse o link ( https://forms.gle/wqCQT18AMVxTfh9w6 ) e responda às questões.

Atenção: É importante que você também responda os exercícios na própria apostila, ok?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Disciplina-Sociologia-Profª Cristiane 

segue o link para desenvolver as atividades

  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFs80uGhnQirbJwV_cqqFfLQs2CZ_M_XMAyZ0DLWHxlh2Jrg/viewform

________________________________________________________________


Prof Paulo Freire

Matemática

Resolver os exercícios:


Dada a dízima periódica, diga de qual é a fração:

a) 0,44444...      

b) 0,12525...      

c) 0,54545...      

d) 0,04777...   


Prof Paulo Freire

Física

Resolva os exercícios:


 Selecione a alternativa que supre as omissões das afirmações seguintes:

I - O calor do Sol chega até nós por _________________________.

II - Uma moeda bem polida fica __________ quente do que uma moeda revestida de tinta preta, quando ambas são expostas ao sol.

III - Numa barra metálica aquecida numa extremidade, a propagação do calor se dá para a outra extremidade por ________________________.

a) radiação - menos - convecção.

b) convecção - mais - radiação.

c) radiação - menos - condução.

d) convecção - mais - condução.

e) condução - mais - radiação.


                                                        QUÍMICA- 4 Bimestre


                            Formulário do 2º A - https://forms.gle/QSQNrujg5CGHp1xA6

                               Formulário do 2º B -  https://forms.gle/t1PxvFm6TnPwLp5p7



                                         ELETIVA -  MODA 

                                                    Maristela


                Desafio  fazer uma maquiagem e uma fantasia .

            Podem usar a criatividade. se quiser fazer em alguém da sua casa fique a vontade não esqueça da foto do antes e do depois ok. WhastApp 981365627 ou no email


EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO

2ªA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQux1f69nGA3CzRSOj7YGYntUyE0W9_XPJQVZY6bSCZOq1oQ/viewform?usp=sf_link

__________________________________________________________________

2º Ano A     -     Projeto de vida  

Profª  Aurinda Prado   -    (Leitura)

 

Como um curso técnico acelera a sua entrada no mercado de trabalho

 

O curso técnico é uma das opções que mais aproxima o estudante do mercado de trabalho. Essa característica do curso técnico é explicada porque esse tipo de formação é mais focada nos conhecimentos que a pessoa precisa ter para desempenhar uma função. Além disso, o curso técnico tem um prazo de formação menor, o que exige que a prática em relação a uma carreira aconteça mais rápido do que em um curso de graduação.

Os cursos técnicos duram, geralmente, a metade do tempo de um curso de bacharelado ou de licenciatura. Um outro fator positivo para quem quer entrar logo no mercado de trabalho é que os cursos técnicos são bem vistos pelas empresas, as quais desejam ter perfis técnicos e que deem conta das demandas práticas diárias de seus negócios. Por tudo isso, um curso técnico é uma ótima opção tanto para quem está procurando o primeiro emprego quanto para aqueles que já trabalham na área e necessitam apenas de um aperfeiçoamento.

Benefícios do curso técnico para quem está iniciando uma carreira

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas estão procurando se capacitar mais. A qualificação profissional hoje faz toda a diferença no processo de seleção para uma nova vaga de trabalho e, com isso, o curso técnico tornou-se uma opção em alta por apresentar variedade de cursos e por ser um tipo mais rápido de formação.

Veja alguns benefícios para quem faz um curso técnico:

1. Algumas vagas de trabalho são voltadas especialmente para quem se formou no ensino técnico. Muitas empresas – principalmente indústrias – estão cada vez mais abrindo oportunidades especificamente para quem optou por um estudo mais voltado para o mercado de trabalho e para o conhecimento prático de cada função. Mesmo quando as vagas não são específicas para técnicos, mas abertas para qualquer profissional com ensino médio completo, os profissionais que fizeram um tendem a se sair melhor, em especial os profissionais de informática e eletrônica.

2. Em relação ao salário, poucas empresas ainda fazem distinção de um bacharel para um técnico. A realidade é que muitas delas já equiparam essas formações, até porque as exigências e as responsabilidades para cada vaga são as mesmas. A médio prazo, quando o perfil do cargo é mais técnico, muitas vezes os profissionais formados em um curso técnico conseguem receber mais do que aqueles que se formaram em um curso superior.

3. As perspectivas profissionais estão cada vez maiores para quem busca a formação do ensino técnico.

4. O curso técnico de nível médio geralmente oferece o primeiro emprego ao jovem. Na maioria das vezes, a empregabilidade é garantida.

5. Para aqueles que desejam crescer profissionalmente após o ensino técnico, surge o interesse pelo curso superior na mesma área ou por uma especialização técnica. Com isso, o aluno já chega com um conhecimento prático e aproveita melhor a graduação ou a sua especialização na área. Automaticamente, a vida profissional inicia mais cedo e, com isso, é possível adquirir uma bagagem profissional maior em um prazo curto de trajetória no mercado.

Curso técnico profissionalizante auxilia no acesso ao mercado de trabalho

Um curso técnico oferece excelentes oportunidades no mercado. Como o Brasil ainda é carente desse perfil profissional, a cada ano surgem mais oportunidades de colocação para os profissionais qualificados.

Pesquisas demonstram que profissionais com curso técnico possuem salários melhores do que os profissionais sem essa formação. Outros estudos afirmam que, após concluir os estudos, o profissional formado em um curso técnico aguarda menos de um ano para começar a trabalhar na área.

Uma iniciativa que podemos citar é o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Esse programa gratuito, criado pelo governo federal, procura facilitar o ingresso dos estudantes em cursos técnicos e profissionalizantes.

A qualificação é um dos pré-requisitos para ter acesso ao mercado de trabalho. Alguns ramos estão com ausência de profissionais qualificados, o que torna o curso técnico algo vantajoso para o currículo de um profissional que deseja iniciar logo no mercado.

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog, onde tratamos sobre ensino técnico, ensino superior e mercado de trabalho.

 

Falta de mão de obra qualificada afeta metade das indústrias do país.

O setor industrial brasileiro enfrenta um paradoxo. Num país com 11,6 milhões de desempregados, metade das fábricas do país diz ter dificuldade para encontrar mão de obra qualificada.

 

Atividade:

1 – Faça uma pesquisa sobre os cursos técnicos mais procurados no mercado hoje.

2 – Mediante a dificuldade do jovem se colocar no mercado de trabalho, você acha que um curso técnico pode diminuir está estatística? Justifique sua resposta.

“ Investir em si mesmo, não é abrir não

da vida, é sim abrir portas para uma

 nova vida, a opção é sua”.

 

 

 

OBS: caros alunos esta atividade assim como as próximas se referem ao 4º Bimestre, realizar as questões no caderno e encaminhar para

aurinda@prof.educacao.sp.gov.br

(11) e99554-9642

_________________________________________

ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Organização da Culminância - Para nossa culminância será feita uma feira científica virtual (assíncrona)

1. Os projetos devem ser enviados com resultados até dia 30/10
2. Cada grupo deverá organizar uma painel como forma de apresentação do projeto e um vídeo de 5 minutos
3. Todos os painéis e vídeos serão postados no padlet e disponibilizados para a comunidade escolar

Entre em contato para tirara dúvidas sobre seu projeto!

____________________________________________________________

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.    

Habilidades: Apropriar-se e mobilizar estratégias para viabilizar a concretização de seu Projeto de Vida.

Acesse o link abaixo e realize a atividade proposta:  

https://forms.gle/jF8UrqDFTfAhmr1Y8 ____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

 

Habilidades: Construir algoritmos com desvios condicionais lógicos utilizando uma linguagem de programação.  

Acesse o link abaixo e realize a atividade proposta:    

https://forms.gle/xvP6zfj475s39fTcA

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - whatsapp 19 987594417

 

Matemática 2ºA – https://forms.gle/DfykDu9m9Ym2W6FE6

Eletiva Encena 2ºA e 2ºB -  https://forms.gle/bzsZ1gkttkyoS5yv8