E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e
2ªsérie B para o período de 26/10 a 30/10
Disciplina: Biologia
4ºBIMESTRE
Tema/Conteúdo: A organização básica da vida
Habilidade: Identificar os elementos básicos que compõem
a célula, bem como suas funções
Responda as atividades no link:
https://forms.gle/Wxu7Z8pZggUUc9949
A organização básica da vida
A partir do século
XVI a Europa passou por grandes transformações, que mudaram profundamente o
pensamento ocidental. Galileu Galilei (1564-1642) empreendia uma revolução que
incluía a criação de novos instrumentos ópticos.
Não foi apenas a luneta que se
desenvolveu nessa época, mas também outras associações de lentes. Entre elas,
surgiu o microscópio, um aparelho que permitia ver o que era muito pequeno. Com
esse novo aparelho, foi possível explorar de perto, e em detalhes, materiais
biológicos.
Assim, um novo campo do
conhecimento passou a se desenvolver e hoje temos uma compreensão muito
diferente, e com grande riqueza de detalhes, da base microscópica da vida.
Embora ainda exista muito a descobrir e compreender, podemos estudar a base
da vida em detalhes antes inacessíveis, desde a organização das células até as
substâncias e os elementos químicos que as compõem. O termo célula foi
cunhado pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) ao analisar um corte
fino de uma amostra de cortiça em um aparelho mais desenvolvido. Ele observou
uma estrutura, invisível a olho nu, que lembra um favo de mel (figura 2.5).
O nome
escolhido por Hooke denominava o espaço vazio, as cavidades observadas. Mais
tarde, descobriu-se que aqueles espaços existiam porque tinham estado preenchidos
por material vivo. Com o tempo, o termo “célula” passou a designar apenas
estruturas vivas. As observações realizadas por Hooke foram criticadas por um
modesto comerciante holandês, Antoni van Leeuwenhoek (1632-1723). Em 1675 ele
descreveu “pequenos animais vivos” recolhidos em água de poças de chuva, os
quais não eram visíveis a olho nu. Suas observações tinham grande precisão,
mesmo trabalhando com um microscópio de lente única. Em 1683 ele analisou a
boca de um homem e descreveu bactérias na forma de cocos e bacilos.
Foi, entretanto,
apenas no século XIX que as observações de células ganharam a forma de uma
teoria que se tornou famosa, a teoria celular. Em sua formulação
moderna, a teoria celular é sustentada por quatro afirmações amplamente
comprovadas. Ela estabelece que:
● todos os seres vivos do planeta são formados por uma ou mais células que
apresentam uma organização básica comum;
● toda célula se origina de outra célula;
● toda informação hereditária do organismo está contida em suas células; quando
elas se dividem, dando origem a células-filhas, estas recebem toda a informação
hereditária das células parentais;
● no interior das células ocorre o grande conjunto de reações químicas que
mantêm os organismos vivos, como as reações de oxidação dos alimentos e a
fabricação de substâncias, como as proteínas.
A teoria celular foi proposta na
década de 1830 por dois microscopistas alemães, Matthias Jakob Schleiden
(1804-1881), botânico, e por Theodor Schwann (1810-1882), médico que pesquisava
diversos processos metabólicos em animais. Ela foi formulada originalmente nos
seguintes termos:
“As partes elementares dos tecidos são células, semelhantes no geral, mas
diferentes na forma e na função. As células têm ocorrência universal nos seres
vivos, e seu estudo é fundamental para a compreensão do desenvolvimento de
animais e vegetais”.
Na segunda metade do
século XIX a teoria celular enfrentou diversos questionamentos, entre eles o do
botânico alemão Julius von Sachs (1832-1897), que trouxe importantes
contribuições às pesquisas em fisiologia vegetal, além de fazer várias
descobertas sobre a fotossíntese.
Von Sachs discordava da ideia de
que um organismo fosse apenas a soma de suas células e propôs o que ficou conhecido
como teoria orgânica. De acordo com essa teoria, o conjunto de células
de um organismo adquire propriedades muito diferentes daquelas
que as células isoladas possuem, o que chamamos hoje de propriedades
emergentes. A formulação moderna da teoria celular admite parte das duas
teorias originais, tanto a de von Sachs como a de Schleiden e Schwann.
Qualquer dúvida entre
em contato através do meu e-mail: prof.jeni@outlook.com
Atividades
para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 26/10 a 30/10.
Disciplina: Física 4ºBIMESTRE
Tema: Efeitos da
transferência de energia
Habilidades:
Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao
conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético
das moléculas.
RESPONDA
AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/UaHnnGy5Q4EBtDZ19
Por que o alimento cozinha mais
rápido na panela de pressão?
O princípio de funcionamento de uma
panela de pressão baseia-se no fato de que o ponto de ebulição de uma
substância varia com a pressão: quanto maior a pressão sobre um líquido,
maior será a temperatura de ebulição. Sabemos que, ao nível do mar, onde a
pressão exterior é 1,0 atm, a água ferve a 100°C numa panela comum destampada.
Já numa panela de pressão (figura 37), também ao nível do mar, a água é
aquecida a uma temperatura acima de 100ºC, antes que sua pressão de vapor se
iguale à externa, isto é, antes que inicie a ebulição. Nessas panelas,
geralmente se consegue uma pressão sobre a água de quase 2,0 atm, com a
substância permanecendo no estado líquido até uma temperatura de,
aproximadamente, 120°C; por isso, os alimentos cozinham mais rapidamente.
Quando cozinhamos um alimento numa panela de
pressão, o vapor de água que se forma fica retido dentro dela. Após certo
tempo, esse vapor acumulado sobre a água líquida tem pressão suficiente para
levantar o pino da válvula principal, a pressão no interior da panela ainda é
maior do que a atmosférica.
Se o vapor for impedido de sair pela
válvula principal e a pressão aumentar demais, a panela poderá explodir. Por
isso, há também uma válvula de segurança na tampa, que libera o vapor, caso a
válvula principal esteja entupida.
Note na ilustração da figura 38 que,
quanto maior a altitude, menor a temperatura de ebulição da água. Esse fato
está diretamente ligado à variação da pressão atmosférica. À medida que nos
afastamos da superfície da Terra, a atmosfera se torna mais rarefeita e a
pressão vai diminuindo.
As diferentes pressões atmosféricas em
Salvador (760 mmHg ou 1,0 atm) e Campos do Jordão (610 mmHg ou 0,8 atm) fazem
com que a água ferva antes nesta última cidade, dificultando o cozimento em
panelas abertas.
A água
pode ferver à temperatura de 0°C?
Apesar de parecer estranho, é possível. Para isso,
a pressão do ar deve ser muito baixa (4,6 mmHg).
Nessas condições, parte da água vaporiza
e há formação de cristais de gelo, ou seja, a água é encontrada simultaneamente
nos três estados físicos. Os valores 4,6mmHg (ou 0,006atm) e 0ºC definem o que
se chama ponto triplo da água.
Quando a pressão a que a água é submetida
atinge 166000mmHg (ou 218,4 atm), seu ponto de ebulição é 374°C. Acima dessa
temperatura, denominada temperatura crítica, o gás não pode ser
liquefeito apenas por compressão.
A pressão
também modifica o ponto de fusão das substâncias?
Quando uma pessoa está patinando sobre o gelo
(figura 39), o ponto de fusão do gelo é menor que 0°C, em razão do aumento da
pressão exercida pelo peso do patinador. Assim, o patinador consegue deslizar
sobre o gelo porque ele, momentaneamente, funde-se no local onde as lâminas dos
patins fazem pressão.
Logo após a passagem do patinador, a água
torna a se solidificar, já que a pressão volta a ser atmosférica.
Ao contrário do que acontece com o gelo,
um aumento da pressão externa resulta num aumento da temperatura de fusão para
a maioria das substâncias; por essa razão, rochas abaixo da superfície
terrestre, submetidas a grandes pressões, não se fundem, mesmo estando a altas
temperaturas.
As duas situações analisadas ilustram que
a temperatura de mudança de estado está condicionada à pressão a que está sendo
submetida a substância. Isso significa que o estado físico de uma substância
depende das condições de pressão e temperatura a que ela está submetida.
Qualquer
dúvida entre em contato através do meu e-mail: prof.jeni@outlook.com
2A e 2B - Arte
Prof. Anderson
Habilidade: Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.
In(ter)venção na escola- Arte e ação. ARTES VISUAIS – Retomada de conceitos: Mediação cultural e intervenção artística. (ADAPTADO). Devolutiva via Google forms.
Realize as atividades do link a seguir: ARTE 2A e 2B 4°BIMESTRE #01 26/10 a 30/10
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6JO6jZYCM-HZgoE9POoO0yLzCrNrfn7Qe9WFuzkhEAFyUHA/viewform
Disciplina de Geografia: profªCristiane segue o link das atividades: Boa tarde...Galerinha segue as atividades dessa semana De Geografia profªCristiane https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVz4O_7F4c1aipzX0eU60Dh3lCXZ1XJl71fs9dePbf7IvxxQ/viewform
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FILOSOFIA 2°A e B
Habilidades a serem trabalhadas
Reconhecer a relevância da reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneaS.
Tema: Desafios éticos
contemporâneos –A ciência e a condição humana.
Leitura: Constituição da República
Federativa do Brasil-Art.225
Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_225_.asp
Acesso em 22/10/2020
Assista ao vídeo: Você está
perdido no mundo assim como eu?
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=LKLTmTsa8Ok
Acesso em 20/05/2019
Atividades:
1) 1) De
que forma os avanços tecnológicos vêm conduzindo a sua rotina, os seus saberes,
a sua forma de ver o mundo?
2) 2) Por
que se fala tanto da necessidade de reciclar?
3) 3) O
uso exagerado de agrotóxicos é realmente necessário?
4) 4) Por
que com tanta tecnologia ainda se fala em risco de extinção de espécies
animais?
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
Habilidade: Diferenciar o texto literário do não literário, observando as principais características de cada um.Caro estudante!
Esta semana trabalharemos
com as atividades da apostila “Aprender Sempre” entregue pela escola.
Acesse o link ( https://forms.gle/wqCQT18AMVxTfh9w6
) e responda às questões.
Atenção: É importante que
você também responda os exercícios na própria apostila, ok?
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Disciplina-Sociologia-Profª Cristiane
segue o link para desenvolver as atividades
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFs80uGhnQirbJwV_cqqFfLQs2CZ_M_XMAyZ0DLWHxlh2Jrg/viewform
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Prof Paulo Freire
Matemática
Resolver os exercícios:
Dada a dízima periódica, diga de qual é a fração:
a) 0,44444...
b) 0,12525...
c) 0,54545...
d) 0,04777...
Prof Paulo Freire
Física
Resolva os exercícios:
Selecione a alternativa que supre as omissões das afirmações seguintes:
I - O calor do Sol chega até nós por _________________________.
II - Uma moeda bem polida fica __________ quente do que uma moeda revestida de tinta preta, quando ambas são expostas ao sol.
III - Numa barra metálica aquecida numa extremidade, a propagação do calor se dá para a outra extremidade por ________________________.
a) radiação - menos - convecção.
b) convecção - mais - radiação.
c) radiação - menos - condução.
d) convecção - mais - condução.
e) condução - mais - radiação.
QUÍMICA- 4 Bimestre
Formulário do 2º A - https://forms.gle/QSQNrujg5CGHp1xA6
Formulário do 2º B - https://forms.gle/t1PxvFm6TnPwLp5p7
ELETIVA - MODA
Maristela
Desafio fazer uma maquiagem e uma fantasia .
Podem usar a criatividade. se quiser fazer em alguém da sua casa fique a vontade não esqueça da foto do antes e do depois ok. WhastApp 981365627 ou no email
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO
2ªA
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2º
Ano A - Projeto
de vida
Profª Aurinda Prado -
(Leitura)
Como
um curso técnico acelera a sua entrada no mercado de trabalho
O curso técnico é uma das opções que mais aproxima o estudante do
mercado de trabalho. Essa característica do curso técnico é explicada
porque esse tipo de formação é mais focada nos conhecimentos que a pessoa
precisa ter para desempenhar uma função. Além disso, o curso técnico tem
um prazo
de formação menor, o que exige que a prática em relação a uma carreira
aconteça mais rápido do que em um curso de graduação.
Os cursos técnicos duram, geralmente, a metade do tempo de um curso de
bacharelado ou de licenciatura. Um outro fator positivo para quem quer entrar
logo no mercado de trabalho é que os cursos técnicos são bem vistos pelas
empresas, as quais desejam ter perfis técnicos e que deem conta das demandas
práticas diárias de seus negócios. Por tudo isso, um curso técnico é uma ótima
opção tanto para quem está procurando o primeiro emprego quanto para aqueles
que já trabalham na área e necessitam apenas de um aperfeiçoamento.
Benefícios do curso técnico para quem
está iniciando uma carreira
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas estão
procurando se capacitar mais. A qualificação profissional hoje faz toda a
diferença no processo de seleção para uma nova vaga de trabalho e, com isso, o
curso técnico tornou-se uma opção em alta por apresentar variedade de cursos e
por ser um tipo mais rápido de formação.
Veja alguns benefícios para quem faz um
curso técnico:
1. Algumas vagas de trabalho são voltadas especialmente para quem se
formou no ensino técnico. Muitas empresas – principalmente indústrias – estão
cada vez mais abrindo oportunidades especificamente para quem optou por um
estudo mais voltado para o mercado de trabalho e para o conhecimento prático de
cada função. Mesmo quando as vagas não são específicas para técnicos, mas
abertas para qualquer profissional com ensino médio completo, os profissionais
que fizeram um tendem a se sair melhor, em especial os profissionais de
informática e eletrônica.
2. Em relação ao salário, poucas empresas ainda fazem distinção de um
bacharel para um técnico. A realidade é que muitas delas já equiparam essas
formações, até porque as exigências e as responsabilidades para cada vaga são
as mesmas. A médio prazo, quando o perfil do cargo é mais técnico, muitas vezes
os profissionais formados em um curso técnico conseguem receber mais do que
aqueles que se formaram em um curso superior.
3. As perspectivas profissionais estão cada vez
maiores para quem busca a formação do ensino técnico.
4. O curso técnico de nível médio geralmente oferece o primeiro emprego ao jovem. Na
maioria das vezes, a empregabilidade é garantida.
5. Para aqueles que desejam crescer profissionalmente após o ensino
técnico, surge o interesse pelo curso superior na mesma área ou por uma
especialização técnica. Com isso, o aluno já chega com um conhecimento prático
e aproveita melhor a graduação ou a sua especialização na área.
Automaticamente, a vida profissional inicia mais cedo e, com isso, é possível
adquirir uma bagagem profissional maior em um prazo curto de trajetória no
mercado.
Curso técnico profissionalizante
auxilia no acesso ao mercado de trabalho
Um curso técnico oferece excelentes oportunidades no mercado. Como o
Brasil ainda é carente desse perfil profissional, a cada ano surgem mais
oportunidades de colocação para os profissionais qualificados.
Pesquisas demonstram que profissionais com curso técnico possuem salários melhores do que os
profissionais sem essa formação. Outros estudos afirmam que, após concluir os
estudos, o profissional formado em um curso técnico aguarda menos de um ano
para começar a trabalhar na área.
Uma iniciativa que podemos citar é o Pronatec – Programa
Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Esse programa gratuito, criado
pelo governo federal, procura facilitar o ingresso dos estudantes em cursos
técnicos e profissionalizantes.
A qualificação é um dos pré-requisitos para ter acesso ao mercado de
trabalho. Alguns ramos estão com ausência de profissionais qualificados, o que torna
o curso técnico algo vantajoso para o currículo de um profissional que deseja
iniciar logo no mercado.
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog, onde tratamos sobre
ensino técnico, ensino superior e mercado de trabalho.
Falta de mão de obra qualificada afeta metade das indústrias do país.
O setor industrial brasileiro
enfrenta um paradoxo. Num país com 11,6
milhões de desempregados, metade das fábricas do país diz ter dificuldade para
encontrar mão de obra qualificada.
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre os cursos técnicos mais procurados no
mercado hoje.
2 – Mediante a dificuldade do jovem se colocar no mercado de trabalho,
você acha que um curso técnico pode diminuir está estatística? Justifique sua
resposta.
“ Investir em si
mesmo, não é abrir não
da vida, é sim abrir
portas para uma
nova
vida, a opção é sua”.
OBS: caros alunos esta atividade assim como as próximas se referem ao 4º
Bimestre, realizar as questões no caderno e encaminhar para
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
(11)
e99554-9642
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Apropriar-se e mobilizar estratégias para
viabilizar a concretização de seu Projeto de Vida.
Acesse
o link abaixo e realize a atividade proposta:
https://forms.gle/jF8UrqDFTfAhmr1Y8 ____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
2°B.
Habilidades: Construir algoritmos com desvios
condicionais lógicos utilizando uma linguagem de programação.
Acesse
o link abaixo e realize a atividade proposta:
https://forms.gle/xvP6zfj475s39fTcA
____________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves
Moreira Braga
Profª Thamara -
Matemática 2ºA –
Eletiva Encena 2ºA e 2ºB - https://forms.gle/bzsZ1gkttkyoS5yv8