E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.
TEMA: Origem da vida: - Concepções
mítico-religiosas - Teorias científicas
Habilidades: Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos.
Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos
primeiros seres vivos
RESPONDA AS ATIVIDADES NO
LINK: https://forms.gle/MMzmNYXnEYPbQgJi9
A dinâmica da Terra e da vida ao longo do tempo
O estudo da dinâmica
da Terra envolve conceitos de várias áreas do saber, como a Geografia e a
Física. Atente para isso durante o estudo da dinâmica da Terra e dos movimentos
litosféricos. Você perceberá como a construção do conhecimento é feita de
maneira interdisciplinar, com a colaboração de pesquisadores e cientistas de
várias áreas ao longo do tempo. A diversidade atual de seres vivos é muito
grande, mas nem sempre foi igual à que temos hoje. Com base em registros que os
seres vivos deixaram principalmente nas rochas sob a forma de fósseis e
em estudos das mudanças nas condições ambientais pelas quais o nosso planeta
passou até os dias de hoje, os cientistas dividem o tempo geológico em eras,
as quais são subdivididas em períodos, que são formados por épocas.
As mudanças na composição da fauna e da flora de nosso planeta ao longo do
tempo foram acompanhadas também por profundas mudanças climáticas e por alterações
na crosta terrestre. A Terra foi e ainda é um planeta em transformação. A
distribuição dos mares e das terras mudou muito ao longo da evolução do
planeta. A litosfera, camada mais externa da Terra, é formada por cerca
de 20 placas litosféricas, que ficam sobre o manto. Algumas dessas
placas contêm áreas submersas e apenas algumas áreas emersas, as quais formam
ilhas. É o caso da placa do Pacífico. Outras, no entanto, são formadas também
por continentes, como a placa Sul-americana, que contém grande parte do
continente sul-americano A espessura dessas placas é variável. As porções das placas que
formam o fundo dos mares podem ser muito delgadas, com cerca de 10 km de
espessura, enquanto as porções que formam regiões montanhosas chegam a ter 250
km de espessura.
Essas placas não estiveram sempre
na posição mostrada no mapa (Fig. 7.19). Ao longo da evolução de nosso planeta,
elas se deslocaram e ainda continuam se deslocando. Esse deslocamento é
explicado pela teoria da tectônica de placas, a qual se baseia nas correntes de
convecção que se formam no manto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o
manto não é formado por magma ou por qualquer material líquido. Ele é formado
por material quente de comportamento viscoso e moldável e é aquecido pela
desintegração de átomos que ocorre no núcleo da Terra.
Com isso, a porção do manto mais
próxima do núcleo fica mais quente e menos densa que a porção mais próxima da
litosfera. Essa diferença de temperatura e densidade promove as correntes de
convecção: o material mais quente e menos denso sobe e o menos quente e mais
denso desce; ao descer, esse material se aquece novamente e sobe, e assim por
diante.
Os limites entre as placas
litosféricas ficam, em geral, no fundo dos mares, com fendas que separam as
placas. Nessas fendas, há redução da pressão a que o manto está submetido, e
isso faz com que ele se liquefaça, formando o magma, que extravasa. Ao entrar
em contato com a água, o magma solidifica-se, contribuindo para aumentar a
extensão das placas a partir dessa região. Isso e as correntes de convecção
empurram para lados opostos as placas que estão separadas pelas fendas. A
movimentação dessas placas pode causar atrito no
lado oposto e, nesses casos, uma placa pode entrar por baixo da outra (Fig.
7.20) ou se deslocar em
Os movimentos das placas litosféricas são responsáveis pelo
soerguimento de montanhas e, quando mais abruptos, pelos terremotos, maremotos,
tsunamis, entre outros eventos geológicos.
Muitos foram os deslocamentos das placas litosféricas desde o início de nosso planeta. No início do Triássico, por exemplo, havia apenas um supercontinente: a Pangeia (= Terra toda). No final do Triássico, a Pangeia começou a se separar em dois continentes: Laurásia, ao norte, e
Gondwana, ao sul, separados um do outro pelo mar de Tétis, do qual o atual Mediterrâneo foi o que restou. No final do Jurássico, a Laurásia já estava dividida em dois continentes: América do Norte e Europa- -Ásia. Gondwana, mais afastada para o sul, deu origem a América do Sul, África, Índia, Antártida e Austrália.
Por que os dinossauros foram extintos?
A extinção de
espécies é um processo natural e frequente ao longo da história da vida na
Terra.
O desaparecimento de grupos de seres vivos e o surgimento de outros são
fenômenos que têm atuado decisivamente sobre a biodiversidade. Quando falamos
em eventos de extinção em massa, estamos nos referindo a períodos em que vários
grupos de organismos distintos extinguiram-se de forma rápida (considerando o
tempo geológico) e praticamente ao mesmo tempo, o que sugere uma causa comum
para esse desaparecimento. As evidências indicam que esses grandes eventos de
extinção foram provocados por alterações climáticas drásticas em todo o
planeta. Um deles ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, quando os dinossauros
foram extintos.
Uma das explicações
mais aceitas para essa extinção é a da colisão de um cometa ou de um asteroide
com a superfície do planeta. A formulação dessa explicação deu-se a partir
da análise de certas rochas que datam do período de transição entre o Mesozoico
e o Cenozoico e que passaram a apresentar maior concentração de irídio,
elemento químico pouco frequente na crosta terrestre. De acordo com os
defensores dessa hipótese, o irídio teria se originado de material
extraterrestre que chegou à Terra com a queda do asteroide.
Outra forte
evidência que passou a sustentar a hipótese de colisão foi a descoberta da
cratera de Chicxulub, com 180 quilômetros de diâmetro, no México, próximo ao
mar do Caribe. Os sedimentos dessa cratera datam de 65 milhões de anos,
justamente a época da extinção dos dinossauros. Estima-se que ela tenha sido
formada pela queda de um asteroide de cerca de 10 quilômetros de diâmetro. A
força do impacto teria sido suficiente para levantar uma nuvem de vapor quente,
partículas
e fumaça que se espalhou pelo planeta todo e foi capaz de bloquear a passagem
de luz solar, causando, por consequência, a morte da vegetação. Em função
disso, os animais, que dependiam das plantas direta ou indiretamente para se
alimentar, acabaram morrendo em seguida.
O bloqueio da luz
solar teria persistido por muitos anos, tornando o planeta mais frio. Além disso,
a presença de certos compostos nessa nuvem de fumaça teria provocado a
ocorrência de chuvas ácidas por todo o planeta, o que teria acelerado a morte
da vegetação. Apesar de a explicação ser bastante aceita, estudiosos sustentam
que o desaparecimento dos dinossauros envolve fatores mais complexos, que não
poderiam ser explicados apenas pelo impacto do asteroide. Esses cientistas
julgam que a transformação do ambiente terrestre no final do Mesozoico teria
sido causada também por intensas erupções vulcânicas acompanhadas de uma série
de impactos com asteroides de diversos tamanhos e não por apenas um, embora o
que caiu no México tenha sido o maior deles.
Outra discussão atual entre os
cientistas refere-se ao metabolismo dos dinossauros: seriam eles ectotermos ou
endotermos? Os répteis atuais são ectotermos (do grego: ektós = externo;
thermós = calor), ou seja, regulam a temperatura interna de seu corpo
utilizando o calor do ambiente. Para animais com esse tipo de regulação de temperatura,
a sobrevivência ao período mais frio teria sido difícil. Uma das hipóteses
propõe que esses animais não teriam conseguido regular a temperatura de seus
corpos com a redução da intensidade de radiação solar que chegava à Terra e,
por conta disso, teriam morrido de frio.
No entanto, existem propostas
segundo as quais os dinossauros de grande porte teriam sido capazes de regular
a temperatura corpórea com o calor produzido pelo próprio metabolismo, da mesma
forma que as aves e os mamíferos, que são animais endotermos (do grego: éndon
= para dentro, interno). Caso essa hipótese seja confirmada, os dinossauros
teriam sido extintos
por consequência do desequilíbrio das cadeias alimentares, processo
desencadeado pela destruição da vegetação em função das mudanças climáticas
decorrentes da queda de asteroides.
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História 3ªSérie
A,B e C –
Profº Leilson
Habilidades: Analisar o papel histórico
das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes agentes e forças sociais.
Português –3ªA, B e C - Professora Ariane
Habilidades:
Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Responder a atividades acessando ao link: https://forms.gle/Adr1FdZdyrJNgxsJA
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ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Identificar e compreender os
recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais,
utilizando-os para resolução de problemas.
"O
que é 5G? Tire suas dúvidas sobre a quinta geração da telefonia"
https://www.uol.com.br/tilt/faq/o-que-e-5g-tire-suas-duvidas-sobre-a-quinta-geracao-da-telefonia.htm
Leio o
texto e responda no caderno:
1- O que é a rede 5G?
2-Como funciona a rede 5G?
3-Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Amadurecer reflexões
baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem
seus interesses de trajetória profissional formação acadêmica.
18
profissões do futuro que já estão sendo super disputadas!
https://www.estagiotrainee.com/profissoes-futuro
1- De acordo com o texto, o que é
Revolução Tecnológica e como ela influência nas profissões?
2- De acordo com o texto, o que
significa Home Office e qual sua tendência para o futuro?
3-Escolha dentro das áreas (tecnologia,
saúde, qualidade de vida, etc.), uma profissão do futuro que mais lhe chamou atenção
e a descreva.
PROJETO DE VIDA 3º C
Professoraq: Maristela
Faça uma redação’
Fale sobre você o que mudou no seu projeto devido a esta quarentena e o que será diferente para você quando tudo passar? Quais seus planos para seu projeto de vida? O que você faria diferente já que mudou sua vida neste momento?
Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627
Química
Professora: Maristela
De exemplo: Fórmula molecular:
Cadeia
aberta e fechada
Cadeia
saturada e insaturada
Cadeia normal e
ramificada
Cadeia homogênea
e heterogênea
Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627
Prof Paulo Freire
Matemática
Taxa
de crescimento e decrescimento
Assista o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=z5dJbFrN1zc
Resolva os exercícios
Exercício 1
Determine a a taxa de variação da função f(x) = 2x
+ 3 é dada por 2.
Exemplo 2
Demonstrar
que a taxa de variação da função f (x) = –0,3x + 6
é dada pelo coeficiente angular da reta.
Prof Paulo Freire
Física
Radiação
Eletromagnetica e Tecnologia Associada.
Assista o
vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=anAfGZasFC0
Resolva os
exercícios
QUESTÃO 1
Por qual motivo as ondas eletromagnéticas limítrofes receberam os
nomes: infravermelho e ultravioleta, quando estão na faixa de luz visível?
QUESTÃO 2
A velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo é de 3. 108 m/s.
Calcule qual a frequência dos raios X, sabendo que sua onda possui comprimento
de 0,1 Å
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Atividade de Tecnologia e Inovação- 08 a 11de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 3 série A
Habilidades:
EF09HI33: Analisar as transformações
nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das
tecnologias digitais de informação e comunicação.
O que é Learning by
doing ?
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação
4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Learning by doing
O aluno irá pesquisar sobre o tema
acima
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
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Inglês
Gramática - Conhecimentos linguísticos: Identificar as situações de uso de estruturas verbais para indicar ações no futuro: will, going to.
Realizar atividade: https://forms.gle/mktp1NdxUKFHYydZ7
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Sociologia 3ºB/ 3ºC – Profª Graziela de Freitas
Estado de direito e Cidadania
O Estado Democrático de direito é definido
juridicamente pelo respeito aos direitos humanos fundamentais. É um
Estado no qual os direitos individuais, coletivos, sociais e políticos são
garantidos através do direito constitucional.
No Estado Democrático de Direito a atuação do
Estado é definida e limitada pela Constituição do país.
Os cidadãos, por sua vez, têm os direitos sociais e
proteção jurídicas garantidos pelo Estado através dos governantes,
que são escolhidos de forma democrática.
O poder dos governantes e a soberania estatal emanam
do poder popular, através da escolha direta dos seus governantes através de
eleições.
Os eleitos devem respeitar e cumprir as
obrigações previstas em lei. Um governante não pode tomar decisões que sejam
contrárias à Constituição ou que firam os direitos básicos e essenciais aos
cidadãos.
Conceito sobre Estado de Direito
O Estado de
Direito é aquele em que o poder do Estado é limitado
pelos direitos dos cidadãos. Sua finalidade é coibir abusos do
aparato estatal para com os indivíduos. Os direitos fundamentais conferem autonomia e liberdade aos
indivíduos nas suas atividades cotidianas e limitam o poder do
Estado sobre elas.
Outros
vetores inibidores do poder estatal são a separação dos poderes em Executivo,
Legislativo, Judiciário e a democracia política. Nesse modelo de Estado, a soberania popular é
que dá a legitimação para os legisladores criarem o corpo de leis, a
Constituição, que norteará as ações de cidadãos comuns e de agentes estatais.
No Brasil, o Estado Democrático de Direito está preconizado no Artigo 1º da
Constituição de 1988, balizado pela premissa de que todo poder emana do povo.
Para aprofundar
o conceito, assista a aula do CMSP sobre o tema e responda o Google Formulário
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=28l-RymfMWc&t=144s
Filosofia 3º C Profª Graziela de Freitas
Liberdade:
Libertarismo, determinismo e dialética: Parte II
Liberdade segundo Kant:
Segundo Kant, a autonomia é o fundamento de
toda a moralidade das ações humanas. A autonomia consiste na apresentação da
razão para si mesma de uma lei moral que é válida para a vontade de todos os
seres racionais. A lei moral vai contra as ações que são praticadas por
egoísmo, já que ela possui a forma de uma legislação universal que é expressa
no imperativo categórico da razão. A heteronomia da vontade é o princípio
contrário à autonomia. A partir da determinação de sua vontade pela lei moral o
homem torna-se consciente de sua liberdade. Por conseguinte, a liberdade é o
que torna possível ao homem sua autodeterminação para a ação moral.
Declaração dos Direitos Humanos: A Declaração Universal
dos Direitos Humanos é um documento marco na história dos direitos humanos.
Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de
todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral
das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução
217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos
os povos e nações.
Para aprofundar o tema:
Video aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=AXcHzXSIjik
Google Formulário: https://forms.gle/iFovcSQjmDjDBtyX7
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