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PSICOLOGIA VIVA

08 setembro, 2020

3ª SERIE: 08 A 11 SETEMBRO

 

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE 



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PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.


 

SEGUE TUTORIAL PARA  RESPONDER A PESQUISA NA SED. ACESSE O LINK ABAIXO


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                                        DISCIPLINA : BIOLOGIA
 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C          para o período                                    de 08/09 a 11/09

TEMA: Origem da vida:  - Concepções mítico-religiosas - Teorias científicas 

Habilidades: Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos.

 Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos

RESPONDA AS ATIVIDADES  NO LINK:  https://forms.gle/MMzmNYXnEYPbQgJi9

 

A dinâmica da Terra e da vida ao longo do tempo

      O estudo da dinâmica da Terra envolve conceitos de várias áreas do saber, como a Geografia e a Física. Atente para isso durante o estudo da dinâmica da Terra e dos movimentos litosféricos. Você perceberá como a construção do conhecimento é feita de maneira interdisciplinar, com a colaboração de pesquisadores e cientistas de várias áreas ao longo do tempo. A diversidade atual de seres vivos é muito grande, mas nem sempre foi igual à que temos hoje. Com base em registros que os seres vivos deixaram principalmente nas rochas sob a forma de fósseis e em estudos das mudanças nas condições ambientais pelas quais o nosso planeta passou até os dias de hoje, os cientistas dividem o tempo geológico em eras, as quais são subdivididas em períodos, que são formados por épocas. As mudanças na composição da fauna e da flora de nosso planeta ao longo do tempo foram acompanhadas também por profundas mudanças climáticas e por alterações na crosta terrestre. A Terra foi e ainda é um planeta em transformação. A distribuição dos mares e das terras mudou muito ao longo da evolução do planeta. A litosfera, camada mais externa da Terra, é formada por cerca de 20 placas litosféricas, que ficam sobre o manto. Algumas dessas placas contêm áreas submersas e apenas algumas áreas emersas, as quais formam ilhas. É o caso da placa do Pacífico. Outras, no entanto, são formadas também por continentes, como a placa Sul-americana, que contém grande parte do continente sul-americano A espessura dessas placas é variável. As porções das placas que formam o fundo dos mares podem ser muito delgadas, com cerca de 10 km de espessura, enquanto as porções que formam regiões montanhosas chegam a ter 250 km de espessura.
      Essas placas não estiveram sempre na posição mostrada no mapa (Fig. 7.19). Ao longo da evolução de nosso planeta, elas se deslocaram e ainda continuam se deslocando. Esse deslocamento é explicado pela teoria da tectônica de placas, a qual se baseia nas correntes de convecção que se formam no manto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o manto não é formado por magma ou por qualquer material líquido. Ele é formado por material quente de comportamento viscoso e moldável e é aquecido pela desintegração de átomos que ocorre no núcleo da Terra.
      Com isso, a porção do manto mais próxima do núcleo fica mais quente e menos densa que a porção mais próxima da litosfera. Essa diferença de temperatura e densidade promove as correntes de convecção: o material mais quente e menos denso sobe e o menos quente e mais denso desce; ao descer, esse material se aquece novamente e sobe, e assim por diante.

       Os limites entre as placas litosféricas ficam, em geral, no fundo dos mares, com fendas que separam as placas. Nessas fendas, há redução da pressão a que o manto está submetido, e isso faz com que ele se liquefaça, formando o magma, que extravasa. Ao entrar em contato com a água, o magma solidifica-se, contribuindo para aumentar a extensão das placas a partir dessa região. Isso e as correntes de convecção empurram para lados opostos as placas que estão separadas pelas fendas. A movimentação dessas placas pode causar atrito no
lado oposto e, nesses casos, uma placa pode entrar por baixo da outra (Fig. 7.20) ou se deslocar em

Os movimentos das placas litosféricas são responsáveis pelo soerguimento de montanhas e, quando mais abruptos, pelos terremotos, maremotos, tsunamis, entre outros eventos geológicos.



      Muitos foram os deslocamentos das placas litosféricas desde o início de nosso planeta. No início do Triássico, por exemplo, havia apenas um supercontinente: a Pangeia (= Terra toda). No final do Triássico, a Pangeia começou a se separar em dois continentes: Laurásia, ao norte, e
Gondwana, ao sul, separados um do outro pelo mar de Tétis, do qual o atual Mediterrâneo foi o que restou. No final do Jurássico, a Laurásia já estava dividida em dois continentes: América do Norte e Europa- -Ásia. Gondwana, mais afastada para o sul, deu origem a América do Sul, África, Índia, Antártida e Austrália.

 

Por que os dinossauros foram extintos?

      A extinção de espécies é um processo natural e frequente ao longo da história da vida na Terra.
O desaparecimento de grupos de seres vivos e o surgimento de outros são fenômenos que têm atuado decisivamente sobre a biodiversidade. Quando falamos em eventos de extinção em massa, estamos nos referindo a períodos em que vários grupos de organismos distintos extinguiram-se de forma rápida (considerando o tempo geológico) e praticamente ao mesmo tempo, o que sugere uma causa comum para esse desaparecimento. As evidências indicam que esses grandes eventos de extinção foram provocados por alterações climáticas drásticas em todo o planeta. Um deles ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos.

       Uma das explicações mais aceitas para essa extinção é a da colisão de um cometa ou de um asteroide com a superfície do planeta. A formulação dessa explicação deu-se a partir da análise de certas rochas que datam do período de transição entre o Mesozoico e o Cenozoico e que passaram a apresentar maior concentração de irídio, elemento químico pouco frequente na crosta terrestre. De acordo com os defensores dessa hipótese, o irídio teria se originado de material extraterrestre que chegou à Terra com a queda do asteroide.

      Outra forte evidência que passou a sustentar a hipótese de colisão foi a descoberta da cratera de Chicxulub, com 180 quilômetros de diâmetro, no México, próximo ao mar do Caribe. Os sedimentos dessa cratera datam de 65 milhões de anos, justamente a época da extinção dos dinossauros. Estima-se que ela tenha sido formada pela queda de um asteroide de cerca de 10 quilômetros de diâmetro. A força do impacto teria sido suficiente para levantar uma nuvem de vapor quente, partículas
e fumaça que se espalhou pelo planeta todo e foi capaz de bloquear a passagem de luz solar, causando, por consequência, a morte da vegetação. Em função disso, os animais, que dependiam das plantas direta ou indiretamente para se alimentar, acabaram morrendo em seguida.

      O bloqueio da luz solar teria persistido por muitos anos, tornando o planeta mais frio. Além disso, a presença de certos compostos nessa nuvem de fumaça teria provocado a ocorrência de chuvas ácidas por todo o planeta, o que teria acelerado a morte da vegetação. Apesar de a explicação ser bastante aceita, estudiosos sustentam que o desaparecimento dos dinossauros envolve fatores mais complexos, que não poderiam ser explicados apenas pelo impacto do asteroide. Esses cientistas julgam que a transformação do ambiente terrestre no final do Mesozoico teria sido causada também por intensas erupções vulcânicas acompanhadas de uma série de impactos com asteroides de diversos tamanhos e não por apenas um, embora o que caiu no México tenha sido o maior deles.
      Outra discussão atual entre os cientistas refere-se ao metabolismo dos dinossauros: seriam eles ectotermos ou endotermos? Os répteis atuais são ectotermos (do grego: ektós = externo; thermós = calor), ou seja, regulam a temperatura interna de seu corpo utilizando o calor do ambiente. Para animais com esse tipo de regulação de temperatura, a sobrevivência ao período mais frio teria sido difícil. Uma das hipóteses propõe que esses animais não teriam conseguido regular a temperatura de seus corpos com a redução da intensidade de radiação solar que chegava à Terra e, por conta disso, teriam morrido de frio.
      No entanto, existem propostas segundo as quais os dinossauros de grande porte teriam sido capazes de regular a temperatura corpórea com o calor produzido pelo próprio metabolismo, da mesma forma que as aves e os mamíferos, que são animais endotermos (do grego: éndon = para dentro, interno). Caso essa hipótese seja confirmada, os dinossauros teriam sido extintos
por consequência do desequilíbrio das cadeias alimentares, processo desencadeado pela destruição da vegetação em função das mudanças climáticas decorrentes da queda de asteroides.

 



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História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/hKAg6XjM3Ccq6J55A 
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Português –3ªA, B e C  - Professora Ariane 

Habilidades: 

Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria.

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Responder a atividades acessando ao link:  https://forms.gle/Adr1FdZdyrJNgxsJA 


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 ELETIVA (CONS)CIÊNCIA


Profª Mileni

Continuando o processo de construção dos projetos: 

Envie o projeto escrito (tudo bem se não tiver terminado) do seu grupo para o email ou whatsapp, irei corrigir e envia-lo de volta para começarmos a executar!

Reunião geral dia 11/09 às 10:00 - O link será enviado pelo nosso grupo de Whatsapp
Participem!!!

whatsapp (19)996125182 ou promileni@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contato! 

Grande abraço!
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Disciplina Geografia:ProfªCristiane
segue o link para desenvolver as atividades: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc786vja9VQK-iJbGuxc6pdwqpiOcUW79lU5Nngvn2E3YSJMw/viewform

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.   

Habilidades: Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.

"O que é 5G? Tire suas dúvidas sobre a quinta geração da telefonia"

https://www.uol.com.br/tilt/faq/o-que-e-5g-tire-suas-duvidas-sobre-a-quinta-geracao-da-telefonia.htm

Leio o texto e responda no caderno:

1- O que é a rede 5G?

2-Como funciona a rede 5G?

3-Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.

Habilidades: Amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional formação acadêmica.

18 profissões do futuro que já estão sendo super disputadas!

https://www.estagiotrainee.com/profissoes-futuro

 Leio o texto e responda no caderno:

1- De acordo com o texto, o que é Revolução Tecnológica e como ela influência nas profissões?

2- De acordo com o texto, o que significa Home Office e qual sua tendência para o futuro?

3-Escolha dentro das áreas (tecnologia, saúde, qualidade de vida, etc.), uma profissão do futuro que mais lhe chamou atenção e a descreva.

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ELETIVAS MODA CRIANDO E RECRIANDO FASHION SCHOOL


Profº: Maristela

Estamos montando algumas atividades porem gostaria de fazer uma pesquisa para esta semana, o que vocês gostaria de fazer na eletiva de MODA CRIANDO E RECRIANDO FASHION SCHOOL?  na próxima semana já posto as ideias de vocês para votação ok.
formentini2@gmail.com ou 981365627





Educação física professor Emerson 3° B



ATIVIDADE LÚDICA




https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclewGpCZh3pRr97YKq9VA9JVlKHmLW1xhPhmI4VaYoR29PnA/viewform?usp=sf_link








PROJETO DE VIDA  3º C

Professoraq: Maristela

Faça uma redação’

Fale sobre você o que mudou no seu projeto devido a esta quarentena  e o que será diferente para você quando tudo passar? Quais seus planos para seu projeto de vida? O que você faria diferente já que mudou sua vida neste momento?

Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627





Química

Professora: Maristela

https://youtu.be/GGUJdccH0Pk

 De exemplo: Fórmula molecular:

 Cadeia aberta e fechada

 Cadeia saturada e insaturada

Cadeia normal e ramificada

Cadeia homogênea e heterogênea

 

Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627


Prof  Paulo Freire

Matemática


Taxa de crescimento e decrescimento

 

Assista o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=z5dJbFrN1zc

 

Resolva os exercícios

Exercício 1

Determine a a taxa de variação da função f(x) = 2x + 3 é dada por 2.



Exemplo 2

 Demonstrar que a taxa de variação da função f (x) = –0,3x + 6

 é dada pelo coeficiente angular da reta. 


Prof  Paulo Freire

Física


Radiação Eletromagnetica e Tecnologia Associada.

 

Assista o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=anAfGZasFC0

 

Resolva os exercícios

QUESTÃO 1

Por qual motivo as ondas eletromagnéticas limítrofes receberam os nomes: infravermelho e ultravioleta, quando estão na faixa de luz visível?

 

QUESTÃO 2

A velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo é de 3. 108 m/s. Calcule qual a frequência dos raios X, sabendo que sua onda possui comprimento de 0,1 Å

 

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Atividade de Tecnologia e Inovação- 08 a 11de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 3 série A

Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

 O que é Learning by doing ?

 

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Learning by doing

O aluno irá pesquisar sobre o tema acima

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

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 Inglês

Gramática - Conhecimentos linguísticos:  Identificar as situações de uso de estruturas verbais para indicar ações no futuro: will, going to.

Realizar atividade: https://forms.gle/mktp1NdxUKFHYydZ7

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EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº NIVALDO
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ARTE 
PROF EDNA
Formulário : https://forms.gle/WS9Jmwq5d1Bsa6a19 

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                                        Sociologia 3ºB/ 3ºC – Profª Graziela de Freitas

                                                     Estado de direito e Cidadania

O Estado Democrático de direito é definido juridicamente pelo respeito aos direitos humanos fundamentais. É um Estado no qual os direitos individuais, coletivos, sociais e políticos são garantidos através do direito constitucional.

No Estado Democrático de Direito a atuação do Estado é definida e limitada pela Constituição do país.

Os cidadãos, por sua vez, têm os direitos sociais e proteção jurídicas garantidos pelo Estado através dos governantes, que são escolhidos de forma democrática.

O poder dos governantes e a soberania estatal emanam do poder popular, através da escolha direta dos seus governantes através de eleições.

Os eleitos devem respeitar e cumprir as obrigações previstas em lei. Um governante não pode tomar decisões que sejam contrárias à Constituição ou que firam os direitos básicos e essenciais aos cidadãos.

Conceito sobre Estado de Direito

Estado de Direito é aquele em que o poder do Estado é limitado pelos direitos dos cidadãos. Sua finalidade é coibir abusos do aparato estatal para com os indivíduos. Os direitos fundamentais conferem autonomia e liberdade aos indivíduos nas suas atividades cotidianas e limitam o poder do Estado sobre elas.

Outros vetores inibidores do poder estatal são a separação dos poderes em Executivo, Legislativo, Judiciário e a democracia política. Nesse modelo de Estado, a soberania popular é que dá a legitimação para os legisladores criarem o corpo de leis, a Constituição, que norteará as ações de cidadãos comuns e de agentes estatais. No Brasil, o Estado Democrático de Direito está preconizado no Artigo 1º da Constituição de 1988, balizado pela premissa de que todo poder emana do povo.

 

Para aprofundar o conceito, assista a aula do CMSP sobre o tema e responda o Google Formulário

 

Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=28l-RymfMWc&t=144s

Google Formulário: https://forms.gle/3yJJMWzM2LFPuxFz8

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                                              Filosofia 3º C Profª Graziela de Freitas

                           Liberdade: Libertarismo, determinismo e dialética: Parte II

                            

Liberdade segundo Kant:

Segundo Kant, a autonomia é o fundamento de toda a moralidade das ações humanas. A autonomia consiste na apresentação da razão para si mesma de uma lei moral que é válida para a vontade de todos os seres racionais. A lei moral vai contra as ações que são praticadas por egoísmo, já que ela possui a forma de uma legislação universal que é expressa no imperativo categórico da razão. A heteronomia da vontade é o princípio contrário à autonomia. A partir da determinação de sua vontade pela lei moral o homem torna-se consciente de sua liberdade. Por conseguinte, a liberdade é o que torna possível ao homem sua autodeterminação para a ação moral.

Declaração dos Direitos Humanos: A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações.

Para aprofundar o tema:

Video aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=AXcHzXSIjik

Google Formulário: https://forms.gle/iFovcSQjmDjDBtyX7

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