-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

08 setembro, 2020

1ª SÉRIE: 08 A 11 SETEMBRO

 

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE 


_______________________________________________________________________

GEOGRAFIA/PROF. VALDILENE MATOS

ACESSEM O LINK ABAIXO PARA AULA DA SEMANA

https://forms.gle/JGRLCvW16K5asDBb9

19 981659215 / valdilene.souzza@yahoo.com.br
_______________________________________________________________________


Português – 1ªB–Professora Ariane 

Habilidades: 

Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.

Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se deles no processo de construção do sentido.

Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores.

Reconhecer em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros.

Responder a atividades acessando ao link:  https://forms.gle/hGMDx7X7E4zkkdtn8 

 


___________________________________________________________

PESQUISA: RETORNO AS AULAS Resolva os exercícios;

PRESENCIAIS.


 

SEGUE TUTORIAL PARA  RESPONDER A PESQUISA NA SED. ACESSE O LINK ABAIXO


___________________________________________________________




ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 08/09 a 11/09

DISCIPLINA: BIOLOGIA       3ºBIMESTRE

TEMA: Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade. Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação ambiental.

Habilidades: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.

 

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/94acD5aD3e3jwBNKA

Doenças sexualmente transmissíveis

      Diversas doenças podem afetar diretamente o sistema genital masculino e o feminino. Existem algumas, no entanto, que, embora adquiridas por via sexual, têm efeito sobre o organismo todo.
      Todas as doenças adquiridas pelo contato sexual chamam-se doenças sexualmente transmissíveis (Dst). Uma vez levantada a suspeita ou constatada qualquer doença sexualmente transmissível, um médico deve ser consultado imediatamente, para que seja realizado o diagnóstico e oferecido tratamento adequado. O tratamento inadequado dessas doenças pode trazer
sérios comprometimentos ao sistema genital, à fertilidade e à saúde geral do indivíduo.
      Dentre as doenças sexualmente transmissíveis, vamos estudar as mais comuns: sífilis, gonorreia, cancro mole, linfogranuloma venéreo, condiloma acuminado, pediculose pubiana e tricomoníase, conhecidas como doenças venéreas. Além dessas, existem a Aids e o herpes genital.

Sífilis

      A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida pelo contato sexual. Existem, no entanto, outras vias muito importantes de transmissão, não relacionadas com o contato sexual: através da placenta (de mãe para filho) e por transfusão de sangue. O primeiro sintoma da sífilis é o aparecimento de uma lesão em forma de pequena úlcera na genitália externa. Essa lesão é conhecida por cancro duro e aparece geralmente entre 7 e 15 dias após o contato
sexual. O cancro duro desaparece naturalmente, mas dentro de 2 meses após o seu aparecimento surgem lesões generalizadas na pele, como inúmeros pontos vermelhos e escamosos em diversas partes do corpo.
      Nos estágios mais adiantados podem surgir lesões mais graves na pele. Especialmente graves são as lesões que surgem em órgãos do sistema nervoso, cardiovascular e urinário, que podem levar à morte. A sífilis é perfeitamente curável, mas é importante que seja tratada logo no início. Doenças causadas por bactérias geralmente são tratadas com o uso de antibióticos, mas somente com prescrição médica. Essa doença pode permanecer latente durante algum tempo e, nesse caso, a pessoa pode transmiti-la sem nem mesmo suspeitar que está doente. Exemplos como esse são úteis para avaliarmos a importância do exame preventivo, que permite descobrir muitas doenças antes que elas se manifestem.

 

Gonorreia
      Também conhecida por blenorragia, a gonorreia é uma infecção da uretra e pode comprometer algumas vias genitais. É causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, também conhecida por gonococo, transmitida pelo contato sexual. Como a gonorreia é causada por bactéria, o doente pode ser tratado com antibióticos. Os primeiros sintomas surgem poucos dias após o contato sexual: ardor na uretra seguido de secreção purulenta.

 

Cancro mole
O cancro mole é uma ulceração dolorida e mole da genitália externa causada pela bactéria Hemophilus ducreyi. O tratamento é feito principalmente com antibióticos.


Linfogranuloma venéreo
      O linfogranuloma venéreo é uma doença causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e caracterizada pela formação de pequenas vesículas nos órgãos sexuais externos. Essas vesículas frequentemente evoluem para pequenas úlceras. A doença costuma
 causar inflamação na região inguinal (virilha) principalmente no homem.

 

Condiloma acuminado
      O condiloma acuminado é denominado vulgarmente crista-de-galo. É provocado pelo papilomavírus humano (HPV), que desencadeia o aparecimento de lesões verrugosas nas regiões genital e anal, semelhantes a uma crista-de-galo ou a uma couve-flor. Esse vírus pode permanecer latente na pessoa por muito tempo, sem se manifestar. Existem vários tipos de HPV, e alguns deles têm sido relacionados ao aparecimento de câncer genital, em especial o do colo do útero.

 

Pediculose pubiana
      Essa doença é provocada pelo inseto Phthirius pubis, vulgarmente chamado de “chato”. São piolhos muito pequenos, que se instalam nos pelos pubianos provocando coceira e pequenas hemorragias, que aparecem como pontos de sangue.

Tricomoníase
      Doença provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, caracterizada por corrimento vaginal e ardência na mulher ou por corrimento pela uretra nos homens. Em geral, os homens são portadores assintomáticos.

 

________________________________________________________________________

Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 08/09 a 11/09

Disciplina: Física           3ºBIMESTRE       

Tema : Elementos que compõem o Universo; corpos celestes; condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; elementos que compõem o Universo e características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento

HABILIDADES: Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:   https://forms.gle/fDkXcoBkAok8f69p6

______________________________________________________________________________





História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico;

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/QwvHq3km5mEqV5ap6
_______________________________

Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Compreender que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da humanidade.

 Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/7KDu9PNbbC96ekrWA    

_____________________________

Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/LjabGp5645GDyjxw7 

_________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1 ANO B - PROFª GRAZIELLE
 
HABILIDADES:  (EM13TEC19) Realizar e avaliar produções e fazer compartilhamentos em diferentes repositórios digitais (blog, sites, redes sociais, dentre outros) entendendo a produção como possibilidade de intervenção social.
Tema: Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte

Segue o link da atividade: https://forms.gle/nkWX2MrMZZ5Zjomy6

_________________________________________________


PZrX8DUDofPqh7

_________________________________________________


1 A e 1 B -  Arte

Prof. Anderson Sanchez

Habilidade: Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria.

Realize as atividades do link a seguir:ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlBUv_WPyK-iVZUfnJJSiQk1DNSf4wkEW_MfiIDYBuXjsceg/viewform


_________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A. 

Habilidades:  Abrir-se a novas experiências intelectuais, culturais e estéticas, aos aprendizados que serão construídos nessas experiências e à diversidade de caminhos para a autorrealização que delas decorre. 

18 profissões do futuro que já estão sendo super disputadas!

https://www.estagiotrainee.com/profissoes-futuro

Leio o texto e responda no caderno:

1- De acordo com o texto, o que é Revolução Tecnológica e como ela influência nas profissões?

2- De acordo com o texto, o que significa Home Office e qual sua tendência para o futuro?

3-Escolha dentro das áreas (tecnologia, saúde, qualidade de vida, etc.), uma profissão do futuro que mais lhe chamou atenção e a descreva.

_________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.   

HabilidadesParticipar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.  

Construindo a voz de um personagem!  

Observe as imagens e características dos 02 tipos de personagens e crie uma voz para cada um deles. 

Grave um áudio lendo a frase indicada, com a voz que criou para cada personagem. Siga o Roteiro para ajudar! Envie no grupo da eletiva no whatssap ou no número 993965461.

Roteiro:

1- Seu nome completo, nome da eletiva( Expressa-te).

2- Diga o nome do personagem 1 e leia a frase com a voz criada. Ao terminar, diga o nome do personagem 2 e leia a frase com a voz criada.

3- Frase para ser lida com a voz dos personagens 01 e 02:

"Eu não acredito que vão conseguir liberar uma vacina contra o covid esse ano"

Obs: Fique livre para escolher o gênero do personagem, e para acrescentar expressões à frase que ajudem a caracteriza-lo. 

 Personagem 01- Antônio/Antônia: Senhor (a) de 60 aos. Não gosta de tecnologia. Mora em uma cidade do interior de São Paulo. É fumante, e aposentado (a). É visto pelos conhecidos como mal-humorado(a). 

 

Personagem 02- Juliano/Juliana: Um (a) jovem de 25 anos. Mora com os pais na cidade de São Paulo. Trabalha gravando vídeos para seu canal do youtube. Gosta de música eletrônica. É visto (a) pelos conhecidos como alto-astral e despreocupado (a). 


_________________________________________________ 


Educação física professor Emerson 1° A


ATIVIDADE LÚDICA



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJJ_Ku8G2ub8YPrl6v5vy9bwCZD7Ftzdz3t8Trz0jR3eu3RA/viewform?usp=sf_link



Química

Professora: Maristela


1-      De exemplos de Equações químicas dos processos de produção do ferro e cobre

2-      Como é feito o processos de produção do ferro e cobre

 

Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627



Prof Paulo Freire

Matemática 1A


Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=yEgMcl-lP1c



Resolva os exercícios


QUESTÃO 1

Determine o número de soluções da equação logarítmica dada por 

QUESTÃO 2

Calcule os valores de x para que a equação   seja verdadeira.


_______________________________


Atividade de Tecnologia e Inovação- 08 a 11 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 1 série A

HabilidadesEF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

 O que é Learning by doing ?

 

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Learning by doing

O aluno irá pesquisar sobre o tema acima

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

 ___________________________________________________________

Atividade de Português de 08 a 11 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 1ª série A

Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

 Gênero: Poema

 Leia o poema abaixo para responder às próximas 3 (três) questões:
Infância
Carlos Drummond de Andrade

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


1. No texto, o eu poético
a) descreve os lugares em que viveu durante a infância.
b) narra as ações costumeiras daqueles com quem viveu durante a infância.
c) questiona os laços afetivos firmados durante a infância.
d) declara seu desprezo pelo ato da leitura durante a infância.

2. Na frase: “─ Psiu... Não acorde o menino”, usa-se o travessão
a) para isolar uma opinião do eu poético.
b) para destacar uma intenção do eu poético.
c) para indicar uma fala da personagem conhecida por “preta velha”.
d) para indicar uma fala da mãe.



3. “No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu”
     “Lá longe meu pai campeava”

As expressões sublinhadas indicam, respectivamente, circunstâncias de
a) lugar e modo.
b) lugar e tempo.
c) tempo e lugar.
d) modo e tempo.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

 ___________________________________________________________

Inglês

Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Realizar a atividade: https://forms.gle/SjnvKa1F91e4cyax7

___________________________________________________________

 EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº NIVALDO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5uPvYL_HpcGfvOx7FTULoG7xL8z46OHHTKd6oNtQ4-FMtag/viewform?usp=sf_link


___________________________________________________________

FILOSOFIA 1º A - Profª Graziela de Freitas

Teorias do Estado: Socialismo, Liberalismo, Anarquismo Parte I e II

habilidade: Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo

Teorias do Estado: Socialismo, Anarquismo e Liberalismo: Parte I

                                                                           Estado

       Desde o século XVI, as monarquias nacionais da Inglaterra, da Espanha, e da França vinham se fortalecendo, fundamentadas pela teoria do direito divino dos reis.

       Esse movimento era chamado de absolutismo, o absolutismo é um poder governamental concentrado na figura de uma única pessoa. Dessa forma, a partir do século XVII o absolutismo enfrentava inúmeros movimentos de oposição, apoiados em ideias liberais.

       No século XIX, haviam se formado na Europa vários Estados liberais, caracterizados pela liberdade individual no exercício da economia, da política e da religiosidade que funcionavam segundo os princípios democráticos. Essa estrutura foi de grande importância na consolidação do capitalismo, que ganhou impulso com a Revolução Industrial

       Entende-se como Estado a composição de três elementos: a polução, o território e o governo conjunto este que administra uma nação, organizador da coletividade e dos serviços públicos, ordem jurídica e com poder soberano, cujo objetivo maior é o bem comum de povos em certo território. 

       Montesquieu criou a tripartição e as devidas atribuições do modelo mais aceito atualmente, sendo o Poder Legislativo aqueles que fazem as leis, bem como, aperfeiçoam ou revogam as já existentes; o Executivo – o que se ocupa das relações públicas, recebendo e enviando embaixadores, estabelecendo a segurança e prevenindo invasões; e por último, o Judiciário, que dá ao Magistrado a competência de punir os crimes ou julgar os litígios da ordem civil. Nessa tese, Montesquieu pensa em não deixar em uma única mão as tarefas de legislar, administrar e julgar, já que a concentração de poder tende a gerar o abuso dele.

Para aprofundar o tema:

Vídeo aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=r2ruPI0CWew&t=87s

            Teorias do Estado: Socialismo, Anarquismo e Liberalismo: Parte II

Liberalismo

·         Surgiu no século XVII e ganhou destaque na Europa do século XVIII. O seu auge ocorreu após a Revolução Industrial.

·         Princípios básicos:

·         Individualismo econômico: Condição socioeconômica favorável em função do enriquecimento pessoal.

·         Liberdade econômica: relacionada ao princípio do liberalismo em que as atividades econômicas ocorrem sem intervenção.

·         Livre concorrência e livre câmbio: princípios que permeiam transações econômicas que devem ocorrer livremente, sem intervencionismo ou cobranças tributárias.

Socialismo:

·         Doutrina de cunho social, político e econômico. Que preconiza a organização social a partir do compartilhamento dos meios de produção e da distribuição qualitativa de bens de consumo. A sociedade é pensada a partir do princípio do bem consumo e, os interesses a prevalecer devem ser coletivos.

·         De uma forma geral, quando falamos em socialismo frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única forma de socialismo existente.

·         Princípios básicos do Socialismo Científico Marx e Engels

·         A propriedade dos meios de produção passa a ser coletivizada

·         As riquezas e os recursos produtivos são controlados pelos trabalhadores

·         A igualdade social é garantida por meio da atuação do poder publico e passa a ser uma premissa do sistema

Anarquismo:

·         Organização social que suprime o princípio do Estado, pois compreende que enfraquece o livre arbítrio do indivíduo.

·         Princípios básicos:

·         A ideia de liberdade está pressuposta, a partir da noção que, o único parâmetro limitante é a vontade do coletivo social.

·         A auto gestão é a forma como a sociedade anarquista concebe a organização social e sua dinâmica estabelecida sem força imposta, centralizada ou coercitiva.

Para aprofundar o tema:

Vídeo aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=H76DqI2ku4c&t=1455s

Google formulário: https://forms.gle/QdHErG7pTfCpZWkt5

__________________________________________________________________________________________