E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
ACESSEM O LINK ABAIXO PARA AULA DA SEMANA
https://forms.gle/JGRLCvW16K5asDBb9
19 981659215 / valdilene.souzza@yahoo.com.br
Habilidades:
Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se deles no processo de construção do sentido.
Responder a atividades acessando ao link: https://forms.gle/hGMDx7X7E4zkkdtn8
PESQUISA: RETORNO AS AULAS Resolva os exercícios;
PRESENCIAIS.
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 08/09 a 11/09
DISCIPLINA: BIOLOGIA 3ºBIMESTRE
TEMA: Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade. Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação ambiental.
Habilidades: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/94acD5aD3e3jwBNKA
Doenças sexualmente transmissíveis
Diversas doenças podem afetar diretamente o sistema genital masculino e o feminino. Existem algumas, no entanto, que, embora adquiridas por via sexual, têm efeito sobre o organismo todo.
Todas as doenças adquiridas pelo contato sexual chamam-se doenças sexualmente transmissíveis (Dst). Uma vez levantada a suspeita ou constatada qualquer doença sexualmente transmissível, um médico deve ser consultado imediatamente, para que seja realizado o diagnóstico e oferecido tratamento adequado. O tratamento inadequado dessas doenças pode trazer
sérios comprometimentos ao sistema genital, à fertilidade e à saúde geral do indivíduo.
Dentre as doenças sexualmente transmissíveis, vamos estudar as mais comuns: sífilis, gonorreia, cancro mole, linfogranuloma venéreo, condiloma acuminado, pediculose pubiana e tricomoníase, conhecidas como doenças venéreas. Além dessas, existem a Aids e o herpes genital.
Sífilis
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida pelo contato sexual. Existem, no entanto, outras vias muito importantes de transmissão, não relacionadas com o contato sexual: através da placenta (de mãe para filho) e por transfusão de sangue. O primeiro sintoma da sífilis é o aparecimento de uma lesão em forma de pequena úlcera na genitália externa. Essa lesão é conhecida por cancro duro e aparece geralmente entre 7 e 15 dias após o contato
sexual. O cancro duro desaparece naturalmente, mas dentro de 2 meses após o seu aparecimento surgem lesões generalizadas na pele, como inúmeros pontos vermelhos e escamosos em diversas partes do corpo.
Nos estágios mais adiantados podem surgir lesões mais graves na pele. Especialmente graves são as lesões que surgem em órgãos do sistema nervoso, cardiovascular e urinário, que podem levar à morte. A sífilis é perfeitamente curável, mas é importante que seja tratada logo no início. Doenças causadas por bactérias geralmente são tratadas com o uso de antibióticos, mas somente com prescrição médica. Essa doença pode permanecer latente durante algum tempo e, nesse caso, a pessoa pode transmiti-la sem nem mesmo suspeitar que está doente. Exemplos como esse são úteis para avaliarmos a importância do exame preventivo, que permite descobrir muitas doenças antes que elas se manifestem.
Gonorreia
Também conhecida por blenorragia, a gonorreia é uma infecção da uretra e pode comprometer algumas vias genitais. É causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, também conhecida por gonococo, transmitida pelo contato sexual. Como a gonorreia é causada por bactéria, o doente pode ser tratado com antibióticos. Os primeiros sintomas surgem poucos dias após o contato sexual: ardor na uretra seguido de secreção purulenta.
Cancro mole
O cancro mole é uma ulceração dolorida e mole da genitália externa causada pela bactéria Hemophilus ducreyi. O tratamento é feito principalmente com antibióticos.
Linfogranuloma venéreo
O linfogranuloma venéreo é uma doença causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e caracterizada pela formação de pequenas vesículas nos órgãos sexuais externos. Essas vesículas frequentemente evoluem para pequenas úlceras. A doença costuma causar inflamação na região inguinal (virilha) principalmente no homem.
Condiloma acuminado
O condiloma acuminado é denominado vulgarmente crista-de-galo. É provocado pelo papilomavírus humano (HPV), que desencadeia o aparecimento de lesões verrugosas nas regiões genital e anal, semelhantes a uma crista-de-galo ou a uma couve-flor. Esse vírus pode permanecer latente na pessoa por muito tempo, sem se manifestar. Existem vários tipos de HPV, e alguns deles têm sido relacionados ao aparecimento de câncer genital, em especial o do colo do útero.
Pediculose pubiana
Essa doença é provocada pelo inseto Phthirius pubis, vulgarmente chamado de “chato”. São piolhos muito pequenos, que se instalam nos pelos pubianos provocando coceira e pequenas hemorragias, que aparecem como pontos de sangue.
Tricomoníase
Doença provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, caracterizada por corrimento vaginal e ardência na mulher ou por corrimento pela uretra nos homens. Em geral, os homens são portadores assintomáticos.
Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 08/09 a 11/09
Disciplina: Física 3ºBIMESTRE
Tema : Elementos que compõem o Universo; corpos celestes; condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; elementos que compõem o Universo e características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento
HABILIDADES: Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/fDkXcoBkAok8f69p6
Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico;
Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Compreender que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da humanidade.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/7KDu9PNbbC96ekrWA
_____________________________
Eletiva – Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/LjabGp5645GDyjxw7
_________________________________________________
PZrX8DUDofPqh7
_________________________________________________
1 A e 1 B - Arte
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria.
Realize as atividades do link a seguir:ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlBUv_WPyK-iVZUfnJJSiQk1DNSf4wkEW_MfiIDYBuXjsceg/viewform_________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Abrir-se a novas experiências intelectuais, culturais e estéticas, aos aprendizados que serão construídos nessas experiências e à diversidade de caminhos para a autorrealização que delas decorre.
18 profissões do futuro que já estão sendo super disputadas!
https://www.estagiotrainee.com/profissoes-futuro
Leio o texto e responda no caderno:
1- De acordo com o texto, o que é Revolução Tecnológica e como ela influência nas profissões?
2- De acordo com o texto, o que significa Home Office e qual sua tendência para o futuro?
3-Escolha dentro das áreas (tecnologia, saúde, qualidade de vida, etc.), uma profissão do futuro que mais lhe chamou atenção e a descreva.
_________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.
Construindo a voz de um personagem!
Observe as imagens e características dos 02 tipos de personagens e crie uma voz para cada um deles.
Grave um áudio lendo a frase indicada, com a voz que criou para cada personagem. Siga o Roteiro para ajudar! Envie no grupo da eletiva no whatssap ou no número 993965461.
Roteiro:
1- Seu nome completo, nome da eletiva( Expressa-te).
2- Diga o nome do personagem 1 e leia a frase com a voz criada. Ao terminar, diga o nome do personagem 2 e leia a frase com a voz criada.
3- Frase para ser lida com a voz dos personagens 01 e 02:
"Eu não acredito que vão conseguir liberar uma vacina contra o covid esse ano"
Obs: Fique livre para escolher o gênero do personagem, e para acrescentar expressões à frase que ajudem a caracteriza-lo.
Personagem 01- Antônio/Antônia: Senhor (a) de 60 aos. Não gosta de tecnologia. Mora em uma cidade do interior de São Paulo. É fumante, e aposentado (a). É visto pelos conhecidos como mal-humorado(a).
Personagem 02- Juliano/Juliana: Um (a) jovem de 25 anos. Mora com os pais na cidade de São Paulo. Trabalha gravando vídeos para seu canal do youtube. Gosta de música eletrônica. É visto (a) pelos conhecidos como alto-astral e despreocupado (a).
_________________________________________________
Educação física professor Emerson 1° A
ATIVIDADE LÚDICA
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJJ_Ku8G2ub8YPrl6v5vy9bwCZD7Ftzdz3t8Trz0jR3eu3RA/viewform?usp=sf_link
Química
Professora: Maristela
1- De exemplos de Equações químicas dos processos de produção do ferro e cobre
2- Como é feito o processos de produção do ferro e cobre
Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627
Prof Paulo Freire
Matemática 1A
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=yEgMcl-lP1c
Resolva os exercícios
QUESTÃO 1
Determine o número de soluções da equação logarítmica dada por
QUESTÃO 2
Calcule os valores de x para que a equação seja verdadeira.
_______________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação- 08 a 11 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 1 série A
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
O que é Learning by doing ?
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Learning by doing
O aluno irá pesquisar sobre o tema acima
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
___________________________________________________________
Atividade de Português de 08 a 11 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 1ª série A
Habilidades EF89LP03)
Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de
leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs
etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa
frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
Inglês
Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
Realizar a atividade: https://forms.gle/SjnvKa1F91e4cyax7
___________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº NIVALDO
___________________________________________________________
FILOSOFIA 1º A - Profª Graziela de Freitas
Teorias do Estado: Socialismo, Liberalismo, Anarquismo Parte I e II
habilidade: Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo
Teorias do
Estado: Socialismo, Anarquismo e Liberalismo: Parte I
Estado
•
Desde
o século XVI, as monarquias nacionais da Inglaterra, da Espanha, e da França
vinham se fortalecendo, fundamentadas pela teoria do direito divino dos reis.
•
Esse
movimento era chamado de absolutismo, o absolutismo é um poder
governamental concentrado na figura de uma única pessoa. Dessa forma, a partir
do século XVII o absolutismo enfrentava inúmeros movimentos de oposição,
apoiados em ideias liberais.
•
No
século XIX, haviam se formado na Europa vários Estados liberais, caracterizados
pela liberdade individual no exercício da economia, da política e da
religiosidade que funcionavam segundo os princípios democráticos. Essa
estrutura foi de grande importância na consolidação do capitalismo, que
ganhou impulso com a Revolução Industrial
•
Entende-se
como Estado a composição de três elementos: a polução, o território e o governo
conjunto este que administra uma nação, organizador da coletividade e dos
serviços públicos, ordem jurídica e com poder soberano, cujo objetivo maior é o
bem comum de povos em certo território.
•
Montesquieu
criou a tripartição e as devidas atribuições do modelo mais aceito atualmente,
sendo o Poder Legislativo aqueles que fazem as leis, bem como, aperfeiçoam ou
revogam as já existentes; o Executivo – o que se ocupa das relações públicas,
recebendo e enviando embaixadores, estabelecendo a segurança e prevenindo
invasões; e por último, o Judiciário, que dá ao Magistrado a competência de
punir os crimes ou julgar os litígios da ordem civil. Nessa tese, Montesquieu
pensa em não deixar em uma única mão as tarefas de legislar, administrar e
julgar, já que a concentração de poder tende a gerar o abuso dele.
Para aprofundar o tema:
Vídeo aula CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=r2ruPI0CWew&t=87s
Teorias do Estado:
Socialismo, Anarquismo e Liberalismo: Parte II
Liberalismo
·
Surgiu no século XVII e
ganhou destaque na Europa do século XVIII. O seu auge ocorreu após a Revolução
Industrial.
·
Princípios básicos:
·
Individualismo
econômico: Condição socioeconômica favorável
em função do enriquecimento pessoal.
·
Liberdade econômica: relacionada ao princípio do liberalismo em que as atividades
econômicas ocorrem sem intervenção.
·
Livre concorrência e
livre câmbio: princípios que permeiam
transações econômicas que devem ocorrer livremente, sem intervencionismo ou
cobranças tributárias.
Socialismo:
·
Doutrina
de cunho social, político e econômico. Que preconiza a organização social a
partir do compartilhamento dos meios de produção e da distribuição qualitativa
de bens de consumo. A sociedade é pensada a partir do princípio do bem consumo
e, os interesses a prevalecer devem ser coletivos.
·
De uma forma geral, quando falamos em socialismo
frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única
forma de socialismo existente.
·
Princípios básicos do Socialismo Científico Marx
e Engels
·
A propriedade dos meios de produção passa a ser
coletivizada
·
As riquezas e os recursos produtivos são
controlados pelos trabalhadores
·
A igualdade social é garantida por meio da
atuação do poder publico e passa a ser uma premissa do sistema
Anarquismo:
·
Organização
social que suprime o princípio do Estado, pois compreende que enfraquece o
livre arbítrio do indivíduo.
·
Princípios
básicos:
·
A
ideia de liberdade está pressuposta, a partir da noção que, o único parâmetro
limitante é a vontade do coletivo social.
·
A
auto gestão é a forma como a sociedade anarquista concebe a organização social
e sua dinâmica estabelecida sem força imposta, centralizada ou coercitiva.
Para
aprofundar o tema:
Vídeo
aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=H76DqI2ku4c&t=1455s
Google
formulário: https://forms.gle/QdHErG7pTfCpZWkt5
__________________________________________________________________________________________