-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

14 setembro, 2020

9º ANO: 14 A 18 DE SETEMBRO

 E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Horário das aulas online
                   
_______________________________________                                                                   

Evasão escolar

 Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar... 



Atenção Pais e Responsáveis,

Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede. 

Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.


https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/02/governo-de-sp-vai-mandar-sms-a-pais-de-alunos-para-evitar-evasao-escolar.htm

______________________________________


Atividade de Matemática

Professor Danilo 

9A&B

Efetuar cálculos com números reais

EF09MA03




9º ano - ATIVIDADE DO CENTRO DE MÍDIAS - SP DO DIA 14  DE SETEMBRO DE 2020

Disciplina:

·        Matemática.

Professor:

·        Magaly Garcia Monteiro Greggio

Turma:

·        9º ano C

Habilidade:

·         EF09MA05 – Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

Objetos de conhecimento:

·         Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.

Procedimento:

·        Clique no link:   https://www.youtube.com/watch?v=HbdwT_96UMg ou cole na barra de navegação do seu computador e dê um enter.

·        Assista ao vídeo.

·        Copie as atividades no seu caderno.

·        Resolva as atividades.

Bons estudos!

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 14/09 a 18/09

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                             3ºBIMESTRE      

TEMA: Evolução biológica

Habilidades: Selecionar informações relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/xfTGZ4LztGocmWXd8

Adaptações

As adaptações resultam do processo de seleção natural.

      Ao longo das gerações, o ambiente, por meio do processo de seleção natural, tende a selecionar características que conferem vantagens aos indivíduos. Essas características são chamadas adaptações e são definidas da seguinte maneira:
• exercem uma função específica, por exemplo, defesa contra predadores, obtenção de alimento, proteção contra temperaturas extremas, atração de parceiros sexuais etc.;
• foram selecionadas pelo ambiente por meio do processo de seleção natural;
• determinam maiores chances de sobrevivência e maior sucesso reprodutivo em determinado ambiente.
      O mimetismo e a camuflagem são exemplos típicos de adaptação.
      No mimetismo, uma espécie exibe uma característica muito similar à de outra espécie, o que lhe confere vantagens no ambiente, como a proteção contra predadores.
      Na camuflagem, uma espécie é capaz de imitar o aspecto do ambiente, dificultando ser notada por predadores ou presas.



Exemplo de mimetismo: a borboleta monarca (Danaus plexippus) (A) possui coloração chamativa e produz uma toxina que a torna não palatável aos seus predadores. Já a borboleta vice-rei (Limenitis archippus) (B) não produz essa toxina, mas os predadores a evitam por confundirem-na
com a monarca. O polvo da espécie Octopus vulgaris é capaz de mudar sua coloração e se camuflar no fundo do mar. Com isso, ele pode se aproximar mais facilmente de suas presas e se esconder melhor de seus predadores.

Adaptações de animais às condições ambientais

      A temperatura e a disponibilidade de água são exemplos de condições ambientais para as quais os seres vivos apresentam diversas adaptações. A sobrevivência só é possível dentro de certos limites de temperatura.
      Em ambientes muito quentes, como os desertos, alguns animais têm como adaptação o hábito de vida noturna: permanecem em tocas durante o dia e saem à noite para se alimentar, o que evita o aquecimento excessivo do corpo e a perda de água.
      Outro exemplo de adaptação a ambientes quentes é a transpiração realizada por muitos mamíferos. A transpiração é o processo de produção de suor pelas glândulas sudoríparas, que se localizam na pele. Ao ser eliminado sobre a superfície do corpo, o suor evapora, absorvendo
parte do calor do organismo, o que contribui para a regulação da temperatura corporal.
Em ambientes com baixas temperaturas, diversos mamíferos apresentam adaptações como pelagem espessa e grossa camada de gordura sob a pele. Essas características promovem o isolamento térmico, ajudando a manter a temperatura interna do corpo acima da temperatura do ambiente. A camada de gordura também serve de reserva energética. Algumas espécies de pequenos roedores, morcegos e anfíbios entram em sono profundo nos meses mais frios do ano, poupando energia. Essa adaptação é conhecida como hibernação.
      Existem também espécies que realizam migração em busca de melhores condições ambientais, como temperaturas amenas ou maior disponibilidade de água ou alimento. Trata-se, portanto, de uma adaptação comportamental.

Adaptações de plantas às condições ambientais

      Em áreas desérticas e semiáridas, a baixa disponibilidade de água e a alta incidência solar são fatores ambientais que favorecem plantas com adaptações relacionadas à diminuição da perda de água por transpiração. Na Caatinga, ambiente semiárido brasileiro, por exemplo, algumas plantas possuem folhas modificadas em espinhos e caules suculentos, que armazenam água. Também há casos de plantas que possuem adaptações como raízes muito profundas, que captam água diretamente dos lençóis freáticos.
      Ambientes muito frios também podem ter baixa disponibilidade de água líquida. Nesses casos, algumas plantas perdem as folhas durante o outono e o inverno, o que reduz a perda de água para o ambiente. Elas também podem armazenar substâncias energéticas nas raízes, compensando ausência de fotossíntese durante esse período.

Em regiões onde ocorrem nevascas, algumas plantas apresentam folhas muito pequenas e copa em formato cônico, como os pinheiros. As folhas diminutas minimizam a perda de água por transpiração, e o formato cônico das copas diminui o acúmulo da neve, impedindo que as folhas e os galhos congelem e se danifiquem.

Alguns pinheiros típicos de regiões
frias, como os do gênero Picea, têm
as folhas reduzidas e a copa em
forma de cone, o que dificulta o
acúmulo de neve sobre os galhos.
(Bélgica, 2013.)

A árvore barriguda (Ceiba glaziovii)
é típica da Caatinga. Ela armazena
água no caule e perde as folhas
no período das secas, o que reduz
a perda de água para o ambiente.

_______________________________________                                                                   


História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

Responda as atividades acessando o link:    https://forms.gle/LTW1xfZ6N5VQoogZ7

_________________________________________

 Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder as atividades acessando o link:   https://forms.gle/HbGzKYAeWfjFFUZA6 

______________________________________________


Disciplina- Geografia: Profª Cristiane 
acessar o link para desenvolver as atividades:
 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSck9_Dfr-DVTpimo3Snfdqk2pPSRfQ4yQ2VxGufF0JV8p9B0w/viewform
_________________________________________

9º ano C -  Eletiva

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação

Aquisição de vocabulário sobre verbos no infinitivo que expressem rotina diária em inglês. Questões envolvendo daily routine verbs with images

Realize as atividades do link:ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOGTwZ7g6KWGkIL2Qt2anlJCDZaRg3jHnA1_xy5CJxYqo2MA/viewform


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9º ano A e 9º ano B -  Arte

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade:Ler de forma autônoma. Identificar teses/ opiniões/posicionamentos explícitos/argumentos e assunto principal em textos de gêneros variados

Leitura, Interpretação, Análise e questionário sobre a obra “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci.


Realize as atividades do link:ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnJLVW8VibcGqqKXPeZsUjY6E3VVK85TcBWqhuXVDw80Ioug/viewform


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C




Escreva com poucas palavras o que você entendeu desse texto

 

Atenção dia 16/09 haverá no centro de mídia SP uma aula de projeto de vida muito importante não percam

Aula 3 – Data: 16/09/2020

Temas

• Da Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento à Missão Extraordinária

• Vamos Juntos!

• Rubricas: Conhecendo o Sistema de Preenchimento da Autoavaliação Socioemocionais

 

Após o termino envie para 996460862


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A


Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno







Após o termino envie para 996460862


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________

Eletiva de Fotografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

____________________________________________



Atividade de Português de 14 a 18 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 9º ano A,B

Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos

 

Gênero: Notícia

Leia o texto abaixo para responder às questões:

PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO.



 Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas

 

 

24/05/2018

 

          Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.  

            Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.

      "As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.

http://www.sganoticias.com.br/ (Acesso em 18/06/2018) 

  

1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?

a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.

b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.

c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.

d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas.

 

2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como

a) a manchete.

b) o corpo.

c) o lide.

d) o subtítulo.

 

3ª) O fato que gerou a notícia foi

a) o bloqueio das estradas.

b) os 500 caminhões estacionados.

c) a movimentação de cargas.

d) as operações internas dentro do porto.

 

4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma

a) oposição.

b) adição.

c) alternância.

d) conclusão.

 

5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada estabelece ideia de

a) oposição.

b) adição.

c) alternância.

d) conclusão.

 


___________________________________________

Educação física professor Emerson 9°B Atividade física em casa https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2MY1B9WhMk0VMlBGiDSKmOneFCACJrpdPEC_Ars6xeVazZA/viewform?usp=sf_link
_________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9 ANO B - PROFª GRAZIELLE

CONTINUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADES DA SEMANA PASSADA
 
HABILIDADES:  (EF89TEC04) Avaliar de forma crítica e reflexiva a própria atuação e a de terceiros, enquanto usuário nas redes sociais, tendo em vista as diferentes ações realizadas: seguir, curtir, postar, compartilhar, comentar.
Tema: Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte

Segue o link da atividade: https://forms.gle/nkWX2MrMZZ5Zjomy6
_____________________________________

                                                     ARTE
                                         PROF. MICHELLE
                                         ( Apenas 9º ano C )

ATIVIDADE: Assistir ao filme: "Nice o coração da loucura", tem na netflex ou se preferir segue o link do you tube.


Obs: Semana que vem pedirei uma atividade referente ao filme.

___________-________________-________________-________________

PROJETO DE VIDA
PROF. MICHELLE

(Apenas para o 9ºano A e B)

ATIVIDADE: 

No caderno de projeto de vida, faça um linda ilustração do filme assistido ( Nice o coração da loucura).

____________________________________________

Eletiva Show Fashion    

   Profª Aurinda Prado

 

Existem conceitos que por mais que se fale e discuta muitos não levam a sério, um deles e a sustentabilidade.

Então, que algumas duvidas possam ser esclarecidas através do vídeo sugerido abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=cSzDdNA8jwM

(Mas afinal o que é sustentabilidade)

Atividades:

1 – Qual o verdadeiro conceito de sustentabilidade?

2 – Explique segundo o vídeo os danos causados na atmosfera pela industrialização.

3 – Defina a Sigla IPCC?

4 – Quais os fatores podem ter causado a crise hídrica de 2014?

OBS: Fazer as atividades no caderno, por nome, fotografar e enviar para o professor se tiver dúvidas entre em contato.

 aurinda@prof.educacao.sp.gov.br

(11) 99554-9642


________________________________________________________

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.     

Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.   

Construindo um personagem!

Acesse o link para te ajudar na atividade:

https://www.espacodoator.com/post/2018/01/17/voc%C3%AA-sabia-que-um-personagem-pode-ser-constru%C3%ADdo-de-v%C3%A1rias-formas

 Escolha um filme, série ou peça de teatro que conheça, e crie um personagem! Siga o roteiro!

Roteiro:

·         Seu nome completo, série e nome da Eletiva: Expressa-te.  

·         Título: Construindo um personagem!

·         Coloque o nome da série/filme ou peça de teatro da qual o personagem fará parte.  Ex: Personagem criado para a série “Stranger things”.

·         Nome do personagem:  

·         Apelido (se tiver):

·         Idade:

·         Características físicas:

·         Característica incomum:

·         Personalidade:

·         Estilo de vestimenta:  

·         Medos e fraquezas:

·         Habilidades:

IMPORTANTE: A atividade deve ser feita no word, ou no caderno (nesse caso deve ser enviada uma foto de boa qualidade) e deve ser enviada no grupo de whatssap da Eletiva ou no email: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br 

__________________________________________________________________________


                                             Tecnologia  9º ano C

                                            Professor Maristela


Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno

ENVIAR NO EMAIL : formentini2@gmail.com ou 981365627