E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Evasão escolar
Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar...
Atenção Pais e Responsáveis,
Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede.
Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.
______________________________________
Atividade de Matemática
Professor Danilo
9A&B
Efetuar cálculos com números reais
EF09MA03
9º ano - ATIVIDADE DO CENTRO DE MÍDIAS - SP DO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2020
Disciplina:
·
Matemática.
Professor:
·
Magaly Garcia
Monteiro Greggio
Turma:
·
9º ano C
Habilidade:
·
EF09MA05 – Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação
de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais,
preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação
financeira.
Objetos
de conhecimento:
·
Porcentagens: problemas
que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.
Procedimento:
·
Clique no link:
https://www.youtube.com/watch?v=HbdwT_96UMg
ou cole na barra de
navegação do seu computador e dê um enter.
·
Assista ao vídeo.
·
Copie as
atividades no seu caderno.
·
Resolva as
atividades.
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 14/09 a 18/09
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3ºBIMESTRE
TEMA: Evolução biológica
Habilidades: Selecionar informações relevantes sobre a variação
de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na
atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes
de processo reprodutivo.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/xfTGZ4LztGocmWXd8
Adaptações
As adaptações resultam do processo de seleção natural.
Ao
longo das gerações, o ambiente, por meio do processo de seleção natural, tende
a selecionar características que conferem vantagens aos indivíduos. Essas
características são chamadas adaptações e são definidas da seguinte maneira:
• exercem uma função específica, por exemplo, defesa contra predadores,
obtenção de alimento, proteção contra temperaturas extremas, atração de
parceiros sexuais etc.;
• foram selecionadas pelo ambiente por meio do processo de seleção natural;
• determinam maiores chances de sobrevivência e maior sucesso reprodutivo em
determinado ambiente.
O mimetismo e a camuflagem são
exemplos típicos de adaptação.
No mimetismo, uma espécie exibe uma
característica muito similar à de outra espécie, o que lhe confere vantagens no
ambiente, como a proteção contra predadores.
Na camuflagem, uma espécie é capaz
de imitar o aspecto do ambiente, dificultando ser notada por predadores ou
presas.
Exemplo de mimetismo: a borboleta monarca (Danaus
plexippus) (A) possui coloração chamativa e produz uma toxina que a
torna não palatável aos seus predadores. Já a borboleta vice-rei (Limenitis archippus)
(B) não produz essa toxina, mas os predadores a evitam por
confundirem-na
com a monarca. O polvo da espécie Octopus vulgaris é capaz de mudar sua
coloração e se camuflar no fundo do mar. Com isso, ele pode se aproximar mais
facilmente de suas presas e se esconder melhor de seus predadores.
Adaptações de animais às condições ambientais
A temperatura e a disponibilidade de água são exemplos de
condições ambientais para as quais os seres vivos apresentam diversas
adaptações. A sobrevivência só é possível dentro de certos limites de temperatura.
Em ambientes muito quentes, como os
desertos, alguns animais têm como adaptação o hábito de vida noturna:
permanecem em tocas durante o dia e saem à noite para se alimentar, o que evita
o aquecimento excessivo do corpo e a perda de água.
Outro exemplo de adaptação a
ambientes quentes é a transpiração realizada por muitos mamíferos. A
transpiração é o processo de produção de suor pelas glândulas sudoríparas, que
se localizam na pele. Ao ser eliminado sobre a superfície do corpo, o suor
evapora, absorvendo
parte do calor do organismo, o que contribui para a regulação da temperatura
corporal.
Em ambientes com baixas temperaturas, diversos mamíferos apresentam adaptações
como pelagem espessa e grossa camada de gordura sob a pele. Essas características
promovem o isolamento térmico, ajudando a manter a temperatura interna do corpo
acima da temperatura do ambiente. A camada de gordura também serve de reserva
energética. Algumas espécies de pequenos roedores, morcegos e anfíbios entram em
sono profundo nos meses mais frios do ano, poupando energia. Essa adaptação é
conhecida como hibernação.
Existem também espécies que
realizam migração em busca de melhores condições ambientais, como temperaturas
amenas ou maior disponibilidade de água ou alimento. Trata-se, portanto, de uma
adaptação comportamental.
Adaptações de plantas às condições
ambientais
Em áreas desérticas e semiáridas, a baixa disponibilidade de água e a
alta incidência solar são fatores ambientais que favorecem plantas com
adaptações relacionadas à diminuição da perda de água por transpiração. Na
Caatinga, ambiente semiárido brasileiro, por exemplo, algumas plantas possuem
folhas modificadas em espinhos e caules suculentos, que armazenam água. Também
há casos de plantas que possuem adaptações como raízes muito profundas, que
captam água diretamente dos lençóis freáticos.
Ambientes muito frios também podem
ter baixa disponibilidade de água líquida. Nesses casos, algumas plantas perdem
as folhas durante o outono e o inverno, o que reduz a perda de água para o
ambiente. Elas também podem armazenar substâncias energéticas nas raízes,
compensando ausência de fotossíntese durante esse período.
Em regiões onde ocorrem nevascas, algumas plantas apresentam folhas muito pequenas e copa em formato cônico, como os pinheiros. As folhas diminutas minimizam a perda de água por transpiração, e o formato cônico das copas diminui o acúmulo da neve, impedindo que as folhas e os galhos congelem e se danifiquem.
Alguns pinheiros típicos de regiões
frias, como os do gênero Picea, têm
as folhas reduzidas e a copa em
forma de cone, o que dificulta o
acúmulo de neve sobre os galhos.
(Bélgica, 2013.)
A árvore barriguda (Ceiba glaziovii)
é típica da Caatinga. Ela armazena
água no caule e perde as folhas
no período das secas, o que reduz
a perda de água para o ambiente.
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: Identificar
e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
Responda as atividades
acessando o link: https://forms.gle/LTW1xfZ6N5VQoogZ7
_________________________________________
Eletiva – Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/HbGzKYAeWfjFFUZA6
______________________________________________
9º ano C - Eletiva
Prof. Anderson Sanchez.
Realize as atividades do link:ELETIVA
9°C 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOGTwZ7g6KWGkIL2Qt2anlJCDZaRg3jHnA1_xy5CJxYqo2MA/viewform
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9º ano A e 9º ano B - Arte
Prof. Anderson
Sanchez.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnJLVW8VibcGqqKXPeZsUjY6E3VVK85TcBWqhuXVDw80Ioug/viewform
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C
Escreva com poucas palavras o que você entendeu desse texto
Atenção dia 16/09 haverá no centro de mídia SP uma aula de
projeto de vida muito importante não percam
Aula 3 – Data: 16/09/2020
Temas
• Da Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento à Missão
Extraordinária
• Vamos Juntos!
• Rubricas: Conhecendo o Sistema de Preenchimento da
Autoavaliação Socioemocionais
Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno
Após o termino envie para 996460862
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade de Português de 14 a 18 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 9º ano A,B
Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais,
poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais,
charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada,
ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos
Gênero: Notícia
Leia o texto abaixo para responder às questões:
PORTO DO PECÉM EM
SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO.
Motoristas
estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou
entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas
24/05/2018
Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado.
No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais
de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto
fora.
Em nota, a CIPP S.A. informa
que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início da manhã de
quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da
rodovia de acesso ao porto, a CE-155.
"As operações internas dentro do porto estão
acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas
de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.
http://www.sganoticias.com.br/ (Acesso
em 18/06/2018)
1ª) Qual a finalidade da notícia em
estudo?
a) Divulgar a importância do bloqueio
das estradas.
b) Noticiar um fato ocorrido em São
Gonçalo do Amarante.
c) Explicar o motivo da paralisação dos
caminhoneiros.
d) Alertar aos motoristas da rodovia a
não seguirem viagem pelas estradas interditadas.
2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis
não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das
cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como
a) a manchete.
b) o corpo.
c) o lide.
d) o subtítulo.
3ª) O fato que gerou a notícia foi
a) o bloqueio das estradas.
b) os 500 caminhões estacionados.
c) a movimentação de cargas.
d) as operações internas dentro do porto.
4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem
a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e
se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada
estabelece ideia de
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
Eletiva Show Fashion
Profª Aurinda Prado
Existem conceitos que por mais que se fale e discuta muitos
não levam a sério, um deles e a sustentabilidade.
Então, que algumas duvidas possam ser esclarecidas através
do vídeo sugerido abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=cSzDdNA8jwM
(Mas afinal o que é sustentabilidade)
Atividades:
1 – Qual o verdadeiro conceito de sustentabilidade?
2 – Explique segundo o vídeo os danos causados na atmosfera
pela industrialização.
3 – Defina a Sigla IPCC?
4 – Quais os fatores podem ter causado a crise hídrica de
2014?
OBS: Fazer as atividades no caderno, por nome, fotografar e
enviar para o professor se tiver dúvidas entre em contato.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
(11) 99554-9642
________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Participar das interações orais, em sala
de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.
Construindo
um personagem!
Acesse
o link para te ajudar na atividade:
Escolha um filme, série ou peça de teatro que
conheça, e crie um personagem! Siga o roteiro!
Roteiro:
·
Seu nome completo, série e nome da Eletiva:
Expressa-te.
·
Título: Construindo
um personagem!
·
Coloque o nome da série/filme ou peça de teatro
da qual o personagem fará parte. Ex: Personagem criado para a série
“Stranger things”.
·
Nome do personagem:
·
Apelido (se tiver):
·
Idade:
·
Características físicas:
·
Característica incomum:
·
Personalidade:
·
Estilo de vestimenta:
·
Medos e fraquezas:
·
Habilidades:
IMPORTANTE:
A atividade deve ser feita no word, ou no caderno (nesse caso deve ser enviada
uma foto de boa qualidade) e deve ser enviada no grupo de whatssap da Eletiva
ou no email: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
__________________________________________________________________________
Tecnologia 9º ano C
Professor Maristela
Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno
ENVIAR NO EMAIL : formentini2@gmail.com ou 981365627