-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

1º SÉRIE - 10 A 14 DE AGOSTO

 E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE

_______________________________________

GEOGRAFIA
PROF. VALDILENE MATOS

GEOGRAFIA/PROF. VALDILENE MATOS

SEMANA: 10 A 14/08

HABILIDADE: EXPLICAR PROCESSOS GEOLÓGICOS E GEOFÍSICOS CONSTITUINTES DA CROSTA TERRESTRE RESPONSÁVEIS POR SUA DINÂMICA INTERNA, NAS ESCALAS PERTINENTES.

OBS. ESSA ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO E NÃO PRECISA ENVIAR PARA MIM, POIS IREI CORRIGI-LA NO RETORNO PRESENCIAL OK.

 

Assista o vídeo abaixo para auxiliar na realização das atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U

 

Placas tectônicas e terremotos.

Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência).

Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto.

O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

 

A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.

Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição.

Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.

Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.

 

 

Questões.

1-     1- O que são terremotos?

2-     2- Como são formados os terremotos?

3-     3- Qual a relação entre placas tectônicas e terremotos?

4-     4- Onde se encontra os locais mais atingidos por terremotos?

5-     5 - Dê exemplos de efeitos de um terremoto.

 

Ótima aula!

_______________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 10/08 a 14/08

DISCIPLINA: BIOLOGIA       3ºBIMESTRE

TEMA: Interferência nos ciclos naturais.

Estudo de caso: Rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG).

Habilidades: Analisar medidas que permitam controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies animais e vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do ar, da água e do solo.

 

Responda as atividades abaixo no link:  https://forms.gle/nAzJ9acQXvyugB3k9

Desastres ambientais

       Acidentes/desastres de danos incalculáveis e de difícil restituição.

       Resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade e no meio ambiente.

       Podem ser naturais, antropogênicos e mistos.

                Desastre ambiental antropogênico→ Produção crescente de resíduos

Desastres ambientais no Brasil

       Vazamento de óleo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (2000).

       Incêndio na Ultracargo, no Porto de Santos (2015).

       Rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais (2015).

       Rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais (2019).

       Vazamento de petróleo na costa brasileira (2019).

 

Rompimento da barragem de Brumadinho (MG)

Data: 25 de janeiro de 2019

Causa: Ação antrópica.

A barragem de rejeitos de minério de ferro de Córrego do Feijão se rompeu.

Cerca de 14 milhões de toneladas de lama e rejeitos de minério de ferro.

Cerca de 290 hectares, entre a barragem e o Rio Paraopeba, foram cobertos pela lama.

Vidas humanas perdidas: 259.  

Outras espécies: ???

Rio Paraopeba, 2014.

Barragem de rejeitos

       Reservatórios para o armazenamento de resíduos sólidos e água resultantes do processo de beneficiamento de minérios.

       A finalidade das barragens de rejeitos é evitar danos ambientais.

Impacto ambiental

A barragem rompida localiza-se na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, criado em 1994 e que tem como objetivo proteger seis mananciais da região.

Bioma Mata Atlântica

Destruição da vegetação e da fauna e poluição do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco.

Ainda na lama: um ano depois da tragédia de Brumadinho, Rio Paraopeba não se recuperou

Essa é a conclusão à qual chegou um estudo encabeçado por pesquisadores da SOS Mata Atlântica, que amostrou e analisou a água do rio em 23 pontos, cerca de 350 km. A água continua imprópria e sem condições de uso em toda a sua extensão. Um dos principais problemas é a concentração elevada de metais pesados.

ATIVIDADES

1) Um estudo encabeçado por pesquisadores da SOS Mata Atlântica, que amostrou e analisou a água do rio em 23 pontos, cerca de 350 km. A água continua imprópria e sem condições de uso em toda a sua extensão. Um dos principais problemas é:

(A) Muitas bactérias na água.

(B) A elevada concentração de metais pesados. 

(C) O assoreamento do rio, dificultando a retirada da água.

(D) Turbidez da água pelo aumento de sedimentos.

 

2) A barragem de Brumadinho está inserida em qual bioma?

(A) Cerrado

(B) Pampas

(C) Mata Atlântica 

(D)Campos

 

3) Ação antrópica é aquela que:

(A) A própria natureza é quem executa.

(B) Nunca foi alterada desde que formou aquele ambiente.

(C) Somente animais silvestres consegue executar.

(D) O homem realiza na natureza e geralmente é prejudicial ao ambiente 

 

4) (Enem) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático. Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o (a)
a) eutrofização.
b) proliferação de algas.
c) inibição da fotossíntese. 

d) fotodegradação da matéria orgânica.
e) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

 

5) (Unifesp) Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que:
a) a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a realização de fotossíntese pelas algas bentônicas, que são os principais organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.
b) o óleo derramado impedirá a dissolução do oxigênio atmosférico na água, causando a morte de peixes em grande extensão, mesmo daqueles que não tiveram contato com o óleo.
c) ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam, mas atinge principalmente as aves pescadoras, pois o óleo impregna suas penas e elas morrem afogadas.
d) a camada de óleo atinge diretamente o plâncton, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trófica oceânica.

e) o zooplâncton é a porção mais afetada, pois os organismos morrem impregnados pelo óleo, ao contrário do fitoplâncton,
que possui parede celular que os impermeabiliza e permite sua sobrevivência nesses casos.

__________________________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 10/08 a 14/08

Disciplina: Física                 

Tema : Elementos que compõem o Universo; corpos celestes; condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; elementos que compõem o Universo e características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento

HABILIDADES: Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo

 

 

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/QFdS3pKEtRkeDozM8

Ciência, tecnologia e sociedade

A Terra sem a Lua

        A teoria sobre a formação da Lua mais aceita atualmente defende que o nosso satélite natural teria se originado a partir de um formidável impacto que a Terra sofreu há bilhões de anos. Por mais fantástica que pareça, essa hipótese consegue explicar tanto a semelhança entre as rochas lunares e terrestres quanto alguns aspectos do movimento orbital de ambos.
        A colisão deve ter ocorrido no estágio final de formação do nosso planeta, com um dos muitos “concorrentes” da Terra, fragmentos de rocha incandescente que coletavam matéria para se agregar em corpos maiores.

        Nosso planeta pode ter perdido parte do núcleo durante o impacto, formando uma nuvem de poeira quente ao redor. A alta temperatura desse material (que formaria a Lua) explicaria a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.

        A Lua primitiva era igualmente bela e assustadora. Sua distância inicial seria inferior a 50 OOO km (hoje a distância média Terra-Lua é de aproximadamente 384 OOO km),
tornando a Lua Cheia 15 vezes maior.

        Até hoje, Terra e Lua formam um sistema planetário duplo. A rigor, são como dois planetas girando em torno de um centro comum de gravidade, situado apenas algumas centenas de quilômetros abaixo da superfície da Terra.

Um mundo do faz de conta

        Os cientistas ainda se perguntam quais seriam as implicações caso a Lua nunca tivesse existido. [...] Podemos imaginar que, há bilhões de anos, a recém-formada Terra tivesse um destino diferente, não sendo atingida por nenhum corpo muito maciço. Então, se a Lua nunca se formou, qual seria a massa final da Terra? E os movimentos orbitais? Será que o nosso planeta teria uma composição química muito diferente da encontrada hoje? [...]


Sombra e dias curtos
        Sem a Lua, não haveria eclipses, embora isso não pareça ter implicações muito sérias; e além disso saberíamos do que se tratam, pois eclipses também ocorrem entre os
satélites de Júpiter, por exemplo.
        Porém, sem a Lua as noites teriam uma iluminação uniforme [...] Isso já traria algumas implicações na evolução das espécies. [...] Sem a Lua, o ciclo das marés também seria diferente. Ainda existiria a alternância entre marés alta e baixa (as marés também são provocadas pela ação gravitacional do Sol), só que em menor intensidade - 70% menor. Com menores forças de maré, também seria menor a faixa de areia que é periodicamente coberta pela água do
mar, durante a maré alta, e depois exposta ao Sol durante a maré baixa. Acontece que essa faixa de areia é habitada por uma grande diversidade de seres, importantes não somente para a vida marinha, mas também para diversas espécies de aves migratórias, que deles se alimentam.
        Sem a Lua, os dias na Terra seriam mais curtos - estima-se algo em torno de 18 horas - pois as forças de maré reduzem a rotação do planeta, alongando o dia. É fácil de entender: tais forças agem igualmente nas partes sólidas e fluidas do planeta, mas sua ação nos líquidos é mais evidente. Assim, ao "puxar” os oceanos friccionando-os contra a crosta sólida, duas vezes por dia e por bilhões de anos, pouco a pouco diminuiu a velocidade de rotação da Terra - aumentando a duração do dia.


Antártica tropical
        Dias mais curtos certamente resultariam em enormes mudanças no processo de evolução da vida na Terra. Outros ciclos de luz e escuridão provocariam novos hábitos na fauna e flora.
        [...] com um período de rotação mais rápido, a atmosfera terrestre se moveria mais velozmente. Furacões poderiam durar meses e os ventos seriam muito mais rigorosos. Graças ã Lua o eixo de rotação da Terra permanece estável em cerca de 23,5° de inclinação. lsso é responsável pela existência das estações do ano. Presume-se que, sem a Lua, a inclinação do eixo terrestre poderia atingir os 85°.

        Todo o clima da Terra seria dramaticamente alterado. Na Antártica, onde hoje faz muito frio, seria quente como nos trópicos, e as regiões equatoriais do planeta estariam cobertas de gelo. A Lua é um regulador climático.

COSTA, J. R. V A Terra sem a Lua. 15 maio 2011. Disponível em: <http://www. zenite.nu/>. Acesso em: 2 abr. 2016.

ATIVIDADES

1 Segundo o texto, qual ê a teoria mais aceita atualmente para explicar a formação da Lua?

2. O texto diz que, se a Lua não tivesse sido formada segundo essa teoria, a massa final da Terra seria outra. Quais dos valores de gravitação estudados neste capítulo seriam afetados por essa diferença na massa terrestre? Justifique sua resposta.

3. Que argumentos o texto fornece para explicar como a ausência da Lua afetaria a evolução da vida na Terra?

________________________________________________________________

Inglês

Habilidade:  Compreensão – Conhecimentos - Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma palavra.

1º ano: https://forms.gle/iYbLWTuwR7Ht26TE7

________________________________________________________________                                                                Química

        Professora Maristela

Habilidade: EF89TEC18 –Organização dos elementos de acordo com suas massas na tabela periódica.

link: https://forms.gle/ABLfTHtQFZCHKafD8    - 1º ALink: https://forms.gle/aJA1WF33YPgu6ikNA     1º B 

__________________________________________________________________________

1 A e B -ARTE

                           Prof. Anderson  Sanchez


Habilidade: Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.

REALIZAR AS ATIVIDADES DO LINK: ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPK8p3kUKJJqCwZnK0SVS-PGaPIzIpX5akVw7Hz-0eY9xtuQ/viewform

História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;

Responda as atividades acessando o link:   https://forms.gle/1DvgCbWShGHCPNkY7 


Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Compreender que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da humanidade.

 Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/EzE4nkEBuNS8Yfsn8 


Eletiva – Profissões

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/v3PDgae76ru5J1Fe6 

 

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.

Habilidades: Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.

 

Acesse e responda:  

https://forms.gle/TYMasXJBiC4sagnX7

_________________________________________________________________ 


                                          GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.  

 

Habilidades: Adquirir conhecimento do processo artístico.

Expressão vocal

Assista aos vídeos e faça suas anotações no caderno.  

TEATRO NA PRÁTICA | Aquecimento Vocal

https://www.youtube.com/watch?v=imeBXkzuVlE

 

TEATRANDO: Aquecimento de Voz

https://www.youtube.com/watch?v=YbocBRsDEgs

_________________________________________________________________


Educação física professor Emerson 1° A



Início da matéria do 3° bimestre



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfPppPBWtME74R_xOlP8BboETq7PstWTAWNt5smHo39AEKcA/viewform?usp=sf_link

_________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB
PROFª GRAZIELLE

Habilidade: Analisar os termos de uso em relação aos dados pessoais de forma segura na rede classificando as permissões disponíveis na rede.

SEGUE O LINK DA ATIVIDADE: https://forms.gle/WZWJenYFmgC6JC

_________________________________________________________________


Atividade de Português – 10 a 14 de agosto de 2020.

Profª Néia – 1ª série A

Habilidades: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos  e levando em conta  características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Analise o cartaz e responda as questões a seguir:


1-A finalidade do anúncio publicitário é:

 (A) denunciar os maus-tratos aos cães.

 (B) procurar um dono para o cão.

 (C) convencer as pessoas a adotarem cães.

 (D) comparar os cães aos seus donos.

 

2-    Maltratar animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação?

 

3-     Explique a mensagem da frase: “Porque um dono vira-lata eu já tive...”

 

 

Leia o texto abaixo para responder as questões abaixo:

 

Quem vai salvar a vida

(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o

Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.

Eu então perguntei:

– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira

do Trovão?

– Pegar a sujeira? – ele perguntou.

– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...

– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso

mesmo!

– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você

levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a

gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças

pequenas que andam na rua e sujam os pés?

Meu pai me olhou torto, torto.

E foi embora.

Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho,

que ele atirou no lixo (...).

  

                                                   Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009

 

   4- . Percebe-se que o narrador do texto é

         (A) Observador                       

         (B) Personagem

 5- A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é

(A) “A rua é de todos!” 

(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...” 

(C) “Ora, ora(...), a rua é para isso mesmo!”

(D) “Meu pai me olhou torto, torto.”

 6- Lendo o trecho, “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:    

(A) resolveu comprar sacos de lixo.         

(B) desistiu de passear com o cão.

(C) recolheu a sujeira de seu cachorro.   

(D) pisou no lixo encontrado na rua.

 07. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é

(A) um poema.         

(C) uma receita.

(B) um anúncio    

 (D) um diálogo.

 

 _______________________________________


Atividade de Tecnologia e Inovação- 10 a 14 de agosto 2020.

Prof.ª Néia    1ª sérieA

Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

 

Inteligência Artificial

   

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Inteligência Artificial.

ü  Quando surgiu?

ü  Quem são seus criadores?

ü  Quais os objetivos esperados?

ü  Quais os impactos na sociedade?

ü  O uso da Inteligência Artificial na mídia?

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

Português - 1ªB 

Professora Ariane 

Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.

Habilidades:
Reconhecer características básica do poema lírico.
Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.
Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se deles no processo de construção do sentido.
Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores.
Reconhecer em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros.

Responda as atividades acessando ao link:   https://forms.gle/ynk34Ri3QgLE55i17


Prof. Paulo Freire

Matemática

Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=0_r7IKcaXKk



Resolva os exercícios .

Determine o valor de x das equações abaixo :

Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=0_r7IKcaXKk



Resolva os exercícios .

Determine o valor de x das equações abaixo :




                                          GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Matemática - 1ºB

https://forms.gle/MSAa1hJHxS3EogGu5


                                          GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Projeto de Vida - 1ºB

https://forms.gle/B4Bh68AM6SWXyjxu5