E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
GEOGRAFIA/PROF. VALDILENE MATOS
SEMANA: 10 A 14/08
HABILIDADE: EXPLICAR PROCESSOS GEOLÓGICOS E GEOFÍSICOS
CONSTITUINTES DA CROSTA TERRESTRE RESPONSÁVEIS POR SUA DINÂMICA INTERNA, NAS
ESCALAS PERTINENTES.
OBS. ESSA ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO E NÃO PRECISA
ENVIAR PARA MIM, POIS IREI CORRIGI-LA NO RETORNO PRESENCIAL OK.
Assista o vídeo abaixo para auxiliar na realização das
atividades.
https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U
Placas
tectônicas e terremotos.
Terremotos, também chamados de abalos
sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse
fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica,
falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas
tectônicas.
Conforme a teoria da Deriva
Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela
é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas
tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se
afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de
convergência).
Nas zonas de convergência pode ocorrer
o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma
placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo
de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando
o terremoto.
O local onde há o encontro entre as
placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro
é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser
sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície
que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.
A magnitude é a quantidade de energia
liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada
Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a
destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se
classificar a intensidade é a de Mercalli.
Entre os efeitos de um terremoto de
grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas,
estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam
a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas
continentais, gerando grande destruição.
Milhares de terremotos ocorrem
diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem
hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na
superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido
por centenas de terremotos por dia.
Os lugares mais atingidos por
terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas,
em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as
nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia,
Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile,
entre outras.
Questões.
1- 1- O que são terremotos?
2- 2- Como são formados os terremotos?
3- 3- Qual a relação entre placas tectônicas e
terremotos?
4- 4- Onde se encontra os locais mais atingidos por
terremotos?
5- 5 - Dê exemplos de efeitos de um terremoto.
Ótima aula!
ATIVIDADES PARA OS
ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 10/08 a 14/08
DISCIPLINA: BIOLOGIA 3ºBIMESTRE
TEMA: Interferência
nos ciclos naturais.
Estudo de caso:
Rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG).
Habilidades: Analisar medidas que permitam
controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito
estufa, destruição da camada de ozônio, desaparecimento de espécies animais e
vegetais, alteração no regime das chuvas e poluição do ar, da água e do solo.
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/nAzJ9acQXvyugB3k9
Desastres ambientais
•
Acidentes/desastres
de danos incalculáveis e de difícil restituição.
•
Resultado
de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade e no meio
ambiente.
•
Podem
ser naturais, antropogênicos e mistos.
Desastre ambiental antropogênico→
Produção crescente de resíduos
Desastres ambientais no Brasil
•
Vazamento
de óleo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (2000).
•
Incêndio
na Ultracargo, no Porto de Santos (2015).
•
Rompimento
da barragem de Mariana, em Minas Gerais (2015).
•
Rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas
Gerais (2019).
•
Vazamento
de petróleo na costa brasileira (2019).
Rompimento da barragem de Brumadinho (MG)
Data:
25 de janeiro de 2019
Causa:
Ação antrópica.
A
barragem de rejeitos de minério de ferro de Córrego do Feijão se rompeu.
Cerca
de 14 milhões de toneladas de lama e rejeitos de minério de ferro.
Cerca
de 290 hectares, entre a barragem e o Rio Paraopeba, foram cobertos pela lama.
Vidas
humanas perdidas: 259.
Outras
espécies: ???
Rio
Paraopeba, 2014.
Barragem de rejeitos
•
Reservatórios
para o armazenamento de resíduos sólidos e água resultantes do processo de
beneficiamento de minérios.
•
A
finalidade das barragens de rejeitos é evitar danos ambientais.
Impacto
ambiental
A barragem rompida localiza-se
na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, criado em
1994 e que tem como objetivo proteger seis mananciais da região.
Bioma Mata Atlântica
Destruição da vegetação e da
fauna e poluição do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco.
Ainda na lama: um ano depois da tragédia de
Brumadinho, Rio Paraopeba não se recuperou
Essa é a conclusão à qual chegou um estudo encabeçado por
pesquisadores da SOS Mata Atlântica, que amostrou e analisou a água do rio em
23 pontos, cerca de 350 km. A água continua imprópria e sem condições de uso em
toda a sua extensão. Um dos principais problemas é a concentração elevada de
metais pesados.
ATIVIDADES
1) Um estudo encabeçado por pesquisadores da SOS
Mata Atlântica, que amostrou e analisou a água do rio em 23 pontos, cerca de
350 km. A água continua imprópria e sem condições de uso em toda a sua extensão. Um dos principais problemas é:
(A)
Muitas bactérias na água.
(B) A elevada concentração de metais pesados.
(C) O assoreamento do
rio, dificultando a retirada da água.
(D)
Turbidez da água pelo aumento de sedimentos.
2)
A barragem de Brumadinho está inserida em qual bioma?
(A)
Cerrado
(B)
Pampas
(C) Mata Atlântica
(D)Campos
3) Ação antrópica é aquela que:
(A) A própria natureza é quem executa.
(B) Nunca foi alterada desde que formou aquele
ambiente.
(C) Somente animais silvestres consegue
executar.
(D) O homem realiza na natureza e geralmente é prejudicial ao ambiente
4) (Enem) A indústria têxtil
utiliza grande quantidade de
corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios
causado pelo despejo desses
corantes pode desencadear uma série
de problemas no ecossistema aquático. Considerando
esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o (a)
a) eutrofização.
b) proliferação de algas.
c) inibição da fotossíntese.
d) fotodegradação da matéria orgânica.
e) aumento da quantidade de gases
dissolvidos.
5) (Unifesp) Nos
acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos
principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de
óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que:
a) a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a
realização de fotossíntese pelas algas bentônicas, que são os principais
organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.
b) o óleo derramado impedirá a dissolução do oxigênio atmosférico na
água, causando a morte de peixes em grande extensão, mesmo daqueles que não
tiveram contato com o óleo.
c) ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta
tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam, mas atinge principalmente
as aves pescadoras, pois o óleo impregna suas penas e elas morrem afogadas.
d) a camada de óleo atinge diretamente o plâncton, que é a principal
fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base
da cadeia trófica oceânica.
e) o zooplâncton é a porção mais afetada, pois os organismos morrem
impregnados pelo óleo, ao contrário do fitoplâncton, que possui parede celular que os impermeabiliza e permite sua
sobrevivência nesses casos.
__________________________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os
alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 10/08 a 14/08
Disciplina:
Física
Tema : Elementos que compõem o Universo;
corpos celestes; condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; elementos
que compõem o Universo e características comuns em relação a massa, distância,
tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento
HABILIDADES: Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/QFdS3pKEtRkeDozM8
Ciência, tecnologia e sociedade
A Terra sem a Lua
A
teoria sobre a formação da Lua mais aceita atualmente defende que o nosso satélite
natural teria se originado a partir de um formidável impacto que a Terra sofreu
há bilhões de anos. Por mais fantástica que pareça, essa hipótese consegue
explicar tanto a semelhança entre as rochas lunares e terrestres quanto alguns
aspectos do movimento orbital de ambos.
A colisão deve ter ocorrido no
estágio final de formação do nosso planeta, com um dos muitos “concorrentes” da
Terra, fragmentos de rocha incandescente que coletavam matéria para se agregar
em corpos maiores.
Nosso
planeta pode ter perdido parte do núcleo durante o impacto, formando uma nuvem
de poeira quente ao redor. A alta temperatura desse material (que formaria a Lua)
explicaria a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.
A
Lua primitiva era igualmente bela e assustadora. Sua distância inicial seria
inferior a 50 OOO km (hoje a distância média Terra-Lua é de aproximadamente 384
OOO km),
tornando a Lua Cheia 15 vezes maior.
Até
hoje, Terra e Lua formam um sistema planetário duplo. A rigor, são como dois
planetas girando em torno de um centro comum de gravidade, situado apenas algumas
centenas de quilômetros abaixo da superfície da Terra.
Um mundo do faz de conta
Os
cientistas ainda se perguntam quais seriam as implicações caso a Lua nunca
tivesse existido. [...] Podemos imaginar que, há bilhões de anos, a
recém-formada Terra tivesse um destino diferente, não sendo atingida por nenhum
corpo muito maciço. Então, se a Lua nunca se formou, qual seria a massa final
da Terra? E os movimentos orbitais? Será que o nosso planeta teria uma
composição química muito diferente da encontrada hoje? [...]
Sombra e dias curtos
Sem a Lua, não haveria eclipses,
embora isso não pareça ter implicações muito sérias; e além disso saberíamos do
que se tratam, pois eclipses também ocorrem entre os
satélites de Júpiter, por exemplo.
Porém, sem a Lua as noites teriam uma
iluminação uniforme [...] Isso já traria algumas implicações na evolução das
espécies. [...] Sem a Lua, o ciclo das marés também seria diferente. Ainda
existiria a alternância entre marés alta e baixa (as marés também são
provocadas pela ação gravitacional do Sol), só que em menor intensidade - 70%
menor. Com menores forças de maré, também seria menor a faixa de areia que é
periodicamente coberta pela água do
mar, durante a maré alta, e depois exposta ao Sol durante a maré baixa.
Acontece que essa faixa de areia é habitada por uma grande diversidade de
seres, importantes não somente para a vida marinha, mas também para diversas
espécies de aves migratórias, que deles se alimentam.
Sem a Lua, os dias na Terra
seriam mais curtos - estima-se algo em torno de 18 horas - pois as forças de
maré reduzem a rotação do planeta, alongando o dia. É fácil de entender: tais
forças agem igualmente nas partes sólidas e fluidas do planeta, mas sua ação
nos líquidos é mais evidente. Assim, ao "puxar” os oceanos friccionando-os
contra a crosta sólida, duas vezes por dia e por bilhões de anos, pouco a pouco
diminuiu a velocidade de rotação da Terra - aumentando a duração do dia.
Antártica tropical
Dias mais curtos certamente
resultariam em enormes mudanças no processo de evolução da vida na Terra.
Outros ciclos de luz e escuridão provocariam novos hábitos na fauna e flora.
[...] com um período de rotação
mais rápido, a atmosfera terrestre se moveria mais velozmente. Furacões
poderiam durar meses e os ventos seriam muito mais rigorosos. Graças ã Lua o
eixo de rotação da Terra permanece estável em cerca de 23,5° de inclinação.
lsso é responsável pela existência das estações do ano. Presume-se que, sem a
Lua, a inclinação do eixo terrestre poderia atingir os 85°.
Todo o clima da Terra seria dramaticamente alterado. Na Antártica, onde
hoje faz muito frio, seria quente como nos trópicos, e as regiões equatoriais
do planeta estariam cobertas de gelo. A Lua é um regulador climático.
COSTA, J. R. V A Terra sem a Lua. 15 maio 2011.
Disponível em: <http://www. zenite.nu/>. Acesso em: 2 abr. 2016.
ATIVIDADES
1
Segundo o texto, qual ê a teoria mais aceita
atualmente para explicar a formação da Lua?
2. O texto diz que, se a Lua não tivesse sido
formada segundo essa teoria, a massa final da Terra seria outra. Quais dos
valores de gravitação estudados neste capítulo seriam afetados por essa
diferença na massa terrestre? Justifique sua resposta.
3. Que argumentos o texto fornece para explicar
como a ausência da Lua afetaria a evolução da vida na Terra?
1º ano: https://forms.gle/iYbLWTuwR7Ht26TE7
________________________________________________________________ Química
Professora Maristela
Habilidade: EF89TEC18 –Organização dos elementos de acordo com suas massas na tabela periódica.
__________________________________________________________________________
1 A e B -ARTE
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte.
REALIZAR
AS ATIVIDADES DO LINK:
História
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das
instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos
diferentes grupos e agentes sociais;
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/1DvgCbWShGHCPNkY7
Sociologia
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Compreender
que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres
culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da
humanidade.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/EzE4nkEBuNS8Yfsn8
Eletiva
– Profissões
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/v3PDgae76ru5J1Fe6
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.
Acesse
e responda:
https://forms.gle/TYMasXJBiC4sagnX7
_________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Adquirir
conhecimento do processo artístico.
Expressão vocal
Assista
aos vídeos e faça suas anotações no caderno.
TEATRO NA PRÁTICA | Aquecimento Vocal
https://www.youtube.com/watch?v=imeBXkzuVlE
TEATRANDO: Aquecimento de Voz
https://www.youtube.com/watch?v=YbocBRsDEgs
_________________________________________________________________
Educação física professor Emerson 1° A
Início da matéria do 3° bimestre
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfPppPBWtME74R_xOlP8BboETq7PstWTAWNt5smHo39AEKcA/viewform?usp=sf_link
_________________________________________________________________
Habilidade: Analisar os termos de uso em relação aos dados pessoais de forma segura na rede classificando as permissões disponíveis na rede.
SEGUE O LINK DA ATIVIDADE: https://forms.gle/WZWJenYFmgC6JC
_________________________________________________________________
Atividade de Português – 10 a 14 de agosto de
2020.
Profª Néia – 1ª série A
Analise o
cartaz e responda as questões a seguir:
1-A finalidade
do anúncio publicitário é:
(A)
denunciar os maus-tratos aos cães.
(B)
procurar um dono para o cão.
(C)
convencer as pessoas a adotarem cães.
(D)
comparar os cães aos seus donos.
2-
Maltratar
animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de
estimação?
3-
Explique a mensagem da frase: “Porque um dono
vira-lata eu já tive...”
Leia o texto
abaixo para responder as questões abaixo:
Quem vai
salvar a vida
(...) No dia
seguinte era sábado, e meu pai pegou o
Trovão, nosso
cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então
perguntei:
– Ô, pai, que
tal levar um saquinho para pegar a sujeira
do Trovão?
– Pegar a
sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai,
não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora –
meu pai respondeu –, a rua é pra isso
mesmo!
– Pai, que
absurdo! A rua é de todos! É como se você
levasse seu
cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a
gente pisa
nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças
pequenas que
andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me
olhou torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele
voltou, eu vi que ele tinha um saquinho,
que ele atirou
no lixo (...).
Ruth
Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
4- . Percebe-se que o narrador do texto é
(A)
Observador
(B) Personagem
5- A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
(A) “A rua é de
todos!”
(B) “(...) não
se pode deixar a sujeira no meio da rua...”
(C) “Ora,
ora(...), a rua é para isso mesmo!”
(D) “Meu pai me
olhou torto, torto.”
6- Lendo o trecho, “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:
(A) resolveu
comprar sacos de lixo.
(B) desistiu de
passear com o cão.
(C) recolheu a
sujeira de seu cachorro.
(D) pisou no
lixo encontrado na rua.
07. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um
poema.
(C) uma
receita.
(B) um
anúncio
(D) um
diálogo.
_______________________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação- 10 a 14 de agosto 2020.
Prof.ª Néia 1ª sérieA
Habilidades:
EF09HI33: Analisar as transformações
nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das
tecnologias digitais de informação e comunicação.
Inteligência
Artificial
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação
4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Inteligência
Artificial.
ü
Quando
surgiu?
ü
Quem
são seus criadores?
ü
Quais
os objetivos esperados?
ü
Quais
os impactos na sociedade?
ü O uso da Inteligência Artificial na mídia?
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
Português - 1ªB
Professora Ariane
Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.
Habilidades:
Reconhecer características básica do poema lírico.
Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.
Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se deles no processo de construção do sentido.
Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores.
Reconhecer em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros.
Responda as atividades acessando ao link: https://forms.gle/ynk34Ri3QgLE55i17
Prof. Paulo Freire
Matemática
Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=0_r7IKcaXKk
Resolva os exercícios .
Determine o valor de x das equações abaixo :
Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=0_r7IKcaXKk
Resolva os exercícios .
Determine o valor de x das equações abaixo :
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Matemática - 1ºB
https://forms.gle/MSAa1hJHxS3EogGu5
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Projeto de Vida - 1ºB
https://forms.gle/B4Bh68AM6SWXyjxu5