2 (DUAS) Aulas.
Habilidade: Construir critérios para analisar a intervenção em Arte; cidade e
patrimônio cultural
Professora: Ariane Aparecida de Carvalho
Português do 1ºB
Habilidades:
Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político;
Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações;
Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc;
Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos históricos e sociais.
Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo nos gêneros indicados.
“Literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do Coração humano.”
(Guimarães Rosa)
História 1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas
e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes
sociais.
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/ZrWdgJUpT3t7CUUV7
________________________________________________
2 aulas
Sociologia
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/ReLtfF2Gm4SQ4ex28
________________________________________________
2 aulas
Eletiva – Profissões
Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/inPbC3EfAZyXkMCHA
_______________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
1 ANO B
PROFª GRAZIELLE ALMEIDA
EF89TEC01- Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.
1 Aula
Fazer a leitura do texto e responder as questões no caderno.
Letramento digital:
Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.
Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.
Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.
Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.
Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.
É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais.
Revisão dos Conteúdos: Pesquise e responda
1) O que significa letramento digital?
2) Qual a importância do letramento digital?
3) O que é alfabetização e letramento digital?
4) O que podemos considerar como alfabetização tecnológica?
5) Quais são os pontos positivos e negativos dos avanços tecnológicos?
6) O que o avanço tecnológico nos proporciona?
7) Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas?
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ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B
para o período de 08/6 a 12/06
TEMA: Ciclos biogeoquímicos e a interferência do homem
Habilidades: Identificar as etapas
principais dos ciclos biogeoquímicos; identificar e caracterizar as maneiras
pelas quais uma população pode alterar a vida da outra, causando desequilíbrios
na natureza.
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com
Não esqueça de colocar →nome: nº: série/ano:
Atividades sobre os ciclos
biogeoquímicos
1)Leia o poema de Fernando Paixão.
MOTIVO
Se os livros contam
Que as nuvens
Saem da água do mar
Sobem até o céu
Caminham com o vento
Devagar
Por que é que eu
Nunca senti
Batendo na minha cara
Uma gota
Uma gatinha só
De chuva salgada?
Este poema termina com
uma pergunta. Assinale a alternativa que responde a pergunta feita pelo autor
do poema.
(A)
As
partículas de sal são levadas para o mar.
(B)
As
partículas de sal permanecem no mar e somente o vapor de água sobe para as
nuvens.
(C)
As
partículas de sal dissolvem-se ao cair em forma de chuva.
(D)
A
água salgada é neutralizada pelo oxigênio da atmosfera transformando-a em água
doce.
2)Em São Joaquim os termômetros atingiram 3°C
negativos. Entre as 22h30 e as 23 h de terça, houve neve por aproximadamente
dez minutos na cidade.
Segundo informações da
Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a
neve é causada pela alta umidade associada a uma frente fria que está
estacionada sobre o estado.
De acordo com a Epagri,
o recorde negativo de temperatura foi registrado em 1991, quando a cidade
enfrentou 10°C negativos.
Folha Online, São Paulo.
A neve citada no texto corresponde
a que estado físico da água? Como é chamada a mudança de estado físico que
ocorreu para que formasse a neve? Assinale a alternativa que responde
respectivamente as duas perguntas.
(A) Líquido; condensação.
(B) Vapor; liquefação.
(C) Sólido; solidificação.
(D) Sólido; fusão.
3)(ENEM) Na natureza a matéria é
constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo
da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e
do oxigênio. O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o:
(A) fósforo.
(B) enxofre.
(C) carbono.
(D) oxigênio.
(E) nitrogênio.
4)(ENEM) O nitrogênio é
essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de
N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação
na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem
de forma livre ou simbiontes com plantas.
ADUAN,R.E. Embrapa,2004(adaptado).
Animais garantem suas necessidades
metabólicas desse elemento pela
(A) Absorção do gás
nitrogênio pela respiração.
(B) Ingestão de moléculas
de carboidratos vegetais.
(C) Incorporação de
nitritos dissolvidos na água consumida.
(D) Transferência da
matéria orgânica pelas cadeias tróficas.
(E) Protocooperação com
microrganismos fixadores de nitrogênio
5)(UFPB) Sobre os ciclos
biogeoquímicos, analise as proposições a seguir, identificando as verdadeiras.
(A) ( ) O
carbono que compõem o corpo dos organismos vivos chega até eles através da
fotossíntese, da quimiossíntese e do consumo de outros organismos ou de seus
produtos.
(B) ( ) A atmosfera é uma via importante no ciclo
do carbono, do nitrogênio e do fósforo.
(C) ( ) A expressão “Ciclos Biogeoquímicos” é
utilizada para se referir ao movimento de um determinado elemento químico
através do corpo dos organismos e dos ambientes físicos do nosso planeta.
(D) ( ) As
plantas, através da transpiração, liberam vapor de água para a atmosfera, sendo
esse vapor parte do ciclo da água e uma importante contribuição para a
manutenção de condições favoráveis à vida no nosso planeta..
Atividades
para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 08/06/20 a 12 /06/20.
Disciplina: Física
Tema : As leis de Newton
Habilidades: Reconhecer as forças
como as causas dos movimentos e sua variação (Leis de Newton)
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para
o e-mail: prof.jeni@outlook.com
Não
esqueça de colocar →nome:
nº: série/ano:
ATIVIDADES
1) Por
que algumas vezes a inércia é associada à preguiça?
2) Uma pessoa colocada numa extremidade de um pequeno barco vai correr em direção à outra extremidade (ver figura). Em seguida, vai pular tentando alcançar
a plataforma de madeira.
a)
Descreva o movimento do homem em relação a um ponto
fixo na plataforma.
b)
Descreva o movimento do barco em relação a um
ponto fixo na plataforma.
3) Por que, do ponto de vista da 3ª lei de Newton, não seria eficiente utilizar um
avião a
hélice para resgatar um astronauta na Lua para trazê-lo para a Terra?
4) Um garroto aguarda o início de um passeio de carroça (ver figura), observando
os bois que vão puxá-la e refletindo sobre a 3ª lei de Newton. Então, ele elabora a
seguinte proposição sobre a situação:
“Pela lei da ação e reação, quando o boi
puxar a carroça, esta também vai puxá-lo. Como as forças serão iguais e terão
sentidos contrários, o boi não conseguirá mover a carroça, que, assim, jamais sairá
do lugar. “
Explique quais são as incorreções da
proposição do garoto sobre os conceitos envolvidos na 3ª lei de Newton.
5) Quando
um jogador de futebol chuta uma bola inicialmente em repouso, o pé exerce uma
força sobre a bola e a bola outra força sobre o pé.
A respeito dessa situação, podemos fazer
as seguintes afirmações:
I.
A bola altera seu estado de repouso para o de
movimento, porque a resultante das forças que atuam sobre ela, durante o chute,
não é nula.
II.
Após o chute, a bola se move porque a força que
o pé exerce sobre ela tem intensidade maior que a força que a bola exerce sobre
o pé.
III.
A força que a bola exerce sobre o pé tem a
mesma intensidade da força que o pé exerce sobre a bola, porém elas não se
anulam, porque estão aplicadas em corpos diferentes.
Avalie qual(is) das
afirmações é(são) correta(s) e qual(is) incorretas.
I.(....................................)
II.(....................................)
III.(...................................)
Inglês
Habilidade trabalhada: 1 - EM Estratégias de
leitura: Ler, compreender, analisar, e interpretar: opinião do leitor,
classificados, primeira página, notas de correção, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/RzdcqdYGVr7hqurX9
GEOGRAFIA
PROFª Valdilene Matos
Semana: 08 a 12/06.
Habilidade: Aplicar conceitos de fluxos e redes geográficas.
Leia o texto abaixo e responda as questões.
Globalização
Econômica
Globalização econômica é o processo
econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo
todo.
Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas
financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.
A globalização econômica é um fenômeno que foi aprofundado após a Queda
do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisão
que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas.
Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações
financeiras. Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram
como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.
Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas
relações comerciais.
As empresas transacionais que comercializam no mundo todo são os principais
agentes da globalização econômica.
É certo que ainda falamos de governo e nação, no entanto, estes deixaram
de representar o interesse da população. Agora, os Estados defendem, sobretudo,
as empresas e bancos.
Na maior parte das vezes são as empresas americanas, europeias e grandes
conglomerados asiáticos que dominam este processo.
Globalização e Neoliberalismo
A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado
nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os
Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).
O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não
um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis
trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a
economia de um país.
Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes
comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás
neste processo.
Globalização e Exclusão
Uma das faces mais perversas da globalização econômica é a exclusão.
Isto porque a globalização é um fenômeno assimétrico e nem todos os países
ganharam da mesma forma.
Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital. Aqueles que não
têm acesso às novas tecnologias (smartphones, computadores) estão
condenados a ficarem cada vez mais isolados.
Globalização Cultural
Toda essa movimentação populacional e também financeira acaba provocando
mudanças culturais. Uma delas é a aproximação entre culturas distintas, o que
chamamos de hibridismo cultural.
Agora, através da internet, se pode conhecer em tempo real costumes tão
diferentes e culturas tão distantes sem precisar sair de casa.
No entanto, os deslocamento de pessoas pode gerar o ódio ao estrangeiro,
a xenofobia.
Do mesmo modo, narcotraficantes e terroristas têm o acesso à tecnologia e a
utilizam para cometer seus crimes.
1- 1- O que você entendeu sobre globalização econômica?
2- 2- Explique Neoliberalismo.


a) Explique que informação a charge 1 e 2 um passa e qual sua relação com a globalização?
e-mail: valdilene.souzza@yahoo.com.br
dúvidas no e-mail e no Whatsapp.
Ótima Aula.
As empresas transacionais que comercializam no mundo todo são os principais
agentes da globalização econômica.
É certo que ainda falamos de governo e nação, no entanto, estes deixaram
de representar o interesse da população. Agora, os Estados defendem, sobretudo,
as empresas e bancos.
Na maior parte das vezes são as empresas americanas, europeias e grandes
conglomerados asiáticos que dominam este processo.
Globalização e Neoliberalismo
A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado
nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os
Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).
O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não
um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis
trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a
economia de um país.
Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes
comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás
neste processo.
Globalização e Exclusão
Uma das faces mais perversas da globalização econômica é a exclusão.
Isto porque a globalização é um fenômeno assimétrico e nem todos os países
ganharam da mesma forma.
Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital. Aqueles que não
têm acesso às novas tecnologias (smartphones, computadores) estão
condenados a ficarem cada vez mais isolados.
Globalização Cultural
Toda essa movimentação populacional e também financeira acaba provocando
mudanças culturais. Uma delas é a aproximação entre culturas distintas, o que
chamamos de hibridismo cultural.
Agora, através da internet, se pode conhecer em tempo real costumes tão
diferentes e culturas tão distantes sem precisar sair de casa.
No entanto, os deslocamento de pessoas pode gerar o ódio ao estrangeiro,
a xenofobia.
Do mesmo modo, narcotraficantes e terroristas têm o acesso à tecnologia e a
utilizam para cometer seus crimes.
1- 1- O que você entendeu sobre globalização econômica?
2- 2- Explique Neoliberalismo.
a) Explique que informação a charge 1 e 2 um passa e qual sua relação com a globalização?
e-mail: valdilene.souzza@yahoo.com.br
dúvidas no e-mail e no Whatsapp.
Ótima Aula.
Professor: Paulo Freire
Matemática
Atividades;
https://docs.google.com/document/d/1dO6Wae_VTRrvT6NcXfY-c9pUzc3hSflDNah9-ShENBY/edit?usp=sharing
Filosofia 1º A e B
1 - Fazer a leitura do texto
Arquivo pdf Aqui
2 - Pesquisar significado das palavras desconhecidas.
__________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Aprender a conhecer-se; Aprender a
relacionar-se (família, amigos, escola e comunidade). Fazer escolhas de itinerário formativo,
tomando decisões com responsabilidade, considerando seu Projeto de Vida.
Para pensar: O que são valores?
Quais são os meus valores pessoais?
https://www.valongueiro.com/valores-pessoais/
Acesso em 27, de maio de 2020.
Após
pensar e consultar o site citado, responda em seu caderno:
1. Cite, pelo menos, cinco exemplos de ações que você realizou
em conformidade com seus valores.
2. Procure se lembrar se você já teve atitudes que não
combinam com seus valores. Em caso afirmativo, aponte exemplos.
3. Cite exemplos de ações que seus valores não permitiram
que você realizasse.
Meus sonhos (responda em seu caderno):
1. O que gostaria de alcançar no que se refere aos
relacionamentos pessoais? O que posso fazer para que isto aconteça?
2. O que espero conquistar, em termos de aprendizagem na
escola? O que posso fazer para que isto aconteça?
3. O que desejo para minha família? O que está a meu
alcance de ser feito para que esse desejo aconteça?
4. O que pretendo fazer, pensando no bem comum?
5. O que sonho para minha vida como um todo? O que posso
fazer para que esse sonho se transforme em realidade?
IMPORTANTE: Tire uma foto da atividade
realizada em seu caderno, e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/1a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.
__________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: engajamento e comprometimento.
Preciso urgentemente criar um canal para me comunicar com vocês. Caso contrário não será possível avalia-los.
Enviem-me um e-mail com um numero de celular para contato (mesmo que não possua um número, envie o e-mail informando).
Alerte seus colegas que estão matriculados na disciplina!
E-MAIL: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
NO ASSUNTO DO EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NÚMERO
MATÉRIA: EXPRESSA-TE
NO CORPO DO EMAIL: NUMERO DO CELULAR PARA CONTATO. MESMO QUE NÃO POSSUA UM NÚMERO DISPONÍVEL, ENVIE O E-MAIL INFORMANDO.
Química – Professora : Maristela - 1º
Ano
Habilidade: Reconhecer a conservação de massa em
transformações químicas
EXERCÍCIOS SOBRE A LEI DE LAVOISIER
QUESTÃO
1
O cálcio reage com o oxigênio
produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados
dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma
incompleta:

Descubra os valores de x, y e z com o auxílio
das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das
Proporções Constantes).
QUESTÃO
2
100 g de calcário é colocada sob
aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa
afirmativa está baseada na lei de qual cientista?
a)
Lavoisier
b)
Dalton
c)
Richter
d)
Gay-Lussac
e) Proust
QUESTÃO
3
Na reação de neutralização do ácido
clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g
do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e
utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação,
o cloreto de magnésio.
QUESTÃO
4
(Fuvest-SP) Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados
com um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do
material contido no prato A. Esse procedimento foi repetido com palha de aço em
lugar de papel. Após cada combustão, observou-se:

Com
papel
Com
palha de aço
a) A e B no mesmo
nível A e B no mesmo nível
b) A abaixo de
B A abaixo de B
c) A acima de
B
A acima de B
d) A acima de
B
A abaixo de B
e) A abaixo de
B A e B no mesmo nível
Qualquer duvida estarei esclarecendo no whatsApp das 8:00 as 18:00 Celular981365627
emviar foto das atividades no email formentini2@gmail.com.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 1ºEM
1ª Lista de Exercícios – Razão e Proporção
Assista aos vídeos:
- Razão e Proporção (parte 1) https://www.youtube.com/watch?v=4HBKywBYUx0
- Razão e Proporção (parte 2) https://www.youtube.com/watch?v=1nrpk_fqpd0
- Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais https://www.youtube.com/watch?v=ZiHqfMn2nQY
Questão
1) Um prêmio de R$ 600.000,00 vai ser dividido entre os acertadores de um
bingo. Observe a tabela e responda:
a) Qual a razão entre
o número de acertadores do prêmio de R$200.000,00 para o prêmio de
R$150.000,00?
b) Qual a razão entre os prêmios
da tabela acima, considerando 3 acertadores e 4 acertadores?
c) O número de acertadores e os
prêmios são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais?
Questão 2)
Diga se é diretamente ou inversamente proporcional:
a) Número de pessoas em um
churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poderá consumir.
b) A área de um retângulo e o seu
comprimento, sendo a largura constante.
c) Número de erros em uma prova e
a nota obtida.
d) Número de operários e o tempo
necessário para eles construírem uma casa.
e) Quantidade de alimento e o
número de dias que poderá sobreviver um náufrago.
Questão
3) Os números x, y e 32 são
diretamente proporcionais aos números 40, 72, 128. Determine os números x e y.
Questão
4) Sabendo que a, b, c e 120 são diretamente proporcionais aos números 180, 120, 200
e 480, determine os números a, b e c.
Atividade de Português 1ª Série EM
Prof.ª Néia
Habilidades: (EF89LP03)
Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores,
comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e
posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a
fatos e opiniões relacionados a esses textos. (EF08LP06) Identificar, em textos
de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus
modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). Morfossintaxe Todos
os campos de atuação
Leia o Artigo de
opinião para responder as questões abaixo;
UMA PROIBIÇÃO
NECESSÁRIA
Um assunto que vem despertando a atenção não
só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso
de celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se
após a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica
instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.
No
que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida
que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um local
de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do
professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um aparelho
que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só
quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de
educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor
- assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no
exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que
é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula
usando um boné.
Por outro lado, alguns entendem que o
Estado não poderia proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que
violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter
em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há
um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de
determinar qual prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade
(alunos e professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular
ou o boné na sala de aula.
Desse modo, percebe-se que há
razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia
toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é
sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o
processo de ensino e a figura do professor.
Orlando Morando
(Adaptado – Tudo Sala
de Aula)
1. A finalidade do texto é
a) trazer uma informação de interesse público.
b) descrever um acontecimento reconte em salas de aulas.
c) apresentar um ponto de vista sobre um determinado assunto.
c) narrar fatos do cotidiano escolar.
2. No trecho: “A discussão acirrou-se após a restrição do
uso desses objetos...”, a palavra grifada tem o sentido no texto de
a) observação.
b) proibição.
c) determinação.
d) exceção.
3. A tese defendida pelo autor do texto está presente em
a) “Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor
solução.”
b) “... onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do
professor os conhecimentos da matéria.”
c) “A sala de aula é um local de aprendizagem...”
d) “... a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de
educação...”
4. No texto,
a) o autor defende o fim do uso dos celulares em salas de aula, porque
acredita que ele inibe o ensino-aprendizagem dos alunos.
b) o autor defende que em todos os espaços escolares, o uso de celular e
boné devem ser proibidos.
c) o autor acredita que os celulares devem ser evitados pelas crianças,
já que eles atrapalham o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
d) o autor defende que o uso de bonés em sala de aula compromete a
aprendizagem.
5. Para o autor Orlando Morando, o uso de bonés em sala de aula
representa
a) uma questão de humildade com o mestre.
b) uma falta de educação aos religiosos.
c) a ignorância por parte dos alunos.
d) falta de educação aos professores.
Atividades;
https://docs.google.com/document/d/1dO6Wae_VTRrvT6NcXfY-c9pUzc3hSflDNah9-ShENBY/edit?usp=sharing
1 - Fazer a leitura do texto
Arquivo pdf Aqui
2 - Pesquisar significado das palavras desconhecidas.
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Aprender a conhecer-se; Aprender a relacionar-se (família, amigos, escola e comunidade). Fazer escolhas de itinerário formativo, tomando decisões com responsabilidade, considerando seu Projeto de Vida.
Para pensar: O que são valores? Quais são os meus valores pessoais?
https://www.valongueiro.com/valores-pessoais/
Acesso em 27, de maio de 2020.
Após
pensar e consultar o site citado, responda em seu caderno:
1. Cite, pelo menos, cinco exemplos de ações que você realizou
em conformidade com seus valores.
2. Procure se lembrar se você já teve atitudes que não
combinam com seus valores. Em caso afirmativo, aponte exemplos.
3. Cite exemplos de ações que seus valores não permitiram que você realizasse.
Meus sonhos (responda em seu caderno):
1. O que gostaria de alcançar no que se refere aos
relacionamentos pessoais? O que posso fazer para que isto aconteça?
2. O que espero conquistar, em termos de aprendizagem na
escola? O que posso fazer para que isto aconteça?
3. O que desejo para minha família? O que está a meu
alcance de ser feito para que esse desejo aconteça?
4. O que pretendo fazer, pensando no bem comum?
5. O que sonho para minha vida como um todo? O que posso
fazer para que esse sonho se transforme em realidade?
IMPORTANTE: Tire uma foto da atividade
realizada em seu caderno, e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/1a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: engajamento e comprometimento.
Preciso urgentemente criar um canal para me comunicar com vocês. Caso contrário não será possível avalia-los.
Enviem-me um e-mail com um numero de celular para contato (mesmo que não possua um número, envie o e-mail informando).
Alerte seus colegas que estão matriculados na disciplina!
E-MAIL: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
NO ASSUNTO DO EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NÚMERO
MATÉRIA: EXPRESSA-TE
NO CORPO DO EMAIL: NUMERO DO CELULAR PARA CONTATO. MESMO QUE NÃO POSSUA UM NÚMERO DISPONÍVEL, ENVIE O E-MAIL INFORMANDO.
Química – Professora : Maristela - 1º
Ano
Habilidade: Reconhecer a conservação de massa em
transformações químicas
EXERCÍCIOS SOBRE A LEI DE LAVOISIER
QUESTÃO
1
O cálcio reage com o oxigênio
produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem. Foram realizados
dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma
incompleta:
Descubra os valores de x, y e z com o auxílio
das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das
Proporções Constantes).
QUESTÃO
2
100 g de calcário é colocada sob
aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa
afirmativa está baseada na lei de qual cientista?
a)
Lavoisier
b)
Dalton
c)
Richter
d)
Gay-Lussac
e) Proust
QUESTÃO
3
Na reação de neutralização do ácido
clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g
do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e
utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação,
o cloreto de magnésio.
QUESTÃO
4
(Fuvest-SP) Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados
com um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do
material contido no prato A. Esse procedimento foi repetido com palha de aço em
lugar de papel. Após cada combustão, observou-se:
Com
papel
Com
palha de aço
a) A e B no mesmo
nível A e B no mesmo nível
b) A abaixo de
B A abaixo de B
c) A acima de
B
A acima de B
d) A acima de
B
A abaixo de B
e) A abaixo de
B A e B no mesmo nível
Qualquer duvida estarei esclarecendo no whatsApp das 8:00 as 18:00 Celular981365627
emviar foto das atividades no email formentini2@gmail.com.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 1ºEM
1ª Lista de Exercícios – Razão e Proporção
Assista aos vídeos:
- Razão e Proporção (parte 1) https://www.youtube.com/watch?v=4HBKywBYUx0
- Razão e Proporção (parte 2) https://www.youtube.com/watch?v=1nrpk_fqpd0
- Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais https://www.youtube.com/watch?v=ZiHqfMn2nQY
Questão
1) Um prêmio de R$ 600.000,00 vai ser dividido entre os acertadores de um
bingo. Observe a tabela e responda:
a) Qual a razão entre
o número de acertadores do prêmio de R$200.000,00 para o prêmio de
R$150.000,00?
b) Qual a razão entre os prêmios
da tabela acima, considerando 3 acertadores e 4 acertadores?
c) O número de acertadores e os
prêmios são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais?
Questão 2)
Diga se é diretamente ou inversamente proporcional:
a) Número de pessoas em um
churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poderá consumir.
b) A área de um retângulo e o seu
comprimento, sendo a largura constante.
c) Número de erros em uma prova e
a nota obtida.
d) Número de operários e o tempo
necessário para eles construírem uma casa.
e) Quantidade de alimento e o
número de dias que poderá sobreviver um náufrago.
Questão 3) Os números x, y e 32 são diretamente proporcionais aos números 40, 72, 128. Determine os números x e y.
Questão
4) Sabendo que a, b, c e 120 são diretamente proporcionais aos números 180, 120, 200
e 480, determine os números a, b e c.
Atividade de Português 1ª Série EM
Prof.ª Néia
Habilidades: (EF89LP03)
Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores,
comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e
posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a
fatos e opiniões relacionados a esses textos. (EF08LP06) Identificar, em textos
de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus
modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). Morfossintaxe Todos
os campos de atuação
Leia o Artigo de
opinião para responder as questões abaixo;
UMA PROIBIÇÃO
NECESSÁRIA
Um assunto que vem despertando a atenção não
só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso
de celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se
após a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica
instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.
No
que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida
que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um local
de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do
professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um aparelho
que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só
quem atende, mas todos os que estão ao seu redor.
Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de
educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor
- assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no
exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que
é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula
usando um boné.
Por outro lado, alguns entendem que o
Estado não poderia proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que
violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter
em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há
um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de
determinar qual prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade
(alunos e professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular
ou o boné na sala de aula.
Desse modo, percebe-se que há
razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia
toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é
sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o
processo de ensino e a figura do professor.
Orlando Morando
(Adaptado – Tudo Sala
de Aula)
1. A finalidade do texto é
a) trazer uma informação de interesse público.
b) descrever um acontecimento reconte em salas de aulas.
c) apresentar um ponto de vista sobre um determinado assunto.
c) narrar fatos do cotidiano escolar.
2. No trecho: “A discussão acirrou-se após a restrição do
uso desses objetos...”, a palavra grifada tem o sentido no texto de
a) observação.
b) proibição.
c) determinação.
d) exceção.
3. A tese defendida pelo autor do texto está presente em
a) “Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor
solução.”
b) “... onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do
professor os conhecimentos da matéria.”
c) “A sala de aula é um local de aprendizagem...”
d) “... a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de
educação...”
4. No texto,
a) o autor defende o fim do uso dos celulares em salas de aula, porque
acredita que ele inibe o ensino-aprendizagem dos alunos.
b) o autor defende que em todos os espaços escolares, o uso de celular e
boné devem ser proibidos.
c) o autor acredita que os celulares devem ser evitados pelas crianças,
já que eles atrapalham o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
d) o autor defende que o uso de bonés em sala de aula compromete a
aprendizagem.
5. Para o autor Orlando Morando, o uso de bonés em sala de aula
representa
a) uma questão de humildade com o mestre.
b) uma falta de educação aos religiosos.
c) a ignorância por parte dos alunos.
d) falta de educação aos professores.