-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

25 abril, 2020

6º ANO - 27/04 A 30/04



PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO 
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.

O link para acesso ao questionário é: https://sed.educacao.sp.gov.br/QuestionarioAulaRemota/Estudantes             
______________________________________________________
Atividades para os alunos do 6º ano A e 6º ano B
para o período de 27/04 a 30/04


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
____________________________________________________

DISCIPLINA: GEOGRAFIA - PRORª REGIANE

DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS NA PRODUÇÃO DA PAISAGEM

Unidade Temática: Sujeito e seu lugar no mundo.Objeto do Conhecimento: Identidade sociocultural.

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF06GE02)  Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares; (EF06GE14*) Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas, entre outros, na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em diferentes tempos.

ATIVIDADE 
1 – Faça a leitura do texto e das imagens.
Análise de texto e imagem – povos originários no continente americano.
Texto 1
Os Incas construíram um Império na América do Sul, que se espalhou por partes do que hoje formam o Peru, o Equador, a Bolívia, a Argentina e o Chile e teve duração de aproximadamente 1200 anos. Seu fim se deu com a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do Imperador Inca Atahualpa, em 1533. Esse povo originário do continente americano possuía uma agricultura bem desenvolvida. Os Incas cultivavam cerca de setecentas espécies vegetais, cujo plantio era feito através da técnica de terraceamento, no qual eram utilizados diferentes níveis de altitudes do território, criando terraços dispostos em graus. Os Uros são um povo pré-colombiano que ainda hoje constrói ilhas flutuantes artificiais no lago Titicaca, localizado entre o Peru e a Bolívia. A princípio, esse povo construiu essas ilhas para viver com maior segurança e evitar o domínio de outros povos, como os Incas. As ilhas são feitas com totoras, um tipo de junco fibroso utilizado também como remédio e alimento. 
Elaborado especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista.

Agora copie e responda às questões A, B, C, D e E  no seu caderno.
a)  Assinale nos textos as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas, dialogue com a sua família e, caso necessário, utilize um dicionário ou a internet para buscar os significados.
b) Relate as ideias principais do texto 1.
c) Descreva as imagens 1 e 2.
d) Você conhece os motivos que levaram os Uros a construírem suas moradias em forma de ilhas flutuantes? Justifique sua resposta.
e) O que motivou o povo Inca a utilizar os terraços para a agricultura? Justifique sua resposta.

2) Faça a leitura do texto e da imagem, copie e responda as questões
– POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL
Você já deve ter ouvido falar, nos anos anteriores da sua vida escolar, que “o Brasil foi descoberto em 1500” pelos europeus, por meio dos portugueses, e desde então se iniciou o processo de ocupação e colonização das terras brasileiras. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, houvesse mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 255 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.12 Desde 1500 até a década de 1970, a população indígena brasileira decresceu acentuadamente e muitos povos foram extintos.
a) O que você sabe dizer a respeito? 
b) O que já leu e ouviu sobre esse tema? Você concorda com essa versão construída historicamente? 
c) Como definir os povos originários? Como viviam os povos indígenas? 
d) Quais foram as principais mudanças ocorridas a partir da “chegada” dos portugueses? Quais foram as contribuições dos povos indígenas para a formação da sociedade brasileira?
3) Leia o texto, copie e responda as questões.
Leitura complementar
[...] Com base nas evidências encontradas na vegetação, no solo e na pesquisa de campo dos arqueólogos, os cientistas estimam o tamanho da população nativa da Amazônia em 1492. As estimativas variam: trabalhos mais recentes calculam uma população mínima de oito a dez milhões de pessoas; as mais conservadoras vão de um a três milhões de pessoas e se baseiam em informações sobre os modos de vida das populações indígenas dos últimos 200 anos, quando já haviam se reduzido muito em razão da chegada dos europeus. [...]. Esses milhões de pessoas se dividiam em diferentes sociedades. Alguns grupos eram nômades ou seminômades que dependiam da caça e do extrativismo. Mas também havia muitas aldeias grandes, construídas por populações sedentárias, que podiam comportar milhares de habitantes, conforme afirmam documentos históricos datados do século XVI ao começo do século XX. [...] A hipótese do grupo é que as aldeias antigas foram cobertas pela floresta depois que a circulação de doenças trazidas à América pelos europeus, como a gripe, o sarampo e a varíola, dizimou grande parte da população indígena a partir do século XVI. [...].
Fonte: Jornal da USP (por Núcleo de Divulgação Científica da USP). Texto adaptado especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista. Disponível em <https://jornal.usp.br/ciencias/amazoniaalterada/>.
a) Qual a ideia principal do texto?
b) Qual era a estimativa da população nativa da Amazônia, antes da chagada dos europeus?
c) O que levou parte da população indígena a ser dizimada? Explique.

VOCÊ PODE ENVIAR SUAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PARA O EMAIL regianed045@gmail.com

_________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: HISTÓRIA

Olá queridos alunos do 6º ano!
Devido à pandemia Covid-19 vocês continuarão em casa. Os conteúdos e as atividades serão enviados todas as semanas, e depois deverão me entregar para que possa avaliar.
                                      Professora Joelma – História


Objetivo: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidades: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação. Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

Pesquisar sobre a expansão dos seres humanos pelo planeta (é importante destacar que, em alguns locais, existem evidências de que a travessia tenha sido feita a pé, por terra ou aproveitando-se o congelamento das águas. Em outros casos, porém, os seres humanos inventaram formas de locomoção que lhes permitiam se deslocar pelos mares – lembrando que já começamos esse assunto em sala de aula).
E pesquisar sobre o povoamento da América (a hipótese de que o povoamento da América se deu por várias vias de acesso, tanto marítimas quanto terrestres- lembrando que vimos que na América (Brasil) foi encontrado o fóssil mais antigo da América, Luzia).
Agora responda:
1)    O grande conjunto de transformações vivenciado pelos seres humanos na Pré-História foi chamado de Revolução Neolítica. Cite características dessas transformações e explique de que forma alteraram a vida das pessoas que viveram naquele período.

2)    No Brasil, arqueólogos trabalham em diversos sítios arqueológicos e ainda pesquisam a origem dos povos brasileiros. Em uma dessas, encontraram Luzia. A respeito desse assunto, responda às questões a seguir.

    A)   O que são sítios arqueológicos?
    B)   Quem foi Luzia?

3)    Explique a importância do domínio do fogo para os grupos humanos.

4)    Relacione os períodos da Pré-História com as características de cada um.
A) Paleolítico
B) Neolítico
(     ) Os grupos humanos se tornaram sedentários.
(     ) Ocorreu a descoberta do fogo e sua “domesticação”.
(     ) Período também conhecido como “Idade da Pedra Lascada”
(     ) Os grupos humanos eram nômades e se deslocavam em busca de alimentos.
(     ) Os grupos humanos passaram a ocupar as margens dos rios.
(     ) Os grupos humanos começaram a produzir objetos de cerâmica.



Importante saber: MITOS DE CRIAÇÂO> Narrativas criadas por diferentes povos para explicar o mundo em que viviam. Geralmente, as crenças míticas das primeiras populações estavam relacionadas a elementos da natureza. Dessa forma, fenômenos naturais, como tempestades, chuva e vento, eram entendidos como ação dos deuses.


Bons estudos!
________________________________________________________________________________

DISCIPLINA: MATEMÁTICA






______________________________________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Profª Ida Maria - 6ºA; Profª Mileni 6ºB



Habilidade: (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.

Copie as atividades em seu caderno e faça com muita calma e atenção. Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: idalyra@prof.educacao.sp.gov.br  ou mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br


Primeira Etapa:
Estude o conteúdo sobre Misturas e Métodos de Separação, para isso acesse o link abaixo:


Segunda Etapa:
Faça as seguintes perguntas para dois moradores da sua casa (caso more apenas você e mais uma pessoa, você pode responder também)

1. “O que é mistura?”

2. “Fale dois exemplos de misturas que você conheça”

3. “Você sabe como separar as misturas que você citou como exemplo?”

Anote as respostas em uma tabela no seu caderno:
Pergunta
Pessoa 1: Nome
Pessoa 2: Nome
O que é mistura?




Fale dois exemplos de misturas que você conheça




Você sabe como separar as misturas que você citou como exemplo?






Após fazer as anotações, faça uma pesquisa para responder às questões abaixo.
Classifique cada mistura dada como exemplo em homogênea ou heterogênea e explique o seu critério de classificação
Quais métodos de separação você indicaria para cada uma dessas misturas? Explique


Bons Estudos!!!



_________________________________________________________________________________
6 º A / B   ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 
PROFESSORA MAIARA DO VALE

HABILIDADES
-IDENTIFICAR O CONFLITO GERADOR DE UMA NARRATIVA LITERÁRIA, CONSIDERANDO MARCAS EXPLÍCITAS NO ENUNCIADO.
-IDENTIFICAR A FINALIDADE DE UM TEXTO, MOBILIZANDO CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE O FORMATO GÊNERO, TEMA OU ASSUNTO.


LEIA O TEXTO A SEGUIR.

São Paulo-SP, 25 de Março de 2018.

Querido Paulo,

      Estou escrevendo para contar minha aventura das últimas férias.
      Acredita que eu fui visitar juntamente com os meus filhos o Zoológico de São Paulo? Ele é enorme, dá para se perder. Valeu percorrer toda essa distância. As crianças amaram.
      Vi muitos animais que eu conhecia, somente pela TV: zebras, o leão e a leoa, cobras de várias espécies, girafas, pássaros de muitas cores, macacos, patos, elefantes... Mas o que achei mais lindo mesmo foram as girafas, você precisa ver, têm pescoços grandoooooooeesssssssss!
      Cada área tem vários funcionários para cuidar dos animais. Tudo é muito organizado e limpo. Os animais são bem cuidados. Também há muita segurança e avisos de proteção.
Valeu a pena o cansaço da viagem. Vou te esperar aqui em casa para mostrar as fotos e tomar um café conosco.

Beijos,

Joana Maria.

PS: Dá um abraço em todos aí na Paraíba, principalmente na nossa tia Luíza!

(Disponível em: http://professordiorges.blogspot.com/2017/05/carta-pessoal-teoria-e-exercicios.html)





1.    RESPONDA COM AS SUAS PALAVRAS:



A)    COMO SE CHAMA O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER?


B)    QUAL A FINALIDADE DE TEXTOS COMO ESSE NA SOCIEDADE?

C)    QUANDO E ONDE ELE FOI ESCRITO?

D)    QUEM É O REMETENTE DESTE TEXTO?

E)    QUEM É O DESTINATÁRIO DESTE TEXTO?


2.  SOBRE O TEXTO ACIMA COLOQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO NOS PARÊNTESES:
(  ) NÃO EXISTE RELAÇÃO DE INTIMIDADE PESSOAL ENTRE A REMETENTE E O DESTINATÁRIO DESSE TEXTO.

(  )A REMETENTE UTILIZOU UMA LINGUAGEM EXTREMAMENTE FORMAL AO SE DIRIGIR AO DESTINATÁRIO.

(  ) ESSE TEXTO FOI ESCRITO COM OBJETIVO DE ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS ÍNTIMAS.  

(  ) PELA ESTRUTURA DESTE TEXTO, ELE É CONSIDERADO UMA CARTA DE SOLICITAÇÃO.

( ) A REMETENTE TRATA DE UMA VISITA QUE ELA FEZ AO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO.


3. RESPONDA SOBRE O TEXTO.
A) QUEM FOI VISITAR O ZOOLÓGICO COM JOANA? QUEM ESTAVA COM ELA?

B) O QUE JOANA E AS CRIANÇAS VIRAM? FAÇA UMA LISTA.

C) DO QUE ELA MAIS GOSTOU?

D) QUAL O GRAU DE PARENTESCO ENTRE PAULO E JOANA? COMPROVE SUA RESPOSTA COM TRECHO DO TEXTO.

E) POR MEIO DE PISTAS PRESENTE NO TEXTO, ONDE PAULO MORA?



4.  LEIA COM ATENÇÃO AS TIRINHAS DO CHICO BENTO E RESPONDA:



A)  QUE TIPO DE VARIEDADE LINGUÍSTICA ESTÁ SENDO USADA POR CHICO BENTO E SEU PAI? POR QUÊ?

B) QUE TIPO DE LINGUAGEM É UTILIZADA NA TIRINHA? VERBAL, NÃO VERBAL OU MISTA? JUSTIFIQUE:

C) SE, NA TIRINHA, TIVÉSSEMOS APENAS AS IMAGENS, TERÍAMOS UM EXEMPLO DE LINGUAGEM?L.

D) REESCREVA AS FALAS DOS PERSONAGENS UTILIZANDO A VARIEDADE PADRÃO:
1º BALÃO:
2º BALÃO:
3º BALÃO:
4º BALÃO:



5. LEIA
O Lobo e o Leão


      Um Lobo, que acabara de roubar uma ovelha, depois de refletir por um instante, chegou à conclusão, que o melhor seria levá-la para longe do curral, para que enfim, fosse capaz de servir-se daquela merecida refeição, sem o indesejado risco de ser interrompido por alguém.

      No entanto, contrariando a sua vontade, seus planos bruscamente mudaram de rumo, quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso Leão, que sem muita conversa, de um bote, lhe tomou a ovelha.

      O Lobo, contrariado, mas, sempre mantendo uma distância segura do seu oponente, disse em tom injuriado, com uma certa dose de ironia: "Você não tem o direito de tomar para si aquilo que por direito me pertence!"

      O Leão, sentindo-se um tanto ultrajado pela audácia do seu concorrente, olhou em volta, mas, como o Lobo estava longe demais, e não valia a pena o inconveniente de persegui-lo apenas para lhe dar uma merecida lição, disse com desprezo: "Como pertence a você? Você por acaso a comprou, ou por acaso, terá o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga, como você a conseguiu?"

RESPONDA:

A) A LINGUAGEM UTILIZADA NA FÁBULA ACIMA É VERBAL OU NÃO VERBAL?

B) DE QUEM É A VOZ QUE APARECE NO TEXTO EM “COMO PERTENCE A VOCÊ?”?

________________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
1º aula


Copie no caderno.
Habilidades socioemocionais.
Anotem um sinal de + na competência que considera mais desenvolvida em si mesmo e um sinal de - na competência menos desenvolvida em si mesmo.
Competências
socioemocionais
Menos desenvolvidas
Mais desenvolvidas
determinação


organização


foco


persistência


responsabilidade


iniciativa social


Curiosidade para
aprender


imaginação criativa


empatia



A habilidade que foi escolhida como mais desenvolvida responda:
Porque você tem facilidade de desenvolver essa competência, você se sente bem e importante quando à pratica?


A habilidade que foi escolhida como menos desenvolvida responda:
Porque tem dificuldade de executar essa habilidade? Tem interesse de executar mais essa habilidade?


Não precisa copiar.

Medite o que deveria ser feito por você para praticar as competências mais difíceis?

2º aula
leia o texto

Apenas sorria:
Segundo sua história, ele foi capturado pelo inimigo e lançado numa cela de prisão. Estava certo de que, pelos olhares desdenhosos e pelo tratamento rude que recebeu de seus carcereiros, seria executado no dia seguinte. A partir daqui, contarei a história conforme me lembro, com minhas próprias palavras.
“Eu tinha a certeza de que seria morto. Fiquei terrivelmente nervoso e perturbado. Remexi em meus bolsos para ver se havia algum cigarro que tivesse escapado à sua revista. Encontrei um e, por causa de minhas mãos trêmulas, mal podia levá-lo aos lábios. Mas eu não tinha fósforos: estes eles haviam levado.
Olhei através das grades para meu carcereiro. Ele não respondeu ao meu olhar.
Afinal, não se estabelece contato visual com uma coisa, um cadáver. Eu gritei para ele: ‘Tem fogo, por favor? ”. Ele olhou para mim, encolheu os ombros e veio até onde eu estava para acender meu cigarro. Ao se aproximar e acender o fósforo, seus olhos inadvertidamente se cruzaram com os meus.
Naquele momento eu sorri. Naquele instante foi como se uma faísca saltasse no espaço entre nossos dois corações, nossas duas almas. Sei que ele não queria, mas meu sorriso saltou por entre as grades e gerou um sorriso em seus lábios também. Ele acendeu meu cigarro, mas permaneceu perto, olhando-me diretamente nos olhos e continuando a sorrir.
Continuei sorrindo para ele, agora consciente da pessoa e não apenas do carcereiro. E seu olhar para mim também parecia ter uma nova dimensão! —Você tem filhos? – Ele perguntou.
—Sim, aqui, aqui. Tirei minha carteira e procurei nervosamente as fotografias de minha família. Ele também puxou as fotos de seus “niños” e começou a falar sobre seus planos para eles. Meus olhos se encheram de lágrimas. Eu disse que temia nunca mais ver minha família novamente, nunca ter a chance de vê-los crescer. Lágrimas também afloraram em seus olhos.
De repente, sem qualquer outra palavra, ele destravou minha cela e silenciosamente me conduziu para fora. Uma vez fora da prisão, conduziu-me silenciosamente por estradas secundárias, para fora da cidade. Lá, nos limites da cidade, ele me libertou, e sem nenhuma outra palavra, voltou em direção à cidade. ‘Minha vida foi salva por um sorriso’. ”
Sim, o sorriso a conexão verdadeira, espontânea e natural entre as pessoas.
Conto esta história porque aprendi com ela. Realmente acredito que, se nós nos reconhecêssemos como pessoas, desconsiderando nossos títulos, cargos, status, não teríamos inimigos. Não poderíamos ter ódio, inveja ou medo. A história de Saint-Exupéry fala daquele momento mágico em que duas almas se reconhecem.
Um sorriso genuíno dirigido a outra pessoa diz um bocado de coisas. Diz: “Eu o aceito como você é, de maneira incondicional”. Quando você sorri para uma outra pessoa, ela se sente valiosa, importante e digna. Sente-se melhor em relação a si mesma. E o que custa a você é um simples sorriso, uma expressão de autêntica cordialidade.
Vamos, sorria!

Copie apenas as perguntas e responda no caderno.
Responda:
Determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, Curiosidade para aprender, empatia, amabilidade.
Qual dessas competências podem ser encontradas nas atitudes que tiveram os personagens no texto acima? Identifique com a parte do texto.



_________________________________________________________________________________

Disciplina- Inglês
Professora Eliane

Roteiro de Atividades 6º Ano - Semana de 27/04/2020 a 30/04/2020

Habilidades
 (EF06L09) Localizar informações específicas em um texto.
 (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be).

Leia o texto para responder as questões.

My family
Hi, my name is Bruce. I am twelve years old.
I want to introduce my family to you.
Peter is my father.
Kate is my mother.
Peter and Kate are my parents.
Johnny is my brother and Andrea is my sister.
My family is very happy.

Atividade 1
      A)   Qual é a idade de Bruce?
__________________________________________________________

      B)   Quem apresenta a família é:
(    ) Peter
(    ) Bruce
(    ) Kate
(    ) Andrea

      C)   Quem é Peter?
__________________________________________________________

      D)   Qual é o nome da mãe de Bruce?
__________________________________________________________

      E)   Johnny e Andrea são:
(    ) Amigos de Bruce
(    ) Primos de Bruce
(    ) Irmãos de Bruce

       F)   A palavra parents significa:
(    ) parentes
(    ) pais
(    ) primos

Observe o quadro para fazer as atividades 2 e 3.
Verbo To Be – Forma Afirmativa

I am/I’m                    
You are/You’re         
He is/ He’s                
She is/She’s           
It is/ It’s 
We are/We’re 
You are/You’re
They are/They’re                  



Atividade 2
Complete as frases com os pronomes I, you, he ou she.

A)   _____ is my mother.
B)   _____ are my friend.
C)   _____ is my father.
D)   _____ am sad.
E)   _____ is my sister.
F)   _____ am happy.
G)   _____ are tired.

Atividade 3
Complete as frases com o verbo to be (am,is,are)

             A)   He ___ a Brazilian soccer player.
             B)   They ____ friends.
             C)   I ____ a student.
             D)   She ____ a beautiful girl.
             E)   We ____ happy.
             F)   You ____ a doctor.

Observação- As questões devem ser feitas no caderno.



DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: MICHELLE
SÉRIES: 6ºA,B

HABILIDADES: Desenvolvimento da consciência e valorização de outras culturas, da criatividade e da imaginação.

Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. O origami pronto transforma o espaço plano do papel em uma figura tridimensional. Use sua criatividade e imaginação, criando vários origamis.

Conjunto de animais de origami | Vetor Premium


Use sua criatividade e imaginação, criando vários origamis.
OBS. Deixe as atividades no caderno de desenho.


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA



Habilidades – Localizar texto com auxilio de material diverso, Localizar informação implícita.
TEMA 2-Esporte ParalÍmpico
Realizar uma pesquisa sobre este tema e responder as questões:

1.O que são os esportes paralímpicos?

 2° Cite o nome de algum atleta brasileiro que seja campeão paralímpico.

 3° Em quais modalidades os atletas podem competir nos esportes paralímpicos?

 4° Cite 3 exemplos de esporte de marca.

 5° Quais atividades são esportes de corrida de marca?
(   ) natação
(   ) dança
(   ) corridas de velocidade

(   ) voleibol
   __________________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 6º ano

Profª: Silvia Mara e Maristela
Semana : 27/04/2020 a 30/04/2020
Dando continuidade das atividades já´a trabalhadas em sala de aula- Cadeia de expectativas e Rede de Conexões.
 Percebeu como todos nós vivemos em rede, em contato com outras pessoas ou grupos de maneira plugada ou desplugada?
Agora é o momento de conversarmos sobre as suas expectativas.
Afinal o que é tecnologia ?
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
            A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".
Atividade 1
Abaixo um link de vídeo com explicação “O que é Tecnologia”

ü  Assistir Vídeo “O que é Tecnologia”
A)  Após assistir aos vídeos e a discussão em sala de aula, defina, com suas palavras, o que é tecnologia.
B) E produzir um relatório sobre o Video “O que é tecnologia “

Atividade 2
Abaixo um link de vídeo com explicação “Evolução das tecnologias na educação”

ü  Em um a folha de sulfite ou caderno de desenho,  desenhar ou colar imagens da Evolução das tecnologias na educação mostradas no vídeo.
ü  3 exemplos de Evolução das tecnologias Antigas.
ü  3 exemplos  de evolução de rtecnologias  Novas.
Exemplos:

Evolução das tecnologias – ANTIGAS
Evolução das tecnologias - NOVAS