Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.
É o momento de exercer o Protagonismo.
Contamos com o apoio de todos.
Link caderno do aluno:
https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS -
ACESSO AS AULAS ONLINE
Para acessar o app, basta:
1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).
2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED
3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.
O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.
Inglês
7º Ano B:
My face and My body
Partindo do Vocabulário que vimos nas aulas anteriores, vejam o vídeo do
seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=AlKXoHvwluA
Treinem a pronúncia das
palavras, ouçam bem a canção e tentem
compreender o seu sentido.
After these, complete the brackets with the words on the box:
PROJETO DE VIDA
Criação do Diário de Práticas e
Vivências.
Criar um
diário usando sua criatividade pode ser com folhas de sulfite brancas ou
coloridas ou com outro tipo de folha ao seu querer, pode amarar com barbante ou
no estilo pergaminho você escolhe, seja criativo.
Esse diário
se chamara DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, para ser usado durante o ano, depois
de pronto escreva nele algo sobre você exemplo, seus sonhos, a profissão que
deseja exercer, como se sente em relação a escola que estuda, enfim o mundo ao
seu redor, depois faça um comentário sobre o que você sente sobre a condição
atual do planeta a respeito do novo vírus.
Esse diário
é seu por isso capriche pode ser colado imagens de revista, impressões, e pode
desenhar também como já dito antes use sua criatividade.
Dica: se
possível peça ajuda dos pais ou responsáveis para te auxiliar.
Alguns
exemplos de diário artesanal lembrando que o uso de objetos cortante tenha
alguém para te auxiliar, esses são apenas exemplos faça da maneira que achar
melhor.
LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 1
Habilidades. Distinguir diferentes propostas
editoriais de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o
leitor, que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato
noticiado;
Fazer
uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em
textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de
produção e as características do gênero;
Gênero
Notícia – ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leia com atenção o texto:
INFRATORAS BUSCAM SONHO DE
CONSUMO “COR-DE-ROSA”
Meninas de rua vagam na Vila Mariana em busca
de celulares e lentes coloridas. Perfil
psicológico das infratoras mostra a mesma situação de rua experimentada por
suas mães e até avós.
Eliane
Trindade –
DE
SÃO PAULO
Alisante de cabelo e lentes de
contato coloridas são itens visados nos arrastões protagonizados por meninas de
rua, com idade entre 9 e 15 anos, nas lojas da vila Mariana, na zona sul de São
Paulo .
“Quero ser bonita tia”, disse uma
delas para conselheira tutelar Ana Paula Borges, 29, em uma das mais de vezes
em que foi encaminhada para atendimento pela polícia no último ano.
Negras
e mulatas de cabelos crespos, elas dizem querer alisar as madeixas para ficarem
bonitas conforme o padrão de beleza estabelecido. Usam os produtos na rua.
A mudança do visual chega a dor dos
olhos. Elas furtaram um kit de lente de contato verde R$ 100. Como não dava
para todas ficarem com duas lentes cada, dividiram o pacote. Algumas usavam só uma
lente ao serem levadas recentemente à delegacia.
Nas fotos do grupo que ilustram o
dossiê das sete garotas no Conselho Tutelar da Vila Mariana ,as meninas fazem
pose de modelo. Usam casacos rosa e
acessórios.
“Como toda a criança e adolescente elas
querem consumir, comer e passear no shopping. Elas pedem. Se não ganham, furtam
”,afirma Ana Paula.
Elas
circulam nos metrôs Paraíso e Ana rosa em busca dos ícones do consumo
infanto-juvenil: celulares, especialmente os cor-de-rosa.
“Pego
o celular das loirinhas que já olham pra mim com medo”, diz a garota negra,
gorro rosa. Ela tem 11 anos ,não se acha bela. “Bonita, eu? Olha a cor da minha
pele”, corta, diante do elogio.
O
perfil psicológico e socioeconômico do grupo foi desenhado a longo de uma série
de contatos com conselheiros tutelares e monitores do programa Presença Social
nas Ruas, da prefeitura.
Todas
elas têm histórico de abandono há gerações. “As mães delas viveram a mesma
realidade de rua” diz Kátia de Souza, conselheira.
“É
uma segunda e até terceira geração na rua. É como se fosse hereditário”,
confirma Ana Paula.
(Eliane trindade .Folha de São Paulo ,28 ago.2011. )
Interagindo
com o texto
1.De
início identifique:
a. O
autor.
b.
Veículos de circulação o do texto.
c. Data
local de publicação do texto.
2.De
que trata a notícia?
3.Onde e
quando o fato ocorreu o fato noticiado ?
4. De
acordo com o informado na notícia, por que nos arrastões promovidos pelas
meninas de rua ,os itens mais visados são alisastes de cabelo e lentes de
contato ?
5.Pelo
que se pode deduzir pelo que foi lido, qual é o padrão de beleza estabelecido
pela mídia ?Você acredita nesse padrão ?
6. Relei : “Bonita, eu ? Olha a cor da minha
pele ! ”Por que razões a garota não se considera bonita? Qual é a sua opinião
sobre isso?
7. De
acordo com a conselheira tutelar para justificar a ação da gangue de meninas?
8.Em
relação ao perfil psicológico e socioeconômico do grupo,que semelhança foi
encontrada entre as garotas do grupo ?
9. O
texto apresenta falas de algumas pessoas que estão envolvidas no caso. Quem são
essas pessoas?
7. Qual
a importância dos depoimentos dessas pessoas para a notícia?
8. Releia:
“PEGO O CELULAR DAS
LOIRINHAS QUE JÁ OLHAM PRA MIM COM MEDO ”
|
a. O
trecho lido é um depoimento utilizado pelo jornalista, na notícia. Quem é o
depoente desse trecho?
b.
Explique o uso das aspas nessa passagem do texto.
9.Uma
característica comum da notícia é apresentar um título e um subtítulo. Veja
INFRATORAS
BUSCAM SONHO DE CONSUMO “COR-DE-ROSA”
Meninas
de rua vagam na Vila Mariana em busca de celulares e lentes coloridas. Perfil
psicológico das infratoras mostra a mesma situação de rua experimentada por
suas mães e até avós.
|
a. Qual
é a função do título e do subtítulo na notícia lida?
b. Em
que tempo verbal foi escrito o título da notícia? Explique o uso desse tempo
verbal.
10. Estudamos
que todo texto é produzido com um objetivo, uma intenção. Qual é o principal
objetivo do jornalista ao produzir o
texto?
ATIVIDADE 2
Habilidades.*Participar de práticas de compartilhamento de leituras/recepção de obras
literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.
*Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com
o professor) de livros, contar/recontar historias tanto de tradição oral, quanto da tradição literária escrita,
expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente,
gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior.
*Identificar, em noticias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Atividade avaliativa à distância #1: Leitura de livro/obra literária.
Para a leitura, observe a capa, o titulo e o autor da obra.
O livro deve ter no mínimo 100 páginas sendo escolhido pelo aluno na biblioteca da escola.
Como efetuar a leitura:
Realiza a leitura toda de uma vez OU divida a leitura em capítulos, dois.
O foco é praticar a oralidade e contar/relatar sobre o livro.
Como registrar a(s) leitura(s):
O livro (título)____________________________________
Autoria de (autor),______________________________________________
Editora ___________________________,ano_______,número de páginas________________ Fala a respeito:
Como registrar a(s) leitura(s):
O livro (título)____________________________________
Autoria de (autor),______________________________________________
Editora ___________________________,ano_______,número de páginas________________ Fala a respeito:
ATIVIDADE 3
Habilidades. (EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leituras/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva. (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar historias tanto de tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior. (EF69LP03A) Identificar, em noticias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Atividade avaliativa à distância 3: Leitura e interpretação de conto. Como efetuar a leitura:
Pratique a leitura em voz alta do conto de Luís Fernando Verissimo: Brincadeira.
Grave a leitura para sua análise posterior.
Brincadeira Luis Fernando Veríssimo
Começou como uma brincadeira. Telefonou para um conhecido e disse:
– Eu sei de tudo.
Depois de um silêncio, o outro disse:
– Como é que você soube?
– Não interessa. Sei de tudo.
– Me faz um favor. Não espalha.
– Vou pensar.
– Por amor de Deus.
– Está bem. Mas olhe lá, hein?
Descobriu que tinha poder sobre as pessoas.
– Sei de tudo.
– Co- como?
– Sei de tudo.
– Tudo o quê?
– Você sabe.
– Mas é impossível. Como é que você descobriu?
A reação das pessoas variava. Algumas perguntavam em seguida:
– Alguém mais sabe?
Outras se tornavam agressivas:
– Está bem, você sabe. E daí?
– Daí nada. Só queria que você soubesse que eu sei.
– Se você contar para alguém, eu…
– Depende de você.
– De mim, como?
– Se você andar na linha, eu não conto.
– Certo.
Uma vez, parecia ter encontrado um inocente.
– Eu sei de tudo.
– Tudo o quê?
– Você sabe.
– Não sei. O que é que você sabe?
– Não se faz de inocente.
– Mas eu realmente não sei.
– Vem com essa.
– Você não sabe de nada.
– Ah, quer dizer que existe alguma coisa pra saber, mas eu é que não sei o que é?
– Não existe nada.
– Olha que eu vou espalhar…
– Pode espalhar que é mentira.
– Como é que você sabe o que eu vou espalhar?
– Qualquer coisa que você espalhar será mentira.
– Está bem. Vou espalhar.
Mas dali a pouco veio um telefonema.
– Escute. Estive pensando melhor. Não espalha nada sobre nada daquilo.
– Aquilo o quê?
– Você sabe.
Passou a ser temido e respeitado. Volta e meia alguém se aproximava dele e sussurrava:
– Você contou para alguém?
– Ainda não.
– Puxa. Obrigado.
Com o tempo, ganhou uma reputação. Era de confiança. Um dia, foi procurado por um amigo com uma oferta de emprego. O salário era enorme.
– Por que eu? – quis saber.
– A posição é de muita responsabilidade – disse o amigo. – Recomendei você.
– Por quê?
– Pela sua descrição.
Subiu na vida. Dele se dizia que sabia tudo sobre todos, mas nunca abria a boca para falar de ninguém. Além de bem-informado, um gentleman. Até que recebeu um telefonema. Uma voz misteriosa que disse:
– Sei de tudo.
– Co- como?
– Sei de tudo.
– Tudo o quê?
– Você sabe.
Resolveu desaparecer. Mudou-se de cidade. Os amigos estranharam o seu desaparecimento repentino. Investigara. O que ele estaria tramando? Finalmente foi descoberto numa praia remota. Os vizinhos contam que a voz que uma noite vieram muitos carros e cercaram a casa. Várias pessoas entraram na casa. Ouviram-se gritos. Os vizinhos contam que mais se ouvia era a dele, gritando:
– Era brincadeira! Era brincadeira!
Foi descoberto de manhã, assassinado. O crime nunca foi desvendado. Mas as pessoas que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo.
1) O narrador está em 1ª ou 3ª pessoa?
2) Quem é o personagem principal?3) Onde ocorre a história?
4) Quando ocorre a história? (O quando é dito ou não dito?).
5) Qual o desfecho da história, algum problema é resolvido ou existe alguma lição moral? Qual?
6) Todo texto narrativo apresenta um personagem principal, à qual se dá o nome de protagonista. Quando uma personagem se opõe ás ações e aos interesses do protagonista, ela é chamada de antagonista. No inicio do texto, vemos que o protagonista “Descobriu que tinha poder sobre as pessoas”.
a) O que as pessoas temiam?
b) Qual dos itens seguintes traduz o tipo de poder que supostamente o protagonista tem?
( ) poder econômico. ( ) poder político ( ) poder de informação
c) Quais das frases abaixo confirmam sua resposta anterior?
( ) “Sei de tudo” ( ) “ Daí nada, Só queria que você soubesse que eu sei”. ( ) “ Se você andar na linha, eu não conto”.
3) Procure no dicionário físico ou online o significado da palavra impostor.
a) Impostor é:
b) De acordo com a definição acima, você diria que o texto narra a história de um impostor? Por quê?
4) Há, a seguir três falas de pessoas a quem a personagem central disse “saber de tudo”. “– Me faz um favor. Não espalha”. “– Alguém mais sabe?”. “– Escute. Estive pensando melhor. Não espalhe nada sobre aquilo”. Compare essas frases e conclua: mais do que a própria verdade, o que de fato preocupa as pessoas?
5) Graças ao “silêncio”, o protagonista ocupa cargos de confiança e “sobe na vida”. Até que um dia essa situação muda. a) Qual dos ditos populares a seguir traduz a nova situação vivida pelo protagonista: ( ) Antes tarde do que nunca. ( ) O feitiço virou contra o feiticeiro ( ) Os últimos serão os primeiros. b) No caso das vitimas, desconhecemos o segredo que elas guardavam. Contudo, no caso da protagonista, sabemos qual é o seu segredo. O que supostamente é o “tudo” mencionado pela “voz misteriosa”?
c) O protagonista tem poder sobre as demais pessoas porque supostamente tem informações sigilosas sobre elas. Contudo, a partir do momento em que ele se torna vitima de sua própria “brincadeira”, quem passa a dominar quem?
6) Quais dos itens seguintes sintetizam as ideias principais do texto? (São dois)
a) Ter informações exclusivas equivale a ter poder sobre as pessoas.
b) Melhor do que guardar segredos é não ter informações
c) As pessoas geralmente guardam algum tipo de segredo que as comprometem socialmente.
d) A sociedade se organiza a partir de um jogo de aparências, de falsos papéis sociais; nesse jogo, a aparência vale mais do que a verdade.
ATIVIDADE 4
Link para o texto: O frio que fazia em Riga:
https://drive.google.com/open?id=1BqRjzzuBWVvsSEplO_wBAJfWEb6oXlsp
ATIVIDADE DO TEXTO
O frio que fazia em Riga
1. No texto, a escritora Tatiana Belinky conta sobre o que viu em Riga, num período específico de
inverno.
a) O que mudava, nessa época do ano, na vida das crianças da região em que ela vivia?
b) A que é comparada a vida das crianças nesse período? Por quê?
c) Que aspecto(s) acerca da pequena cidade de Riga você achou mais interessante saber?
2. Os fatos relatados no texto revelam experiências da autora na infância e nos dão pistas da época e
do clima da região em que ela viveu.
a) Que aspecto indica que os fatos relatados aconteceram em uma época diferente da atual?
b) Que informação marca a diferença entre o clima dessa região e o do Brasil?
3. A governanta é tratada de Fräulein pelas crianças, palavra que significa “senhorita” em alemão.
a) O que essa forma de tratamento sugere sobre a relação entre a governanta e as crianças?
b) Escreva o trecho que retrata o rigor da governanta com a educação das crianças.
c) O que a forma de tratamento usada pelas crianças e o episódio relatado no item b podem revelar sobre a
educação familiar na época em que a autora era criança?
4. Segundo a autora, mesmo “presas” em casa, as crianças brincavam muito e protestavam na hora de
dormir. Mas os protestos das crianças eram “mitigados” diante de algo.
a) Com base no contexto, escreva o(s) termo(s) abaixo que pode(m) substituir a palavra mitigados no texto.
amenizados – atenuados – ajudados – aliviados – abrandados – amansados
b) O que mitigava os protestos naquela hora? Por quê?
c) O que as crianças tinham mais prazer de ouvir?
5. De que maneira o hábito de o pai contar histórias influenciou a vida da autora?
ATIVIDADE 5
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
TEXTO 1:
A Borboleta e o Casulo
Quando a lagarta, tornada
crisálida, concluiu praticamente a sua transformação em lepidóptero, resta-lhe
passar uma prova para se tornar verdadeiramente borboleta. Tem de conseguir
romper o casulo no seio do qual se operou a transformação, a fim de se libertar
dele e iniciar o seu voo.
Se a lagarta teceu o seu
casulo pouco a pouco, progressivamente, a futura borboleta em compensação não
pode libertar-se dele da mesma forma, procedendo progressivamente. Desta vez
tem de congregar força suficiente nas asas para conseguir romper, de uma
assentada, a sua gola de seda.
É precisamente graças a
esta última prova e à força que ela exige que a borboleta acumule nas
suas jovens asas, que esta desenvolve a musculatura de que terá
necessidade depois para voar.
Quem ignorar este dado
importante e, imaginando ‘ajudar’ uma borboleta a nascer, romper o casulo em
seu lugar, assistirá ao nascimento de um lepidóptero totalmente incapaz de
voar. Esta não terá conseguido utilizar a resistência da sua sedosa prisão para
construir a força de que teria necessidade para lançar-se seguidamente no céu.
TEXTO 2:
A lição da borboleta
Um dia, uma pequena
abertura apareceu num casulo e um homem ficou observando o esforço da borboleta
para fazer com que o seu corpo passasse por ali e ganhasse a liberdade. Por um
instante, ela parou, parecendo que tinha perdido as forças para continuar.
Então, o homem decidiu ajudar e, com uma tesoura, cortou delicadamente o
casulo. A borboleta saiu facilmente. Mas, seu corpo era pequeno e tinha as asas
amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a
qualquer momento, as asas dela se abrissem e ela saísse voando.
Nada disso aconteceu.
A borboleta ficou ali rastejando, com o corpo murcho e as asas encolhidas e
nunca foi capaz de voar! O homem, que em sua gentileza e vontade de ajudar, não
compreendeu que o casulo apertado e o esforço eram necessários para a borboleta
vencer essa barreira. Era o desafio da natureza para mantê-la viva. O seu corpo
se fortaleceria e ela estaria pronta para voar assim que se libertasse do
casulo.
Algumas vezes, o
esforço é tudo o que precisamos na vida. Se Deus nos permitisse passar pela
vida sem obstáculos, não seríamos como somos hoje. A força vem das
dificuldades, a sabedoria, dos problemas que temos que resolver. A prosperidade,
do cérebro e músculos para trabalhar. A coragem vem do perigo para superar e,
às vezes, a gente se pergunta: “não recebi nada do que pedi a Deus”. Mas, na
verdade, recebemos tudo o que precisamos. E nem percebemos.
RESPONDA:
1. Há relação entre os dois textos? Explique.
2. O texto 1 é um texto científico. (
) concordo ( )
discordo
O
que faz você afirmar e concordar com isso? Retire do texto os argumentos que
comprovam. Se discorda, apresente também os argumentos retirados do texto.
3. O texto fala da transformação da borboleta.
Cientificamente, como se chama esse processo?
4. O autor utiliza-se do texto para orientar sobre o processo
de transformação. Qual é a grande lição que ele quer passar com o texto?
5. Agora, vamos analisar o texto 2. Ele é uma crônica.
( ) concordo ( ) discordo
Por
que o texto é uma crônica? Explique e justifique com argumentos do próprio
texto. Se discorda, faça o mesmo.
6. O que fez o homem decidir a ajudar a borboleta?
7. Qual era a grande expectativa do homem em relação à
borboleta?
8. A expectativa aconteceu? Justifique.
9. O que faltou ao homem para que pudesse entender o
processo?
10. Como no texto anterior, a grande lição está no último
parágrafo. Vamos revisá-lo:
A
força vem………………..
A
sabedoria vem………………..
A
prosperidade vem………………..
A coragem vem…………………
Atividade Ciências 7º C
Profª Mileni Norberto de
Souza
ATIVIDADE
1
Leia o texto para realizar
a atividade
Impactos da
produção agrícola
A agricultura é
uma atividade milenar que primariamente visa à produção de alimentos. É fato
que sua importância não é alvo de questionamento, no que diz respeito ao
atendimento de uma das necessidades básicas dos seres humanos.
Desde a Pré-história, a
humanidade utiliza os frutos da produção agrícola para a subsistência e, mais
tarde, para a produção de excedentes. O que mudou, e muito, foi a maneira como
os agricultores cultivam a terra. Os resultados dessa mudança não foram apenas
positivos. No que diz respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente, existe
uma grande preocupação.
A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a
utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por
causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.
Agricultura e meio ambiente
O desmatamento da
área a ser cultivada constitui talvez o primeiro impacto da produção agrícola.
O terreno a ser cultivado precisa estar limpo para que se possa fazer a
preparação do solo e o plantio das sementes e mudas. Entretanto, esse é apenas
um dos impactos ambientais possíveis de ser gerados pela agricultura.
Vejamos outros impactos da
produção agrícola sobre o meio ambiente:
A mecanização da
agricultura trouxe agilidade à produção, além de diminuir muito a necessidade
de mão de obra. Todavia, para a utilização desses maquinários agrícolas, é
preciso queimar combustíveis fósseis como o óleo diesel, o que prejudica a
qualidade do ar, ampliando a poluição
atmosférica;
·
Poluição dos solos e da água em
virtude da utilização de insumos agrícolas, como adubos químicos, corretores do
solo, pesticidas (os chamados agrotóxicos) etc. Quando a lavoura recebe a chuva
ou é irrigada, esses insumos podem escoar para os rios, contaminar os solos e o
lençol freático;
·
Diminuição da biodiversidade por causa
do uso de agrotóxicos (pesticidas), que muitas vezes, são pulverizados por
aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento
também contribui para a diminuição da biodiversidade;
·
Erosão causada pela
irrigação e manejo inadequado dos solos. A retirada da cobertura vegetal que
protege o solo também contribui para que surjam erosões. Além disso, a retirada
da mata ciliar para o plantio pode ocasionar o assoreamento dos rios;
·
Exaustão dos mananciais de água doce –
O maior responsável pelo consumo de água doce é a atividade agrícola. Ela
responde por mais da metade do consumo. Em tempos de diminuição crescente de
rios e córregos limpos, essa é uma questão preocupante.
Apesar de existirem muitas questões relacionadas com a
produção agrícola e os impactos por ela causados ao meio ambiente, tem havido
uma crescente preocupação com essa questão. Estudos e criação de técnicas que
buscam diminuir os impactos ao meio ambiente são cada vez mais comuns, como o
reuso da água na agricultura e o incentivo à produção de alimentos e
matéria-prima por meio da agricultura orgânica, além do incentivo à utilização
de fertilizantes e defensivos biológicos. Essas iniciativas alimentam a
esperança
de que a produção agrícola
possa ter uma convivência mais amistosa com o meio ambiente.
RIBEIRO,
A. Mundo Educação – UOL. Impactos da produção agrícola. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-producao-agricola.htm>.
Com base no texto acima, responda às
seguintes questões:
1)
Por que
foi necessária a mecanização na agricultura?
2)
Quais são
os impactos ambientais que a produção agrícola atual pode causar?
3)
Faça uma
pesquisa sobre “Agricultura Alternativa”
e escreva um texto com sugestões do que pode ser feito para reduzir os impactos
ambientais causados pela agricultura tradicional.
ATIVIDADE
2
Máquinas Térmicas e combustíveis
As máquinas térmicas são
dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo
utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos
citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a
vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia
estão mais aprimorados.
O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de
funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery
criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das
minas. Posteriormente, por volta de 1712, essa máquina de Savery foi
aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar
cargas.
No entanto, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato apenas
no século 18, quando James Watt (1736 – 1819), em 1763, criou uma máquina que
possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas
passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme
contribuição para a Revolução Industrial.
Foi em 1804 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para
locomoção. A locomotiva a vapor, construída por Richard Trevithick, era capaz
de transportar 450 pessoas a uma velocidade de 24 km/h, velocidade bem menor
que a que estamos acostumados atualmente. Depois da locomotiva, vieram os
carros, o primeiro foi produzido em 1885, pelo Engenheiro Alemão Karl Benz, e
possuía motor a gasolina.
As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento
tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de
transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas
vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados,
contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.
TEIXEIRA, Mariane Mendes.
"História das maquinas térmicas"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/historia-das-maquinas-termicas.htm.
Acesso em 19 de março de 2020.
Responda
as atividades a seguir com base no texto acima.
1 )
Qual foi o primeiro dispositivo que
utilizava o princípio das máquinas térmicas? Quando ele foi criado?
2)
O primeiro carro foi inventado por quem?
Qual era o combustível utilizado?
3)
Faça um desenho de 3 máquinas térmicas que
você conheça e informe qual combustível é utilizado em cada uma delas.
ARTE
ATIVIDADE
AVALIATIVA DE ARTE
Leia com atenção o texto:
Os
Girassóis / Van Gogh
Leia o Texto Abaixo com
Atenção: Esta é uma de quatro pinturas dos girassóis que datam entre agosto e setembro
1888. Van Gogh pretendia usar as pinturas para decorar a sala de
Gauguin, na casa amarela de Arles, no sul da França. Ele e
Gauguin trabalharam juntos entre outubro e dezembro de 1888.
Van Gogh escreveu para seu irmão
Theo em agosto de 1888: “Sou intenso nisso, pintando com o entusiasmo de
um marselhês comendo bouillabaisse, o que não vai surpreendê-lo quando você
sabe que o que eu estou pintando são alguns girassóis. Se eu levar a cabo esta
ideia, haverá uma dúzia de painéis. Então a coisa toda será uma sinfonia
em azul e amarelo. Estou trabalhando nisso todas as manhãs desde
o nascer do sol, pois as flores desaparecem tão rapidamente. Estou agora
na quarta pintura de girassóis. Este quarto é um arranjo com 14 flores … dá um
efeito singular.”
As flores moribundas são
construídas com pinceladas grossas (impasto). O impasto evoca a textura
das cabeças das sementes. Van Gogh produziu uma réplica desta pintura em
janeiro de 1889, e talvez outra no ano seguinte. As várias versões e réplicas
permanecem muito debatidas entre os estudiosos de Van Gogh.
Este é, provavelmente, o
quadro mais conhecido de Van Gogh, considerado uma façanha em termos técnicos,
pois é quase todo pintado em amarelo. Esta cor, aliás, foi a sua favorita –
preferência que se manifestou em Paris, sob a influência da arte japonesa.
Brilhante e
chocante, este simples vaso de girassóis explode com uma intensa vibração.
As pinceladas foram feitas com tinta espessa, que Van Gogh aplicava como um escultor
aplica argila para fazer um relevo.
As cores, sombras de
amarelo e marrom, e a técnica expressam um belo mundo de esperança e
sol. Na época em que este quadro foi pintado, no entanto, este mundo estava
escapando lenta mas inexoravelmente das mãos do pintor em desespero. Talvez a superfície
do quadro, agitada, quase maníaca, reflita o estado de espírito do
artista, que se aproximava do final trágico de sua vida breve.
Pintor que adorava a natureza
e era capaz de enxergar pura beleza nas coisas simples, Van Gogh afirmava que
preferia pintar árvores vistas através de uma janela a pintar visões imaginárias.
Holandês de nascimento,
Van Gogh terminou sua vida emocionalmente carregada em 29 de julho de 1890, na
cidade francesa de Auvers-sur-Oise.
- ·
Em uma folha separada, reproduza a obra “os girassóis”.
- · Não esqueça da margem.
Nos vemos em breve, até logo!
GEOGRAFIA
Formação
e Organização do território brasileiro
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o
atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não
se formou de uma hora para outra. O território do Brasil ocupa uma área de 8
514 876 Km2. Devido à extensão territorial o Brasil é considerado um país
continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul, o país se encontra
em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída,
pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde
se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança
histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos
surgiram no litoral. Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área
estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e
Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e
Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram
para o povoamento do país foram: No século XVI, a ocupação se limitava ao
litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana
para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era
destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra
que era cultivada com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação
urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades portuárias. Os
séculos XVII e XVIII foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste
do país, e também, descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de
Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, esse período foi chamado de aurífero, no
qual fez surgir várias cidades.
No século XIX a atividade que contribuiu para o processo de
urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo,
Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, essa atividade contribuiu para o
surgimento de várias cidades.
1) Após a
leitura do texto responda as questões:
a) O que
foi novo para você com a leitura desse texto?
b) O que
você aprendeu quando leu o 1º parágrafo do texto?
c) Escrevam
um pequeno texto justificando a concentração populacional do Brasil no litoral.
d) Escrevam
o que vocês sabem sobre o tratado de TORDESILHAS.
e) Imaginem
que vocês são repórteres de um jornal e deverão escrever uma notícia sobre as
atividades econômicas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX que contribuíram para
as mudanças no território brasileiro. (mínimo 4 linhas).
2) Observe os três mapas abaixo:
a) O que
está representado no mapa de nº1?
b) Existem
diferenças ou disparidades entre o que mostra os mapas 1, 2 com o que se
encontra no mapa 3?
c) Quais
são elas?
3) Elaborem
um texto sintetizando as ideias estudadas a partir dos três mapas.
4) Leia o
texto a seguir e responda as perguntas:
Brinquedos
das crianças Carajás
As índias
Carajás, que vivem na Ilha do Bananal, entre os Estados de Tocantins e Mato
Grosso, cultivam uma antiga tradição: fazem e ensinam suas filhas a moldar
pequenas bonecas de barro. Chamadas Licocós, essas bonecas são modeladas com
braços grossos e decoradas com a mesma pintura corporal dos Carajás. Elas
trazem dois círculos tatuados no rosto, logo abaixo dos olhos, que são uma
marca característica dos Carajás.
Atualmente,
essas bonecas são vendidas como artesanato aos turistas que visitam a ilha, e
passaram a ser modeladas praticando diferentes atividades do cotidiano do povo
Carajás: pescando, dançando e plantando mandioca. Os Carajás também fazem
objetos de madeira, como canoas, chocalhos e arco e flechas, que são brinquedos
somente para os meninos. [...]
[...]
Entre os Carajás, [...] os brinquedos dos meninos são feitos pelos irmãos mais
velhos ou pelos pais. [...]
"A arte indígena". Revista Recreio. São Paulo.
Abril. ano 1. n. 14. 15 jun. 2000. Suplemento Para Saber Mais: Artes. p. 20.
a) O
texto comenta sobre qual povo indígena?
b) Que
assunto o texto comenta sobre esse povo?
c) O que
você acha do fato de as índias ensinarem suas filhas a fazerem as bonecas?
d) Como
são as bonecas Licocós?
e) Os Carajás
também fazem brinquedos para os meninos? Se sim, informe quais.
f) O
texto diz que as bonecas Licocós são modeladas praticando diferentes atividades
do cotidiano do povo Carajás. Por que você acha que eles fazem isso?
g) Por
que você acha que as bonecas Licocós são vendidas como artesanato?
5) Faça
uma pesquisa sobre a População Indígena no Brasil.
- Povos
Indígenas no Brasil
- Povos
Indígenas no Brasil em 1500
- Povos
Indígenas Atualmente
- Gráfico
da População Indígena por região no Brasil
- Etnias
indígenas no Brasil.
6) Faça
uma pesquisa sobre os Cinco Principais Modais de Transporte de Carga no Brasil.
Descreva-os e destaque as principais vantagens e desvantagens. Acesse o site https://www.prestex.com.br/blog/modais-de-transporte-de-carga-no-brasil-conheca-os-5-principais/
7) Você aprendeu que o transporte rodoviário é o mais
utilizado para transportar cargas pelo nosso país. Agora, descreva a situação
das rodovias brasileiras.
8) Leia a seguinte afirmação:
“ O transporte rodoviário de cargas não é o mais vantajoso
para um país com grandes extensões territoriais como o Brasil”. Explique a
afirmação e descreva qual seria a melhor opção de transporte para o nosso país.
9). Relembrando
conceitos. Diferencie-os:
a) Território
b) Limites
c) Fronteira
d) Nação
e) Mar Territorial
10) Sobre a situação geográfica, quanto às zonas de
iluminação, o Brasil tem 93% de suas terras na faixa tropical e apenas 7% na
zona temperada do sul. É atravessado no Norte pela linha do Equador e no Sul,
pelo:
a. ( ) Trópico de
Câncer
b. ( ) Trópico Zonal
c. ( ) Trópico de
Capricórnio
d. ( ) Polar Sul
11)
Represente o Globo Terrestre.
a) Trace um círculo em seu sua folha.
b) Localize o Pólo Norte e o Pólo Sul.
c) Trace o meridiano inicial ou Meridiano de Greenwich de
um pólo ao outro.
d) Pinte de amarelo o hemisfério Oriental (Leste) e de
verde o hemisfério Ocidental (Oeste)
Orientações
gerais:
1. Faça as atividades no caderno (se quiser pode imprimir as
atividades);
2. Coloque o título das atividades e as respostas;
3. Não precisa copiar os textos no caderno.
Atividade
1: Organização celular
Faça o
desenho da célula eucarionte no caderno (se quiser e puder, pode imprimir a
imagem) e indique o nome das estruturas apontadas.
Atividade 2: Seres vivos
Há
muitos tipos de seres vivos no planeta, mas o que todos eles têm em comum? É
fácil e instintivo reconhecer um gato com um ser vivo e uma rocha como algo não
vivo. Contudo. Há casos em que essa definição não é simples.
Entre
os pesquisadores existe o consenso de que os seres vivos apresentam
determinadas características em comum, como a composição, o metabolismo, a
existência de um ciclo de vida, a capacidade de reprodução e percepção e a
interação com o ambiente e a presença de células.
· Composição: todos
os seres vivos têm algumas substâncias em comum, como a água, açúcares,
proteínas e gorduras.
· Metabolismo: é o
processo que está relacionado com a produção de energia e de novos componentes
do corpo.
· Ciclo de vida: o
ciclo de vida de um ser vivo incluem as etapas do nascimento, crescimento,
desenvolvimento e morte.
· Reprodução: a
reprodução pode acontecer de duas maneiras: assexuada e sexuada.
· Percepção e interação com o ambiente: a
percepção do ambiente influencia o comportamento dos seres vivos, permitindo
perceber ameaças e se afastar delas, encontrar fontes de alimento e de abrigo e
ir em direção a elas, entre outras funções importantes para a sobrevivência e
reprodução.
· Células: todos os seres vivos
são formados por células, que são a estrutura básica da vida. Uma célula
apresenta metabolismo, potencial de reprodução e pode interagir com o ambiente.
De
acordo com o texto a cima e com o que já foi discutido em cala de aula, responda
as questões a seguir:
1. Lembrando-se
das funções das organelas, por que elas são fundamentas para o metabolismo?
2. Através
de quais sentidos nos humanos percebemos o ambiente? Através de quais sentidos
percebemos ameaças e fontes de alimento e de abrigo?
3. Observe
o ciclo de vida da mosca e suas etapas e indique quais etapas correspondem ao:
a. Nascimento:
b. Crescimento:
c. Desenvolvimento:
4.
Por que na reprodução assexuada o novo ser
vivo é igual ao seu genitor?
Atividade 3: Vírus
Além
disso, os vírus não têm capacidade de movimento por si só, ou são carregados
pelo ar ou ficam no ambiente por tempo determinado, já que sem um hospedeiro,
ele não sobrevive.
De acordo com o texto a cima e com o texto da
atividade anterior responda as seguintes questões:
1. De
acordo com o texto sobre os vírus, eles não são considerados seres vivos por
muitos pesquisadores porque não possuem algumas coisas que os seres vivos
possuem. Quais das seguintes caraterísticas os os vírus não possuem? Justifique
sua resposta.
a. Composição
b. Metabolismo
c. Reprodução
d. Percepção
e interação com o ambiente
e. Células
2. Sabendo
que os sabonetes são eficientes no combate contra os vírus, mas existem os
sabonetes antibacterianos que têm compostos capazes de matar algumas bactérias,
estes compostos têm capacidade de matar vírus? Por quê?
Atividade 4: Calor e temperatura
Observe a imagem a
baixo e responda as questões:
1.
O que você pode
interpretar sobre a imagem?
2.
Qual a relação do
termômetro com a imagem?
3.
Quantos graus Celsius
poderíamos relacionar a um dia quente?
4.
Qual a função do
termômetro?
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Pesquisa
sobre o tema Judô (luta).
* pesquisar os nomes de golpes do Judô.
*pesquisar e desenhar as faixas do judô.
*pesquisar e desenhar a área de competição do judô.
*a pesquisa deve conter capa e ser entregue no primeiro dia
de aula após o recesso.
*deve ser feito individualmente.
MATEMÁTICA
*As atividades foram alteradas pela dificuldade de visualização do outro arquivo
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
*As atividades foram alteradas pela dificuldade de visualização do outro arquivo
HISTÓRIA
1ª Aula.
O que é Modernidade?
Mais do que tudo, a Modernidade é fruto da
construção do pensamento humano em relação aos fatos que se desenrolaram no
decorrer da História.
A modernidade é
um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e
econômica, tratarmos como era moderna (modernidade), a utilização da razão,
quebrando preconceitos dando assim lugar ao novo.
1 - Faça uma
pesquisa junto a seus familiares sobre as mudanças, observadas por eles no
decorrer dos anos:
2ª Aula.
Recordando
Renascimento
Movimento artístico, cultural, cientifico, Europa século XVIII.
Um dos mais
importantes nome do renascimento foi Leonardo da Vinci, foi pintor escultor,
inventor, arquiteto, engenhe músico, alem de dominar outros vários saberes.
Na pintura as três
obras mais famosas de Da Vinci são: Mona
Lisa, a Ultima ceia e o Homem Vitruviano.
Dentro da literatura
renascentista destacaram-se vários nomes, vamos aqui falar de Willian
shequespeare, e uma de suas mais famosas obras “Romeu e Julieta“.
2 - Complete o
resumo mencione o nome da principal obra de shequespearee e faça um breve
comentário sobre o assunto abordado nesta obra.
Complete as
lacunas.
3 - O movimento
cultural que caracterizou a mudança da mentalidade medieval para a mentalidade
moderna é chamado de____________________________
Foi a partir do
renascimento que o período medieval passou a ser rotulado como a
___________________________________, época de superstição e ignorância.
O renascimento foi
um fenômeno cultural e ___________________________, que atingiu a
________________________________.
O renascimento se
dividiu em três fases _____________________, _____________________ e
______________________________.
4 - Relacione
1 - Antropocentrismo (
) Valorização do ser humano.
2 - Heliocentrismo ( ) Teoria desenvolvida por Copérnico
3 -Teocentrismo
( ) Doutrina
que considera Deus centro de
Todo Universo.
4 - Humanismo ( ) O
homem como centro do universo (razão).
3ª Aula
Reforma Religiosa:
Martinho Lutero. (além deste texto você pode usar o do caderno para realizar as
atividades).
A
reforma religiosa
A Reforma
Protestante foi uma das inúmeras reformas cristãs, na
Alemanha, Iniciou-se com o monge alemão Martinho Lutero, que teve suas 95 teses
nas quais registrou seu descontentamento com a igreja espalhadas pela Europa em
menos de um mês. Foi processado por heresia notória pela Igreja Católica,
excomungado e exilado por um ano. Mas já era tarde, a população começava a
apoiar Lutero. Martinho Lutero chegou a ser convocado para desmentir suas
teses, mas no lugar disso, ele continuou defendendo-as e pedindo por uma
reforma.
Ele
protestou em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, contra diversos pontos
da doutrina da Igreja Católica Romana, como:
A
Simonia (comércio de relíquias sagradas)
As
vendas de indulgencias (perdão).
Inspirado
no versículo Bíblico “O justo se salvará pela fé”, em 1520 Lutero da inicio a
uma nova religião o protestantismo.
Você
sabia eu a palavra protestantismo, vem de protesto, protestar, portanto foi
isso que Martinho Lutero fez.
Atividades:
1 -
Segundo o texto quem foi Martinho Lutero?
2 -
Para você qual o significado da palavra reforma?
3 -
Reflita, porque Lutero era contra a venda de indulgencias?
4 - Por
discordar dos dogmas da igreja, qual punição recebeu Lutero?