-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 março, 2020

6º Ano


Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.

É o momento de exercer o Protagonismo.

Contamos com o apoio de todos. 

Link caderno do aluno:
 https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR



COMUNICADO PARA OS ALUNOS:

- Baixar o aplicativo CMSP no Play Store. (É necessário o RA de cada aluno para obter acesso );

APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS - 
ACESSO AS AULAS ONLINE

Para acessar o app, basta:

1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).

2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED


3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.



O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.



HISTÓRIA

Olá queridos alunos do 6º ano!
Devido à pandemia Covid-19 vocês farão em casa o conteúdo e as atividades, e depois deverão me entregar para que possa avaliar.
                                      Professora Joelma – História
Pesquisar sobre os seres humanos do Paleolítico, esses eram nômades. Vocês deverão falar as inúmeras mudanças que ocorreram nesse período.
Pesquisar sobre o Neolítico, nesse período os seres humanos passaram a mudar a paisagem e a alterar o ambiente de forma mais intensa.

Atividades
    1)      Você estudou a Pré-História dividida em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
Leia algumas informações a respeito dos grupos humanos na Pré-História e indique com a letra P as características do Paleolítico e com N as características do Neolítico.
   a)       (      ) Também chamado de “Idade da Pedra Lascada”.
   b)      (      ) Muitos grupos humanos passaram a ser sedentários.
   c)       (      ) Os grupos humanos eram pequenos e se deslocavam constantemente.
   d)      (      ) A prática da agricultura melhorou a alimentação dos seres humanos.
   e)      (      ) Caça, pesca e coleta eram as principais atividades necessárias para a sobrevivência.
   f)        (      ) Esse período se encerrou com a invenção da escrita.
g)       (      ) Os seres humanos começaram a “domesticar” o fogo.
h)      (      ) Também chamado de “Idade da Pedra Polida”.
i)        (      ) As ferramentas eram produzidas exclusivamente com madeiras e pedras.
j)        (      ) Esse período se encerrou com a Revolução Neolítica.
k)       (      ) Os grupos se tornaram maiores, graças à melhoria da alimentação.
l)        (      ) A manipulação de metais possibilitou a criação de ferramentas mais resistentes.

Bons estudos!



CIÊNCIAS

Atividade Ciências 6 ano B
Profª Mileni Norberto de Souza
ATIVIDADE 1
Método Científico
Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca doconhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas paradesenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma possível resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. A partir da hipótese são realizados experimentos para sua comprovação, os resultados dos experimentos confirmam ou não a hipótese, e então os cientistas podem ter uma conclusão.
Usemos como exemplo o cientista Lavoisier, que observou que a massa de um determinado sistema antes e depois da reação era a mesma, mas para que sua observação tivesse crédito ele precisaria provar. Então Lavoisier partiu para os experimentos, ele mediu cuidadosamente as massas dos reagentes e produtos.
Reagentes: soluções de cloreto de sódio e nitrato de prata.
Produtos: precipitado de cloreto de prata e solução aquosa de nitrato de sódio.
Usando as mesmas substâncias, Lavoisier repetiu o experimento várias vezes, tudo para garantir que sua proposta era verídica. O resultado foi aprovado e se transformou em uma das leis mais famosas da história da ciência: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".
Também conhecida como Lei da Conservação da Massa, a lei deixa claro que em uma reação química não ocorre alteração na massa do sistema.
Soma das massas dos REAGENTES = Soma das massas dos PRODUTOS.
Observe a imagem a seguir, que resume as etapas do método científico.
Fonte: UOL: Mundo Educação – Método Científico. DISPONÍVEL EM <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm>



Fonte: Google imagem

Após ler o texto e observar a imagem, responda as questões sobre método científico:
1)    O que faz um cientista?
2)    Qual é a definição de método científico?
3)    Cite e explique quais são as etapas que devem ser seguidas de acordo com o método científico?
4)    Qual foi a observação de Lavoisier?
5)    Qual foi o experimento que Lavoisier realizou? Com qual finalidade?
6)    Qual foi a conclusão de Lavoisier?
7)    A ciência pode ser utilizada em qualquer disciplina? Explique sua opinião.

ATIVIDADE 2
Na atual Pandemia que estamos vivenciando, é extremamente importante manter as mãos sempre limpas. Realize uma experiência na sua casa para comprovar a eficiência do sabão contra contaminações:
Materiais e Reagentes:
1 prato ou 1 copo de vidro;
Água;
Orégano;
Detergente (lava-louças).
Procedimento Experimental:
1. Coloque água nos dois copos de vidro;
2. Acrescente delicadamente o orégano em um dos copos;
3. Coloque algumas gotas de detergente no copo que estiver sem orégano.
4.  Coloque o seu dedo no copo com água e orégano e retire. Verifique se há orégano aderido ao seu dedo.
5. Mergulhe o dedo no copo com detergente e logo em seguida, mergulhe de volta no copo com orégano.
6. Verifique o que o ocorreu e elabore um resultado para seu experimento.

A partir de seu experimento, responda as questões a seguir:
1)    Qual foi a conclusão do seu experimento?
2)    O que você fez, cabe dentro do método científico? Explique as etapas desse estudo.
Observação:

Hipótese:

Experimento:

Resultado:

Conclusão:

3)    Ao realizar o experimento, você utilizou alguma matéria? Explique com base em que você pode afirmar isso.

4)    Classifique o Estado físico dos materiais que você utilizou no experimento:
Copo:
Água:
Orégano:
Detergente:
5)    Durante o experimento, você precisou elaborar alguma mistura? Explique e exemplifique, diferenciando a homogênea da heterogênea.


ATIVIDADES DE CIÊNCIA 6º ANO A PROFESSORA: IDA MARIA 

Orientações gerais: 1. Faça as atividades no caderno (se quiser pode imprimir as atividades); 2. Coloque o título das atividades e as respostas; 3. Não precisa copiar os textos no caderno; 4. O desenho pode ser feito em uma folha sulfite ou no caderno de desenho, mas não se esqueça de colocar o nome e ao que se refere o desenho. 




Atividade 1: Materiais do nosso dia a dia Pense do seu dia a dia. Desde o momento em que você acorda até o momento em que você vai dormir. Liste 10 objetos que você usa durante esse tempo e do que esses materiais são feitos (metal, papel, vidro, plástico, borracha etc). 

  



 PROJETO DE VIDA
Criação do Diário de Práticas e Vivências.

Criar um diário usando sua criatividade pode ser com folhas de sulfite brancas ou coloridas ou com outro tipo de folha ao seu querer, pode amarar com barbante ou no estilo pergaminho você escolhe, seja criativo.
Esse diário se chamara DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, para ser usado durante o ano, depois de pronto escreva nele algo sobre você exemplo, seus sonhos, a profissão que deseja exercer, como se sente em relação a escola que estuda, enfim o mundo ao seu redor, depois faça um comentário sobre o que você sente sobre a condição atual do planeta a respeito do novo vírus.
Esse diário é seu por isso capriche pode ser colado imagens de revista, impressões, e pode desenhar também como já dito antes use sua criatividade.
Dica: se possível peça ajuda dos pais ou responsáveis para te auxiliar.
Alguns exemplos de diário artesanal lembrando que o uso de objetos cortante tenha alguém para te auxiliar, esses são apenas exemplos faça da maneira que achar melhor.


ARTE


ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTE
Leia com atenção o texto:
TARSILA DO AMARAL

Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês.
Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matriculou-se no colégio Sion, onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus.
Em 1906 casou com o primo André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez anos. Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de Willian Zadig escultor sueco radicado em São Paulo.
No ano seguinte teve aulas com Pedro Alexandrino, dedicou-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período conheceu Anita Mafalti  que também havia iniciado o mesmo curso. Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha Semana de Arte Moderna acompanhou todo o movimento de Paris e modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou om os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época, Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).
Também fez exposições em Paris em 1926 e no mesmo ano casou-se com Oswald de Andrade.  Em 1928 para presentear seu marido, Tarsila pinta o quadro Abaporu. A origem do nome da tela vem do Tupi guarani e significa Aba (homem) e Poru (comer). Tarsila descreve o quadro como sendo imagens de seu subconsciente, sugeridas por histórias que ouvia quando criança. A partir desse momento ela e o marido criam o movimento artístico e literário Antropofágico que tinha como proposta assimilar outras culturas, porém não copia las. O nome vem do grego e significa antro (homem) e fagia (comer). São obras dessa fase: O Ovo (1928), Floresta (1929), o vendedor de frutas (1925) e paisagem com touro (1925).
Em 1933, Tarsila pintou a tela Operários e deu início a uma nova fase – Fase Social - que dura aproximadamente quatro anos, sendo a pioneira nessa temática no Brasil. Suas telas estamparam a realidade dos operários. A classe operaria no Brasil teve grande impacto na vida social e na política do país por décadas. Um operário não tinha direitos trabalhistas e trabalhava até 15 horas diárias, mulheres e crianças eram os mais explorados.
Prezado(a) Aluno(a)!
1-Leia as questões abaixo com atenção;
2-Marque para cada questão 1 alternativa;

QUESTOES

1) Onde Tarsila do Amaral concluiu os estudos?
A) São Paulo.
B) Nova York.
C) Europa..
D) Minas Gerais.

2) Para quem Tarsila pintou o quadro ‘Abaporu’?
A) Para sua filha.
B) Para sua mãe.
C) Para seu marido.
D) Para seu pai.

3) Que instrumento musical Tarsila aprendeu a tocar enquanto esteve fora?
A) Violão.
B) Flauta.
C) Acordeon.
D) Piano.

4) Quanto tempo durou o casamento de Tarsila com seu primo André Teixeira?
A) 5 anos.
B) 1 ano.
C) 20 anos.
D) 10 anos.

5) Tarsila estudou e aprendeu muitas línguas, inclusive...
A) Inglês.
B) Francês.
C) Espanhol.
D) Italiano.

6) Qual o significado do quadro ‘Abaporu’?
A) Homem, Ovo.
B) Comida, Água.
C) Homem, Comer.
D) Comer, Beber.

7) Em que ano Tarsila nasceu?
A) 1890.
B) 1906.
C) 1886.
D) 1901.

8) Quais eram as profissões de Tarsila?
A) Atriz.
B) Professora de música e arte.
C) Pintora e desenhista.
D) Desenhista.

9) Quem Tarsila conheceu durante o período em que se dedicava à pintura de naturezas mortas?
A) André Teixeira.
B) Mário de Andrade.
C) Picasso.
D) Anita Malfatti

10) Onde Tarsila pintou seu primeiro quadro?
A) Em meio à natureza.
B) Em casa próximo aos familiares.
C) No colégio.
D) Na fazenda da família.





  • ·         Em uma folha separada, escolha uma obra da artista e reproduza.
  • ·         Não esqueça da margem



Nos vemos em breve, até logo!

INGLÊS





GEOGRAFIA


Conteúdos:
– Conceito de paisagem.
– Elementos da paisagem: natural e cultural.
– Tipos de paisagem: natural e construída.
– A paisagem muda com o tempo e com o uso do espaço geográfico. 
Objetivos
– Compreender o significado do termo paisagem para a Geografia.
– Identificar os diferentes elementos da paisagem.
– Identificar os tipos de paisagem existentes no espaço geográfico.
– Classificar os elementos e os tipos de paisagem, relacionando-os ao cotidiano.
– Compreender que a paisagem é modificada pela ação humana ao longo da história.
Os alunos já desenvolveram as primeiras etapas da situação de aprendizagem.
Sobre as definições de paisagens e as discussões realizadas em sala de aula. A paisagem é, então, resultado da maneira como percebemos o espaço terrestre usando nossos sentidos físicos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Visite o site abaixo para relembrar as definições de paisagem https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm
1) Recorde de um cheiro, de um som, de um sabor, de uma textura ou sensação que marcou sua vida e que se lembre de onde estava quando essa lembrança se deu. Anote suas recordações. 
2) Acesse o link abaixo e observe como as paisagens mudam de acordo com as necessidades humanas. http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/07/fotografo-retrata-transformacoes-no-cenario-de-santos-em-imagens-aereas.html  Identifique as grandes mudanças, as semelhanças e as diferenças visualizadas de uma imagem para outra.
3) Escreva um parágrafo de modo a expressar o que compreendeu a respeito do significado da palavra paisagem para a Geografia.
4) Procure em jornais ou em revistas, imagens de paisagens diferentes. Recorte e separe-as em dois grupos: paisagens onde predominam elementos naturais e paisagens onde predominam elementos construídos pelo ser humano. Cole as imagens abaixo.
5) Escreva um parágrafo para explicar o significado de paisagem natural e paisagem cultural.
6) Pesquisar com os familiares e moradores mais antigos do seu bairro, informações e imagens que mostrem as mudanças da paisagem do bairro onde você mora. Escreva os relatos e cole as imagens abaixo.
7) Descreva a paisagem do bairro onde fica sua casa.
8) Seu bairro sempre foi assim?
9) Você acha que seu bairro precisa de alguma melhoria? Se sim, quais?
10) Comente sobre fatos, atitudes que determinam negatividade ao seu bairro. E positividade também.
11) Existem mais elementos naturais ou elementos construídos?
12) Você já presenciou alguma mudança em seu bairro? Se sim, qual foi?
13) Compreendendo conceitos:
Topofilia – sentimento que alguém apresenta em relação a determinados lugares.
Topofobia - medo mórbido de certos lugares.
Agora procure em revistas, jornais ou internet imagens de paisagens que lhes transmitam sentimentos de topofilia e topofobia, recorte-os e cole abaixo.
14) Leia o trecho da música “Paisagem da janela”, de autoria de Lô Borges e Fernando Brant:
Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um voo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal.
Ela descreve a paisagem vista da janela de um quarto. O que é possível observar na paisagem vista pela janela do seu quarto (ou do cômodo da casa que você prefere)? Escreva o que você aprecia e o que você não gosta nessa paisagem.

15) A paisagem pode ser constituída por uma grande variedade de elementos. Observe a pintura: Paisagem com touro de Tarsila do Amaral. Responda as perguntas.
a) Que elementos você observa na pintura?
b) Quais os elementos naturais presentes na pintura?
c) Quais foram construídos pelos seres humanos?
d) A paisagem retrata o campo ou a cidade? Explique sua resposta.
16) Observe o mapa mental que você fez de casa até a escola. Quais os elementos que formam as paisagens se destacam? Escreva-os.
17) Assinale a opção incorreta em relação às características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser formadas por elementos feitos pela natureza ou feitos pelos seres humanos.
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.

18) As paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida.
b) rodovia, edifícios e represa.
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.
19) Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada, classifique os itens de acordo com o tipo de paisagem.
N. Paisagem Natural H. Paisagem Humanizada R. Paisagem Rural U. Paisagem Urbana[
(   ) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios, relevos e etc.
(   ) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras.
(   ) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentadas.
(   ) Em sua estrutura adaptada às necessidades do homem, da produção e sobrevivência.
20) Leia a poesia de Carlos Drumond de Andrade.

A RUA DIFERENTE - Carlos Drumond de Andrade
Na minha rua estão cortando árvores
Botando trilhos
Construindo casas

Minha rua acordou mudada
Os vizinhos não se conformam
Eles não sabem que a vida
Tem dessas exigências brutas
[...]
a) O que está sendo construído e destruído na rua?
b) Como os moradores da rua enfrentam a construção e reconstrução desse lugar?
c) Faça uma ilustração retratando os acontecimentos citados na poesia.
21) Diferencie: (Pesquise na internet ou dicionário).
a) Lugar
b) Espaço Geográfico.


EDUCAÇÃO FÍSICA



- Pesquisa sobre o tema JOGOS PARALÍMPICOS.
* pesquisar a definição de jogos paralímpicos.
*pesquisar um esporte que seja direcionado apenas para pessoas com necessidade especial.

*a pesquisa deve conter capa e ser entregue no primeiro dia de aula após o recesso.


MATEMÁTICA 






PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1

HABILIDADES.*Participar de práticas de compartilhamento de leituras/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva. *Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar historias tanto de tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva.

Atividade avaliativa à distância : Leitura de livro/obra literária.

Para a leitura, observe a capa, o título e o autor da obra.
O livro deve ter no mínimo 100 páginas sendo escolhido pelo aluno na biblioteca da escola.
Como efetuar a leitura:

Realiza a leitura toda de uma vez OU divida a leitura em capítulos, dois.
O foco é praticar a oralidade e contar/relatar sobre o livro.

Como registrar a(s) leitura(s):
O livro (título) ____________________________________
Autoria de (autor), ______________________________________________
Editora ___________________________,ano_______, Número de páginas_______________________

Fala a respeito:

ATIVIDADE 2:


Qual é o problema do lixo?

Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. [...]
O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e... o Planeta. [...]

Disponível em: <http://www.institutogea.org.br>.

1 – Qual é o problema do lixo?”. O pronome em destaque classifica-se como:

 2 – “Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema.”. Identifique o pronome pessoal omitido nessa passagem do texto:
a) eu
b) nós
c) vós
d) eles

3 – O pronome omitido foi identificado por meio:

4 – “[...] ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar.”. Nesse trecho, registra-se o emprego dos pronomes:
a) pessoal e demonstrativo
b) relativo e indefinido.
c) possessivo e interrogativo.
d) pessoal e indefinido.

5 – Em “Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e... o Planeta. [...]”, o pronome “nossa” indica:
a) espaço
b) posse
c) indefinição
d) uma pessoa do discurso


6) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
     
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

7) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

Ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a) (          ) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (   ) levar ao cinema, mas     (          ) anda muito ocupada.
b) Soube que (         ) vieram à minha casa.
c) Foi a (           ) que o Francisco convidou para ir a festa com (    )

8 ) Faça como o exercício anterior:

Comigo      contigo      consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (           )
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (           )
c) O professor saiu da sala. Ele levou (        ) as provas dos alunos.

9 ) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.

10) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.



ATIVIDADE 3

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

CONTO DE FADAS - A BELA ADORMECIDA

Há muitos e muitos anos, num reino muito distante, viviam um rei e uma rainha cujo maior desejo era o de terem um filho.
     Certo dia, quando a rainha estava tomando banho, em sua luxuosa banheira, uma rã encantada saiu aos pulos de dentro da água e lhe disse:
– Seu desejo se realizará. Antes de um ano, você terá uma filha.
     A profecia da rã se realizou, e nasceu uma linda menina. O rei, feliz da vida, resolveu oferecer uma grande festa para comemorar o acontecimento e convidou os parentes, os amigos e até as fadas que viviam na região.
     No reino, viviam treze fadas, mas como só havia doze pratos de ouro para servi-las no banquete, deixaram de convidar uma delas.
    A festa foi realizada com todo o esplendor. As fadas concederam muitos dons à menina: uma lhe deu a virtude, outra a beleza, uma terceira a inteligência e assim por diante.
Quando faltava apenas uma das doze fadas para presentear a pequena princesa, apareceu inesperadamente aquela que não havia sido convidada. Sem cumprimentar ou olhar para as pessoas, a intrusa gritou, com voz furiosa e ameaçadora:
– Quando tiver quinze anos, a princesa espetará o dedo em um fuso de fiar e cairá mortinha da silva. E, junto com ela, morrerão todos os moradores do castelo.
    Sem dizer mais uma palavra sequer, virou as costas e foi embora.
     Todas as pessoas presentes ficaram assustadas, mas a décima segunda fada, que ainda não havia concedido seu dom à princesa, disse:
– Como não tenho poderes para quebrar o encanto, vou amenizar o seu efeito. A princesa não cairá mortinha da silva, apenas dormirá um sono profundo, durante cem anos.
     O rei, ainda esperançoso de que poderia evitar aquele acontecimento maléfico, mandou que fossem destruídos todos os fusos existentes no reino. Enquanto isso, as promessas favoráveis das boas fadas se cumpriam, pois a princesa era linda, modesta, prestativa, gentil e inteligente, e todos que a viam ficavam encantados.
    Certo dia, o rei e a rainha saíram para passear. A princesa, então com quinze anos, ficou sozinha no castelo e resolveu dar umas voltinhas, por curiosidade, em alguns aposentos do enorme palácio. Quando chegou a uma velha torre, subiu uma escada e encontrou uma portinha, com uma chave enferrujada na fechadura.
   A princesa entrou no pequeno aposento e encontrou uma senhora bem velhinha, usando um fuso de fiar.
– Bom dia, senhora – disse a princesa. – O que está fazendo?
– Estou fazendo fio para tecer um pano – respondeu a velha.
A princesa achou aquilo muito divertido e pediu para mexer no fuso. Mal começou e a pequena princesa espetou o dedo, caindo em um sono profundo, junto com todos os moradores do castelo.
O rei e a rainha, que acabavam de chegar, também adormeceram no salão nobre, juntamente com todos os membros da corte. Os cavalos adormeceram na cocheira; os cães, no pátio; os pombos, em cima do telhado. O vento parou e as árvores que rodeavam o castelo não moveram mais uma folha sequer.
     Em torno do castelo, começou a crescer uma cerca de espinheiros que foi encobrindo tudo, até a bandeira hasteada no alto da torre.
    Muitos e muitos anos depois, um príncipe ouviu de seu avô a história sobre uma cerca de espinhos que escondia um castelo, no qual havia uma linda princesa adormecida por cem anos.
  

  Ele também ficou sabendo que muitos príncipes tentaram chegar ao castelo, mas haviam morrido no meio do espinhal.
– Eu não tenho medo! – exclamou o jovem príncipe. – Quero ver essa Bela Adormecida.
O velho tentou fazê-lo mudar de ideia, mas não teve jeito.
    Já haviam se passado quase cem anos desde o encanto e aproximava-se o momento em que a Bela Adormecida iria despertar.
    Quando o príncipe aproximou-se da cerca de espinhos, não viu espinho algum, e sim milhares de lindas flores, que não o impediam de passar, mas que se fechavam atrás dele, como uma cerca.
     No pátio do castelo, os cavalos e os cães dormiam, imóveis. No salão nobre, o rei e a rainha dormiam junto do trono, e os membros da corte, espalhados por toda a parte. O príncipe chegou à torre e abriu a porta do quarto onde estava a Bela Adormecida. A princesa era tão bela que ele não conseguia tirar os olhos dela nem por um segundo e, curvando-se, beijou-a.
    A Bela Adormecida, logo que foi beijada, acordou, abriu os olhos e encarou o príncipe com uma expressão de doçura e carinho. Foi amor à primeira vista.
     E assim, após seu sono de cem anos, a princesa se casou com o príncipe. Houve uma grande festa no reino e o casal viveu feliz para sempre.

- APÓS A LEITURA RESPONDA:

1. Retire do texto o trecho que explicita
a – quando a história da Bela Adormecida se passou.

b – o lugar onde os fatos narrados aconteceram.

2. Qual a profecia da rã encantada que saiu aos pulos de dentro de uma luxuosa banheira?

3. Esta profecia se cumpriu? Como o rei reagiu? Coordenadoria de Educação

4. Assim como o feiticeiro do conto “A Bela e a Fera”, uma fada lançou à princesa um feitiço. Retire do texto o trecho que explicita ao que a fada condena a princesa?

5. Como o feitiço é amenizado?

6. Qual foi a atitude do rei diante do feitiço lançado a sua filha?

7. Que atitude da princesa, aos quinze anos, faz com que ela caia em sono profundo junto com todos os moradores do castelo?

8. Um jovem príncipe decide ver a princesa adormecida. Como ele fica sabendo desta história?

9. O fato de muitos príncipes que tentaram chegar ao castelo terem morrido no meio do espinhal não fizeram o Coordenadoria de Educação jovem príncipe desistir de chegar ao castelo e conhecer a Bela adormecida. Comprove esta afirmação com um trecho da narrativa.

10. O que fez com que a Bela Adormecida acordasse?

11. Retire os ADJETIVOS presentes no trecho “Enquanto isso, as promessas favoráveis das boas fadas se cumpriam, pois a princesa era linda, modesta, prestativa, gentil e inteligente, e todos que a viam ficavam encantados.”

12. Identifique o(s) ensinamentos que este Conto de Fadas quer nos transmitir?

ATIVIDADE 4

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O LOBO E O CORDEIRO
La Fontaine
A razão do mais forte vai sempre vencer
é o que adiante vocês hão de ver.

Num límpido regato um dia
um cordeiro, sereno, bebia.
Eis que surge um lobo faminto:
- Como ousas sujar minha água?
Diz o lobo com fingida mágoa:
- Logo vais receber o castigo
por assim desafiar o perigo.
- Senhor - o cordeiro responde - ,
Não te zangues: não vês que me encontro
vinte passos abaixo de ti
e, portanto, seria impossível
macular tua água daqui?
- Tu sujas - diz o bicho feroz - ;
além disso estou informado
que falaste de mim ano passado.
- Como poderia te ter ofendido
se não era nascido então,
e o leite materno inda bebo?
- Ora, ora, se não foste tu,
com certeza foi teu irmão.
- Não o tenho. - Então foi algum dos teus:
pois que nunca me deixam em paz;
Tu, tens pastores e cães;
necessária a vingança se faz.
E no fundo da floresta
Com toda tranquilidade
O lobo devora o cordeiro
Sem outra formalidade
                                         
RESPONDA:
1. Identifique:
a) Qual é o primeiro argumento do lobo, para justificar sua ameaça ao cordeiro?


b) O lobo apresenta esse argumento com fingida mágoa: com que objetivo ele finge que está magoado?


c)Qual é o contra argumento do cordeiro?

d)Qual é a atitude do lobo diante do contra argumento do cordeiro?

2. Identifique:
a) Qual é o segundo argumento do lobo, para continuar ameaçando o cordeiro?


b) Qual é o contra argumento do cordeiro?

c) Qual é a reação do lobo ao contra argumento?


3. Identifique:
a) Qual é o terceiro argumento do lobo, para insistir na ameaça ao cordeiro? Que pressuposto está subjacente a esse argumento?

b) Qual é o contra argumento do cordeiro?

c) Qual é a resposta do lobo? Que pressuposto está subjacente a essa resposta?

4. No jogo de argumentos e contra-argumentos, qual dos dois tinha razão: O lobo ou o cordeiro?


5. Recorde as palavras finais do lobo: “necessária a vingança se faz”
a) Foi mesmo por vingança que o lobo devorou o cordeiro? Justifique sua resposta.

6. Identifique, na fábula, o preceito moral ou a moral e explique: que relação tem esse preceito com a história do lobo e do cordeiro?


7. Sabe-se que, quando La Fontaine publicou esta fábula, o preceito moral dela foi criticado por muitas pessoas, que não concordavam com ele.

a) Na sua opinião, que argumentos podem ser apresentados contra o preceito moral da história?

b) Você concorda ou não com o preceito moral da fábula?


8. Reveja a definição de fábula.
a) Que modo de agir dos seres humanos é semelhante ao modo de agir do lobo, na fábula?

ATIVIDADE 5

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Marcus Robô

 Maria Heloísa Penteado 

Depois de enxuta e vestida, Maruca levou Marcus outra vez para o quarto e ficou a olhar os botões dele, sem saber qual apertar para fazê-lo arrumar a cama. Tentou decifrar o que estava escrito debaixo dos botõezinhos, mas era difícil porque ela ainda não conhecia bem as letras. Isso porque era uma grande preguiçosa. Seus coleguinhas de classe já estavam quase lendo e Maruca era uma das mais atrasadas. E de que outra forma podia ser, se ela não prestava atenção ao que a professora ensinava, e brincava e tagarelava o tempo todo? Maruca foi buscar a cartilha e ficou um tempão se esforçando para lembrar tudo o que aprendera na escola. Observou as letras, comparou-as com as letras na barriga do robô, e afinal descobriu que debaixo do botão 21, sem sombra de dúvida, estava escrita, entre outras palavras, a palavra “cama”. Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria! pensou satisfeita, apertando o botão 21. E foi outro susto. Marcus tornou a agarrar Maruca, tirou toda a roupa dela de novo. Será que ele vai me dar outro banho? pensou a menina, tentando se livrar dos braços metálicos e desligar o robô. O que ele fez foi vestir-lhe o pijama. -- Me larga, seu burro! Agora não é hora de vestir pijama! Mas o robô não obedecia e ela não conseguia desligá-lo de jeito nenhum. Agora estava sendo carregada novamente para o banheiro. Chi... Ele vai me dar outro banho frio, e agora vai ser de pijama. Esse robô é louco! -- Marcus, me solte, por favor! – Maruca pediu a chorar. Ele parecia surdo. Levou-a para a pia, abriu o armarinho, tirou de lá a escova de dentes e meteu-a com jeito na mão de Maruca que se sentiu bem aliviada. Não era banho de pijama, graças a Deus! O que o robô queria é que ela escovasse os dentes. -- Eu só escovo os dentes depois do café – informou a menina. Porém Marcus não quis saber de conversa. Escovou ele mesmo os dentes dela, e muito bem escovados. Quanto a isso Maruca não podia se queixar. Depois tornou a carrega-la para o quarto. -- O que você vai fazer comigo? – Perguntou Maruca. Logo ficou sabendo. Ele meteu-a na cama, cobriu-a até o nariz e ficou ao lado dela trepidando, piscando os olhos vermelhos e cantarolando uma canção de ninar com uma voz muito rouca. -- Você acha que eu vou dormir, é? Não vê que é outro dia e que acordei agorinha mesmo? – Maruca pulou da cama, mas o robô agarrou-a ligeiro e tornou a metê-la embaixo dos lençóis. -- Agora não é hora de dormir, Marcus! Sai de perto de mim! – Maruca levantou-se de novo, mas de novo foi agarrada, colocada na cama e coberta com o lençol. Tentou mais uma vez, e de novo foi aquilo. Então, que remédio, ficou deitada, quietinha. Mas estava danada. Tenho que desligar esse sujeito de lata, pensou. Mas como? Virou-se devagarinho na cama. Sempre cantarolando, o robô vigilante inclinou-se e cobriu-a melhor. É uma perfeita babá. Mas quem está precisando de babá é o meu irmãozinho, não eu! Maruca fechou os olhos e fingiu que estava dormindo, mas espiava o robô entre as pestanas. Ele inclinou-se, ajeitou melhor o travesseiro dela e parou de cantar. Parou de cantar porque está acreditando que eu dormi, pensou amenina. Então viu o botãozinho verde bem perto do seu nariz e não perdeu tempo. Cric! Apertou-o. Uf! Afinal conseguiu desligar aquela espécie de babá eletrônica. Marcus ficou parado, de braços caídos, muito quietinho. Só as luzinhas vermelhas continuavam piscando. -- Puxa! Você é uma bomba, hein Marcus! Sabe de uma coisa? Não estou gostando muito de você! – Maruca empurrou-o para um canto, vestiu-se e foi tomar café.
Marcus Robô. São Paulo, Pioneira, 1978. p. 10-11. Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 206-8.

RESPONDA:

1.De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo, utilize dicionário: Decifrar: Tagarelar: . Metálico: Trepidar: Danada:

2. Leia esta oração: “Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria!” O que você entende por pescar a palavra?

 3. Por que Maruca tem dificuldades em operar o robô?

4. Qual foi o erro de Maruca?

5. Quais as consequências do erro de Maruca?

 6. Como Maruca resolveu seu problema?

7. Faça a caracterização da personagem Maruca.

 8. Maruca diz que Marcus é “burro”, que ele é uma “bomba”, porque não faz as coisas direito. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.

9. O narrador diz que Marcus não obedecia à Maruca, que parecia surdo. Ele está certo?

10. O robô é perfeito, mas Maruca não consegue se entender com ele. O que a autora do texto quis sugerir com isso?

ATIVIDADE 6

Hino Nacional Brasileiro


Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

II

Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do novo mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
"Nossos bosques têm mais vida"
"Nossa vida" no teu seio "mais amores"

Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado

Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

1.O que o Hino Nacional representa para o nosso país?

2.Quando o Hino foi composto?

3.O Hino Nacional apresenta muitas palavras de difícil entendimento, por isso procure no dicionário o significado das palavras a seguir.
Plácidas:_____________________________________________________________ Ipiranga:_____________________________________________________________ Brado:_______________________________________________________________ Retumbante:__________________________________________________________ Fúlgido:______________________________________________________________ Penhor:______________________________________________________________ Idolatrada:___________________________________________________________ Vívido:_______________________________________________________________ Formoso:_____________________________________________________________ Límpido:_____________________________________________________________ Cruzeiro:_____________________________________________________________ Resplandece:__________________________________________________________ Impávido:____________________________________________________________ Colosso:_____________________________________________________________ Espelha:_____________________________________________________________ Gentil:_____________________________________________________________ Fulguras:_____________________________________________________________ Florão:_______________________________________________________________ Garrida:______________________________________________________________ Lábaro:______________________________________________________________ Ostentas:____________________________________________________________ Flâmula:_____________________________________________________________ Clava:_______________________________________________________________

4.Cite algumas qualidades do Brasil apresentadas no Hino?

5.Porque o rio Ipiranga foi citado no Hino Nacional? Faça uma pesquisa.

6.Analise o verso a seguir: “Iluminado ao sol do novo mundo! “Porque o autor usou a expressão “Novo Mundo” na letra do Hino? Explique.

7. O verso: “E o sol da liberdade, em raios fúlgidos” expressa a ideia de que o país foi liberto. Porém como essa liberdade foi conquistada? Explique com elementos extraídos do texto.

8. “Verás que um filho teu não foge à luta/Nem teme, quem te adora, a própria morte” Nesses versos do Hino há uma referência que o brasileiro dá a vida por seu país. Na sua opinião essa é uma afirmação verdadeira ou falsa? Explique.

9.Analise os versos a seguir:" Se o penhor dessa igualdade / conseguimos conquistar com braço forte" neles há uma afirmação que os brasileiros conseguiram fazer do Brasil um país livre e independente. Você acha que o Brasil é independente? Explique.

10.Você concorda que o Brasil é um pátria amada por todos? Justifique sua resposta.

TECNOLOGIA

Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


Introdução:
 As tecnologias (criações do homem) surgem para satisfazer as necessidades do homem, isto é, para auxiliá-lo na execução de atividades.
Hoje a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, e são indispensáveis.


O que é tecnologia?

O termo tecnologia é proveniente do grego “technología”. De acordo com Ferreira (2004, p. 561), pode ser conceituado como um “conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade”.


ATIVIDADE1

Pesquisar sobre  alguns marcos dessa trajetória no mundo
(Conforme trabalhado em sala de aula)

Exemplos
Criação da TV em 1950.





ATIVIDADE 2



Diante do que foi exposto, fica evidente que o desenvolvimento e avanço da tecnologia.
As tecnologias da informação são indispensáveis


·         Maior flexibilidade de tempo;
·         Maior interatividade;
·         Quebra de barreiras geográficas
·         Múltiplas linguagens;
·         Emissão e recebimento instantâneo de materiais e amplitude de fontes de pesquisa.

  • ·         Novas Tecnologias da Informação e Comunicação computadores, notebooks;
  • ·         câmeras fotográficas e de vídeo digitais e webcams;
  • ·         cartões de memória, pendrives, HDs externos;
  • ·         telefones celulares;
  • ·         TV e rádio digital;
  • ·         e-mail;
  • ·         listas de discussão;
  • ·         streaming, como o You Tube;

Exemplos de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
  • wiki, como a Wikipédia;
    tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless): Wi-Fi, Bluetooth, RFID, EPVC.
Principais tecnologias da informação e comunicação material impresso;
Conteúdos Didáticos Digitais (CDDs);
Vídeo;
Internet;
Blog;
Webconferência;
E os Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVAs).


                                                        MUNDO DIGITAL
Nesta atividade, vamos aprender um pouco mais sobre palavras que têm tudo a ver com o Mundo Digital. Novos termos tecnológicos surgem constantemente, mudando a forma de dialogar na rede e influenciando as atividades cotidianas. Por exemplo, já pesquisou alguma vez o que significa “www” (world wide web)?

1-    Pesquise e registre as suas descobertas sobre o significado de “www”.
Faça seu registro

  
2-Você conhece as expressões abaixo? Já ouviu falar delas? Converse com o(a) colega ao lado sobre o conhecimento de vocês sobre esses assuntos e, se necessário, consulte a internet utilizando um dispositivo móvel, como o celular.
3-Responda com suas palavras: o que são redes sociais e o objetivo de sua  criação?