Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.
É o momento de exercer o Protagonismo.
Contamos com o apoio de todos.
Link caderno do aluno:
https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR
COMUNICADO
PARA OS ALUNOS:
- Baixar o aplicativo CMSP no
Play Store. (É necessário o RA
de cada aluno para obter acesso );
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS -
ACESSO AS AULAS ONLINE
Para acessar o app, basta:
1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).
2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED
3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.
O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.
HISTÓRIA
Olá queridos alunos do 6º ano!
Devido à pandemia Covid-19 vocês farão em casa o conteúdo e
as atividades, e depois deverão me entregar para que possa avaliar.
Professora Joelma – História
Pesquisar sobre os seres humanos do Paleolítico, esses eram
nômades. Vocês deverão falar as inúmeras mudanças que ocorreram nesse período.
Pesquisar sobre o Neolítico, nesse período os seres humanos
passaram a mudar a paisagem e a alterar o ambiente de forma mais intensa.
Atividades
1)
Você estudou a Pré-História dividida em dois
períodos: Paleolítico e Neolítico.
Leia algumas informações a respeito dos grupos humanos na
Pré-História e indique com a letra P as características do Paleolítico e com N
as características do Neolítico.
a)
( )
Também chamado de “Idade da Pedra Lascada”.
b)
( )
Muitos grupos humanos passaram a ser sedentários.
c)
( )
Os grupos humanos eram pequenos e se deslocavam constantemente.
d)
( ) A
prática da agricultura melhorou a alimentação dos seres humanos.
e)
( )
Caça, pesca e coleta eram as principais atividades necessárias para a
sobrevivência.
f)
( )
Esse período se encerrou com a invenção da escrita.
g)
( )
Os seres humanos começaram a “domesticar” o fogo.
h)
( )
Também chamado de “Idade da Pedra Polida”.
i)
( )
As ferramentas eram produzidas exclusivamente com madeiras e pedras.
j)
( )
Esse período se encerrou com a Revolução Neolítica.
k)
( )
Os grupos se tornaram maiores, graças à melhoria da alimentação.
l)
( ) A
manipulação de metais possibilitou a criação de ferramentas mais resistentes.
Bons estudos!
CIÊNCIAS
Atividade
Ciências 6 ano B
Profª
Mileni Norberto de Souza
ATIVIDADE
1
Método Científico
Entende-se
por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca
doconhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas paradesenvolver
uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar
conhecimentos pré-existentes.
O
método começa com a observação por
parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou
químico) e parte para a problematização,
o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese
(uma possível resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de
qualidade. A partir da hipótese são realizados experimentos para sua comprovação, os resultados dos experimentos confirmam ou não a hipótese, e então os
cientistas podem ter uma conclusão.
Usemos
como exemplo o cientista Lavoisier, que observou que a massa de um determinado
sistema antes e depois da reação era a mesma, mas para que sua observação tivesse
crédito ele precisaria provar. Então Lavoisier partiu para os experimentos, ele
mediu cuidadosamente as massas dos reagentes e produtos.
Reagentes:
soluções de cloreto de sódio e nitrato de prata.
Produtos:
precipitado de cloreto de prata e solução aquosa de nitrato de sódio.
Usando
as mesmas substâncias, Lavoisier repetiu o experimento várias vezes, tudo para
garantir que sua proposta era verídica. O resultado foi aprovado e se
transformou em uma das leis mais
famosas da história da ciência: "Na Natureza nada se perde, nada se cria,
tudo se transforma".
Também
conhecida como Lei da Conservação da Massa, a lei deixa claro que em uma reação
química não ocorre alteração na massa do sistema.
Soma
das massas dos REAGENTES = Soma das massas dos PRODUTOS.
Observe
a imagem a seguir, que resume as etapas do método científico.
Fonte: UOL: Mundo Educação –
Método Científico. DISPONÍVEL EM <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm>
Fonte:
Google imagem
Após
ler o texto e observar a imagem, responda as questões sobre método científico:
1) O que
faz um cientista?
2) Qual é
a definição de método científico?
3) Cite e
explique quais são as etapas que devem ser seguidas de acordo com o método
científico?
4) Qual
foi a observação de Lavoisier?
5) Qual
foi o experimento que Lavoisier realizou? Com qual finalidade?
6) Qual
foi a conclusão de Lavoisier?
7) A
ciência pode ser utilizada em qualquer disciplina? Explique sua opinião.
ATIVIDADE 2
Na atual Pandemia que estamos vivenciando,
é extremamente importante manter as mãos sempre limpas. Realize uma experiência
na sua casa para comprovar a eficiência do sabão contra contaminações:
Materiais
e Reagentes:
1
prato ou 1 copo de vidro;
Água;
Orégano;
Detergente
(lava-louças).
Procedimento
Experimental:
1.
Coloque água nos dois copos de vidro;
2.
Acrescente delicadamente o orégano em um dos copos;
3.
Coloque algumas gotas de detergente no copo que estiver sem orégano.
4. Coloque o seu dedo no copo com água e orégano
e retire. Verifique se há orégano aderido ao seu dedo.
5.
Mergulhe o dedo no copo com detergente e logo em seguida, mergulhe de volta no
copo com orégano.
6.
Verifique o que o ocorreu e elabore um resultado para seu experimento.
A partir de seu experimento, responda as
questões a seguir:
1)
Qual foi a conclusão do seu experimento?
2)
O que você fez, cabe dentro do método
científico? Explique as etapas desse estudo.
Observação:
Hipótese:
Experimento:
Resultado:
Conclusão:
3)
Ao realizar o experimento, você utilizou
alguma matéria? Explique com base em que você pode afirmar isso.
4)
Classifique o Estado físico dos materiais
que você utilizou no experimento:
Copo:
Água:
Orégano:
Detergente:
5)
Durante o experimento, você precisou elaborar
alguma mistura? Explique e exemplifique, diferenciando a homogênea da
heterogênea.
ATIVIDADES DE CIÊNCIA 6º ANO A PROFESSORA: IDA MARIA
Orientações gerais: 1. Faça as atividades no caderno (se quiser pode imprimir as atividades); 2. Coloque o título das atividades e as respostas; 3. Não precisa copiar os textos no caderno; 4. O desenho pode ser feito em uma folha sulfite ou no caderno de desenho, mas não se esqueça de colocar o nome e ao que se refere o desenho.
Atividade 1: Materiais do nosso dia a dia Pense do seu dia a dia. Desde o momento em que você acorda até o momento em que você vai dormir. Liste 10 objetos que você usa durante esse tempo e do que esses materiais são feitos (metal, papel, vidro, plástico, borracha etc).
Criação do Diário de Práticas e
Vivências.
Criar um
diário usando sua criatividade pode ser com folhas de sulfite brancas ou
coloridas ou com outro tipo de folha ao seu querer, pode amarar com barbante ou
no estilo pergaminho você escolhe, seja criativo.
Esse diário
se chamara DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, para ser usado durante o ano, depois
de pronto escreva nele algo sobre você exemplo, seus sonhos, a profissão que
deseja exercer, como se sente em relação a escola que estuda, enfim o mundo ao
seu redor, depois faça um comentário sobre o que você sente sobre a condição
atual do planeta a respeito do novo vírus.
Esse diário
é seu por isso capriche pode ser colado imagens de revista, impressões, e pode
desenhar também como já dito antes use sua criatividade.
Dica: se
possível peça ajuda dos pais ou responsáveis para te auxiliar.
Alguns
exemplos de diário artesanal lembrando que o uso de objetos cortante tenha
alguém para te auxiliar, esses são apenas exemplos faça da maneira que achar
melhor.
ARTE
ATIVIDADE
AVALIATIVA DE ARTE
Leia com atenção o texto:
TARSILA DO AMARAL
Tarsila do Amaral foi uma grande
pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em
uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas
escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras
línguas, incluindo o francês.
Tarsila nasceu em 1º de
setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família
no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matriculou-se no colégio Sion,
onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus.
Em 1906 casou com o primo
André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez
anos. Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de Willian Zadig
escultor sueco radicado em São Paulo.
No ano seguinte teve aulas com
Pedro Alexandrino, dedicou-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período
conheceu Anita Mafalti que também havia
iniciado o mesmo curso. Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e
escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo
dois anos mais tarde e embora não tenha Semana de Arte Moderna acompanhou todo
o movimento de Paris e modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por
Anita Malfatti, Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Tarsila sempre gostou de
viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para
Minas se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares
das casas da se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a
1927 e contou om os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época,
Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes
Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as
cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São
pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e
Paisagem com touro (1925).
Também fez exposições em Paris
em 1926 e no mesmo ano casou-se com Oswald de Andrade. Em 1928 para presentear seu marido, Tarsila
pinta o quadro Abaporu. A origem do nome da tela vem do Tupi guarani e
significa Aba (homem) e Poru (comer). Tarsila descreve o quadro como sendo
imagens de seu subconsciente, sugeridas por histórias que ouvia quando criança.
A partir desse momento ela e o marido criam o movimento artístico e literário
Antropofágico que tinha como proposta assimilar outras culturas, porém não
copia las. O nome vem do grego e significa antro (homem) e fagia (comer). São
obras dessa fase: O Ovo (1928), Floresta (1929), o vendedor de frutas (1925) e
paisagem com touro (1925).
Em 1933, Tarsila pintou a tela
Operários e deu início a uma nova fase – Fase Social - que dura aproximadamente
quatro anos, sendo a pioneira nessa temática no Brasil. Suas telas estamparam a
realidade dos operários. A classe operaria no Brasil teve grande impacto na
vida social e na política do país por décadas. Um operário não tinha direitos
trabalhistas e trabalhava até 15 horas diárias, mulheres e crianças eram os
mais explorados.
Prezado(a)
Aluno(a)!
1-Leia as
questões abaixo com atenção;
2-Marque
para cada questão 1 alternativa;
QUESTOES
1)
Onde Tarsila do Amaral concluiu os estudos?
A)
São Paulo.
B)
Nova York.
C)
Europa..
D)
Minas Gerais.
2)
Para quem Tarsila pintou o quadro ‘Abaporu’?
A)
Para sua filha.
B)
Para sua mãe.
C)
Para seu marido.
D)
Para seu pai.
3)
Que instrumento musical Tarsila aprendeu a tocar enquanto esteve fora?
A)
Violão.
B)
Flauta.
C)
Acordeon.
D)
Piano.
4)
Quanto tempo durou o casamento de Tarsila com seu primo André Teixeira?
A)
5 anos.
B)
1 ano.
C)
20 anos.
D)
10 anos.
5)
Tarsila estudou e aprendeu muitas línguas, inclusive...
A)
Inglês.
B)
Francês.
C)
Espanhol.
D)
Italiano.
6)
Qual o significado do quadro ‘Abaporu’?
A)
Homem, Ovo.
B)
Comida, Água.
C)
Homem, Comer.
D)
Comer, Beber.
7)
Em que ano Tarsila nasceu?
A)
1890.
B)
1906.
C)
1886.
D)
1901.
8)
Quais eram as profissões de Tarsila?
A)
Atriz.
B)
Professora de música e arte.
C)
Pintora e desenhista.
D)
Desenhista.
9)
Quem Tarsila conheceu durante o período em que se dedicava à pintura de
naturezas mortas?
A)
André Teixeira.
B)
Mário de Andrade.
C)
Picasso.
D)
Anita Malfatti
10)
Onde Tarsila pintou seu primeiro quadro?
A)
Em meio à natureza.
B)
Em casa próximo aos familiares.
C)
No colégio.
D)
Na fazenda da família.
- ·
Em uma folha separada, escolha uma obra da artista e reproduza.
- ·
Não esqueça da margem
Nos vemos em breve, até logo!
INGLÊS
GEOGRAFIA
Conteúdos:
–
Conceito de paisagem.
–
Elementos da paisagem: natural e cultural.
–
Tipos de paisagem: natural e construída.
–
A paisagem muda com o tempo e com o uso do espaço geográfico.
Objetivos
–
Compreender o significado do termo paisagem para a Geografia.
–
Identificar os diferentes elementos da paisagem.
–
Identificar os tipos de paisagem existentes no espaço geográfico.
–
Classificar os elementos e os tipos de paisagem, relacionando-os ao cotidiano.
–
Compreender que a paisagem é modificada pela ação humana ao longo da história.
Os alunos já desenvolveram as primeiras
etapas da situação de aprendizagem.
Sobre as
definições de paisagens e as discussões realizadas em sala de aula.
A paisagem é, então, resultado da maneira como percebemos o espaço
terrestre usando nossos sentidos físicos: visão, audição, olfato, paladar e
tato. Visite o site abaixo para relembrar as definições de paisagem https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm
1)
Recorde de um cheiro, de um som, de um sabor, de uma textura ou sensação que
marcou sua vida e que se lembre de onde estava quando essa lembrança se
deu. Anote suas recordações.
2)
Acesse o link abaixo e observe como as paisagens mudam de acordo com as
necessidades humanas. http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/07/fotografo-retrata-transformacoes-no-cenario-de-santos-em-imagens-aereas.html Identifique
as grandes mudanças, as semelhanças e as diferenças visualizadas de uma imagem
para outra.
3)
Escreva um parágrafo de modo a expressar o que compreendeu a respeito do
significado da palavra paisagem para a Geografia.
4)
Procure em jornais ou em revistas, imagens de paisagens diferentes. Recorte
e separe-as em dois grupos: paisagens onde predominam elementos naturais e
paisagens onde predominam elementos construídos pelo ser humano. Cole as
imagens abaixo.
5)
Escreva um parágrafo para explicar o significado de paisagem natural e
paisagem cultural.
6)
Pesquisar com os familiares e moradores mais antigos do seu bairro, informações
e imagens que mostrem as mudanças da paisagem do bairro onde
você mora. Escreva os relatos e cole as imagens abaixo.
7)
Descreva a paisagem do bairro onde fica sua casa.
8)
Seu bairro sempre foi assim?
9)
Você acha que seu bairro precisa de alguma melhoria? Se sim, quais?
10)
Comente sobre fatos, atitudes que determinam negatividade ao seu bairro. E
positividade também.
11)
Existem mais elementos naturais ou elementos construídos?
12)
Você já presenciou alguma mudança em seu bairro? Se sim, qual foi?
13) Compreendendo conceitos:
Topofilia – sentimento que alguém
apresenta em relação a determinados lugares.
Topofobia
- medo
mórbido de certos lugares.
Agora
procure em revistas, jornais ou internet imagens de paisagens que lhes
transmitam sentimentos de topofilia e topofobia, recorte-os e cole abaixo.
14)
Leia o trecho da música “Paisagem da
janela”, de autoria de Lô Borges e Fernando Brant:
Da janela lateral do
quarto de dormir
Vejo uma igreja, um
sinal de glória
Vejo um muro branco e um
voo pássaro
Vejo uma grade, um velho
sinal.
Ela
descreve a paisagem vista da janela de um quarto. O que é possível observar na
paisagem vista pela janela do seu quarto (ou do cômodo da casa que você
prefere)? Escreva o que você aprecia e o que você não gosta nessa paisagem.
15)
A paisagem pode ser constituída por uma grande variedade de elementos. Observe
a pintura:
Paisagem com touro de Tarsila do Amaral.
Responda as perguntas.
a) Que
elementos você observa na pintura?
b)
Quais os elementos naturais presentes na pintura?
c)
Quais foram construídos pelos seres humanos?
d)
A paisagem retrata o campo ou a cidade? Explique sua resposta.
16)
Observe o mapa mental que você fez de casa até a escola. Quais os elementos que
formam as paisagens se destacam? Escreva-os.
17) Assinale a opção incorreta em relação às características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem
de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser formadas por
elementos feitos pela natureza ou feitos pelos seres humanos.
d) As paisagens representam apenas elementos
naturais de um determinado lugar.
18) As paisagem em que predominam os aspectos
originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de
paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens
naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida.
b) rodovia, edifícios e represa.
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.
19) Com base nos conceitos de paisagem natural
e paisagem humanizada, classifique os itens de acordo com o tipo de paisagem.
N.
Paisagem Natural H. Paisagem Humanizada R. Paisagem Rural U. Paisagem Urbana[
( ) É aquela composta por diversos elementos
físicos como: solos , rios, relevos e etc.
( ) É caracterizada por extensas áreas de
pastagens e plantações, casas longe da outras.
( ) Delimita-se pela grande metrópole de
concreto e asfalto, com ruas pavimentadas.
( ) Em sua estrutura adaptada às necessidades do
homem, da produção e sobrevivência.
20) Leia a poesia de Carlos Drumond de Andrade.
A RUA DIFERENTE - Carlos Drumond de Andrade
Na minha rua estão cortando árvores
Botando trilhos
Construindo casas
Minha rua acordou mudada
Os vizinhos não se conformam
Eles não sabem que a vida
Tem dessas exigências brutas
[...]
a) O que está sendo construído e destruído na
rua?
b) Como os moradores da rua enfrentam a construção
e reconstrução desse lugar?
c) Faça uma ilustração retratando os
acontecimentos citados na poesia.
21) Diferencie: (Pesquise na internet ou
dicionário).
a) Lugar
b) Espaço Geográfico.
- Pesquisa
sobre o tema JOGOS PARALÍMPICOS.
* pesquisar a definição de jogos paralímpicos.
*pesquisar um esporte que seja direcionado apenas para
pessoas com necessidade especial.
*a pesquisa deve conter capa e ser entregue no primeiro dia
de aula após o recesso.
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
ATIVIDADE 1
Fala
a respeito:
ATIVIDADE 2:
ATIVIDADE 5
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Depois de enxuta e vestida, Maruca levou Marcus outra vez para o quarto e ficou a olhar os botões dele, sem saber qual apertar para fazê-lo arrumar a cama. Tentou decifrar o que estava escrito debaixo dos botõezinhos, mas era difícil porque ela ainda não conhecia bem as letras. Isso porque era uma grande preguiçosa. Seus coleguinhas de classe já estavam quase lendo e Maruca era uma das mais atrasadas. E de que outra forma podia ser, se ela não prestava atenção ao que a professora ensinava, e brincava e tagarelava o tempo todo? Maruca foi buscar a cartilha e ficou um tempão se esforçando para lembrar tudo o que aprendera na escola. Observou as letras, comparou-as com as letras na barriga do robô, e afinal descobriu que debaixo do botão 21, sem sombra de dúvida, estava escrita, entre outras palavras, a palavra “cama”. Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria! pensou satisfeita, apertando o botão 21. E foi outro susto. Marcus tornou a agarrar Maruca, tirou toda a roupa dela de novo. Será que ele vai me dar outro banho? pensou a menina, tentando se livrar dos braços metálicos e desligar o robô. O que ele fez foi vestir-lhe o pijama. -- Me larga, seu burro! Agora não é hora de vestir pijama! Mas o robô não obedecia e ela não conseguia desligá-lo de jeito nenhum. Agora estava sendo carregada novamente para o banheiro. Chi... Ele vai me dar outro banho frio, e agora vai ser de pijama. Esse robô é louco! -- Marcus, me solte, por favor! – Maruca pediu a chorar. Ele parecia surdo. Levou-a para a pia, abriu o armarinho, tirou de lá a escova de dentes e meteu-a com jeito na mão de Maruca que se sentiu bem aliviada. Não era banho de pijama, graças a Deus! O que o robô queria é que ela escovasse os dentes. -- Eu só escovo os dentes depois do café – informou a menina. Porém Marcus não quis saber de conversa. Escovou ele mesmo os dentes dela, e muito bem escovados. Quanto a isso Maruca não podia se queixar. Depois tornou a carrega-la para o quarto. -- O que você vai fazer comigo? – Perguntou Maruca. Logo ficou sabendo. Ele meteu-a na cama, cobriu-a até o nariz e ficou ao lado dela trepidando, piscando os olhos vermelhos e cantarolando uma canção de ninar com uma voz muito rouca. -- Você acha que eu vou dormir, é? Não vê que é outro dia e que acordei agorinha mesmo? – Maruca pulou da cama, mas o robô agarrou-a ligeiro e tornou a metê-la embaixo dos lençóis. -- Agora não é hora de dormir, Marcus! Sai de perto de mim! – Maruca levantou-se de novo, mas de novo foi agarrada, colocada na cama e coberta com o lençol. Tentou mais uma vez, e de novo foi aquilo. Então, que remédio, ficou deitada, quietinha. Mas estava danada. Tenho que desligar esse sujeito de lata, pensou. Mas como? Virou-se devagarinho na cama. Sempre cantarolando, o robô vigilante inclinou-se e cobriu-a melhor. É uma perfeita babá. Mas quem está precisando de babá é o meu irmãozinho, não eu! Maruca fechou os olhos e fingiu que estava dormindo, mas espiava o robô entre as pestanas. Ele inclinou-se, ajeitou melhor o travesseiro dela e parou de cantar. Parou de cantar porque está acreditando que eu dormi, pensou amenina. Então viu o botãozinho verde bem perto do seu nariz e não perdeu tempo. Cric! Apertou-o. Uf! Afinal conseguiu desligar aquela espécie de babá eletrônica. Marcus ficou parado, de braços caídos, muito quietinho. Só as luzinhas vermelhas continuavam piscando. -- Puxa! Você é uma bomba, hein Marcus! Sabe de uma coisa? Não estou gostando muito de você! – Maruca empurrou-o para um canto, vestiu-se e foi tomar café.
Marcus Robô. São Paulo, Pioneira, 1978. p. 10-11. Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 206-8.
RESPONDA:
1.De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo, utilize dicionário: Decifrar: Tagarelar: . Metálico: Trepidar: Danada:
2. Leia esta oração: “Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria!” O que você entende por pescar a palavra?
3. Por que Maruca tem dificuldades em operar o robô?
4. Qual foi o erro de Maruca?
5. Quais as consequências do erro de Maruca?
6. Como Maruca resolveu seu problema?
7. Faça a caracterização da personagem Maruca.
8. Maruca diz que Marcus é “burro”, que ele é uma “bomba”, porque não faz as coisas direito. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.
9. O narrador diz que Marcus não obedecia à Maruca, que parecia surdo. Ele está certo?
10. O robô é perfeito, mas Maruca não consegue se entender com ele. O que a autora do texto quis sugerir com isso?
ATIVIDADE 6
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do cruzeiro resplandece
Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!
II
Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
"Nossos bosques têm mais vida"
"Nossa vida" no teu seio "mais amores"
Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado
Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!
1.O que o Hino Nacional representa para o nosso país?
2.Quando o Hino foi composto?
3.O Hino Nacional apresenta muitas palavras de difícil entendimento, por isso procure no dicionário o significado das palavras a seguir.
Plácidas:_____________________________________________________________ Ipiranga:_____________________________________________________________ Brado:_______________________________________________________________ Retumbante:__________________________________________________________ Fúlgido:______________________________________________________________ Penhor:______________________________________________________________ Idolatrada:___________________________________________________________ Vívido:_______________________________________________________________ Formoso:_____________________________________________________________ Límpido:_____________________________________________________________ Cruzeiro:_____________________________________________________________ Resplandece:__________________________________________________________ Impávido:____________________________________________________________ Colosso:_____________________________________________________________ Espelha:_____________________________________________________________ Gentil:_____________________________________________________________ Fulguras:_____________________________________________________________ Florão:_______________________________________________________________ Garrida:______________________________________________________________ Lábaro:______________________________________________________________ Ostentas:____________________________________________________________ Flâmula:_____________________________________________________________ Clava:_______________________________________________________________
4.Cite algumas qualidades do Brasil apresentadas no Hino?
5.Porque o rio Ipiranga foi citado no Hino Nacional? Faça uma pesquisa.
6.Analise o verso a seguir: “Iluminado ao sol do novo mundo! “Porque o autor usou a expressão “Novo Mundo” na letra do Hino? Explique.
7. O verso: “E o sol da liberdade, em raios fúlgidos” expressa a ideia de que o país foi liberto. Porém como essa liberdade foi conquistada? Explique com elementos extraídos do texto.
8. “Verás que um filho teu não foge à luta/Nem teme, quem te adora, a própria morte” Nesses versos do Hino há uma referência que o brasileiro dá a vida por seu país. Na sua opinião essa é uma afirmação verdadeira ou falsa? Explique.
9.Analise os versos a seguir:" Se o penhor dessa igualdade / conseguimos conquistar com braço forte" neles há uma afirmação que os brasileiros conseguiram fazer do Brasil um país livre e independente. Você acha que o Brasil é independente? Explique.
10.Você concorda que o Brasil é um pátria amada por todos? Justifique sua resposta.
TECNOLOGIA
Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
ATIVIDADE 1
HABILIDADES.*Participar de práticas de
compartilhamento de leituras/recepção de obras literárias/manifestações
artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.
*Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais
capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar
historias tanto de tradição oral, quanto da tradição literária escrita,
expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou
fala expressiva.
Atividade avaliativa à
distância : Leitura de livro/obra literária.
Para a
leitura, observe a capa, o título e o autor da obra.
O
livro deve ter no mínimo 100 páginas sendo escolhido pelo aluno na biblioteca
da escola.
Como
efetuar a leitura:
Realiza
a leitura toda de uma vez OU divida a leitura em capítulos, dois.
O foco
é praticar a oralidade e contar/relatar sobre o livro.
Como
registrar a(s) leitura(s):
O
livro (título) ____________________________________
Autoria
de (autor), ______________________________________________
Editora
___________________________,ano_______, Número de páginas_______________________
ATIVIDADE 2:
Qual é
o problema do lixo?
Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um
problema. Mas ao cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando
há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta.
[...]
O que é preciso entender é que, mesmo quando o
lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro
lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava
causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa
casa, assim como o país, o continente e... o Planeta. [...]
Disponível em:
<http://www.institutogea.org.br>.
1 – “Qual
é o problema do lixo?”. O pronome em destaque classifica-se como:
2 – “Todos temos ouvido falar
muito que o lixo é um problema.”. Identifique o pronome pessoal omitido nessa
passagem do texto:
a)
eu
b)
nós
c)
vós
d)
eles
3 – O
pronome omitido foi identificado por meio:
4 –
“[...] ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar.”. Nesse trecho,
registra-se o emprego dos pronomes:
a)
pessoal e demonstrativo
b)
relativo e indefinido.
c)
possessivo e interrogativo.
d)
pessoal e indefinido.
5 – Em
“Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e... o
Planeta. [...]”, o pronome “nossa” indica:
a)
espaço
b)
posse
c)
indefinição
d)
uma pessoa do discurso
6) Reescreva as frases abaixo, substituindo as
palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de
beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.
b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está
muito teimoso.
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora
ir pra lá.
d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu
e meu irmão adoramos sorvete.
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu
pai e meu irmão adoram praticar este esporte.
7) Complete as lacunas com um dos pronomes
pessoais abaixo:
Ela
ele eu
nos ti vocês
|
a) ( ) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à
nossa mãe para ( ) levar ao cinema, mas ( )
anda muito ocupada.
b) Soube que (
) vieram à minha casa.
c) Foi a (
) que o Francisco convidou para ir a festa com
( )
8 ) Faça como o exercício anterior:
Comigo
contigo consigo.
|
a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai ( )
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá ( )
c) O professor saiu da sala. Ele levou ( ) as provas dos alunos.
9 ) Circule os pronomes demonstrativos presentes
nas frases abaixo:
a) Aquele menino
é inteligente.
b) Isto não
estava combinado.
c)
Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola
aqui é minha.
e)
Achei aquela roupa muito feia.
10) Circule os pronomes
possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras
são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos
serão atendidos.
c) Meus amigos
e minhas amigas chegaram.
d)
Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e)
Ele não marcou pontos para a nossa equipe.
ATIVIDADE 3
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
CONTO DE
FADAS - A BELA ADORMECIDA
Há muitos
e muitos anos, num reino muito distante, viviam um rei e uma rainha cujo maior
desejo era o de terem um filho.
Certo dia, quando a rainha estava tomando
banho, em sua luxuosa banheira, uma rã encantada saiu aos pulos de dentro da
água e lhe disse:
– Seu
desejo se realizará. Antes de um ano, você terá uma filha.
A profecia da rã se realizou, e nasceu uma
linda menina. O rei, feliz da vida, resolveu oferecer uma grande festa para
comemorar o acontecimento e convidou os parentes, os amigos e até as fadas que
viviam na região.
No reino, viviam treze fadas, mas como só
havia doze pratos de ouro para servi-las no banquete, deixaram de convidar uma
delas.
A festa foi realizada com todo o esplendor.
As fadas concederam muitos dons à menina: uma lhe deu a virtude, outra a
beleza, uma terceira a inteligência e assim por diante.
Quando
faltava apenas uma das doze fadas para presentear a pequena princesa, apareceu
inesperadamente aquela que não havia sido convidada. Sem cumprimentar ou olhar
para as pessoas, a intrusa gritou, com voz furiosa e ameaçadora:
– Quando
tiver quinze anos, a princesa espetará o dedo em um fuso de fiar e cairá
mortinha da silva. E, junto com ela, morrerão todos os moradores do castelo.
Sem dizer mais uma palavra sequer, virou as
costas e foi embora.
Todas as pessoas presentes ficaram
assustadas, mas a décima segunda fada, que ainda não havia concedido seu dom à
princesa, disse:
– Como
não tenho poderes para quebrar o encanto, vou amenizar o seu efeito. A princesa
não cairá mortinha da silva, apenas dormirá um sono profundo, durante cem anos.
O rei, ainda esperançoso de que poderia
evitar aquele acontecimento maléfico, mandou que fossem destruídos todos os
fusos existentes no reino. Enquanto isso, as promessas favoráveis das boas
fadas se cumpriam, pois a princesa era linda, modesta, prestativa, gentil e
inteligente, e todos que a viam ficavam encantados.
Certo dia, o rei e a rainha saíram para
passear. A princesa, então com quinze anos, ficou sozinha no castelo e resolveu
dar umas voltinhas, por curiosidade, em alguns aposentos do enorme palácio.
Quando chegou a uma velha torre, subiu uma escada e encontrou uma portinha, com
uma chave enferrujada na fechadura.
A princesa entrou no pequeno aposento e
encontrou uma senhora bem velhinha, usando um fuso de fiar.
– Bom
dia, senhora – disse a princesa. – O que está fazendo?
– Estou
fazendo fio para tecer um pano – respondeu a velha.
A
princesa achou aquilo muito divertido e pediu para mexer no fuso. Mal começou e
a pequena princesa espetou o dedo, caindo em um sono profundo, junto com todos
os moradores do castelo.
O rei e a
rainha, que acabavam de chegar, também adormeceram no salão nobre, juntamente
com todos os membros da corte. Os cavalos adormeceram na cocheira; os cães, no
pátio; os pombos, em cima do telhado. O vento parou e as árvores que rodeavam o
castelo não moveram mais uma folha sequer.
Em torno do castelo, começou a crescer uma
cerca de espinheiros que foi encobrindo tudo, até a bandeira hasteada no alto
da torre.
Muitos e muitos anos depois, um príncipe
ouviu de seu avô a história sobre uma cerca de espinhos que escondia um
castelo, no qual havia uma linda princesa adormecida por cem anos.
Ele também ficou sabendo que muitos príncipes
tentaram chegar ao castelo, mas haviam morrido no meio do espinhal.
– Eu não
tenho medo! – exclamou o jovem príncipe. – Quero ver essa Bela Adormecida.
O velho
tentou fazê-lo mudar de ideia, mas não teve jeito.
Já haviam se passado quase cem anos desde o
encanto e aproximava-se o momento em que a Bela Adormecida iria despertar.
Quando o príncipe aproximou-se da cerca de
espinhos, não viu espinho algum, e sim milhares de lindas flores, que não o
impediam de passar, mas que se fechavam atrás dele, como uma cerca.
No pátio do castelo, os cavalos e os cães
dormiam, imóveis. No salão nobre, o rei e a rainha dormiam junto do trono, e os
membros da corte, espalhados por toda a parte. O príncipe chegou à torre e
abriu a porta do quarto onde estava a Bela Adormecida. A princesa era tão bela
que ele não conseguia tirar os olhos dela nem por um segundo e, curvando-se,
beijou-a.
A Bela Adormecida, logo que foi beijada,
acordou, abriu os olhos e encarou o príncipe com uma expressão de doçura e carinho.
Foi amor à primeira vista.
E assim, após seu sono de cem anos, a
princesa se casou com o príncipe. Houve uma grande festa no reino e o casal
viveu feliz para sempre.
- APÓS A LEITURA RESPONDA:
1. Retire do texto o trecho que explicita
a – quando a história da Bela Adormecida se
passou.
b – o lugar onde os fatos narrados aconteceram.
2. Qual a profecia da rã encantada que saiu aos
pulos de dentro de uma luxuosa banheira?
3. Esta profecia se cumpriu? Como o rei reagiu? Coordenadoria
de Educação
4. Assim como o feiticeiro do conto “A Bela e a
Fera”, uma fada lançou à princesa um feitiço. Retire do texto o trecho que
explicita ao que a fada condena a princesa?
5. Como o feitiço é amenizado?
6. Qual foi a atitude do rei diante do feitiço
lançado a sua filha?
7. Que atitude da princesa, aos quinze anos, faz
com que ela caia em sono profundo junto com todos os moradores do castelo?
8. Um jovem príncipe decide ver a princesa
adormecida. Como ele fica sabendo desta história?
9. O fato de muitos príncipes que tentaram
chegar ao castelo terem morrido no meio do espinhal não fizeram o Coordenadoria
de Educação jovem príncipe desistir de chegar ao castelo e conhecer a Bela
adormecida. Comprove esta afirmação com um trecho da narrativa.
10. O que fez com que a Bela Adormecida
acordasse?
11. Retire os ADJETIVOS presentes no trecho
“Enquanto isso, as promessas favoráveis das boas fadas se cumpriam, pois a
princesa era linda, modesta, prestativa, gentil e inteligente, e todos que a
viam ficavam encantados.”
12. Identifique o(s) ensinamentos que este Conto
de Fadas quer nos transmitir?
ATIVIDADE 4
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O LOBO E O CORDEIRO
La Fontaine
A
razão do mais forte vai sempre vencer
é
o que adiante vocês hão de ver.
Num
límpido regato um dia
um
cordeiro, sereno, bebia.
Eis
que surge um lobo faminto:
-
Como ousas sujar minha água?
Diz
o lobo com fingida mágoa:
-
Logo vais receber o castigo
por
assim desafiar o perigo.
-
Senhor - o cordeiro responde - ,
Não
te zangues: não vês que me encontro
vinte
passos abaixo de ti
e,
portanto, seria impossível
macular
tua água daqui?
-
Tu sujas - diz o bicho feroz - ;
além
disso estou informado
que
falaste de mim ano passado.
-
Como poderia te ter ofendido
se
não era nascido então,
e
o leite materno inda bebo?
-
Ora, ora, se não foste tu,
com
certeza foi teu irmão.
-
Não o tenho. - Então foi algum dos teus:
pois
que nunca me deixam em paz;
Tu,
tens pastores e cães;
necessária
a vingança se faz.
E
no fundo da floresta
Com
toda tranquilidade
O
lobo devora o cordeiro
Sem
outra formalidade
|
RESPONDA:
1. Identifique:
a) Qual é o primeiro argumento
do lobo, para justificar sua ameaça ao cordeiro?
b) O lobo apresenta esse
argumento com fingida mágoa: com que objetivo ele finge que está magoado?
c)Qual é o contra argumento
do cordeiro?
d)Qual é a atitude do
lobo diante do contra argumento do cordeiro?
2. Identifique:
a) Qual é o segundo
argumento do lobo, para continuar ameaçando o cordeiro?
b) Qual é o contra
argumento do cordeiro?
c) Qual é a reação do lobo
ao contra argumento?
3. Identifique:
a) Qual é o terceiro
argumento do lobo, para insistir na ameaça ao cordeiro? Que pressuposto está
subjacente a esse argumento?
b) Qual é o contra
argumento do cordeiro?
c) Qual é a resposta do
lobo? Que pressuposto está subjacente a essa resposta?
4. No jogo de argumentos
e contra-argumentos, qual dos dois tinha razão: O lobo ou o cordeiro?
5. Recorde as palavras
finais do lobo: “necessária a vingança se faz”
a) Foi mesmo por vingança
que o lobo devorou o cordeiro? Justifique sua resposta.
6. Identifique, na
fábula, o preceito moral ou a moral e explique: que relação tem esse preceito
com a história do lobo e do cordeiro?
7. Sabe-se que, quando La
Fontaine publicou esta fábula, o preceito moral dela foi criticado por muitas
pessoas, que não concordavam com ele.
a) Na sua opinião, que
argumentos podem ser apresentados contra o preceito moral da história?
b) Você concorda ou não
com o preceito moral da fábula?
8. Reveja a definição de
fábula.
a) Que modo de agir dos
seres humanos é semelhante ao modo de agir do lobo, na fábula?
ATIVIDADE 5
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Marcus Robô
Maria Heloísa Penteado
Depois de enxuta e vestida, Maruca levou Marcus outra vez para o quarto e ficou a olhar os botões dele, sem saber qual apertar para fazê-lo arrumar a cama. Tentou decifrar o que estava escrito debaixo dos botõezinhos, mas era difícil porque ela ainda não conhecia bem as letras. Isso porque era uma grande preguiçosa. Seus coleguinhas de classe já estavam quase lendo e Maruca era uma das mais atrasadas. E de que outra forma podia ser, se ela não prestava atenção ao que a professora ensinava, e brincava e tagarelava o tempo todo? Maruca foi buscar a cartilha e ficou um tempão se esforçando para lembrar tudo o que aprendera na escola. Observou as letras, comparou-as com as letras na barriga do robô, e afinal descobriu que debaixo do botão 21, sem sombra de dúvida, estava escrita, entre outras palavras, a palavra “cama”. Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria! pensou satisfeita, apertando o botão 21. E foi outro susto. Marcus tornou a agarrar Maruca, tirou toda a roupa dela de novo. Será que ele vai me dar outro banho? pensou a menina, tentando se livrar dos braços metálicos e desligar o robô. O que ele fez foi vestir-lhe o pijama. -- Me larga, seu burro! Agora não é hora de vestir pijama! Mas o robô não obedecia e ela não conseguia desligá-lo de jeito nenhum. Agora estava sendo carregada novamente para o banheiro. Chi... Ele vai me dar outro banho frio, e agora vai ser de pijama. Esse robô é louco! -- Marcus, me solte, por favor! – Maruca pediu a chorar. Ele parecia surdo. Levou-a para a pia, abriu o armarinho, tirou de lá a escova de dentes e meteu-a com jeito na mão de Maruca que se sentiu bem aliviada. Não era banho de pijama, graças a Deus! O que o robô queria é que ela escovasse os dentes. -- Eu só escovo os dentes depois do café – informou a menina. Porém Marcus não quis saber de conversa. Escovou ele mesmo os dentes dela, e muito bem escovados. Quanto a isso Maruca não podia se queixar. Depois tornou a carrega-la para o quarto. -- O que você vai fazer comigo? – Perguntou Maruca. Logo ficou sabendo. Ele meteu-a na cama, cobriu-a até o nariz e ficou ao lado dela trepidando, piscando os olhos vermelhos e cantarolando uma canção de ninar com uma voz muito rouca. -- Você acha que eu vou dormir, é? Não vê que é outro dia e que acordei agorinha mesmo? – Maruca pulou da cama, mas o robô agarrou-a ligeiro e tornou a metê-la embaixo dos lençóis. -- Agora não é hora de dormir, Marcus! Sai de perto de mim! – Maruca levantou-se de novo, mas de novo foi agarrada, colocada na cama e coberta com o lençol. Tentou mais uma vez, e de novo foi aquilo. Então, que remédio, ficou deitada, quietinha. Mas estava danada. Tenho que desligar esse sujeito de lata, pensou. Mas como? Virou-se devagarinho na cama. Sempre cantarolando, o robô vigilante inclinou-se e cobriu-a melhor. É uma perfeita babá. Mas quem está precisando de babá é o meu irmãozinho, não eu! Maruca fechou os olhos e fingiu que estava dormindo, mas espiava o robô entre as pestanas. Ele inclinou-se, ajeitou melhor o travesseiro dela e parou de cantar. Parou de cantar porque está acreditando que eu dormi, pensou amenina. Então viu o botãozinho verde bem perto do seu nariz e não perdeu tempo. Cric! Apertou-o. Uf! Afinal conseguiu desligar aquela espécie de babá eletrônica. Marcus ficou parado, de braços caídos, muito quietinho. Só as luzinhas vermelhas continuavam piscando. -- Puxa! Você é uma bomba, hein Marcus! Sabe de uma coisa? Não estou gostando muito de você! – Maruca empurrou-o para um canto, vestiu-se e foi tomar café.
Marcus Robô. São Paulo, Pioneira, 1978. p. 10-11. Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 206-8.
RESPONDA:
1.De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo, utilize dicionário: Decifrar: Tagarelar: . Metálico: Trepidar: Danada:
2. Leia esta oração: “Até que enfim eu pesquei a palavra que eu queria!” O que você entende por pescar a palavra?
3. Por que Maruca tem dificuldades em operar o robô?
4. Qual foi o erro de Maruca?
5. Quais as consequências do erro de Maruca?
6. Como Maruca resolveu seu problema?
7. Faça a caracterização da personagem Maruca.
8. Maruca diz que Marcus é “burro”, que ele é uma “bomba”, porque não faz as coisas direito. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.
9. O narrador diz que Marcus não obedecia à Maruca, que parecia surdo. Ele está certo?
10. O robô é perfeito, mas Maruca não consegue se entender com ele. O que a autora do texto quis sugerir com isso?
ATIVIDADE 6
Hino Nacional Brasileiro
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do cruzeiro resplandece
Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!
II
Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
"Nossos bosques têm mais vida"
"Nossa vida" no teu seio "mais amores"
Ó pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado
Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!
1.O que o Hino Nacional representa para o nosso país?
2.Quando o Hino foi composto?
3.O Hino Nacional apresenta muitas palavras de difícil entendimento, por isso procure no dicionário o significado das palavras a seguir.
Plácidas:_____________________________________________________________ Ipiranga:_____________________________________________________________ Brado:_______________________________________________________________ Retumbante:__________________________________________________________ Fúlgido:______________________________________________________________ Penhor:______________________________________________________________ Idolatrada:___________________________________________________________ Vívido:_______________________________________________________________ Formoso:_____________________________________________________________ Límpido:_____________________________________________________________ Cruzeiro:_____________________________________________________________ Resplandece:__________________________________________________________ Impávido:____________________________________________________________ Colosso:_____________________________________________________________ Espelha:_____________________________________________________________ Gentil:_____________________________________________________________ Fulguras:_____________________________________________________________ Florão:_______________________________________________________________ Garrida:______________________________________________________________ Lábaro:______________________________________________________________ Ostentas:____________________________________________________________ Flâmula:_____________________________________________________________ Clava:_______________________________________________________________
4.Cite algumas qualidades do Brasil apresentadas no Hino?
5.Porque o rio Ipiranga foi citado no Hino Nacional? Faça uma pesquisa.
6.Analise o verso a seguir: “Iluminado ao sol do novo mundo! “Porque o autor usou a expressão “Novo Mundo” na letra do Hino? Explique.
7. O verso: “E o sol da liberdade, em raios fúlgidos” expressa a ideia de que o país foi liberto. Porém como essa liberdade foi conquistada? Explique com elementos extraídos do texto.
8. “Verás que um filho teu não foge à luta/Nem teme, quem te adora, a própria morte” Nesses versos do Hino há uma referência que o brasileiro dá a vida por seu país. Na sua opinião essa é uma afirmação verdadeira ou falsa? Explique.
9.Analise os versos a seguir:" Se o penhor dessa igualdade / conseguimos conquistar com braço forte" neles há uma afirmação que os brasileiros conseguiram fazer do Brasil um país livre e independente. Você acha que o Brasil é independente? Explique.
10.Você concorda que o Brasil é um pátria amada por todos? Justifique sua resposta.
TECNOLOGIA
Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Introdução:
As tecnologias
(criações do homem) surgem para satisfazer as necessidades do homem, isto é,
para auxiliá-lo na execução de atividades.
Hoje a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, e são
indispensáveis.
O que é tecnologia?
O termo tecnologia é proveniente do grego “technología”. De
acordo com Ferreira (2004, p. 561), pode ser conceituado como um “conjunto de
conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um
determinado ramo de atividade”.
ATIVIDADE1
Pesquisar sobre
alguns marcos dessa trajetória no mundo
(Conforme trabalhado em sala de aula)
Exemplos
Criação
da TV em 1950.
ATIVIDADE 2
Diante do que foi exposto, fica evidente que o
desenvolvimento e avanço da tecnologia.
As tecnologias da informação são
indispensáveis
·
Maior
flexibilidade de tempo;
·
Maior
interatividade;
·
Quebra
de barreiras geográficas
·
Múltiplas
linguagens;
·
Emissão
e recebimento instantâneo de materiais e amplitude de fontes de pesquisa.
- ·
Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação computadores, notebooks;
- ·
câmeras
fotográficas e de vídeo digitais e webcams;
- ·
cartões
de memória, pendrives, HDs externos;
- ·
telefones
celulares;
- ·
TV
e rádio digital;
- ·
e-mail;
- ·
listas
de discussão;
- ·
streaming,
como o You Tube;
Exemplos de
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
-
wiki, como a Wikipédia;tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless): Wi-Fi, Bluetooth, RFID, EPVC.
Principais tecnologias da informação e comunicação
material impresso;
Conteúdos Didáticos Digitais (CDDs);
Vídeo;
Internet;
Blog;
Webconferência;
E os Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVAs).
MUNDO DIGITAL
Nesta atividade, vamos aprender um pouco mais sobre
palavras que têm tudo a ver com o Mundo Digital. Novos termos tecnológicos
surgem constantemente, mudando a forma de dialogar na rede e influenciando as
atividades cotidianas. Por exemplo, já pesquisou alguma vez o que significa
“www” (world wide web)?
1-
Pesquise e registre as suas descobertas sobre
o significado de “www”.
Faça seu registro
2-Você conhece as expressões abaixo? Já ouviu falar
delas? Converse com o(a) colega ao lado sobre o conhecimento de vocês sobre
esses assuntos e, se necessário, consulte a internet utilizando um dispositivo
móvel, como o celular.
3-Responda com suas palavras: o que são redes sociais e o
objetivo de sua criação?