-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

21 setembro, 2020

3ª SÉRIE: 21 A 25 SETEMBRO

   E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Aulas Online




_____________________


DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 21/09 a 2509

TEMA: Origem da vida:  - Concepções mítico-religiosas - Teorias científicas 

Habilidades: As ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck. Seleção natural Isolamento geográfico e reprodutivo
Formação de novas espécies

 

RESPONDA AS ATIVIDADES  NO LINK:  https://forms.gle/gGzUYwer3DKcytEr7

As teorias evolutivas

Entre as várias teorias evolutivas que surgiram, destacam-se a de Lamarck, a de Darwin-Wallace e a teoria
sintética da evolução
.

A teoria de Lamarck

      O naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) foi o primeiro pesquisador a propor um
sistema teórico completo para defender e explicar a evolução biológica pautando-se em fenômenos observáveis da natureza. Adepto da geração espontânea de organismos simples, como muitos em sua época, ele não aceitava, no entanto, essa explicação para organismos complexos. Para esses casos, aceitava ideias evolutivas que já circulavam na época. Com base em seus estudos e nas discussões então vigentes, passou a propor explicações de como poderia ocorrer a evolução dos organismos mais complexos.

      Lamarck publicou suas ideias pela primeira vez em 1801, tendo ampliado-as em 1809 na sua publicação Philosophie Zoologique, e subsequentemente em 1815, na introdução do seu Historie Naturelle des Animaux sans Vertébres. Nesses trabalhos, ele defende a ideia de que as espécies, incluindo a humana, são descendentes de outras espécies.
      Seu trabalho de 1809 tem uma composição teórica ampla sobre a progressão dos seres vivos. Porém, apenas duas leis, dentro dessa rede teórica, acabaram recebendo um destaque maior. São elas:
Desenvolvimento e atrofia de órgãos pelo uso e pelo desuso: o uso de determinadas partes do corpo faz com que elas se desenvolvam e o desuso faz com que elas se atrofiem.
Herança dos caracteres adquiridos: as características que os indivíduos adquirem em sua vida são passadas aos descendentes. Ele não se preocupou em explicar como ocorre o processo de herança. Na época, os conhecimentos de genética eram rudimentares e ele simplesmente se deteve em dizer que há herança de caracteres adquiridos sem explicar como ocorre a herança.
      Um dos exemplos mais clássicos dessas leis é a herança do pescoço da girafa. Reproduzimos aqui o trecho da obra de Lamarck em que isso é relatado:
      “A girafa vive em lugares onde o solo é quase invariavelmente seco e sem capim. Obrigada a comer folhas e brotos no alto das árvores, ela é forçada, continuamente, a se esticar para cima. Esse hábito, mantido por longos períodos de tempo por todos os indivíduos da raça, resultou nas pernas anteriores mais longas que as posteriores e o pescoço tão alongado que a girafa pode levantar a cabeça a uma altura de 5 metros, sem tirar as pernas anteriores do solo.”

      Hoje se sabe, no entanto, que as girafas alimentam-se também de arbustos, e o longo pescoço parece se relacionar com a disputa “a pescoçadas” dos machos pelas fêmeas e também ao fato de propiciar que enxerguem seus predadores a distância, como uma torre de observação (Fig. 10.18).

      Lamarck, no entanto, não se baseou somente nesse exemplo, mas em muitos outros. Um deles refere-se às aves aquáticas, que teriam se tornado pernaltas devido ao esforço que faziam para esticar as pernas e assim evitar molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração esse esforço produziria aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas (Fig. 10.19)

      Somente muito mais tarde os cientistas puderam repensar a herança dos caracteres adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade física, por exemplo, terá musculatura mais desenvolvida, mas essa condição não é transmitida aos seus descendentes. A não aceitação de algumas das ideias de Lamarck não deve fazer com que ele seja reconhecido como o cientista que errou. Lamarck
é um dos mais importantes cientistas da história da Biologia graças às suas cuidadosas observações da natureza, que deixou registradas em muitos livros.







A teoria da seleção natural

Entre dezembro de 1831 e outubro de 1836, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) (Fig. 10.20) realizou uma viagem ao redor do mundo a bordo do navio H. M. S. Beagle (Fig. 10.21). Durante essa viagem, Darwin coletou muitos animais, plantas e fósseis de diferentes locais por onde o navio passou. Com base em muitas observações da natureza, ele começou a contestar a imutabilidade das espécies.


      Nos 20 anos que se seguiram após seu retorno, Darwin trabalhou em muitos outros projetos de pesquisa e amadureceu suas ideias sobre evolução. Na mesma época, o naturalista inglês Alfred Russel Wallace (1823-1913) realizou no período de 1848 a 1850 uma viagem pelo Amazonas, acumulando valiosa coleção de organismos dessa região, que infelizmente foi perdida em um incêndio quando retornava à Inglaterra. Wallace sobreviveu a esse acidente e conseguiu salvar muitas de suas anotações, que se tornaram a base para a publicação de um livro. Depois, viajou pelo arquipélago malaio entre 1854 e 1862, retornando ao seu país, onde se dedicou a inúmeras pesquisas cientificas e à publicação de muitos livros.

      Quando Wallace estava no arquipélago malaio, escreveu uma carta a Darwin apresentando as ideias que vinha desenvolvendo a respeito de evolução das espécies por seleção natural. Ao ler a carta de Wallace, Darwin constatou a semelhança com ideias que ele também vinha desenvolvendo.
Desse modo, em 1858, Darwin e Wallace escreveram separadamente textos sobre evolução por seleção natural que foram apresentados à comunidade científica.
      Em 1859, Darwin publicou o livro que começou a mudar a história da Biologia: A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. Em seu livro, Darwin propunha algumas premissas (que serão discutidas mais adiante), e, dentre elas, duas ideias centrais:
todos os organismos descendem, com modificações, de ancestrais comuns;




a seleção natural atua sobre as variações individuais, favorecendo as mais aptas.
As ideias de Wallace foram publicadas posteriormente, no livro intitulado Contribuições para a teoria
da Seleção Natural
, de 1870. Suas ideias não eram idênticas às de Darwin, mas os dois princípios acima mencionados estavam presentes. Em função, principalmente, da publicação do livro A origem das espécies, a teoria da seleção natural ficou conhecida como sendo desenvolvida apenas por Darwin. No entanto, Wallace merece créditos na elaboração dessa teoria.
Um dos muitos elementos que contribuíram para as ideias de Darwin foi a fauna do arquipélago de Galápagos (do espanhol: galápago = jabuti), localizado no Oceano Pacífico, a cerca de 1 000 km do continente sul-americano e formado por um conjunto de ilhas vulcânicas. Darwin ficou impressionado com os jabutis gigantes e com as espécies de tentilhões
 que ocorrem nas diferentes ilhas.

A semelhança entre essas espécies de tentilhões e a que vive no continente sul-americano levou Darwin a supor que indivíduos da população de tentilhões do continente teriam migrado, há muito tempo, para essas ilhas. Por seleção natural, teriam surgido populações adaptadas a diferentes modos de vida, dando origem às diferentes espécies. Com base na análise de dados semelhantes a esses e de muitos outros, inclusive de fósseis, Darwin ficou convencido de que as espécies podem mudar ao longo do tempo, ou seja, evoluir, e começou a buscar explicações para esse processo.
      O livro Ensaio sobre o princípio da população, do economista britânico Thomas Malthus (1766-1834), publicado em 1798, contribuiu para a formulação da teoria da seleção natural. Nesse ensaio, Malthus afirmava que a produção de alimentos cresce em escala aritmética, enquanto a população humana cresce em escala geométrica, o que é um dos fatores determinantes da fome e da competição por alimento. Se não ocorrerem fatores que impeçam esse crescimento populacional humano, não haverá comida suficiente para todos.
      Ao ler esse ensaio em 1838, Darwin imaginou que isso deveria acontecer também com os demais seres vivos, e não somente com a espécie humana. Adaptando as ideias de Malthus, Darwin dizia que as populações
têm maior capacidade de crescer por reprodução do que o meio tem de sustentar esse aumento no número de indivíduos; assim, muitos não conseguem sobreviver, pois não há os recursos necessários para todos. O crescimento populacional seria controlado, portanto, por limites impostos pelo meio. A falta de recursos disponíveis para todos levaria à competição, e os indivíduos com características mais vantajosas para determinado ambiente teriam maiores chances de sobreviver e de se reproduzir, passando as características vantajosas aos seus descendentes. Essa é a essência da teoria da seleção natural.
      Assim, o ambiente é o agente que seleciona naturalmente aqueles indivíduos com características que lhes conferem maiores chances de sobrevivência e sucesso reprodutivo em uma dada condição ambiental. Para reforçar sua teoria, Darwin baseou-se também nas diferentes raças de animais e variedades de plantas que surgem pelo processo de seleção artificial, isto é, feito pelo ser humano. Nesse caso, há a seleção de indivíduos, para a reprodução, que tenham características consideradas vantajosas para um determinado propósito humano, e que devem ser mantidas na prole (reprodução seletiva).

      Por meio desse processo de seleção artificial, o ser humano consegue produzir, por exemplo, raças muito diferentes de cães. Diversas variedades de plantas também foram e ainda são produzidas por seleção artificial, como acontece com repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas e brócolis, todas derivadas de uma espécie selvagem, a Brassica oleracea (mostarda-selvagem) (Fig. 10.26). Os agricultores selecionaram diferentes características dessas plantas e realizaram cruzamentos seletivos. Darwin dizia que o mesmo poderia ter acontecido na natureza e que o agente selecionador seria a própria natureza, que atua sem uma intenção. Na seleção artificial, por outro lado, há uma intenção, uma finalidade. Dentro dessa perspectiva, Darwin evitou, em seus
trabalhos publicados, utilizar o termo “evolução”, para não ficar implícita a ideia de progresso ou aperfeiçoamento, referindo-se ao processo como “descendência com modificação”. O resultado da evolução biológica não é a perfeição nem o progresso das espécies. A seleção natural deve ser entendida como um mecanismo evolutivo e, como tal, não tem finalidade ou intenção. Deve-se evitar dizer que uma espécie “desenvolveu” uma adaptação ou que os organismos “tentam” ou “querem” se adaptar, o que seria um linguajar finalista, com um fim determinado.
      Por outro lado, também, é comum se deparar com a ideia errônea de que a seleção natural é um processo aleatório, que ocorre totalmente ao acaso. A variabilidade genética de uma população é resultado de mecanismos aleatórios, como a mutação e a recombinação. Na seleção natural, porém, as variedades fenotípicas que são positivamente selecionadas são aquelas que aumentam a chance de sobrevivência e de sucesso reprodutivo, não sendo algo aleatório.
      Surgem assim características adaptativas que são o resultado da seleção natural atuando ao longo de várias gerações.
      Do mesmo modo que Lamarck e Wallace, Darwin também não conseguiu explicar corretamente como surgia a variação nem como ocorria a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Os conhecimentos de genética eram rudimentares na época e, apesar de o trabalho de Mendel sobre as leis da herança ter sido divulgado em 1865, só passou a ser considerado importante na virada do século XX, duas décadas após a morte de Darwin.

 

 ________________________________________________________


ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 21/09 a 25/09

Professora Ariane 

Disciplina: Português 

Habilidades:

Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.

Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores.

Reconhecer em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros.




 

RESPONDA AS ATIVIDADES  ACESSANDO AO  LINK: https://forms.gle/r788GGZpx6Ev66Wj8

 

_______________________________________

Inglês

Habilidade: Estudo do léxico: Conhecimentos - Identificar as situações de uso dos verbos modais: may, might.

Responda a atividade acessando o link:  https://forms.gle/dF9gjPDgKY3kBM348 

_______________________________________ 

História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/yGPUJJoHjEGAr3wy8 

___________________________________ 



Atividade de Tecnologia e Inovação-   21a 25 setembro de  2020.

Prof.ª Néia – 3ªsérie A

HabilidadesEF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.




Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula


Depois de ter pesquisado o que é o Podcast, você irá criar o seu podcast!!!!

 

Bora lá por a mão na massa !!!

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.

Boa semana a todos!!

v  ((((999


__________________________________________________ 

 

Educação física professor Emerson 3°B


Atividade de equilíbrio



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCub3fMvlN_K5M42v2GBwtHLl_Bc2T4JsXtlxOmdkSJSXYMg/viewform?usp=sf_link 

 

_____________________

ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:

https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing


Como se faz um cientista? Assista ao vídeo abaixo para entender a ciência por trás do Acelerador de partículas Sirius, de Campinas

https://www.youtube.com/watch?v=37RUiNsT19Q

Para entender melhor sobre o acelerador e os diversos trabalhos feitos através deles acesse: https://www.lnls.cnpem.br/ciencia/

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C. e PROJETO DE VIDA- 3°A.  

Habilidades: Tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

SETEMBRO AMARELO: é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 


Essa semana vocês terão como atividade reflexiva, acessar o link do site “FALAR INSPIRA VIDA” https://www.falarinspiravida.com.br/, e explorar o conteúdo abordado.

IMPORTANTE: Aproveitem para colocar em dia as atividades solicitadas do 3° bimestre.

____________________________________________________________


 ATIVIDADE DE Geografia aos alunos que não responderam na data, nova oportunidade está sendo dada, vamos aproveitar. Lembrando conteúdo que cai em vestibular

1) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc786vja9VQK-iJbGuxc6pdwqpiOcUW79lU5Nngvn2E3YSJMw/viewform

2) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRP2Bw7kq0x_RdgcPL1IHbyL126v_HxcRoR-ykCPffDA0PTw/viewform

3) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei3A0LHoj0_sW6X0Dgh1aJEeXTkmz18X5pu928nljuT-q3Sw/viewform

4) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei3A0LHoj0_sW6X0Dgh1aJEeXTkmz18X5pu928nljuT-q3Sw/viewform




____________________________________________________________________________________

Prof Paulo Freire

Matemática


Assista o vídeo:


https://www.youtube.com/watch?v=tHq22qnTRj0&list=PLNIxg23iQbeH47CXB94gJbT3LyIaTiZ8P&index=9&t=0s


Resolva os exercícios;


QUESTÃO 1

Simplifique a expressão a seguir de acordo com as regras do Fatorial de um número:  

(n +1)! : (n+2)!

 

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

De quantas maneiras 6 pessoas podem sentar-se num banco de 6 lugares de modo que duas delas fiquem sempre juntas, em qualquer ordem?

 

 

 

QUESTÃO 4

(Unifor–CE)

Um casal e seus quatro filhos vão ser colocados lado a lado para tirar uma foto. Se todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os seis podem posar para tirar a foto?

a) 24

b) 48

c) 96

d) 120

e) 720

 

QUESTÃO 5

(UFJF–MG)

Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:

a) 288

b) 296

c) 864

d) 1728

e) 2130

 

QUESTÃO 6

(ITA–SP)

Quantos números de seis algarismos distintos podemos formar usando os dígitos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, nos quais o 1 e o 2 nunca ocupam posições adjacentes (juntos), mas o 3 e o 4 sempre ocupam posições adjacentes? 

a) 144

b) 180

c) 240

d) 288

e) 360


QUIMICA
Profº Maristela - Reforço
 link: https://youtu.be/yIaMGXjNfRU

Caderno do Aluno: página

37, atividade 3

ATIVIDADE 3: RAPIDEZ DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Reflita sobre as situações-problema a seguir:


1. O que você observa ao adicionarmos água oxigenada em um machucado?
2. Por que precisamos da geladeira?
3. Por que precisamos guardar alguns alimentos na geladeira?
4. Por que carnes salgadas não necessitam de refrigeração?
3B Registre suas impressões, ideias e/ou hipóteses

3C Leia o texto “Métodos Gerais de Conservação de Alimentos” da apostila Técnico em Alimentos, disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_prod_alim/tec_alim/181012_con_alim.pdf. e responda: A) Qual a necessidade de conservar alimentos? B) Quando surgiu esta necessidade e quais objetivos? C) Cite e explique alguns métodos de conservação de alimentos. 3D Façam a leitura do texto “Cinética Química”, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cinetica-quimica.htm Preencham a tabela com referência nos fatores que influenciam na rapidez das transformações: concentração dos reagentes, temperatura, superfície de contato, pressão e catalisadores. Após o preenchimento socialize 3E Leia o texto: A História sob o Olhar da Química. Atividades Experimentais Simples para o Entendimento de Conceitos de Cinética Enzimática: Solanum tuberosum – Uma Alternativa Versátil. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc35_1/05-RSA-104-11.pdf Cite e explique quais fatores interferem na rapidez da reação.
 

 
 
                                                                                                                                                                                          PROJETO DE VIDA - 3º C


LINK: https://youtu.be/Y-DNCfGYKFI

O que são competências socioemocionais?

O que significa autoalvaliação?


Complete as frases:
Sou bom(a) em _____________________________________________
Meu tempo livre eu gosto de___________________________________
Tenho que melhorar__________________________________________
 Gostaria de ter______________________________________________
Gostaria de ser______________________________________________


                 ELETIVA - Criando  Modas

                   Professora Maristela - Reforço

     Habilidade: Desenvolvimento e criatividade

 

SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLO PARA VOCÊ CRIAR, FAÇA O ESTILO QUE VOCÊ GOSTAR.

https://www.pinterest.pt/fatimalopes3150/ideias-de-reciclagem-criativa-de-roupa-usada/

Crie um estilo para uma amiga (o) ou prima (o) uma blusinha ou calça e nande a foto da sua criação.

Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala

________________________________________

Professora Regiane

 Disciplina: Projeto de Vida - 3°    B


Acesse o link abaixo e esponda as atividades.


https://forms.gle/vH19EMu8nWmVxadv8

_______________________________________________

                                                             Filosofia 3ºC

Habilidade: Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre ser livre.

                Liberdade: Um termo, alguns entendimentos e diversas práticas

                De acordo com o dicionário Houaiss, liberdade é o direito de expressar qualquer opinião, agir como quiser; independência. Ter licença ou permissão. É também a condição de não ser prisioneiro ou escravo. A liberdade se desdobra em diversos tipos: de pensamento, de opinião, política e religiosa. Todas essas variações tentam localizar nossas possíveis experiências de autonomia e de não dependência. A liberdade é uma das grandes questões da humanidade. Seu conceito atravessa toda a história da filosofia e ganhou diversos significados ao longo da história.

                  Para boa parte da tradição filosófica, a liberdade denota a ausência de servidão e estaria ligada principalmente à vontade, ao livre arbítrio, ao prazer de decidir. Ela seria vivenciada no interior do homem. Ou seja, liberdade é o nome que se dá ao fato de que temos autonomia para escolhemos nossos rumos.

Assista a aula do CMSP no link: https://www.youtube.com/watch?v=Rm2IjaJ0qfw&t=55s

Responda o Google Formulário: https://forms.gle/QeWA7xSVsEUiEwmp7

_____________________________________________________________

                                                      Sociologia 3ºB/3ºC

Habilidade: Desenvolver noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático.

                                                  Sistema eleitoral e partidário

            Nas estruturas políticas dos países que vivem sob o regime democrático representativo, os partidos políticos são parte essencial de sua organização. Podemos definir “partidos políticos” como uma organização voltada para a disputa do controle legítimo do governo de uma nação por meio de um processo eleitoral, ou seja, pelo voto.

            O voto é certamente uma das principais ferramentas de participação popular na política brasileira, as eleições ocorrem a cada quatro anos para os cargos de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores e do presidente da República. O cálculo do sistema eleitoral é formado somente por votos validos. Os votos nulo e branco não são válidos. Participar de eleições, embora seja uma parte importante da democracia é apenas umas das formas de envolver-se de maneira participativa.

 Acompanhe a aula do Centro de Mídias: Sociologia - Sistema eleitoral e partidário no link: https://www.youtube.com/watch?v=HUZbFSuc5ac&t=135s

Responda o Google Formulário: https://forms.gle/au2XTKJaYiL5bHX9A

___________________________________________________________________









PROF EDNA ARTE FORMULARIO https://forms.gle/u8FyhwB2AzuHduWo8