E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 21/09 a 2509
TEMA: Origem da vida: - Concepções
mítico-religiosas - Teorias científicas
Habilidades: As ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck. Seleção
natural Isolamento geográfico e reprodutivo
Formação de novas espécies
RESPONDA AS ATIVIDADES NO
LINK: https://forms.gle/gGzUYwer3DKcytEr7
As
teorias evolutivas
Entre as várias teorias evolutivas que surgiram, destacam-se a
de Lamarck, a de Darwin-Wallace
e a teoria
sintética da evolução.
A teoria de Lamarck
O naturalista
francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) foi o primeiro pesquisador a propor
um
sistema teórico completo para defender e explicar a evolução biológica
pautando-se em fenômenos observáveis da natureza. Adepto da geração espontânea
de organismos simples, como muitos em sua época, ele não aceitava, no entanto,
essa explicação para organismos complexos. Para esses casos, aceitava ideias
evolutivas que já circulavam na época. Com base em seus estudos e nas
discussões então vigentes, passou a propor explicações de como poderia ocorrer
a evolução dos organismos mais complexos.
Lamarck publicou
suas ideias pela primeira vez em 1801, tendo ampliado-as em 1809 na sua
publicação Philosophie Zoologique, e subsequentemente em 1815, na
introdução do seu Historie Naturelle des Animaux sans Vertébres. Nesses
trabalhos, ele defende a ideia de que as espécies, incluindo a humana, são
descendentes de outras espécies.
Seu trabalho de 1809 tem uma
composição teórica ampla sobre a progressão dos seres vivos. Porém, apenas duas
leis, dentro dessa rede teórica, acabaram recebendo um destaque maior. São
elas:
•
Desenvolvimento
e atrofia de órgãos pelo uso e pelo desuso: o uso de determinadas partes do
corpo faz com que elas se desenvolvam e o desuso faz com que elas se atrofiem.
•
Herança
dos caracteres adquiridos: as características que os indivíduos adquirem em sua
vida são passadas aos descendentes. Ele não se preocupou em explicar como
ocorre o processo de herança. Na época, os conhecimentos de genética eram
rudimentares e ele simplesmente se deteve em dizer que há herança de caracteres
adquiridos sem explicar como ocorre a herança.
Um dos exemplos mais clássicos
dessas leis é a herança do pescoço da girafa. Reproduzimos aqui o trecho da
obra de Lamarck em que isso é relatado:
“A girafa vive em lugares onde o
solo é quase invariavelmente seco e sem capim. Obrigada a comer folhas e brotos
no alto das árvores, ela é forçada, continuamente, a se esticar para cima. Esse
hábito, mantido por longos períodos de tempo por todos os indivíduos da raça,
resultou nas pernas anteriores mais longas que as posteriores e o pescoço tão
alongado que a girafa pode levantar a cabeça a uma altura de 5 metros, sem
tirar as pernas anteriores do solo.”
Hoje se sabe, no
entanto, que as girafas alimentam-se também de arbustos, e o longo pescoço
parece se relacionar com a disputa “a pescoçadas” dos machos pelas fêmeas e
também ao fato de propiciar que enxerguem seus predadores a distância, como uma
torre de observação (Fig. 10.18).
Lamarck, no entanto,
não se baseou somente nesse exemplo, mas em muitos outros. Um deles refere-se
às aves aquáticas, que teriam se tornado pernaltas devido ao esforço que faziam
para esticar as pernas e assim evitar molhar as penas durante a locomoção na
água. A cada geração esse esforço produziria aves com pernas mais altas, que transmitiam
essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido
originadas as atuais aves pernaltas (Fig. 10.19)
Somente
muito mais tarde os cientistas puderam repensar a herança dos caracteres
adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade física, por exemplo, terá
musculatura mais desenvolvida, mas essa condição não é transmitida aos seus
descendentes. A não aceitação de algumas das ideias de Lamarck não deve fazer
com que ele seja reconhecido como o cientista que errou. Lamarck
é um dos mais importantes cientistas da história da Biologia graças às suas
cuidadosas observações da natureza, que deixou registradas em muitos livros.
A teoria da seleção natural
Entre dezembro de 1831 e outubro de 1836, o naturalista inglês
Charles Darwin (1809-1882) (Fig. 10.20) realizou uma viagem ao redor do mundo a
bordo do navio H. M. S. Beagle (Fig. 10.21). Durante essa viagem, Darwin
coletou muitos animais, plantas e fósseis de diferentes locais por onde o navio
passou. Com base em muitas observações da natureza, ele começou a contestar a
imutabilidade das espécies.
Nos 20 anos que se
seguiram após seu retorno, Darwin trabalhou em muitos outros projetos de
pesquisa e amadureceu suas ideias sobre evolução. Na mesma época, o naturalista
inglês Alfred Russel Wallace (1823-1913) realizou no período de 1848 a 1850 uma
viagem pelo Amazonas, acumulando valiosa coleção de organismos dessa região,
que infelizmente foi perdida em um incêndio quando retornava à Inglaterra.
Wallace sobreviveu a esse acidente e conseguiu salvar muitas de suas anotações,
que se tornaram a base para a publicação de um livro. Depois, viajou pelo
arquipélago malaio entre 1854 e 1862, retornando ao seu país, onde se dedicou a
inúmeras pesquisas cientificas e à publicação de muitos livros.
Quando Wallace
estava no arquipélago malaio, escreveu uma carta a Darwin apresentando as
ideias que vinha desenvolvendo a respeito de evolução das espécies por seleção
natural. Ao ler a carta de Wallace, Darwin constatou a semelhança com ideias
que ele também vinha desenvolvendo.
Desse modo, em 1858, Darwin e Wallace escreveram separadamente textos sobre
evolução por seleção natural que foram apresentados à comunidade científica.
Em 1859, Darwin publicou o livro
que começou a mudar a história da Biologia: A origem das espécies por meio
da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida.
Em seu livro, Darwin propunha algumas premissas (que serão discutidas mais
adiante), e, dentre elas, duas ideias centrais:
•
todos
os organismos descendem, com modificações, de ancestrais comuns;
•
a
seleção natural atua sobre as variações individuais, favorecendo as mais aptas.
As ideias de Wallace foram publicadas posteriormente, no livro intitulado Contribuições
para a teoria
da Seleção Natural, de 1870. Suas ideias não eram idênticas às de Darwin,
mas os dois princípios acima mencionados estavam presentes. Em função, principalmente,
da publicação do livro A origem das espécies, a teoria da seleção
natural ficou conhecida como sendo desenvolvida apenas por Darwin. No entanto,
Wallace merece créditos na elaboração dessa teoria.
Um dos muitos elementos que contribuíram para as ideias de Darwin foi a fauna
do arquipélago de Galápagos (do espanhol: galápago = jabuti), localizado
no Oceano Pacífico, a cerca de 1 000 km do continente sul-americano e formado
por um conjunto de ilhas vulcânicas. Darwin ficou impressionado com os jabutis
gigantes e com as espécies de tentilhões
que ocorrem nas diferentes ilhas.
A semelhança entre essas espécies de tentilhões e a que vive no
continente sul-americano levou Darwin a supor que indivíduos da população de
tentilhões do continente teriam migrado, há muito tempo, para essas ilhas. Por
seleção natural, teriam surgido populações adaptadas a diferentes modos de
vida, dando origem às diferentes espécies. Com base na análise de dados
semelhantes a esses e de muitos outros, inclusive de fósseis, Darwin ficou convencido
de que as espécies podem mudar ao longo do tempo, ou seja, evoluir, e começou a
buscar explicações para esse processo.
O livro Ensaio sobre o princípio
da população, do economista britânico Thomas Malthus (1766-1834), publicado
em 1798, contribuiu para a formulação da teoria da seleção natural. Nesse
ensaio, Malthus afirmava que a produção de alimentos cresce em escala
aritmética, enquanto a população humana cresce em escala geométrica, o que é um
dos fatores determinantes da fome e da competição por alimento. Se não
ocorrerem fatores que impeçam esse crescimento populacional humano, não haverá
comida suficiente para todos.
Ao ler esse ensaio em 1838, Darwin
imaginou que isso deveria acontecer também com os demais seres vivos, e não somente
com a espécie humana. Adaptando as ideias de Malthus, Darwin dizia que as
populações têm maior capacidade de crescer
por reprodução do que o meio tem de sustentar esse aumento no número de
indivíduos; assim, muitos não conseguem sobreviver, pois não há os recursos
necessários para todos. O crescimento populacional seria controlado, portanto,
por limites impostos pelo meio. A falta de recursos disponíveis para todos
levaria à competição, e os indivíduos com características mais vantajosas para
determinado ambiente teriam maiores chances de sobreviver e de se reproduzir,
passando as características vantajosas aos seus descendentes. Essa é a essência
da teoria da seleção natural.
Assim, o ambiente é o agente que
seleciona naturalmente aqueles indivíduos com características que lhes conferem
maiores chances de sobrevivência e sucesso reprodutivo em uma dada condição
ambiental. Para reforçar sua teoria, Darwin baseou-se também nas diferentes
raças de animais e variedades de plantas que surgem pelo processo de seleção
artificial, isto é, feito pelo ser humano. Nesse caso, há a seleção de
indivíduos, para a reprodução, que tenham características consideradas
vantajosas para um determinado propósito humano, e que devem ser mantidas na
prole (reprodução seletiva).
Por meio desse
processo de seleção artificial, o ser humano consegue produzir, por exemplo,
raças muito diferentes de cães. Diversas variedades de plantas também foram e
ainda são produzidas por seleção artificial, como acontece com repolho,
couve-flor, couve-de-bruxelas e brócolis, todas derivadas de uma espécie
selvagem, a Brassica oleracea (mostarda-selvagem) (Fig. 10.26). Os
agricultores selecionaram diferentes características dessas plantas e
realizaram cruzamentos seletivos. Darwin
dizia que o mesmo poderia ter acontecido na natureza e que o agente
selecionador seria a própria natureza, que atua sem uma intenção. Na seleção
artificial, por outro lado, há uma intenção, uma finalidade. Dentro dessa
perspectiva, Darwin evitou, em seus
trabalhos publicados, utilizar o termo “evolução”, para não ficar implícita a
ideia de progresso ou aperfeiçoamento, referindo-se ao processo como
“descendência com modificação”. O resultado da evolução biológica não é a
perfeição nem o progresso das espécies. A seleção natural deve ser entendida
como um mecanismo evolutivo e, como tal, não tem finalidade ou intenção.
Deve-se evitar dizer que uma espécie “desenvolveu” uma adaptação ou que os
organismos “tentam” ou “querem” se adaptar, o que seria um linguajar finalista,
com um fim determinado.
Por outro lado, também, é comum se
deparar com a ideia errônea de que a seleção natural é um processo aleatório,
que ocorre totalmente ao acaso. A variabilidade genética de uma população é
resultado de mecanismos aleatórios, como a mutação e a recombinação. Na seleção
natural, porém, as variedades fenotípicas que são positivamente selecionadas
são aquelas que aumentam a chance de sobrevivência e de sucesso reprodutivo,
não sendo algo aleatório.
Surgem assim características
adaptativas que são o resultado da seleção natural atuando ao longo de várias
gerações.
Do mesmo modo que Lamarck e
Wallace, Darwin também não conseguiu explicar corretamente como surgia a
variação nem como ocorria a transmissão das características hereditárias ao
longo das gerações. Os conhecimentos de genética eram rudimentares na época e,
apesar de o trabalho de Mendel sobre as leis da herança ter sido divulgado em
1865, só passou a ser considerado importante na virada do século XX, duas
décadas após a morte de Darwin.
________________________________________________________
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 21/09 a 25/09
Professora Ariane
Disciplina: Português
Habilidades:
Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.
Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores.
Reconhecer em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros.
RESPONDA AS ATIVIDADES ACESSANDO AO LINK: https://forms.gle/r788GGZpx6Ev66Wj8
Responda a atividade acessando o link: https://forms.gle/dF9gjPDgKY3kBM348
_______________________________________
História 3ªSérie
A,B e C –
Profº Leilson
Habilidades: Analisar o papel histórico
das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes agentes e forças sociais.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/yGPUJJoHjEGAr3wy8
___________________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação- 21a 25 setembro de 2020.
Prof.ª Néia – 3ªsérie A
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Depois de ter pesquisado o que é o Podcast, você irá criar o seu podcast!!!!
Bora lá por a mão na massa !!!
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!
v ((((999
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Profª Mileni
Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:
https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing
____________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C. e
Habilidades: Tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.
SETEMBRO AMARELO: é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Essa semana vocês terão como atividade reflexiva, acessar o link do site “FALAR INSPIRA VIDA” https://www.falarinspiravida.com.br/, e explorar o conteúdo abordado.
IMPORTANTE: Aproveitem para colocar em dia as atividades solicitadas do 3° bimestre.
____________________________________________________________
1) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc786vja9VQK-iJbGuxc6pdwqpiOcUW79lU5Nngvn2E3YSJMw/viewform
2) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRP2Bw7kq0x_RdgcPL1IHbyL126v_HxcRoR-ykCPffDA0PTw/viewform
3) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei3A0LHoj0_sW6X0Dgh1aJEeXTkmz18X5pu928nljuT-q3Sw/viewform
4) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei3A0LHoj0_sW6X0Dgh1aJEeXTkmz18X5pu928nljuT-q3Sw/viewform
____________________________________________________________________________________
Prof Paulo Freire
Matemática
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=tHq22qnTRj0&list=PLNIxg23iQbeH47CXB94gJbT3LyIaTiZ8P&index=9&t=0s
Resolva os exercícios;
QUESTÃO 1
Simplifique a expressão a seguir de acordo com as regras do Fatorial de um número:
(n +1)! : (n+2)!
QUESTÃO 2
QUESTÃO 3
De quantas maneiras 6 pessoas podem sentar-se num banco de 6 lugares de modo que duas delas fiquem sempre juntas, em qualquer ordem?
QUESTÃO 4
(Unifor–CE)
Um casal e seus quatro filhos vão ser colocados lado a lado para tirar uma foto. Se todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os seis podem posar para tirar a foto?
a) 24
b) 48
c) 96
d) 120
e) 720
QUESTÃO 5
(UFJF–MG)
Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:
a) 288
b) 296
c) 864
d) 1728
e) 2130
QUESTÃO 6
(ITA–SP)
Quantos números de seis algarismos distintos podemos formar usando os dígitos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, nos quais o 1 e o 2 nunca ocupam posições adjacentes (juntos), mas o 3 e o 4 sempre ocupam posições adjacentes?
a) 144
b) 180
c) 240
d) 288
e) 360
QUIMICA
Profº Maristela - Reforço
link: https://youtu.be/yIaMGXjNfRU
Caderno do Aluno: página
37, atividade 3
ATIVIDADE 3: RAPIDEZ DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Reflita sobre as situações-problema a seguir:
1. O que você observa ao adicionarmos água oxigenada em um machucado?
2. Por que precisamos da geladeira?
3. Por que precisamos guardar alguns alimentos na geladeira?
4. Por que carnes salgadas não necessitam de refrigeração?
3B Registre suas impressões, ideias e/ou hipóteses
3C Leia o texto “Métodos Gerais de Conservação de Alimentos” da apostila Técnico em Alimentos, disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_prod_alim/tec_alim/181012_con_alim.pdf. e responda: A)
Qual a necessidade de conservar alimentos? B) Quando surgiu esta necessidade e quais objetivos? C) Cite e explique alguns métodos de conservação
de alimentos.
3D Façam a leitura do texto “Cinética Química”, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cinetica-quimica.htm Preencham a tabela com referência nos fatores que influenciam na
rapidez das transformações: concentração dos reagentes, temperatura, superfície de contato, pressão e catalisadores. Após o preenchimento socialize
3E Leia o texto: A História sob o Olhar da Química. Atividades Experimentais
Simples para o Entendimento de Conceitos de Cinética Enzimática: Solanum tuberosum – Uma Alternativa Versátil. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/
qnesc35_1/05-RSA-104-11.pdf Cite e explique quais fatores interferem na rapidez da
reação.
PROJETO DE VIDA - 3º C
ELETIVA - Criando Modas
Professora Maristela - Reforço
Habilidade: Desenvolvimento e criatividade
SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLO PARA VOCÊ CRIAR, FAÇA O ESTILO QUE VOCÊ GOSTAR.
https://www.pinterest.pt/fatimalopes3150/ideias-de-reciclagem-criativa-de-roupa-usada/
Crie um estilo para uma amiga (o) ou prima (o) uma blusinha ou calça e nande a foto da sua criação.
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala
Professora Regiane
Disciplina: Projeto de Vida - 3° B
Acesse o link abaixo e esponda as atividades.
_______________________________________________
Filosofia 3ºC
Habilidade: Discutir o conceito de
liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre ser
livre.
Liberdade: Um termo, alguns entendimentos
e diversas práticas
De acordo com o dicionário
Houaiss, liberdade é o direito de expressar qualquer opinião, agir como quiser;
independência. Ter licença ou permissão. É também a condição de não ser
prisioneiro ou escravo. A liberdade se desdobra em diversos tipos: de
pensamento, de opinião, política e religiosa. Todas essas variações tentam
localizar nossas possíveis experiências de autonomia e de não dependência. A
liberdade é uma das grandes questões da humanidade. Seu conceito atravessa toda
a história da filosofia e ganhou diversos significados ao longo da história.
Para boa parte da tradição
filosófica, a liberdade denota a ausência de servidão e estaria ligada
principalmente à vontade, ao livre arbítrio, ao prazer de decidir. Ela seria
vivenciada no interior do homem. Ou seja, liberdade é o nome que se dá ao fato
de que temos autonomia para escolhemos nossos rumos.
Assista a aula do CMSP no link: https://www.youtube.com/watch?v=Rm2IjaJ0qfw&t=55s
Responda o Google Formulário: https://forms.gle/QeWA7xSVsEUiEwmp7
_____________________________________________________________
Sociologia 3ºB/3ºC
Habilidade:
Desenvolver
noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos
partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático.
Sistema eleitoral e partidário
Nas estruturas políticas dos países que vivem sob o regime democrático representativo,
os partidos
políticos são parte essencial de sua organização. Podemos
definir “partidos políticos” como uma organização voltada para a disputa do
controle legítimo do governo de uma nação por meio de um processo eleitoral, ou
seja, pelo voto.
O voto é certamente uma das principais ferramentas de participação popular na política brasileira, as eleições ocorrem
a cada quatro anos para os cargos de vereadores, prefeitos, deputados
estaduais, federais, governadores e do presidente da República. O cálculo do
sistema eleitoral é formado somente por votos validos. Os votos nulo e branco
não são válidos. Participar de eleições, embora seja uma parte importante da
democracia é apenas umas das formas de envolver-se de maneira participativa.
Responda o Google Formulário: https://forms.gle/au2XTKJaYiL5bHX9A
___________________________________________________________________