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PSICOLOGIA VIVA

30 agosto, 2020

3ª SÉRIE - 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

  E. E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Horário das aulas online

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Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. EF01MA04

Escolha dos Jogos.
 Passo a Passo do material para a elaboração.
Manter grupo escolhido em sala de aula.


Inglês

Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/PkPz2CPjNdgeKUTy5


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História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/TZepXxdRLPukgygv5 
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Português 3ªSérie A, B e C – Professora Ariane

Habilidades:

Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Responda as atividades acessando ao link:     https://forms.gle/ASRkT2Np5rkubFpi8


Prof. Paulo Freire

Matemática


Assista o vídeo :

https://www.youtube.com/watch?v=wJ09JCi47G8


Veja o conteúdo :

Gráfico de Funções: Translações

Gráfico de Funções: Translações

Um recurso muito útil para a construção de novos gráficos é conhecer o Gráfico

de Funções: Translações. Então, a partir do conhecimento das Funções Básicas,

pode-se construir facilmente outros gráficos apenas transladando (deslocando)

o gráfico c unidades.

Por isso, vamos trabalhar com funções que são obtidas a partir de operações

algébricas nas variáveis das funções básicas conhecidas. A ideia é identificar a

nova função como sendo alguma função mais simples cujas variáveis sofreram

uma sequência de operações algébricas. Neste caso, as operações algébricas

correspondem à transformações no gráfico chamadas de translações. 

 

 

A translação de uma função f(x) é uma nova função cujo gráfico tem forma

idêntica ao de f(x), porém, está numa posição diferente no plano cartesiano.

Assim, a Translação do Gráfico de uma Função f(x) pode ser no sentido

horizontal ou vertical:

Horizontal: Ocorre quando soma-se uma constante c no argumento da função,

f(x+c). Caso a constante seja positiva o gráfico é deslocado c unidades

para a esquerda; se por negativa é deslocado c unidades para a direita. Veja

o exemplo: 

Gráfico de Fuções: Translações horizontais

Vertical: Ocorre quando soma-se uma constante c na função, f(x)+c.

Neste caso, a função é deslocada para cima se a constante for positiva e

para baixo se for negativa. Veja o exemplo:

Gráfico de Funções: Translações verticais

Obs: A translação também pode acontecer horizontalmente e verticalmente

simultaneamente, conforme o exemplo:

Gráfico de Funções: Translações horizontais e verticais

Faça a translação vertical e horizontal da função, f(x) = x2 , somando 2 e diminuindo 2.

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Disciplina-Geografia.Professora Cristiane

Tema: Que mais cai em vestibular

acesse o linK: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRP2Bw7kq0x_RdgcPL1IHbyL126v_HxcRoR-ykCPffDA0PTw/viewform

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Resolva







 ELETIVA - Criando  Modas

                   Professora Maristela

     Habilidade: Desenvolvimento e criatividade

 

SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLO PARA VOCÊ CRIAR, FAÇA O ESTILO QUE VOCÊ GOSTAR.

https://www.pinterest.pt/fatimalopes3150/ideias-de-reciclagem-criativa-de-roupa-usada/

Crie um estilo para uma amiga (o) ou prima (o) uma blusinha ou calça e nande a foto da sua criação.

Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala


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Projeto de Vida - 3ª Série B - Professora Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as atividades.


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DISCIPLINA: BIOLOGIA


ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 31/08 a 04/09

TEMA: Origem da vida:  - Concepções mítico-religiosas  - Teorias científicas 

Habilidades: Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos. Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos

RESPONDA AS ATIVIDADES  NO LINKhttps://forms.gle/sGuqqTbL1bBzCBqB7

O surgimento dos primeiros seres vivos:  os procariontes

      Supõe-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, ou seja, apresentavam o corpo formado por uma única célula. Essa célula seria estrutural e funcionalmente muito simples, formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, no qual estaria presente uma molécula de DNA em uma região denominada nucleoide. Células assim organizadas são denominadas procarióticas e os organismos que as apresentam são denominados procariontes ou procariotos. Como regra, as células procarióticas apresentam parede celular, que é uma estrutura externa à membrana plasmática.

Figura 7.11. Esquema de célula de bactéria vista com parte da célula removida. As bactérias podem ser vistas com o auxílio de microscópios. Mede cerca de 3 μm de comprimento. (Cores fantasia.)     

      Atualmente, os organismos procariontes mais conhecidos são as bactérias (Fig. 7.11) e as cianobactérias. Ainda não se tem certeza sobre quando surgiram os primeiros seres vivos. Os cientistas têm encontrado indícios de vida em rochas que datam de 4,1 bilhões de anos, e esses indícios baseiam-se em formas do carbono que representam a atividade metabólica de seres vivos. O registro fóssil mais antigo de um ser vivo que se conhece até hoje data de cerca de 3,5 bilhões de anos. Seres como esses foram encontrados em estruturas chamadas estromatólitos (do grego strôma = cama; líthos = rocha). No sul da África e no oeste da Austrália há estromatólitos fósseis (Fig. 7.12) e também recentes.
      No Brasil, há estromatólitos fósseis no estado do Rio de Janeiro, na Lagoa Salgada (município de Campos) e na Lagoa Pernambuco (município de Araruama) (Fig.7.13) e também estromatólitos em sítios arqueológicos de certos locais do interior da Bahia e de Minas Gerais,
onde antes havia mar.

      Os estromatólitos fósseis de 3,5 bilhões de anos parecem ser de procariontes fotossintetizantes produtores de gás oxigênio. Se isso for verdade, é muito provável que a vida tenha surgido muito antes, possivelmente há 4 bilhões de anos, somente 500 milhões de anos após a formação da Terra! Isso porque se supõe que seres fotossintetizantes não tenham sido as primeiras formas de vida em nosso planeta, já que não havia gás oxigênio na atmosfera primordial.
      A quantidade de O2 formada inicialmente por esses primeiros seres fotossintetizantes não devia ser suficiente para que ele se acumulasse na atmosfera. O gás oxigênio é bastante reativo, e, à medida que ia sendo formado, reagia com muitos elementos, como o ferro.
      Com a proliferação dos seres fotossintetizantes, maior quantidade de O2 começou a ser produzida. Assim, apesar de continuar reagindo com outros elementos como faz até hoje, foi possível o acúmulo de gás oxigênio livre no ambiente.

      Dados da presença de gás oxigênio na atmosfera tem sido obtidos da análise de rochas com minerais que reagem com esse gás. Um exemplo é o ferro, que
oxidado forma hematita — Fe2O3 —, originando depósitos avermelhados em rochas que constituem os chamados leitos vermelhos.

      Esses depósitos não são encontrados em rochas mais antigas que 2,3 bilhões de anos, o que indica que somente após esse período o gás oxigênio passou a ocorrer em maior abundância no meio. Logo no início do processo em que o O2 começou a se acumular no ambiente, esse acúmulo foi responsável por grande mortalidade dos procariontes, únicos seres que viviam na Terra naquela época. Esse gás, embora fundamental hoje para a manutenção da maior parte da vida que conhecemos, é tóxico para os organismos que não são capazes de metabolizá-lo. Portanto, com o início do acúmulo de O2 no ambiente, esses organismos acabaram morrendo ou ficando restritos a ambientes anóxicos (sem gás oxigênio). Os organismos que sobreviveram no ambiente cada vez mais rico em O2 foram os procariontes que possuíam vias metabólicas capazes de aproveitar esse gás. Essas vias correspondem ao que hoje sabemos ser a respiração aeróbia, que se tornou o principal processo de quebra de moléculas orgânicas na produção de energia para o metabolismo celular. Com isso, houve grande proliferação de procariontes aeróbicos. O aumento do teor de O2 na atmosfera, aliado ao surgimento da respiração, contribuiu para o surgimento e a evolução de outros grupos de seres vivos: inicialmente os unicelulares eucariontes e, depois, os multicelulares eucariontes, caso das plantas e dos animais.

O surgimento dos primeiros eucariontes

      Estima-se que os primeiros organismos com estrutura celular mais complexa, os eucariontes ou eucariotos, surgiram por volta de 2 bilhões de anos atrás, muito antes do que se pensava até há pouco tempo. Esses organismos apresentam células chamadas eucarióticas, formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A maior parte dos seres vivos conhecidos é eucarionte, sejam unicelulares, como as amebas, ou multicelulares, como as plantas e os animais.
      A maneira como ocorreu o surgimento e a evolução das primeiras células eucarióticas ainda é questão em discussão. Uma hipótese bastante aceita propõe que as primeiras células eucarióticas teriam surgido de células procarióticas sem parede celular, ou que teriam perdido a parede celular. Essas células teriam passado a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se maiores e mais complexas. Esses dobramentos teriam dado origem a organelas citoplasmáticas e ao envelope nuclear (carioteca), estrutura membranosa que delimita o núcleo, onde se concentra o material genético da célula (Fig. 7.15).

      Entre as organelas membranosas, apenas as mitocôndrias e os cloroplastos tiveram origem diferente. As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, ocorrendo em praticamente todos os eucariontes. Sabe-se hoje que os eucariontes que não possuem mitocôndrias perderam essa organela na evolução. Assim, o surgimento da mitocôndria ocorreu logo no início da evolução da célula eucariótica. Os cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese, estando presentes apenas nos seres eucariontes fotossintetizantes, como as plantas. Há indícios bem-aceitos pela comunidade científica de que essas duas organelas teriam surgido por meio de um processo chamado simbiogênese ou endossimbiose. Nesse processo, a célula eucariótica em formação teria englobado bactérias que já realizavam respiração e não as teria degradado. Elas teriam sido mantidas no citoplasma em uma relação que se mostrou vantajosa tanto para as bactérias quanto para o eucarionte em formação. As bactérias teriam obtido proteção e nutrientes do eucarionte em formação e este, por sua vez, teria passado a se beneficiar do processo de respiração realizado por elas.   Essa associação teria se perpetuado e essas bactérias teriam dado origem às atuais mitocôndrias (Fig. 7.18). Dessa linhagem de células eucarióticas derivaram vários grupos de eucariontes tanto unicelulares, como as amebas, quanto multicelulares, como os animais e os fungos. Algum tempo depois, teria ocorrido outro processo de endossimbiose, mas agora entre células eucarióticas, com mitocôndria, e cianobactérias, que realizam a fotossíntese. Tal associação mostrou-se tão vantajosa que se perpetuou e essas cianobactérias teriam dado origem aos atuais cloroplastos (Fig. 7.18). Dessa linhagem, teriam derivado as atuais plantas e vários outros grupos de organismos fotossintetizantes.




O surgimento dos multicelulares eucariontes

      O próximo grande evento evolutivo na história da vida foi a origem dos seres multicelulares eucariontes. Supõe-se que a multicelularidade tenha surgido de forma independente a partir de grupos distintos de unicelulares eucariontes, cujas células teriam ficado unidas após as sucessivas divisões celulares. Além de unidas, essas células teriam passado a apresentar divisão e cooperação de trabalho entre elas, de modo que cada célula não pôde mais viver de forma independente. Os primeiros fósseis de multicelulares eucariontes são de animais e vegetais marinhos, que datam de cerca de 670 milhões de anos, o que nos leva a supor que a multicelularidade tenha surgido antes desse período. As plantas evoluíram muito provavelmente a partir de algas verdes unicelulares. Fungos e animais surgiram de unicelulares heterótrofos. Evidências moleculares indicam que os fungos são mais aparentados com os animais do que com as plantas.

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Educação física professor Emerson 3° B


Atividade de jogos de tabuleiros



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmmyjfYWT6JpEBGDvnEmzKjJGQVI6IFicPat_ePFR9S2dRhQ/viewform?usp=sf_link

      


Projeto de vida 3º C

                           Professora Maristela

     Habilidade: Empatia e organização

   Faça um projeção o que você quer planejar para seu futuro na vida pessoal, e profissional e como cidadã o que você deseja realizar para o próximo ano 2021?


Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala



                                                    QUÍMICA

                        Professora Maristela

Habilidade: Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa

                                                             Video aula:

https://youtu.be/QwgASD8Bdls

 https://youtu.be/QF5LLkmdIlE

Caderno do Aluno Atividades 1K da pagina 38

 

Enviar foto por celular 981365627 ou no e-mail formentni2@gmail.com

NOME DO ALUNO, NUMERO SERIE E TURMA

 


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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.   

Habilidades: Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para investigação de um problema ou desafio. Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.    

4° etapa do projeto “criando um questionário online”. 

Acesse e responda:   

https://forms.gle/XcQWLZ4UftdMSpBs7

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.

Habilidades: Consolidar o planejamento de seu Projeto de Vida, com vistas à autorrealização pessoal, profissional e cidadã. 

Acesse a reportagem “Jovens bem-sucedidos projetam "novo normal" pós-pandemia de covid-19”, e responda as perguntas a seguir no caderno:  

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2020/05/31/interna-trabalhoeformacao-2019,859834/jovens-bem-sucedidos-projetam-novo-normal-pos-pandemia-de-covid-19.shtml  

Questões:

1-    De acordo com a reportagem o que é a geração Z, e quais suas principais características?

2-     A reportagem aborda a necessidade do jovem de desenvolver soft skills: habilidades soioemocionais. O que são essas habilidades?

3-    Eu cheguei lá na juventude! Escolha na reportagem um dos exemplos de “pessoas que alcançaram grande destaque ainda jovens” que você mais se identificou. Faça um breve resumo do trabalho que realiza e de como essa pessoa alcançou seu objetivo

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Atividade de Tecnologia e Inovação- 31 a 04 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 3 série A

Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

 O que é Internet das coisas?

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Internet das coisas.

O aluno irá pesquisar sobre o tema acima e dará exemplos.

 

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

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 ELETIVA (CONS)CIÊNCIA


Profª Mileni

Continuando o processo de construção dos projetos: 

Envie o projeto escrito (tudo bem se não tiver terminado) do seu grupo para o email ou whatsapp, irei corrigir e envia-lo de volta para começarmos a executar!

Seu grupo já agendou uma reunião comigo essa semana?
Se não, me mande mensagem e vamos conversar!
whatsapp (19)996125182 ou promileni@gmail.com



Qualquer dúvida entre em contato! 

Grande abraço!
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Prof. Paulo Freire

Física

Radiação Elétromagneticas

 

Assistir o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=anAfGZasFC0

 

Resolva os exercícios:

Exercício 1

Um apontador laser emite uma radiação de comprimento de onda igual a 600 nm, isto é, 600 x 10-9 m.

São dadas a velocidade da luz no ar, c = 3,0 x 108 m/s, e a constante de Planck, 6,6 x 10-34 J.s.

Os valores que melhor representam a frequência da radiação e a energia de cada fóton são, respectivamente:

A) 

50 Hz e 3,3 x 10-32 J.

B) 

50 Hz e 1,32 x 10-35 J.

C) 

180 Hz e 1,2 x 10-31 J.

D) 

5,0 x 1014 Hz e 1,8 x 10-20 J.

E) 

5,0 x 1014 Hz e 3,3 x 10-19 J.

 

 

 

 

 

 

Exercício 2: (UFRGS 2017)

O gráfico abaixo mostra a energia cinética Ec de elétrons emitidos por duas placas metálicas, I e II, em função da frequência f da radiação eletromagnética incidente.

Sobre essa situação, são feitas três afirmações.

I - Para f > fII, a Ec dos elétrons emitidos pelo material II é maior do que a dos elétrons emitidos pelo material I.

II - O trabalho realizado para liberar elétrons da placa II é maior do que o realizado na placa I.

III - A inclinação de cada reta é igual ao valor da constante universal de Planck, h.

Quais estão corretas?

A) 

Apenas I.

B) 

Apenas II.

C) 

Apenas III.

D) 

Apenas II e III.

E) 

I, II e III.

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SOCIOLOGIA 3ºB/3ºC- Profª Graziela de Freitas

                                     Entendendo o conceito de Estado

Quando falamos do conceito de Estado, nos referimos aos mecanismos de controle político de um governo que rege determinado território. É um conjunto de Instituições sociais que constituem a organização política de um povo e detêm o monopólio do uso da força legitima a fim de assegurar as leis que permeiam nossa sociedade.

Boa parte dos trabalhos de Ciência Política estuda o Estado. A definição de Estado mais utilizada pelos especialistas também foi formulada por Marx Weber,e diz o seguinte: O Estado é detentor do monopólio da violência legitima em um determinado território. Em outras palavras: O Estado tenta ser a única instituição a qual a população reconhece o direito, de em determinadas ocasiões, praticar a violência. Essa violência é chamada por Weber de violência legitima.

Dessa forma podemos afirmar que o Estado consiste em três elementos a população, o território e o governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.

        

Para apoiarmos o tema assista a aula do CMSP através do link:

https://www.youtube.com/watch?v=IKzqK3Gc-5Y

Para sintetizarmos o conteúdo responda o formulário através do link:

https://forms.gle/sqA7cnNfo5SRJ2RSA

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 FILOSOFIA 3ºC - Profª Graziela de Freitas

Concepções de liberdade: Libertarismo, Determinismo, Dialética.

A liberdade é, sem dúvida, um dos valores mais defendidos no mundo atual. Ela é considerada um direito inalienável na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Constituição da maioria das nações. No caso do Brasil, este direito é garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal. O problema da liberdade diz respeito à concepção que se tem do homem e de seu papel (ativo ou passivo) na história.

Para Aristóteles, o libertarismo é a possibilidade de o indivíduo decidir e agir conforme a sua própria vontade, sem interferências externas. Ser livre é agir voluntariamente, segundo a vontade do próprio agente que está ciente dos resultados que terá com suas escolhas. 

Por determinismo compreende-se um sistema no qual tudo vem a ser por causas anteriores, tornando os efeitos que se seguem destas causas necessários e inevitáveis. Em seu sentido mais amplo o determinismo é o nome moderno para a ideia antiga Demócrito, de que leis causais controlam o movimento dos átomos e que tudo, incluindo a mente humana, consiste de átomos, em última instância. Portanto, tudo seria controlado por tais leis causais.

A dialética é um amplo e antigo modo de operação do pensamento racional dentro da filosofia. Na perspectiva do materialismo histórico dialético, o homem é o conjunto das relações sociais, uma vez que ele (homem) não pode ser concebido como um ser abstrato, isolado, destacado do mundo concreto em que vive (como pode nos fazer pensar a perspectiva do libertarismo)

                                       Eleutheria, Enkrateia e Autarkéia.

A abordagem filosófica do problema da liberdade no período grego é designada por três termos, Eleutheria, Enkrateia e Autarkéia. Tais termos elucidam diferentes concepções acerca da liberdade:

Eleutheria, é um estatuto sociopolítico que opõe uma categoria a outra - a dos cidadãos - a dos escravos, essa definição evidencia que a liberdade está de forma intrínseca ligada ao poder político e a lei.

Enkrateia, esse termo provém do grego Kratos ou Kratein que significa poder, domínio, enkrates designa então aquele que tem poder. Essa definição volta-se para o autoconhecimento, autocontrole. Sócrates, é que concebe a liberdade como autoconhecimento. Portanto, Enkrateia é o domínio do homem sobre suas paixões.

Outro termo usado no período grego para designar a liberdade é a Autarkéia, que permite pensar a liberdade, concebendo o homem que se relaciona, vive e age no mundo. A Autarkéia coincide com o exercício das virtudes do homem em busca da plenitude, a felicidade.

·         Aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=_vgJEGow9dY

·         Google Formulário: https://forms.gle/XvTgRA8PHyWhzeM67




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Prof Edna

Arte

https://forms.gle/RhyNtzNDMEjFK9Kj8