E. E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Horário das aulas online
Estratégias de leitura: Ler,
compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de
cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo
dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos,
testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos,
bem como suas finalidades e usos sociais.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/PkPz2CPjNdgeKUTy5
História 3ªSérie
A,B e C –
Profº Leilson
Habilidades: Analisar o papel histórico
das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes agentes e forças sociais.
Português 3ªSérie A, B e C – Professora Ariane
Habilidades:
Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Responda as atividades acessando ao link: https://forms.gle/ASRkT2Np5rkubFpi8
Prof. Paulo Freire
Matemática
Assista o vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=wJ09JCi47G8
Veja o conteúdo :
Gráfico de Funções: Translações
Gráfico de Funções: Translações
Um recurso muito útil para a construção de novos gráficos é conhecer o Gráfico
de Funções: Translações. Então, a partir do conhecimento das Funções Básicas,
pode-se construir facilmente outros gráficos apenas transladando (deslocando)
o gráfico unidades.
Por isso, vamos trabalhar com funções que são obtidas a partir de operações
algébricas nas variáveis das funções básicas conhecidas. A ideia é identificar a
nova função como sendo alguma função mais simples cujas variáveis sofreram
uma sequência de operações algébricas. Neste caso, as operações algébricas
correspondem à transformações no gráfico chamadas de translações.
A translação de uma função f(x) é uma nova função cujo gráfico tem forma
idêntica ao de f(x), porém, está numa posição diferente no plano cartesiano.
Assim, a Translação do Gráfico de uma Função pode ser no sentido
horizontal ou vertical:
Horizontal: Ocorre quando soma-se uma constante no argumento da função,
. Caso a constante seja positiva o gráfico é deslocado unidades
para a esquerda; se por negativa é deslocado unidades para a direita. Veja
o exemplo:
Vertical: Ocorre quando soma-se uma constante na função, .
Neste caso, a função é deslocada para cima se a constante for positiva e
para baixo se for negativa. Veja o exemplo:
Obs: A translação também pode acontecer horizontalmente e verticalmente
simultaneamente, conforme o exemplo:
Faça a translação vertical e horizontal da função, f(x) = x2 , somando 2 e diminuindo 2.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Disciplina-Geografia.Professora Cristiane
Tema: Que mais cai em vestibular
acesse o linK: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRP2Bw7kq0x_RdgcPL1IHbyL126v_HxcRoR-ykCPffDA0PTw/viewform
___________________________________________________________________________________________________
Resolva
ELETIVA - Criando Modas
Professora Maristela
Habilidade: Desenvolvimento e criatividade
SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLO PARA VOCÊ CRIAR, FAÇA O ESTILO QUE VOCÊ GOSTAR.
https://www.pinterest.pt/fatimalopes3150/ideias-de-reciclagem-criativa-de-roupa-usada/
Crie um estilo para uma amiga (o) ou prima (o) uma blusinha ou calça e nande a foto da sua criação.
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala
______________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o
período de 31/08 a 04/09
TEMA: Origem da vida: - Concepções
mítico-religiosas - Teorias
científicas
Habilidades: Interpretar
concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos.
Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos
primeiros seres vivos
RESPONDA AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/sGuqqTbL1bBzCBqB7
O surgimento dos primeiros
seres vivos:
os
procariontes
Supõe-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, ou seja, apresentavam o corpo formado por uma única célula. Essa célula seria estrutural e funcionalmente muito simples, formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, no qual estaria presente uma molécula de DNA em uma região denominada nucleoide. Células assim organizadas são denominadas procarióticas e os organismos que as apresentam são denominados procariontes ou procariotos. Como regra, as células procarióticas apresentam parede celular, que é uma estrutura externa à membrana plasmática.
Figura 7.11. Esquema de célula de bactéria vista com parte da célula removida. As bactérias podem ser vistas com o auxílio de microscópios. Mede cerca de 3 μm de comprimento. (Cores fantasia.)
Atualmente, os organismos procariontes mais conhecidos são as
bactérias (Fig. 7.11) e as cianobactérias. Ainda não se tem certeza sobre
quando surgiram os primeiros seres vivos. Os cientistas têm encontrado indícios
de vida em rochas que datam de 4,1 bilhões de anos, e esses indícios baseiam-se
em formas do carbono que representam a atividade metabólica de seres vivos. O
registro fóssil mais antigo de um ser vivo que se conhece até hoje data de
cerca de 3,5 bilhões de anos. Seres como esses foram encontrados em estruturas
chamadas estromatólitos (do grego strôma = cama; líthos =
rocha). No sul da África e no oeste da Austrália há estromatólitos fósseis (Fig.
7.12) e também recentes.
No Brasil, há estromatólitos
fósseis no estado do Rio de Janeiro, na Lagoa Salgada (município de Campos) e
na Lagoa Pernambuco (município de Araruama) (Fig.7.13) e também estromatólitos
em sítios arqueológicos de certos locais do interior da Bahia e de Minas
Gerais, onde antes havia mar.
Os estromatólitos
fósseis de 3,5 bilhões de anos parecem ser de procariontes fotossintetizantes
produtores de gás oxigênio. Se isso for verdade, é muito provável que a vida
tenha surgido muito antes, possivelmente há 4 bilhões de anos, somente 500 milhões
de anos após a formação da Terra! Isso porque se supõe que seres
fotossintetizantes não tenham sido as primeiras formas de vida em nosso
planeta, já que não havia gás oxigênio na atmosfera primordial.
A quantidade de O2 formada
inicialmente por esses primeiros seres fotossintetizantes não devia ser
suficiente para que ele se acumulasse na atmosfera. O gás oxigênio é bastante
reativo, e, à medida que ia sendo formado, reagia com muitos elementos, como o
ferro.
Com a proliferação dos seres fotossintetizantes,
maior quantidade de O2 começou a ser produzida. Assim, apesar de continuar
reagindo com outros elementos como faz até hoje, foi possível o acúmulo de gás
oxigênio livre no ambiente.
Dados da presença de
gás oxigênio na atmosfera tem sido obtidos da análise de rochas com minerais
que reagem com esse gás. Um exemplo é o ferro, que
oxidado forma hematita — Fe2O3 —, originando depósitos
avermelhados em rochas que constituem os chamados leitos vermelhos.
Esses
depósitos não são encontrados em rochas mais antigas que 2,3 bilhões de anos, o
que indica que somente após esse período o gás oxigênio passou a ocorrer em
maior abundância no meio. Logo no início do processo em que o O2
começou a se acumular no ambiente, esse acúmulo foi responsável por grande
mortalidade dos procariontes, únicos seres que viviam na Terra naquela época.
Esse gás, embora fundamental hoje para a manutenção da maior parte da vida que
conhecemos, é tóxico para os organismos que não são capazes de metabolizá-lo. Portanto,
com o início do acúmulo de O2 no ambiente, esses organismos acabaram
morrendo ou ficando restritos a ambientes anóxicos (sem gás oxigênio). Os
organismos que sobreviveram no ambiente cada vez mais rico em O2 foram
os procariontes que possuíam vias metabólicas capazes de aproveitar esse gás.
Essas vias correspondem ao que hoje sabemos ser a respiração aeróbia,
que se tornou o principal processo de quebra de moléculas orgânicas na produção
de energia para o metabolismo celular. Com isso, houve grande proliferação de
procariontes aeróbicos. O aumento do teor de O2 na atmosfera, aliado
ao surgimento da respiração, contribuiu para o surgimento e a evolução de
outros grupos de seres vivos: inicialmente os unicelulares eucariontes e,
depois, os multicelulares eucariontes, caso das plantas e dos animais.
O surgimento dos primeiros eucariontes
Estima-se
que os primeiros organismos com estrutura celular mais complexa, os eucariontes
ou eucariotos, surgiram por volta de 2 bilhões de anos atrás, muito
antes do que se pensava até há pouco tempo. Esses organismos apresentam células
chamadas eucarióticas, formadas por membrana plasmática, citoplasma e
núcleo. A maior parte dos seres vivos conhecidos é eucarionte, sejam
unicelulares, como as amebas, ou multicelulares, como as plantas e os animais.
A maneira como ocorreu o surgimento
e a evolução das primeiras células eucarióticas ainda é questão em discussão.
Uma hipótese bastante aceita propõe que as primeiras células eucarióticas
teriam surgido de células procarióticas sem parede celular, ou que teriam
perdido a parede celular. Essas células teriam passado a desenvolver
dobramentos da membrana plasmática, tornando-se maiores e mais complexas. Esses
dobramentos teriam dado origem a organelas citoplasmáticas e ao envelope
nuclear (carioteca), estrutura membranosa que delimita o núcleo, onde se
concentra o material genético da célula (Fig. 7.15).
Entre
as organelas membranosas, apenas as mitocôndrias e os cloroplastos tiveram
origem diferente. As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, ocorrendo
em praticamente todos os eucariontes. Sabe-se hoje que os eucariontes que não
possuem mitocôndrias perderam essa organela na evolução. Assim, o surgimento da
mitocôndria ocorreu logo no início da evolução da célula eucariótica. Os
cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese, estando presentes apenas nos
seres eucariontes fotossintetizantes, como as plantas. Há indícios bem-aceitos
pela comunidade científica de que essas duas organelas teriam surgido por meio
de um processo chamado simbiogênese ou endossimbiose. Nesse
processo, a célula eucariótica em formação teria englobado bactérias que já
realizavam respiração e não as teria degradado. Elas teriam sido mantidas no
citoplasma em uma relação que se mostrou vantajosa tanto para as bactérias quanto para o eucarionte em
formação. As bactérias teriam obtido proteção e nutrientes do eucarionte em
formação e este, por sua vez, teria passado a se beneficiar do processo de
respiração realizado por elas. Essa
associação teria se perpetuado e essas bactérias teriam dado origem às atuais
mitocôndrias (Fig. 7.18). Dessa linhagem de células eucarióticas derivaram
vários grupos de eucariontes tanto unicelulares, como as amebas, quanto
multicelulares, como os animais e os fungos. Algum tempo depois, teria ocorrido
outro processo de endossimbiose, mas agora entre células eucarióticas, com
mitocôndria, e cianobactérias, que realizam a fotossíntese. Tal associação
mostrou-se tão vantajosa que se perpetuou e essas cianobactérias teriam dado origem
aos atuais cloroplastos (Fig. 7.18). Dessa linhagem, teriam derivado as atuais
plantas e vários outros grupos de organismos fotossintetizantes.
O surgimento dos multicelulares eucariontes
O próximo grande evento evolutivo na história da vida foi a
origem dos seres multicelulares eucariontes. Supõe-se que a multicelularidade
tenha surgido de forma independente a partir de grupos distintos de
unicelulares eucariontes, cujas células teriam ficado unidas após as sucessivas
divisões celulares. Além de unidas, essas células teriam passado a apresentar
divisão e cooperação de trabalho entre elas, de modo que cada célula não pôde
mais viver de forma independente. Os primeiros fósseis de multicelulares
eucariontes são de animais e vegetais marinhos, que datam de cerca de 670
milhões de anos, o que nos leva a supor que a multicelularidade tenha surgido
antes desse período. As plantas evoluíram muito provavelmente a partir de algas
verdes unicelulares. Fungos e animais surgiram de unicelulares heterótrofos.
Evidências moleculares indicam que os fungos são mais aparentados com os
animais do que com as plantas.
_____________________________________
Educação física professor Emerson 3° B
Atividade de jogos de tabuleiros
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmmyjfYWT6JpEBGDvnEmzKjJGQVI6IFicPat_ePFR9S2dRhQ/viewform?usp=sf_link
Projeto de vida 3º C
Professora Maristela
Habilidade: Empatia e organização
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala
QUÍMICA
Professora Maristela
Habilidade: Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa
Caderno do Aluno Atividades 1K da pagina 38
Enviar foto por celular 981365627 ou
no e-mail formentni2@gmail.com
NOME DO ALUNO, NUMERO SERIE E TURMA
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Elaborar perguntas para garantir
uma base sólida para investigação de um problema ou desafio. Apropriar-se de diversas
linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar,
enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma
responsável e ética, as TDIC.
4°
etapa do projeto “criando um questionário online”.
Acesse e responda:
https://forms.gle/XcQWLZ4UftdMSpBs7
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Consolidar o planejamento de
seu Projeto de Vida, com vistas à autorrealização pessoal, profissional e
cidadã.
Acesse a reportagem “Jovens bem-sucedidos projetam "novo normal" pós-pandemia de covid-19”, e responda as perguntas a seguir no caderno:
Questões:
1- De
acordo com a reportagem o que é a geração Z, e quais suas principais
características?
2- A reportagem aborda a necessidade do jovem de
desenvolver soft skills: habilidades soioemocionais. O que são essas
habilidades?
3- Eu
cheguei lá na juventude! Escolha na reportagem um dos exemplos de “pessoas que
alcançaram grande destaque ainda jovens” que você mais se identificou. Faça um
breve resumo do trabalho que realiza e de como essa pessoa alcançou seu
objetivo
_________________________________________________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação- 31 a 04 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 3 série A
Habilidades:
EF09HI33: Analisar as transformações
nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das
tecnologias digitais de informação e comunicação.
O que é Internet das coisas?
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação
4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Internet das coisas.
O aluno irá pesquisar sobre o tema
acima e dará exemplos.
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Prof. Paulo Freire
Física
Radiação Elétromagneticas
Assistir
o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=anAfGZasFC0
Resolva
os exercícios:
Exercício 1
Um apontador laser emite uma radiação
de comprimento de onda igual a 600 nm, isto é, 600 x 10-9 m.
São dadas a velocidade da luz no
ar, c = 3,0 x 108 m/s, e a constante de Planck, 6,6 x
10-34 J.s.
Os valores que melhor representam
a frequência da radiação e a energia de cada fóton são,
respectivamente:
A) |
50 Hz e 3,3 x 10-32 J. |
B) |
50 Hz e 1,32 x 10-35 J. |
C) |
180 Hz e 1,2 x 10-31 J. |
D) |
5,0 x 1014 Hz e 1,8 x 10-20 J. |
E) |
5,0 x 1014 Hz e 3,3 x 10-19 J.
|
Exercício 2: (UFRGS 2017)
O gráfico abaixo mostra a energia
cinética Ec de elétrons emitidos por duas
placas metálicas, I e II, em função da frequência f da radiação
eletromagnética incidente.
Sobre essa situação, são feitas
três afirmações.
I - Para f > fII, a Ec dos
elétrons emitidos pelo material II é maior do que a dos elétrons
emitidos pelo material I.
II - O trabalho realizado para liberar
elétrons da placa II é maior do que o realizado na placa I.
III - A inclinação de cada reta é igual
ao valor da constante universal de Planck, h.
Quais estão corretas?
A) |
Apenas I. |
B) |
Apenas II. |
C) |
Apenas III. |
D) |
Apenas II e III. |
E) |
I, II e III. ____________________________________________________________________ SOCIOLOGIA 3ºB/3ºC- Profª Graziela de Freitas Entendendo o conceito de Estado Quando falamos do
conceito de Estado, nos referimos aos mecanismos de controle político de um
governo que rege determinado território. É um conjunto de Instituições sociais
que constituem a organização política de um povo e detêm o monopólio do uso da
força legitima a fim de assegurar as leis que permeiam nossa sociedade. Boa parte dos trabalhos
de Ciência Política estuda o Estado. A definição de Estado mais utilizada pelos
especialistas também foi formulada por Marx Weber,e diz o seguinte: O Estado é
detentor do monopólio da violência legitima em um determinado território. Em
outras palavras: O Estado tenta ser a única instituição a qual a população
reconhece o direito, de em determinadas ocasiões, praticar a violência. Essa
violência é chamada por Weber de violência legitima.
Dessa forma podemos
afirmar que o Estado consiste em três elementos a população, o território e o governo.
Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.
Para apoiarmos o tema assista a aula do CMSP através do link: https://www.youtube.com/watch?v=IKzqK3Gc-5Y Para sintetizarmos o
conteúdo responda o formulário através do link: https://forms.gle/sqA7cnNfo5SRJ2RSA __________________________________________________________________ |
FILOSOFIA 3ºC - Profª Graziela de Freitas
Concepções de liberdade: Libertarismo, Determinismo, Dialética.
A liberdade é, sem dúvida,
um dos valores mais defendidos no mundo atual. Ela é considerada um direito
inalienável na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na
Constituição da maioria das nações. No caso do Brasil, este direito é garantido
pelo artigo 5º da Constituição Federal. O problema da liberdade diz respeito à
concepção que se tem do homem e de seu papel (ativo ou passivo) na história.
Para Aristóteles, o libertarismo é a possibilidade de o indivíduo
decidir e agir conforme a sua própria vontade, sem interferências externas. Ser
livre é agir voluntariamente, segundo a vontade do próprio agente que está
ciente dos resultados que terá com suas escolhas.
Por determinismo compreende-se
um sistema no qual tudo vem a ser por causas anteriores, tornando os efeitos
que se seguem destas causas necessários e inevitáveis. Em seu sentido mais
amplo o determinismo é o nome moderno para a ideia antiga Demócrito, de que
leis causais controlam o movimento dos átomos e que tudo, incluindo a mente
humana, consiste de átomos, em última instância. Portanto, tudo seria
controlado por tais leis causais.
A
dialética é um amplo e antigo modo de operação do pensamento racional dentro da
filosofia. Na perspectiva do materialismo histórico dialético, o homem é o
conjunto das relações sociais, uma vez que ele (homem) não pode ser concebido
como um ser abstrato, isolado, destacado do mundo concreto em que vive (como
pode nos fazer pensar a perspectiva do libertarismo)
Eleutheria, Enkrateia e Autarkéia.
A
abordagem filosófica do problema da liberdade no período grego é designada por
três termos, Eleutheria, Enkrateia e Autarkéia. Tais termos elucidam diferentes
concepções acerca da liberdade:
Eleutheria,
é um estatuto sociopolítico que opõe uma categoria a outra - a dos cidadãos - a
dos escravos, essa definição evidencia que a liberdade está de forma intrínseca
ligada ao poder político e a lei.
Enkrateia,
esse termo provém do grego Kratos ou Kratein que significa poder, domínio,
enkrates designa então aquele que tem poder. Essa definição volta-se para o
autoconhecimento, autocontrole. Sócrates, é que concebe a liberdade como
autoconhecimento. Portanto, Enkrateia é o domínio do homem sobre suas paixões.
Outro
termo usado no período grego para designar a liberdade é a Autarkéia, que
permite pensar a liberdade, concebendo o homem que se relaciona, vive e age no
mundo. A Autarkéia coincide com o exercício das virtudes do homem em busca da
plenitude, a felicidade.
·
Aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=_vgJEGow9dY
·
Google Formulário: https://forms.gle/XvTgRA8PHyWhzeM67
_________________________________________
Prof Edna
Arte
https://forms.gle/RhyNtzNDMEjFK9Kj8