Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C
para o período de 04/05 a 08/05
para o período de 04/05 a 08/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
______________________________________________
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
_________________________________________
ELETIVA : FOTOGRAFIA - PROFª REGIANE
ESTA ATIVIDADE É A MESMA QUE FOI POSTADA NA SEMANA PASSADA
SE VOCÊ JÁ REALIZOU ESTA ATIVIDADE NÃO PRECISA FAZER NOVAMENTE
_________________________________________________________________________________
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Professora-Cristiane
Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C
para o período de a 04/05 a 08/05
nome nº serie 9º
Habilidade; EF09GE14B) Analisar projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo.
Tema: Formas de representação e pensamento espacial
Entrar no site: em: <https://novaescola.org.br/conteudo/347/a-historia-dos-mapas-e-sua-funcao-social
Responda as seguintes perguntas, após acessar o site acima.
1) Como foram elaborados os primeiros mapas? Qual era sua intenção na representação do espaço geográfico?
2) Qual a finalidade de um mapa?
3) Qual a importância da cartografia?
4) O que é cartografar?
5) Quais os conceitos dos mapas?
6) Diferencie os mapas de Pernambuco em épocas diferentes? Cite as mudanças ocorridas, os símbolos utilizados.
7) Elabore um mapa do bairro onde você mora, não esqueça os pontos de referência; como padaria, farmácia, posto de combustível etc... para facilitar (lembre se que que o mapa que você fara do seu bairro a sua casa tem estar em evidencia).
As atividades devem ser entregues via-E-mail
cristianeregynac@gmail.com
_______
MATEMÁTICA
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
_________________________________________
ELETIVA : FOTOGRAFIA - PROFª REGIANE
ESTA ATIVIDADE É A MESMA QUE FOI POSTADA NA SEMANA PASSADA
SE VOCÊ JÁ REALIZOU ESTA ATIVIDADE NÃO PRECISA FAZER NOVAMENTE
Habilidade: Compreender a função histórica que a fotografia possui na compreensão da realidade.
Quando inventada, a fotografia passou a ser considerada uma verdadeira revolução das artes, pois com ela o homem teria a mais fiel reprodução do mundo que o cerca. No entanto, com o passar do tempo, a ideia de que as fotos somente registram o real perderam espaço para uma compreensão mais artística desse novo feito.
Mesmo tendo caráter instantâneo mediante uma situação vivida, a fotografia não deixa de ter uma leitura própria do mundo. O fotógrafo, ao utilizar suas lentes, não coloca em uso a simples funcionalidade de um instrumento automático. Cada vez que clica (e eterniza) uma determinada situação, o fotógrafo realiza uma série de escolhas que influem diretamente sobre a maneira que podemos compreender a situação enquadrada pelas lentes.
A mais importante dessas decisões envolve o próprio ato de fotografar. Ao escolher um determinado cenário, o fotógrafo não se lança a uma série de cliques indiscriminados. É importante ressaltar que o registro envolve uma escolha. Por isso, ao analisar uma foto é importante analisar o maior número de dados possíveis sobre quando e onde o fotógrafo decidiu tomar uma foto. Outra importante questão é salientar dados biográficos sobre quem tirou essa mesma foto.
VAMOS PESQUISAR!
1) Pesquise a biografia do fotografo canadense Finbarr O’Reilly. (Vida e trabalho)
2) Pesquise quais são os elementos da linguagem cartográfica e suas finalidades. Anote de forma resumida. Acesse o link abaixo:http://www.dhnet.org.br/w3/henrique/galeria/biblioteca/textosfoto/linguagem2.htm
3) Agora, leia parte de uma reportagem:
Nigéria: Escassez de água mata mais do que Boko Haram (O Boko Haram é um dos maiores e mais perigosos grupos terroristas da atualidade. Sua área de atuação é a Nigéria e regiões de entorno).
Enquanto a campanha terrorista ceifou mais de 4.000 vidas, a falta de água potável e os maus sistemas de saneamento causaram cerca de 73.000 mortes, segundo a WaterAid, uma organização sem fins lucrativos com sede em Londres.
O déficit de água não está limitado a áreas isoladas localizadas na vasta região norte do país. Em Lagos, uma parcela de cerca de 15 milhões da população de 21 milhões da metrópole costeira tem acesso limitado a água encanada.
[...]
"Todos se preocupam com o Boko Haram, mas o nigeriano médio continua enxergando a água como um bem privado e não como um bem público que precisa ser fornecido pelo governo", disse Idayat Hassan, diretor do Centro para a Democracia e o Desenvolvimento, um instituto de pesquisa com sede na capital, Abuja.
[...]
A terceira maior responsável pela morte de crianças com menos de 5 anos na África é a diarreia, uma doença que pode -- em nove de cada 10 casos -- ser evitada pelo acesso a água limpa e saneamento, segundo a WaterAid. A Nigéria responde por 11 por cento de todas as mortes de crianças com menos de 5 anos, segundo a Unicef. [...]
a) Descreva o que você sentiu ao ler as informações contidas no texto.
b) Agora observe a foto tirada por Finbarr O´Reilly, acessando esse link https://pt.slideshare.net/mobile/pedronr3/premios-de-fotojornalismo-2005. Após observar a foto, qual fonte de informação foi mais impactante. A foto ou o texto? Explique.
c) Quais elementos mais chamaram a atenção na foto de O´Reilly? Destaque-os e explique porque você acha isso.
Você pode enviar suas atividades para o e-mail - regianed045@gmail.com
(ENVIAR FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA NO CADERNO)
_________________________________________________________________________________
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Professora-Cristiane
Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C
para o período de a 04/05 a 08/05
nome nº serie 9º
Habilidade; EF09GE14B) Analisar projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo.
Tema: Formas de representação e pensamento espacial
Entrar no site: em: <https://novaescola.org.br/conteudo/347/a-historia-dos-mapas-e-sua-funcao-social
Responda as seguintes perguntas, após acessar o site acima.
1) Como foram elaborados os primeiros mapas? Qual era sua intenção na representação do espaço geográfico?
2) Qual a finalidade de um mapa?
3) Qual a importância da cartografia?
4) O que é cartografar?
5) Quais os conceitos dos mapas?
6) Diferencie os mapas de Pernambuco em épocas diferentes? Cite as mudanças ocorridas, os símbolos utilizados.
7) Elabore um mapa do bairro onde você mora, não esqueça os pontos de referência; como padaria, farmácia, posto de combustível etc... para facilitar (lembre se que que o mapa que você fara do seu bairro a sua casa tem estar em evidencia).
As atividades devem ser entregues via-E-mail
cristianeregynac@gmail.com
_______
MATEMÁTICA
Profª Magaly G.M. Greggio
Habilidades:
- Reconhecer um número irracional como um real, cuja representação decimal é infinita e não periódica;
- Reconhecer o conceito e diversos contextos: proporcionalidade e porcentagens;
- Resolver situações problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas grandezas.
Nesta semana, faremos uma atividade de números reais, proporcionalidade e porcentagens.
- Realize as atividades propostas com muita calma e atenção! Caso tenham dúvidas, podem pesquisar e assistir vídeos aulas e entrarem em contato via email (greggiomagaly@gmail.com). Bons estudos!!
- Assistam os links abaixo com algumas explicações:
ATENÇÃO!
As respostas desta atividade devem ser encaminhas para o meu e-mail, contendo: Nome completo, número e série. Até sexta-feira (08/05/2020)
ATIVIDADE 02
1) O número π é classificado como:
A) Um número irracional
B) Um número racional
C) Um número natural
D) Uma dízima não periódica
2) A razão 5/8 corresponde a:
A) 50%
B) 62,5%
C) 44%
D) 75%
3) Qual é a fração geratriz da dízima 3,6363...
A) 36/99
B) 300/10
C) 360/99
D) 363/10
4) O valor da expressão é:
5)Dos números apresentados a seguir, qual deles é irracional?
A) 0,888..
B) 3,1415..
C) 3,5
D) 1/8
6) As pessoas com intolerância à lactose, ou seja, cujo organismo possui deficiência na digestão dessa substância, devem ter uma dieta com restrição de leite e seus derivados, substituindo esses alimentos por outros, sempre com a orientação de um profissional.
No café da manhã, Melina costuma tomar uma xícara de 150 ml de leite. Quantos gramas de lactose há nessa xícara?
Obs: 200 ml de leite contém 12g de lactose.
7) A população de uma bactéria é representada pela potência 10 elevado a 7 essa potência pode ser bem representada pelo valor de:
A) 100 milhões de bactérias
B) 10 milhões de bactérias
C) 1.000.000 de bactérias
D) 10.000 bactérias
8) Resolva a expressão a seguir e assinale a alternativa correta:
9) Identifique os itens em que as grandezas indicadas se relacionam de maneira proporcional, classificando-as em diretamente ou inversamente proporcionais.
A) A massa (Kg) e a idade (anos) de uma pessoa
B) A medida do lado (cm) e o perímetro (cm) de um quadrado
C) A quantidade de suco de laranja (ml) e o valor energético ingerido (Kcal)
D) A velocidade média do carro (Km/h) e o tempo (h) de uma viagem
10) Em um município, cerca de 15% da população de 50 000 habitantes já tomou vacina contra gripe.
A) Qual é o percentual de pessoas que ainda não tomou a vacina contra a gripe nesse município?
B) Quantas pessoas já foram vacinadas?
C) E quantas ainda não foram vacinadas?
Bons estudos, pessoal!!
______________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 04/05 a 08/05
TEMA: Mudanças de estado físico
· Habilidades: investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica; conhecer as diversas propriedades dos estados físicos (sólido, líquido e gasoso).
Atividades
1. Complete a frase a seguir.
Comparando os estados físicos da matéria em relação à organização das suas partículas, podemos dizer que, no estado _______________, as partículas se encontram mais próximas umas das outras. No estado _______________, elas se encontram mais espalhadas e desorganizadas, enquanto no estado _______________ sua distância é intermediária entre aquelas observadas nos outros dois estados.
2. Elabore uma explicação baseada no modelo de partículas para o fato de o gelo derreter quando é mantido à temperatura ambiente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Dê exemplos de duas mudanças de estado físico que acontecem durante o ciclo da água, uma absorvendo e outra liberando calor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4. O glicerol ou glicerina é uma substância inodora e viscosa cujas temperaturas de fusão e de ebulição são, respectivamente, 18 °C e 290 °C. Esboce a curva de aquecimento do glicerol, representando as etapas de fusão e ebulição. (Construir o gráfico)
______________________________________________
DISCIPLINA: INGLÊS
HABILIDADES:
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou
global, que revelem posicionamento crítico.
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
Hi, dear! How are you?
Nosso tema de atividade ainda gira em torno dos "Festivals and Celebrations". Para realizar a atividade, basta clicar no link abaixo e reponder conforme o solicitado. As respotas virão diretamente para mim, não sendo necessário me enviar nada.
Caso precisem falar diretamente comigo, podem enviar email para: luciene.kido@outlook.com
I hope you enjoy it!!!
Stay safe! Stay home!
I miss you, guys!!!
Teacher Luciene.
______________________________________________
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Tema:. Cyberbullying: identificação, ocorrências, prevenção e combate
1- Introdução
O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de internet, chats, arenas de gaming em que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência, porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade, sociabilidade e é de difícil detecção.
2- Objetivo
=Abordar o cyberbullying e suas características
– Contextualizar o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar
– Reforçar a importância de ações de apoio, como a escuta afetiva e empatia
– Apresentar possibilidades de prevenção e combate
– Contextualizar o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar
– Reforçar a importância de ações de apoio, como a escuta afetiva e empatia
– Apresentar possibilidades de prevenção e combate
3- Objetivos - Específicos:
- Incentivar a utilização do aplicativo CMSP com interação de maneira respeitosa com os outros usuários
-Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica.
-Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso.
Atividades:
(Copiar e responder as questões no caderno)
1) Você está utilizando aplicativo Centro de Mídias SP? Quantas aulas você está conseguindo acompanhar por semana?
2) Encontrou alguma dificuldade na instalação ou utilização do mesmo? Justifique.
3) Durante o uso do aplicativo você se deparou com algum aluno se comunicando de maneira ofensiva? Qual foi sua reação?
4) Você esta utilizando alguma outra ferramenta disponibilizada pelo Estado de São Paulo? Canal de TV? Youtube? Facebook?
5) Você está utilizando outra ferramenta para complementar seus estudos? (por exemplos, vídeos no Youtube, blogs, sites? Quais ferramentas e quais conteúdos/disciplinas?
6) Como você poderia contribuir para evitar Cyberbullying?
_______________________________________________________
ARTE
HABILIDADES: Valorizar os autores dos objetos culturais, intérpretes das músicas e canções apreciadas, conhecendo sua biografia e suas principais obras.
__________________________________________________________________
Kell Smith – Coloridos
_______________________________________________________
9ºAno A,B - Professor Leilson
9ºC - Professora: Valdilene
Habilidades: Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
- Pesquisa sobre o seguinte tema: “ O processo de urbanização no Brasil do Século XIX.”
Enviar a pesquisa acessando o link: https://forms.gle/9wLX61D1mTDD2EGN7
______________________________________________
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
__________________________________________________________________
Leia com atenção: depois, copie ou cole no caderno de desenho e responda.
Kell Smith – Coloridos
O mesmo grito numa outra boca minha
Uma só voz em mil vozes querendo paz
Nos dividiram em números e outras rixas
Dados fadados ao tanto faz
Tentaram nos tirar a essência
da essência daquilo que é essencial
Que o que nos difere é exatamente aquilo que torna igual
E mesmo que soe clichê falar de amor é fundamental
E cada cultura tua cor tornando real
Coloridos feitos de luz
A diferença é o que nos traduz
Todas as tribos, ritmos e o mesmo objetivo
nos tornando íntimos
Porque a falta de cor nos tirou os estímulos
e o que nos representa paz é um arco-íris nítido
Até tentei dizer de forma branda
Mas falta consciência negra
Falta consciência humana
Não somos gente, somos gentes
Não aceitamos nossa história morrendo como indigentes
Qual é nosso papel? Colorir.
Seja você o lápis da revolução aqui,
Socorro Salvador Dalí, salvador daqui
Queremos aquarela pra sentir.
Questões
1.Analise os seguintes versos:”O mesmo grito numa outra boca minha, uma só voz em mil vozes querendo paz…” Qual é a mensagem implícita nesses versos?
2.Na sua opinião somos um povo colorido? Por quê?
3.No verso :”Nos dividiram em números e outras rixas”. Explique o que o eu lírico quis dizer com essa afirmação? Como somos divididos em números?
4.Quem foi Salvador Dalí? Por que, provavelmente, ele foi mencionado na canção? Pesquise.
5.Analise o verso a seguir:” Tentaram nos tirar a essência da essência daquilo que é essencial…” Para você o que é essencial para que uma sociedade seja justa?
6.Analise o seguinte questionamento:”Qual é nosso papel? Colorir. Seja você o lápis da revolução aqui…!” Explique com suas palavras, qual é o seu papel na sociedade atual? Você acredita que pode mudar algo de ruim na sociedade sendo o lápis da revolução? Comente como.
7.Você acha que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes? Comente.
_____________________________________________________________
Projeto de vida
2 aulas
Habilidades sócio emocionais.
Bem agora que estamos nos autoconhecendo, a respeito das habilidades socioemocionais mais e menos desenvolvidas por nós medite.
ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR!
Faça um texto com alguns objetivos que você tem a curto prazo e a longo prazo.
Para isso use seu Diários de Práticas e Vivências.
Pense em que as habilidades socioemocionais pode te ajudar ou te atrapalhar na conquista de seus objetivos, tente traçar um caminho para seu futuro, e não economize nas palavras.
Bons estudos.
Tecnologia e informação
Leia com atenção e escreva no caderno em algumas linhas o que você entendeu sobre o assunto.
Será que você utiliza as redes sociais com segurança?
Quando nos cadastramos em sites como as redes sociais, somos responsáveis pelos dados que disponibilizamos nesses espaços. Navegar na internet com responsabilidade é um dever de todos. E nunca é demais receber dicas e orientações sobre como utilizar esses recursos.
Navegar pela internet é como caminhar na rua, temos as leis de trânsito, as normas e os cuidados com a sinalização. Apesar da internet parecer um local onde "tudo é possível", também temos que seguir certas regras e cuidados.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os perigos que esses ambientes podem oferecer.
Afinal, de que perigos estamos falando?
Exposição - nas redes sociais é comum postarmos fotos e dados pessoais, tais como o endereço de nossa casa, local onde estudamos, telefones, etc. Este tipo de ação pode parecer inofensiva, afinal, quem se importaria com a exposição desses dados? Infelizmente, temos pessoas que podem utilizá-los para os mais diferentes fins. Por isso, é muito importante analisarmos o tipo de informação que postamos nas redes sociais e refletirmos se toda esta exposição é realmente necessária.
Privacidade - na maioria das redes sociais é possível determinar quem pode visualizar e ter acesso a dados pessoais. Se isso for possível, o mais indicado é autorizarmos somente nossos amigos, familiares e conhecidos - pessoas em que realmente confiamos. Hoje, existe uma certa competição entre os jovens e adolescentes sobre quem possui mais amigos ou mais seguidores nesses espaços. Antes de adicionar qualquer contato é recomendado analisar sua origem, o motivo pelo qual a pessoa está te adicionando e quais as relações com o seu perfil.
Publicações - além dos perigos com relação à exposição (que já citamos anteriormente), temos que cuidar também das opiniões que expressamos e publicamos nas redes sociais. Atualmente, existem Leis que categorizam certas publicações como criminosas e, nestes casos, as pessoas devem responder por aquilo que divulgam. No site Safernet é possível realizar denúncias de conteúdos e opiniões ofensivas encontradas na web.
Cyberbullying - pode ser considerada toda prática que utiliza a internet e dispositivos tecnológicos para divulgar na rede textos e imagens com a intenção de constranger, humilhar ou perseguir pessoas. Infelizmente, assim como o bullying, esse tipo de ação tem se tornado comum, principalmente entre os jovens. Nas redes sociais, o que pode começar com uma simples brincadeira, pode gerar graves consequências.
__________________________________________________________________
_________________________________________
Boa Tarde!
Alunos do Período da Manha 9° A e B
Segue as atividades de matemática Postada pela
Professora Magali
Qualquer dúvida entre em contato pelo
E-mail:daniloc.contabeis@hotmail.com
Professor Danilo
Matemática
_________________________________________________________
________________________________________________________________
__________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquisa sobre: Basquetebol.
Roteiro para a pesquisa:
1- História do Basquetebol
2 - As regras
3 - Como é praticado
4 - Referência bibliográfica.
7 - Conclusão
A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas.
_________________________________________
ELETIVA – PROFISSÕES - PROFESSOR : LEILSON
Habilidades: Analisar as profissões do futuro.
Acesse o link: https://forms.gle/TqvdGwbNYjYanpuy7
__________________________________________
Boa Tarde!
Alunos do Período da Manha 9° A e B
Segue as atividades de matemática Postada pela
Professora Magali
Qualquer dúvida entre em contato pelo
E-mail:daniloc.contabeis@hotmail.com
Professor Danilo
Matemática
_________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).
Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
Composição da personagem.
Acesse os links:
ATIVIDADE:
Imagine que você é o personagem de uma peça teatral. Descreva suas principais características para que um ator possa lhe interpretar em cena.
Importante: Não economize nas descrições!
Nome e apelido (se tiver):
Características físicas:
Característica incomum:
Personalidade:
Estilo de vestimenta:
Medos e fraquezas:
*Registre a atividade no caderno.
__________________________________________________________________________________________________________________
Eletivas. (a atividade da aula passada pode servir de fonte para responder as questões).
E.
E. Cristiane Chaves Moreira Braga
|
|||
Aluno(a):
|
Nº
|
||
Ano / Série: 9º
|
Data:
____/____/_______
|
NOTA:
|
|
Professora: Aurinda Prado
|
Disciplina: Eletivas Show Faschion
|
||
Habilidade: adquirir
um conceito real no que a sustentabilidade.
Eletivas. (a atividade da aula passada pode servir de fonte para responder as questões).
1 - A cerca da customização, assinale a afirmativa
Incorreta.
a) -
Nem todas as peças do vestuário podem ser customizadas.
b) - A
customização também se torna sustentável e anticonsumista.
c) -
Customização significa transformar uma peça, a fim de deixá-la nova e
única.
d) - Customização é adaptar algo de acordo com o
gosto ou necessidade de alguém.
e) - As
modificações da customização podem ser feitas com recortes, costuras,
tingimentos e aplicações
2 - Segundo
o que estudamos e a pesquisa da aula anterior responda:
A customização requer:
a) - Que
a pessoa que adotar este processo pode adquirir material exclusivamente em
lojas de vestuário de marca.
b) - Tem
que se ter uma boa condição financeira
c) - Uma
visão futurista através da mudança e transformação ou seja, o reuso de peças
descartadas que requer criatividade e arte.
d) - A
procura incansável que a pessoa tem de consumir cada vez mais.
3 - O
que caracteriza o mercado da moda:
a) - As
novas tendências
b) - O
curto ciclo de vida dos produtos e o consumismo
c) - Os comércios
d) - As
liquidações, de inverno
4 –
Qual indústria mais polui o meio ambiente:
a) - A
de Manufatura industrial
b) - Industria de alimentos
c) - A da moda
d) - de eletrônicos
5 – Além das disciplinas de seu curso, três outras foram
agregadas neste seu ano letivo, responda, como você estudante recebeu esta
inovação curricular, e o que elas podem agregar a sua vida?
Fazer as atividades no caderno e enviar foto do mesmo no e-mail abaixo
aurindavieira1@gmail.com
________________________________________________________________
DISCIPLINA
PORTUGUÊS
HABILIDADES: (EF89LP01B) Desenvolver estratégias de
leitura crítica frente aos textos jornalísticos, midiáticos entre outros.
s(EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos
constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos
e modificadores e análise linguísticos. Conjunções Subordinativa e
Coordenativa.
Leia atentamente o texto. Em seguida,
responda às questões sobre ele:
Por
que não nos lembramos dos sonhos?
Só é possível se lembrar de um sonho
quando acordamos até 10 minutos depois de ele ter acabado. Nesse período, o
cérebro consegue ativar a memória para que a lembrança venha (a memória só é
acionada quando estamos acordados).
Mas, normalmente, quando um sonho
termina, ficamos em sono profundo, sem acordar, por um tempo. Aí, não dá para
se lembrar do que aconteceu.
Esse ainda é um assunto que está
sendo estudado pela ciência. Mas acredita-se que os acontecimentos que vivemos
durante o dia tenham impacto no que sonhamos à noite. Se você teve uma experiência
muito marcante, a chance de essa situação entrar no seu sonho é bem grande.
Disponível em:
<http://recreio.uol.com.br>. (Fragmento).
Questão 1 – O
primeiro parágrafo do texto apresenta uma conjunção subordinativa que exprime
tempo. Ela foi corretamente identificada na frase:
( ) “[…] até
10 minutos depois de ele ter acabado.”
( ) “Nesse
período, o cérebro consegue ativar a memória […]”
( ) “[…] (a
memória só é acionada quando estamos acordados)”.
Questão 2 – Na
passagem “[…] o cérebro consegue ativar a memória para que a
lembrança venha […]”, a conjunção subordinativa em destaque indica:
( ) uma
conformidade
( ) uma
concessão
( ) uma
finalidade
Questão 3 – Assinale a frase em
que o termo “se” é uma conjunção subordinativa:
( ) “Aí, não dá para se lembrar
do que aconteceu.”
( ) “Mas
acredita-se que os acontecimentos que vivemos durante o dia […]”
( ) “Se você
teve uma experiência muito marcante […]”
Questão 4 – A
conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:
( )
hipotético
( )
previsível
( ) certo
Questão 5 – Pode-se
concluir que as conjunções subordinativas:
( ) unem
orações dependentes entre si.
( ) unem
orações independentes entre si.
________________________________________________________________