Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar. Esta semana trabalharemos as 10 competências da BNCC:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital. PARA entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade. PARA investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, PARA participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica. PARA se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares). PARA se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências. PARA entender as relações próprias do mundo do trabalho. e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. PARA formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional. PARA compreender-se na diversidade humana e reconhecer suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. PARA fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. PARA tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Habilidade: Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com capacidade de lidar com elas e com a pressão de um grupo.
Semana de Estudos Intensivas (SEI). Semana de Estudos Intensivas (SEI). Trabalho com habilidade socioemocionais de reflexão, autoconhecimento e reconhecimento que propiciem a automotivação.
História / Eletiva-Profissões / Geografia
Habilidades: Fazer uma reflexão sobre a situação socioemocial.
Acesse o link do Blog Ética e Cidadania e escreva seu comentário sobre os vídeos:
1) Mensagem sobre o Coronavírus.
2) Onde for Brasil vai ter Esperança!
ATIVIDADES PARA 1ANO A e 1ANO B para o período de 27/07 a 31/07
DISCIPLINAS:BIOLOGIA E FÍSICA
TEMA: Texto motivacional – Lição da borboleta
Habilidades: Despertar no aluno o interesse em construir seu conhecimento diante de um momento tão diferente e difícil, pelo qual estamos passando; Permitir aos estudantes o exercício do seu processo de aquisição de conhecimentos utilizando as ferramentas disponíveis por ele neste momento.
Semana de estudos intensivos
TEXTO MOTIVACIONAL
Lição da borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Através dela, um homem, por várias horas passou a observar a borboleta, vendo
como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele
pequeno buraco. Então verificou que ela parou de fazer qualquer progresso.
Parecia
que ela tinha ido mais longe que podia, que não conseguiria ir adiante. Então o
homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o casulo.
A
borboleta então saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e
tinha as asas amassadas.
O homem
continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento,
as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o
corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
Na
verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando, com um corpo murcho
e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar...
O que o
homem, com sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo
e o esforço realizado pela borboleta para passar pela pequena abertura era o
modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para suas
asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do
casulo.
Algumas
vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas.
Se Deus
nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos
deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ser e nunca
poderíamos voar...
Eu pedi
força..., E Deus me deu dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi
sabedoria..., E Deus me deu problemas para resolver.
Eu pedi
prosperidade..., E Deus me deu cérebro e músculo para trabalhar.
Eu pedi
coragem..., E Deus me deu perigo a superar.
Eu pedi
amor..., E Deus me deu pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi
favores..., E Deus me deu oportunidades.
Eu não
recebi nada do que pedi..., Mas recebi tudo o que precisava!!!
Erzsebet Mangucci, autora do livro Vivendo a
Leitura e a Escrita, da Solução Editora.
Pense e reflita
sobre o texto.
E não se esqueça !
Ninguém
pode construir seu caminho, a não ser você mesmo.
Assim como ninguém pode mudar você, a
não ser você mesmo.
Faça um pequeno texto no seu caderno sobre a reflexão.
Boa
reflexão.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB
Semana de Estudos Intensivas (SEI)
Habilidade: Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por meio de experiencias que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de ideias.
Link:
Tendo em vista o baixíssimo nível de participação na entrega das atividades propostas, abaixo segue os link do formulários e atividades enviados no 2º bimestre.
Pensamento computacional - Link:https://forms.gle/LShgB7cbaUzmn9Zm7
Minha comunidade - Letramento Digital - Link: https://forms.gle/SRFUhP1ej3p3Nw4x8
Atividade 1 "Minha comunidade" do caderno do aluno página 141 volume 2 - Preencher o mapa mental.
Peço que ao responderem me avisem pelo WhatsApp (19998731467) para que eu possa conferir.
Email: graziellealmeida@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade de tecnologia e Inovação- 27 a 31 de julho 2020.
Profª. Néia- 1ª série A
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
O número de alunos matriculados no ensino a distância (EAD) não para de crescer. Isso porque essa modalidade de ensino tem mostrado que pode proporcionar cada vez mais vantagens, graças à ajuda da tecnologia, que podem proporcionar melhorias tanto no processo de ensino quanto no de aprendizagem. Quando as ferramentas tecnológicas certas são adotadas torna-se mais simples e prático difundir conhecimento e oportunidades.
É possível permitir que o aluno interaja no ambiente virtual da mesma forma que se estivesse em uma sala de aula presencial, no entanto, com maior autonomia e liberdade em seu processo de adquirir conhecimento.
De acordo com as novas necessidades dos alunos como a tecnologia pode ser utilizada
para suprir essas demandas?
1-Alunos de acordo com o texto acima, vocês farão uma pesquisa na internet sobre o tema:
EnSINO A DISTÂNCIA: COMO A TECNOLOGIA PODE FAVORECER A EDUCAÇÃO?
Você pode enviar seu Trabalhocleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
_____________________________________________
Atividade de Português- 27 a 31 de julho.
Profª. Néia- 1ª série A
Habilidades: Refletir acerca dos diversos papéis sociais desenvolvidos; Despertar a necessidade de atuação nos diversos espaços. Conhecer a origem da necessidade da relação entre os seres humanos; Entender a importância da família e da escola para vida em sociedade
QUE LUGARES EU OCUPO?
_____________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática e Projeto de Vida
Competências Socioemocionais – 1ºEM
Assista ao vídeo e faça uma reflexão (até 10 linhas):
- https://www.youtube.com/watch?v=k-RoXJV3yDE&feature=youtu.be
____________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
PROJETO DE VIDA- 1A.
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Desenvolver competências socioemocionas: Autoconsciência; Autogestão; Consciência social; Habilidades de relacionamento e Tomada de decisão responsável.
Você conhece o "RAZÕES PARA CREDITAR"?
Com o propósito de divulgar histórias de superação, notícias que dão esperança e ajudar pessoas que necessitam, a ideia começou com um Blog em 2012 e hoje conta com um facebook, um instagram de sucesso, e um site que possui sua própria plataforma de "vaquinha virtual" (VOAA) que já arrecadou dinheiro para mudar a vida de muitas pessoas!
"Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem"
“O maior site de conteúdo positivo do país, nosso propósito é fortalecer o otimismo das pessoas.”
Frases do site que resumem bem o propósito dessa iniciativa.
Veja algumas notícias que rolam por lá:
ATIVIDADE:
Acesse o site (ou instagram ou a pág do facebook) do
Site:
https://razoesparaacreditar.com/
Instagram:
https://instagram.com/razoesparaacreditar?igshid=pmzsizf8bpix
Facebook:
https://www.facebook.com/RazoesParaAcreditar/
Faremos uma pausa nos estudos para repor nossas energias e para isso deixei uma pequena biografia sobre o Steve Jobs e suas 10 dicas, apenas para leitura.
Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano, fundou a Apple. Criou o "Macintosh", o "iPod", o "iPhone" e o "iPad". A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.