-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

26 julho, 2020

9º ANO - 27 A 31 DE JULHO

               
                                                           Horário das aulas online

                                     ________________________________________


Matemática - Profª Magaly Greggio

Olá pessoal, como vocês estão? Essa semana realizaremos uma atividade diferenciada, para isso a professora cadastrou todos os alunos no site DragonLearn, onde vocês poderão jogar e treinar seus conhecimentos matemáticos. Para isso vocês precisam procurar o nome de vocês no arquivo que estou enviando e entrar com o login e senha que está no arquivo. 

Obs.: O arquivo estará disponível no grupo do WhatsApp e podem me pedir no privado também.

Passo a passo para realizar a atividade:

1. Entre no site dragonlearn.com.br
2. Acessar agora
3. Encontre no arquivo enviado pela professora seu nome e o login e senha
4. Realize os jogos propostos
5. Ao final a professora poderá acompanhar as pontuações de vocês
6. Divirtam-se! 😍


ATENÇÃO SENHORES PAIS/RESPONSÁVEIS E ALUNOS:

A AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo deverá ser retirada na escola dia 30/07, quinta - feira das 10h as 15h30  
Essa avaliação é muito importante! A nota será atribuída no 3º bimestre.   
         ______________________________________________________________
                                         Tecnologia -9º C
                                            Profº Maristela


Desafio quero ver a criatividade de vocês. Fazer um jogo Lúdico  pode ser de algum da internet porem a regra é que você tire foto de perfil com o jogo em mãos para provar que é realmente você que fez ok. E o será votado qual o melhor e na volta as aulas presenciais o ganhador terá um um brinde. Boa sorte 
Enviar 
_______________________________________________________


ARTE
Profº Michelle
(Apenas 9º C)
Atividade sobre a música "A cura tá no coração", de Gabriel O Pensador.
Assista através do link abaixo e responda:


1- Você concorda que a pandemia já deixou sequela? por quê?
2- Com qual intenção você acha que  o autor cita a história de Judas e de Jesus? 
3- Com que obra de Salvador Dali a música dialoga? 
4- Que mensagem a canção transmite? comente com suas palavras.
5- De que parte do texto você mais gostou? Justifique sua resposta.

Observação:
PROJETO DE VIDA
Profº Michelle
( Apenas 9ºA e 9ºB )

Atividade sobre a crônica "Empatia", da Martha Medeiros.
 Faça a leitura do texto e responda o que se pede, no caderno de Pojeto de vida: 
Empatia
As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para serem empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não nos identificar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer e os direitos que ele tem. 
Nada impede?
Desculpe, foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão auto-focada que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. "Narciso acha feio o que não é espelho". Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a ignorância. Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes dos seus será criticado em vez de aceito e considerado. Os ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam. 
E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que, mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses acima de todos e trabalham só para si mesmos, e aí os exemplos se empilham: políticos corruptos, empresários que só visam ao lucro em respeitar a legislação, pessoas que usam sua posição social para conseguir benefícios que deveriam ser conquistados pelos trâmites usuais, sem falar em atitudes prosaicas como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar namoros pelo Facebook, faltar a compromissos sem avisar antes, enfim, aquelas "coisinhas" que são feitas no automático sem pensar que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir prejudicado ou magoado. 
É um assunto recorrente: precisamos de mais gentileza etc e tal. Só que, para muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos. A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato. 
(Martha Medeiros)
1- Que mensagem o texto transmite? Comente: 
2- 
3-  Justifique o título da crônica acima, aproveitando para sugerir um outro:
4- 
5- 
6- 


OBSERVAÇÃO:
_______________________________________________________________________________

9º anos A, B e C - Inglês
Teacher Luciene

Roteiro de Atividade
Habilidades:
(EF09LI11)
(EF09LI18)

ESTUDOS INTENSIVOS
Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!
Na semana passada tivemos a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados, pois fizemos a recuperação do 2º Bimestre. Inclusive, no arquivo enviado tem o acesso a todos os conteúdos, assim como esses conteúdos podem ser acessados através do blog da escola.

Enfim, nessa nossa última semana do Bimestre, nós faremos uma revisão dos conteúdos através de um MAPA MENTAL.

Isso mesmo, você deverá produzir essa semana um completo, organizado e lindo MAPA MENTAL, que contenha TODO O CONTEÚDO da nossa matéria que foram estudados no 2º Bimestre (só as que eu enviei, não as do CMSP).
Quem não sabe o que é e/ou como fazer um mapa mental, pode acessar os links abaixo para entender um pouco mais antes de começar a fazer o seu:


Claro que você pode pesquisar mais ideias e maneiras de fazer. Apenas capriche e faça com muita atenção aproveitando para rever os conteúdos. Quero um trabalho completo em conteúdo e, também, agradável aos olhos, bonito! OK?!!!

Sugestão: Faça em uma cartolina, para caber todo o conteúdo. Ou cole algumas folhas de sulfite (vale páginas do caderno de Artes), pois elas não têm linhas e seu trabalho ficará mais limpo.

Ao terminar, envie uma foto, em que eu consiga ler tudo o que está escrito, no WhatsApp que está abaixo.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: 
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________

9º ano C - Português
Professora Luciene

Roteiro de Atividade
Habilidades:
EF09LP04B
EF69LP46

ESTUDOS INTENSIVOS
Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!
Na semana passada tivemos a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados, pois fizemos a recuperação do 2º Bimestre. Inclusive, no arquivo enviado tem o acesso a todos os conteúdos, assim como esses conteúdos podem ser acessados através do blog da escola.

Enfim, nessa nossa última semana do Bimestre, nós faremos uma revisão dos conteúdos através de um MAPA MENTAL.

Isso mesmo, você deverá produzir essa semana um completo, organizado e lindo MAPA MENTAL, que contenha TODO O CONTEÚDO da nossa matéria que foram estudados no 2º Bimestre (só as que eu enviei, não as do CMSP).
Quem não sabe o que é e/ou como fazer um mapa mental, pode acessar os links abaixo para entender um pouco mais antes de começar a fazer o seu:


Claro que você pode pesquisar mais ideias e maneiras de fazer. Apenas capriche e faça com muita atenção aproveitando para rever os conteúdos. Quero um trabalho completo em conteúdo e, também, agradável aos olhos, bonito! OK?!!!

Sugestão: Faça em uma cartolina, para caber todo o conteúdo. Ou cole algumas folhas de sulfite (vale páginas do caderno de Artes), pois elas não têm linhas e seu trabalho ficará mais limpo.

Ao terminar, envie uma foto, em que eu consiga ler tudo o que está escrito, no WhatsApp que está abaixo.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: 
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Disciplina: Geografia. Professora Cristiane

Habilidade : (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. Compreensão em leitura. Condições de produção e recepção de textos.

Acessar:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOVQZ8Vr5nJrNyqlP3vPWHZI3T7JpHhHsvk28A35We4jP0WA/viewform

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________







9º ano C - ELETIVA
Prof. Anderson Sanchez.

Habilidades: -Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com capacidade de lidar com elas e com a pressão de um grupo.

-Construir repertório lexical
Relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de
lazer, esportes, animais entre outros).


9º ano A e B - ARTE
Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: -Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com capacidade de lidar com elas e com a pressão de um grupo.

Semana de Estudos Intensivas (SEI).


Realize a atividade do link a seguir: ARTE 9A e 9B 2°BIMESTRE #form07 27/07 a 31/07 (SEI) SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS



__________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR NIVALDO
A atividades dessa semana será realizada através do link: 



______________________________________________________


História / Eletiva- Profissões / Geografia

Habilidades: Fazer uma reflexão sobre a situação socioemocial.

Acesse o link do Blog Ética e Cidadania e escreva seu comentário sobre os vídeos:

1) Mensagem sobre o Coronavírus.

2) Onde for Brasil vai ter Esperança!

 

Link:   http://professorleilson2015.blogspot.com/

 

____________________________________________________________

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 A, 9B e (C para o período de

DISCIPLINAS: CIENCIAS

TEMA: Texto motivacional – Lição da borboleta

Habilidades: Despertar no aluno o interesse em construir seu conhecimento diante de um momento tão diferente e  difícil, pelo qual estamos passando; Permitir aos estudantes o exercício do seu processo de aquisição de conhecimentos utilizando as ferramentas disponíveis por ele neste momento.

Semana de estudos intensivos

TEXTO MOTIVACIONAL

Lição da borboleta


        Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Através dela, um homem, por várias horas passou a observar a borboleta, vendo como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então verificou que ela parou de fazer qualquer progresso.

        Parecia que ela tinha ido mais longe que podia, que não conseguiria ir adiante. Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o casulo.

        A borboleta então saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas.

        O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!

        Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando, com um corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar...

        O que o homem, com sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo e o esforço realizado pela borboleta para passar pela pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

        Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas.

        Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ser e nunca poderíamos voar...

        Eu pedi força..., E Deus me deu dificuldades para me fazer forte.

        Eu pedi sabedoria..., E Deus me deu problemas para resolver.

        Eu pedi prosperidade..., E Deus me deu cérebro e músculo para trabalhar.

        Eu pedi coragem..., E Deus me deu perigo a superar.

        Eu pedi amor..., E Deus me deu pessoas com problemas para ajudar.

        Eu pedi favores..., E Deus me deu oportunidades.

        Eu não recebi nada do que pedi..., Mas recebi tudo o que precisava!!!

        Erzsebet Mangucci, autora do livro Vivendo a Leitura e a Escrita, da Solução Editora.

        Pense e reflita sobre o texto.

        E não se esqueça !

        Ninguém pode construir seu caminho, a não ser você mesmo.

        Assim como ninguém pode mudar você, a não ser você mesmo.

ESCREVA NO SEU CADERNO uma pequena reflexão sobre o texto.

Boa reflexão.

____________________________________________________________


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Disciplina: Geografia. Professora Cristiane

Habilidade : (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. Compreensão em leitura. Condições de produção e recepção de textos.

Acessar:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOVQZ8Vr5nJrNyqlP3vPWHZI3T7JpHhHsvk28A35We4jP0WA/viewform

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________-

Atividade de Português  - 27 a 31 de julho.

Profª. Néia- 9º A,B

 

Habilidades: Refletir acerca dos diversos papéis sociais desenvolvidos; Despertar a necessidade de atuação nos diversos espaços. Conhecer a origem da necessidade da relação entre os seres humanos; Entender a importância da família e da escola para vida em sociedade.

 

QUE LUGARES EU OCUPO?


 

A adolescência é a fase mais conturbada da vida dos seres humanos por ser o período de transição entre a infância e a idade adulta. Nessa fase ainda imperam atitudes de uma criança, mas, ao mesmo tempo, é esperada do adolescente uma postura adulta, ou seja, de uma fase ainda por vir.

Haja vista que: “Nos dias atuais, a família e a escola constituem os dois espaços principais de socialização das novas gerações. É sobretudo por meio dessas duas instituições que os jovens de hoje constroem sua identidade, formam seus valores e preparam-se para a vida adulta, em particular a vida profissional”.

 

Nessa aula, os estudantes refletirão sobre suas funções em diversos grupos sociais como a família, a escola, entre outros.

 

 

Atividade: Atuação social.

1º momento: Escuta da Música “Até quando?” Gabriel o Pensador.

 

• Vídeo da Música “Até quando?” Gabriel o Pensador (Disponível em)

http://www.youtube.com/watch?v=rH5TRzmOVFo

 

2º momento:  Leia o trecho destacado a seguir e responda:

Com relação à atuação do seu grupo, quais são as mudanças necessárias para uma melhor atuação na sociedade na qual estão inseridos?

“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da mente E quando a mente muda a gente anda pra frente E quando a gente manda ninguém manda na gente! Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura na mudança de postura a gente fica mais seguro na mudança do presente a gente molda o futuro!”

A)   Quais são as mudanças necessárias para uma melhor atuação na sociedade na qual estão inseridos?

 

B)   Você acredita que as pessoas, quando se unem em prol de alguma causa, conseguem mudar uma realidade? Se sim, você conhece algum exemplo?

 

C)    Se você fosse defender uma causa social, qual seria? Por quê?

 

3º momento: Reflexão sobre a atuação social dos estudantes junto com a família e a escola para construção de seus valores morais e sociais.

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

 

Devido ao fechamento do bimestre essa atividade será para uma reflexão e associação ao novo contexto que estamos vivendo por causa dessa pandemia.

Boa semana a todos!! 😊

_____________________________________________________________________

Eletiva de Fotografia - Profª Regiane 

competências socioemocionais: Motivação, Determinação, Colaboração e Criatividade.

Assista o vídeo abaixo que foi produzido com muito carinho e com participação especial de dois alunos. 

Se você preferir pode assistir pelo Youtube - https://youtu.be/ttoi0E0JF-Y
____________________________________________________

9ª Ano  - Eletiva Show Fachion – profª Aurinda

Analise a tirinha abaixo


 

Realizar através da observação, da sequência de imagem da mesma, uma reflexão do que era prioridade para você antes da pandemia e hoje após meses de quarentena e distanciamento social.

Quais eram suas prioridades antes do distanciamento social (pandemia)            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que passou a ser prioridade hoje para você, que vive o distanciamento social com o risco de contaminação

 

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________