Habilidades:
(EF09LI11)
(EF09LI18)
|
Habilidades:
EF09LP04B
EF69LP46
|
Disciplina: Geografia. Professora Cristiane
Habilidade : (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. Compreensão em leitura. Condições de produção e recepção de textos.
Acessar:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOVQZ8Vr5nJrNyqlP3vPWHZI3T7JpHhHsvk28A35We4jP0WA/viewform
-Construir repertório lexical
Relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de
lazer, esportes, animais entre outros).
Semana de Estudos Intensivas (SEI).
Habilidades: Fazer uma reflexão sobre a situação socioemocial.
Acesse o link do Blog Ética e Cidadania e escreva seu comentário sobre os vídeos:
1) Mensagem sobre o Coronavírus.
2) Onde for Brasil vai ter Esperança!
Link: http://professorleilson2015.blogspot.com/
____________________________________________________________
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 A, 9B e (C para o período de
DISCIPLINAS: CIENCIAS
TEMA: Texto motivacional – Lição da borboleta
Habilidades: Despertar no aluno o interesse em construir seu conhecimento diante de um momento tão diferente e difícil, pelo qual estamos passando; Permitir aos estudantes o exercício do seu processo de aquisição de conhecimentos utilizando as ferramentas disponíveis por ele neste momento.
Semana de estudos intensivos
TEXTO MOTIVACIONAL
Lição da borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Através dela, um homem, por várias horas passou a observar a borboleta, vendo como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então verificou que ela parou de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido mais longe que podia, que não conseguiria ir adiante. Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o casulo.
A borboleta então saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando, com um corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar...
O que o homem, com sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo e o esforço realizado pela borboleta para passar pela pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas.
Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ser e nunca poderíamos voar...
Eu pedi força..., E Deus me deu dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi sabedoria..., E Deus me deu problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade..., E Deus me deu cérebro e músculo para trabalhar.
Eu pedi coragem..., E Deus me deu perigo a superar.
Eu pedi amor..., E Deus me deu pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi favores..., E Deus me deu oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi..., Mas recebi tudo o que precisava!!!
Erzsebet Mangucci, autora do livro Vivendo a Leitura e a Escrita, da Solução Editora.
Pense e reflita sobre o texto.
E não se esqueça !
Ninguém pode construir seu caminho, a não ser você mesmo.
Assim como ninguém pode mudar você, a não ser você mesmo.
ESCREVA NO SEU CADERNO uma pequena reflexão sobre o texto.
Boa reflexão.
____________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Disciplina: Geografia. Professora Cristiane
Habilidade : (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. Compreensão em leitura. Condições de produção e recepção de textos.
Acessar:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOVQZ8Vr5nJrNyqlP3vPWHZI3T7JpHhHsvk28A35We4jP0WA/viewform
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________-
Atividade de Português - 27 a 31 de
julho.
Profª. Néia- 9º A,B
Habilidades:
Refletir acerca dos diversos papéis sociais desenvolvidos; Despertar a
necessidade de atuação nos diversos espaços. Conhecer a origem da necessidade
da relação entre os seres humanos; Entender a importância da família e da
escola para vida em sociedade.
QUE LUGARES
EU OCUPO?
A adolescência
é a fase mais conturbada da vida dos seres humanos por ser o período de transição
entre a infância e a idade adulta. Nessa fase ainda imperam atitudes de uma
criança, mas, ao mesmo tempo, é esperada do adolescente uma postura adulta, ou
seja, de uma fase ainda por vir.
Haja vista que:
“Nos dias atuais, a família e a escola constituem os dois espaços principais de
socialização das novas gerações. É sobretudo por meio dessas duas instituições
que os jovens de hoje constroem sua identidade, formam seus valores e
preparam-se para a vida adulta, em particular a vida profissional”.
Nessa aula,
os estudantes refletirão sobre suas funções em diversos grupos sociais como a
família, a escola, entre outros.
Atividade:
Atuação social.
1º momento:
Escuta da Música “Até quando?”
Gabriel o Pensador.
• Vídeo da
Música “Até quando?”
Gabriel o Pensador (Disponível em)
http://www.youtube.com/watch?v=rH5TRzmOVFo
2º momento: Leia o trecho destacado a seguir e responda:
Com relação à
atuação do seu grupo, quais são as mudanças necessárias para uma melhor atuação
na sociedade na qual estão inseridos?
“Muda que
quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da
mente E quando a mente muda a gente anda pra frente E quando a gente manda
ninguém manda na gente! Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem
doença sem cura na mudança de postura a gente fica mais seguro na mudança do
presente a gente molda o futuro!”
A)
Quais
são as mudanças necessárias para uma melhor atuação na sociedade na qual estão
inseridos?
B)
Você
acredita que as pessoas, quando se unem em prol de alguma causa, conseguem
mudar uma realidade? Se sim, você conhece algum exemplo?
C)
Se você fosse defender uma causa social, qual
seria? Por quê?
3º momento: Reflexão sobre a atuação social dos estudantes
junto com a família e a escola para construção de seus valores morais e
sociais.
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Devido
ao fechamento do bimestre essa atividade será para uma reflexão e associação ao
novo contexto que estamos vivendo por causa dessa pandemia.
Boa semana
a todos!! 😊
_____________________________________________________________________
9ª Ano - Eletiva Show Fachion – profª Aurinda
Analise a
tirinha abaixo
Realizar
através da observação, da sequência de imagem da mesma, uma reflexão do que era
prioridade para você antes da pandemia e hoje após meses de quarentena e
distanciamento social.
Quais
eram suas prioridades antes do distanciamento social (pandemia)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O que
passou a ser prioridade hoje para você, que vive o distanciamento social com
o risco de contaminação |
|
|
|
|
|
|
|
|
____________________________________________