AULA
DE ARTE: “MÚSICAS DE MATRIZES INDÍGENA,
AFRICANA
E AFRO-BRASILEIRA”
E.E.
CRISTIANE CHAVES BRAGA
9° ANO A e B - PROF. DIEGO
Orientações
1 - Vídeo no CMSP - Assistir a aula no Centro de Mídias (CMSP).
Aula: “Músicas de Matrizes Indígena, Africana e Afro-Brasileira”
2 - Atividade
Parte 1 - Responder o questionário pessoal abaixo com base em suas vivências e conhecimentos de mundo sobre música e trazer na próxima aula para discussão/contextualização com base na aula passada e no CMSP
.Questionário pessoal sobre música e seus elementos:
1.O
que são usos, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.
2.
O que é um gênero musical?
3.
O que é estilo musical?
4.
Quais as diferenças entre estilo e gênero musical?
5.
O que você entende por música popular?
6.
Quais gêneros de música popular brasileira você conhece?
7.
Quais gêneros de música popular estrangeira você conhece?
8.
Comente como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
9.
O que você entende sobre contextos de produção e circulação da música?
10.
De quais artistas da música popular brasileira você se lembra?
11.
De quais artistas da música popular estrangeira você se lembra?
12.
O que você entende sobre o significado de patrimônio cultural material e
imaterial?
13.
De que forma as matrizes africanas, indígenas e europeias influenciaram a
construção da música popular brasileira?
14. Quais músicas com referências de matrizes indígenas, africanas ou europeias, você conhece? Como identificou essas referências?
Responder o questionário no Google Forms: