E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
TECNOLOGIA – 6º ano A
Prof.ª: Silvia Mara
Semana:09/11/2020
a 13/11/2020
Conteúdo:
Comandos de programação
Habilidade:(EF67TEC01) Identificar e explorar as TDIC, reconhecendo suas
especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos de uso.
Link da atividade: https://forms.gle/PHrAS178uA4MPtnk6
6º ano B - Educação Física
Profº Júnior
https://forms.gle/M5yCKN3acxep5Cs57
PROJETO DE VIDA
PROFESSORA MICHELLE
6º A
ATIVIDADE: Desenho
Faça uma ilustração em seu caderno de projeto de vida, sobre consciência negra, seguida de frases, seguindo as tradições e culturas deles.
Tecnologia – 6º B
Professora -
Maristela
Atividades caderno do
aluno das paginas 215 e
216
Atividade 2 – Navegar com segurança
Atividade 3 – Humanos, pets e a tecnologia
Atividade 4 – Tempo e o seu tempo…
E –mail : formentini2@gmail.com
ou 98136- 5627
Os mosteiros medievais
Entre a chamada Antiguidade Tardia e
a Alta Idade Média,
isto é, por volta dos séculos V e VI d.C., o cristianismo procurava
sobressair-se e estabelecer-se enquanto instituição religiosa em meio às crises
deflagradas pelas invasões bárbaras, que assolaram o Império Romano. Sendo uma
religião de caráter universal, o cristianismo conseguiu agregar indivíduos das
mais diversas regiões do mundo, desde a Ásia Menor até o norte da Europa. Além
das organizações em bispados e da centralidade da autoridade religiosa na
figura do papa, outras formas de vivência da experiência cristã passaram a
tornar-se fundamentais. A vida monástica e
a construção dos mosteiros foram umas
dessas formas de vivência.
Mais que uma
simples vida religiosa, a vida monástica caracterizou-se pela reclusão e pelo
ascetismo, isto é, pela opção de uma vida isolada do convívio comum com outras
pessoas, que não outros monges, e submetida à austeridade e à disciplina (o que
configura a ascese). O grande símbolo da vida monástica que se tornou o modelo
para todas as gerações posteriores de monges foi Santo Antão do Deserto (ou
Santo Antão do Egito, como também ficou conhecido), que viveu
entre os séculos III e IV d.C.
Os primeiros
monges cristãos, como Antão, eram eremitas ou anacoretas. Isso quer dizer que
se retiravam do convívio social e iam para lugares completamente despovoados,
como os desertos, para viveram sozinhos. Depois, por volta do fim do século VI,
houve o desenvolvimento do sistema cenobítico.
O monaquismo cenobita, ao contrário do anacoreta, caracterizava-se pela vida em
cenóbio, isto é, em comunidade. Foram os monges cenobitas que passaram a
construir os mosteiros no início da Idade Média.
Os mosteiros medievais, fossem católicos ou ortodoxos, eram
construídos em lugares bem distantes de quaisquer centros urbanos que tivessem
grande fluxo de pessoas. Um exemplo notório é o mosteiro de Simonos
Petras, na Grécia, construído no alto de um penhasco, no Monte
Athos. A
vida nos mosteiros era, além de ser dedicada a orações, meditação, disciplina
corporal etc., também marcada pela divisão de tarefas do cotidiano, como o
trabalho na lavoura, o trabalho na cozinha, o asseio com as dependências do
mosteiro, entre outras.
Um dos grandes responsáveis pela formulação de normas para a
vida no mosteiro foi Bento de Núrsia (Itália).
Seu conjunto de normas ficou conhecido como Regra de São Bento. Em sua
“Regra”, São Bento expunha, item por item, como deveria ser o comportamento dos
monges, o modo certo e as horas certas de rezar, como manusear e guardar os
instrumentos usados na lavoura, entre outras coias.
O modelo da
vida monástica teve grande impacto na Idade Média, sobretudo por apresentar-se
como modelo civilizatório e moralizador. Da mesma forma, os mosteiros
tornaram-se ícones da Idade Média, como ocorreu com as UNIVERSIDADES, que também se desenvolveram no mesmo
período.
Bons estudos!
Qualquer dúvida entre em contato!
__________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 6º ano B
Em
continuação a última aula veremos agora as soluções positivas e negativas de
alguma situação que vocês escolheram.
Agora
mediante as situações elencadas. Leia e registre na ficha abaixo quais valores
foram utilizados.
A solução
positiva poderia ser guiada pelos valores:
•
Solidariedade
• Cooperação
• Compaixão
• Cuidado
com o outro
•
Acolhimento
• Delicadeza
• Lealdade
•
Sinceridade
• Respeito
• Tolerância
•
Honestidade
• Ética
A solução
negativa poderia ter como base:
• Descaso
•
Indiferença
• Descuido
•
Indelicadeza
• Egoísmo
•
Intolerância
•
Deslealdade
•
Desonestidade
Após o
termino envie para 996460862
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor
Eliezer eletiva alimentação saudável.
Revisão
responda:
Quais são os
alimentos energéticos extra:
Quais são os
alimentos construtores:
Quais são os
alimentos reguladores:
Quais são os
alimentos energéticos:
Após o
termino envie para 996460862
____________________________________________________________________________________________________________________________
Geografia – Profª Regiane – 6° Ano
Acesse o link e realize a atividade proposta.
Professora Eliane
Habilidades
(EF06LI16) - Construir repertório relativo às expressões usadas
para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/SofULjt1xD1FoJEw6
Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através
do e-mail. eliane.criss10e@gmail.com ou pelo whatsapp 987318860.