E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
TECNOLOGIA – 6º
ano A
Prof.ª: Silvia
Mara
Semana: 03/11/2020 a 06/11/2020
Conteúdo: Pensamento Computacional- Internet Segura
Habilidades: (EF67TEC11) – Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meios digitais, posicionando-se de maneira empática e crítica.
( EF67TEC15) – Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, em jogos,Ø em redes sociais, entre outros, bem como sobre as vulnerabilidades da internet.
(EF67TEC17) – Utilizar ferramentas digitais on-line e off-line para executar tarefas.
Professor
Eliezer projeto de vida 6º ano B
Objetivo:
Refletir sobre os valores, positivos e negativos, presentes em situações
diárias e na busca do bem-estar.
Vamos
pensar como os valores podem contribuir para o nosso bem-estar coletivo, quando
buscamos conviver na escola, na nossa comunidade, com nossos colegas,
familiares de forma saudável. Todos nós estamos sujeitos a errar faz parte da
vida. Mas, a partir dos erros, podem ser desenvolvidas novas
Aprendizagens. Lembre-se aprendemos um
com os outros.
ATIVIDADE 1
Pense em
situações conflituosas que você vivenciou ou que soube pela televisão ou por
outras pessoas. Lembre-se de alguma em que a solução foi positiva para todos. E
de outra em que a solução encontrada foi injusta.
Situação 1
Qual foi o
conflito?
Qual foi a
solução (positiva para todos)?
Situação 2
Qual foi o
conflito?
Qual foi a
solução (injusta para todos)?
Professor
Eliezer eletiva alimentação saudável.
Bem pessoal
sabemos que o verão está chegando, e no calor todos gostam de uma piscina,
praia e sol, existem alimentos que auxilia no bronzeamento e na proteção da
pele, faça uma pesquisa de pelo menos 5 desses alimentos.
Após o
termino envie para 996460862
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Qualquer dúvida entre em contato!
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Educação Física
Profª Junior 6ºB
TECNOLOGIA
NO COTIDIANO.
Atividade
1 da pagina 214
NAVEGAR
COM SEGURANÇA
Atividade
2 pagina 215
formentini2@gmail.com
ou whatsApp 981365627
Como surgiram as cores?
De onde vieram os nomes das cores? Descreva cada nome.
formentini2@gmail.com
ou whatsApp 981365627
Queda do
Império Romano
A
desagregação do Império Romano também é conhecida como a queda da parte
ocidental do império. Foi resultado de uma crise que se instalou a partir do
século III d.C.
Desagregação é o termo que os historiadores utilizam para explicar a queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador
romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo. A parte ocidental
do império foi ocupada pelos germânicos, e a parte oriental continuou existindo
sob o nome de Império
Bizantino.
Crise do Império Romano
A crise
do Império Romano iniciou-se a partir do século II-III d.C. Marcaram
esse período a crise econômica, a corrupção, os sucessivos golpes e
assassinatos realizados contra imperadores e, como elemento final, as invasões
germânicas.
O
século III foi marcado por uma grande sucessão de imperadores, o que evidenciou
a instabilidade desse período, pois, em um período aproximado de 50 anos, o
Império Romano teve cerca de 16 imperadores – muitos deles mortos após
conspirações.
Além disso, o fim da expansão territorial romana afetou
fortemente a economia. A partir do século II, o Império Romano passou a
priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou
diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros
de guerra levados ao Império como escravos. A crise
do sistema escravista foi ampliada na medida em que os povos
conquistados recebiam o direito à cidadania romana.
Esse contexto desencadeou uma
crise econômica em razão da diminuição da produção agrícola e do encarecimento
dos alimentos. O encarecimento dos alimentos gerou fome, e revoltas aconteceram
em determinadas regiões. Além disso, essa crise econômica afetou diretamente a manutenção
dos exércitos localizados nos limes, as fronteiras
do Império Romano.
Germânicos
A crise econômica resultou na
diminuição do contingente militar romano e, assim, as fronteiras tornaram-se
vulneráveis aos ataques estrangeiros. As fronteiras sempre foram ameaçadas por
povos estrangeiros, mas, a partir do século II, essa ameaça acentuou-se e, no
século V, tornou-se insustentável com o fluxo migratório dos germânicos.
Os povos germânicos eram
chamados de “bárbaros” pelos romanos por não compartilharem a mesma cultura e
por não falarem latim. Eles habitavam regiões ao norte e leste das fronteiras
do império, que eram chamadas de Germânia pelos romanos. Além disso, parte dos
povos germânicos – em sua maioria, pagãos – converteram-se ao cristianismo arianista,
que havia sido condenado pela Igreja Católica como heresia. Isso contribuiu
para que a rivalidade entre romanos e germânicos aumentasse. O arianismo era
uma interpretação teológica do Cristianismo que negava a divindade de Jesus
Cristo.
As INVASÕES BÁRBARAS, em geral, são explicadas pelo resfriamento climático e pelo
aumento populacional, o que criou uma necessidade por melhores terras para
garantir a sobrevivência. Por essa razão, partes do Império Romano (Gália e
Península Ibérica) já haviam sido invadidas desde o século III.
O principal motivo levantado pelos historiadores para
explicar a grande migração germânica do século V foi a chegada dos hunos
– um povo nômade que havia migrado desde as estepes da Ásia
Central. Por onde chegavam, os hunos traziam pânico, e muitos povos escolhiam
fugir da presença huna. A chegada dos hunos causou a migração de dois povos
para as terras ocidentais do Império Romano: Ostrogodos e bergúndios.
Em 410, a cidade de Roma foi saqueada pelos visigodos e, a
partir daí uma sucessão de povos invadiu as terras romanas: alanos,
suevos, vândalos,
alamanos, jutos, anglos, saxões, hunos, francos etc. Todos esses povos, ao perceberem o
enfraquecimento da parte ocidental do Império Romano, instalaram-se nas terras
e criaram novos reinos. Muitos deles foram absorvidos por outros a partir da
guerra.
O Império Romano do Ocidente agonizou até 476, quando a
cidade de Roma foi invadida pelos hérulos e o último imperador romano foi
destituído. O estabelecimento dos povos germânicos nas antigas terras romanas
levou ao surgimento de novos reinos, que originaram as nações modernas da
Europa. As transformações que aconteceram nesse processo resultaram na formação
das características que definiram a Europa no auge do PERÍODO MEDIEVAL.
Inglês 6º ano (03/11
a 06/11)
Professora Eliane
Habilidades
(EF06LI16) - Construir repertório relativo às expressões
usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/1Fv8hFXbFjxwETdr7
Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através
do e-mail. eliane.criss10e@gmail.com ou pelo whatsapp 987318860.
Geografia – Profª Regiane – 6° Ano
Acesse o link e realize a atividade proposta.
https://forms.gle/dEZyhYxjVCcFn6de8