-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

28 outubro, 2020

9º ANO: 26 DE OUTUBRO A 29 DE OUTUBRO

  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Aulas Online 

________________________________________________________________________

Matemática 9ºC - Magaly 

Habilidades: EF05MA18 – Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de tecnologias digitais. 

Boa tarde, pessoal! Tudo bem? Estou enviando a atividade desta semana, vamos realizar um formulário com algumas questões do caderno "Aprender Sempre". Bons estudos! 🤓 

Prof.ª Néia – 9º ano A, B

Recuperação de Português de 26 a 23 de outubro 2020.

Habilidades (EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos, (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referencias explicitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos, (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Gênero: Leitura e interpretação textual- Aprender sempre, volume 3

Aula 2:  IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

1-Leia com atenção o texto, a seguir:

“Diálogos na USP” discute as mudanças climáticas e possíveis soluções

As mudanças climáticas estão acontecendo agora e não precisamos esperar o futuro para ver os efeitos. Especialistas garantem que a solução passaria por medidas de Estado.

A Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global “abaixo de 2°C em relação aos níveis préindustriais”, corre o sério risco de não ser alcançada. Isso porque as principais economias, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, estão aquém de suas promessas. O planeta está, agora, quase um grau mais quente do que estava antes do processo de industrialização, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os 20 anos mais quentes da história foram registrados nos últimos 22 anos, sendo que os anos de 2015 a 2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking, diz a OMM. O ano passado, por exemplo, bateu todos os recordes. Se essa tendência continuar, as temperaturas poderão subir de 3 a 5 graus até 2100.

Mas, afinal, o quão quente o planeta ficou e o que podemos fazer em relação a isso?

Para falar sobre mudanças climáticas e as possíveis soluções, o  Diálogos na USP  recebeu os professores  Emerson Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, presidente da Associação Brasileira de Climatologia entre 2008 e 2010, e Marcelo Marini Pereira de Souza, titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.

Marcelo Marini alerta para o fato de que as mudanças climáticas já estão ocorrendo, não é algo que ocorrerá no futuro. "Não é um clique para daqui a pouco, esse clique já aconteceu", comenta. Segundo o professor, os problemas não têm apenas viés econômico, mas também um grande impacto ambiental, sendo que "o grande problema ambiental hoje é a perda de biodiversidade", causada principalmente pela ação humana e por essas mudanças no clima. "O ser humano insiste em contribuir com esse processo e não atender às questões globais, atendendo apenas aos interesses econômicos", afirma

Emerson Galvani destaca que não há mais dúvidas de que o planeta está esquentando: "Hoje já é consenso que a temperatura está aumentando, tanto em áreas urbanizadas quanto não urbanizadas". De acordo com o professor, a causa seria "uma força natural, associada aos ciclos geológicos, e uma força humana". Ele cita como exemplo de força humana os veículos que utilizamos no dia a dia e que liberam gases estufa.

https://jornal.usp.br/atualidades/dialogos-na-usp-discute-as-mudancas-climaticas-e-possiveis-solucoes/%3C.Acesso

 

2- Após a leitura e compreensão deste texto, responda às perguntas a seguir.

a.       Do que o texto fala?

 

 

b.       Releia este trecho:

“A Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global ‘abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais’, corre o sério risco de não ser alcançada”.

Como essa afirmação é sustentada no texto?

 

c.       Que causas são atribuídas a esse fato?

 

 

     d. Observando as causas antrópicas, provocadas pelo homem, pense em três intervenções que você, individualmente, poderia fazer para ajudar a diminuir a velocidade dessas mudanças climáticas. Escreva um parágrafo expondo suas ideias.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 _________________________________________________________________________


                                                       MATEMÁTICA PROFESSOR DANILO 9 A e B

                                         FIGURAS PLANAS : NÚMEROS DE LADOS E ÂNGULOS 
                                                      AULA 1 RESPONDER EXERCÍCIO 4 
                                                        APRENDER SEMPRE VOLUME 3



______________________________________
CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de        26/10   a   30/10

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                                  4 ºBIMESTRE      

TEMA: COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

Habilidades:(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/YdQ9jSgfAqYpkNYa9

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – COMPOSIÇÃO,
ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR


Nesta Situação de Aprendizagem vamos aprofundar os estudos sobre a estrutura do Sistema Solar: quais corpos celestes estão presentes na sua constituição, quais são suas características e propriedades e qual é sua localização no Universo.

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA SOLAR

 Faça leitura em livros, revistas, jornais, internet e até mesmo em cadernos dos anos anteriores para relembrar a respeito do que você já sabe sobre o Sistema Solar.

Depois responda as atividades no link acima.

Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:  

 prof.jeni@outlook.com

_______________________________________________________________________

9º ano C -  Eletiva

Prof. Anderson

Habilidades -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação. -
-identificar e diferenciar esportes.
-Identificar características especificas dos esportes radicais
Parte II

Continuação aquisição de vocabulário sobre Esportes e Esportes radicais/de aventura em inglês. Questões envolvendo sports and adventure sports with images (2 aulas). Devolutiva via Google forms.

Realize a atividades do link a seguir:

ELETIVA 9°C 4°BIMESTRE #02 26/10 a 30/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebGl6LnU9_Uu6jSOxKr6e1Kn-2IZ8H_pLovl4y16YniZy0fQ/viewform


_______________________________________________________________________

9º ano A e B -  Arte

Prof. Anderson


Habilidade:Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários. Aula com enfoque na ILUMINAÇÃO.

Caderno do aluno, 9°ano, E.F, Volume 3. TEATRO e CINEMA, Situação de Aprendizagem III (ADAPTADO) páginas 16 e 17. Devolutiva via Google forms. (2 aulas)

ATENÇÃO, A atividade a seguir é a mesma da aula passada... poucos alunos fizeram. Caso você já tenha respondido, não responder novamente.

ARTE 9°A e 9°B 4°BIMESTRE #01 19/10 a 23/10 + 26/10 a 30/10

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffjai6KX2tuIPqSsnx9ZWveSeMV7hTca6vR-xCQMYgD4ydKg/viewform

_______________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9 B

Habilidade: Utilizar as TDIC para promover prática de consumo consciente.

Recebi poucas atividades então continuaremos com os exercícios da semana passada
(quem já fez não é necessário responder novamente)


__________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C

 

 

Atividade baseada na página 242 caderno do aluno volume 4.

 

Esta atividade será bem interessante, pois você terá a oportunidade de refletir sobre o seu tempo gasto nas tarefas do dia a dia e perceber se o desenvolvimento do seu Projeto de Vida está sendo incluso de forma que você planejou. E como fará isso? Em primeiro lugar, você irá estabelecer quais ações do seu projeto são prioritárias e em que prazo poderão ser cumpridas: curto, médio ou longo prazo. Depois, definirá o prazo de cumprimento delas, distribuído durante os três anos estabelecidos como período para desenvolvimento de seus projetos e a ordem em que serão iniciadas.




Após o termino enviar para 996460862

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A

 

Atividade 2 – Quem controla o tempo?

Em 2018, uma pesquisa feita pelo Pew Research Center1, nos Estados Unidos, mostrou que 54% dos jovens entre 13 e 17 anos consideravam excessivo o tempo que gastavam na telinha do celular. É bom lembrar que existem diversos aplicativos e recursos de configuração tanto nos aparelhos quanto nas plataformas (Facebook e Instagram, por exemplo) que monitoram o tempo gasto e ajudam os usuários a lembrar que existe muita vida fora das redes, da internet e longe do celular.

Você sabe quanto tempo gasta na internet por dia? Preencha a tabela e estime as horas (ou minutos) que gasta em cada recurso ao longo do dia.



Após o termino envie para 996460862


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Disciplina Geografia. ProfªCristiane lá...Uma boa a tarde a todos. Desejo uma excelente semana. segue as atividades dessa semana.https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMDErQWMaZi1HGHzWRCB1ta6GmKmuShiqjgW_Kk0z3gHXgaQ/viewform

____________________________________________________________________


________________________________________________________________


Educação física professor Emerson 9°B


Recuperação


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2MY1B9WhMk0VMlBGiDSKmOneFCACJrpdPEC_Ars6xeVazZA/viewform?usp=sf_link

____________________-_________________________________________

9º anos A, B e C - Inglês

Teacher Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 19/10/2020 a 23/10/2020

Habilidades:

(EF09LI18)    Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

 


Esta pesquisa é de interesse meramente cuIturaI, e não reIigioso, e tem o intuito de promover conhecimento sobre a história e o enraizamento do costume na cuItura americana:

 

HeIIo guys, how are you?

 

Para esta semana vocês devem reaIizar uma pesquisa sobre o HaIIoween. Sua busca deve se concentrar em detaIhar os seguintes aspectos:

 

¨      O que é o HaIIoween, como e onde teve início?

¨      Quais são as tradicionais cores, símboIos e significados dentro do HaIIoween?

¨      QuaI é a história do HaIIoween no BrasiI?

¨      Quais aspectos na cuItura brasiIeira se assemeIham com o HaIIoween?

 

Seu trabaIho deve ter: Capa (com títuIo do trabaIho, seu nome compIeto, número e série), introdução, desenvoIvimento e concIusão).

 

Sua pesquisa deve ser saIva em formato PDF e enviada até a sexta-feira, dia 30/10, via WhatsApp.

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

_________________________________________________________________________

9º ano C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 26/10/2020 a 30/10/2020

Habilidades:

(EF89LP03)  "Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos."

(EF89LP04A) “Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.”

  

A atividade abaixo pode ser respondida através do seguinte formulário:

 

https://forms.gle/VtfjiSLUhVVYAn1q9

 

Para a reaIização desta, e das demais atividades do quarto bimestre, iremos utiIizar o caderno Aprender Sempre, que em breve poderá ser retirado na Secretaria da escoIa (Aguardem orientações para saber quando poderão retirar).

 

EIe é um materiaI de apoio, para um reforço nos estudos e na recuperação de conteúdos que iremos trabaIhar, juntamente com o CMSP.

 

Nessa primeira semana do PIano de Recuperação, iremos reaIizar a AuIa 1 do caderno. O mesmo já foi tema de auIa do CMSP, então veremos se restou aIguma dúvida ou aIguma dificuIdade para vocês entenderem o conteúdo.

 

Então a AuIa 1, páginas de 3 a 5, pode ser feita no próprio caderno (envie foto quando terminar), ou via formuIário, que deixei Iinkado acima.

 

 Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

_________________________________________________________________________

Disciplina: Projeto de Vida
Profª Michelle
Apenas alunos do 9º Ano A e B

Atividade valendo nota 4º Bimestre
Assistir Aula do CMSP : Link da Vídeo aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=trxCUmOh9O8
Baseado no vídeo aula do CMSP responder as perguntas:
1. Quando um colega me pede que o ajude nos trabalhos de casa, ajudo-o como souber? Marque um X na opção que achar adequada
Não sou nada assim Quase nunca sou assim Às vezes sou assim Às vezes sou assim Sou sempre assim
Agora explique o porquê de sua escolha:
R:
2. Quando algo ou alguma coisa que quero, não do certo, como você deve agir?
R:
3. O que te estimula a buscar algo que você quer e que é importante para você?
R:
4: O que os desafios te proporcionam em sua vida?
R:
5. Nossa vida pode ser comparada a um jogo? Explique
R:
6. Sobre seus planos e projetos, como você deve agir para conquistar os seus objetivos, explique:
14/10 - 9º ano EF - Projeto de Vida - Desafio dos superpoderes

__________________________________________________________________________

______________________________________

Eletiva de Fotografia – Profª Regiane 

Acesse o link e realize a atividade proposta.

https://forms.gle/smHjtZM4fdgjFPHr8

_________________________________________


Tecnologia - 9º C
O que é Nativos digitais?
                                Cite alguns exemplos;
                 E o que a tecnologia mudou na vida das pessoas?

    Enviar por email formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627


DISCIPLINA: ARTE

PROFESSORA: MICHELLE

Apenas para  9º ano C

 
ATIVIDADE 4º BIMESTRE: Pesquise e responda em seu caderno de arte.

O que é teatro de animação? 
O que compõem o teatro de formas animadas? 
Dentro das funções do teatro , o que são necessárias na montagem teatral e criação de personagens? 
Quais são os principais elementos do teatro? 
Qual a diferença entre cena e esquete?




                 

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO9º A / 9ºChttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo4E43NTWti1Ly4CsbsXx5Fa5nzQpXck3nORbrR7_mWZTnag/viewform?usp=sf_link 

_________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.     

HabilidadesParticipar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.     

PRODUÇÃO DE FIGURINO!    




Essa semana vocês irão criar um figurino!

ROTEIRO:

1- Escolha um personagem, pode ser de: uma peça de teatro, filme, livro, novela, série, etc. 

 2- Recrie o figurino do personagem utilizando material que possui em casa: roupas e qualquer adereço ou material que queira para construir o figurino. Existe a opção de criar o figurino no computador, com montagem ou utilizando algum programa que permita essa edição. Também pode ser feito um desenho, ou colagem no sulfite.

 3- Envie a foto do figurino no grupo do whatssap ou no número 993965461.

 4- IMPORTANTE: Escreva o nome do personagem, explique sua função e de qual peça de teatro, filme, livro, novela, série, ele foi retirado. 

________________________________________________________________