E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Prof.ª Néia – 9º ano A, B
Recuperação de Português de 26 a 23 de outubro 2020.
Habilidades (EF67LP07A)
Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais,
construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação,
entre outros) em textos argumentativos, (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários
e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música,
artes visuais e midiáticas), referencias explicitas ou implícitas a outros
textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos, (EF69LP48)
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos
sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de
linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no
papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
Gênero: Leitura e interpretação textual-
Aprender sempre, volume 3
Aula 2:
IDENTIFICANDO
AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
1-Leia com atenção o texto, a seguir:
“Diálogos na USP” discute as mudanças
climáticas e possíveis soluções
As mudanças climáticas estão acontecendo agora e não
precisamos esperar o futuro para ver os efeitos. Especialistas garantem que a
solução passaria por medidas de Estado.
A Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do
Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média
global “abaixo de 2°C em relação aos níveis préindustriais”, corre o sério
risco de não ser alcançada. Isso porque as principais economias, incluindo os
Estados Unidos e a União Europeia, estão aquém de suas promessas. O planeta
está, agora, quase um grau mais quente do que estava antes do processo de
industrialização, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os
20 anos mais quentes da história foram registrados nos últimos 22 anos, sendo
que os anos de 2015 a 2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking, diz a
OMM. O ano passado, por exemplo, bateu todos os recordes. Se essa tendência
continuar, as temperaturas poderão subir de 3 a 5 graus até 2100.
Mas, afinal, o quão quente o planeta ficou e o que podemos
fazer em relação a isso?
Para falar sobre mudanças climáticas e as possíveis
soluções, o Diálogos na USP recebeu os professores Emerson
Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas da USP, presidente da Associação Brasileira de Climatologia
entre 2008 e 2010, e Marcelo Marini Pereira de Souza, titular da Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
e presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.
Marcelo Marini alerta para o fato de que as mudanças
climáticas já estão ocorrendo, não é algo que ocorrerá no futuro. "Não é
um clique para daqui a pouco, esse clique já aconteceu", comenta. Segundo
o professor, os problemas não têm apenas viés econômico, mas também um grande
impacto ambiental, sendo que "o grande problema ambiental hoje é a perda
de biodiversidade", causada principalmente pela ação humana e por essas
mudanças no clima. "O ser humano insiste em contribuir com esse processo e
não atender às questões globais, atendendo apenas aos interesses
econômicos", afirma
Emerson Galvani destaca que não há mais dúvidas de que o
planeta está esquentando: "Hoje já é consenso que a temperatura está
aumentando, tanto em áreas urbanizadas quanto não urbanizadas". De acordo
com o professor, a causa seria "uma força natural, associada aos ciclos
geológicos, e uma força humana". Ele cita como exemplo de força humana os
veículos que utilizamos no dia a dia e que liberam gases estufa.
2- Após a leitura e compreensão deste texto, responda às
perguntas a seguir.
a.
Do que o texto fala?
b.
Releia este trecho:
“A Organização das Nações Unidas
vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o
aumento da temperatura média global ‘abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais’,
corre o sério risco de não ser alcançada”.
Como essa afirmação é sustentada
no texto?
c.
Que causas são atribuídas a esse fato?
d. Observando as
causas antrópicas, provocadas pelo homem, pense em três intervenções que você,
individualmente, poderia fazer para ajudar a diminuir a velocidade dessas
mudanças climáticas. Escreva um parágrafo expondo suas ideias.
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 26/10 a 30/10
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 4 ºBIMESTRE
TEMA: COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO
SISTEMA SOLAR
Habilidades:(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do
Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos
menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via
Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/YdQ9jSgfAqYpkNYa9
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – COMPOSIÇÃO,
ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR
Nesta Situação de Aprendizagem vamos aprofundar
os estudos sobre a estrutura do Sistema Solar: quais corpos celestes estão
presentes na sua constituição, quais são suas características e propriedades e
qual é sua localização no Universo.
COMPOSIÇÃO DO SISTEMA SOLAR
Faça leitura em livros,
revistas, jornais, internet e até mesmo em cadernos dos anos anteriores para
relembrar a respeito do que você já sabe sobre o Sistema Solar.
Depois responda as atividades no link acima.
Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:
prof.jeni@outlook.com
9º ano C - Eletiva
Prof.
Anderson
-identificar e diferenciar esportes.
-Identificar características especificas dos esportes radicais
Parte II
Continuação aquisição de vocabulário sobre Esportes e Esportes radicais/de aventura em inglês. Questões envolvendo sports and adventure sports with images (2 aulas). Devolutiva via Google forms.
ELETIVA 9°C 4°BIMESTRE #02 26/10 a 30/10
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebGl6LnU9_Uu6jSOxKr6e1Kn-2IZ8H_pLovl4y16YniZy0fQ/viewform
9º ano A e B - Arte
Prof. Anderson
Habilidade:Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários. Aula com enfoque na ILUMINAÇÃO.
Caderno do aluno, 9°ano, E.F, Volume 3. TEATRO e CINEMA, Situação de Aprendizagem III (ADAPTADO) páginas 16 e 17. Devolutiva via Google forms. (2 aulas)
ATENÇÃO, A atividade a seguir é a mesma da aula passada... poucos alunos fizeram. Caso você já tenha respondido, não responder novamente.
ARTE 9°A e 9°B 4°BIMESTRE #01 19/10 a 23/10 + 26/10 a 30/10
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffjai6KX2tuIPqSsnx9ZWveSeMV7hTca6vR-xCQMYgD4ydKg/viewform
_______________________________________________________________________
Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C
Atividade baseada na página 242 caderno do aluno volume 4.
Esta atividade será bem interessante, pois você terá a
oportunidade de refletir sobre o seu tempo gasto nas tarefas do dia a dia e
perceber se o desenvolvimento do seu Projeto de Vida está sendo incluso de
forma que você planejou. E como fará isso? Em primeiro lugar, você irá
estabelecer quais ações do seu projeto são prioritárias e em que prazo poderão
ser cumpridas: curto, médio ou longo prazo. Depois, definirá o prazo de cumprimento
delas, distribuído durante os três anos estabelecidos como período para desenvolvimento
de seus projetos e a ordem em que serão iniciadas.
Após o termino enviar para 996460862
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Atividade 2
– Quem controla o tempo?
Em 2018, uma
pesquisa feita pelo Pew Research Center1, nos Estados Unidos, mostrou que 54%
dos jovens entre 13 e 17 anos consideravam excessivo o tempo que gastavam na
telinha do celular. É bom lembrar que existem diversos aplicativos e recursos
de configuração tanto nos aparelhos quanto nas plataformas (Facebook e
Instagram, por exemplo) que monitoram o tempo gasto e ajudam os usuários a
lembrar que existe muita vida fora das redes, da internet e longe do celular.
Você sabe quanto tempo gasta na internet por dia? Preencha a tabela e estime as horas (ou minutos) que gasta em cada recurso ao longo do dia.
Após o
termino envie para 996460862
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Disciplina Geografia. ProfªCristiane lá...Uma boa a tarde a todos. Desejo uma excelente semana. segue as atividades dessa semana.https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMDErQWMaZi1HGHzWRCB1ta6GmKmuShiqjgW_Kk0z3gHXgaQ/viewform
____________________________________________________________________
________________________________________________________________
Educação física professor Emerson 9°B
Recuperação
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2MY1B9WhMk0VMlBGiDSKmOneFCACJrpdPEC_Ars6xeVazZA/viewform?usp=sf_link
____________________-_________________________________________
9º
anos A, B e C - Inglês
Teacher
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 19/10/2020
a 23/10/2020
Habilidades: (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa
para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de
novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial. |
Esta pesquisa é de interesse meramente cuIturaI, e não reIigioso, e tem o intuito de promover conhecimento sobre a história e o enraizamento do costume na cuItura americana:
HeIIo guys, how are
you?
Para esta semana vocês
devem reaIizar uma pesquisa sobre o HaIIoween. Sua busca deve se
concentrar em detaIhar os seguintes aspectos:
¨ O que é o HaIIoween,
como e onde teve início?
¨ Quais são as
tradicionais cores, símboIos e significados dentro do HaIIoween?
¨ QuaI é a história do
HaIIoween no BrasiI?
¨ Quais aspectos na
cuItura brasiIeira se assemeIham com o HaIIoween?
Seu
trabaIho deve ter: Capa (com títuIo do trabaIho, seu nome compIeto, número e
série), introdução, desenvoIvimento e concIusão).
Sua pesquisa deve ser saIva em
formato PDF e enviada até a sexta-feira, dia 30/10, via WhatsApp.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_________________________________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 26/10/2020
a 30/10/2020
Habilidades: (EF89LP03) "Analisar textos de opinião (artigos de
opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de
redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e
fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a
esses textos." (EF89LP04A) “Identificar
argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.” |
A
atividade abaixo pode ser respondida através do seguinte formulário:
https://forms.gle/VtfjiSLUhVVYAn1q9
Para a reaIização
desta, e das demais atividades do quarto bimestre, iremos utiIizar o caderno Aprender Sempre, que em breve poderá ser retirado na Secretaria da escoIa (Aguardem
orientações para saber quando poderão retirar).
EIe é um materiaI de
apoio, para um reforço nos estudos e na recuperação de conteúdos que iremos
trabaIhar, juntamente com o CMSP.
Nessa primeira semana
do PIano de Recuperação, iremos reaIizar a AuIa 1 do caderno. O mesmo já foi
tema de auIa do CMSP, então veremos
se restou aIguma dúvida ou aIguma dificuIdade para vocês entenderem o conteúdo.
Então a AuIa
1, páginas de 3 a 5, pode ser feita no próprio caderno (envie foto quando
terminar), ou via formuIário, que deixei Iinkado acima.
**************************************************************
Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_________________________________________________________________________