E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Aulas Online
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 28/09 a 02/10
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3ºBIMESTRE
TEMA: Preservação da biodiversidade
Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação
para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações
com as populações humanas e as bacias hidrográficas.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/b2NxkSRpn3Xqtwev6
Conservação da biodiversidade
Cada ser vivo está adaptado
ao ambiente em que vive e desempenha um papel essencial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.
Evolução e biodiversidade
Para compreendermos o que é biodiversidade temos que considerar
o termo em dois níveis distintos: a variabilidade genética entre indivíduos de
uma mesma espécie e também a diversidade de espécies em um mesmo ambiente.
Os seres vivos são caracterizados
por variações genéticas hereditárias, que sofrem a ação da seleção natural e
que podem ser estudadas para fins de inventário biológico e conservação. A
manutenção da diversidade genética é um dos principais focos da biologia da
conservação, por estar nessa diversidade o potencial adaptativo de uma espécie.
Preservar a biodiversidade, portanto, é favorecer a capacidade adaptativa dos
seres vivos que existem hoje.
Cada ambiente, com suas
características físicas e com os seres vivos que abriga, contribui para a
preservação do equilíbrio dinâmico do planeta. Uma floresta, por exemplo,
influencia a pluviosidade da região, a qualidade do ar, a presença de nascentes
de água e as características do solo. Além disso, uma floresta abriga grande
número de indivíduos de diversas espécies, com grande variabilidade genética.
Essas espécies podem ser polinizadoras de culturas ou servir de fonte de
alimento e de substâncias medicinais para a humanidade.
Muitas das atividades humanas
impactam direta ou indiretamente nos ambientes naturais, prejudicando a
sobrevivência de diversos seres e podendo causar desequilíbrios ecológicos.
Esses desequilíbrios afetam as comunidades humanas e podem ser notados de
diferentes formas: aumento de eventos climáticos extremos, como secas
prolongadas, tempestades e furacões; aumento da incidência e expansão da área
de ocorrência de doenças; aumento da população de vetores de doenças em áreas
urbanas e de pragas nas plantações; queda da produtividade das lavouras, entre
outras.
Unidades de Conservação
Uma
das formas de proteger a biodiversidade e a integridade dos ecossistemas é por
meio da implantação de Unidades de Conservação (UC). As UCs são áreas que
apresentam características naturais relevantes e que são legalmente delimitadas
pelos governos federal, estadual ou municipal, com o intuito de assegurar a
representatividade de amostras das diferentes populações, hábitats e
ecossistemas, conservando o patrimônio biológico existente. As Unidades de
Conservação devem assegurar às populações humanas tradicionais que vivem nessas
regiões, como indígenas, quilombolas e caiçaras, o uso sustentável dos recursos
naturais.
As Unidades de Conservação se
dividem em dois grupos:
• Unidades de Proteção Integral: onde é permitido apenas o uso indireto dos
recursos naturais, como recreação em contato com a natureza, turismo ecológico,
pesquisa científica e educação. As categorias de proteção integral são: Estação
Ecológica, Reserva Biológica, Parque, Monumento Natural e Refúgio de Vida
Silvestre.
• Unidades de Uso Sustentável: são áreas que visam conciliar a
conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. São permitidas
atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais, desde que
praticadas de forma sustentável. As categorias de uso sustentável são: Área de
Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva de Fauna, Reserva de
Desenvolvimento Sustentável, Reserva Extrativista, Área de Proteção Ambiental
(APA) e Reserva Particular do
Patrimônio Natural (RPPN).
GLOSSÁRIO
Uso sustentável: uso que satisfaz às necessidades
atuais, mas não esgota o recurso para o futuro.
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: Identificar
e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
Eletiva
– Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder as atividades
acessando o link: https://forms.gle/efz1DQagZbos63gW7
_________________________________________________
9º ano C - Eletiva
Prof. Anderson Sanchez.
Habilidade: habilidades anteriormente trabalhadas no decorrer do 3°bimestre de 2020.
LISTAS de atividade do 3°Bimestre com NOMES DE QUEM FEZ. Se o seu nome não está na(s) lista(s), essa é sua ultima oportunidade de fazer.
Medias 3°BIM serão fechadas em breve
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #01 03 a 07/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5vi3dKJn9i2Ae9FxJ-EcCvoS-MD7DL7GeOPvczGIyc18j5A/viewform
*QUEM FEZ*
12-Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
18-Nicoly de Azevedo
20-Nycole Roberta dos Santos
22-Ryan Diniz Pereira
27-Vitor Romano Pena
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfi6bDzYm9X57CEy0JoNMKU86BJBZ35AY237-ttlG1oFlMVww/viewform
*QUEM FEZ*
12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
13.Kathleen
18.Nicoly de Azevedo Belchior
20.Nycole Roberta dos santos
22 Ryan Diniz Pereira
27. Vitor Romano Pena
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #03 17 a 21/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7Om2qnrwcIHpjr7XXMewPRWMCSgimRMzjbq2EvD27S9Pi0w/viewform
*QUEM FEZ*
12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
18.Nicoly de Azevedo Belchior
20.Nycole Roberta dos santos
22 Ryan Diniz Pereira
23 Sarah Mendonça
27. Vitor Romano Pena
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBQa2C80Xf0NSEc-TclnMicJ83Mf7kUC3SxgrdQwtmwDQ-VA/viewform
*QUEM FEZ*
01-Adryan Gabriel Da Silva Santos
12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
13-Kathleen Mayara Maurício Meneses
19- Noemi Souza da Mota
20.Nycole Roberta dos santos
22 Ryan Diniz Pereira
23 Sarah Mendonça
27. Vitor Romano Pena
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc30xW9E3SsjxUBvlCit1Yh9QSRUs8GcEH58ofNDaw68SBEhw/viewform
*QUEM FEZ*
08- Isaque Teixeira soares
12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
13-Kathleen Mayara Maurício Meneses
18-Nicoly de Azevedo Belchior
19- Noemi Souza da Mota
22 Ryan Diniz Pereira
23 Sarah Mendonça
27. Vitor Romano Pena
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOGTwZ7g6KWGkIL2Qt2anlJCDZaRg3jHnA1_xy5CJxYqo2MA/viewform
*QUEM FEZ*
12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
18-Nicoly de Azevedo Belchior
19-Noemi Souza da Mota
20-nycole roberta dos santos
22 Ryan Diniz Pereira
23 Sarah Mendonça
27. Vitor Romano Pena
ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #07 21/09 a 25/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX8tHypq-JmtACzKVsW7yFYZqo_yFlKmsmv4xHmG2-0nTGVQ/viewform
*QUEM FEZ*
12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro
20-nycole roberta dos santos
22 Ryan Diniz Pereira
27. Vitor Romano Pena
9º ano A e B - Arte
Prof. Anderson Sanchez.
Habilidade: habilidades anteriormente trabalhadas no decorrer do 3°bimestre de 2020.
LISTAS de atividade do 3°Bimestre com NOMES DE QUEM FEZ. Se o seu nome não está na(s) lista(s), essa é sua ultima oportunidade de fazer.
9º ano A
ARTE
9°A e 9°B 3°BIMESTRE #01 03 a 07/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQKvTQt5gz2P2qQL6-mi6VMYg8SsCd9H3IoAlgjVE5KSvrRA/viewform
9A
*QUEM FEZ*
04- Augusto Força Boa 9A
06-Clara Elis Domingos 9A
08-Darlan pinto dos santos 9A
09- Erik Scheffer Saraiva da Silva 9A
15- Isabella Nozella Pavan 9A
19-Juliana Carolina de Oliveira 9A
28-Rayanne Martins 9A
31-Stefani Gabriele dos Santos Carletti 9A
32-Thawany Pozza lima 9A
38- Francikelle Donato Silva 9A
ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #02 10 a
14/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6fT8MNw_KCXSXfrALmd8ULeLBa8E3fqNRpeFFfnNXa9akKA/viewform
9A
*QUEM FEZ*
07- Daniel Ahias de Oliveira
9A
08-Darlan pinto dos santos 9A
10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A
19- Juliana Carolina de Oliveira 9A
25- Mirela Eduarda
Rodrigues 9A
29- Rhuan de Azevedo de Sarro
9A
31-Stefani Gabriele dos Santos
Carletti 9A
32-Thawany Pozza Lima 9A
38-Francikelle Donato
Silva 9A
ARTE 9°A e 9°B
3°BIMESTRE #03 17 a 21/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVEoQcYrAm1MdxksrZHGJipj-orVqeS8l4nThNi4CM6TjTDw/viewform
9A
*QUEM FEZ*
04- Augusto Força Boa 9A
07- Daniel Ahias de Oliveira
9A
08-Darlan pinto dos santos 9A
09- Erik Scheffer Saraiva da Silva 9A
10- Evelyn Pessoa Ferreira
9A
19- Juliana Carolina de
Oliveira 9A
25- Mirela Eduarda Rodrigues 9A
31-Stefani Gabriele dos Santos
Carletti 9A
32-Thawany Pozza Lima 9A
38-Francikelle
Donato Silva 9A
ARTE
9°A e 9°B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezyyFUZ8CPdPh7JE2p5T8qXC84hzJKgTgg3S1Qs92ZXJJ6tQ/viewform
9A
*QUEM FEZ*
06- Clara Elis Domingos 9A
07- Daniel Ahias de Oliveira
9A
10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A
15-
Isabella Nozella Pavan 9A
19- Juliana Carolina de
Oliveira 9A
32-Thawany Pozza Lima 9A
35- Wenderson Jr 9A
38- Francikelle Donato Silva 9A
ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeC2csnWA0YiPQXrjKWOWxQNCVWIDP2hEtIN8u4a2xcOUSUw/viewform
9A
*QUEM FEZ*
08- Darlan Pinto dos Santos
19- Juliana Carolina de
Oliveira
32-
Thawany Pozza Lima
ARTE
9°A e 9°B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnJLVW8VibcGqqKXPeZsUjY6E3VVK85TcBWqhuXVDw80Ioug/viewform
9A
*QUEM FEZ*
07- Daniel Ahias de oliveira
9A
10- Evelyn Pessoa Ferreira
9A
32- Thawany pozza lima 9A
35- Wenderson junior 9A
ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #07 21/09 a 25/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAgM6v9JNcVhYQPIJBqC1x2Kgp-CAdG3RK5FBHFr3C49dLSg/viewform
9A
*QUEM FEZ*
08- Darlan pinto dos santos 9A
10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A
19- Juliana Carolina de
Oliveira 9A
32- Thawany pozza lima 9A
9º ano B
ARTE
9°A e 9°B 3°BIMESTRE #01 03 a 07/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQKvTQt5gz2P2qQL6-mi6VMYg8SsCd9H3IoAlgjVE5KSvrRA/viewform
9B
*QUEM FEZ*
06-David Fernando Borges da Silva Souza 9B
15-Kevillyn emanueli dos Santos. 9B
16-Leandro Gabriel dos Santos Pinheiro. 9B
21-Matheus Henrique Souza Silva 9B
22-Neidiane Barbosa 9B
23-Nicolás Leone 9B
24-Nícolas Rodrigues da Silva 9B
28-Sabrina Ferreira Gabriel 9B
31-Sofia Yokota 9B
34- Victória de Sousa Viana Lopes 9B
35- Vinicius Simões silva 9B
ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #02 10 a
14/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6fT8MNw_KCXSXfrALmd8ULeLBa8E3fqNRpeFFfnNXa9akKA/viewform
9B
*QUEM FEZ*
15-Kevillyn emanueli dos
Santos. 9B
16-Leandro Gabriel dos Santos
Pinheiro. 9B
22-Neidiane Barbosa 9B
23- Nícolas Leone 9B
24-Nícolas Rodrigues da Silva
9B
31-Sofia Yokota 9B
32- Vanessa Macedo 9B
34- Victória de Sousa
Viana Lopes 9B
35- Vinicius Simões silva 9B
37- Lucas de Deus 9B
ARTE 9°A e 9°B
3°BIMESTRE #03 17 a 21/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVEoQcYrAm1MdxksrZHGJipj-orVqeS8l4nThNi4CM6TjTDw/viewform
9B
*QUEM FEZ*
12- Jezreel dos Santos de Oliveira 9B
15-Kevillyn emanueli dos
Santos. 9B
16-Leandro Gabriel dos Santos
Pinheiro. 9B
21- Matheus Henrique Souza Silva 9B
22-Neidiane Barbosa 9B
24-Nícolas Rodrigues da Silva
9B
28-Sabrina Ferreira
Gabriel 9B
31- Sofia Cristaldo Yokota 9B
35- Vinicius Simões silva 9B
37- Lucas de Deus 9B
ARTE
9°A e 9°B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezyyFUZ8CPdPh7JE2p5T8qXC84hzJKgTgg3S1Qs92ZXJJ6tQ/viewform
9B
*QUEM FEZ*
02- Alex Vinicius Chereda Pereira 9B
12-Jezreel dos santos de Oliveira 9B
15-Kevillyn emanueli dos
Santos. 9B
16-Leandro Gabriel dos Santos
Pinheiro. 9B
19- Maria Eduarda lima dantas 9B
23- Nícolas Leone 9B
24-Nícolas Rodrigues da Silva
9B
28-Sabrina Ferreira
Gabriel 9B
31- Sofia Yokota 9B
35- Vinicius Simões silva 9B
ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeC2csnWA0YiPQXrjKWOWxQNCVWIDP2hEtIN8u4a2xcOUSUw/viewform
9B
*QUEM FEZ*
15- Kevillyn Emanueli dos Santos.
21-
Matheus Henrique Souza Silva
24-
Nicolas Rodrigues
31- Sofia Yokota
32-
Vanessa Macedo Lima
34-
Victoria de Sousa Viana Lopes
35-
Vinicius Simoes silva
ARTE
9°A e 9°B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnJLVW8VibcGqqKXPeZsUjY6E3VVK85TcBWqhuXVDw80Ioug/viewform
9B
*QUEM FEZ*
02- Alex Vinicius Chereda
Pereira 9B
12-
Jezreel dos Santos de
Oliveira 9B
15- Kevillyn Emanueli dos
Santos. 9B
16-
LEANDRO GABRIEL DOS SANTOS PINHEIRO 9B
21-
Matheus Henrique Souza silva 9B
24-
Nicolas Rodrigues 9B
28-
Sabrina Ferreira Gabriel 9B
32- Vanessa Macedo Lima 9B
35-
Vinicius Simões silva 9B
ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #07 21/09 a 25/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAgM6v9JNcVhYQPIJBqC1x2Kgp-CAdG3RK5FBHFr3C49dLSg/viewform
9B
*QUEM FEZ*
18- Lucas rodrigues da silva 9B
21- Matheus henrique souza
silva 9B
24- Nícolas
Rodrigues da Silva 9B
28-
Sabrina Ferreira Gabriel 9B
34- Victória de Sousa Viana
Lopes 9B
35-
Vinicius Simões silva 9B
---------------------------------------------
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.
Faça uma pesquisa sobre a "QUARTA PAREDE" no teatro, e grave um vídeo explicando suas descobertas!
Roteiro:
1- 01- Apresentação: Seu nome completo, série e o nome da eletiva: Expressa-te.
2- 02- Informe o assunto do vídeo.
3- 03- Sua explicação deve conter as seguintes informações: O que significa “Quarta parede”? Quando surgiu e quem criou esse termo? Qual sua função no teatro?
Obs: Envie o vídeo no grupo do whatssap, ou no número 993965461.
Vídeo sugerido para auxiliar na pesquisa:
O que é Quarta Parede? O que significa quebrar a quarta parede?
https://www.youtube.com/watch?v=kNKSPMj-B5w
_____________________________________________________
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA 9º ANO B
Continuação do desenvolvimento da atividade sobre linguagem e programação.
Link para acessar a atividade: https://forms.gle/aCjjKa4pSftjBsrT8
__________________
9º
anos A, B e C - Inglês
Teacher
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 28/09/2020
a 02/10/2020
Habilidades: (EF09LI09) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos
textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista
defendidos, com ética e respeito. |
Reading
and Organizing
Hi, dears!!! How are
you!!!
O texto a seguir está
com parágrafos embaralhados, fora de ordem. Sua missão para essa semana é
organizar o texto colocando os parágrafos na ordem correta.
Depois de organizar tudo, faça um breve resumo (em Português) contando do que se trata o texto, e dê um título que você acha adequado ao texto.
Título:
__________________________________________ The new wife brought two daughters home with her,
and they were beautiful and fair in appearance, but at heart were, black and
ugly. And then began very evil times for the poor step-daughter. "Is the
stupid creature to sit in the same room with us?" said they; "those
who eat food must earn it. Out upon her for a kitchen-maid!" They took
away her pretty dresses, and put on her an old grey kirtle, and gave her
wooden shoes to wear. "Just look now at the proud princess, how she is
decked out!" cried they laughing, and then they sent her into the
kitchen. There she was obliged to do heavy work from morning to night, get up
early in the morning, draw water, make the fires, cook, and wash. Besides
that, the sisters did their utmost to torment her, mocking her, and strewing
peas and lentils among the ashes, and setting her to pick them up. In the
evenings, when she was quite tired out with her hard day's work, she had no
bed to lie on, but was obliged to rest on the hearth among the cinders. And
as she always looked dusty and dirty, they named her Cinderella. Now if came to pass that the king ordained a
festival that should last for three days, and to which all the beautiful
young women of that country were bidden, so that the king's son might choose
a bride from among them. When the two stepdaughters heard that they too were
bidden to appear, they felt very pleased, and they called Cinderella, and
said, "Comb our hair, brush our shoes, and make our buckles fast, we are
going to the wedding feast at the king's castle." Cinderella, when she
heard this, could not help crying, for she too would have liked to go to the
dance, and she begged her step-mother to allow her. "What, you
Cinderella!" said she, "in all your dust and dirt, you want to go
to the festival! you that have no dress and no shoes! you want to
dance!" But as she persisted in asking, at last the step-mother said,
"I have strewed a dish-full of lentils in the ashes, and if you can pick
them all up again in two hours you may go with us." Then the maiden went
to the backdoor that led into the garden, and called out, "O gentle
doves, O turtle-doves, And all the birds that be, The lentils that in ashes
lie Come and pick up for me! It happened one day that the father went to the
fair, and he asked his two step-daughters what he should bring back for them.
"Fine clothes!" said one. "Pearls and jewels!" said the
other. "But what will you have, Cinderella?" said he. "The
first twig, father, that strikes against your hat on the way home; that is
what I should like you to bring me." So he bought for the two
step-daughters fine clothes, pearls, and jewels, and on his way back, as he
rode through a green lane, a hazel-twig struck against his hat; and he broke
it off and carried it home with him. And when he reached home he gave to the
step-daughters what they had wished for, and to Cinderella he gave the
hazel-twig. She thanked him, and went to her mother's grave, and planted this
twig there, weeping so bitterly that the tears fell upon it and watered it,
and it flourished and became a fine tree. Cinderella went to see it three
times a day, and wept and prayed, and each time a white bird rose up from the
tree, and if she uttered any wish the bird brought her whatever she had
wished for. There was once a rich man whose wife lay sick,
and when she felt her end drawing near she called to her only daughter to
come near her bed, and said, "Dear child, be pious and good, and God
will always take care of you, and I will look down upon you from heaven, and
will be with you." And then she closed her eyes and expired. The maiden
went every day to her mother's grave and wept, and was always pious and good.
When the winter came the snow covered the grave with a white covering, and
when the sun came in the early spring and melted it away, the man took to
himself another wife. The good must be put in the dish, The bad you may eat if you wish." So there came to the kitchen-window two white
doves, and then some turtle-doves, and at last a crowd of all the other birds
under heaven, chirping and fluttering, and they alighted among the ashes, and
the doves nodded with their heads and began to pick, peck, pick, peck, and
then all the others began to pick, peck, pick, peck, and put all the good
grains into the dish. And before half-an-hour was over it was all done, and
they flew away. Then the maiden took the dishes to the stepmother, feeling
joyful, and thinking that now she should go with them to the feast; but she
said "All this is of no good to you; you cannot come with us, for you
have no proper clothes, and cannot dance; you would put us to shame."
Then she turned her back on poor Cinderella, and made haste to set out with
her two proud daughters. The good must be put in the dish, The bad you may eat if you wish." Then there came to the kitchen-window two white
doves, and after them some turtle-doves, and at last a crowd of all the birds
under heaven, chirping and fluttering, and they alighted among the ashes; and
the doves nodded with their heads, and began to pick, peck, pick, peck, and
then all the others began to pick, peck, pick, peck, and put all the good
grains into the dish. Before an hour was over all was done, and they flew away.
Then the maiden brought the dish to her step-mother, feeling joyful, and
thinking that now she should go to the feast; but the step-mother said,
"No, Cinderella, you have no proper clothes, and you do not know how to
dance, and you would be laughed at!" And when Cinderella cried for
disappointment, she added, "If you can pick two dishes full of lentils
out of the ashes, nice and clean, you shall go with us," thinking to
herself, "for that is not possible." When she had strewed two
dishes full of lentils among the ashes the maiden went through the backdoor
into the garden, and cried, "O gentle doves, O turtle-doves, And all the
birds that be, The lentils that in ashes lie Come and pick up for me!
And as there was no one left in the house,
Cinderella went to her mother's grave, under the hazel bush, and cried, And when the evening came she wanted to go home,
but the prince said he would go with her to take care of her, for he wanted
to see where the beautiful maiden lived. But she escaped him, and jumped up
into the pigeon-house. Then the prince waited until the father came, and told
him the strange maiden had jumped into the pigeon-house. The father thought
to himself, "It cannot surely be Cinderella," and called for axes
and hatchets, and had the pigeon-house cut down, but there was no one in it.
And when they entered the house there sat Cinderella in her dirty clothes
among the cinders, and a little oil-lamp burnt dimly in the chimney; for
Cinderella had been very quick, and had jumped out of the pigeon-house again,
and had run to the hazel bush; and there she had taken off her beautiful
dress and had laid it on the grave, and the bird had carried it away again,
and then she had put on her little gray kirtle again, and had sat down in.
the kitchen among the cinders. "Little tree, little tree, shake over me, That silver and gold may come down and cover
me." Then the bird threw down a dress of gold and
silver, and a pair of slippers embroidered with silk and silver. , And in all
haste she put on the dress and went to the festival. But her step-mother and
sisters did not know her, and thought she must be a foreign princess, she
looked so beautiful in her golden dress. Of Cinderella they never thought at
all, and supposed that she was sitting at home, arid picking the lentils out
of the ashes. The King's son came to meet her, and took her by the hand and
danced with her, and he refused to stand up with any one else, so that he
might not be obliged to let go her hand; and when any one came to claim it he
answered, "She is my partner." The next day, when the festival began anew, and
the parents and step-sisters had gone to it, Cinderella went to the hazel
bush and cried, "Little tree, little tree, shake over me, That silver and gold may come down and cover
me." Then the bird cast down a still more splendid
dress than on the day before. And when she appeared in it among the guests
every one was astonished at her beauty. The prince had been waiting until she
came, and he took her hand and danced with her alone. And when any one else
came to invite her he said, "She is my partner." And when the
evening came she wanted to go home, and the prince followed her, for he
wanted to see to what house she belonged; but she broke away from him, and
ran into the garden at the back of the house. There stood a fine large tree,
bearing splendid pears; she leapt as lightly as a squirrel among the
branches, and the prince did not know what had become of her. So he waited
until the father came, and then he told him that the strange maiden had
rushed from him, and that he thought she had gone up into the pear-tree. The
father thought to himself, "It cannot surely be Cinderella," and
called for an axe, and felled the tree, but there was no one in it. And when
they went into the kitchen there sat Cinderella among the cinders, as usual,
for she had got down the other side of the tree, and had taken back her
beautiful clothes to the bird on the hazel bush, and had put on her old grey
kirtle again.
On the third day, when the parents and the step-children
had set off, Cinderella went again to her mother's grave, and said to the
tree, "Little tree, little tree, shake over me, That silver and gold may come down and cover
me." Then the bird cast down a dress, the like of
which had never been seen for splendour and brilliancy, and slippers that
were of gold. And when she appeared in this dress at the feast nobody knew
what to say for wonderment. The prince danced with her alone, and if any one
else asked her he answered, "She is my partner." And when it was evening Cinderella wanted to go
home, and the prince was about to go with her, when she ran past him so
quickly that he could not follow her. But he had laid a plan, and had caused
all the steps to be spread with pitch, so that as she rushed down them the
left shoe of the maiden remained sticking in it. The prince picked it up, and
saw that it was of gold, and very small and slender. The next morning he went
to the father and told him that none should be his bride save the one whose
foot the golden shoe should fit. Then the two sisters were very glad, because
they had pretty feet. The eldest went to her room to try on the shoe, and her
mother stood by. But she could not get her great toe into it, for the shoe
was too small; then her mother handed her a knife, and said, "Cut the
toe off, for when you are queen you will never have to go on foot." So
the girl cut her toe off, squeezed her foot into the shoe, concealed the
pain, and went down to the prince. Then he took her with him on his horse as
his bride, and rode off. They had to pass by the grave, and there sat the two
pigeons on the hazel bush, and cried, "There they go, there they go! There is blood on her shoe; The shoe is too small, Not the right bride at all!" Then the prince looked at her shoe, and saw the
blood flowing. And he turned his horse round and took the false bride home
again, saying she was not the right one, and that the other sister must try
on the shoe. So she went into her room to do so, and got her toes comfortably
in, but her heel was too large. Then her mother handed her the knife, saying,
"Cut a piece off your heel; when you are queen you will never have to go
on foot." So the girl cut a piece off her heel, and thrust her foot into
the shoe, concealed the pain, and went down to the prince, who took his bride
before him on his horse and rode off. When they passed by the hazel bush the
two pigeons sat there and cried, "There they go, there they go! There is blood on her shoe; The shoe is too small, Not the right bride at all!" Then the prince looked at her foot, and saw how
the blood was flowing from the shoe, and staining the white stocking. And he
turned his horse round and brought the false bride home again. "This is
not the right one," said he, "have you no other daughter?" -
"No," said the man, "only my dead wife left behind her a
little stunted Cinderella; it is impossible that she can be the bride."
But the King's son ordered her to be sent for, but the mother said, "Oh
no! she is much too dirty, I could not let her be seen." But he would
have her fetched, and so Cinderella had to appear. First she washed her face
and hands quite clean, and went in and curtseyed to the prince, who held out
to her the golden shoe. Then she sat down on a stool, drew her foot out of
the heavy wooden shoe, and slipped it into the golden one, which fitted it
perfectly. And when she stood up, and the prince looked in her face, he knew
again the beautiful maiden that had danced with him, and he cried, "This
is the right bride!" The step-mother and the two sisters were
thunderstruck, and grew pale with anger; but he put Cinderella before him on
his horse and rode off. And as they passed the hazel bush, the two white
pigeons cried. "There they go, there they go! No blood on her shoe; The shoe's not too small, The right bride is she after all." And when they had thus cried, they came flying
after and perched on Cinderella's shoulders, one on the right, the other on
the left, and so remained. And when her wedding with the prince was
appointed to be held the false sisters came, hoping to curry favour, and to
take part in the festivities. So as the bridal procession went to the church,
the eldest walked on the right side and the younger on the left, and the
pigeons picked out an eye of each of them. And as they returned the elder was
on the left side and the younger on the right, and the pigeons picked out the
other eye of each of them. And so they were condemned to go blind for the
rest of their days because of their wickedness and falsehood. |
Para organizar o texto: quem puder pode imprimir, cortar
separando os parágrafos e colar quando finalizar. Quem não puder imprimir pode
numerar a ordem correta colocando o número seguido das primeiras e últimas
palavras de cada parágrafo (não precisa copiar o texto todo).
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
9º
ano C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 28/09/2020
a 02/10/2020
Habilidades: EF09LP11 "Inferir efeitos de sentido
provocados pelo uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores
textuais), em textos de diferentes gêneros." |
Conectivos e Conjunções
Oi,
pessoal! Como vocês estão? Vamos para a atividade da semana?
Nós já havíamos falado em sala de aula sobre a
importância de conectar as frases de forma que elas façam sentido, e de que
forma alguns termos contribuem para que esse sentido seja construído de forma clara.
Acessem os links abaixo para conhecer um pouco
mais sobre esses termos e quais os possíveis sentidos eles podem atribuir aos
textos:
https://www.normaculta.com.br/conectivos/
https://www.youtube.com/watch?v=FPllej24rwU
https://www.youtube.com/watch?v=KHnQPc99FNA
_________________________________________________________________________
Após estudar o conteúdo acima, responda os exercícios
abaixo:
1. (PUC-SP) Assinale a
alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos
períodos abaixo, sem alterar o significado delas.
"Em (primeiro
lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó. (Também)
o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a
filha também será morena e alta."
a) primeiramente,
ademais, além disso, em suma
b) acima de tudo,
também, analogamente, finalmente
c) primordialmente,
similarmente, segundo, portanto
d) antes de mais nada,
da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
e) sem dúvida,
intencionalmente, pelo contrário, com efeito.
2. (PUC-SP) No período:
"Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou,
embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
3. (Enem-2010)
Os filhos de Anna eram
bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para
si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era
forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas
cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e
enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as
sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.
LISPECTOR, C. Laços de
família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
A autora emprega por
duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da
organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto,
o conectivo mas
a) expressa o mesmo
conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
b) quebra a fluidez do
texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
c) ocupa posição fixa,
sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
d) contém uma ideia de
sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
e) assume funções
discursivas distintas nos dois contextos de uso.
4. (UFPB-2010) No
fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso
perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...]", a oração destacada
expressa ideia de:
a) Condição
b) Consequência
c) Concessão
d) Comparação
e) Causa
5. (PUC-SP) Em: “…
ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como
expressa uma ideia de:
a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_________________________________________________________________________
Educação física professor Emerson 9°B
Jogos e brincadeiras no caderno de educação física
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2MY1B9WhMk0VMlBGiDSKmOneFCACJrpdPEC_Ars6xeVazZA/viewform?usp=sf_link
____________________________________________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 9º ano C
No jogo da
vida até mesmo as jogadas que não deram certo são importantes de serem
analisadas. Nessa missão, você irá:
Refletindo
no passo 1 e 2 escreva um pequeno texto do que quer para o futuro logo quando concluir
o ensino médio.
Envie para
996460862
_______________________________________________________________________
Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º A
Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno
Após o termino envie para 996460862
___________________________________________________________________________________
Atividade de Português de 28 a 02 de setembro/outubro 2020.
Prof.ª Néia – 9º ano A,B
Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, contos,
editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes
sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e
fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses
textos
Gênero: Conto
FURTO DE
FLOR
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me:
– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.
1. Leia as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta
a) O texto Furto de Flor é predominantemente narrativo.
b) O autor ao longo do texto vai construindo um misto de narrativa e
texto objetivo.
c) O autor usou a 1ª pessoa para, supostamente, aproximar-se do
personagem da narrativa.
d) Apenas pela leitura do título do texto, pode-se afirmar que o texto é
narrativo.
2. Segundo o texto de Drummond, a condição para haver novidade em uma flor, sem agredi-la, é apenas admirá-la. O trecho do conto que satisfaz esta condição é
a) “Furtei uma flor daquele jardim”.
b) “Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia”.
c) “Quantas novidades hão numa flor se a contemplarmos bem”.
d) “Não adiantava restituí-la ao jardim".
3. Ao longo do texto, o personagem vai gradativamente buscando manter a flor viva, mas não é feliz no seu intento, pois a
a) colocou num copo com água.
b) depositou no jardim onde desabrochara.
c) colocou no vaso com terra.
d) furtou do jardim.
Leia o texto abaixo para responder às questões 4 - 6.
APELO
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeiro vez coalhou. A notícia de sua
perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou
debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou
mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da
noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na
varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer
bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei
água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim
levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros:
bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.
Dalton Trevisan.
4. Qual o tema central do conto que você leu
a) Um homem que narra e descreve sua rotina após ser abandonado.
b) Um homem que narra e descreve sua sede de amar.
c) Um homem que narra e descreve a briga pelo sal no tomate.
d) Um homem que narra e descreve a primeira vez que o leite coalhou.
5. A narrativa do conto acontece em
a) 3ª pessoa narrador onisciente.
b) 2ª pessoa.
c) 1ª pessoa.
d) 3ª pessoa narrador observador.
6. O trecho abaixo que confirma que a narração do conto acima está em 1ª
pessoa, narrador-personagem é
a) “(...) o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem
de relance no espelho (...)”
b) “(...) Com os dias, Senhora, o leite primeiro vez coalhou(...)”
c) “(...) Uma hora da noite, eles se iam e eu ficava só. (...)”
d) “(...)Amanhã faz um mês(...)”
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
Prof. Michelle
Atividade: Pesquise o que é Valor histórico e valor de época, escreva em seu caderno de arte, feito isso, escolha uma praça ou um passeio público que tenha feito e projete um monumento ou uma escultura, também em seu caderno de arte, conclua o desenho com a natureza local. Não esqueça de colorir.
________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
Prof. Michelle
( Apenas para o 9º ano A e B )
Atividade: Faça uma pesquisa, utilizando apenas imagens, sobre a estética de uma personalidade da música, do esporte ou da cultura em geral que chame sua atenção e cole-a ou desenhe em seu caderno de projeto de vida.
Não esqueça de colocar o nome dessa personalidade escolhida!
________________________________________________________________
9º A - Eletiva - Show Fashion -
Profª Aurinda Prado
Atividade:
Relacionar
imagens dos acontecimentos sociais e ambientais atuais com imagens de ações que
possam servir de inspiração para melhorar o funcionamento global da nossa
sociedade.
Explicar
em um parágrafo as ligações escolhidas, para realizar essa atividade e
construir essas ligações use como inspiração a música abaixo, lembrando que não
importa a quanto tempo ela tenha sido composta pois retrata perfeitamente a
nossa realidade atual.
https://www.youtube.com/watch?v=urGv4tLurEM
Concluída a atividade de enviar
foto para: aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
(11) 99554-9642
Tecnologia 9º ano C
Professor Maristela-
Recuperação do 3 bimestre para todos os alunos
Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno
ENVIAR NO EMAIL formentini2@gmail.com ou whtasapp981365627