-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

28 setembro, 2020

9º ANO - 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO

  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Aulas Online 


___________________________________




Matemática- Professor Danilo
9A&B

Continuaremos com os exercícios da semana passada.
Devido muitos alunos não ter entregue. Estou recebendo também exercícios atrasados referente ao 3°Bimestre. Fico no Aguardo. Qualquer dúvida entrar em contato comigo. 



Matemática - Professora Magaly

Pessoal, esta semana ainda estou deixando aberto os formulários da semana passada. Estou dando uma oportunidade para vocês recuperarem as notas, quem já fez está de parabéns e essa semana será de descanso.

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 28/09 a 02/10

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                             3ºBIMESTRE      

TEMA: Preservação da biodiversidade

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/b2NxkSRpn3Xqtwev6

Conservação da biodiversidade

Cada ser vivo está adaptado ao ambiente em que vive e desempenha um papel essencial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Evolução e biodiversidade

      Para compreendermos o que é biodiversidade temos que considerar o termo em dois níveis distintos: a variabilidade genética entre indivíduos de uma mesma espécie e também a diversidade de espécies em um mesmo ambiente.
      Os seres vivos são caracterizados por variações genéticas hereditárias, que sofrem a ação da seleção natural e que podem ser estudadas para fins de inventário biológico e conservação. A manutenção da diversidade genética é um dos principais focos da biologia da conservação, por estar nessa diversidade o potencial adaptativo de uma espécie. Preservar a biodiversidade, portanto, é favorecer a capacidade adaptativa dos seres vivos que existem hoje.
      Cada ambiente, com suas características físicas e com os seres vivos que abriga, contribui para a preservação do equilíbrio dinâmico do planeta. Uma floresta, por exemplo, influencia a pluviosidade da região, a qualidade do ar, a presença de nascentes de água e as características do solo. Além disso, uma floresta abriga grande número de indivíduos de diversas espécies, com grande variabilidade genética. Essas espécies podem ser polinizadoras de culturas ou servir de fonte de alimento e de substâncias medicinais para a humanidade.
      Muitas das atividades humanas impactam direta ou indiretamente nos ambientes naturais, prejudicando a sobrevivência de diversos seres e podendo causar desequilíbrios ecológicos. Esses desequilíbrios afetam as comunidades humanas e podem ser notados de diferentes formas: aumento de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, tempestades e furacões; aumento da incidência e expansão da área de ocorrência de doenças; aumento da população de vetores de doenças em áreas urbanas e de pragas nas plantações; queda da produtividade das lavouras, entre outras.

Unidades de Conservação

      Uma das formas de proteger a biodiversidade e a integridade dos ecossistemas é por meio da implantação de Unidades de Conservação (UC). As UCs são áreas que apresentam características naturais relevantes e que são legalmente delimitadas pelos governos federal, estadual ou municipal, com o intuito de assegurar a representatividade de amostras das diferentes populações, hábitats e ecossistemas, conservando o patrimônio biológico existente. As Unidades de Conservação devem assegurar às populações humanas tradicionais que vivem nessas regiões, como indígenas, quilombolas e caiçaras, o uso sustentável dos recursos naturais.
      As Unidades de Conservação se dividem em dois grupos:
• Unidades de Proteção Integral: onde é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, como recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica e educação. As categorias de proteção integral são: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre.
• Unidades de Uso Sustentável: são áreas que visam conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. São permitidas atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais, desde que praticadas de forma sustentável. As categorias de uso sustentável são: Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Reserva Extrativista, Área de Proteção Ambiental (APA) e Reserva
 Particular do Patrimônio Natural (RPPN).



GLOSSÁRIO
Uso sustentável:
uso que satisfaz às necessidades atuais, mas não esgota o recurso para o futuro.


__________________________________________________________________________


Atividade De Geografia: ProfªCristiane segue o link para desenvolver as atividades https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKzkVsKht-WMiKh5JZOdExvTi0tvQc46scZ7W8HfoR-a4Cgg/viewform

_______________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº NIVALDO

Pessoal, segue link da atividade dessa semana

_________________________________

História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

Responda as atividades acessando o link:    https://forms.gle/CdVdVf72JwGMZSH68 
__________________________________________________ 

Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/efz1DQagZbos63gW7   

_________________________________________________

9º ano C -  Eletiva

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: habilidades anteriormente trabalhadas no decorrer do 3°bimestre de 2020.

LISTAS de atividade do 3°Bimestre com NOMES DE QUEM FEZ. Se o seu nome não está na(s) lista(s),  essa é sua ultima oportunidade de fazer.

Medias 3°BIM serão fechadas em breve

ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #01 03 a 07/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5vi3dKJn9i2Ae9FxJ-EcCvoS-MD7DL7GeOPvczGIyc18j5A/viewform

*QUEM FEZ*

12-Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

18-Nicoly de Azevedo

20-Nycole Roberta dos Santos

22-Ryan Diniz Pereira

27-Vitor Romano Pena

 

ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfi6bDzYm9X57CEy0JoNMKU86BJBZ35AY237-ttlG1oFlMVww/viewform

*QUEM FEZ*

12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

13.Kathleen

18.Nicoly de Azevedo Belchior

20.Nycole Roberta dos santos

22 Ryan Diniz Pereira

27. Vitor Romano Pena

 

ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #03 17 a 21/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7Om2qnrwcIHpjr7XXMewPRWMCSgimRMzjbq2EvD27S9Pi0w/viewform

*QUEM FEZ*

12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

18.Nicoly de Azevedo Belchior

20.Nycole Roberta dos santos

22 Ryan Diniz Pereira

23 Sarah Mendonça

27. Vitor Romano Pena


ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBQa2C80Xf0NSEc-TclnMicJ83Mf7kUC3SxgrdQwtmwDQ-VA/viewform

*QUEM FEZ*

01-Adryan Gabriel Da Silva Santos

12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

13-Kathleen Mayara Maurício Meneses

19- Noemi Souza da Mota

20.Nycole Roberta dos santos

22 Ryan Diniz Pereira

23 Sarah Mendonça

27. Vitor Romano Pena

 

ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc30xW9E3SsjxUBvlCit1Yh9QSRUs8GcEH58ofNDaw68SBEhw/viewform

*QUEM FEZ*

08Isaque Teixeira soares

12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

13-Kathleen Mayara Maurício Meneses

18-Nicoly de Azevedo Belchior

19- Noemi Souza da Mota

22 Ryan Diniz Pereira

23 Sarah Mendonça

27. Vitor Romano Pena

ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOGTwZ7g6KWGkIL2Qt2anlJCDZaRg3jHnA1_xy5CJxYqo2MA/viewform

*QUEM FEZ*

12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

18-Nicoly de Azevedo Belchior

19-Noemi Souza da Mota

20-nycole roberta dos santos

22 Ryan Diniz Pereira

23 Sarah Mendonça

27. Vitor Romano Pena

 

ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #07 21/09 a 25/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScX8tHypq-JmtACzKVsW7yFYZqo_yFlKmsmv4xHmG2-0nTGVQ/viewform

*QUEM FEZ*

12.Karolyne Victória Cavalcante Ribeiro

20-nycole roberta dos santos

22 Ryan Diniz Pereira

27. Vitor Romano Pena

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9º ano A e B -  Arte

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: habilidades anteriormente trabalhadas no decorrer do 3°bimestre de 2020.

LISTAS de atividade do 3°Bimestre com NOMES DE QUEM FEZ. Se o seu nome não está na(s) lista(s),  essa é sua ultima oportunidade de fazer.

                          9º ano A

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #01 03 a 07/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQKvTQt5gz2P2qQL6-mi6VMYg8SsCd9H3IoAlgjVE5KSvrRA/viewform

9A

*QUEM FEZ*

04- Augusto Força Boa 9A

06-Clara Elis Domingos 9A

08-Darlan pinto dos santos 9A

09- Erik Scheffer Saraiva da Silva 9A

15- Isabella Nozella Pavan 9A

19-Juliana Carolina de Oliveira 9A

28-Rayanne Martins 9A

31-Stefani Gabriele dos Santos Carletti 9A

32-Thawany Pozza lima 9A

38- Francikelle Donato Silva 9A

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6fT8MNw_KCXSXfrALmd8ULeLBa8E3fqNRpeFFfnNXa9akKA/viewform

9A

*QUEM FEZ*

07- Daniel Ahias de Oliveira 9A

08-Darlan pinto dos santos 9A

10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A

19- Juliana Carolina de Oliveira 9A

25- Mirela Eduarda Rodrigues 9A

29- Rhuan de Azevedo de Sarro 9A

31-Stefani Gabriele dos Santos Carletti 9A

32-Thawany Pozza Lima 9A

38-Francikelle Donato Silva 9A

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE  #03 17  a 21/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVEoQcYrAm1MdxksrZHGJipj-orVqeS8l4nThNi4CM6TjTDw/viewform

9A

*QUEM FEZ*

04- Augusto Força Boa 9A

07- Daniel Ahias de Oliveira 9A

08-Darlan pinto dos santos 9A

09- Erik Scheffer Saraiva da Silva 9A

10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A

19- Juliana Carolina de Oliveira 9A

25- Mirela Eduarda Rodrigues 9A

31-Stefani Gabriele dos Santos Carletti 9A

32-Thawany Pozza Lima 9A

38-Francikelle Donato Silva 9A

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezyyFUZ8CPdPh7JE2p5T8qXC84hzJKgTgg3S1Qs92ZXJJ6tQ/viewform

9A

*QUEM FEZ*

06- Clara Elis Domingos 9A

07- Daniel Ahias de Oliveira 9A

10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A

15- Isabella Nozella Pavan 9A

19- Juliana Carolina de Oliveira 9A

32-Thawany Pozza Lima 9A

35- Wenderson Jr 9A

38- Francikelle Donato Silva 9A

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeC2csnWA0YiPQXrjKWOWxQNCVWIDP2hEtIN8u4a2xcOUSUw/viewform

9A

*QUEM FEZ*

08- Darlan Pinto dos Santos

19- Juliana Carolina de Oliveira

32- Thawany Pozza Lima

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnJLVW8VibcGqqKXPeZsUjY6E3VVK85TcBWqhuXVDw80Ioug/viewform

9A

*QUEM FEZ*

07- Daniel Ahias de oliveira 9A

10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A

32- Thawany pozza lima 9A

35- Wenderson junior 9A

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #07 21/09 a 25/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAgM6v9JNcVhYQPIJBqC1x2Kgp-CAdG3RK5FBHFr3C49dLSg/viewform

9A

*QUEM FEZ*

08- Darlan pinto dos santos 9A

10- Evelyn Pessoa Ferreira 9A

19- Juliana Carolina de Oliveira 9A

32- Thawany pozza lima 9A


 9º ano B

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #01 03 a 07/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQKvTQt5gz2P2qQL6-mi6VMYg8SsCd9H3IoAlgjVE5KSvrRA/viewform

9B

*QUEM FEZ*

06-David Fernando Borges da Silva Souza 9B

15-Kevillyn emanueli dos Santos. 9B

16-Leandro Gabriel dos Santos Pinheiro. 9B

21-Matheus Henrique Souza Silva 9B

22-Neidiane Barbosa 9B

23-Nicolás Leone 9B

24-Nícolas Rodrigues da Silva 9B

28-Sabrina Ferreira Gabriel 9B

31-Sofia Yokota 9B

34- Victória de Sousa Viana Lopes 9B

35- Vinicius Simões silva 9B

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6fT8MNw_KCXSXfrALmd8ULeLBa8E3fqNRpeFFfnNXa9akKA/viewform

9B

*QUEM FEZ*

15-Kevillyn emanueli dos Santos. 9B

16-Leandro Gabriel dos Santos Pinheiro. 9B

22-Neidiane Barbosa 9B

23- Nícolas Leone 9B

24-Nícolas Rodrigues da Silva 9B

31-Sofia Yokota 9B

32- Vanessa Macedo 9B

34- Victória de Sousa Viana Lopes 9B

35- Vinicius Simões silva 9B

37- Lucas de Deus 9B

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE  #03 17  a 21/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVEoQcYrAm1MdxksrZHGJipj-orVqeS8l4nThNi4CM6TjTDw/viewform

9B

*QUEM FEZ*

12- Jezreel dos Santos de Oliveira 9B

15-Kevillyn emanueli dos Santos. 9B

16-Leandro Gabriel dos Santos Pinheiro. 9B

21- Matheus Henrique Souza Silva 9B

22-Neidiane Barbosa 9B

24-Nícolas Rodrigues da Silva 9B

28-Sabrina Ferreira Gabriel 9B

31- Sofia Cristaldo Yokota 9B

35- Vinicius Simões silva 9B

37- Lucas de Deus 9B

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezyyFUZ8CPdPh7JE2p5T8qXC84hzJKgTgg3S1Qs92ZXJJ6tQ/viewform

9B

*QUEM FEZ*

02- Alex Vinicius Chereda Pereira 9B

12-Jezreel dos santos de Oliveira 9B

15-Kevillyn emanueli dos Santos. 9B

16-Leandro Gabriel dos Santos Pinheiro. 9B

19- Maria Eduarda lima dantas 9B

23- Nícolas Leone 9B

24-Nícolas Rodrigues da Silva 9B

28-Sabrina Ferreira Gabriel 9B

31- Sofia Yokota 9B

35- Vinicius Simões silva 9B

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeC2csnWA0YiPQXrjKWOWxQNCVWIDP2hEtIN8u4a2xcOUSUw/viewform

9B

*QUEM FEZ*

15- Kevillyn Emanueli dos Santos.

21- Matheus Henrique Souza Silva

24- Nicolas Rodrigues

31- Sofia Yokota

32- Vanessa Macedo Lima

34- Victoria de Sousa Viana Lopes

35- Vinicius Simoes silva

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnJLVW8VibcGqqKXPeZsUjY6E3VVK85TcBWqhuXVDw80Ioug/viewform

9B

*QUEM FEZ*

02- Alex Vinicius Chereda Pereira 9B

12- Jezreel dos Santos de Oliveira 9B

15- Kevillyn Emanueli dos Santos. 9B

16- LEANDRO GABRIEL DOS SANTOS PINHEIRO 9B

21- Matheus Henrique Souza silva 9B

24- Nicolas Rodrigues 9B

28- Sabrina Ferreira Gabriel 9B

32- Vanessa Macedo Lima 9B

35- Vinicius Simões silva 9B

 

ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #07 21/09 a 25/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAgM6v9JNcVhYQPIJBqC1x2Kgp-CAdG3RK5FBHFr3C49dLSg/viewform

9B

*QUEM FEZ*

18- Lucas rodrigues da silva 9B

21- Matheus henrique souza silva 9B

24- Nícolas Rodrigues da Silva 9B

28- Sabrina Ferreira Gabriel 9B

34- Victória de Sousa Viana Lopes 9B

35- Vinicius Simões silva 9B

--------------------------------------------- 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.

HabilidadesParticipar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.     

Faça uma pesquisa sobre a "QUARTA PAREDE" no teatro, e grave um vídeo explicando suas descobertas!   

Roteiro:

1-    01- Apresentação: Seu nome completo, série e o nome da eletiva: Expressa-te.

2-     02- Informe o assunto do vídeo.

3-    03- Sua explicação deve conter as seguintes informações: O que significa “Quarta parede”? Quando surgiu e quem criou esse termo? Qual sua função no teatro?   

Obs: Envie o vídeo no grupo do whatssap, ou no número 993965461. 

Vídeo sugerido para auxiliar na pesquisa:

 O que é Quarta Parede? O que significa quebrar a quarta parede?

   https://www.youtube.com/watch?v=kNKSPMj-B5w  

_____________________________________________________

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA 9º ANO B

Continuação do desenvolvimento da atividade sobre linguagem e programação.

HABILIDADE: EM13TEC05 – Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.

OBS: Como recebi poucas respostas estarei prolongando a data de entrega da atividade enviada na semana passada.

Link para acessar a atividade: https://forms.gle/aCjjKa4pSftjBsrT8

__________________  

9º anos A, B e C - Inglês

Teacher Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 28/09/2020 a 02/10/2020

Habilidades:

(EF09LI09)   Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.

 

Reading and Organizing

 

Hi, dears!!! How are you!!!

 

O texto a seguir está com parágrafos embaralhados, fora de ordem. Sua missão para essa semana é organizar o texto colocando os parágrafos na ordem correta.

 Depois de organizar tudo, faça um breve resumo (em Português) contando do que se trata o texto, e dê um título que você acha adequado ao texto.

                             Título: __________________________________________

The new wife brought two daughters home with her, and they were beautiful and fair in appearance, but at heart were, black and ugly. And then began very evil times for the poor step-daughter. "Is the stupid creature to sit in the same room with us?" said they; "those who eat food must earn it. Out upon her for a kitchen-maid!" They took away her pretty dresses, and put on her an old grey kirtle, and gave her wooden shoes to wear. "Just look now at the proud princess, how she is decked out!" cried they laughing, and then they sent her into the kitchen. There she was obliged to do heavy work from morning to night, get up early in the morning, draw water, make the fires, cook, and wash. Besides that, the sisters did their utmost to torment her, mocking her, and strewing peas and lentils among the ashes, and setting her to pick them up. In the evenings, when she was quite tired out with her hard day's work, she had no bed to lie on, but was obliged to rest on the hearth among the cinders. And as she always looked dusty and dirty, they named her Cinderella.

Now if came to pass that the king ordained a festival that should last for three days, and to which all the beautiful young women of that country were bidden, so that the king's son might choose a bride from among them. When the two stepdaughters heard that they too were bidden to appear, they felt very pleased, and they called Cinderella, and said, "Comb our hair, brush our shoes, and make our buckles fast, we are going to the wedding feast at the king's castle." Cinderella, when she heard this, could not help crying, for she too would have liked to go to the dance, and she begged her step-mother to allow her. "What, you Cinderella!" said she, "in all your dust and dirt, you want to go to the festival! you that have no dress and no shoes! you want to dance!" But as she persisted in asking, at last the step-mother said, "I have strewed a dish-full of lentils in the ashes, and if you can pick them all up again in two hours you may go with us." Then the maiden went to the backdoor that led into the garden, and called out, "O gentle doves, O turtle-doves, And all the birds that be, The lentils that in ashes lie Come and pick up for me!

It happened one day that the father went to the fair, and he asked his two step-daughters what he should bring back for them. "Fine clothes!" said one. "Pearls and jewels!" said the other. "But what will you have, Cinderella?" said he. "The first twig, father, that strikes against your hat on the way home; that is what I should like you to bring me." So he bought for the two step-daughters fine clothes, pearls, and jewels, and on his way back, as he rode through a green lane, a hazel-twig struck against his hat; and he broke it off and carried it home with him. And when he reached home he gave to the step-daughters what they had wished for, and to Cinderella he gave the hazel-twig. She thanked him, and went to her mother's grave, and planted this twig there, weeping so bitterly that the tears fell upon it and watered it, and it flourished and became a fine tree. Cinderella went to see it three times a day, and wept and prayed, and each time a white bird rose up from the tree, and if she uttered any wish the bird brought her whatever she had wished for.

There was once a rich man whose wife lay sick, and when she felt her end drawing near she called to her only daughter to come near her bed, and said, "Dear child, be pious and good, and God will always take care of you, and I will look down upon you from heaven, and will be with you." And then she closed her eyes and expired. The maiden went every day to her mother's grave and wept, and was always pious and good. When the winter came the snow covered the grave with a white covering, and when the sun came in the early spring and melted it away, the man took to himself another wife.

The good must be put in the dish,

The bad you may eat if you wish."

So there came to the kitchen-window two white doves, and then some turtle-doves, and at last a crowd of all the other birds under heaven, chirping and fluttering, and they alighted among the ashes, and the doves nodded with their heads and began to pick, peck, pick, peck, and then all the others began to pick, peck, pick, peck, and put all the good grains into the dish. And before half-an-hour was over it was all done, and they flew away. Then the maiden took the dishes to the stepmother, feeling joyful, and thinking that now she should go with them to the feast; but she said "All this is of no good to you; you cannot come with us, for you have no proper clothes, and cannot dance; you would put us to shame." Then she turned her back on poor Cinderella, and made haste to set out with her two proud daughters.

The good must be put in the dish,

The bad you may eat if you wish."

Then there came to the kitchen-window two white doves, and after them some turtle-doves, and at last a crowd of all the birds under heaven, chirping and fluttering, and they alighted among the ashes; and the doves nodded with their heads, and began to pick, peck, pick, peck, and then all the others began to pick, peck, pick, peck, and put all the good grains into the dish. Before an hour was over all was done, and they flew away. Then the maiden brought the dish to her step-mother, feeling joyful, and thinking that now she should go to the feast; but the step-mother said, "No, Cinderella, you have no proper clothes, and you do not know how to dance, and you would be laughed at!" And when Cinderella cried for disappointment, she added, "If you can pick two dishes full of lentils out of the ashes, nice and clean, you shall go with us," thinking to herself, "for that is not possible." When she had strewed two dishes full of lentils among the ashes the maiden went through the backdoor into the garden, and cried, "O gentle doves, O turtle-doves, And all the birds that be, The lentils that in ashes lie Come and pick up for me!

 

And as there was no one left in the house, Cinderella went to her mother's grave, under the hazel bush, and cried,

And when the evening came she wanted to go home, but the prince said he would go with her to take care of her, for he wanted to see where the beautiful maiden lived. But she escaped him, and jumped up into the pigeon-house. Then the prince waited until the father came, and told him the strange maiden had jumped into the pigeon-house. The father thought to himself, "It cannot surely be Cinderella," and called for axes and hatchets, and had the pigeon-house cut down, but there was no one in it. And when they entered the house there sat Cinderella in her dirty clothes among the cinders, and a little oil-lamp burnt dimly in the chimney; for Cinderella had been very quick, and had jumped out of the pigeon-house again, and had run to the hazel bush; and there she had taken off her beautiful dress and had laid it on the grave, and the bird had carried it away again, and then she had put on her little gray kirtle again, and had sat down in. the kitchen among the cinders.

"Little tree, little tree, shake over me,

That silver and gold may come down and cover me."

Then the bird threw down a dress of gold and silver, and a pair of slippers embroidered with silk and silver. , And in all haste she put on the dress and went to the festival. But her step-mother and sisters did not know her, and thought she must be a foreign princess, she looked so beautiful in her golden dress. Of Cinderella they never thought at all, and supposed that she was sitting at home, arid picking the lentils out of the ashes. The King's son came to meet her, and took her by the hand and danced with her, and he refused to stand up with any one else, so that he might not be obliged to let go her hand; and when any one came to claim it he answered, "She is my partner."

The next day, when the festival began anew, and the parents and step-sisters had gone to it, Cinderella went to the hazel bush and cried,

"Little tree, little tree, shake over me,

That silver and gold may come down and cover me."

Then the bird cast down a still more splendid dress than on the day before. And when she appeared in it among the guests every one was astonished at her beauty. The prince had been waiting until she came, and he took her hand and danced with her alone. And when any one else came to invite her he said, "She is my partner." And when the evening came she wanted to go home, and the prince followed her, for he wanted to see to what house she belonged; but she broke away from him, and ran into the garden at the back of the house. There stood a fine large tree, bearing splendid pears; she leapt as lightly as a squirrel among the branches, and the prince did not know what had become of her. So he waited until the father came, and then he told him that the strange maiden had rushed from him, and that he thought she had gone up into the pear-tree. The father thought to himself, "It cannot surely be Cinderella," and called for an axe, and felled the tree, but there was no one in it. And when they went into the kitchen there sat Cinderella among the cinders, as usual, for she had got down the other side of the tree, and had taken back her beautiful clothes to the bird on the hazel bush, and had put on her old grey kirtle again.

 

On the third day, when the parents and the step-children had set off, Cinderella went again to her mother's grave, and said to the tree,

"Little tree, little tree, shake over me,

That silver and gold may come down and cover me."

Then the bird cast down a dress, the like of which had never been seen for splendour and brilliancy, and slippers that were of gold. And when she appeared in this dress at the feast nobody knew what to say for wonderment. The prince danced with her alone, and if any one else asked her he answered, "She is my partner."

And when it was evening Cinderella wanted to go home, and the prince was about to go with her, when she ran past him so quickly that he could not follow her. But he had laid a plan, and had caused all the steps to be spread with pitch, so that as she rushed down them the left shoe of the maiden remained sticking in it. The prince picked it up, and saw that it was of gold, and very small and slender. The next morning he went to the father and told him that none should be his bride save the one whose foot the golden shoe should fit. Then the two sisters were very glad, because they had pretty feet. The eldest went to her room to try on the shoe, and her mother stood by. But she could not get her great toe into it, for the shoe was too small; then her mother handed her a knife, and said, "Cut the toe off, for when you are queen you will never have to go on foot." So the girl cut her toe off, squeezed her foot into the shoe, concealed the pain, and went down to the prince. Then he took her with him on his horse as his bride, and rode off. They had to pass by the grave, and there sat the two pigeons on the hazel bush, and cried,

"There they go, there they go!

There is blood on her shoe;

The shoe is too small,

Not the right bride at all!"

Then the prince looked at her shoe, and saw the blood flowing. And he turned his horse round and took the false bride home again, saying she was not the right one, and that the other sister must try on the shoe. So she went into her room to do so, and got her toes comfortably in, but her heel was too large. Then her mother handed her the knife, saying, "Cut a piece off your heel; when you are queen you will never have to go on foot." So the girl cut a piece off her heel, and thrust her foot into the shoe, concealed the pain, and went down to the prince, who took his bride before him on his horse and rode off. When they passed by the hazel bush the two pigeons sat there and cried,

"There they go, there they go!

There is blood on her shoe;

The shoe is too small,

Not the right bride at all!"

Then the prince looked at her foot, and saw how the blood was flowing from the shoe, and staining the white stocking. And he turned his horse round and brought the false bride home again. "This is not the right one," said he, "have you no other daughter?" - "No," said the man, "only my dead wife left behind her a little stunted Cinderella; it is impossible that she can be the bride." But the King's son ordered her to be sent for, but the mother said, "Oh no! she is much too dirty, I could not let her be seen." But he would have her fetched, and so Cinderella had to appear. First she washed her face and hands quite clean, and went in and curtseyed to the prince, who held out to her the golden shoe. Then she sat down on a stool, drew her foot out of the heavy wooden shoe, and slipped it into the golden one, which fitted it perfectly. And when she stood up, and the prince looked in her face, he knew again the beautiful maiden that had danced with him, and he cried, "This is the right bride!" The step-mother and the two sisters were thunderstruck, and grew pale with anger; but he put Cinderella before him on his horse and rode off. And as they passed the hazel bush, the two white pigeons cried.

"There they go, there they go!

No blood on her shoe;

The shoe's not too small,

The right bride is she after all."

And when they had thus cried, they came flying after and perched on Cinderella's shoulders, one on the right, the other on the left, and so remained.

And when her wedding with the prince was appointed to be held the false sisters came, hoping to curry favour, and to take part in the festivities. So as the bridal procession went to the church, the eldest walked on the right side and the younger on the left, and the pigeons picked out an eye of each of them. And as they returned the elder was on the left side and the younger on the right, and the pigeons picked out the other eye of each of them. And so they were condemned to go blind for the rest of their days because of their wickedness and falsehood.

 

Para organizar o texto: quem puder pode imprimir, cortar separando os parágrafos e colar quando finalizar. Quem não puder imprimir pode numerar a ordem correta colocando o número seguido das primeiras e últimas palavras de cada parágrafo (não precisa copiar o texto todo).

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________

9º ano C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 28/09/2020 a 02/10/2020

Habilidades:

EF09LP11    "Inferir efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais), em textos de diferentes gêneros."

 

Conectivos e Conjunções

Oi, pessoal! Como vocês estão? Vamos para a atividade da semana?

Nós já havíamos falado em sala de aula sobre a importância de conectar as frases de forma que elas façam sentido, e de que forma alguns termos contribuem para que esse sentido seja construído de forma clara.

Acessem os links abaixo para conhecer um pouco mais sobre esses termos e quais os possíveis sentidos eles podem atribuir aos textos:

https://www.normaculta.com.br/conectivos/

https://www.youtube.com/watch?v=FPllej24rwU

https://www.youtube.com/watch?v=KHnQPc99FNA

_________________________________________________________________________

 

Após estudar o conteúdo acima, responda os exercícios abaixo:

 

1. (PUC-SP) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.

 

"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó. (Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."

 

a) primeiramente, ademais, além disso, em suma

b) acima de tudo, também, analogamente, finalmente

c) primordialmente, similarmente, segundo, portanto

d) antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte

e) sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.

 

2. (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação

b) concessão

c) comparação

d) modo

e) consequência

 

3. (Enem-2010)

 

Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.

LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

 

A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas

 

a) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.

b) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.

c) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.

d) contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.

e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.

 

4. (UFPB-2010) No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...]", a oração destacada expressa ideia de:

 

a) Condição

b) Consequência

c) Concessão

d) Comparação

e) Causa

 

5. (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:

 

a) comparação

b) causa

c) explicação

d) conclusão

e) proporção

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

_________________________________________________________________________


Educação física professor Emerson 9°B


Jogos e brincadeiras no caderno de educação física



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2MY1B9WhMk0VMlBGiDSKmOneFCACJrpdPEC_Ars6xeVazZA/viewform?usp=sf_link


____________________________________________________________________


Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C

 

No jogo da vida até mesmo as jogadas que não deram certo são importantes de serem analisadas. Nessa missão, você irá:



Refletindo no passo 1 e 2 escreva um pequeno texto do que quer para o futuro logo quando concluir o ensino médio.

 

Envie para 996460862


_______________________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º A

 

Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno






Após o termino envie para 996460862


___________________________________________________________________________________


Atividade de Português de 28 a 02  de setembro/outubro 2020.

Prof.ª Néia – 9º ano A,B

Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, contos, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos

 

Gênero: Conto

Leia o texto abaixo para responder às questões:

 

FURTO DE FLOR 

 Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me: 

– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! 

Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.


1. Leia as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta

a) O texto Furto de Flor é predominantemente narrativo. 

b) O autor ao longo do texto vai construindo um misto de narrativa e texto objetivo. 

c) O autor usou a 1ª pessoa para, supostamente, aproximar-se do personagem da narrativa. 

d) Apenas pela leitura do título do texto, pode-se afirmar que o texto é narrativo. 


2. Segundo o texto de Drummond, a condição para haver novidade em uma flor, sem agredi-la, é apenas admirá-la. O trecho do conto que satisfaz esta condição é

a) “Furtei uma flor daquele jardim”. 

b) “Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia”.

c) “Quantas novidades hão numa flor se a contemplarmos bem”.

d) “Não adiantava restituí-la ao jardim".


3. Ao longo do texto, o personagem vai gradativamente buscando manter a flor viva, mas não é feliz no seu intento, pois a 

a) colocou num copo com água.

b) depositou no jardim onde desabrochara.

c) colocou no vaso com terra.

d) furtou do jardim.


Leia o texto abaixo para responder às questões 4 - 6.

 APELO

 Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

Com os dias, Senhora, o leite primeiro vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.

Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

Dalton Trevisan.

4. Qual o tema central do conto que você leu

a) Um homem que narra e descreve sua rotina após ser abandonado. 

b) Um homem que narra e descreve sua sede de amar.

c) Um homem que narra e descreve a briga pelo sal no tomate.

d) Um homem que narra e descreve a primeira vez que o leite coalhou.



5. A narrativa do conto acontece em

a) 3ª pessoa narrador onisciente.

b) 2ª pessoa.

c) 1ª pessoa.

d) 3ª pessoa narrador observador.



6. O trecho abaixo que confirma que a narração do conto acima está em 1ª pessoa, narrador-personagem é

a) “(...) o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho (...)” 

b) “(...) Com os dias, Senhora, o leite primeiro vez coalhou(...)”

c) “(...) Uma hora da noite, eles se iam e eu ficava só. (...)”

d) “(...)Amanhã faz um mês(...)”

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!


_______________________________________


 ARTE

Prof. Michelle


Atividade:  Pesquise o que é Valor histórico e valor de época, escreva em seu caderno de arte, feito isso, escolha uma praça ou um passeio público que tenha feito e projete um monumento ou uma escultura, também em seu caderno de arte, conclua o desenho com a natureza local. Não esqueça de colorir.

________________________________________________________________


PROJETO DE VIDA

Prof. Michelle

( Apenas para o 9º ano A e B )


Atividade:  Faça uma pesquisa, utilizando apenas imagens, sobre a estética de uma personalidade da música, do esporte ou da cultura em geral que chame sua atenção e cole-a ou desenhe em seu caderno de projeto de vida.

Não esqueça de colocar o nome dessa personalidade escolhida!

________________________________________________________________

9º A   -  Eletiva  - Show Fashion    -     Profª  Aurinda Prado

Atividade:

Relacionar imagens dos acontecimentos sociais e ambientais atuais com imagens de ações que possam servir de inspiração para melhorar o funcionamento global da nossa sociedade.

Explicar em um parágrafo as ligações escolhidas, para realizar essa atividade e construir essas ligações use como inspiração a música abaixo, lembrando que não importa a quanto tempo ela tenha sido composta pois retrata perfeitamente a nossa realidade atual.

https://www.youtube.com/watch?v=urGv4tLurEM

Concluída a atividade de enviar foto para:   aurinda@prof.educacao.sp.gov.br

 (11) 99554-9642

 


Eletiva de Fotografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

 

                                               Tecnologia  9º ano C

                                            Professor Maristela- 

                        Recuperação do 3 bimestre para todos os alunos


                                                Atividade baseada nas páginas 48 e 49 do caderno do aluno

ENVIAR  NO EMAIL formentini2@gmail.com ou whtasapp981365627