E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Aulas Online
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 28/09 a 02/10
TEMA: Origem da vida: - Concepções
mítico-religiosas - Teorias científicas 3ºBIMESTRE
Habilidades: As ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck.
Seleção natural Isolamento geográfico e reprodutivo
Formação de novas espécies.
RESPONDA AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/izmTHkNoRi2dWAhp7
___________________________________________
_________________________
Disciplina: Português
Professora: Ariane
Atividades
para os alunos 3 ano A, 3 ano B e 3 ano C para o período de 28/09 a 02/10
Habilidades:
Posicionar-se criticamente diante do
texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.
Analisar os efeitos semânticos e
expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e
discursivas: verbo e conectores.
Reconhecer em contos, entrevistas e
poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros.
Responda
as atividades acessando ao link:
https://forms.gle/yCA1wSbRxKGpWqde7
_______________________________________
Disciplina de Geografia: Profª Cristiane
Segue o link para desenvolver as atividades de Geografia
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZHET8UiCZykPAhwbKXPlXbLVSjvFnyyzpe55cVmRLYrg9pQ/viewform
_________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº NIVALDO
Pessoal, segue link da atividade dessa semana.
________________________________________
História 3ªSérie
A,B e C –
Profº Leilson
Habilidades: Analisar o papel histórico
das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes agentes e forças sociais.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/WTbZQcPx1viHUbKW8
__________________________________________________
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Aprender a conhecer-se.
O que é Autoavaliação pessoal?
É o exercício prático de lançar um olhar crítico sobre as nossas próprias características, com o objetivo de conhecer pontos fortes, ou seja, aqueles que nos ajudam em nosso crescimento e progresso, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, bem como os pontos de melhoria, que são aqueles que nos atrapalham em nosso processo evolutivo. Trata-se de uma ferramenta de extrema importância, pois nos mostra o que, em nossos comportamentos e atitudes, precisamos reforçar, que no caso são nossas qualidades, e o que precisamos modificar ou eliminar em definitivo, para que assim tenhamos a oportunidade de nos desenvolvermos e alcançarmos o nosso potencial infinito.
Responda as perguntas de Autoavaliação no caderno:
O que eu faço de melhor?
Quais são minhas melhores características?
Quais são meus pontos fortes?
Por que eu considero esses os meus pontos fortes?
Como posso usar esses pontos fortes na minha vida pessoal e escolar?
Como me relaciono com as outras pessoas?
Tenho assumido a responsabilidade pelas minhas falhas?
Tenho reconhecido meus sucessos e progresso?
Quais são minhas maiores dificuldades no dia a dia?
Quais são meus pontos fracos?
Por que considero esses os meus pontos fracos?
Como meus pontos fracos impactam na minha capacidade de crescer?
Posso utilizar algum dos meus pontos fortes para compensar essas dificuldades?
Existem oportunidades onde meus pontos fortes sejam mais bem aproveitados?
Existem oportunidades onde meus pontos fracos tenham menos impacto?
O que eu gostaria de mudar em mim mesmo?
Como posso começar essa mudança utilizando meus pontos fortes?
Quais são os meus próximos objetivos?
Existem habilidades que eu não possuo e preciso desenvolver para alcançar esse objetivo?
Qual será minha estratégia para adquirir essas novas competências?
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Apropriar-se de diversas linguagens e recursos
tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de
grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as
TDIC.
Realize
a leitura do texto e responda as questões em seu caderno.
"Estudo
aponta manipulação política pela internet em 70 países em 2019."
Questões:
01- De acordo com o texto, que significa o
termo "Bots" e quais suas tarefas?
02- Defina o termo "Propaganda
computacional".
03- Quais são as principais plataformas
utilizadas em campanhas de manipulação?
____________________________________________________________
INGLÊS
HABILIDADE: Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
Responda a atividade acessando o link: https://forms.gle/9T1PCibsE4Ycs3Pz5
__________________________________________________________
Educação física professor Emerson 3°B
Jogos e brincadeiras no caderno de educação física
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCub3fMvlN_K5M42v2GBwtHLl_Bc2T4JsXtlxOmdkSJSXYMg/viewform?usp=sf_link
_______________________________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação- 28 a 03 setembro/outubro de 2020.
Prof.ª Néia – 3ªsérie A
Habilidades:
EF13TEC01 – Identificar e compreender os
recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais,
utilizando-os para resolução de problemas. EF13TEC05 – Apropriar-se de diversas
linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar,
enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma
responsável e ética, as TDIC.
O foco é refletir sobre o descarte de equipamentos,
aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte
inadequado pode causar no meio ambiente.
Assista o vídeo abaixo para responder as questões
Canal
Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o smartphone sustentável.
Disponível
https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s Acesso em: 2 jun. 2020.
Respondam as seguintes perguntas:
1. 1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto
tempo espera que durem?
2. Você ou alguém da sua casa
comprou algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras,
telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou
quebraram depois da compra?
3. Foi fácil fazer o conserto?
4. Você (ou alguém que você
conhece) já preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?
5. Você acha que os fabricantes
sempre projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?
6. Você se
considera uma pessoa consumista?
7. Qual é o dispositivo
eletrônico mais importante para você e com qual periodicidade você já trocou
esse produto por modelos mais novos?
8. Você acredita que os meios de
comunicação têm alguma influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por
quê?
Bora lá pôr a mão na
massa!!!
Boa semana a todos!!
______________________________________________________
Prof Paulo Freire
Matemática
Assistir o vídeo:
Resolva os exercícios:
. De quantas maneiras 8 pessoas podem se sentar em uma van com a mesma quantidade de lugares?
De quantas maneiras Ana, Beatriz, Clarice, Débora e Érica podem ser dispostas em uma fila indiana?
________________________________________________
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Profª Mileni
ATENÇÃO!!!
Envie o seu projeto escrito até sexta-feira dia 02/09, conforme o combinado.
Pode ser enviado via email: promileni@gmail.com ou (19)996125182
Assista ao vídeo: "A ciência brasileira e Síndrome de Cassandra" Natália Pasternak | TEDxUSP
https://www.youtube.com/watch?v=F3kUeDlP3Io
_______________________________________________________
Prof Paulo Freire
Física
Assistir vídeo:
https://www.stoodi.com.br/blog/quimica/quimica-4-pontos-da-radioatividade-que-voce-precisa-conhecer/
Resolver os exercícios:
QUESTÃO 1
A figura a seguir representa o resultado de um experimento que testou o efeito de um campo eletromagnético sobre as radiações emitidas pelo urânio.
Analisando a figura e conhecendo a natureza de cada uma das radiações que podem ser emitidas por um átomo, podemos afirmar que:
a) A radiação que atinge o ponto 2 é a alfa.
b) A radiação que atinge o ponto 3 é a gama.
c) A radiação que atinge o ponto 1 é a beta.
d) A radiação γ (gama) é composta por dois prótons e dois nêutrons e sofre desvios pelo polo negativo do campo elétrico, por isso, atinge o detector no ponto 3.
e) nda.
QUESTÃO 2
A imagem a seguir traz uma representação do poder de penetração das radiações alfa, beta e gama:
Sobre essas radiações, marque a alternativa correta:
a) Sempre que o núcleo de um átomo emite a radiação beta, um novo nêutron é formado no interior desse núcleo.
b) A radiação beta é composta por um único elétron, o que confere a ela uma carga positiva.
c) As radiações alfa são formadas por dois prótons e dois nêutrons, o que confere a ela a menor massa entre os tipos de radiações.
d) As partículas gama são radiações eletromagnéticas que não possuem carga elétrica nem massa.
e) Os nêutrons são partículas localizadas no interior do núcleo do átomo e apresentam uma massa menor do que a dos elétrons (presentes nas eletrosferas).
QUESTÃO 3
(FCM-MG) A compreensão das propriedades de interação das radiações com a matéria é importante para: operar os equipamentos de detecção, conhecer e controlar os riscos biológicos sujeitos à radiação, além de possibilitar a interpretação correta dos resultados dos radioensaios.
I. As partículas gama possuem alto poder de penetração, podendo causar danos irreparáveis ao ser humano.
II. As partículas alfa são leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível.
III. As partículas gama são radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa.
IV. As partículas alfa são partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, geralmente causam queimaduras de 3° grau.
V. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa.
Das afirmações feitas em relação às partículas radioativas, estão CORRETAS:
a) apenas I e V.
b) apenas I, II e V.
c) apenas I, III, e V.
d) apenas II, III e IV.
Professora Regiane
Disciplina: Projeto de Vida - 3° B
Acesse o link abaixo e esponda as atividades.
https://forms.gle/vH19EMu8nWmVxadv8
QUÍMICA
Professora Maristela -
Recuperação do 3º bimestre para todos os alunos
LINK 3º A: https://forms.gle/YQhNVqJvSLKYBkJH7
LINK 3º B: https://forms.gle/NwS6AMukHQBJTGV6A
LINK 3º C: https://forms.gle/UP7uBB9Dfh61QbVv9
Professora Maristela: MODAS
Atividade para reuperação do 3º bimestre para todos os alunos
Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens .
Redação
Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?
pesquise na próxima aula teremos um questionário sobre o assunto.
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno
Projeto de vida - 3º C Profº- Maristela- Recuperação do 3º Bimestre para todos os alunos
HABILIDADE: Determinação, organização, autoconfiança e imaginação criativa.
Faça uma redação com o Tema:
"
O quanto suas escolhas têm impactado em sua vida?" Participação Política SOCIOLOGIA 3ºB/3ºC
Habilidade:
Estabelecer uma reflexão crítica sobre
a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre
eleitores e representantes eleitos.
Todo
regime político procura preservar sua condição hegemônica. Pode-se dizer que
uma das diferenças entre a democracia e os regimes autoritários ou tirânicos se
encontra na forma como essa preservação se dá. Nas ditaduras, o emprego da
força busca garantir alguma forma de estabilidade ao governante, que, assim,
obtém a prerrogativa de impor normas e políticas. Nas democracias, a
estabilidade tem muito de seu fundamento na legitimidade das decisões
engendradas mediante métodos e dispositivos característicos, como, por exemplo,
a soberania dos cidadãos.
As discussões sobre o conceito de democracia remontam às questões de representação, deliberação e participação, abordadas por autores clássicos da Ciência Política. Entre os teóricos elitistas destaca-se Joseph Schumpeter que definiu a democracia como um método de escolha de lideranças políticas, “certo tipo de arranjo institucional para se alcançarem decisões políticas – legislativas e administrativas” (1984, p. 304). Dessa forma, as eleições são o acontecimento mais importante do regime democrático. O eleitorado, portanto, tem o papel de escolher os líderes que formarão o governo e, os líderes, por sua vez, disponíveis e com vocação política, competem pelo voto do povo em eleições livres e periódicas.
·
Para
aprofundar o conceito de participação política assista a aula do CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=3pvRN_T5E54
·
Responda
o Google formulário:
https://forms.gle/aRX1sct1oHtz1NXj8
___________________________________________________________________________________
Democracia,
liberdade e solidariedade: Parte I 3ºC
FILOSOFIA
Habilidade: Relacionar Liberdade a solidariedade na
perspectiva de uma sociedade democrática.
Do contrato social - Jean Jacques
Rousseu
A primeira e mais importante
consequência dos princípios até aqui estabelecidos é que somente a vontade
geral pode dirigir as forças do Estado de acordo com a finalidade da sua
instituição, que é bem comum, porque, se a oposição dos interesses particulares
tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi a concordância desses
mesmos interesses que tornou possível. O que forma o vínculo social é o que há
de comum nesses diferentes interesses, e, se não houvesse um ponto no qual
todos os interesses se põem de acordo, nenhuma sociedade poderia existir. Ora,
é unicamente com base nesse interesse comum que a sociedade deve ser governada.
Digo, portanto que a
soberania, que é exercício da vontade geral, nunca pode ser alienada e que o
soberano, que é um ser coletivo, só pode ser representado por si mesmo. O poder
pode ser transmitido, não a vontade.
De fato, se não é impossível
que a vontade particular concorde em algum ponto com a vontade geral, é
impossível pelo menos que essa concordância seja duradoura e constante, porque
a vontade particular tende por natureza as preferencias, e a vontade geral a
igualdade. É ainda mais impossível ter garantia dessa concordância, mesmo que
essa concordância perseverasse, o que não seria um efeito da arte do acaso. O
soberano pode muito bem dizer: “Quero agora o que quer certo homem ou pelo
menos o que ele diz querer”. Mas ele não pode dizer: “O que esse homem quiser
amanhã, eu também quererei”, porque é absurdo que a vontade se dê grilhões para
o futuro e porque não depende de nenhuma vontade consentir em nada que seja contrario ao bem do ser que
quer. Portanto, se o povo promete simplesmente obedecer, ele se dissolve por
esse ato, perde a sua qualidade de povo. A partir do instante em que tem um
amo, não há mais soberano, e o corpo político é por conseguinte destruído.
Isso não quer dizer que as
ordens dos chefes não possam ser tidas como vontades gerais, enquanto o
soberano, que é livre para se opor a elas, não o fizer. Num caso assim, do
silencio universal deve-se deduzir o consentimento do povo.
Referência Bibliográfica:
ROUSSEU, Jean Jacques. Do contrato social. São Paulo: Companhia das letras/Penguin, 2011.p. 77-78
Assista a aula
do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=bD9zS5qUYx0
Responda o
Google formulário: https://forms.gle/wNzZpp9TEsfs62FG8