-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

28 setembro, 2020

3ª SÉRIE - 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO

   E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Aulas Online 


_________________________________


DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 28/09 a 02/10

TEMA: Origem da vida:  - Concepções mítico-religiosas - Teorias científicas    3ºBIMESTRE

Habilidades: As ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck. Seleção natural Isolamento geográfico e reprodutivo
Formação de novas espécies.

 

RESPONDA AS ATIVIDADES  NO LINK: https://forms.gle/izmTHkNoRi2dWAhp7 

___________________________________________

_________________________

Disciplina: Português

Professora: Ariane

Atividades para os alunos 3 ano A, 3 ano B e 3 ano C  para o período de 28/09 a 02/10

Habilidades: 

Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.

Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores.

Reconhecer em contos, entrevistas e poemas, marcas linguísticas que singularizam os diferentes gêneros. 

Responda as atividades acessando ao link:

https://forms.gle/yCA1wSbRxKGpWqde7

_______________________________________

 

 Disciplina de Geografia: Profª Cristiane 

Segue o link para desenvolver as atividades de Geografia


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZHET8UiCZykPAhwbKXPlXbLVSjvFnyyzpe55cVmRLYrg9pQ/viewform 

_________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº NIVALDO

Pessoal, segue link da atividade dessa semana.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScxh33CCVRAGy1ihwO61MqhSy2enaKLotVkhUYI9aZD2gu1-A/viewform?usp=sf_link 

________________________________________ 

História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/WTbZQcPx1viHUbKW8 

__________________________________________________ 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique 

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.

Habilidades: Aprender a conhecer-se.

O que é Autoavaliação pessoal?

É o exercício prático de lançar um olhar crítico sobre as nossas próprias características, com o objetivo de conhecer pontos fortes, ou seja, aqueles que nos ajudam em nosso crescimento e progresso, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, bem como os pontos de melhoria, que são aqueles que nos atrapalham em nosso processo evolutivo. Trata-se de uma ferramenta de extrema importância, pois nos mostra o que, em nossos comportamentos e atitudes, precisamos reforçar, que no caso são nossas qualidades, e o que precisamos modificar ou eliminar em definitivo, para que assim tenhamos a oportunidade de nos desenvolvermos e alcançarmos o nosso potencial infinito.

Responda as perguntas de Autoavaliação no caderno:

O que eu faço de melhor?

Quais são minhas melhores características?

Quais são meus pontos fortes?

Por que eu considero esses os meus pontos fortes?

Como posso usar esses pontos fortes na minha vida pessoal e escolar?

Como me relaciono com as outras pessoas?

Tenho assumido a responsabilidade pelas minhas falhas?

Tenho reconhecido meus sucessos e progresso?

Quais são minhas maiores dificuldades no dia a dia?

Quais são meus pontos fracos?

Por que considero esses os meus pontos fracos?

Como meus pontos fracos impactam na minha capacidade de crescer?

Posso utilizar algum dos meus pontos fortes para compensar essas dificuldades?

Existem oportunidades onde meus pontos fortes sejam mais bem aproveitados?

Existem oportunidades onde meus pontos fracos tenham menos impacto?

O que eu gostaria de mudar em mim mesmo?

Como posso começar essa mudança utilizando meus pontos fortes?

Quais são os meus próximos objetivos?

Existem habilidades que eu não possuo e preciso desenvolver para alcançar esse objetivo?

Qual será minha estratégia para adquirir essas novas competências? 

____________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.    

Habilidades: Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.

Realize a leitura do texto e responda as questões em seu caderno.  

"Estudo aponta manipulação política pela internet em 70 países em 2019."

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/estudo-aponta-manipula%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-pela-internet-em-70-pa%C3%ADses-em-2019-1.368432

Questões:

01- De acordo com o texto, que significa o termo "Bots" e quais suas tarefas?

02- Defina o termo "Propaganda computacional".

03- Quais são as principais plataformas utilizadas em campanhas de manipulação?

____________________________________________________________

INGLÊS

HABILIDADE: Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Responda a atividade acessando o link: https://forms.gle/9T1PCibsE4Ycs3Pz5


__________________________________________________________



Educação física professor Emerson 3°B


Jogos e brincadeiras no caderno de educação física


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCub3fMvlN_K5M42v2GBwtHLl_Bc2T4JsXtlxOmdkSJSXYMg/viewform?usp=sf_link


_______________________________________________

Atividade de Tecnologia e Inovação- 28 a 03 setembro/outubro de 2020.

Prof.ª Néia – 3ªsérie A

Habilidades: EF13TEC01 – Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas. EF13TEC05 – Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.


 E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR?

O foco é refletir sobre o descarte de equipamentos, aumentando a quantidade de lixo eletrônico, e sobre qual impacto o descarte inadequado pode causar no meio ambiente.

Assista o vídeo abaixo para responder as questões

Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o smartphone sustentável. Disponível 

https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s  Acesso em: 2 jun. 2020.

                        Respondam as seguintes perguntas:

1.             1.    Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?

2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?

3. Foi fácil fazer o conserto?

4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?

5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?

       6. Você se considera uma pessoa consumista?

7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?

8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?

 

Bora lá pôr a mão na massa!!!

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

 Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.

Boa semana a todos!!

______________________________________________________


Prof Paulo Freire

Matemática


Assistir o vídeo:

https://www.pebsp.com/videos/2a-serie-em-matematica-formacao-de-filas-sem-elementos-repetidos-10-08-2020/



Resolva os exercícios:

. De quantas maneiras 8 pessoas podem se sentar em uma van com a mesma quantidade de lugares?


De quantas maneiras Ana, Beatriz, Clarice, Débora e Érica podem ser dispostas em uma fila indiana?


________________________________________________


ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


ATENÇÃO!!!

Envie o seu projeto escrito até sexta-feira dia 02/09, conforme o combinado.

Pode ser enviado via email: promileni@gmail.com ou (19)996125182


Assista ao vídeo: "A ciência brasileira e Síndrome de Cassandra"  Natália Pasternak | TEDxUSP

https://www.youtube.com/watch?v=F3kUeDlP3Io

_______________________________________________________





Prof Paulo Freire

Física


Assistir vídeo:

https://www.stoodi.com.br/blog/quimica/quimica-4-pontos-da-radioatividade-que-voce-precisa-conhecer/


Resolver os exercícios:

QUESTÃO 1

A figura a seguir representa o resultado de um experimento que testou o efeito de um campo eletromagnético sobre as radiações emitidas pelo urânio.

Analisando a figura e conhecendo a natureza de cada uma das radiações que podem ser emitidas por um átomo, podemos afirmar que:

a) A radiação que atinge o ponto 2 é a alfa.

b) A radiação que atinge o ponto 3 é a gama.

c) A radiação que atinge o ponto 1 é a beta.

d) A radiação γ (gama) é composta por dois prótons e dois nêutrons e sofre desvios pelo polo negativo do campo elétrico, por isso, atinge o detector no ponto 3.

e) nda.

 

QUESTÃO 2

A imagem a seguir traz uma representação do poder de penetração das radiações alfa, beta e gama:

Sobre essas radiações, marque a alternativa correta:

a) Sempre que o núcleo de um átomo emite a radiação beta, um novo nêutron é formado no interior desse núcleo.

b) A radiação beta é composta por um único elétron, o que confere a ela uma carga positiva.

c) As radiações alfa são formadas por dois prótons e dois nêutrons, o que confere a ela a menor massa entre os tipos de radiações.

d) As partículas gama são radiações eletromagnéticas que não possuem carga elétrica nem massa.

e) Os nêutrons são partículas localizadas no interior do núcleo do átomo e apresentam uma massa menor do que a dos elétrons (presentes nas eletrosferas).

 

QUESTÃO 3

(FCM-MG) A compreensão das propriedades de interação das radiações com a matéria é importante para: operar os equipamentos de detecção, conhecer e controlar os riscos biológicos sujeitos à radiação, além de possibilitar a interpretação correta dos resultados dos radioensaios.

I. As partículas gama possuem alto poder de penetração, podendo causar danos irreparáveis ao ser humano.

II. As partículas alfa são leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível.

III. As partículas gama são radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa.

IV. As partículas alfa são partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, geralmente causam queimaduras de 3° grau.

V. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa.

Das afirmações feitas em relação às partículas radioativas, estão CORRETAS:

a) apenas I e V.

b) apenas I, II e V.

c) apenas I, III, e V.

d) apenas II, III e IV.

Professora Regiane

 Disciplina: Projeto de Vida - 3°    B


Acesse o link abaixo e esponda as atividades.


https://forms.gle/vH19EMu8nWmVxadv8 

                                

                                                            QUÍMICA 

                   Professora Maristela -

                 Recuperação do 3º bimestre para todos os alunos


            LINK A https://forms.gle/YQhNVqJvSLKYBkJH7

            LINK 3º B https://forms.gle/NwS6AMukHQBJTGV6A

            LINK C:  https://forms.gle/UP7uBB9Dfh61QbVv9



Professora MaristelaMODAS

                         Atividade para reuperação do 3º bimestre para todos os alunos


Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens . 

                                         Redação

Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?

pesquise na próxima aula teremos um questionário sobre o assunto.


OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno




                                   Projeto de vida - 3º C                                     Profº- Maristela- Recuperação do 3º Bimestre para todos os alunos

HABILIDADE: Determinação, organização, autoconfiança e imaginação criativa.

 Faça uma redação  com o Tema: 

"

O quanto suas escolhas têm impactado em sua vida?"

Enviar no e-mail formentini2@gmail.com ou WhatsApp 981365627. 
_____________________&&&&&&&_____________

Professora Edna Arte formulario : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqhkBTf3Nhen_rnCsXSU1lfwFdpLO0cnDOpQR2BOhfF2m9-w/viewform?usp=sf_link

___________________________________________________________________________________

                                                     Participação Política                                                            SOCIOLOGIA  3ºB/3ºC

Habilidade:

Estabelecer uma reflexão crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre eleitores e representantes eleitos.

 

Todo regime político procura preservar sua condição hegemônica. Pode-se dizer que uma das diferenças entre a democracia e os regimes autoritários ou tirânicos se encontra na forma como essa preservação se dá. Nas ditaduras, o emprego da força busca garantir alguma forma de estabilidade ao governante, que, assim, obtém a prerrogativa de impor normas e políticas. Nas democracias, a estabilidade tem muito de seu fundamento na legitimidade das decisões engendradas mediante métodos e dispositivos característicos, como, por exemplo, a soberania dos cidadãos.

As discussões sobre o conceito de democracia remontam às questões de representação, deliberação e participação, abordadas por autores clássicos da Ciência Política. Entre os teóricos elitistas destaca-se Joseph Schumpeter que definiu a democracia como um método de escolha de lideranças políticas, “certo tipo de arranjo institucional para se alcançarem decisões políticas – legislativas e administrativas” (1984, p. 304). Dessa forma, as eleições são o acontecimento mais importante do regime democrático. O eleitorado, portanto, tem o papel de escolher os líderes que formarão o governo e, os líderes, por sua vez, disponíveis e com vocação política, competem pelo voto do povo em eleições livres e periódicas. 

·         Para aprofundar o conceito de participação política assista a aula do CMSP:   

https://www.youtube.com/watch?v=3pvRN_T5E54

·         Responda o Google formulário:

https://forms.gle/aRX1sct1oHtz1NXj8

___________________________________________________________________________________

Democracia, liberdade e solidariedade: Parte I                         3ºC

FILOSOFIA

Habilidade: Relacionar Liberdade a solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática.

                                          Do contrato social - Jean Jacques Rousseu

A primeira e mais importante consequência dos princípios até aqui estabelecidos é que somente a vontade geral pode dirigir as forças do Estado de acordo com a finalidade da sua instituição, que é bem comum, porque, se a oposição dos interesses particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi a concordância desses mesmos interesses que tornou possível. O que forma o vínculo social é o que há de comum nesses diferentes interesses, e, se não houvesse um ponto no qual todos os interesses se põem de acordo, nenhuma sociedade poderia existir. Ora, é unicamente com base nesse interesse comum que a sociedade deve ser governada.

Digo, portanto que a soberania, que é exercício da vontade geral, nunca pode ser alienada e que o soberano, que é um ser coletivo, só pode ser representado por si mesmo. O poder pode ser transmitido, não a vontade.

De fato, se não é impossível que a vontade particular concorde em algum ponto com a vontade geral, é impossível pelo menos que essa concordância seja duradoura e constante, porque a vontade particular tende por natureza as preferencias, e a vontade geral a igualdade. É ainda mais impossível ter garantia dessa concordância, mesmo que essa concordância perseverasse, o que não seria um efeito da arte do acaso. O soberano pode muito bem dizer: “Quero agora o que quer certo homem ou pelo menos o que ele diz querer”. Mas ele não pode dizer: “O que esse homem quiser amanhã, eu também quererei”, porque é absurdo que a vontade se dê grilhões para o futuro e porque não depende de nenhuma vontade consentir  em nada que seja contrario ao bem do ser que quer. Portanto, se o povo promete simplesmente obedecer, ele se dissolve por esse ato, perde a sua qualidade de povo. A partir do instante em que tem um amo, não há mais soberano, e o corpo político é por conseguinte destruído.

Isso não quer dizer que as ordens dos chefes não possam ser tidas como vontades gerais, enquanto o soberano, que é livre para se opor a elas, não o fizer. Num caso assim, do silencio universal deve-se deduzir o consentimento do povo.

Referência Bibliográfica:

ROUSSEU, Jean Jacques. Do contrato social. São Paulo: Companhia das letras/Penguin, 2011.p. 77-78


Assista a aula do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=bD9zS5qUYx0

Responda o Google formulário: https://forms.gle/wNzZpp9TEsfs62FG8