E. E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Horário das aulas online
História
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Reconhecer a
dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às
transformações do contexto histórico;
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/pWtTc3ry1XawJET36
_______________________
Sociologia
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Compreender
que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres
culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da
humanidade.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/qhCiMvhgRNpt7ghK6
______________________
Eletiva – Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades
acessando o link: https://forms.gle/XKHPyk1n33d9XNqd8
________________________
Português 1ªSérie B – Professora Ariane
Habilidades:
Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.
Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se deles no processo de construção do sentido.
Responda as atividades acessando ao link: https://forms.gle/9KE7xQR6jEwQQUVG8
Prof. Paulo Freire
Matemática
Funções exponenciais Plutão era considerado um planeta do Sistema Solar. Porém, as novas descobertas astronômicas constataram a existência de corpos com características semelhantes às de Plutão. Isso gerou intensas discussões acerca da classificação desse astro. Portanto, seria necessário ou aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova classificação para os corpos celestes semelhantes a Plutão.
Assim, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI), responsável pela regulamentação das nomenclaturas, definições e classificações na Astronomia, apresentou um novo conceito para a palavra planeta, “rebaixando” Plutão, então, à categoria de planeta anão.
Definição de planeta, segundo a UAI:
“é um corpo celestial que está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para que sua autogravidade relacionada com as forças de corpo rígido permitam que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (forma arredondada) e, tem limpa a sua vizinhança ao longo de sua órbita.”
Definição de planeta anão segundo a UAI:
“é um corpo celestial que está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para sua autogravidade relacionada com as forças de corpo rígido de modo que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondada.), não tem limpa a sua vizinhança ao longo de sua órbita.”
Astros
Assistir o vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=qkZET9KQFFg
Resolva os exercícios :
QUESTÃO 1
(Mack – SP) Dadas as funções f(x) = 2 x² – 4 e g(x) = 4 x² – 2x, se x satisfaz f(x) = g(x), então 2x é:
a) ¼
b) 1
c) 8
d) 4
e) ½
QUESTÃO 2
(Uepg – PR) Dadas as funções definidas por f(x) = (4/5)x e g(x) = (5/4)x, é correto afirmar:
(01) Os gráficos de f(x) e g(x) não se interceptam.
(02) f(x) é crescente e g(x) é decrescente.
(04) g(– 2) . f(– 1) = f(1)
(08) f [g(0)] = f(1)
(16) f(– 1) + g(1) = 2,5
QUESTÃO 3
Na função exponencial a seguir, calcule o valor de k. Considere uma função crescente.
g(x) = (3k + 16)
QUESTÃO 4
Considerando que f(x) = 49x, determine o valor de f(1,5).
__________________________________________________________
1º A e 1º B - ARTE
Prof. Anderson Sanchez.
Habilidade: Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro."FLASH MOB"
Realize as atividades do link seguir: ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZnI-mcJI9ppTENVZgPcpAMx0YJEpY89EVrAHq7rfKVaP6eQ/viewform
__________________________________________________________
Inglês
Habilidade: Compreensão – Conhecimentos - Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma palavra.
Realize a atividade pelo link: https://forms.gle/qNQqU7fo3eY8Tug48
__________________________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS
ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 31/08 a 04/09
DISCIPLINA: BIOLOGIA 3ºBIMESTRE
TEMA: Principais doenças no
Brasil de acordo com sexo, renda e idade. Doenças infectocontagiosas,
parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação
ambiental.
Habilidades: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte
apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e
identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo
estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte
segundo semelhança.
Responda as atividades no link: https://forms.gle/dow46WoCKJqPbYYB7
Consumo de Álcool – Caso de Saúde Individual e Coletiva
A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar – PENSE, realizada em 2015,
entre outras questões,
levantou dados sobre o consumo de bebida alcoólica entre estudantes do 9º ano
do Ensino
Fundamental. Por meio dessa pesquisa, foi verificado que 24,9% do(a)s
estudantes do Estado de São Paulo consumiram bebida alcoólica nos últimos 30
dias antes da pesquisa, número semelhante à média brasileira (23,8%). Pense a
respeito sobre esses dados, considerando que são jovens com idade entre 13 e 14
anos.Para estudar sobre causas e consequências relacionadas ao
consumo de álcool, você deve pesquisar em livros, internet, revistas, etc.
__________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades
para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 31/08 a 04/09
Disciplina: Física
Tema : Elementos que compõem o Universo; corpos celestes;
condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; elementos que
compõem o Universo e características comuns em relação a massa, distância,
tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento
HABILIDADES: Identificar
e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
RESPONDER
AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/37XSXjfRMDbeLuzV8
Sistema Solar
O Sistema Solar é composto
por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos
celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites. O Sistema Solar,
localizado na galáxia Via Láctea, consiste
no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo,
como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela
central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais
corpos celestes.
O Sistema
Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo,
sua origem ainda
é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as
questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto,
atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e
astronômica: a teoria da nebulosa solar.
Essa teoria foi formulada inicialmente
por René Descartes no
ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por
Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha
hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se
contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então,
em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e
os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em
colapso.
Essa teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os
planetas terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da
nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões mais
externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se.
Já os planetas formados em regiões mais
internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis,
perderam-se. Essa circunstância explica
a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.
Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.
Plutão, um planeta anão
do Sistema Solar
Além dos planetas, há no Sistema Solar outros
astros. Segundo a União Astronômica Internacional, com exceção dos satélites
que orbitam o Sol, deverão ser designados como: pequenos corpos do Sistema
Solar esses corpos que apresentam dimensões inferiores aos planetas e aos
planetas anões.
São eles,
segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas:
·
Asteroides: corpos que apresentam movimento próprio,
a maioria já catalogada apresenta órbitas elípticas e encontra-se no cinturão
de asteroides entre Marte e Júpiter. O seu tamanho pode ser calculado por meio
da medida da quantidade de luz que ele reflete. Apenas 16 asteroides, dos mais
de 3000 catalogados, apresentam dimensões superiores a 240 km. Seu brilho não é
constante devido à reflexão solar.
·
Cometas: corpos constituídos por uma parte sólida chamada
de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Sua forma é irregular, e são
bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se
aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de
poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao
cometa. Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.
·
Meteoros, meteoroides e meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso
observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides
correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os
meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o
chão.
Planetas
Os oito
planetas existentes no Sistema Solar são classificados segundo as suas posições
em relação ao Sol. A ordem dos planetas é:
Sol → Mercúrio → Vênus
→ Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno |
Eles podem
ser classificados em:
→ Planetas telúricos, terrestres ou rochosos: são os quatro planetas mais próximos do Sol:
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São caracterizados por serem constituídos de
rochas, ferro e metais pesados e por possuírem maior densidade, visto que os
materiais densos possuem tendência a estarem mais próximos ao Sol.
→ Planetas
jovianos, gigantes ou gasosos: são os quatro planetas mais distantes do
Sol: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São maiores que os planetas telúricos em
termos de dimensão. São caracterizados por serem formados por gases como hélio
e hidrogênio. São menos densos, por isso mais afastados do Sol. Há evidências
de que esses planetas possuem um núcleo rochoso, contudo, não apresentam uma
superfície definida. Todos apresentam vários satélites naturais e sistemas de
anéis.
·
__________________________________________________________
Química
Professora Maristela
Fazer no caderno
Video aula: https://youtu.be/RU-6HO-pWZw
Caderno do Aluno página 31 para leitura e fazer
os exercícios 3F das paginas 36 e 37
Para fazer os exercícios utilizar a tabela periódica
Enviar foto por celular 981365627 ou
no e-mail formentni2@gmail.com
NOME DO ALUNO, NUMERO SERIE E TURMA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades:
Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.
Geração
Z
Nascida entre 1995 e 2010, atualmente com 10 a 25 anos, a
Geração Z já nasceu em um mundo conectado e cresceu com um celular na mão — por
isso também são chamados de “nativos digitais”. Para eles, não existe divisão
entre online e offline, já que estão conectados a todo momento, em todo lugar.
Para a GenZ, não há tempo a perder. Eles são extremamente
ágeis, multitarefas e capazes de absorver uma grande quantidade de informações
— afinal, vivem na era do big data, da explosão de dados e precisam saber como
lidar com eles.
Se a Geração Y já se preocupa com as questões ambientais
e sociais, a Geração Z vai além e transforma a preocupação em ativismo.
Segundo uma pesquisa do Think With Google, 85% dos jovens
da Geração Z disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma
causa. E um estudo da Box 1824 mostrou que 63% da Geração Z defende toda causa
ligada à identidade das pessoas (gênero, etnia e orientação sexual, por exemplo).
Pela internet, então, eles podem se manifestar livremente
e expor suas opiniões sobre temas importantes, seja por meio do “textão”, seja
por meio de imagens ou tweets curtos e diretos. As minorias, em especial,
tornam-se temas centrais em movimentos contra homofobia, racismo, machismo,
xenofobia, entre outros.
Assim, eles conseguem angariar seguidores que
compartilham dos mesmos pensamentos, criar redes de ativismo e ainda mobilizar
movimentos que saem das telas e ocupam as ruas.
No Brasil, essa geração nasce em um momento de
prosperidade, de crescimento econômico e de busca por justiça social. Porém, na
sua adolescência, já passa pela crise política e econômica após as eleições
presidenciais de 2014. São esses adolescentes que se engajam em movimentos de
contestação ao governo — seja para um lado, seja para o outro — e se engajam
politicamente.
Por isso, eles desenvolvem um forte senso crítico, que se
torna marcante na sua identidade. É com essa criticidade que eles enxergam a
crise no Brasil, enfrentam a recessão econômica e procuram respostas para
melhorar a situação do país, sem fugir da sua responsabilidade.
Ainda assim, a insegurança com o futuro é uma marca dessa
geração. Por isso, eles são mais pragmáticos e realistas que a geração
anterior. Eles se preocupam com o dinheiro e entendem que, mesmo que não tenham
um emprego dos sonhos, a carteira assinada é um caminho para a estabilidade
financeira.
Medos
da geração z
É de maneira crítica também que eles olham para o poder
da internet e das redes sociais. Embora sejam ferramentas poderosas para a
militância e a mobilização, elas também podem ser traiçoeiras ao promover um
estilo de vida ilusório e afetar a saúde mental, o que gera muitos casos de
ansiedade, depressão e até suicídio.
Além disso, essa geração tem uma identidade bastante
fluida. Não tente defini-los ou colocá-los em caixinhas — eles são o que
quiserem ser, naquele momento, naquele contexto. Eles são ainda mais plurais e
dinâmicos que a Geração Y e, por isso, diversidade e inclusão são conceitos
intrínsecos à sua identidade e à sua concepção de sociedade.
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/
Questôes:
1-
Como
deve ter percebido, você faz parte da geração Z. De acordo com o texto quais as
principais características dessa geração?
2-
Com
quais características descritas na questão 01 você mais se identifica?
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Estratégias
de produção; planejamento e produção de apresentações orais.
E você? Existe um ator/atriz que tenha lhe marcado com sua atuação em algum filme, novela, seriado, etc?
Você vai contar isso em vídeo! Você irá responder as perguntas do roteiro frente à câmera, como se fosse uma entrevista!
Grave um vídeo (máximo 3 min).
ROTEIRO:
1-Apresentação: Seu nome completo, série e o nome da
eletiva: Expressa-te.
2-Nome do ator/atriz que te marcou.
3-Nome da obra realizada: peça de teatro, filme, seriado,
etc.
4-Qual o papel representado pelo ator/atriz na obra:
cantor (a), dançarino (a), super-herói (heroína), etc.
5-Explique por qual motivo a atuação lhe marcou.
Obs: Envie o vídeo em nosso grupo de whatssap. O vídeo fará parte da culminância da Eletiva e será considerado para a nota final!
______________________________________________________________
Atividade de Português – 31 a 04 de setembro de
2020.
Profª Néia – 1ª sérieA
Gênero: Anúncio Publicitário (Propaganda), Charge, intertextualidade
Leia o texto e depois responda às questões:
1. O texto que você
leu pertence ao gênero charge. Então, qual a sua tipologia?
a) Narrativa.
b) Descritiva.
c) Argumentativa.
d) Expositiva.
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
2. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional.
Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de
a) publicidade.
b) plágio.
c) cópia.
d) intertextualidade
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
a) reproduzir as qualidades do original.
b) provocar humor.
c) emocionar o leitor.
d) informar sobre um acontecimento
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
a) uma música.
b) um filme.
c) uma animação.
d) uma imagem
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
5. Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que
a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como
objetivo emocionar o leitor.
b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal
como o quadro de Da Vinci.
c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.
d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
Atividade de Tecnologia e Inovação- 31 a 04 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 1 série A
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
O que é Internet das coisas?
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Internet das coisas.
O aluno irá pesquisar sobre o tema acima e dará exemplos.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
ELETIVA: Show Fashon - Profª Aurinda
Atividade desta semana: Leitura da reportagem do Site abaixo, que os levara a conhecer um pouco da moda dos anos 70 e assim responder as questões que seguem (2,5 pontos cada).
https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/anos-70/
A roupa dos anos 70 em fotos originais da década
Leia a Reportagem, e responda as questões abaixo
1 - O primeiro paragrafo tem algo a ver com sustentabilidade? Explique.
2 - O uso do jeans, cresceu muito nesta epoca, um forte ditador ou influenciador de moda e consumo eram?
3 - Cite alguns nomes de estilistas famosos e disputados pelas damas da sociedade paulista e carioca.
4 - Quais as proncipais caracteristicas das roupas femininas e masculinas desta decada?
Realizar atividade no caderno, com nome completo, número e série e encaminhar para professora, qualquer dúvida entrar em contato.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br