-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

30 agosto, 2020

1ª SÉRIE - 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

  E. E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Horário das aulas online

___________________________________________________________________________________
Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. EF01MA04

Escolha dos Jogos.
 Passo a Passo do material para a elaboração.
Manter grupo escolhido em sala de aula.

Geografia 1ª série A e B - Prof Valdilene Matos
Acessem o link abaixo para realizar a atividade da semana.

Dúvidas: valdilene.souzza@yahoo.com.br/ WhatsApp 19 981659215

https://forms.gle/Nn21wTAtWnk8BKEf9



___________________________________________________________________________________

História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico;

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/pWtTc3ry1XawJET36 

_______________________

Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Compreender que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da humanidade.

 Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/qhCiMvhgRNpt7ghK6  

______________________  

  Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/XKHPyk1n33d9XNqd8 

________________________


Português 1ªSérie   B – Professora Ariane

Habilidades:

Posicionar-se criticamente diante do texto do, defendendo ponto de vista coerente a partir de argumentos.

Reconhecer diferentes elementos internos que estruturam uma entrevista, apropriando-se deles no processo de construção do sentido.

Responda as atividades acessando ao link:  https://forms.gle/9KE7xQR6jEwQQUVG8 


Prof. Paulo Freire

Matemática


Funções exponenciais  Plutão era considerado um planeta do Sistema Solar. Porém, as novas descobertas astronômicas constataram a existência de corpos com características semelhantes às de Plutão. Isso gerou intensas discussões acerca da classificação desse astro. Portanto, seria necessário ou aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova classificação para os corpos celestes semelhantes a Plutão.

      Assim, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI), responsável pela regulamentação das nomenclaturas, definições e classificações na Astronomia, apresentou um novo conceito para a palavra planeta, “rebaixando” Plutão, então, à categoria de planeta anão.

Definição de planeta, segundo a UAI:

“é um corpo celestial que está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para que sua autogravidade relacionada com as forças de corpo rígido permitam que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (forma arredondada) e, tem limpa a sua vizinhança ao longo de sua órbita.”

Definição de planeta anão segundo a UAI:

“é um corpo celestial que está em órbita ao redor do Sol, tem massa suficiente para sua autogravidade relacionada com as forças de corpo rígido de modo que ele assuma uma forma em equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondada.), não tem limpa a sua vizinhança ao longo de sua órbita.”

Astros 



 Assistir o vídeo :


https://www.youtube.com/watch?v=qkZET9KQFFg




Resolva os exercícios : 


QUESTÃO 1

(Mack – SP) Dadas as funções f(x) = 2 x² – 4 e g(x) = 4 x² – 2x, se x satisfaz f(x) = g(x), então 2x é:

a) ¼

b) 1

c) 8

d) 4

e) ½

QUESTÃO 2

(Uepg – PR) Dadas as funções definidas por f(x) = (4/5)x e g(x) = (5/4)x, é correto afirmar:

(01) Os gráficos de f(x) e g(x) não se interceptam.

(02) f(x) é crescente e g(x) é decrescente.

(04) g(– 2) . f(– 1) = f(1)

(08) f [g(0)] = f(1)

(16) f(– 1) + g(1) = 2,5                               

QUESTÃO 3

Na função exponencial a seguir, calcule o valor de k. Considere uma função crescente.

g(x) = (3k + 16)

QUESTÃO 4

Considerando que f(x) = 49x, determine o valor de f(1,5).

__________________________________________________________

                   1º  A e 1º B -  ARTE

Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro."FLASH MOB"

Realize as atividades do link seguir: ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZnI-mcJI9ppTENVZgPcpAMx0YJEpY89EVrAHq7rfKVaP6eQ/viewform

__________________________________________________________

Inglês

Habilidade: Compreensão – Conhecimentos - Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma palavra.

Realize a atividade pelo link: https://forms.gle/qNQqU7fo3eY8Tug48

__________________________________________________________

DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 31/08 a 04/09

DISCIPLINA: BIOLOGIA       3ºBIMESTRE

TEMA: Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade. Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação ambiental.

Habilidades: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.

Responda as atividades  no link:  https://forms.gle/dow46WoCKJqPbYYB7

Consumo de Álcool – Caso de Saúde Individual e Coletiva

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar – PENSE, realizada em 2015, entre outras questões,
levantou dados sobre o consumo de bebida alcoólica entre estudantes do 9º ano do Ensino
Fundamental. Por meio dessa pesquisa, foi verificado que 24,9% do(a)s estudantes do Estado de São Paulo consumiram bebida alcoólica nos últimos 30 dias antes da pesquisa, número semelhante à média brasileira (23,8%). Pense a respeito sobre esses dados, considerando que são jovens com idade entre 13 e 14 anos.
Para estudar sobre causas e consequências relacionadas ao consumo de álcool, você deve pesquisar em livros, internet, revistas, etc.


__________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 31/08 a 04/09

Disciplina: Física                 

Tema : Elementos que compõem o Universo; corpos celestes; condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; elementos que compõem o Universo e características comuns em relação a massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento

HABILIDADES: Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/37XSXjfRMDbeLuzV8

Sistema Solar

      O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites. O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.

      O Sistema Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto, atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da nebulosa solar.

Essa teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso.

      Essa teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os planetas terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se.

Já os planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.

 

Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.


Plutão, um planeta anão

   do Sistema Solar

Além dos planetas, há no Sistema Solar outros astros. Segundo a União Astronômica Internacional, com exceção dos satélites que orbitam o Sol, deverão ser designados como: pequenos corpos do Sistema Solar esses corpos que apresentam dimensões inferiores aos planetas e aos planetas anões.

São eles, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas:

·         Asteroides: corpos que apresentam movimento próprio, a maioria já catalogada apresenta órbitas elípticas e encontra-se no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O seu tamanho pode ser calculado por meio da medida da quantidade de luz que ele reflete. Apenas 16 asteroides, dos mais de 3000 catalogados, apresentam dimensões superiores a 240 km. Seu brilho não é constante devido à reflexão solar.

·         Cometas: corpos constituídos por uma parte sólida chamada de núcleo que é formado por gelo e impurezas. Sua forma é irregular, e são bastante extensos. São compostos especialmente por água, e, conforme se aproxima do Sol, o gelo existente no núcleo sofre evaporação, ejetando grãos de poeira que acabam por refletir a luz solar, dando, então, o aspecto brilhoso ao cometa. Eles possuem caudas, que são prolongamentos da nuvem de gás e poeira.

·         Meteoros, meteoroides e meteoritos: o meteoro corresponde ao fenômeno luminoso observado durante a passagem de um meteoroide na atmosfera. Os meteoroides correspondem a restos de cometas ou fragmentos oriundos de asteroides. Os meteoritos são meteoroides que sobrevivem ao adentrarem a atmosfera e atinge o chão.

      Planetas

Os oito planetas existentes no Sistema Solar são classificados segundo as suas posições em relação ao Sol. A ordem dos planetas é:

Sol → Mercúrio → Vênus → Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno

Eles podem ser classificados em:

→ Planetas telúricos, terrestres ou rochosos: são os quatro planetas mais próximos do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. São caracterizados por serem constituídos de rochas, ferro e metais pesados e por possuírem maior densidade, visto que os materiais densos possuem tendência a estarem mais próximos ao Sol.

 Planetas jovianos, gigantes ou gasosos: são os quatro planetas mais distantes do Sol: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São maiores que os planetas telúricos em termos de dimensão. São caracterizados por serem formados por gases como hélio e hidrogênio. São menos densos, por isso mais afastados do Sol. Há evidências de que esses planetas possuem um núcleo rochoso, contudo, não apresentam uma superfície definida. Todos apresentam vários satélites naturais e sistemas de anéis.

·          

 


__________________________________________________________


 

Química

Professora  Maristela

Fazer no caderno

Video aula:  https://youtu.be/RU-6HO-pWZw

Caderno do Aluno página 31 para leitura e fazer os exercícios 3F das paginas 36 e 37

Para fazer os exercícios utilizar a tabela periódica

Enviar foto por celular 981365627 ou no e-mail formentni2@gmail.com

NOME DO ALUNO, NUMERO SERIE E TURMA




Educação física professor Emerson 1° A



Atividade de jogos de tabuleiros



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKOdx2XsjzWSyfklBhfdYhF0uTZIuuEyWivCSPpm0U81EkRw/viewform?usp=sf_link

________________________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB

PROFª GRAZIELLE

TEMA: TECNOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS


______________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A. 


Habilidades: Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.

 Leia o texto e responda as perguntas em seu caderno:

Geração Z

Nascida entre 1995 e 2010, atualmente com 10 a 25 anos, a Geração Z já nasceu em um mundo conectado e cresceu com um celular na mão — por isso também são chamados de “nativos digitais”. Para eles, não existe divisão entre online e offline, já que estão conectados a todo momento, em todo lugar.

Para a GenZ, não há tempo a perder. Eles são extremamente ágeis, multitarefas e capazes de absorver uma grande quantidade de informações — afinal, vivem na era do big data, da explosão de dados e precisam saber como lidar com eles.

Se a Geração Y já se preocupa com as questões ambientais e sociais, a Geração Z vai além e transforma a preocupação em ativismo.

Segundo uma pesquisa do Think With Google, 85% dos jovens da Geração Z disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa. E um estudo da Box 1824 mostrou que 63% da Geração Z defende toda causa ligada à identidade das pessoas (gênero, etnia e orientação sexual, por exemplo).

Pela internet, então, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, seja por meio do “textão”, seja por meio de imagens ou tweets curtos e diretos. As minorias, em especial, tornam-se temas centrais em movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.

Assim, eles conseguem angariar seguidores que compartilham dos mesmos pensamentos, criar redes de ativismo e ainda mobilizar movimentos que saem das telas e ocupam as ruas.

No Brasil, essa geração nasce em um momento de prosperidade, de crescimento econômico e de busca por justiça social. Porém, na sua adolescência, já passa pela crise política e econômica após as eleições presidenciais de 2014. São esses adolescentes que se engajam em movimentos de contestação ao governo — seja para um lado, seja para o outro — e se engajam politicamente.

Por isso, eles desenvolvem um forte senso crítico, que se torna marcante na sua identidade. É com essa criticidade que eles enxergam a crise no Brasil, enfrentam a recessão econômica e procuram respostas para melhorar a situação do país, sem fugir da sua responsabilidade.

Ainda assim, a insegurança com o futuro é uma marca dessa geração. Por isso, eles são mais pragmáticos e realistas que a geração anterior. Eles se preocupam com o dinheiro e entendem que, mesmo que não tenham um emprego dos sonhos, a carteira assinada é um caminho para a estabilidade financeira.

Medos da geração z

É de maneira crítica também que eles olham para o poder da internet e das redes sociais. Embora sejam ferramentas poderosas para a militância e a mobilização, elas também podem ser traiçoeiras ao promover um estilo de vida ilusório e afetar a saúde mental, o que gera muitos casos de ansiedade, depressão e até suicídio.

Além disso, essa geração tem uma identidade bastante fluida. Não tente defini-los ou colocá-los em caixinhas — eles são o que quiserem ser, naquele momento, naquele contexto. Eles são ainda mais plurais e dinâmicos que a Geração Y e, por isso, diversidade e inclusão são conceitos intrínsecos à sua identidade e à sua concepção de sociedade.  

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/dossie-das-geracoes/

Questôes:  

1-    Como deve ter percebido, você faz parte da geração Z. De acordo com o texto quais as principais características dessa geração?

2-    Com quais características descritas na questão 01 você mais se identifica?

                         ______________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.  

 

Habilidades: Estratégias de produção; planejamento e produção de apresentações orais. 

A morte do ator protagonista do filme "Pantera Negra"-Chadwick Boseman, causou grande comoção nos últimos dias. Sua morte significou também a perda de um ídolo da representatividade negra na indústria cinematográfica. Muitos são os relatos de pessoas que foram profundamente marcadas pelo papel desempenhado pelo ator.

E você? Existe um ator/atriz que tenha lhe marcado com sua atuação em algum filme, novela, seriado, etc?  

Você vai contar isso em vídeo! Você irá responder as perguntas do roteiro frente à câmera, como se fosse uma entrevista!

Grave um vídeo (máximo 3 min).

ROTEIRO: 

1-Apresentação: Seu nome completo, série e o nome da eletiva: Expressa-te.

2-Nome do ator/atriz que te marcou.

3-Nome da obra realizada: peça de teatro, filme, seriado, etc.

4-Qual o papel representado pelo ator/atriz na obra: cantor (a), dançarino (a), super-herói (heroína), etc. 

5-Explique por qual motivo a atuação lhe marcou. 

Obs: Envie o vídeo em nosso grupo de whatssap. O vídeo fará parte da culminância da Eletiva e será considerado para a nota final!

______________________________________________________________


Atividade de Português – 31 a 04 de setembro de 2020.

Profª Néia – 1ª sérieA

Habilidades: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos  e levando em conta  características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos, charges, populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Gênero: Anúncio Publicitário (Propaganda), Charge, intertextualidade

Leia o texto e depois responda às questões:


1. O texto que você leu pertence ao gênero charge. Então, qual a sua tipologia?

a) Narrativa.

b) Descritiva.

c) Argumentativa.

d) Expositiva. 

 

Leia o anúncio e responda a questão abaixo

2. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de

a) publicidade.

b) plágio.

c) cópia.

d) intertextualidade


Leia o anúncio e responda a questão abaixo

  

 3. Esta imagem foi inspirada na famosa pintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Neste caso, ela tem como objetivo

a) reproduzir as qualidades do original.

b) provocar humor.

c) emocionar o leitor.

d) informar sobre um acontecimento


Leia o anúncio e responda a questão abaixo

 

 4. A publicidade está interagindo com outro texto, que é

a) uma música.

b) um filme.

c) uma animação.

d) uma imagem


Leia o anúncio e responda a questão abaixo

 

5. Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que

a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.

b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.

c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.

d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

 

__________________________________________________

Atividade de Tecnologia e Inovação- 31 a 04 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 1 série A

HabilidadesEF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

 O que é Internet das coisas?

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Internet das coisas.

O aluno irá pesquisar sobre o tema acima e dará exemplos.

 

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

ELETIVA: Show Fashon   -   Profª Aurinda

Atividade desta semana: Leitura da reportagem do Site abaixo, que os levara a conhecer um pouco da moda dos anos 70 e assim responder as questões que seguem (2,5 pontos cada).

 

https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/anos-70/

A roupa dos anos 70 em fotos originais da década

Leia a Reportagem, e responda as questões abaixo

1  - O primeiro paragrafo tem algo a  ver com sustentabilidade? Explique.

2  - O uso do jeans, cresceu muito nesta epoca, um forte ditador ou influenciador de moda e consumo eram?

3  - Cite alguns nomes de estilistas famosos e disputados pelas damas da sociedade paulista e carioca.

4  - Quais as proncipais caracteristicas das roupas femininas e masculinas desta decada?

 

Realizar atividade no caderno, com nome completo, número e série e encaminhar para professora, qualquer dúvida entrar em contato.

 

aurinda@prof.educacao.sp.gov.br