-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

17 maio, 2020

3ª SÉRIE - 18/05 A 22/05

google drive
Atividades para os alunos da 3ª série A, B e C
para o período de 18/05 a 22/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
___________________
Professora Cristiane- Geografia 



s  Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Geografia de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá.
 acessar; https://forms.gle/8FFhTXWbJG4Ho4Hq6



     Vocês podem entrar no site:      google.classroom.com 

3ºA codigo: jusv6tr
link do Meet https://meet.google.com/lookup/dfnxoocabl

3ºB codigo: k3u2qam
link do meet https:meet.google.com.lookup/dg6a75etu4

3ºC codigo: owcmaig
link do meet https:meet.google.com.lookup/cjkqsj7hlk

    
Habilidade: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem

___________________________


PORTUGUÊS - PROFESSORA ARIANE CARVALHO
Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.
Vamos ao nosso conteúdo:
Continuaremos nossa revisão em coesão e coerência, dando ênfase a importância do uso adequado dos conectivos. 
Abordaremos também o cyberbullying, suas consequências.

Habilidades:
  • Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não-verbal presente em textos literários;
  • Atribuir significados pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais;
  • Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário;
  • Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais;
  • Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais;
  • Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.es lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelos conectores textuais.

 3º ano A                https://forms.gle/jLtefSfEMq8D7tJ67
 3º ano B                https://forms.gle/KtBGJ8JY2gpE49PS8
 3º ano C                https://forms.gle/tffYMMKKn3fqBKnN8


____________________________________________________________________________

HISTÓRIA 

Habilidades:  Saber olhar as coisas em perspectiva, desenvolver empatia, apreciar diversidade e respeitar os outros.

Tema: Cyberbullying: a violência virtual


Acesse o link para responder as atividades: https://forms.gle/9FMPc3Q8y18BHnBV9

____________________________________________________________________________


Inglês

Acesse o link: https://forms.gle/TkfBf1cko1JWUR497

____________________________________________________________________________


DISCIPLINA: BIOLOGIA

     ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C      para o período de 18/05 a 22/05
      DISCIPLINA: BIOLOGIA         
      Tema: Os cinco reinos: níveis de organização, obtenção de energia, estruturas,
importância econômica e ecológica.
     Habilidade: “Reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos Monera, Fungi, Plantae e Animalia”.

Reino Vegetal
       O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados.
       Por meio da luz solar, realizam o processo da fotossíntese e, por esse motivo, são chamados de seres fotossintetizantes.
      Vale lembrar que a fotossíntese é o processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia. Isto ocorre através da ação da clorofila (pigmento associado à coloração verde das plantas) existente em seus cloroplastos.
       As plantas formam a base da cadeia alimentar. Elas são produtoras de matéria orgânica e alimentam os seres heterótrofos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.
Isso indica que sem a existência desses seres autótrofos, a vida na terra seria impossível.
   Características Gerais do Reino Vegetal
·                  Eucariontes (núcleo organizado)
·                  Autótrofos (produzem o próprio alimento)
·                 Fotossintetizantes (produção da fotossíntese)
·                 Pluricelulares (multicelulares)
·                Células formada por vacúoloscloroplastos e celulose


Classificação do Reino Vegetal

       O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.

Briófitas

Briófitas
        As briófitas são plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, por exemplo, os musgos.
A reprodução desse grupo ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexuada, produtora de gametas, e outra assexuada, produtora de esporos.
       Ademais, não possuem vasos condutores de seiva, o que as torna distintas dos outros grupos vegetais. Sendo assim, o transporte de nutrientes ocorre mediante um processo vagaroso de difusão das células.

Pteridófitas

                      Chifre-de-veado
      As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins.
       As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins.
        Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, da mesma maneira que as briófitas, a reprodução desses vegetais ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada.
Quando o caule das pteridófitas é subterrâneo, denomina-se de rizoma. Já as epífitas são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado.

Gimnospermas
      Araucária
       O grupo das gimnospermas é composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes.
       São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que possuem raiz, caule, folha e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros, araucárias, dentre outras.
      A reprodução das Gimnospermas é sexuada. A fecundação ocorre nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio da natureza através de vento, chuva, insetos e pássaros.
      O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.

Angiospermas

               Angiospermas
      As angiospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores. Elas habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte.
      As angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal, com aproximadamente 200 mil espécies.
     São distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto. Sua reprodução é sexuada e a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino.

ATIVIDADES

1)    Cite uma característica comum às briófitas e pteridófitas. Mencione, também, uma característica que diferencie esses grupos de plantas.

2)    (FUVEST-SP) No que diferem briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento da
água no interior da planta?
     3)(Unicamp-SP) A Mata Atlântica é um ambiente bastante úmido. Nesse ambiente, é comum encontrar diversos tipos de plantas verdes, de pequeno porte (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores, bem como recobrindo certas áreas na superfície do solo. A reprodução dessas plantas não ocorre por meio de flores, mas no seu ciclo há gametas envolvido
a) Que plantas são essas?
       b) Qual é o fator que limita o seu tamanho?
    4)(Unicamp-SP) Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de briófitas e pteridófitas. Todas as briófitas eram pequenas, com poucos centímetros de altura, ao passo que algumas pteridófitas alcançavam até 2 metros. Que diferença na estrutura anátomo-fisiológica desses grupos justifica essa diferença de tamanho? Explique.


 __________________________________________________________



Prof° Nivaldo Junges

Disciplina : Educação Física


Habilidade:

 * Identificar e nomear golpes, técnicas inerentes á modalidade de luta trabalhada no Bimestre.
*  Identificar como os princípios do treinamento se aplicam ao desenvolvimento das capacidades físicas.
* Identificar qualquer tipo de preconceito e evitar qualquer tipo de discriminação na prática da luta e da atividade física.

TEMA BOXE
Atividades em seu caderno.
1 ) Responda as questões abaixo usando a os recursos que estiver em suas mãos.
A ) Origem do boxe;
B ) Tipos de golpes;
C ) Principais lutadores brasileiros e brasileiras;
D ) Categorias;
E ) Algumas curiosidades relevantes.

2 ) Preencha as lacunas abaixo, considerando as categorias de
peso do boxe amador e profissional, masculino e feminino.

                                                   AMADOR
                 Masculino (Kg)                              Feminino (Kg)                                                                
Palha:   _____________                ___________________
 Mosca Ligeiro :_______                ___________________
Mosca:  _____________              ____________________ 
Galo:    ______________               ___________________
Pena:   ______________              ____________________
Leve:    ______________              ____________________
Meio médio ligeiro: ________     ____________________
Meio médio: ______________    ____________________
Médio:  __________________    ____________________
Meio pesado: _____________     ____________________
Pesado: __________________     ____________________
Super pesado: _____________    ____________________
                                                      
                                                      PROFISSIONAL

                                   Masculino (Kg)                                  Feminino (Kg) 
                                        
Palha:_______________________                                _______________
Mosca ligeiro:_________________                               ________________
Mosca:_______________________                              ________________
Galo:_________________________                             _________________
Pena:_________________________                            __________________
Leve:_________________________                             __________________
Meio Médio Ligeiro:_____________                            ___________________
Meio médio:___________________                            ___________________
Médio:________________________                           ____________________
Meio pesado:_________________                           ____________________
Pesado:______________________                          _____________________
Super pesado:_________________                          _____________________

3 ) Após ler o texto abaixo responda:
O Boxe é um esporte de combate que coloca frente a frente dois lutadores, estes irão se
enfrentar utilizando apenas os punhos para sua defesa ou ataque. Os principais golpes são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo), e não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela). O boxe desencadeia uma série de movimentos corporais, auxilia na criatividade, na agilidade, na base e na movimentação de pernas que mantêm o equilíbrio do corpo. Com os golpes, a rotação de tronco se faz necessária, possibilitando ataques mais rápidos e fortes, no tempo de reação e no tempo de resposta. A luta pode desenvolver habilidades diversas, mas especificamente no que se refere ao autodomínio, a superação de limites, a estruturar o conceito de disciplina em sua rotina, a se concentrar e ampliar o autocontrole emocional.
Quando se trata de lutas, as mulheres têm que superar as dificuldades e a discriminação em um esporte onde a sua maioria é masculina. No entanto, o Boxe possui inúmeras mulheres campeãs mundiais, como Laila Ali, filha do grande Muhammad Ali, que começou a lutar boxe nos anos 90, realizando vinte e quatro lutas e obtendo vinte e quatro vitórias. Dessa forma, o boxe não possui distinção de gênero, classe social ou idade. Ele é um esporte  com inúmeras finalidades, seja competição, preparo físico, autodefesa e uma prática escolar.
A ) È um esporte de combate o boxe, o que eles usam para sua defesa e ataque?
B ) Quais são os principais golpes na modalidade esportiva acima?
C ) Qual a região do corpo que os pugilistas não pode aplicar golpes?
D ) Enumere os movimentos corporais do pugilista em atividade?
E ) Na rotação do o que possibilita?
F ) Quais são as habilidades da luta que ela proporciona?
G ) O que o box proporciona em sua rotina?
H ) Quando se trata de lutas as mulheres são tradas iguais aos homens?
I ) Quem foi Laila Ali ?
4 ) Faça uma pesquisa de outras mulheres que foram destaque no mundo e no Brasil?
5 ) Texto Um desporte de combate, Boxe.
Responda:
 Não basta saber dar socos, no boxe assim como em qualquer luta, é preciso se movimentar no espaço de combate, o ringue neste caso, para garantir um bom ritmo durante a luta, seja para desviar das investidas do adversário, ou se preparar para um golpe certeiro. Você já deve ter assistido uma luta e observado que alguns lutadores ficam saltitando e sacudindo o corpo antes de atacar, enquanto outros apenas aguardam quase que parados, esperando o momento certo para golpear. O boxe é uma luta simples e objetiva, com golpes muito eficientes para tontear e nocautear o adversário. Sendo assim, vamos analisar as técnicas e táticas utilizadas em uma luta. Com o texto e assista a alguns vídeos que contemplem golpes do boxe e em seguida responda:
A ) Quais golpes estiveram presentes durante a luta?
B ) Como os lutadores se movimentavam no ringue?
C ) Eles ficavam próximos ou a uma certa distância?
D ) Como a forma dos lutadores se movimentarem influência no resultado?
E ) Qual a posição dos lutadores para se defender dos golpes?
F ) Algum dos lutadores era mais veloz nos movimentos que o outro?
G ) Em que momento os lutadores contra-atacavam?
6 ) Faça uma lista dos benefícios e os malefícios da tal pratica ao longa da sua carreira pugilista?
7 ) De sua opinião sobre essa Pratica Esportiva?

8 ) O que você aprendeu após ter feito essa atividade?

__________________________________

DISCIPLINA: ARTE
PROFª EDNA

 Assista a obra – A DAMA DOURADA - e elabore um relatório sobre o filme com base nos itens abaixo; 

 1- Quando aconteceu?; 

 2- Onde aconteceu?;  

3- Quem foi importante e porque?;  

4- Qual o significado do filme?; 

 5- Qual a importância das obras de arte para o mundo?; 

6- Desenhe uma  RELEITURA  da obra o beijo.




Química 3ª série A, B  e C
Professora: Maristela

Para copiar no caderno e responder.
Habilidades:

  Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações.
                                 
                                            https://youtu.be/HWBAjQw7I2o
                                             https://youtu.be/pnvodFo6Gg8

EXERCÍCIOS 

QUESTÃO 1

(Cesgranrio-RJ) Em um processo de obtenção de ferro a partir da hematita (Fe2O3(s)), considere a equação não balanceada:

Fe2O3(s) + C(s) → Fe(s) + CO(g)

Utilizando-se 4,8 t de minério e admitindo-se um rendimento de 80% na reação, a quantidade de ferro produzida será de:

a) 2688 kg

b) 3360 kg

c) 1344 t

d) 2688 t

e) 3360 t


QUESTÃO 2

(Unirio-RJ) Soluções de amônia são utilizadas com frequência em produtos de limpeza doméstica. A amônia pode ser preparada por inúmeras formas. Dentre elas:

CaO(s) + 2 NH4Cl(s) → 2NH3(g) + H2O(g) + CaCl2(s)

Partindo-se de 224 g de CaO(s), obtiveram-se 102 g de NH3. O rendimento percentual da reação foi de:

(Dadas as massas molares em g/mol: H = 1; N = 14; O = 16, Cl= 35,5; Ca = 40).

a) 100

b) 90

c) 80

d) 75

e) 70


QUESTÃO 3

O calcário é um minério constituído principalmente de carbonato de cálcio (CaCO3). Quando esse minério é aquecido, são produzidos cal viva (óxido de cálcio) e dióxido de carbono. Se forem produzidos 52,5 g de gás carbônico a partir de 128,19 g de carbonato de cálcio, qual será o rendimento aproximado dessa reação?

a) 70%

b) 80%

c) 84%

d) 93%

e) 94%



                                           QUESTÃO 4                                              .

A reação entre o sulfato de cobre II e a amônia origina o composto Cu(NH3)4SO4:

CuSO4(aq)+ 4 NH3(g) → Cu(NH3)4SO4(aq)

Determine o rendimento aproximado do processo quando são obtidos 31,5 g de Cu(NH3)4SO4(aq) a partir de 25 g de sulfato de cobre II com excesso de amônia.

a) 59%

b) 68%

c) 73%

d) 80%

e) 88%



ELETIVA 


                              Professora Maristela: MODAS



Pesquisar sobre a história da  moda, tendências e influência na sociedade.
faça um redação sobre o assunto pesquisado.



OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara - Matemática

3ª Lista de Exercícios - 3º EM

 

Questão 01) Observe a reta r do gráfico abaixo e indique sua inclinação em relação ao eixo x:

 

 

(A) 1 / 2

(B) 1 / 4

(C) 0

(D) – 1 / 2

(E) -1

 

Questão 02) O coeficiente angular da reta que passa pela origem no plano cartesiano e pelo ponto médio do segmento AB, com A(1, 8) e B(7, 2) é:

(A) -1

(B) 4 / 5

(C) 5 / 4

(D) 7 / 2

(E) 8

 

Questão 03) Observe as retas r e s no plano cartesiano a seguir:



A inclinação da reta r é:

(A)  (raiz quadrada de 3) / 3

(B) 1

(C) 

(D) 0

(E)  - ( raiz quadrada de 3) / 3

 

Questão 04) A equação da reta que passa pelos pontos P(-4, -10) e Q(6, 20) é:

(A) y = x/3 + 18

(B) y = 3x + 2

(C) y = x/3 -22

(D) y = 5x −10

(E) y = -3x + 8

 

Questão 05) A equação da reta de coeficiente angular m=-2 e que passa pelo ponto (0, -3/2) é:

(A) y = −2x + 3

(B) y = -2x - 3

(C) y = -2x + 3/2

(D) y = 2x – 3/2

(E) y = -2x – 3/2

 

Questão 06) Em uma apresentação aérea, aviões em competição tentam atingir o ponto mais alto em uma ascensão rápida, descrevendo um arco no formato de parábola (gráfico de uma função do segundo grau). Um desses aviões seguiu a função y = -2x² + 80x . Determine a altura máxima, atingida por esse competidor.

(A)   2.600 m

(B)   2.400 m

(C)   800 m

(D)  600 m

(E)   400 m

 

Questão 07) Uma empresa quer reduzir o custo de produção das peças que fabrica. Se o custo dessas peças é definido pela seguinte função do segundo grau:

C(x) = x² – 80x + 3000

Então, a quantidade x de unidades produzidas para que o custo seja mínimo é:

(A)   20

(B)   40

(C)   90

(D)  200

(E)   700

 

Questão 08) Observe as representações de funções quadráticas.


Aquelas que podem ser estudadas para a determinação de mínimos são:

(A)   I, II e III

(B)   II, IV e VI

(C)   I, II e V

(D)  III, IV e VI

(E)   I, V e VI

 

Questão 09)


 

Questão 10) A equação que representa uma circunferência de centro na origem e raio igual a 5 é:

(A) x² + y² = 5

(B) −5x² + 5y² = 5

(C) x² + y² = 25

(D) 5x² + 5y² = 5

(E) x² – y² = 5