Atividades para os alunos da 3ª série A, B e C para o período de 18/05 a 22/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
___________________ Professora Cristiane- Geografia
s Essa semana começou a
funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as
atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala
de Geografia de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser
realizadas lá.
link do Meet https://meet.google.com/lookup/dfnxoocabl
3ºB codigo: k3u2qam
link do meet https:meet.google.com.lookup/dg6a75etu4
3ºC codigo: owcmaig
link do meet https:meet.google.com.lookup/cjkqsj7hlk
Habilidade:Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem
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PORTUGUÊS - PROFESSORA ARIANE CARVALHO
Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.
Vamos ao nosso conteúdo:
Continuaremos nossa revisão em coesão e coerência, dando ênfase a importância do uso adequado dos conectivos.
Abordaremos também o “cyberbullying”, suas consequências.
Habilidades:
Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não-verbal presente em textos literários;
Atribuir significados pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais;
Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário;
Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais;
Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais;
Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.es lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelos conectores textuais.
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 18/05 a 22/05
DISCIPLINA: BIOLOGIA
Tema: Os cinco reinos: níveis de organização, obtenção de energia, estruturas,
importância econômica e ecológica.
Habilidade: “Reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos Monera, Fungi, Plantae e Animalia”.
Reino Vegetal
O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados.
Por meio da luz solar, realizam o processo da fotossíntese e, por esse motivo, são chamados de seres fotossintetizantes.
Vale lembrar que a fotossíntese é o processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia. Isto ocorre através da ação da clorofila (pigmento associado à coloração verde das plantas) existente em seus cloroplastos.
As plantas formam a base da cadeia alimentar. Elas são produtoras de matéria orgânica e alimentam os seres heterótrofos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.
Isso indica que sem a existência desses seres autótrofos, a vida na terra seria impossível.
O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
Briófitas
Briófitas
As briófitas são plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, por exemplo, os musgos.
A reprodução desse grupo ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexuada, produtora de gametas, e outra assexuada, produtora de esporos.
Ademais, não possuem vasos condutores de seiva, o que as torna distintas dos outros grupos vegetais. Sendo assim, o transporte de nutrientes ocorre mediante um processo vagaroso de difusão das células.
Pteridófitas
Chifre-de-veado
As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins.
As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins.
Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, da mesma maneira que as briófitas, a reprodução desses vegetais ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada.
Quando o caule das pteridófitas é subterrâneo, denomina-se de rizoma. Já as epífitas são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado.
Gimnospermas
Araucária
O grupo das gimnospermas é composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes.
São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que possuem raiz, caule, folha e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros, araucárias, dentre outras.
A reprodução das Gimnospermas é sexuada. A fecundação ocorre nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio da natureza através de vento, chuva, insetos e pássaros.
O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.
Angiospermas
Angiospermas
As angiospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores. Elas habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte.
As angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal, com aproximadamente 200 mil espécies.
São distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto. Sua reprodução é sexuada e a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino.
ATIVIDADES
1)Cite uma característica comum às briófitas e pteridófitas. Mencione, também, uma característica que diferencie esses grupos de plantas.
2)(FUVEST-SP) No que diferem briófitas e pteridófitas quanto ao deslocamento da
água no interior da planta?
3)(Unicamp-SP) A Mata Atlântica é um ambiente bastante úmido. Nesse ambiente, é comum encontrar diversos tipos de plantas verdes, de pequeno porte (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores, bem como recobrindo certas áreas na superfície do solo. A reprodução dessas plantas não ocorre por meio de flores, mas no seu ciclo há gametas envolvido
a) Que plantas são essas?
b) Qual é o fator que limita o seu tamanho?
4)(Unicamp-SP) Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de briófitas e pteridófitas. Todas as briófitas eram pequenas, com poucos centímetros de altura, ao passo que algumas pteridófitas alcançavam até 2 metros. Que diferença na estrutura anátomo-fisiológica desses grupos justifica essa diferença de tamanho? Explique.
Super pesado:_________________ _____________________
3 ) Após ler o texto abaixo responda:
O Boxe é um esporte de combate que coloca frente a frente
dois lutadores, estes irão se
enfrentar utilizando apenas os punhos para sua defesa ou
ataque. Os principais golpes são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do
adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto
(soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima
atingindo o queixo), e não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou
abaixo dela). O boxe desencadeia uma série de movimentos corporais, auxilia na
criatividade, na agilidade, na base e na movimentação de pernas que mantêm o
equilíbrio do corpo. Com os golpes, a rotação de tronco se faz necessária,
possibilitando ataques mais rápidos e fortes, no tempo de reação e no tempo de
resposta. A luta pode desenvolver habilidades diversas, mas especificamente no
que se refere ao autodomínio, a superação de limites, a estruturar o conceito
de disciplina em sua rotina, a se concentrar e ampliar o autocontrole
emocional.
Quando se trata de lutas, as mulheres têm que superar as
dificuldades e a discriminação em um esporte onde a sua maioria é masculina. No
entanto, o Boxe possui inúmeras mulheres campeãs mundiais, como Laila Ali,
filha do grande Muhammad Ali, que começou a lutar boxe nos anos 90, realizando
vinte e quatro lutas e obtendo vinte e quatro vitórias. Dessa forma, o boxe não
possui distinção de gênero, classe social ou idade. Ele é um esporte com inúmeras finalidades, seja competição,
preparo físico, autodefesa e uma prática escolar.
A ) È um esporte de combate o boxe, o que eles usam para sua
defesa e ataque?
B ) Quais são os principais golpes na modalidade esportiva
acima?
C ) Qual a região do corpo que os pugilistas não pode
aplicar golpes?
D ) Enumere os movimentos corporais do pugilista em
atividade?
E ) Na rotação do o que possibilita?
F ) Quais são as habilidades da luta que ela proporciona?
G ) O que o box proporciona em sua rotina?
H ) Quando se trata de lutas as mulheres são tradas iguais
aos homens?
I ) Quem foi Laila Ali ?
4 ) Faça uma pesquisa de outras mulheres que foram destaque
no mundo e no Brasil?
5 ) Texto Um desporte de combate, Boxe.
Responda:
Não basta saber dar
socos, no boxe assim como em qualquer luta, é preciso se movimentar no espaço
de combate, o ringue neste caso, para garantir um bom ritmo durante a luta,
seja para desviar das investidas do adversário, ou se preparar para um golpe
certeiro. Você já deve ter assistido uma luta e observado que alguns lutadores
ficam saltitando e sacudindo o corpo antes de atacar, enquanto outros apenas
aguardam quase que parados, esperando o momento certo para golpear. O boxe é
uma luta simples e objetiva, com golpes muito eficientes para tontear e
nocautear o adversário. Sendo assim, vamos analisar as técnicas e táticas
utilizadas em uma luta. Com o texto e assista a alguns vídeos que contemplem
golpes do boxe e em seguida responda:
A ) Quais golpes estiveram presentes durante a luta?
B ) Como os lutadores se movimentavam no ringue?
C ) Eles ficavam próximos ou a uma certa distância?
D ) Como a forma dos lutadores se movimentarem influência no
resultado?
E ) Qual a posição dos lutadores para se defender dos
golpes?
F ) Algum dos lutadores era mais veloz nos movimentos que o
outro?
G ) Em que momento os lutadores contra-atacavam?
6 ) Faça uma lista dos benefícios e os malefícios
da tal pratica ao longa da sua carreira pugilista?
7 ) De sua opinião sobre essa Pratica Esportiva?
8 ) O que você aprendeu após ter feito essa atividade?
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DISCIPLINA: ARTE
PROFª EDNA
Assista a obra – A DAMA DOURADA - e elabore um relatório sobre o filme com base nos itens abaixo;
1- Quando aconteceu?;
2- Onde aconteceu?;
3- Quem foi importante e porque?;
4- Qual o significado do filme?;
5- Qual a importância das obras de arte para o mundo?;
• Identificar transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiometricamente previsto dessas transformações.
https://youtu.be/HWBAjQw7I2o
https://youtu.be/pnvodFo6Gg8
EXERCÍCIOS
QUESTÃO 1
(Cesgranrio-RJ) Em um processo de obtenção de ferro a partir da hematita (Fe2O3(s)), considere a equação não balanceada:
Fe2O3(s) + C(s) → Fe(s) + CO(g)
Utilizando-se 4,8 t de minério e admitindo-se um rendimento de 80% na reação, a quantidade de ferro produzida será de:
a) 2688 kg
b) 3360 kg
c) 1344 t
d) 2688 t
e) 3360 t
QUESTÃO 2
(Unirio-RJ) Soluções de amônia são utilizadas com frequência em produtos de limpeza doméstica. A amônia pode ser preparada por inúmeras formas. Dentre elas:
CaO(s) + 2 NH4Cl(s) → 2NH3(g) + H2O(g) + CaCl2(s)
Partindo-se de 224 g de CaO(s), obtiveram-se 102 g de NH3. O rendimento percentual da reação foi de:
(Dadas as massas molares em g/mol: H = 1; N = 14; O = 16, Cl= 35,5; Ca = 40).
a) 100
b) 90
c) 80
d) 75
e) 70
QUESTÃO 3
O calcário é um minério constituído principalmente de carbonato de cálcio (CaCO3). Quando esse minério é aquecido, são produzidos cal viva (óxido de cálcio) e dióxido de carbono. Se forem produzidos 52,5 g de gás carbônico a partir de 128,19 g de carbonato de cálcio, qual será o rendimento aproximado dessa reação?
a) 70%
b) 80%
c) 84%
d) 93%
e) 94%
QUESTÃO 4 .
A reação entre o sulfato de cobre II e a amônia origina o composto Cu(NH3)4SO4:
CuSO4(aq)+ 4 NH3(g) → Cu(NH3)4SO4(aq)
Determine o rendimento aproximado do processo quando são obtidos 31,5 g de Cu(NH3)4SO4(aq) a partir de 25 g de sulfato de cobre II com excesso de amônia.
a) 59%
b) 68%
c) 73%
d) 80%
e) 88%
ELETIVA
Professora Maristela: MODAS
Pesquisar sobre a história da moda, tendências e influência na sociedade.
faça um redação sobre o assunto pesquisado.
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara - Matemática
3ª Lista de Exercícios - 3º EM
Questão 01) Observe a
reta r do gráfico abaixo e indique sua inclinação em relação ao eixo x:
(A) 1 / 2
(B) 1 / 4
(C) 0
(D) – 1 / 2
(E) -1
Questão 02) O
coeficiente angular da reta que passa pela origem no plano cartesiano e pelo
ponto médio do segmento AB, com A(1, 8) e B(7, 2) é:
(A) -1
(B) 4 / 5
(C) 5 / 4
(D) 7 / 2
(E) 8
Questão 03) Observe as
retas r e s no plano cartesiano a seguir:
A inclinação da reta r
é:
(A) (raiz quadrada de 3) / 3
(B) 1
(C)
(D) 0
(E) - ( raiz quadrada de 3) / 3
Questão 04) A equação
da reta que passa pelos pontos P(-4, -10) e Q(6, 20) é:
(A) y = x/3 + 18
(B) y = 3x + 2
(C) y = x/3 -22
(D) y = 5x −10
(E) y = -3x + 8
Questão 05) A equação
da reta de coeficiente angular m=-2 e que passa pelo ponto (0, -3/2) é:
(A) y = −2x + 3
(B) y = -2x - 3
(C) y = -2x + 3/2
(D) y = 2x – 3/2
(E) y = -2x – 3/2
Questão 06) Em uma
apresentação aérea, aviões em competição tentam atingir o ponto mais alto em
uma ascensão rápida, descrevendo um arco no formato de parábola (gráfico de uma
função do segundo grau). Um desses aviões seguiu a função y = -2x² + 80x .
Determine a altura máxima, atingida por esse competidor.
(A)2.600 m
(B)2.400 m
(C)800 m
(D)600 m
(E)400 m
Questão 07) Uma
empresa quer reduzir o custo de produção das peças que fabrica. Se o custo
dessas peças é definido pela seguinte função do segundo grau:
C(x) = x² – 80x + 3000
Então, a quantidade x
de unidades produzidas para que o custo seja mínimo é:
(A)20
(B)40
(C)90
(D)200
(E)700
Questão 08) Observe as
representações de funções quadráticas.
Aquelas que podem ser
estudadas para a determinação de mínimos são:
(A)I, II e III
(B)II, IV e VI
(C)I, II e V
(D)III, IV e VI
(E)I, V e VI
Questão 09)
Questão 10) A equação
que representa uma circunferência de centro na origem e raio igual a 5 é: