-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

23 maio, 2020

2ª SÉRIE - 26/05 A 29/05

Atividades para os alunos da 2ª série A e B
para o período de 26/05 a 29/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
___________________________________________________
Disciplina Geografia
Professora:Cristiane-Geografia

Atividades para os alunos do 2º ano A, B,

     para o período de 26/05 a 27/05

Habilidade: (EF07GE13*) Analisar o processo deformação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos.  


Acessar: https://forms.gle/2WtfbcTCKpMoteYa8





DISCIPLINA:BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  2 ANO A e 2 ANO B       para o período de 26/05 a 29/05

DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA :Organização e funcionamento básicos das estruturas celulares
·    Habilidades: Identificar os elementos básicos que compõem a célula; identificar as funções de cada um dos elementos básicos da célula; leitura e interpretação.
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com

Não esqueça de colocar →nome:          nº:             série/ano:


 
ATIVIDADES (para responder as atividades consulte o conteúdo do seu caderno)
1)    A figura abaixo representa uma célula vegetal. Escreva os nomes das partes delas.

2)Resolva as palavras cruzadas:
Horizontais
1.Síntese de substâncias orgânicas a partir de substâncias minerais com a participação da luz solar.
2.Agrupamentos de células semelhantes que vão constituir órgãos.
3.Produto da reprodução das flores.
Verticais
1.Substância verde dos vegetais que absorvem energia luminosa.
2.Vegetais que produzem frutos.
3.Tecido que não forma órgão.

3)Quais são as partes fundamentais de uma célula?

4)Qual é a função das estruturas celulares abaixo:
A)   Mitocôndria:
B)   Lisossomo:
C)   Núcleo:
D)   Ribossomo:
E)   Complexo de golgi:
F)   Vacúolo:
G)  Retículo endoplasmático liso:
5)(UFMS) Verifique quais são as relações apropriadas entre as organelas celulares e suas funções e indique a(s) alternativa(s) correta(s) assinalando com um X:
(A) Os lisossomos fazem a respiração celular.
(B) O complexo golgiense armazena as proteínas a serem exportadas pelas células.
(C) O retículo endoplasmático liso é responsável pelo transporte intracelular de substância.
(D) Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas.
(E) A mitocôndria realiza a digestão de materiais orgânicos absorvidos pelas células.
(F) Os ribossomos são também responsáveis pela respiração celular.
__________________________________________________


 









Disciplina: Física
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 2605/20 a 29/05/20.
Tema: Propriedades térmicas
Habilidades: Identificar que as trocas de calor ocorrem por diferentes processos; reconhecer a condução, a convecção e a irradiação; leitura e interpretação.
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com

1)    Complete as seguintes frases.
A)   O calor é uma forma de energia em trânsito, isto é, passa de um corpo mais....................................
Para outro menos.....................................      até que ambos atinjam um..........................................................
B)   São duas as fontes naturais de calor:................................................ e o interior........................................................
C)   O calor pode também ser obtido artificialmente por..................................................., por....................................... e por.......................................................
D)   O calor propaga-se de três maneiras:...................................., ................................ e...........................................
E)   ......................................é a propagação do calor de partícula a partícula do corpo, sem que elas se desloquem.
F)   .......................................... é a propagação do calor por massas líquidas ou gasosas que se deslocam.
G)  Irradiação é a propagação de calor por.............................................

2)    O que é caloria?
  
3)    O que é calor específico?

4)    As brisas marítimas deslocam-se por:
(A) Irradiação.
(B) Condução.
(C) Reflexão.
(D) Convecção.

5)    O calor que recebemos do Sol propaga-se por
(A) Irradiação.
(B) Condução.
(C) Refração.
(D) Convecção.

6) A quantidade de calor que um dado corpo recebe ou perde não é diretamente 
proporcional:
(A) À sua massa.
(B) Ao calor específico.
(C) À variação de temperatura.
(D) Ao estado físico.

__________________________________________________


2º A e 2°B ARTE
PROFESSOR ANDERSON SANCHEZ

                                           
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05)
(REVISÃO e COMPLEMENTAÇÃO dos temas trabalhados)

Habilidades
- Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança. Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.

Realize as atividades propostas através de o link a seguir:



__________________________________________________


HISTÓRIA – 2ªSÉRIE–PROFº LEILSON
Habilidades: Leitura, interpretação, escrita e associar as manifestações culturais do presente aos processos históricos de sua constituição.
Responder as atividades acessando o link: 
https://forms.gle/daYmQhqivsrzBkx2A 

------------------------------------------------------------------------------------

LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
HABILIDADE: Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade

ATIVIDADE V
Acesse o link e responda as questões em seu caderno:

1 – Qual é o assunto abordado no Artigo?
2 – Quem é o autor do texto? Sua formação e profissão dão credibilidade para a opinião que ele expõe? Por quê?
3 – Nos Artigos de Opinião há uma característica muito forte que é a persuasão. O que essa palavra significa?
5 – Você considera que esse artigo é persuasivo? Por quê?

6 – Agora, veja esse link:  https://youtu.be/D2zESBXbauA
a) O vídeo é um anúncio publicitário que tem qual finalidade? Quem é o público-alvo da campanha?

b) O vídeo é persuasivo? Quais informações são usadas para convencer as pessoas que assistem?

________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR EMERSON

FAÇA OS EXERCÍCIOS E GRAVE UM VÍDEO, INCENTIVANDO ASSIM AS OUTRAS PESSOAS A SE MOVIMENTAREM. 

ENVIE O VÍDEO PARA O E-MAIL emeralmeida@yahoo.com.br OU emeralmeida@yahoo.com.br













__________________________________________

ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Para iniciar a escrita dos projetos:

1. Formem grupos com 4 a 5 integrantes. 

2. Cada grupo deve definir em qual área seu projeto irá se encaixar: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas ou Linguagens

3. Desenvolva um título. Ele poderá ser alterado durante o desenvolvimento do projeto, no entanto é importante que seja elaborado, para que vocês possam desenvolver suas ideias.

Para decidir o título e o que irão fazer, vocês podem e devem, pesquisar artigos (no google acadêmico ou scielo) de interesse, eles irão colaborar muito durante a elaboração do projeto.

Preencha o formulário até dia 30/05, acessando o link: https://forms.gle/i5jQZwVNzv4U2dwJ7

O espaço do whatsapp deve ser utilizado para discutir os temas e os grupos, estou disponível para discutir ideias e ajuda-los no que for preciso! 

Pense no momento atual... o que você pode fazer para colaborar com a sociedade?

Acredite na ciência! Acredite em você!



Bons Estudos!                  
                 




Atividades de Inglês 2A e 2B – Professora Ana Leda


enviar as atividades no meu email

analeda1000@gmail.com

 

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05)

 Habilidade: Reconhecimento do assunto central e gramatical do texto. Diferenciar e utilizar os verbos nos textos. Desenvolver habilidades de leitura.

1- traduzir o texto abaixo:


Adicionar legenda


__________________________________________________________


 

E.E. Proª Cristiane Chaves Moreira Braga

9º Ano A  -  História (Projeto de vida)

Proª Aurinda Prado

Semana de 26 a 29/05/2020

   Habilidades:

   ·         Analisar as informações do texto.

·         Identificar, dentro do seu ponto de vista, os pontos relevantes, para responder as questões a seguir.

   Competências Socioemocionais em foco: empatia e assertividade.

Texto para reflexão.

“ Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos, ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida, uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano, é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança, ”

Paulo Coelho.

Quadro de autoconhecimento.

a) – Quais as Cinco Características que melhor definem quem eu sou?

b) – Quais são as três características que mais gosto em mim?

c) – Quanto eu acho que as coisas que faço vão dar certo? Por que?

d) – Quais são as Três atividades que eu mais gosto de fazer?

e) – Quais são as três atividades nas quais eu sei que preciso melhorar, especialmente porque são importantes para eu atingir os meus sonhos?

f) – Como é minha participação hoje nas atividades na escola (hoje realizadas em casa).

OBS :Peço que se tiverem WhatsApp dos colegas de sala, passem mensagem pois estou fechando o primeiro bimestre, e que enviem as atividades para meu e-mails aurindavieira1@gmail.com. 

_____________________________________________ 

                                  
                                       GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: PROJETO DE VIDA-2°B.   

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (26/05 a 29/05) 

Habilidades: Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si próprio.  


 Realize a leitura do texto:  Coronavírus: o impacto da doença na saúde mental de adolescentes e jovens.

Link do texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52157980  acesso em 01 de maio, 2020.  

Responda as perguntas de forma pessoal e mais sincera possível:   

1-    Você se reconheceu em algum dos relatos dos jovens citados no texto? Explique?

   2-    De acordo com sua realidade, acha possível seguir as dicas do texto para cuidar da saúde mental?   

3-    Está conseguindo se organizar para realizar sua rotina de estudos?

    4-  De um modo geral, o que identifica como sua maior dificuldade no momento.

5-    O que tem feito para se distrair, sentir paz ou alegria?

 

IMPORTANTE: Responda a atividade no caderno, tire uma foto e envie no email indicado,  para NOTA!  

No assunto do email deve constar: PV- (SEU NOME COMPLETO E SÉRIE).

moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

______________________________________

 



              

____________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B.

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (26/05 a 29/05)

Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

Realize a leitura da página a seguir:

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo#resposta10  acesso em: 02 de maio, 2020. 

O texto trata do assunto: Cyberbullying: O que é e como pará-lo.

A matéria esclarece o que é cyberbullying e responde 10 principais perguntas sobre o assunto.   

ATIVIDADES:

1-Após realizar a leitura do conteúdo, responda: Em sua opinião, qual a relevância do assunto tratado?

 

2-Agora clique na resposta da pergunta de número 10 e visite o site disponibilizado via link (SAFERNET).

Responda as perguntas em seu caderno:

a- Para que serve o site? 

b- Explique o que é Helpline? Como é feito o atendimento e como funciona? 

c- Quais foram os principais tópicos de reclamações em 2019?

d- Entre no campo FAQS (perguntas frequentes) e realize a leitura. De acordo com sua opinião, escolha 3 perguntas que achou mais interessantes ou pertinentes. Descreva as perguntas e suas respectivas respostas.

e- Em sua opinião o site cumpre com seu objetivo? Quais melhorias você propõe ao site? Você conhece algum outro site ou aplicativo com o mesmo propósito?

 

 

IMPORTANTE: Responda a atividade no caderno, tire uma foto e envie no email indicado, para NOTA! 

No assunto do email deve constar: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- (SEU NOME COMPLETO E SÉRIE).

moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br  

 ____________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº NIVALDO 2ªA

RESPONDER AS QUESTÕES E ENVIAR NO EMIAL nivaldommm@gmail.com

ESSA ATIVIDADE É AVALIATIVA

Habilidades:

Reconhecer a prática de ginástica como possibilidade do Se-Movimentar.

Identificar interesses e motivação envolvidas na prática dos diversos tipos e formas de ginástica.

Analisar criticamente produtos e mensagem de mídia que tratem da ginástica.

Tema 1 – Ginástica.

Atividade 1.

Responda as questões propostas abaixo:

A ) O que é  Ginástica contemporâneas ?

B ) Ginástica aeróbica defina o que é? Os benefícios da Ginástica aeróbica?

C )Como se pode definir Ginástica localizada? E os benefícios dela?

D ) O que é Aeroboxe ? Seus benefícios?

E ) Como eu posso definir Alongamento? E seu benefícios?

F ) Quais são os tipos de ginástica que existe?

 

Tema 2 – Corpo, saúde e beleza.

Texto : Corpo, Saúde e  Beleza – Capacidade Físicas.

 

          O sedentarismo é uma condição que surgiu principalmente pelo aumento da industrialização e da automação, advindas do avanço tecnológico. Essa situação rebaixa a condição física das pessoas em relação ao padrão recomendável para que se tenha um nível de saúde considerado aceitável.

          Sabe-se que a atividade física regular eleva o nível das capacidades físicas que estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do organismo humano, gerando melhorias em diversas esferas da vida cotidiana das pessoas.

          Por capacidades físicas (dentre elas estão à força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência e a agilidade), entende-se que são as condições intrínsecas, modificadas pelo ambiente, que permitem a realização dos diversos tipos de movimento. O entendimento das diferentes manifestações das capacidades físicas e suas contribuições para a melhoria funcional do organismo deve ser tratado no âmbito escolar, no sentido de demonstrar a necessidade da realização de atividades físicas regulares não só nas aulas de Educação Física, mas por toda a vida.

 

As capacidades físicas podem ser assim definidas

 

 Resistência: é a capacidade que “permite realizar movimentos durante um determinado período de tempo sem perda da qualidade de execução, isto é, prolongando o tempo de execução até o surgimento de sintomas ou sinais de fadiga”. Em relação ao metabolismo energético, divide-se em aeróbica e anaeróbia.

 

Força: é a capacidade “de exercer tensão muscular contra resistência, que ocorre por meio de ações musculares”. A força pode ser classificada, em relação ao tipo de trabalho muscular, em dinâmica ou estática; em relação às formas de exigência do movimento envolvido, em força máxima, e de resistência.

 

Flexibilidade: é a capacidade que permite “a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesão”.

 

Velocidade: é a capacidade de mover o corpo ou parte dele com rapidez ou no menor tempo possível. Na Educação Física, usualmente é associada à velocidade máxima, que é “o limite superior de velocidade que um indivíduo consegue desenvolver na realização de uma tarefa motora”. Pode ser classificada em diferentes tipos: velocidade de reação, acíclica e cíclica.

Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.

Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Destreza: É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

 

Atividade 2.

A ) Faça um entendimento do texto?

B ) Como a atividade física pode ajudar na saúde e beleza?

D ) O que é atividade física aeróbica e anaeróbica?

E ) O que é velocidade de reação, acíclica e cíclica?

F ) Como pode ser definida as capacidades físicas?

 

  

 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara - Matemática

Semana de Estudos Intensivos - 2º EM


Tema: Funções Trigonométricas

Habilidades: Conhecer as principais características das funções trigonométricas básicas (especialmente o seno, o cosseno e a tangente), sabendo construir seus gráficos e aplicá-las em diversos contextos.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Jf579Sgn1BE



Questão 1) Em relação ao gráfico cartesiano da função y = 2 cosx no intervalo [0, 2π] é correto afirmar que

     (A)   corta o eixo das abscissas em 4 pontos.

     (B)   é sempre crescente.

     (C)   sua imagem é o conjunto {y R | –2 ≤ y ≤ 2}.

     (D)   tem valor mínimo para x = π / 2

 

Questão 2) Na circunferência da figura a seguir estão assinalados dois ângulos centrais, um de medida 60º e outro de medida 120º. Observe:


Podemos afirmar que a medida, em radianos e no sentido indicado, do arco MQ é:

     (A)   π / 6

      (B)   π / 2

      (C)   π / 3

(D)   π / 4 
 

     Resolver as questões da apostila: 

TEMA 3: GRÁFICOS E FUNÇÕES PERIÓDICAS ENVOLVENDO SENOS E COSSENOS (PÁG 16 À 19)



















 

Exercícios

Determine os sinais de :

a.       Seno no 1 quadrante

b.      Seno no 2 quadrante

c.       Seno no 3 quadrante

d.      Seno no 4 quadrante

e.      Cosseno no 1 quadrante

f.        Cosseno no 2 quadrante

g.       Cosseno no 3 quadrante

h.      Coseno no 4 quadrante

i.         Tangente no 1 quadrante

j.        Tangente no 2 quadrante

k.       Tangente no 3 quadrante

l.         Tangente no 4 quadrante