para o período de 26/05 a 29/05
Atividade para os alunos do 3ªsérie B.
para o período de 26/05 a 29/05
Projeto de Vida - Professora Regiane
Minha visão sobre mim
1-) Como você se descreve do ponto de vista físico?
2-) Como você se descreve do ponto de vista mental? (Inteligência,
sabedoria)?
3-) Como você se descreve do ponto de vista emocional?
4-) Faça a análise dessa foto.
5) Agora, vamos realizar uma atividade sobre o período de distanciamento social em que estamos vivendo. Para isso, peço que façam um breve relato, respondendo aos questionamentos a seguir:
a) Como você está se sentindo?
b) O que você sente mais falta nesse período?
c) Quais atividades de estudo você realizou nesse
período?
Copie as Questões no caderno, responda,tire uma foto e envie no E-mail regianed045@gmail.com
Atividades para os alunos do 3ªsérie A, Be C.
para o período de 26/05 a 29/05
Professora; Cristiane-Geografia
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 26/05 a 29/05
TEMA :Bases biológicas
da classificação
·
Habilidades: Compreender os sistemas de classificação com base em
características dos seres vivos; leitura e interpretação.
SEMANA DE
ESTUDOS INTENSIVOS
Responda as
atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com
Não esqueça
de colocar →nome: nº: série/ano:
ATIVIDADES(utilize
o seu caderno para responder as atividades)
Vamos rever os conceitos básicos abaixo.
1) Complete o esquema.
2) Assinale certo (C) ou errado(E) e justifique as afirmativas
erradas
(A) Um conjunto de
classes forma um filo. ( )
(B) As famílias
dividem-se em espécies. ( )
(C) O nome científico
das espécies deve ser escrito em latim. (
)
3)Associe corretamente as colunas:
(A) Monera ( ) leões e zebra
(B)Protista ( ) mamoeiro e salsa
(C) Fungos ( ) fungos e cianobactérias
(D)Vegetais ( ) protozoários e algas
(E)Animais ( ) bolores e cogumelos
4) Um indivíduo de certa
família pertence a que outros grupos de seres vivos?
5)(UEAP) “A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e
descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das
espécies e grupo de espécies com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral,
diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em
biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros
táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente”.
Fundamentos Práticos de
Taxonomia Zoológica,1994.
Autor: Papavero, Nelson.
Entre as afirmativas
abaixo, qual é a que não se adéqua às teorias
preconizadas sobre a classificação dos seres vivos?
(A)
A
classificação natural não se baseia apenas na morfologia ou na fisiologia, mas
também no desenvolvimento embrionário dos indivíduos, no estudo do cariótipo da
espécie, na evolução e distribuição das espécies, na evolução e distribuição
das espécies, no estudo do material genético.
(B)
Reino:
é um grupo de filos; filos: é um grupo de classes; classes: é um grupo de
ordens; ordem: é um grupo de famílias; família: é um grupo de gêneros; gênero:
é um grupo de espécies; espécie: é um grupo
de indivíduos semelhanças que se reproduzem entre si, gerando
descendentes férteis.
(C) A unidade de classificação dos seres vivos é
a espécie, termo que designa um conjunto de indivíduos semelhantes entre si e que se cruzam, não produzindo descendentes férteis.
(D)
A
taxonomia agrupa os animais e vegetais de acordo com seu grau de parentesco.
(E)
O
termo binomial sugere que o nome científico de uma espécie é formado pela
combinação de dois termos: o nome do gênero e o descritor específico.
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HISTÓRIA
-3ªSÉRIE –PROFº LEILSON
Habilidades: Leitura,
interpretação, escrita e analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas
grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas
modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).
Responder as atividades acessando o link:
https://forms.gle/HVmZbmQB8zuxL4zT7
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https://forms.gle/qkB5wJfkthswiXUS6
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Professora: Ariane Aparecida de Carvalho
Português
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05)
(REVISÃO e COMPLEMENTAÇÃO dos temas trabalhados)
Habilidades - Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).
Realize as atividades propostas através de o link a seguir:
https://forms.gle/7hymbCPYykPms9GL7
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Questões dissertativas de Arte 3 ano
Contemplando as habilidades já adquiridas neste bimestre
Nome da escola:
Nome aluno:
3 A,B ou C ?
Prof Edna ednastarpedagoga@gmail.com
1 Oque são a Vênus de Willendorf e à Vênus de Milo?
2 Qual a diferença entre - Realismo, Impressionismo e expressionismo?
3 Biografia de Gustav Klimt e características de suas obras?
Aviso : Tenho vários trabalhos só com o primeiro nome, sem nome da escola, sem turma, por favor verificar se vc enviou com todas as informações, caso não, por favor entre no próprio e-mail e ir em responder e coloque os dados, assim ficara no mesmo email. Não precisa mandar um novo, obrigado !
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EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR EMERSON
FAÇA OS EXERCÍCIOS E GRAVE UM VÍDEO, INCENTIVANDO ASSIM AS OUTRAS PESSOAS A SE MOVIMENTAREM.
ENVIE O VÍDEO PARA O E-MAIL emeralmeida@yahoo.com.br OU emeralmeida@yahoo.com.br
ELETIVA
Professora
Maristela: MODAS
Habilidades: Conhecimento; Pensamento
crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens .
Quais as tendências
da moda na entre os jovens moderna, ?
OBS: Enviar foto das
atividade no e-mail -
formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno.
Professora: Maristela – Disciplina
Química 3º Anos
COPIAR NO CADERNO E RESPONDER COM A
DATA 25 a 29/05
HABILIDADE: - Reconhecer que
existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado
chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.
Link para compreender; https://youtu.be/NwL_SWAqGdE
Questão1
1 (INTEGRADO-RJ) Abaixo é apresentada uma reação química em equilíbrio:
Com o objetivo de deslocar esse equilíbrio no sentido da
formação de dióxido de nitrogênio, deve-se:
a) diminuir a pressão e a temperatura
b) aumentar a pressão e a temperatura
c) aumentar a pressão e diminuir a temperatura
d) aumentar a pressão e diminuir as
concentrações de NO e O2
e) aumentar a temperatura e as
concentrações de NO e O2
Questão 2
A equação abaixo representa o equilíbrio químico obtido
pela mistura de uma solução de cloreto de cobalto II com outra solução de ácido
clorídrico:
Em um experimento, a solução foi dividida em três partes,
que, por sua vez, foram adicionadas a tubos de ensaio diferentes. Cada um dos
três tubos de ensaio foi submetido a uma temperatura diferente, sob pressão
ambiente, como podemos observar na ilustração abaixo:
Comparando a equação e a ilustração, assinale o que for
correto:
a) O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a
direita.
b) O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a
esquerda.
c) O aumento da temperatura promove a ocorrência da
coloração violeta no experimento.
d) A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio para
a direita.
e) nda.
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique.
Disciplina: PROJETO DE VIDA-3°A.
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05)
Habilidades: Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si próprio.
Realize a leitura do texto: Coronavírus: o impacto da doença na saúde mental de adolescentes e jovens.
Link do texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52157980 acesso em 01 de maio, 2020.
Responda as perguntas de forma pessoal e mais sincera possível:
1- Você se reconheceu em algum dos relatos dos jovens citados no texto? Explique?
2- De acordo com sua realidade, acha possível seguir as dicas do texto para cuidar da saúde mental?
3- Está conseguindo se organizar para realizar sua rotina de estudos?
4- De um modo geral, o que identifica como sua maior dificuldade no momento.
5- O que tem feito para se distrair, sentir paz ou alegria?
IMPORTANTE: Responda
a atividade no caderno, tire uma foto e envie no email indicado, para NOTA!
No assunto do email deve constar: PV- (SEU NOME COMPLETO E SÉRIE).
moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
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Semana de Revisão do dia 26 a 29
Terceirão
Distância entre
dois pontos no plano
No plano, um ponto fica totalmente determinado conhecendo um par ordenado
(x, y) associado a ele.
Para conhecer a distância entre dois pontos, iremos inicialmente representá-los
no plano cartesiano, para então calcular essa distância.
Exemplos:
1) Qual a distância entre o ponto A (1,1) e o ponto B (3,1)?
d(A,B) = 3 - 1 = 2
Note que a distância entre o ponto A e o ponto B é igual a hipotenusa do
triângulo retângulo de catetos 2 e 3.
Assim, usaremos o teorema de
Pitágoras para calcular a distância entre os pontos dados.
[d(A,B)]2 = 32 + 22 = √13
Fórmula da
distância entre dois pontos no plano
Para encontra a fórmula da distância, podemos generalizar o cálculo feito
no exemplo 2.
Para dois pontos quaisquer, tais como A (x1,y1) e B (x2, y2), temos:
EXEMPLO
Qual é a distância entre os pontos A e B, em
centímetros, sabendo que suas coordenadas são A = (2,3) e B = (-2,-2)?
Resolução
Basta utilizar a fórmula para Distância entre dois pontos. Observe:
Exercícios
1.
Determine a distância entre os pontos A
e B, sabendo que as coordenadas são A(-2, 8) e B(2, 9).
2. Indique
no plano cartesiano os pontos A(2, 1) e B(4, -1) e calcule a distância entre
eles.
Ponto médio de um segmento no
plano
·
·
O segmento de reta é um
subconjunto da reta, é parte da reta.
Ao contrário da reta, o segmento é finito, possuindo começo e fim, podendo ser
medido. Mesmo sendo finito, ele possui infinitos pontos e o ponto que divide o
segmento de reta em duas partes de mesmo tamanho é chamado de ponto médio.
Exercícios
1. O ponto médio do segmento PQ tem coordenadas
M(5, 5). Sabendo que o ponto P tem coordenadas P(3, 4), quais são as
coordenadas do ponto Q?
2. O ponto médio do segmento PQ tem coordenadas
M(5, 5). Sabendo que o ponto P tem coordenadas P(3, 4), quais são as
coordenadas do ponto Q?
EQUAÇÃO
REDUZIDA DA RETA
Dando continuidade ao
estudo da geometria analítica, nesta página apresentaremos o estudo da equação
reduzida da reta.
Considere estudar
primeiro os nossos conteúdos sobre plano cartesiano e equação do primeiro grau.
Bom estudo!
Uma reta no plano
cartesiano pode ser representada por diversas formas. Nesta página veremos como
é feita a representação através da chamada equação reduzida da reta, a saber:
y = m.x + n
Onde:
x e y são as coordenadas dos pontos pertencentes à reta
m é o coeficiente angular da
reta
n é o coeficiente linear
Exemplo 1
y = 2x + 1
Veja que o coeficiente angular
é igual a 2, enquanto o coeficiente linear é igual a 1.
Exemplo 2
y = -x + 10
Veja que o coeficiente angular
é igual a -1, enquanto o coeficiente linear é igual a 10.
Exemplo 3
y = -x
Temos que o coeficiente angular é igual a -1 e o coeficiente linear é igual a 0.
Mas qual é o objetivo de
estudar o coeficiente angular e o coeficiente linear?
Eles nos fornecem informações
importantíssimas sobre o posicionamento da reta no plano cartesiano. Veja:
Coeficiente angular
O coeficiente angular (m) nos
informa a inclinação da reta em relação ao eixo x.
Neste caso temos que tgα = m,
onde α é o ângulo formado entre a reta e o eixo x.
Coeficiente linear
O coeficiente linear (n) nos
informa o ponto em que a reta intercepta o eixo y.
Neste caso temos que as
coordenadas deste ponto são (0, n).
A figura abaixo apresenta as informações fornecidas pelos coeficientes angular e linear.
DETERMINANDO A EQUAÇÃO REDUZIDA
DA RETA A PARTIR DE DOIS PONTOS
A maneira mais simples de se
determinar a equação reduzida da reta é determinar o coeficiente angular e
utilizá-lo para determinar o coeficiente linear. Veja o exemplo:
Exemplo 4. Determinar a equação reduzida
da reta que passa pelos pontos A(2, 3) e B(-1, -3).
Sabendo que a reta passa pelos
pontos A e B, é possível traçá-la no plano cartesiano. Nosso objetivo será
descobrir a sua inclinação (m) e o ponto onde passa pelo eixo y (n).
3 = 4 + n
n = 3 – 4
n = -1
Conclusão: O coeficiente linear
é igual a -1, ou seja, a reta passa pelo eixo y no ponto (0, -1).
Exercício
01 – Ache a equação reduzida da reta que passa pelos
pontos P(0,1) e Q(1,2).
02 – Calcule a equação reduzida da reta que intercepta
os pontos P(-1,4) e Q(2,-2).
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a
29/05)
Habilidades:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
Realize uma
pesquisa sobre GAMIFICAÇÃO:
O que
significa? Como surgiu? Qual seu objetivo? Como e onde é aplicada?
Dê exemplos
de jogos ou aplicativos que utilizam Gamificação.
IMPORTANTE:
IMPORTANTE: Responda a atividade no caderno, tire uma foto e envie no email
indicado, para NOTA!
No assunto do email deve constar: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- (SEU NOME
COMPLETO E SÉRIE).
moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara - Matemática
Semana de Estudos Intensivos - 3º EM
Tema: Equação
Geral da Reta
Habilidade: Saber
reconhecer a equação da reta, o significado de seus coeficientes, as condições
que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=toO6S_gbKC4
Resolução: Temos que o coeficiente angular da reta r é igual 1.
Sabemos que a reta s é
perpendicular à reta r, portanto, temos que:
Pela equação geral da reta
temos:
Exemplo
2) Considerando
o gráfico abaixo, determine a reta tangente em relação à reta r que passa pelo
ponto P (5,-2).
Primeiramente devemos obter
a equação da reta r.
Para determinar a equação
da reta s (reta perpendicular à reta r), é necessário obter apenas o
coeficiente angular desta reta, pois a coordenada do ponto já é conhecida.
Questão 1) Verifique se as
retas r: y = 3x – 2 e s: 6x – 2y + 5 = 0 são paralelas.
Questão 2) Determine a
equação da reta s que passa pelo ponto P(3, 5) e é paralela à reta t de equação
y = 5x – 7.
Questão 3) Encontre a
equação da reta s, perpendicular à reta t: 2x + 3y – 4 = 0, sabendo que ela
passa pelo ponto P(3,4).
Questão 4) A equação da
reta passando pela origem e paralela à reta determinada pelos pontos A(2, 3) e
B(1, -4) é:
a)
y = x
b)
y = 3x
– 4
c)
x = 7y
d)
y = 7x
e)
nenhuma
das alternativas
Questão 5) As retas 2x – y =
3 e 2x + ay = 5 são perpendiculares. Então:
a)
a = -1
b)
a = 1
c)
a = -4
d)
a = 4
e)
nenhuma
das alternativas