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PSICOLOGIA VIVA

23 maio, 2020

3ª SÉRIE - 26/05 A 29/05

Atividades para os alunos da 3ª série A, B e C
para o período de 26/05 a 29/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
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Atividade para os alunos do 3ªsérie B.

     para o período de 26/05 a 29/05


Projeto de Vida - Professora Regiane



Minha visão sobre mim

1-) Como você se descreve do ponto de vista físico?

2-) Como você se descreve do ponto de vista mental? (Inteligência, sabedoria)?

3-) Como você se descreve do ponto de vista emocional?

4-) Faça a análise dessa foto.

5) Agora, vamos realizar uma atividade sobre o período de distanciamento social em que estamos vivendo. Para isso, peço que façam um breve relato, respondendo aos questionamentos a seguir:

a) Como você está se sentindo?

b) O que você sente mais falta nesse período?

c) Quais atividades de estudo você realizou nesse período?

Copie as Questões no caderno, responda,tire uma foto e envie no E-mail regianed045@gmail.com


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Atividades para os alunos do 3ªsérie A, Be C.

     para o período de 26/05 a 29/05

 

Professora; Cristiane-Geografia

Habilidade3º os Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

Acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsRrz7e5gLi630abvtjnkUMfr9e9qzoV6PxV4WspWGxMvEXw/viewform






DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 26/05 a 29/05

DISCIPLINA: BIOLOGIA

TEMA :Bases biológicas da classificação

·    Habilidades: Compreender os sistemas de classificação com base em características dos seres vivos; leitura e interpretação.

 

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com

 

Não esqueça de colocar →nome:          nº:             série/ano:

 

ATIVIDADES(utilize o seu caderno para responder as atividades)

Vamos rever os conceitos básicos abaixo.


 

 

 

 

1) Complete o esquema. 

  

2) Assinale certo (C) ou errado(E) e justifique as afirmativas erradas

(A) Um conjunto de classes forma um filo. (      )

(B) As famílias dividem-se em espécies. (       )

(C) O nome científico das espécies deve ser escrito em latim. (     )

 

 

3)Associe corretamente as colunas:

(A) Monera                 (        ) leões e zebra

(B)Protista                     (        ) mamoeiro e salsa

        (C) Fungos                    (        ) fungos e cianobactérias

(D)Vegetais                   (        ) protozoários e algas

(E)Animais                    (        ) bolores e cogumelos

 

 

4) Um indivíduo de certa família pertence a que outros grupos de seres vivos?

 

 

5)(UEAP) “A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente”.

Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica,1994.

Autor: Papavero, Nelson.

Entre as afirmativas abaixo, qual é a que não se adéqua às teorias preconizadas sobre a classificação dos seres vivos?

(A) A classificação natural não se baseia apenas na morfologia ou na fisiologia, mas também no desenvolvimento embrionário dos indivíduos, no estudo do cariótipo da espécie, na evolução e distribuição das espécies, na evolução e distribuição das espécies, no estudo do material genético.

(B) Reino: é um grupo de filos; filos: é um grupo de classes; classes: é um grupo de ordens; ordem: é um grupo de famílias; família: é um grupo de gêneros; gênero: é um grupo de espécies; espécie: é um grupo  de indivíduos semelhanças que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.

(C) A unidade de classificação dos seres vivos é


a espécie, termo que designa um conjunto de indivíduos semelhantes entre si e que se cruzam, não produzindo descendentes férteis.

(D) A taxonomia agrupa os animais e vegetais de acordo com seu grau de parentesco.

(E) O termo binomial sugere que o nome científico de uma espécie é formado pela combinação de dois termos: o nome do gênero e o descritor específico.

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HISTÓRIA -3ªSÉRIE –PROFº LEILSON

Habilidades: Leitura, interpretação, escrita e analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).

Responder as atividades acessando o link:

https://forms.gle/HVmZbmQB8zuxL4zT7 


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Inglês

Responder as atividades acessando o link:

  https://forms.gle/qkB5wJfkthswiXUS6

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Professora: Ariane Aparecida de Carvalho Português
                                          
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05)
(REVISÃO e COMPLEMENTAÇÃO dos temas trabalhados)

Habilidades - Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).


Realize as atividades propostas através de o link a seguir: https://forms.gle/7hymbCPYykPms9GL7


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Questões dissertativas de Arte 3 ano 

Contemplando as habilidades já adquiridas neste bimestre 

Nome da escola: 

Nome aluno: 

3 A,B ou C ?  

Prof Edna  ednastarpedagoga@gmail.com

 

1 Oque são a Vênus de Willendorf e à Vênus de Milo? 

 

2 Qual a diferença entre - Realismo, Impressionismo e expressionismo? 


3 Biografia de Gustav Klimt e características de suas obras? 



Aviso : Tenho vários trabalhos só com o primeiro nome, sem nome da escola, sem turma, por favor verificar se vc enviou com todas as informações, caso não, por favor entre no próprio e-mail e ir em responder e coloque os dados, assim ficara no mesmo email. Não precisa mandar um novo, obrigado !


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EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR EMERSON

FAÇA OS EXERCÍCIOS E GRAVE UM VÍDEO, INCENTIVANDO ASSIM AS OUTRAS PESSOAS A SE MOVIMENTAREM. 

ENVIE O VÍDEO PARA O E-MAIL emeralmeida@yahoo.com.br OU emeralmeida@yahoo.com.br













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ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Para iniciar a escrita dos projetos:

1. Formem grupos com 4 a 5 integrantes. 

2. Cada grupo deve definir em qual área seu projeto irá se encaixar: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas ou Linguagens

3. Desenvolva um título. Ele poderá ser alterado durante o desenvolvimento do projeto, no entanto é importante que seja elaborado, para que vocês possam desenvolver suas ideias.

Para decidir o título e o que irão fazer, vocês podem e devem, pesquisar artigos (no google acadêmico ou scielo) de interesse, eles irão colaborar muito durante a elaboração do projeto.

Preencha o formulário até dia 30/05, acessando o link: https://forms.gle/i5jQZwVNzv4U2dwJ7

O espaço do whatsapp deve ser utilizado para discutir os temas e os grupos, estou disponível para discutir ideias e ajuda-los no que for preciso! 

Pense no momento atual... o que você pode fazer para colaborar com a sociedade?

Acredite na ciência! Acredite em você!


ELETIVA 

     Professora Maristela: 
MODAS

 


Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens . 

                                         

Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?


OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno.

 

Professora: Maristela – Disciplina Química   3º Anos

 

COPIAR NO CADERNO E RESPONDER COM A DATA 25 a 29/05

 

HABILIDADE: - Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.

 Link para compreender; https://youtu.be/NwL_SWAqGdE

Questão1

1 (INTEGRADO-RJ) Abaixo é apresentada uma reação química em equilíbrio:

Com o objetivo de deslocar esse equilíbrio no sentido da formação de dióxido de nitrogênio, deve-se:

a) diminuir a pressão e a temperatura

b) aumentar a pressão e a temperatura

c) aumentar a pressão e diminuir a temperatura

d) aumentar a pressão e diminuir as concentrações de NO e O2

e) aumentar a temperatura e as concentrações de NO e O2


Questão 2

A equação abaixo representa o equilíbrio químico obtido pela mistura de uma solução de cloreto de cobalto II com outra solução de ácido clorídrico:


Em um experimento, a solução foi dividida em três partes, que, por sua vez, foram adicionadas a tubos de ensaio diferentes. Cada um dos três tubos de ensaio foi submetido a uma temperatura diferente, sob pressão ambiente, como podemos observar na ilustração abaixo:


 


Comparando a equação e a ilustração, assinale o que for correto:

a) O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a direita.

b) O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a esquerda.

c) O aumento da temperatura promove a ocorrência da coloração violeta no experimento.

d) A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio para a direita.

e) nda.

 

OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno. 

 

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                                       GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique.

 Disciplina: PROJETO DE VIDA-3°A.   

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05) 

Habilidades: Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si próprio.  


 Realize a leitura do texto:  Coronavírus: o impacto da doença na saúde mental de adolescentes e jovens.

Link do texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52157980  acesso em 01 de maio, 2020.  

Responda as perguntas de forma pessoal e mais sincera possível:   

1-    Você se reconheceu em algum dos relatos dos jovens citados no texto? Explique?

   2-    De acordo com sua realidade, acha possível seguir as dicas do texto para cuidar da saúde mental?   

3-    Está conseguindo se organizar para realizar sua rotina de estudos?

    4-  De um modo geral, o que identifica como sua maior dificuldade no momento.

5-    O que tem feito para se distrair, sentir paz ou alegria?

 

IMPORTANTE: Responda a atividade no caderno, tire uma foto e envie no email indicado, para NOTA!  

No assunto do email deve constar: PV- (SEU NOME COMPLETO E SÉRIE).

moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

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 Semana de Revisão do dia 26 a 29

Terceirão

Distância entre dois pontos no plano

No plano, um ponto fica totalmente determinado conhecendo um par ordenado (x, y) associado a ele.

Para conhecer a distância entre dois pontos, iremos inicialmente representá-los no plano cartesiano, para então calcular essa distância.

Exemplos:

1) Qual a distância entre o ponto A (1,1) e o ponto B (3,1)?

d(A,B) = 3 - 1 = 2

2) Qual a distância entre o ponto A (4,1) e o ponto B (1,3)?


 

Note que a distância entre o ponto A e o ponto B é igual a hipotenusa do triângulo retângulo de catetos 2 e 3.

Assim, usaremos o teorema de Pitágoras para calcular a distância entre os pontos dados.

[d(A,B)]2 = 32 + 22 = √13

Fórmula da distância entre dois pontos no plano

Para encontra a fórmula da distância, podemos generalizar o cálculo feito no exemplo 2.

Para dois pontos quaisquer, tais como A (x1,y1) e B (x2, y2), temos:

EXEMPLO

 

Qual é a distância entre os pontos A e B, em centímetros, sabendo que suas coordenadas são A = (2,3) e B = (-2,-2)?

Resolução

Basta utilizar a fórmula para Distância entre dois pontos. Observe:


Exercícios

1.   Determine a distância entre os pontos A e B, sabendo que as coordenadas são A(-2, 8) e B(2, 9).

2. Indique no plano cartesiano os pontos A(2, 1) e B(4, -1) e calcule a distância entre eles.

Ponto médio de um segmento no plano

·          

·          

O segmento de reta é um subconjunto da reta, é parte da reta.
Ao contrário da reta, o segmento é finito, possuindo começo e fim, podendo ser medido. Mesmo sendo finito, ele possui infinitos pontos e o ponto que divide o segmento de reta em duas partes de mesmo tamanho é chamado de ponto médio.




 Exercícios

1. O ponto médio do segmento PQ tem coordenadas M(5, 5). Sabendo que o ponto P tem coordenadas P(3, 4), quais são as coordenadas do ponto Q?

2. O ponto médio do segmento PQ tem coordenadas M(5, 5). Sabendo que o ponto P tem coordenadas P(3, 4), quais são as coordenadas do ponto Q?

EQUAÇÃO REDUZIDA DA RETA

Dando continuidade ao estudo da geometria analítica, nesta página apresentaremos o estudo da equação reduzida da reta.

Considere estudar primeiro os nossos conteúdos sobre plano cartesiano e equação do primeiro grau.

Bom estudo!

 

 

Uma reta no plano cartesiano pode ser representada por diversas formas. Nesta página veremos como é feita a representação através da chamada equação reduzida da reta, a saber:

y = m.x + n

 

Onde:

x e y são as coordenadas dos pontos pertencentes à reta

m é o coeficiente angular da reta

n é o coeficiente linear

 

Exemplo 1

y = 2x + 1

Veja que o coeficiente angular é igual a 2, enquanto o coeficiente linear é igual a 1.

 

Exemplo 2

y = -x + 10

Veja que o coeficiente angular é igual a -1, enquanto o coeficiente linear é igual a 10.

 

Exemplo 3

y = -x

Temos que o coeficiente angular é igual a -1 e o coeficiente linear é igual a 0.

 

 

Mas qual é o objetivo de estudar o coeficiente angular e o coeficiente linear?

Eles nos fornecem informações importantíssimas sobre o posicionamento da reta no plano cartesiano. Veja:

 

Coeficiente angular

O coeficiente angular (m) nos informa a inclinação da reta em relação ao eixo x.

Neste caso temos que tgα = m, onde α é o ângulo formado entre a reta e o eixo x.

 

Coeficiente linear

O coeficiente linear (n) nos informa o ponto em que a reta intercepta o eixo y.

Neste caso temos que as coordenadas deste ponto são (0, n).

 

A figura abaixo apresenta as informações fornecidas pelos coeficientes angular e linear.

 

 

DETERMINANDO A EQUAÇÃO REDUZIDA DA RETA A PARTIR DE DOIS PONTOS

A maneira mais simples de se determinar a equação reduzida da reta é determinar o coeficiente angular e utilizá-lo para determinar o coeficiente linear. Veja o exemplo:

 

Exemplo 4. Determinar a equação reduzida da reta que passa pelos pontos A(2, 3) e B(-1, -3).

Sabendo que a reta passa pelos pontos A e B, é possível traçá-la no plano cartesiano. Nosso objetivo será descobrir a sua inclinação (m) e o ponto onde passa pelo eixo y (n).


                      3 = 4 + n

                      n = 3 – 4

                      n = -1

 

Conclusão: O coeficiente linear é igual a -1, ou seja, a reta passa pelo eixo y no ponto (0, -1).

Exercício

01 – Ache a equação reduzida da reta que passa pelos pontos P(0,1) e Q(1,2).

 

02 – Calcule a equação reduzida da reta que intercepta os pontos P(-1,4) e Q(2,-2).

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E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (25/05 a 29/05)

Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

Realize uma pesquisa sobre GAMIFICAÇÃO:

O que significa? Como surgiu? Qual seu objetivo? Como e onde é aplicada?

Dê exemplos de jogos ou aplicativos que utilizam Gamificação.  

 

IMPORTANTE: IMPORTANTE: Responda a atividade no caderno, tire uma foto e envie no email indicado, para NOTA! 

No assunto do email deve constar: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- (SEU NOME COMPLETO E SÉRIE).

moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara - Matemática

Semana de Estudos Intensivos - 3º EM

 

Tema: Equação Geral da Reta

Habilidade: Saber reconhecer a equação da reta, o significado de seus coeficientes, as condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade entre retas

 

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=toO6S_gbKC4


Exemplo 1) Determine a equação geral da reta s que passa pelo ponto (3,2) e é perpendicular à reta r: y=x+2

Resolução: Temos que o coeficiente angular da reta r é igual 1.


Sabemos que a reta s é perpendicular à reta r, portanto, temos que:


Pela equação geral da reta temos:


Exemplo 2) Considerando o gráfico abaixo, determine a reta tangente em relação à reta r que passa pelo ponto P (5,-2).


Primeiramente devemos obter a equação da reta r.


Para determinar a equação da reta s (reta perpendicular à reta r), é necessário obter apenas o coeficiente angular desta reta, pois a coordenada do ponto já é conhecida.


 


 

Questão 1) Verifique se as retas r: y = 3x – 2 e s: 6x – 2y + 5 = 0 são paralelas.

Questão 2) Determine a equação da reta s que passa pelo ponto P(3, 5) e é paralela à reta t de equação y = 5x – 7.

Questão 3) Encontre a equação da reta s, perpendicular à reta t: 2x + 3y – 4 = 0, sabendo que ela passa pelo ponto P(3,4).

Questão 4) A equação da reta passando pela origem e paralela à reta determinada pelos pontos A(2, 3) e B(1, -4) é:

      a)      y = x

      b)      y = 3x – 4

      c)       x = 7y

      d)      y = 7x

      e)      nenhuma das alternativas


Questão 5) As retas 2x – y = 3 e 2x + ay = 5 são perpendiculares. Então:

      a)      a = -1

      b)      a = 1

      c)       a = -4

      d)      a = 4

      e)      nenhuma das alternativas