-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

17 maio, 2020

1ª SÉRIE - 18/05 A 22/05

Atividades para os alunos da 1ª série A e B
para o período de 18/05 a 22/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
_____________________________________________

HISTÓRIA / SOCIOLOGIA / ELETIVA PROFISÕES


Habilidades:  Saber olhar as coisas em perspectiva, desenvolver empatia, apreciar diversidade e respeitar os outros.



Tema: Cyberbullying: a violência virtual



Acesse o link para responder as atividades: https://forms.gle/9FMPc3Q8y18BHnBV9



_________________________________________________________

Inglês


_________________________________________________________

ARTE (1ª série A e B)- Anderson Sanchez

SEMANA: 18/05 a 22/05

Habilidade: 1ª EM      - Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea.

·         Essa semana continuaremos a trabalhar a habilidade iniciada na semana anterior.

Atividade: #1 A aula de Arte do dia 14/05 (através do aplicativo CMSP) trabalhou a habilidade acima e explicou sobre Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material e estética do cotidiano.
Você assistiu à aula? Fez anotações, se lembra do conteúdo? (Se alguma das respostas for não... é aconselhável assistir através do link:)

Atividade: #2 Acesse o link a seguir e responda as questões propostas:



_________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 18/05/20 a 22/05/20.
Disciplina: Física
Tema : As leis de Newton
Habilidades: Relacionar as Leis de Newton com a conservação da quantidade de movimento.
ATIVIDADES( referentes as Leis de Newton)
1)    O Brasil é recordista em blindagem de automóveis. Carros blindados, no entanto, não oferecem apenas vantagens. A condução desses veículos deve levar em consideração o aumento de massa, devido, principalmente, ao uso de vidros e de chapas de metal mais espessos. Depois de blindado, um veículo pode ganhar até 200 kg de massa, que acarretarão mudanças na frenagem.

A quais mudanças na frenagem o texto se refere? Explique do ponto de vista da 1ª lei de Newton.



2)    Por que, segundo o senso comum, não há distinção entre massa e peso?
      

            3)   Provavelmente você já mediu sua massa em uma balança numa farmácia ou em sua casa( figura A ). Observe as imagens e explique por que não podemos avaliar nossa massa procedendo como apresentado nas figuras B e C.


4)    Observe estas placas na parede de um elevador.

A placa da direita confunde massa e peso.
 Qual é o modo correto de descrever o peso máximo que o elevador suporta? Justifique.


5)    Ao pousar no planeta Marte em 2012, o robô Curiosity, lançado em 2011 pela nasa, começou a enviar para a Terra dados sobre a superfície marciana.Na superfície da terra, sua massa era de 900kg. Qual será sua massa em Marte? Seu peso em Marte será diferente daquele medido na Terra? Justifique sua resposta.

6)    Utilizando os conceitos relacionados à 1ª lei de Newton, explique por que,
 antes de mudar uma estante de lugar, é aconselhável retirar dela a maior 
quantidade de livros possível.

____________________________________________  



DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B        para o período de 18/05 a 22/05

DISCIPLINA: BIOLOGIA       
TEMA: Ciclos biogeoquímicos
·     Habilidades: Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos.

Atividades (referentes ao conteúdo abordado na semana anterior)

1)    Que mudanças de estado físico ocorrem no ciclo hidrológico?

2)    Que atividades humanas podem causar desequilíbrio no ciclo do carbono?

3)    O ciclo do carbono é considerado essencial no controle da variação de temperatura da Terra. Explique por quê?

4)    A que ciclo biogeoquímico, o ciclo do oxigênio está intimamente relacionado? Justifique?

5)    Qual é a importância da camada de oxigênio?

6)    Preencha as frases abaixo com os termos corretos apresentados no quadro abaixo.


Gás ozônio
autótrofos
aeróbios

denitrificação
Radiação ultravioleta
Gás carbônico

fotossíntese
Nitrogênio atmosférico
Fixação biológica

respiração
transpiração


nitrificação
evaporação



a)    No ciclo hidrológico, o vapor de água que atinge as camadas superiores da atmosfera provém da......................................................... da água dos rios, lagos, lagos e oceanos, e da ........................................... e ...........................................   dos seres vivos.

b)    O carbono é retirado do ambiente por organismos .................................... que, por meio da ................................. , produzem os carboidratos utilizados na respiração  celular dos seres vivos como fonte de energia. A degradação de carboidratos na respiração celular libera.......................... no ambiente, o qual é novamente assimilado pelos organismos autótrofos.

c)    O processo de ........................................ do nitrogênio é feito por bactérias específicas, que convertem o ...................................................... em compostos assimiláveis pelos seres vivos por meio de .................................... O nitrogênio fixado nos seres vivos retorna ao ambiente pela ......................................., processo que converte o nitrato em nitrogênio atmosférico.
d)    O gás oxigênio pode ser absorvido da atmosfera por meio de processos ..................................., como respiração e decomposição. Esse gás pode se apresentar na forma de.................................desempenhando importante papel na absorção da ...........................................


____________________________________________  


E. E.  Cristiane Chaves Moreira Braga
Aluno(a):
Ano / Série: 9º B
Data: ____/____/_______
NOTA:
Professora: Aurinda Prado
 show fashion Eletivas
 Atividade
A todos os alunos que estão participando do projeto de Eletiva, cujo assunto abordado, e em desenvolvimento é a customização, ou seja, o reaproveitamento de roupas e outros itens:
Fazer uma pesquisa visando ampliar o conhecimento de cada um sobre O CONSUMO CONSCIENTE, que tem como objetivo, esclarecer a todos a importância de se preservas o meio ambiente com base na sustentabilidade.
O estudante deve usar como fonte o site InfoEscola, onde consta um fragmento do texto produzido por CAMILA OLIVEIRA DA CRUZ, mestre em ecologia e Graduada em Ciências Biológica.
OBS: Tendo em vista que nem todos os alunos realizaram as atividades propostas, esta semana estou reenviando atividade lembrando a todos que na próxima semana estarei fechando o bimestre e as notas do mesmo, será baseada nas duas atividades (está que foi a primeira enviada e a segunda referente a semana de 4 a 8/05/2020).

Os alunos que ainda não enviaram encaminhar para o e mail – aurindavieira1@gmail.com
______________________________________


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PROFª GRAZIELLE

SÉRIE 1ºB

AVALIAÇÃO

Habilidades: Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.
Reconhecer a responsabilidade social ao compartilhar conteúdos digitais.


Clique no Link para a acessar a avaliação no google forms.

Obs: Marcar a sua série corretamente.

https://forms.gle/3vns6GKtcDWfYUuNA
______________________________________________________________ 
                                  
                                       GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: PROJETO DE VIDA-1°A.   

 

Habilidades: Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si próprio.  


 Realize a leitura do texto:  Coronavírus: o impacto da doença na saúde mental de adolescentes e jovens.

Link do texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52157980  acesso em 01 de maio, 2020.  

Responda as perguntas de forma pessoal e mais sincera possível:   

1-    Você se reconheceu em algum dos relatos dos jovens citados no texto? Explique?

   2-    De acordo com sua realidade, acha possível seguir as dicas do texto para cuidar da saúde mental?   

3-    Está conseguindo se organizar para realizar sua rotina de estudos?

    4-  De um modo geral, o que identifica como sua maior dificuldade no momento.

5-    O que tem feito para se distrair, sentir paz ou alegria?

 

*Responda as perguntas no caderno, pois serão cobradas posteriormente. 

______________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).

Habilidades: Trabalhar o repertório cultural enfatizando a cultura nordestina, através de ritmos e danças. 

 

Assista aos vídeos disponíveis nos links abaixo:  

Bongar - Chão Batido Coco Pisado - DVD ao vivo do Grupo Bongar

https://www.youtube.com/watch?v=VG7Q_lIQPRk 


 

Samba de Coco Raízes de Arcoverde - Andrelina

Renata Rosa - Brilhantina.

https://www.youtube.com/watch?v=ZhfpzMavI3g  

 

Os 3 vídeos retratam grupos diferentes de Coco: ritmo musical tradicional do nordeste.

Faça uma pesquisa e descubra as principais informações do coco: quais as origens, os passos da dança, quantos tipos de coco existem, qual sua importância para a cultura nordestina.

*Anote a pesquisa em seu caderno, pois as atividades serão cobradas posteriormente. 

______________________________________



História

1ª série A e B

Prof. Valdilene Matos.

 

Habilidade: Analisar situações representativas da Ordem Mundial e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente.

 

Conflitos Regionais e os Deserdados da Nova Ordem Mundial

Sobre os Conflitos Regionais e os Deserdados da Nova Ordem Mundial, podemos concluir que existem muitos conflitos regionais pelo planeta, mas há um grande destaque para os tristes conflitos no continente africano.

Tais conflitos regionais na África ocorrem em função de conflitos étnicos, culturais, disputas internas por poder, disputas ideológicas, entre outras. Isso acaba gerando a instabilidade e, consequentemente, impede o desenvolvimento de vários de seus países.

Os Deserdados da Nova Ordem Mundial, são, sobretudo, os países do continente africano e da América do Sul, de modo que suas economias são subdesenvolvidas, há muita desigualdade social e baixo desenvolvimento social.

O sistema mundial moldado pela força das potências e por seus interesses permite algum equilíbrio e funcionamento nas relações internacionais, mas gera uma profusão de efeitos colaterais nefastos.

Muitos Estados nacionais territoriais recentes, surgidos da descolonização (libertados de uma ordem colonial que os oprimia) se inserem apenas marginalmente nessa nova ordem e, condenados nesse certo isolamento, tendem a se desagregar, a se decompor. Frequentemente são vitimados por terríveis conflitos regionais e internos, cujo índice de mortandade encontra-se entre os mais graves da história recente da humanidade, como nos exemplos de Ruanda e Serra Leoa, no continente africano. Desde a Segunda Guerra Mundial, 20 milhões de pessoas morreram nesses conflitos regionais e guerras civis.

Outros países ainda procuram se erguer e se reorganizar após terem sido vítimas de guerras devastadoras, que regionalizavam o confronto entre as superpotências na ordem mundial anterior. Esse é o caso do Vietnã, país vitimado por uma longa e destrutiva guerra com os EUA. Guerra, aliás, que serviu para inibir, na época, o desembaraço da ação geopolítica americana em vista da derrota dos Estados Unidos. Esse é o caso também do Afeganistão, invadido pela URSS nos anos 1980. Outro caso a ser notado: a guerra, das mais pavorosas, entre Irã e Iraque, na qual o papel das potências do mundo ocidental (EUA à frente) não pode ser negligenciado, pois armaram e tornaram poderoso Saddam Hussein, o mesmo que recentemente ameaçava a paz mundial, segundo a alegação dos EUA. Outros exemplos podem ser lembrados, e muitos ainda estão sangrando a despeito do equilíbrio “civilizado” que mantém a ordem mundial. Uma ordem mundial que tem vários deserdados.

Conflito em Ruanda

Ruanda é um país marcado pelos conflitos entre dois grupos étnicos: hutus (90% da população) e tutsis (9%). Durante o processo de colonização feito pela Bélgica, os tutsis, mesmo sendo minoria, foram os escolhidos pelo poder colonial para governar o país. A maioria hutu ficou excluída do processo socioeconômico. No entanto, em 1959, os hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder em 1961. Esse fato proporcionou o início da perseguição aos tutsis, que se agravou em 1994 com a morte dos presidentes de Ruanda e Burundi. Conforme dados da ONU, o genocídio no país provocou a morte de aproximadamente 1 milhão de ruandeses, sendo que 90% das vítimas eram de origem tutsi.

Além dos constantes conflitos étnicos, os habitantes sofrem com vários problemas socioeconômicos. Mais de 57% dos ruandeses vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia; a subnutrição atinge 40% da população; a taxa de mortalidade infantil é de 97 óbitos a cada mil nascidos vivos; o índice de analfabetismo é de 35% e os serviços de saneamento ambiental são proporcionados para apenas 22% das residências.

A economia nacional é pouco desenvolvida, sendo a agricultura responsável por empregar a maioria dos habitantes – 90% da força de trabalho. Os principais cultivos são: banana, mandioca, feijão, sorgo e, principalmente, chá e café, que são os produtos de exportação. A indústria baseia-se nos seguintes segmentos: têxtil, alimentícia, bebidas, tabaco e petroquímica.

Conflito em Serra Leoa

O país passou por uma série de conflitos internos, a década de 1990 foi marcada pela guerra entre o governo e a Frente Revolucionária Unida (RFU), tanto o governo quanto o grupo revolucionário obtinha armamentos através de traficantes de armas, que recebiam como pagamento pelas mercadorias os diamantes extraídos do solo de Serra Leoa. As consequências dos conflitos foram desastrosas para a população civil, estima-se que mais de 50 mil civis tenham morrido durante a guerra no país.

O acordo de paz entre o governo e a Frente Revolucionária Unida (RUF) ocorreu no ano de 2001, houve a presença no país de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), para assegurar o processo de pacificação no território.

Os problemas sociais e econômicos em Serra Leoa fazem com que o país apresente um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial.

 

Atividade. Após Leitura do texto pesquise e falte sobre as partes destacadas nos textos abaixo.

 

 

a-      A queda das torres do World Trade Center foi certamente a mais abrangente experiência de catástrofe que se tem na História, inclusive por ter sido acompanhada em cada aparelho de televisão, nos dois hemisférios do planeta. Nunca houve algo assim. E sendo imagens tão dramáticas, não surpreende que ainda causem forte impressão e tenham se convertido em ícones.

                                                                                                   ERIC HOBSBAWM (10/09/2011)

www.estadao.com.br

 

b-                       B- Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Então, a partir do início do século XXI, os norte-americanos iniciaram uma guerra ao terrorismo, que passou a ser o novo adversário dos EUA no cenário internacional. Um evento que pode assinalar essa nova empreitada é a caçada e morte de Osama Bin Laden, em 2 de maio de 2011.

 

_____________________________________________

Atividade de Português- 

1º EM - Profª Néia

Habilidades: (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores e análise linguísticos).

 

Leia atentamente o texto. Em seguida, responda às questões sobre ele:

 

Clones humanos de verdade!

    Há somente uma situação em que dois indivíduos ou mais apresentam o mesmo DNA, podendo ser considerados cópias naturais ou clones: a dos gêmeos idênticos. Isso acontece quando a célula-ovo, que daria origem a um único ser humano, se divide formando dois (ou mais!) embriões. Como esses irmãos tiveram origem na mesma célula, eles terão o mesmo DNA, o que faz deles cópias fiéis um do outro, ou seja, _______ geneticamente idênticos.

Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

 

“Há somente uma situação em que dois indivíduos […]”

 

Nessa passagem, o sujeito do verbo no presente é:

(     ) oculto.

(     ) inexistente.

(     ) indeterminado.

 

Questão 2 – Identifique o trecho que apresenta um verbo no presente:

(     ) “Isso acontece quando a célula-ovo […]”

(     ) “Como esses irmãos tiveram origem na mesma célula […]”

(     ) “[…] eles terão o mesmo DNA […]”

 

Questão 3 – No trecho identificado acima, o sujeito do verbo no presente:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 4 – Em “[…] se divide formando dois (ou mais!) embriões.”, o verbo no presente está:

(     ) na voz ativa.

(     ) na voz passiva.

(     ) na voz reflexiva.

 

Questão 5 – Complete o espaço indicado com o verbo “ser” no presente do modo indicativo:

“[…] o que faz deles cópias fiéis um do outro, ou seja, _______ geneticamente idênticos.”

 

 

Química 1ª série A e B
Professora: Maristela

Para copiar no caderno e responder.
https://youtu.be/k3wyH-kN7nk 
Habilidades:

Classificar transformações químicas como fenômenos endotérmicos e exotérmicos


EXERCÍCIOS SOBRE PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS



a) Qual processo é representado pela imagem I:

b) Qual processo é representado pela imagem II:


QUESTÃO 2

A equação abaixo representa a transformação do óxido de ferro III em ferro metálico:

Fe2O3(s) +3 C(s) + 491,5 KJ → 2 Fe(s) + 3CO(g)

Observando a equação, responda às perguntas a seguir justificando sua resposta:

a) A equação acima é uma reação exotérmica?

b) O processo representado pela equação é endotérmico?
 

QUESTÃO 3

A figura abaixo representa a mudança de estado físico da água:

Classifique cada mudança de estado em endotérmica ou exotérmica.


QUESTÃO 4

(UFMG)

Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano.
Essa sensação de frio explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água:

a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.

b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo.

c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo.

d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo.
 


QUESTÃO 5

A imagem a seguir mostra a utilização de uma bolsa de gelo instantâneo para aliviar uma lesão no joelho.

A reação entre os componentes da bolsa produz uma sensação de frio. Classifique o sistema em endotérmico ou exotérmico e justifique sua resposta.


QUESTÃO 6

(UNESP-SP)

Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos:

I. gás queimando em uma das “bocas” do fogão e
II. água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão.

Com relação a esses processos, pode-se afirmar que:

a) I e II são exotérmicos.

b) I é exotérmico e II é endotérmico.

c) I é endotérmico e II é exotérmico.

d) I é isotérmico e II é exotérmico.

e) I é endotérmico e II é isotérmico.


OBS: Fazer no caderno com data  e tirar a foto da atividade feita e enviar no e-mail - formentini2@gmail.com. 



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara - Matemática

3ª Lista de Exercícios - 1º EM



Questão 1) Os termos que completam a sequência abaixo, são:

1024

953

882

811

 

669

 

527

 

(A)   730 e 588

(B)   735 e 573

(C)   740 e 598

(D)   745 e 603

(E)    750 e 608

 

Questão 2) Os termos que completam a sequência abaixo, são:

1 / 343

1 / 49

1 / 7

 

 

49

 

(A)   0 e 7

(B)   1 e 7

(C)   1 e 14

(D)   7 e 21

(E)    7 e 35

 

Questão 3) Observe as figuras a seguir:


A expressão algébrica que permite calcular a quantidade de quadradinhos de qualquer termo dessa sequência é:

(A)   2n – 1

(B)   2n + 1

(C)   3n – 1

(D)   3n + 2

(E)    2n² + 1

 

Questão 4) A alternativa em que a sequência numérica é uma Progressão Aritmética é:

(A)   (2; 4; 8; 16; 32)

(B)   (1,5; 3,5; 4,5; 6,5; 8,5)

(C)   (4,4; 3,4; 5,4; 4,4; 6,4)

(D)   (0,25; 0,5; 1; 2; 4)

(E)    (0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25)

 

Questão 5) Dentre as sequências numéricas a seguir:

I.                    (-17,5; -12; -6,5; -1; 4; 5; 10)

II.                  (-1,2; -2,4; -3,6; -7,2; -14,4; -13,2)

III.                (0,4; 0; -0,4; -0,8; -1,2; -1,6)

IV.                (1; -2; 3; -4; 5; -6)

Podemos afirmar que são Progressões Aritméticas:

(A)   I e III

(B)   I e II

(C)   II e III

(D)   II, III, e IV

(E)    I, II, III e IV

 

Questão 6) Observe a sequência numérica a seguir:

 

2

6

18

 

162

 

Para que essa sequência seja considerada uma PG, o valor do quarto termo deve ser:

(A)   30

(B)   36

(C)   54

(D)   72

(E)    81

 

Questão 7) Observe as sequências numéricas a seguir:

I.                    (36; 18; 9; 4,5; 2,25)

II.                  (-1,8; -3,6; -7,2; -14,4)

III.                (0,4; 0,16; 0,064; 0,0256)

IV.                (1/64; 1/32; 1/16; 1/8; 1/4)

Podemos afirmar que são Progressões Geométricas:

(A)   I e II

(B)   I e III

(C)   I, II e III

(D)   II, III, e IV

(E)    I, II, III e IV

 

Questão 8) O preço cobrado por hora em um estacionamento é de R$ 6,00 a primeira hora e a cada hora adicional acrescenta-se R$ 2,00. Quanto pagará um cliente que usar o estacionamento por 14 horas?

(A)   R$ 28,00

(B)   R$ 32,00

(C)   R$ 45,00

(D)   R$ 86,00

(E)    R$ 104,00

 

Questão 9) Um comerciante planeja o crescimento de seu negócio, em progressão geométrica, com razão de 1,1 ao mês. Sabendo que no primeiro mês ele faturou R$ 6.000,00, quanto ele espera faturar no quarto mês?

(A)   R$ 9.630,00

(B)   R$ 8.400,00

(C)   R$ 6.600,00

(D)   R$ 7.886,00

(E)    R$ 7.986,00

 

Questão 10) Uma empresa metalúrgica produziu no primeiro mês de um ano 1.200 peças. Se a cada mês ela aumentar a produção de 200 peças, a quantidade total de peças produzidas em um ano será de:

(A)   27.600

(B)   24.000

(C)   26.800

(D)   14.400

(E)    14.000