Atividades para os alunos da 1ª série A e B
para o período de 18/05 a 22/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
|
HISTÓRIA / SOCIOLOGIA / ELETIVA PROFISÕES
Gás ozônio
|
autótrofos
|
aeróbios
| |
denitrificação
|
Radiação ultravioleta
|
Gás carbônico
| |
fotossíntese
|
Nitrogênio atmosférico
|
Fixação biológica
| |
respiração
|
transpiração
| ||
nitrificação
|
evaporação
|
E.
E. Cristiane Chaves Moreira Braga
|
|||
Aluno(a):
|
Nº
|
||
Ano / Série: 9º
B
|
Data:
____/____/_______
|
NOTA:
|
|
Professora: Aurinda Prado
|
show fashion Eletivas
|
||
SÉRIE 1ºB
Reconhecer a responsabilidade social ao compartilhar conteúdos digitais.
Obs: Marcar a sua série corretamente.
https://forms.gle/3vns6GKtcDWfYUuNA
______________________________________________________________
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA-1°A.
Habilidades: Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si próprio.
Realize a leitura do texto: Coronavírus: o impacto da doença na saúde
mental de adolescentes e jovens.
Link do texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52157980 acesso em 01 de maio, 2020.
Responda as perguntas de forma pessoal e mais sincera possível:
1-
Você se reconheceu em algum dos
relatos dos jovens citados no texto? Explique?
2- De acordo com sua realidade, acha possível seguir as dicas do texto para cuidar da saúde mental?
3- Está conseguindo se organizar para realizar sua rotina de estudos?
4- De um modo geral, o que identifica
como sua maior dificuldade no momento.
5-
O que tem feito para se distrair,
sentir paz ou alegria?
*Responda
as perguntas no caderno, pois serão cobradas posteriormente.
______________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).
Habilidades: Trabalhar o repertório cultural enfatizando a cultura nordestina, através de ritmos e danças.
Assista aos vídeos disponíveis nos
links abaixo:
Bongar - Chão Batido Coco Pisado - DVD ao vivo do Grupo
Bongar
https://www.youtube.com/watch?v=VG7Q_lIQPRk
Samba de Coco Raízes de Arcoverde - Andrelina
Renata Rosa - Brilhantina.
https://www.youtube.com/watch?v=ZhfpzMavI3g
Os 3 vídeos retratam grupos diferentes de Coco: ritmo
musical tradicional do nordeste.
Faça uma pesquisa e descubra as principais informações do
coco: quais as origens, os passos da dança, quantos tipos de coco existem, qual
sua importância para a cultura nordestina.
*Anote a pesquisa em seu caderno, pois as atividades
serão cobradas posteriormente.
______________________________________
História
1ª
série A e B
Prof.
Valdilene Matos.
Habilidade:
Analisar situações representativas da Ordem Mundial e do papel exercido pelas
potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente.
Conflitos
Regionais e os Deserdados da Nova Ordem Mundial
Sobre
os Conflitos Regionais e os Deserdados da Nova Ordem Mundial, podemos concluir
que existem muitos conflitos regionais pelo planeta, mas há um grande destaque
para os tristes conflitos no continente africano.
Tais
conflitos regionais na África ocorrem em função de conflitos étnicos,
culturais, disputas internas por poder, disputas ideológicas, entre outras.
Isso acaba gerando a instabilidade e, consequentemente, impede o
desenvolvimento de vários de seus países.
Os
Deserdados da Nova Ordem Mundial, são, sobretudo, os países do continente
africano e da América do Sul, de modo que suas economias são subdesenvolvidas,
há muita desigualdade social e baixo desenvolvimento social.
O sistema mundial moldado pela força
das potências e por seus interesses permite algum equilíbrio e funcionamento
nas relações internacionais, mas gera uma profusão de efeitos colaterais
nefastos.
Muitos Estados nacionais territoriais
recentes, surgidos da descolonização (libertados de uma ordem colonial que os oprimia)
se inserem apenas marginalmente nessa nova ordem e, condenados nesse certo
isolamento, tendem a se desagregar, a se decompor. Frequentemente são vitimados
por terríveis conflitos regionais e internos, cujo índice de mortandade
encontra-se entre os mais graves da história recente da humanidade, como nos
exemplos de Ruanda e Serra Leoa, no continente africano. Desde a Segunda Guerra
Mundial, 20 milhões de pessoas morreram nesses conflitos regionais e guerras
civis.
Outros países ainda procuram se erguer
e se reorganizar após terem sido vítimas de guerras devastadoras, que
regionalizavam o confronto entre as superpotências na ordem mundial anterior.
Esse é o caso do Vietnã, país vitimado por uma longa e destrutiva guerra com os
EUA. Guerra, aliás, que serviu para inibir, na época, o desembaraço da ação
geopolítica americana em vista da derrota dos Estados Unidos. Esse é o caso
também do Afeganistão, invadido pela URSS nos anos 1980. Outro caso a ser
notado: a guerra, das mais pavorosas, entre Irã e Iraque, na qual o papel das
potências do mundo ocidental (EUA à frente) não pode ser negligenciado, pois
armaram e tornaram poderoso Saddam Hussein, o mesmo que recentemente ameaçava a
paz mundial, segundo a alegação dos EUA. Outros exemplos podem ser lembrados, e
muitos ainda estão sangrando a despeito do equilíbrio “civilizado” que mantém a
ordem mundial. Uma ordem mundial que tem vários deserdados.
Conflito em Ruanda
Ruanda é um país marcado pelos
conflitos entre dois grupos étnicos: hutus (90% da população) e tutsis (9%).
Durante o processo de colonização feito pela Bélgica, os tutsis, mesmo sendo
minoria, foram os escolhidos pelo poder colonial para governar o país. A
maioria hutu ficou excluída do processo socioeconômico. No entanto, em 1959, os
hutus se revoltaram com a condição em que estavam e assumiram o poder em 1961.
Esse fato proporcionou o início da perseguição aos tutsis, que se agravou em
1994 com a morte dos presidentes de Ruanda e Burundi. Conforme dados da ONU, o
genocídio no país provocou a morte de aproximadamente 1 milhão de ruandeses,
sendo que 90% das vítimas eram de origem tutsi.
Além dos constantes conflitos étnicos,
os habitantes sofrem com vários problemas socioeconômicos. Mais de 57% dos
ruandeses vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar
por dia; a subnutrição atinge 40% da população; a taxa de mortalidade infantil
é de 97 óbitos a cada mil nascidos vivos; o índice de analfabetismo é de 35% e
os serviços de saneamento ambiental são proporcionados para apenas 22% das
residências.
A economia nacional é pouco
desenvolvida, sendo a agricultura responsável por empregar a maioria dos
habitantes – 90% da força de trabalho. Os principais cultivos são: banana,
mandioca, feijão, sorgo e, principalmente, chá e café, que são os produtos de
exportação. A indústria baseia-se nos seguintes segmentos: têxtil, alimentícia,
bebidas, tabaco e petroquímica.
Conflito em Serra Leoa
O país passou por uma série de
conflitos internos, a década de 1990 foi marcada pela guerra entre o governo e
a Frente Revolucionária Unida (RFU), tanto o governo quanto o grupo
revolucionário obtinha armamentos através de traficantes de armas, que recebiam
como pagamento pelas mercadorias os diamantes extraídos do solo de Serra Leoa.
As consequências dos conflitos foram desastrosas para a população civil,
estima-se que mais de 50 mil civis tenham morrido durante a guerra no país.
O acordo de paz entre o governo e a
Frente Revolucionária Unida (RUF) ocorreu no ano de 2001, houve a presença no
país de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), para assegurar o
processo de pacificação no território.
Os problemas sociais e econômicos em
Serra Leoa fazem com que o país apresente um dos piores Índices de
Desenvolvimento Humano (IDH) mundial.
Atividade. Após Leitura do texto
pesquise e falte sobre as partes destacadas nos textos abaixo.
a-
A queda das torres do World Trade Center foi
certamente a mais abrangente experiência de catástrofe que se tem na História,
inclusive por ter sido acompanhada em cada aparelho de televisão, nos dois
hemisférios do planeta. Nunca houve algo assim. E sendo imagens tão dramáticas,
não surpreende que ainda causem forte impressão e tenham se convertido em
ícones.
ERIC HOBSBAWM (10/09/2011)
b- B- Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União
Soviética e Estados Unidos. Então, a partir do início do século XXI, os
norte-americanos iniciaram uma guerra ao terrorismo, que passou a ser o novo
adversário dos EUA no cenário internacional. Um evento que pode assinalar essa
nova empreitada é a caçada e morte de Osama Bin Laden, em 2 de maio de 2011.
_____________________________________________
Atividade de Português-
1º EM - Profª Néia
Habilidades: (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros,
os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus
complementos e modificadores e análise linguísticos).
Leia atentamente o texto. Em seguida,
responda às questões sobre ele:
Clones humanos de
verdade!
Há somente uma situação em que dois indivíduos ou mais
apresentam o mesmo DNA, podendo ser considerados cópias naturais ou clones: a
dos gêmeos idênticos. Isso acontece quando a célula-ovo, que daria origem a um
único ser humano, se divide formando dois (ou mais!) embriões. Como esses
irmãos tiveram origem na mesma célula, eles terão o mesmo DNA, o que faz deles
cópias fiéis um do outro, ou seja, _______ geneticamente idênticos.
Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão 1 – Releia esta passagem
do texto:
“Há
somente uma situação em que dois indivíduos […]”
Nessa passagem, o sujeito
do verbo no presente é:
( ) oculto.
( ) inexistente.
( ) indeterminado.
Questão 2 – Identifique o trecho que
apresenta um verbo no presente:
( ) “Isso acontece quando a célula-ovo
[…]”
( ) “Como esses irmãos tiveram origem na
mesma célula […]”
( ) “[…] eles terão o mesmo DNA […]”
Questão 3 – No trecho identificado
acima, o sujeito do verbo no presente:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 4 – Em “[…] se divide formando
dois (ou mais!) embriões.”, o verbo no presente está:
( ) na voz ativa.
( ) na voz passiva.
( ) na voz reflexiva.
Questão 5 – Complete o espaço
indicado com o verbo “ser” no presente do modo indicativo:
“[…] o que faz deles cópias fiéis um do
outro, ou seja, _______ geneticamente idênticos.”
EXERCÍCIOS SOBRE PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS
a) Qual processo é representado pela imagem I:
b) Qual processo é representado pela imagem II:
A equação abaixo representa a transformação do óxido de ferro III em ferro metálico:
Fe2O3(s) +3 C(s) + 491,5 KJ → 2 Fe(s) + 3CO(g)
Observando a equação, responda às perguntas a seguir justificando sua resposta:
a) A equação acima é uma reação exotérmica?
b) O processo representado pela equação é endotérmico?
A figura abaixo representa a mudança de estado físico da água:
Classifique cada mudança de estado em endotérmica ou exotérmica.
(UFMG)
Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano.
Essa sensação de frio explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água:
a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.
b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo.
c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo.
d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo.
A imagem a seguir mostra a utilização de uma bolsa de gelo instantâneo para aliviar uma lesão no joelho.
A reação entre os componentes da bolsa produz uma sensação de frio. Classifique o sistema em endotérmico ou exotérmico e justifique sua resposta.
(UNESP-SP)
Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos:
I. gás queimando em uma das “bocas” do fogão e
II. água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão.
Com relação a esses processos, pode-se afirmar que:
a) I e II são exotérmicos.
b) I é exotérmico e II é endotérmico.
c) I é endotérmico e II é exotérmico.
d) I é isotérmico e II é exotérmico.
e) I é endotérmico e II é isotérmico.
OBS: Fazer no caderno com data e tirar a foto da atividade feita e enviar no e-mail - formentini2@gmail.com.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara - Matemática
3ª Lista de Exercícios - 1º EM
1024 |
953 |
882 |
811 |
|
669 |
|
527 |
(A)
730 e 588
(B)
735 e 573
(C)
740 e 598
(D)
745 e 603
(E)
750 e 608
1 / 343 |
1 / 49 |
1 / 7 |
|
|
49 |
(A)
0 e 7
(B)
1 e 7
(C)
1 e 14
(D)
7 e 21
(E)
7 e 35
Questão 3) Observe as figuras a seguir:
A expressão algébrica que permite calcular a quantidade de quadradinhos
de qualquer termo dessa sequência é:
(A)
2n – 1
(B)
2n + 1
(C)
3n – 1
(D)
3n + 2
(E)
2n² + 1
Questão 4) A alternativa em que a sequência numérica é uma
Progressão Aritmética é:
(A)
(2; 4; 8; 16; 32)
(B)
(1,5; 3,5; 4,5; 6,5; 8,5)
(C)
(4,4; 3,4; 5,4; 4,4; 6,4)
(D)
(0,25; 0,5; 1; 2; 4)
(E)
(0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25)
Questão 5) Dentre as sequências numéricas a seguir:
I.
(-17,5; -12; -6,5; -1; 4; 5; 10)
II.
(-1,2; -2,4; -3,6; -7,2; -14,4; -13,2)
III.
(0,4; 0; -0,4; -0,8; -1,2; -1,6)
IV.
(1; -2; 3; -4; 5; -6)
Podemos afirmar que são Progressões Aritméticas:
(A)
I e III
(B)
I e II
(C)
II e III
(D)
II, III, e IV
(E)
I, II, III e IV
Questão 6) Observe a sequência numérica a seguir:
2 |
6 |
18 |
|
162 |
Para que essa sequência seja considerada uma PG, o valor do
quarto termo deve ser:
(A)
30
(B)
36
(C)
54
(D)
72
(E)
81
Questão 7) Observe as sequências numéricas a seguir:
I.
(36; 18; 9; 4,5; 2,25)
II.
(-1,8; -3,6; -7,2; -14,4)
III.
(0,4; 0,16; 0,064; 0,0256)
IV.
(1/64; 1/32; 1/16; 1/8; 1/4)
Podemos afirmar que são Progressões Geométricas:
(A)
I e II
(B)
I e III
(C)
I, II e III
(D)
II, III, e IV
(E)
I, II, III e IV
Questão 8) O preço cobrado por hora em um estacionamento é
de R$ 6,00 a primeira hora e a cada hora adicional acrescenta-se R$ 2,00.
Quanto pagará um cliente que usar o estacionamento por 14 horas?
(A)
R$ 28,00
(B)
R$ 32,00
(C)
R$ 45,00
(D)
R$ 86,00
(E)
R$ 104,00
Questão 9) Um comerciante planeja o crescimento de seu
negócio, em progressão geométrica, com razão de 1,1 ao mês. Sabendo que no
primeiro mês ele faturou R$ 6.000,00, quanto ele espera faturar no quarto mês?
(A)
R$ 9.630,00
(B)
R$ 8.400,00
(C)
R$ 6.600,00
(D)
R$ 7.886,00
(E)
R$ 7.986,00
Questão 10) Uma empresa metalúrgica produziu no primeiro mês
de um ano 1.200 peças. Se a cada mês ela aumentar a produção de 200 peças, a
quantidade total de peças produzidas em um ano será de:
(A)
27.600
(B)
24.000
(C)
26.800
(D)
14.400
(E)
14.000