E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 03/11 a 06/11
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 4 ºBIMESTRE
TEMA: COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO
SISTEMA SOLAR
Habilidades:(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do
Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos
menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via
Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
PARA RESPONDER AS PERGUNTAS DO FORMULÁRIO ABAIXO VOCÊ PRECISARÁ CONSULTAR
A PG: 139 DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 (OU SEJA, CADERNO DO 4ºBIMESTRE) QUE ESTÁ
NA ESCOLA AGUARDANDO A RETIRADA POR VOCÊ OU PELOS SEUS RESPONSÁVEIS.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/Yd7kYygRmcKbuUEc6
Qualquer
dúvida entre em contato através do meu e-mail: prof.jeni@outlook.com
Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C.
Objetivo: Estabelecer processo de retomada do sonho para o estabelecimento
da visão projetada de si, no futuro.
Leia com atenção.
Imagine ter em mãos o livro da sua própria vida. Feche os
olhos, e, tente visualizar o primeiro capítulo do seu livro. Narre para você
contando para si mesmo a sua própria história. E tome como base as respostas às
questões abaixo:
Não precisa responder é só para meditar.
Quem é você? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais
são os valores que te guiarão na construção do seu Projeto de Vida? Quais são
as suas aptidões? A quem pode pedir apoio?
Você já parou para pensar que o reconhecimento das nossas
potencialidade e fraquezas é uma forma de mobilizar a autoconfiança? Quando
temos essa competência socioemocional mais desenvolvida conseguimos nos sentir
bem com o que somos e com a vida que vivemos, mantendo expectativas positivas
para o futuro. Para ampliar a discussão sobre essa força interior, reflita: O
que mais você pode conseguir ao encarar a vida com autoconfiança?
Agora preencha a tabela abaixo.
Após o termino envie para 996460862
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Bem pessoal
sabemos que a internet nos auxilia em vários aspectos, trabalhos, pesquisas,
amigos e etc. porem enfrentamos também vários tipos de problemas e esse é o
contesto dessa atividade.
Este é um
bom momento para pensar nos desafios ou problemas que já enfrentaram na
internet.
Após o
termino envie para 996460862
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
9º
ano A e B - Arte
Prof.
Anderson
Habilidade: Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Caderno do aluno, 9°ano, E.F, Volume 4. ARTES VISUAIS. Sondagem páginas 9 e 10. Devolutiva via Google forms. (2 aulas)
Realize
as atividades do link a seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3rdHaThiWhBBn0fgrGqnhXusU304asUwztqRGsttCO13rPw/viewform
_______________________________________________________________________
9º ano C - Eletiva
Prof. Anderson
Aquisição de vocabulário sobre data comemorativa HALLOWEEN em inglês. Questões envolvendo Halloween vocabulary, monsters and costumes with images (2 aulas). Devolutiva via Google forms.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQRvFc_3zKOscD59TrmTW0FSGQ22uMRwxGcEufIPUxsHxBCA/viewform
_______________________________________________________________________
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6fvCo1V1-zM8dR-95kGegYuH9Z4j5WhA3br2syltyEcJVQg/viewform
TECNOLOGIA
NO COTIDIANO
Caderno do aluno volume 4
Atividade
1, 2 e 3 apartir da pagina 219 a 221
formentini2@gmail.com
ou whatsApp 981365627
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 9 ANO B
Profª Grazielle
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: Discutir
as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina,
assim como seus impactos sociais nos países da região.
Responda as atividades
acessando o link: https://forms.gle/gSKZC4y6LA9Lbn6N9
Eletiva
– Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder as atividades
acessando o link: https://forms.gle/Aipmr8SKwQKbzREKA
Objetivo: Estabelecer processo de retomada do sonho para o estabelecimento da visão projetada de si, no futuro.
Imagine ter em mãos o livro da sua própria vida. Feche os olhos, e, tente visualizar o primeiro capítulo do seu livro. Narre para você contando para si mesmo a sua própria história. E tome como base as respostas às questões abaixo:
Quem é você? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais são os valores que te guiarão na construção do seu Projeto de Vida? Quais são as suas aptidões? A quem pode pedir apoio? Você já parou para pensar que o reconhecimento das nossas potencialidade e fraquezas é uma forma de mobilizar a autoconfiança? Quando temos essa competência socio emocional mais desenvolvida conseguimos nos sentir bem com o que somos e com a vida que vivemos, mantendo expectativas positivas para o futuro.
Para ampliar a discussão sobre essa força interior, reflita: O que mais você pode conseguir ao encarar a vida com autoconfiança?
_________________________________________________________________
_______________________________________
9º
anos A, B e C - Inglês
Teacher
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 03/11/2020
a 06/11/2020
Habilidades: (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa
para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de
novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial. |
Hy, dear! How are you?
Os materiais acima serão utilizados por todos os professores no quarto bimestre. Portanto, é de extrema importância que vocês os retirem na Secretaria da escola.
Para a Atividade dessa
semana, vocês devem assistir o vídeo do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQElzjCsl9o
Após ver o vídeo,
realize apenas a Activity 2
iniciando na página 66 do Caderno do
Aluno (volume 4). Ao finalizar, enviar foto via WhatsApp. (Ao invés da
discussão em grupo, vocês farão as anotações com base no vídeo linkado acima)
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
________________________________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 03/11/2020
a 06/11/2020
Habilidades: (EF67LP07A) Identificar
o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções
metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros)
em textos argumentativos. (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre
estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes
visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos,
quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos |
AULA 2: IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
A atividade
abaixo pode ser respondida através do seguinte formulário:
https://forms.gle/gHifYthhzvuNrrmt6
Para a reaIização
desta, e das demais atividades do quarto bimestre, iremos utiIizar o caderno Aprender Sempre e o Caderno do AIuno (voIume 4), que DEVEM ser retirados na Secretaria
da escoIa.
Nessa segunda semana do
PIano de Recuperação, iremos reaIizar a AuIa 2 do caderno Aprender Sempre. O mesmo já foi tema de
auIa do CMSP, então veremos se
restou aIguma dúvida ou aIguma dificuIdade para vocês entenderem o conteúdo.
Então a AuIa
2, páginas de 6 a 8, pode ser feita no próprio caderno Aprender Sempre (envie
foto quando terminar), ou via formuIário, que deixei Iinkado acima.
Ao terminar a AuIa 2,
do Aprender Sempre, vocês devem fazer a atividade abaixo, no Caderno do AIuno (voIume 4):
Página 31: ATIVIDADE
1 – ENSAIOS DE LEITURA LITERÁRIA
Vocês deverão criar o
áudio solicitado na atividade, prestando atenção nas orientações dadas e
gravando com o celular. Leia atentamente, com calma e sem pressa! Quando
finalizar, envie o áudio da sua leitura via WhatsApp.
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_______________________________________________________________________
Recuperação de Português de 03 a 06 de novembro 2020.
Prof.ª Néia – 9º ano A, B
Habilidades (EF67LP07A)
Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais,
construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação,
entre outros) em textos argumentativos, (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários
e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música,
artes visuais e midiáticas), referencias explicitas ou implícitas a outros
textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos, (EF69LP48)
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos
sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de
linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no
papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
Gênero: Leitura e interpretação textual-
Aprender sempre, volume 3
Aula 3:
AS CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
1-Leia com atenção o texto, a seguir:
Texto 1
Pior que nossos
pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações
Doenças infecciosas,
enchentes, incêndios florestais e escassez de alimentos pintam futuro sombrio
para uma criança nascida hoje caso o ritmo de emissão de carbono continue nos
níveis atuais.
Ninguém mais dúvida que as mudanças climáticas trazem
consequências catastróficas para o meio ambiente. Agora, um estudo elaborado
por 120 especialistas de diferentes países estima quais são os efeitos dessas
mudanças para a saúde dos seres humanos, e mostra que um grupo é especialmente
atingido: as crianças
Publicado na revista científica The Lancet, o relatório
Countdown on Health and Climate Change 2019 (Contagem Regressiva sobre Saúde e
Mudanças Climáticas), lançado nesta quarta-feira (13), aponta que uma criança
nascida hoje terá prejuízos ao longo de toda a vida caso o ritmo de emissão de
carbono continue nos níveis atuais. Com sistema imunológico ainda em
desenvolvimento, elas são mais vulneráveis aos impactos. O estudo também teve
colaboração de pesquisadores brasileiros. Da USP, são coautores o professor Paulo
Saldiva, da Faculdade de Medicina (FMUSP), e Carlos Nobre, presidente do Painel
Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador do Instituto de Ciências
Avançadas (IEA) da USP.
Além do relatório geral, o estudo também levantou dados
específicos de alguns países, de acordo com o impacto para cada região. No caso
do Brasil, por exemplo, as mudanças climáticas tornam o ambiente mais propício
para a proliferação da dengue e de outras doenças infecciosas,
que afetam mais as crianças. Desde os anos 1950, os mosquitos têm aumentada em
11% sua capacidade de transmitir dengue no País.
Outro efeito diz respeito à alimentação. Com a elevação da
temperatura média do planeta, a produção agrícola é diretamente atingida. No
Brasil, o potencial médio de produtividade da soja. caiu mais de 6% desde a
década de 60. Dessa forma, os bebês estarão mais vulneráveis ao aumento
do preço dos alimentos e à desnutrição.
Durante a adolescência, o impacto da poluição do
ar piorará. O fornecimento de energia derivada do carvão triplicou no
Brasil nos últimos 40 anos e os níveis perigosos de poluição atmosférica ao ar
livre contribuíram para 24 mil mortes prematuras em 2016.
Eventos climáticos extremos, como enchentes e tufões,
se intensificarão na idade adulta de quem nasce hoje. No Brasil, 1,6 milhão de
pessoas foram expostas a incêndios florestais desde 2001/2004, e em
todo o mundo houve um aumento recorde de 220 milhões de pessoas acima de 65
anos expostas a ondas de calor em 2018 em comparação com o ano 2000.
Em relação a 2017, a alta foi de 63 milhões.
Para que uma criança nascida hoje cresça em um mundo que
atingirá emissões zero até seu 31º aniversário, em 2050, é preciso seguir as
diretrizes do Acordo de Paris e limitar o aquecimento a um nível bem abaixo de
2°C. Na avaliação dos autores, só isso pode garantir um futuro mais saudável
para as próximas gerações.
2-
Após a leitura e análise do Texto 1, aponte as principais consequências das
mudanças climáticas citadas no texto e faça o registro no espaço a abaixo.
CONSEQUÊNCIAS
DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
3- Como você pode perceber, as
consequências das mudanças climáticas afetam muitas pessoas no Brasil. Que
recursos linguísticos o autor utiliza, nesse texto, para sustentar as ideias e
chamar/ persuadir o leitor quanto ao que está sendo exposto?
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
______________________________________________________
9º A - Eletiva
- Show Fashion
Profª
Aurinda Prado
Ateliê
Sustentável: transformando
em arte o descarte que na maioria das vezes é lançado em lugares impróprios,
causando enchentes, poluindo lagos, rios, oceanos, tirando a vida de animais marinhos,
além da poluição visual...
Atividade
Escolhi
um site, para que possam consultar e realizar a atividade desta semana,
Onde o
artista é você e se quiser pesquisar outros exemplos ou usar de sua própria criatividade
sinta-se à vontade.
Você estará fazendo um porta retrato – depois de pronto
coloque uma foto de sua preferência fotografe e envie para avaliação.
OBS: não tenha pressa, escolha o material que tiver, não me
importo que atrase a entrega mas faça com carinho.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br (11) 99554-9642
Uma boa
semana a todos.