-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

08 setembro, 2020

9º ANO: 08 A 11 SETEMBRO

 

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES 


MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE 


                                                 Atividade de Matemática Professor Danilo 9A&B
                                  Efetuar cálculos com números reais fracionários. EF09MA03





___________________________________________________________

PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.


 

SEGUE TUTORIAL PARA  RESPONDER A PESQUISA NA SED. ACESSE O LINK ABAIXO


___________________________________________________________

Matemática - Profª Magaly Greggio 

Olá pessoal, esta semana vocês devem finalizar o formulário da semana passada! Ainda nesta semana, vou marcar uma aula online para que possamos realizar uma devolutiva da atividade e tirar todas as dúvidas, por isso, é de extrema importância que assistam os vídeos recomendados e façam as questões do formulário.
 
O horário e o dia da aula online vou comunicar pelo WhatsApp da turma, fiquem atentos!

Muito obrigada.



ARTE
Prof. Michelle
( 9º ano C )

Atividade: Imagine que você seja um figurinista. Que figurino gostaria de criar: a de um cavaleiro medieval ou de uma princesa?
Pense, planeje e desenhe em seu caderno de arte.
Obs. Não esquecer da margem de 1 cm.
________________________________________________________

PROJETO DE VIDA
Prof. Michelle
( apenas 9º ano A e B )

Atividade: Faça um desenho me relatando como foi esse fim de semana prolongado com o feriado.
__________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período        de 08/09 a 11/09

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                             3ºBIMESTRE      

TEMA: Evolução biológica

Habilidades: Selecionar informações relevantes sobre a variação de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção  natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/Zfn3J2ywsjgSP7gcA

Seleção natural
      De acordo com a teoria da evolução proposta por Darwin e Wallace,
as     modificações das populações e das espécies de seres vivos ocorrem por meio do processo de seleção natural.
Para compreender melhor como esse processo ocorre temos de conhecer algumas características das populações de seres vivos e do ambiente em que elas vivem. Os indivíduos de uma mesma população, em geral, não são idênticos entre si. Eles apresentam variações nas características individuais, o que é conhecido como variabilidade. Muitas dessas características são hereditárias, isto é, são transmitidas

 às próximas gerações. Além disso, o ambiente em que vivem geralmente apresenta limitação de recurso, como alimento, abrigo e parceiros reprodutivos, restringindo o tamanho da população e fazendo os indivíduos competirem entre si por esses     recursos.

      Dessa forma, dependendo das condições ambientais, indivíduos de uma mesma população que apresentem características mais favoráveis às condições do meio    podem ter mais acesso aos recursos e, portanto, mais chances de sobreviver que      seus companheiros. Em decorrência disso, eles também têm mais chances de se reproduzir e de transmitir a seus descendentes essas características vantajosas.    Ocorre, portanto, um processo natural de seleção das características, uma vez que     ele é mediado pelo ambiente. Por meio do processo de seleção natural, as populações        se modificam ao longo do tempo, ou seja, evoluem. O acúmulo de modificações ao    longo das gerações pode dar origem a novas espécies, como veremos a seguir.

 



Seleção artificial
      Enquanto a seleção natural é determinada pelo ambiente, a chamada seleção artificial é exercida pelo ser humano. Nesse caso, os seres humanos selecionam alguma característica presente em certos indivíduos de uma população em razão de determinada condição. Veja o exemplo a seguir para compreender esse fenômeno.

      Baratas são um problema cotidiano em diversos locais. Para eliminá-las, muitas pessoas usam inseticidas em spray ou pastilhas. As baratas sensíveis ao produto morrem, mas algumas são geneticamente resistentes ao veneno e sobrevivem. Essas últimas, então, reproduzem-se e transmitem a característica “resistência a inseticidas” aos descendentes. Depois de certo tempo, a população de baratas será composta principalmente de indivíduos resistentes. Dessa maneira, a característica foi artificialmente selecionada pela ação humana.



Teoria sintética da evolução
      A teoria da evolução por seleção natural causou muita controvérsia na época em que foi anunciada, recebendo críticas variadas da comunidade científica. As principais controvérsias foram geradas pelo processo de seleção natural, pois não havia, na época, explicação científica para a diversidade de características existente entre seres vivos de uma mesma espécie nem para a transmissão dessas características de geração a geração.

      Foi apenas por volta de 1920, com o desenvolvimento da Genética, que os mecanismos que estavam por trás da seleção natural puderam ser compreendidos e explicados de forma satisfatória. Surgia, assim, a teoria moderna da evolução, neodarwinismo ou teoria sintética da evolução.
Essa teoria aponta as mutações (alterações no material genético) e a recombinação gênica (novas combinações na prole do material genético dos pais) como as principais fontes da variabilidade dos organismos, sobre a qual a seleção natural atua, promovendo a adaptação das espécies.

________________________________________________________________


 História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

Responda as atividades acessando o link:   https://forms.gle/YrHCq1HrmohnKG836 

____________________________ 

Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/LjabGp5645GDyjxw7 

_________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9 ANO B - PROFª GRAZIELLE
 
HABILIDADES:  (EF89TEC04) Avaliar de forma crítica e reflexiva a própria atuação e a de terceiros, enquanto usuário nas redes sociais, tendo em vista as diferentes ações realizadas: seguir, curtir, postar, compartilhar, comentar.
Tema: Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte

Segue o link da atividade: https://forms.gle/nkWX2MrMZZ5Zjomy6
______________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C

Objetivo: fortalecer os laços sociais e a saúde mental.

Leia o texto abaixo:

A Vida é uma dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e vencer.

Viva a vida independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te fazer se superar a cada dia.

Lembre-se depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado, ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo que Deus lhe deu o dom da Vida.

 

Josué Meireles Martins

 

Agora assista o vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA

 

responda:

1). Em sua opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?

 2). Quais as causas que podem ser relacionadas a esses desafios?

 3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários, porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de afronta ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.

4). Durante a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram lidar com a situação?

 

Boa tarefa e não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.

 

Envie para 996460862

_______________________________________________________________________


9º ano A e 9º ano B -  Arte

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade (EF09AR28) Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.

Realize as atividades do link a seguir: ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeC2csnWA0YiPQXrjKWOWxQNCVWIDP2hEtIN8u4a2xcOUSUw/viewform

____________________________________________ 

9º ano C -  Eletiva

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidades: -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.

Realize as atividades do link a seguir: ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc30xW9E3SsjxUBvlCit1Yh9QSRUs8GcEH58ofNDaw68SBEhw/viewform

____________________________________________ 
Disciplina- Geografia: Profª Cristiane 
acessar o link para desenvolver as atividades:
 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSck9_Dfr-DVTpimo3Snfdqk2pPSRfQ4yQ2VxGufF0JV8p9B0w/viewform
_____________________________________________________________________________________________ 

_________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.   

HabilidadesParticipar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.  

Construindo a voz de um personagem!  

Observe as imagens e características dos 02 tipos de personagens e crie uma voz para cada um deles. 

Grave um áudio lendo a frase indicada, com a voz que criou para cada personagem. Siga o Roteiro para ajudar! Envie no grupo da eletiva no whatssap ou no número 993965461.

Roteiro:

1- Seu nome completo, nome da eletiva( Expressa-te).

2- Diga o nome do personagem 1 e leia a frase com a voz criada. Ao terminar, diga o nome do personagem 2 e leia a frase com a voz criada.

3- Frase para ser lida com a voz dos personagens 01 e 02:

"Eu não acredito que vão conseguir liberar uma vacina contra o covid esse ano"

Obs: Fique livre para escolher o gênero do personagem, e para acrescentar expressões à frase que ajudem a caracteriza-lo. 

 Personagem 01- Antônio/Antônia: Senhor (a) de 60 aos. Não gosta de tecnologia. Mora em uma cidade do interior de São Paulo. É fumante, e aposentado (a). É visto pelos conhecidos como mal-humorado(a). 

 

Personagem 02- Juliano/Juliana: Um (a) jovem de 25 anos. Mora com os pais na cidade de São Paulo. Trabalha gravando vídeos para seu canal do youtube. Gosta de música eletrônica. É visto (a) pelos conhecidos como alto-astral e despreocupado (a). 


________________________________________

__________________________________

Eletiva de Fotografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

____________________________________________


Educação física professor Emerson 9° B


Atividade lúdica


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz2hrhwvJqjfDlf_Pr4yHDif0bG1l1NT7RVpX3tPfdHkE5oA/viewform?usp=sf_link


______________________________

Atividade de Português de 08 a 11 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 9 série A,B

Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

 Gênero: Poema

 Leia o poema abaixo para responder às próximas 3 (três) questões:
Infância
Carlos Drummond de Andrade

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


1. No texto, o eu poético
a) descreve os lugares em que viveu durante a infância.
b) narra as ações costumeiras daqueles com quem viveu durante a infância.
c) questiona os laços afetivos firmados durante a infância.
d) declara seu desprezo pelo ato da leitura durante a infância.

2. Na frase: “─ Psiu... Não acorde o menino”, usa-se o travessão
a) para isolar uma opinião do eu poético.
b) para destacar uma intenção do eu poético.
c) para indicar uma fala da personagem conhecida por “preta velha”.
d) para indicar uma fala da mãe.



3. “No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu”
     “Lá longe meu pai campeava”

As expressões sublinhadas indicam, respectivamente, circunstâncias de
a) lugar e modo.
b) lugar e tempo.
c) tempo e lugar.
d) modo e tempo.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

 

 ____________________________________

9º anos A, B e C - Inglês

Teacher Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 08/09/2020 a 11/09/2020

Habilidades: (EF09LI01) "Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação."

Vocabulary – Travel

Para aprender um pouco mais sobre expressões em inglês comumente usadas quando viajamos, acesse o link abaixo:

https://www.fluentu.com/blog/english/english-travel-phrases/

Após ler atentamente o texto, crie uma pequena narrativa, usando expressões do texto lido, que formem uma história, como se contasse uma situação imaginária que você viveu em uma viajem aos Estados Unidos.

Atividade para ser feita no caderno.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

************************************************************** 

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

________________________________________________

9º ano C - Português

Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 08/09/2020 a 11/09/2020

Habilidades: (EF89LP37) "Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros."

Figuras de Linguagem

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Vamos começar a conhecer, ou relembrar, as chamadas Figuras de Linguagem?

A atividade dessa semana consiste em, assistir aos vídeos explicativos abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE

...e, enquanto assiste aos vídeos, faça no caderno, anotações sobre as figuras citadas nos dois vídeos.

Os exercícios da semana que vem, serão baseados nesse conteúdo, por isso é muito importante que o façam com atenção.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

************************************************************** 

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº NIVALDO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1EnHLvJOFKBgDc2PNdyN_IDTClG6g0iKnnu3BXhkNqH4BRA/viewform?usp=sf_link


___________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A

semana saúde mental


Objetivo: fortalecer os laços sociais e a saúde mental.

Leia o texto abaixo:

A Vida é uma dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e vencer.

Viva a vida independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te fazer se superar a cada dia.

Lembre-se depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado, ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo que Deus lhe deu o dom da Vida.

 

Josué Meireles Martins

 

Agora assista o vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA

 

responda:

1). Em sua opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?

 2). Quais as causas que podem ser relacionadas a esses desafios?

 3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários, porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de afronta ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.

4). Durante a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram lidar com a situação?

 

Boa tarefa e não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.

 

Envie para 996460862


___________________________________________________________________________



TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9 ANO C - PROFª MARISTELA
 
HABILIDADES:  (EF89TEC04) Avaliar de forma crítica e reflexiva a própria atuação e a de terceiros, enquanto usuário nas redes sociais, tendo em vista as diferentes ações realizadas: seguir, curtir, postar, compartilhar, comentar.

REDAÇÃO.

Tema: Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte