E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES
MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 08/09 a 11/09
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3ºBIMESTRE
TEMA: Evolução biológica
Habilidades: Selecionar informações relevantes sobre a variação
de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na
atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes
de processo reprodutivo.
RESPONDER
AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/Zfn3J2ywsjgSP7gcA
Seleção natural
De acordo com a
teoria da evolução proposta por Darwin e Wallace, as modificações das populações e das
espécies de seres vivos ocorrem por
meio do processo de seleção
natural.
Para compreender melhor como esse
processo ocorre temos de conhecer
algumas características das populações de seres vivos e do ambiente em que elas vivem.
Os indivíduos de uma mesma população, em
geral, não são idênticos entre
si. Eles apresentam variações nas características individuais, o que é
conhecido como variabilidade. Muitas dessas características são hereditárias, isto é, são transmitidas
às próximas gerações. Além disso, o ambiente em que vivem geralmente apresenta limitação de recurso, como alimento, abrigo e parceiros reprodutivos, restringindo o tamanho da população e fazendo os indivíduos competirem entre si por esses recursos.
Dessa forma, dependendo das condições ambientais, indivíduos de uma
mesma população que apresentem
características mais favoráveis às condições do meio podem ter mais acesso aos
recursos e, portanto, mais chances de
sobreviver que seus companheiros. Em decorrência disso, eles também
têm mais chances de se reproduzir e de
transmitir a seus descendentes essas
características vantajosas. Ocorre, portanto, um processo natural
de seleção das características, uma vez
que ele é mediado pelo ambiente. Por
meio do processo de seleção natural, as populações se modificam ao longo do tempo, ou seja, evoluem. O
acúmulo de modificações ao longo das
gerações pode dar origem a novas espécies, como veremos a seguir.
Seleção artificial
Enquanto a seleção
natural é determinada pelo ambiente, a chamada seleção artificial é exercida
pelo ser humano. Nesse caso, os seres humanos selecionam alguma característica
presente em certos indivíduos de uma população em razão de determinada
condição. Veja o exemplo a seguir para compreender esse fenômeno.
Baratas são um
problema cotidiano em diversos locais. Para eliminá-las, muitas pessoas usam
inseticidas em spray ou pastilhas. As baratas sensíveis ao produto
morrem, mas algumas são geneticamente resistentes ao veneno e sobrevivem. Essas
últimas, então, reproduzem-se e transmitem a característica “resistência a
inseticidas” aos descendentes. Depois de certo tempo, a população de baratas
será composta principalmente de indivíduos resistentes. Dessa maneira, a
característica foi artificialmente selecionada pela ação humana.
Teoria sintética da evolução
A teoria da evolução
por seleção natural causou muita controvérsia na época em que foi anunciada, recebendo
críticas variadas da comunidade científica. As principais controvérsias foram
geradas pelo processo de seleção natural, pois não havia, na época, explicação
científica para a diversidade de características existente entre seres vivos de
uma mesma espécie nem para a transmissão dessas características de geração a
geração.
Foi apenas por volta
de 1920, com o desenvolvimento da Genética, que os mecanismos que estavam por
trás da seleção natural puderam ser compreendidos e explicados de forma satisfatória.
Surgia, assim, a teoria moderna da evolução, neodarwinismo ou teoria sintética
da evolução.
Essa teoria aponta as mutações (alterações no material genético) e a recombinação gênica
(novas combinações na prole do material genético dos pais) como as principais
fontes da variabilidade dos organismos, sobre a qual a seleção natural atua,
promovendo a adaptação das espécies.
________________________________________________________________
Habilidades: Identificar
e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
Eletiva
– Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades
acessando o link: https://forms.gle/LjabGp5645GDyjxw7
_________________________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 9º ano C
Objetivo:
fortalecer os laços sociais e a saúde mental.
Leia o texto abaixo:
A Vida é uma
dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o
passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e
vencer.
Viva a vida
independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e
desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não
desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te
fazer se superar a cada dia.
Lembre-se
depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua
esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado,
ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo
que Deus lhe deu o dom da Vida.
Josué
Meireles Martins
Agora
assista o vídeo do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA
responda:
1). Em sua
opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?
2). Quais as causas que podem ser relacionadas
a esses desafios?
3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários,
porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de
afronta ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.
4). Durante
a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram
lidar com a situação?
Boa tarefa e
não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.
Envie para
996460862
_______________________________________________________________________
9º ano A e 9º ano B - Arte
Prof. Anderson
Sanchez.
Habilidade (EF09AR28) Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.
Realize as atividades do link a seguir: ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeC2csnWA0YiPQXrjKWOWxQNCVWIDP2hEtIN8u4a2xcOUSUw/viewform
____________________________________________
9º ano C - Eletiva
Prof. Anderson
Sanchez.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc30xW9E3SsjxUBvlCit1Yh9QSRUs8GcEH58ofNDaw68SBEhw/viewform
_________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.
Construindo a voz de um personagem!
Observe as imagens e características dos 02 tipos de personagens e crie uma voz para cada um deles.
Grave um áudio lendo a frase indicada, com a voz que criou para cada personagem. Siga o Roteiro para ajudar! Envie no grupo da eletiva no whatssap ou no número 993965461.
Roteiro:
1- Seu nome completo, nome da eletiva( Expressa-te).
2- Diga o nome do personagem 1 e leia a frase com a voz criada. Ao terminar, diga o nome do personagem 2 e leia a frase com a voz criada.
3- Frase para ser lida com a voz dos personagens 01 e 02:
"Eu não acredito que vão conseguir liberar uma vacina contra o covid esse ano"
Obs: Fique livre para escolher o gênero do personagem, e para acrescentar expressões à frase que ajudem a caracteriza-lo.
Personagem 01- Antônio/Antônia: Senhor (a) de 60 aos. Não gosta de tecnologia. Mora em uma cidade do interior de São Paulo. É fumante, e aposentado (a). É visto pelos conhecidos como mal-humorado(a).
Personagem 02- Juliano/Juliana: Um (a) jovem de 25 anos. Mora com os pais na cidade de São Paulo. Trabalha gravando vídeos para seu canal do youtube. Gosta de música eletrônica. É visto (a) pelos conhecidos como alto-astral e despreocupado (a).
________________________________________
Educação física professor Emerson 9° B
Atividade lúdica
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz2hrhwvJqjfDlf_Pr4yHDif0bG1l1NT7RVpX3tPfdHkE5oA/viewform?usp=sf_link
______________________________
Atividade de Português de 08 a 11 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 9 série A,B
Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
____________________________________
9º anos A, B e C - Inglês
Teacher Luciene
Roteiro de Atividade – Semana de 08/09/2020 a 11/09/2020
Habilidades: (EF09LI01) "Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação."
Vocabulary – Travel
Para aprender um pouco mais sobre expressões em inglês comumente usadas quando viajamos, acesse o link abaixo:
https://www.fluentu.com/blog/english/english-travel-phrases/
Após ler atentamente o texto, crie uma pequena narrativa, usando expressões do texto lido, que formem uma história, como se contasse uma situação imaginária que você viveu em uma viajem aos Estados Unidos.
Atividade para ser feita no caderno.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene
Roteiro de Atividade – Semana de 08/09/2020 a 11/09/2020
Habilidades: (EF89LP37) "Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros."
Figuras de Linguagem
Olá, pessoal! Como vocês estão?
Vamos começar a conhecer, ou relembrar, as chamadas Figuras de Linguagem?
A atividade dessa semana consiste em, assistir aos vídeos explicativos abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE
...e, enquanto assiste aos vídeos, faça no caderno, anotações sobre as figuras citadas nos dois vídeos.
Os exercícios da semana que vem, serão baseados nesse conteúdo, por isso é muito importante que o façam com atenção.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº NIVALDO
___________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
semana saúde mental
Objetivo:
fortalecer os laços sociais e a saúde mental.
Leia o texto abaixo:
A Vida é uma
dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o
passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e
vencer.
Viva a vida
independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e
desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não
desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te
fazer se superar a cada dia.
Lembre-se
depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua
esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado,
ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo
que Deus lhe deu o dom da Vida.
Josué
Meireles Martins
Agora
assista o vídeo do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA
responda:
1). Em sua
opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?
2). Quais as causas que podem ser relacionadas
a esses desafios?
3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários,
porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de afronta
ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.
4). Durante
a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram
lidar com a situação?
Boa tarefa e
não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.
Envie para 996460862
___________________________________________________________________________