-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

08 setembro, 2020

2ª SÉRIE: 08 A 11 SETEMBRO

 

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE 



___________________________________________________________

PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.


 

SEGUE TUTORIAL PARA  RESPONDER A PESQUISA NA SED. ACESSE O LINK ABAIXO


___________________________________________________________


DISCIPLINA: BIOLOGIA


Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/09 a 11/09

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: A Genética e os genes- DNA como o código da vida

HabilidadeReconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.

 

Responda as atividades no link:   https://forms.gle/wok4nZhMWPD84s9ZA

 O que são genes?

      O conceito de gene e como ele atua está em plena construção na ciência atual, com muitos estudos mais recentes trazendo novas informações a esse respeito. Vamos aqui sintetizar alguns dos conceitos de genes que surgiram ao longo do tempo em pesquisas na área sem, no entanto, descrever essas pesquisas. Na década de 1940, verificou-se que havia relação entre genes e a síntese de enzimas, tendo sido proposta a hipótese um gene uma enzima. Posteriormente,
outros estudos ampliaram essa relação, pois não apenas as enzimas seriam codificadas pelos genes, mas
todas as proteínas também. Foi proposta então a hipótese um gene uma proteína.
Porém, apesar de haver proteínas formadas por apenas uma cadeia polipeptídica, muitas são formadas por cadeias polipeptídicas distintas, como acontece com a proteína hemoglobina. Ela é formada por quatro cadeias polipeptídicas unidas, sendo duas chamadas beta e duas chamadas alfa. Na espécie humana, a cadeia beta é codificada por um gene localizado no par de cromossomos número 11, e a cadeia alfa, no par de cromossomos número 16 (Fig. 5.14).

      Com isso, a hipótese foi modificada para um gene um polipeptídeo. Em um dado momento histórico, chegou-se a pensar que o gene comandaria diretamente a síntese de polipeptídeos na célula. Depois de um longo caminho, pode-se entender que o gene não comanda diretamente a síntese de polipeptídeo, mas é transcrito em moléculas de outro tipo de ácido nucleico, o RNAm (ácido ribonucleico mensageiro). O RNAm é a molécula que será usada como molde para a síntese de polipeptídeo, processo denominado tradução. Hoje se sabe que nem todo trecho do DNA é transcrito apenas em RNAm. Outros tipos de RNA são também transcritos, caso do RNA ribossômico (RNAr) e do RNA transportador (RNAt), e ambos também fazem parte do processo de síntese proteica.

Mais recentemente ainda, têm sido descobertos vários outros tipos de RNA que são transcritos a partir da molécula de DNA e que não se relacionam com a síntese de proteína, tendo funções diversificadas na célula. Com isso, tem sido proposto um outro conceito de gene:
Gene: região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA.
ou
Gene: menor porção do DNA relacionada a um efeito que pode ser detectado no organismo.

Mesmo esses conceitos mais gerais têm sido contestados atualmente, como analisaremos a seguir ao discutirmos os processos de transcrição e de tradução.
Vamos entender que um mesmo gene pode dar origem
a vários tipos de RNAm, que conterão mensagens para proteínas distintas, e que essas proteínas, após terem sido formadas, podem sofrer modificações, dando origem a proteínas diferentes.


___________________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/09 a 11/09.

Disciplina: Física

Tema: Ruídos e sons harmônicos; características físicas dos sons

Habilidades: Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.   

Responda as atividades no link:   https://forms.gle/UKnAyV5pBdTDNCoc7

Releia o texto enviado na semana anterior caso você tenha dúvida para responder as atividades.

________________________________________________________________________________


História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Ordenar os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/4FyEYt9Fycmgt1Nf9 
___________________________________________

2 A e 2 B -  Arte

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística.( A construção de JINGLES.)

Realizar as atividades do link a seguir: ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #05 08/09 a 11/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoKW2dwkLUYpMXMLpdJ4Xxr4VxV_ls8e6IsAOn0EY1TZeO1Q/viewform

____________________________________________

 ELETIVA (CONS)CIÊNCIA


Profª Mileni

Continuando o processo de construção dos projetos: 

Envie o projeto escrito (tudo bem se não tiver terminado) do seu grupo para o email ou whatsapp, irei corrigir e envia-lo de volta para começarmos a executar!

Reunião geral dia 11/09 às 10:00 - O link será enviado pelo nosso grupo de Whatsapp
Participem!!!

whatsapp (19)996125182 ou promileni@gmail.com

Qualquer dúvida entre em contato! 

Grande abraço!
________________________

Disciplina Geografia- ProfªCristiane
Segue o link para fazer as atividades
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBQjqGNTVuNldsk6YTrR9KFLcMcVYzQYD_63chaGV1L-mniw/viewform

 ____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

 Habilidades: Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.

"O que é 5G? Tire suas dúvidas sobre a quinta geração da telefonia"

https://www.uol.com.br/tilt/faq/o-que-e-5g-tire-suas-duvidas-sobre-a-quinta-geracao-da-telefonia.htm

Leio o texto e responda no caderno:

1- O que é a rede 5G?

2-Como funciona a rede 5G?

3-Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?

 

____________________________________________________________ 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.   

Habilidades: Aprender a fazer escolhas em situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as consequências de suas escolhas e ações. 

18 profissões do futuro que já estão sendo super disputadas!

https://www.estagiotrainee.com/profissoes-futuro

 Leio o texto e responda no caderno:

1- De acordo com o texto, o que é Revolução Tecnológica e como ela influência nas profissões?

2- De acordo com o texto, o que significa Home Office e qual sua tendência para o futuro?

3-Escolha dentro das áreas (tecnologia, saúde, qualidade de vida, etc.), uma profissão do futuro que mais lhe chamou atenção e a descreva. 

        _________________________________________________________________ 




Atividade de Inglês - Teacher Ana

Enviar no email: analeda1000@gmail.com


Continuação: Going to and Will- Future tense

1-Complete with the following verb tense: near future (going to) and far future ( Will)

Example: Billy and Jane/ go/ school

Billy and Jane are going to go school tomorrow
Billy and Jane will go to school next summer

 

a-    Jonh and Ann /do/ housework

 

b-    He / go/ to the movies

 

c-    Julia /takes care of/  her young brother

 

d-    Students / study /  lesson





Educação física professor Emerson 2°B



ATIVIDADE LÚDICA




https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5u_xJlGueOOe6A3S-B-7RIOJkM0foH-TpMh3H9vy6owPsmA/viewform?usp=sf_link 



Química

Professora: Maristela

https://youtu.be/LZHFp1ARZ84

1-Dadas as substâncias abaixo:

I. Ácido clorídrico (HI)

II. Gás carbônico (CO2)

III. Amônia (NH3)

IV. Gás flúor (F2)

V. Ácido sulfídrico (H2S)

Assinale a opção que contém a ordem crescente correta para as suas temperaturas de ebulição.

a) I < IV < III < II < V

b) IV < II < V < I < III

c) IV < II < I < V < III

d) III < I < II < V < IV

e) IV < V < II < I < III

2- (ITA-SP) Sobre a temperatura de ebulição de um líquido, são feitas as seguintes afirmações:

I. Aumenta com o aumento da força da ligação química intramolecular.

II. Aumenta com o aumento da força da ligação química intermolecular.

III. Aumenta com o aumento da pressão exercida sobre o líquido.

IV. Aumenta com o aumento da quantidade de sólido dissolvido.

Estão corretas:

a) Apenas I e II.

b) Apenas I e IV.

c) Apenas III e IV.

d) Apenas II, III e IV.

 

Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627


Prof Paulo Freire

Matemática


Combinação e Arranjo

 

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=B-x1yDUmJX0

 

Resolva os exercícios:

UESTÃO 1

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Minas Gerais

No meio da “invasão tecnológica” que toma conta de nossas vidas, dona Antônia esqueceu sua senha bancária justamente na hora de efetuar um saque. Ela lembra que a senha é formada por quatro algarismos distintos, sendo o primeiro 5 e o algarismo 6 aparece em alguma outra posição.

Qual é o número máximo de tentativas que o banco deveria permitir para que dona Antônia consiga realizar o saque?

 

QUESTÃO 2

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (EU-RJ)

Para montar um sanduíche, os clientes de uma lanchonete podem escolher:

 Um entre os tipos de pão: calabresa, orégano e queijo;

• Um entre os tamanhos: pequeno e grande;

• De um até cinco entre os tipos de recheio: sardinha, atum, queijo, presunto e salame; sem possibilidade de repetição de recheio num mesmo sanduíche.

Calcule:

a) Quantos sanduíches distintos podem ser montados;

b) O número de sanduíches distintos que um cliente pode montar, se ele não gosta de orégano, só come sanduíches pequenos e deseja dois recheios em cada sanduíche.
 

 

 

QUESTÃO 3

Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais

Um jornalista foi designado para cobrir uma reunião de ministros de Estado. Ao chegar ao local da reunião, descobriu que havia terminado. Perguntou ao porteiro o número de ministros presentes e ele disse: “Ao saírem, todos os ministros se cumprimentaram mutuamente, num total de 15 apertos de mão”.

Com base nessa informação, qual foi o número de ministros que estiveram presentes na reunião?

 

QUESTÃO 4

Júlia deseja viajar e levar 5 pares de sapatos, sabendo que ela possui em seu guarda-roupa 12 pares, de quantas maneiras diferentes Júlia poderá escolher 5 pares de sapatos para a sua viagem?

 

QUESTÃO 5

Em época de eleição para o grêmio estudantil do colégio, tiveram 12 candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. De quantos modos diferentes estes candidatos poderão ocupar as vagas deste grêmio?


Prof Paulo Freire

Física

ESTUDO DA LUZ

 

Assista o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=U1UYVs2uwvU


Resolva os exercícios

QUESTÃO 1

A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 200.000 km/s. Sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela:

a) n = 1,1

b) n = 1,2

c) n = 1,3

d) n = 1,4

e) n = 1,5


QUESTÃO 2

Supondo que o diamante apresente índice de refração absoluto 2,41 para a luz amarela, e sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, calcule a velocidade da luz amarela no diamante.

a) 100.500 km/s

b) 124.500 km/s

c) 136.500 km/s

d) 148.500 km/s

e) 152.500 km/s

_________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

Habilidade: Elaborar estratégias de produção e leitura de reportagem

Caríssimas e Caríssimos, tudo bem com vocês? 
A atividade desta semana terá como tema o Gênero textual “Reportagem”. Afinal, você sabe o que é uma reportagem?
Para te ajudar a pensar sobre esta pergunta, separei um vídeo que explica bem direitinho esse texto jornalístico. Acesse esse link: https://forms.gle/Mj2SLq2b76G7PFMb6
Abraços a todos vocês!



EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº NIVALDO
2ªA