E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.
Atividades
para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/09 a 11/09
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: A Genética e
os genes- DNA como o código da vida
Habilidade: Reconhecer o DNA como um polímero formado por
unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar
o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o
papel desempenhado pela molécula do DNA.
Responda as atividades no link: https://forms.gle/wok4nZhMWPD84s9ZA
O que são genes?
O
conceito de gene e como ele atua está em plena construção na ciência
atual, com muitos estudos mais recentes trazendo novas informações a esse respeito.
Vamos aqui sintetizar alguns dos conceitos de genes que surgiram ao longo do
tempo em pesquisas na área sem, no entanto, descrever essas pesquisas. Na
década de 1940, verificou-se que havia relação entre genes e a síntese de
enzimas, tendo sido proposta a hipótese um gene uma enzima. Posteriormente,
outros estudos ampliaram essa relação, pois não apenas as enzimas seriam
codificadas pelos genes, mas todas as proteínas também. Foi proposta então a hipótese um gene
uma proteína.
Porém, apesar de haver proteínas formadas por apenas uma cadeia polipeptídica,
muitas são formadas por cadeias polipeptídicas distintas, como acontece com a
proteína hemoglobina. Ela é formada por quatro cadeias polipeptídicas unidas,
sendo duas chamadas beta e duas chamadas alfa. Na espécie humana, a cadeia beta
é codificada por um gene localizado no par de cromossomos número 11, e a cadeia
alfa, no par de cromossomos número 16 (Fig. 5.14).
Com
isso, a hipótese foi modificada para um gene um polipeptídeo. Em um dado
momento histórico, chegou-se a pensar que o gene comandaria diretamente a
síntese de polipeptídeos na célula. Depois de um longo caminho, pode-se
entender que o gene não comanda diretamente a síntese de polipeptídeo, mas é
transcrito em moléculas de outro tipo de ácido nucleico, o RNAm (ácido ribonucleico
mensageiro). O RNAm é a molécula que será usada como molde para a síntese de
polipeptídeo, processo denominado tradução. Hoje se sabe que nem todo trecho do
DNA é transcrito apenas em RNAm. Outros tipos de RNA são também transcritos,
caso do RNA ribossômico (RNAr) e do RNA transportador (RNAt), e ambos também
fazem parte do processo de síntese proteica.
Mais recentemente ainda, têm sido descobertos
vários outros tipos de RNA que são transcritos a partir da molécula de DNA e
que não se relacionam com a síntese de proteína, tendo funções diversificadas
na célula. Com isso, tem sido proposto um outro conceito de gene:
Gene: região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA.
ou
Gene: menor porção do DNA relacionada a um efeito que pode ser detectado
no organismo.
Mesmo esses conceitos mais gerais têm sido contestados
atualmente, como analisaremos a seguir ao discutirmos os processos de
transcrição e de tradução.
Vamos entender que um mesmo gene pode dar origem a vários tipos de RNAm, que conterão mensagens para proteínas
distintas, e que essas proteínas, após terem sido formadas, podem sofrer
modificações, dando origem a proteínas diferentes.
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/09 a 11/09.
Disciplina: Física
Tema: Ruídos e sons
harmônicos; características físicas dos sons
Habilidades: Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.
Responda as atividades no link: https://forms.gle/UKnAyV5pBdTDNCoc7
Releia o texto enviado na semana
anterior caso você tenha dúvida para responder as atividades.
________________________________________________________________________________
História 2ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Ordenar
os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa,
relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais
2 A e 2 B - Arte
Prof. Anderson
Sanchez.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoKW2dwkLUYpMXMLpdJ4Xxr4VxV_ls8e6IsAOn0EY1TZeO1Q/viewform
____________________________________________
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
2°B.
Habilidades: Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.
"O
que é 5G? Tire suas dúvidas sobre a quinta geração da telefonia"
https://www.uol.com.br/tilt/faq/o-que-e-5g-tire-suas-duvidas-sobre-a-quinta-geracao-da-telefonia.htm
Leio o
texto e responda no caderno:
1- O que é a rede 5G?
2-Como funciona a rede 5G?
3-Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?
____________________________________________________________
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Aprender a fazer escolhas em
situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as
consequências de suas escolhas e ações.
18
profissões do futuro que já estão sendo super disputadas!
https://www.estagiotrainee.com/profissoes-futuro
Leio o texto e responda no caderno:
1- De acordo com o texto, o que é
Revolução Tecnológica e como ela influência nas profissões?
2- De acordo com o texto, o que
significa Home Office e qual sua tendência para o futuro?
3-Escolha dentro das áreas (tecnologia,
saúde, qualidade de vida, etc.), uma profissão do futuro que mais lhe chamou atenção
e a descreva.
_________________________________________________________________
Atividade de Inglês - Teacher Ana
Enviar no email: analeda1000@gmail.com
Continuação: Going to and Will- Future tense
1-Complete with the
following verb tense: near future (going to) and far future ( Will)
Example: Billy
and Jane/ go/ school
Billy and Jane are going to go school
tomorrow
Billy and Jane will go to school next summer
a- Jonh and Ann /do/ housework
b- He / go/ to the movies
c- Julia /takes care of/ her young brother
d- Students / study /
lesson
Educação física professor Emerson 2°B
ATIVIDADE LÚDICA
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5u_xJlGueOOe6A3S-B-7RIOJkM0foH-TpMh3H9vy6owPsmA/viewform?usp=sf_link
Química
Professora: Maristela
1-Dadas as substâncias abaixo:
I. Ácido clorídrico (HI)
II. Gás carbônico (CO2)
III. Amônia (NH3)
IV. Gás flúor (F2)
V. Ácido sulfídrico (H2S)
Assinale a opção que contém a ordem crescente correta para as suas
temperaturas de ebulição.
a) I < IV < III < II < V
b) IV < II < V < I < III
c) IV < II < I < V < III
d) III < I < II < V < IV
e) IV < V < II < I < III
2- (ITA-SP) Sobre a temperatura de ebulição de um líquido, são
feitas as seguintes afirmações:
I. Aumenta com o aumento da força da ligação química
intramolecular.
II. Aumenta com o aumento da força da ligação química
intermolecular.
III. Aumenta com o aumento da pressão exercida sobre o líquido.
IV. Aumenta com o aumento da quantidade de sólido dissolvido.
Estão corretas:
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas II, III e IV.
Enviar no email : formentini2@gmail.com ou 981365627
Prof Paulo Freire
Matemática
Combinação
e Arranjo
Assista o
vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=B-x1yDUmJX0
Resolva os
exercícios:
UESTÃO 1
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Minas Gerais
No meio da “invasão tecnológica” que toma conta de nossas vidas,
dona Antônia esqueceu sua senha bancária justamente na hora de efetuar um
saque. Ela lembra que a senha é formada por quatro algarismos distintos, sendo
o primeiro 5 e o algarismo 6 aparece em alguma outra posição.
Qual é o número máximo de tentativas que o banco deveria permitir
para que dona Antônia consiga realizar o saque?
QUESTÃO 2
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (EU-RJ)
Para montar um sanduíche, os clientes de uma lanchonete podem
escolher:
• Um entre os tipos de pão: calabresa, orégano e queijo;
• Um entre os tamanhos: pequeno e grande;
• De um até cinco entre os tipos de recheio: sardinha, atum, queijo,
presunto e salame; sem possibilidade de repetição de recheio num mesmo
sanduíche.
Calcule:
a) Quantos sanduíches distintos podem ser montados;
b) O número de sanduíches distintos que um cliente pode montar, se
ele não gosta de orégano, só come sanduíches pequenos e deseja dois recheios em
cada sanduíche.
QUESTÃO 3
Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais
Um jornalista foi designado para cobrir uma reunião de ministros
de Estado. Ao chegar ao local da reunião, descobriu que havia terminado.
Perguntou ao porteiro o número de ministros presentes e ele disse: “Ao saírem,
todos os ministros se cumprimentaram mutuamente, num total de 15 apertos de
mão”.
Com base nessa informação, qual foi o número de ministros que
estiveram presentes na reunião?
QUESTÃO 4
Júlia deseja viajar e levar 5 pares de sapatos, sabendo que ela
possui em seu guarda-roupa 12 pares, de quantas maneiras diferentes Júlia
poderá escolher 5 pares de sapatos para a sua viagem?
QUESTÃO 5
Em época de eleição para o grêmio estudantil do colégio, tiveram
12 candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. De quantos
modos diferentes estes candidatos poderão ocupar as vagas deste grêmio?
Prof Paulo Freire
Física
ESTUDO DA LUZ
Assista o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=U1UYVs2uwvU
Resolva os exercícios
QUESTÃO 1
A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 200.000 km/s. Sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela:
a) n = 1,1
b) n = 1,2
c) n = 1,3
d) n = 1,4
e) n = 1,5
QUESTÃO 2
Supondo que o diamante apresente índice de refração absoluto 2,41 para a luz amarela, e sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, calcule a velocidade da luz amarela no diamante.
a) 100.500 km/s
b) 124.500 km/s
c) 136.500 km/s
d) 148.500 km/s
e) 152.500 km/s
_________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E BEDUCAÇÃO FÍSICA