E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Evasão escolar
Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar...
Atenção Pais e Responsáveis,
Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede.
Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.
_________________________________
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o
período de 14/09 a 18/09
TEMA: Origem da vida: - Concepções
mítico-religiosas - Teorias científicas
Habilidades: Interpretar
concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos.
Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos
primeiros seres vivos
RESPONDA AS ATIVIDADES NO
LINK: https://forms.gle/PMFn5PzHRoWUEi9aA
Por
que os dinossauros foram extintos?
A extinção de
espécies é um processo natural e
frequente ao longo da história da vida na Terra.
O desaparecimento de grupos de seres
vivos e o surgimento de outros são fenômenos que têm atuado decisivamente sobre a biodiversidade.
Quando falamos em eventos de extinção em massa, estamos nos referindo a períodos em que vários
grupos de organismos
distintos extinguiram-se de forma rápida (considerando o tempo geológico) e
praticamente ao mesmo tempo,
o que sugere uma causa comum para
esse desaparecimento. As evidências indicam que esses grandes eventos de extinção
foram provocados por alterações climáticas drásticas em todo o planeta. Um deles ocorreu há cerca de 65
milhões de anos, quando os
dinossauros foram extintos.
Uma das explicações mais aceitas para essa extinção é a da colisão de um cometa ou
de um asteroide com a
superfície do planeta. A formulação dessa explicação deu-se a partir da análise de certas rochas que datam
do período de transição entre o Mesozoico e o Cenozoico e que passaram a
apresentar maior concentração de irídio, elemento químico pouco frequente na crosta
terrestre. De acordo com os defensores dessa hipótese, o irídio teria se
originado de material extraterrestre que chegou à Terra com a queda do
asteroide.
Outra forte evidência que passou a sustentar a hipótese de colisão foi a descoberta da cratera de Chicxulub, com 180 quilômetros de diâmetro, no México, próximo ao mar do Caribe. Os sedimentos dessa cratera datam de 65 milhões de anos, justamente a época da extinção dos dinossauros. Estima-se que ela tenha sido formada pela queda de um asteroide de cerca de 10 quilômetros de diâmetro.
A força do
impacto teria sido suficiente para levantar uma nuvem de vapor quente,
partículas
e fumaça que se espalhou pelo planeta todo e foi capaz de bloquear a passagem
de luz solar, causando, por consequência, a morte da vegetação. Em função
disso, os animais, que dependiam das plantas direta ou indiretamente para se
alimentar, acabaram morrendo em seguida.
O bloqueio da luz solar teria
persistido por muitos anos, tornando o planeta mais frio. Além disso, a
presença de certos compostos nessa nuvem de fumaça teria provocado a ocorrência
de chuvas ácidas por todo o planeta, o que teria acelerado a morte da
vegetação. Apesar de a explicação ser bastante aceita, estudiosos sustentam que
o desaparecimento
dos dinossauros envolve fatores mais complexos, que não poderiam ser explicados
apenas pelo impacto do asteroide. Esses cientistas julgam que a transformação
do ambiente terrestre no final do Mesozoico teria sido causada também por
intensas erupções vulcânicas acompanhadas de uma série de impactos com
asteroides de diversos tamanhos e não por apenas um, embora o que caiu no
México tenha sido o maior deles.
Outra discussão atual entre os cientistas refere- -se ao metabolismo dos dinossauros: seriam eles ectotermos ou endotermos? Os répteis atuais são ectotermos (do grego: ektós = externo; thermós = calor), ou seja, regulam a temperatura interna de seu corpo utilizando o calor do ambiente. Para animais com esse tipo de regulação de temperatura, a sobrevivência ao período mais frio teria sido difícil. Uma das hipóteses propõe que esses animais não teriam conseguido regular a temperatura de seus corpos com a redução da intensidade de radiação solar que chegava à Terra e, por conta disso, teriam morrido de frio. No entanto, existem propostas segundo as quais os dinossauros de grande porte teriam sido capazes de regular a temperatura corpórea com o calor produzido pelo próprio metabolismo, da mesma forma que as aves e os mamíferos, que são animais endotermos (do grego: éndon = para dentro, interno). Caso essa hipótese seja confirmada, os dinossauros teriam sido extintos por consequência do desequilíbrio das cadeias alimentares, processo desencadeado pela destruição da vegetação em função das mudanças climáticas decorrentes da queda de asteroides.
________________________________________________________________________
Português - 14/09 a 18/09 - Professora: Ariane
História 3ªSérie
A,B e C –
Profº Leilson
Habilidades: Analisar o papel histórico
das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes agentes e forças sociais.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Regiane
Disciplina: Projeto de Vida - 3° B
Acesse o link abaixo e esponda as atividades.
https://forms.gle/
_______________________________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação- 14 a 18 setembro de 2020.
Prof.ª Néia – 3ªsérie A
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
O que é Podcast?
Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula
Como funciona o podcast na prática?
O aluno irá pesquisar sobre o tema acima.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!
________________________________________________________
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Profª Mileni
Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:
https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing
Acessar o formulário abaixo e responde-lo:
https://forms.gle/GUTT1qbTgwDy11Jm9
Projeto de Vida 3º C
Professora: Maristela
Assista e localize a estrutura dos 3 atos na construção deste storytelling
1-
Descreva a parte da
animação que representa o ato 1.
2-
Descreva a parte da
animação que representa o ato 2.
3-
Descreva a parte da
animação que representa o ato 3.
Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 - identificar nome, serie e turma
Atenção dia 16/09 haverá no
centro de mídia SP uma aula de projeto de vida muito importante não percam
Aula 3 – Data: 16/09/2020
Temas
• Da Missão Permanente: Jornada de
desenvolvimento à Missão Extraordinária
• Rubricas: Conhecendo o Sistema de
Preenchimento da Autoavaliação Socioemocionais
Vamos assistir um curta metragem cmado
Senhor indiferente para celebrar o dia da gentileza.
Química 3º
Professora: Maristela
https://youtu.be/Y_mykSYj6vc
_________________________________________________________________
Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 - identificar nome, serie e turma
A liberdade é, sem dúvida, um dos valores mais defendidos no mundo atual. Ela é considerada um direito inalienável na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Constituição da maioria das nações. No caso do Brasil, este direito é garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal.
Mas será que todo mundo entende a liberdade da mesma forma? Em nome desse valor moral tão exaltado já não se cometeram horríveis atrocidades? Será que ela se aplica da mesma maneira a todas as pessoas e classes sociais? Por exemplo: a Constituição brasileira diz, no artigo 5º, inciso XIII, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Na prática, porém, todos podem escolher com liberdade a profissão que exercem ou vão exercer? O inciso XV do mesmo artigo diz que “é livre a locomoção no território nacional”. Mas todos têm iguais condições para decidir, por exemplo, quando, como e para onde desejam ir nas férias ou nos feriados prolongados? Será que a liberdade proclamada no plano formal na lei, por exemplo, é assegurada na prática?
Do ponto de vista
estritamente filosófico, podemos perguntar: o homem é livre para agir segundo a
sua vontade ou está sujeito a alguma espécie de lei ou mecanismo que determina
a forma como ele se comporta? Em outras palavras, as coisas acontecem de
determinada forma porque têm que necessariamente acontecer assim ou somos nós quem
as fazemos conforme bem entendemos? Ou será que, na verdade, tudo acontece por
acaso? Existe um destino previamente traçado e do qual não conseguimos escapar
ou somos nós os autores e sujeitos do nosso destino, da nossa história? Enfim,
é possível ao homem exercer a liberdade? Em que medida?
Para aprofundar melhor o conhecimento responda o Google formulário: https://forms.gle/FMYn1myHsEBGd5Vk8
_________________________________________________________________________
Sociologia 3ºB/3ºC
Habilidade: 1. Compreender a organização interna dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), sua natureza e funções. 2. Identificar os componentes e cargos de cada um dos Poderes
Tema: Organização política do Estado brasileiro
O Brasil é uma república federativa
presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário;
federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política;
presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado
são exercidas pelo presidente.
O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos
distintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de
Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Baseado na afirmação de
que “só o poder freia o poder”, ele afirmava que para não haver abusos, era
necessário, por meios legais, dividir o Poder de Estado em Executivo,
Legislativo e Judiciário. No Brasil, esses são exercidos respectivamente, pelo
presidente da república, Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal
(STF).
O Executivo possui a função de fazer as leis funcionarem. O
presidente pode vetar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar
medidas provisórias. O Legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar
as propostas do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é
composto por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado. Qualquer projeto
de lei deve primeiramente passar pela Câmara e depois, se aprovado, pelo
Senado. O Poder Judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu
cumprimento. O Judiciário é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente
e aprovados pelo Senado.
Para aprofundar o tema responda o Google
formulário: https://forms.gle/ZofJ9JZiHcFshbR88