-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

14 setembro, 2020

3ª SÉRIE: 14 A 18 SETEMBRO

 E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Horário das aulas online

___________________________________________

Evasão escolar

 Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar... 



Atenção Pais e Responsáveis,

Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede. 

Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.


https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/02/governo-de-sp-vai-mandar-sms-a-pais-de-alunos-para-evitar-evasao-escolar.htm

_________________________________


                                                              Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. EF01MA04

Escolha dos Jogos.
 Passo a Passo do material para a elaboração.
                                              Manter grupo escolhido em sala de aula.


   
DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 14/09 a 18/09

TEMA: Origem da vida:  - Concepções mítico-religiosas - Teorias científicas 

Habilidades: Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos. Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos

RESPONDA AS ATIVIDADES  NO LINK:  https://forms.gle/PMFn5PzHRoWUEi9aA

Por que os dinossauros foram extintos?
      A extinção de espécies é um processo natural e frequente ao longo da história da vida na Terra.
O desaparecimento de grupos de seres vivos e o surgimento de outros são fenômenos que têm atuado decisivamente sobre a biodiversidade. Quando falamos em eventos de extinção em massa, estamos nos referindo a períodos em que vários grupos de organismos distintos extinguiram-se de forma rápida (considerando o tempo geológico) e praticamente ao mesmo tempo, o que sugere uma causa comum para esse desaparecimento. As evidências indicam que esses grandes eventos de extinção foram provocados por alterações climáticas drásticas em todo o planeta. Um deles ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos.
      Uma das explicações mais aceitas para essa extinção é a da colisão de um cometa ou de um asteroide com a superfície do planeta. A formulação dessa explicação deu-se a partir da análise de certas rochas que datam do período de transição entre o Mesozoico e o Cenozoico e que passaram a apresentar maior concentração de irídio, elemento químico pouco frequente na crosta terrestre. De acordo com os defensores dessa hipótese, o irídio teria se originado de material extraterrestre que chegou à Terra com a queda do asteroide.

       Outra forte evidência que passou a sustentar a hipótese de colisão foi a descoberta da cratera de Chicxulub, com 180 quilômetros de diâmetro, no México, próximo ao mar do Caribe. Os sedimentos dessa cratera datam de 65 milhões de anos, justamente a época da extinção dos dinossauros. Estima-se que ela tenha sido formada pela queda de um asteroide de cerca de 10 quilômetros de diâmetro.

      A força do impacto teria sido suficiente para levantar uma nuvem de vapor quente, partículas
e fumaça que se espalhou pelo planeta todo e foi capaz de bloquear a passagem de luz solar, causando, por consequência, a morte da vegetação. Em função disso, os animais, que dependiam das plantas direta ou indiretamente para se alimentar, acabaram morrendo em seguida.
      O bloqueio da luz solar teria persistido por muitos anos, tornando o planeta mais frio. Além disso, a presença de certos compostos nessa nuvem de fumaça teria provocado a ocorrência de chuvas ácidas por todo o planeta, o que teria acelerado a morte da vegetação. Apesar de a explicação ser bastante aceita, estudiosos sustentam que o desaparecimento
dos dinossauros envolve fatores mais complexos, que não poderiam ser explicados apenas pelo impacto do asteroide. Esses cientistas julgam que a transformação do ambiente terrestre no final do Mesozoico teria sido causada também por intensas erupções vulcânicas acompanhadas de uma série de impactos com asteroides de diversos tamanhos e não por apenas um, embora o que caiu no México tenha sido o maior deles.

       Outra discussão atual entre os cientistas refere- -se ao metabolismo dos dinossauros: seriam eles ectotermos ou endotermos? Os répteis atuais são ectotermos (do grego: ektós = externo; thermós = calor), ou seja, regulam a temperatura interna de seu corpo utilizando o calor do ambiente. Para animais com esse tipo de regulação de temperatura, a sobrevivência ao período mais frio teria sido difícil. Uma das hipóteses propõe que esses animais não teriam conseguido regular a temperatura de seus corpos com a redução da intensidade de radiação solar que chegava à Terra e, por conta disso, teriam morrido de frio. No entanto, existem propostas segundo as quais os dinossauros de grande porte teriam sido capazes de regular a temperatura corpórea com o calor produzido pelo próprio metabolismo, da mesma forma que as aves e os mamíferos, que são animais endotermos (do grego: éndon = para dentro, interno). Caso essa hipótese seja confirmada, os dinossauros teriam sido extintos por consequência do desequilíbrio das cadeias alimentares, processo desencadeado pela destruição da vegetação em função das mudanças climáticas decorrentes da queda de asteroides.

________________________________________________________________________ 

 Português -  14/09 a 18/09   -     Professora: Ariane 


SETEMBRO AMARELO 






Atividades no link: https://forms.gle/8xgjcKFHSgnpVRHB8   



História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/MnV9qQPuGAK1UzjDA
_____________________________________________


Disciplina Geografia:ProfªCristiane
segue o link para desenvolver as atividades: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc786vja9VQK-iJbGuxc6pdwqpiOcUW79lU5Nngvn2E3YSJMw/viewform
_____________________________________



Inglês

Atividade da semana é apenas uma reflexão. Peço que leia o texto e depois reflita sobre as 4 perguntas. (Está atividade não precisa ser enviada para a professora).

Habilidade: Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.


________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Regiane

 Disciplina: Projeto de Vida - 3°    B

Acesse o link abaixo e esponda as atividades.

https://forms.gle/tmSJQExGqiKyzZTr9

_______________________________________________


Educação física professor Emerson 3° B Atividade física em casa https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCJjPbdPO_6EH8jW6H2dI_-PkYwECtW6vN2esvCjD6SnaHlg/viewform?usp=sf_link Atividade de Tecnologia e Inovação- 14 a 18 setembro de 2020. Prof.ª Néia – 3ªsérie A Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. O que é Podcast? Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula Como funciona o podcast na prática? O aluno irá pesquisar sobre o tema acima. Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. Boa semana a todos!!

________________________________________________________________________________-


Atividade de Tecnologia e Inovação-   14 a 18 setembro de 2020.

Prof.ª Néia – 3ªsérie A

HabilidadesEF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

O que é Podcast?




Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula

Como funciona o podcast na prática?

 O aluno irá pesquisar sobre o tema acima.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!


________________________________________________________


ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:

https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing


Acessar o formulário abaixo e responde-lo:

https://forms.gle/GUTT1qbTgwDy11Jm9




 

Projeto de Vida  3º C

Professora: Maristela

Assista e localize a estrutura dos 3 atos na construção deste storytelling

https://youtu.be/iGy-RKMKfSA

1-    Descreva a parte da animação que representa o ato 1.

2-    Descreva a parte da animação que representa o ato 2.

3-    Descreva a parte da animação que representa o ato 3.

 

Enviar no formentini2@gmail.com   ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma

 

 Atenção dia 16/09 haverá no centro de mídia SP uma aula de projeto de vida muito importante não percam

Aula 3 – Data: 16/09/2020

Temas

• Da Missão Permanente: Jornada de desenvolvimento à Missão Extraordinária

• Rubricas: Conhecendo o Sistema de Preenchimento da Autoavaliação Socioemocionais

Vamos assistir um curta metragem cmado Senhor indiferente para celebrar o dia da gentileza.


                                               

                                                 Química  3º

                                        Professora: Maristela

 

                               https://youtu.be/Y_mykSYj6vc

_________________________________________________________________

Enviar no formentini2@gmail.com   ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma

 



ELETIVAS MODA CRIANDO E RECRIANDO FASHION SCHOOL


Professora :Maristela

Tire a foto com você segurando sua arte ok! estará concorrendo a um brinde da arte mais criativa então capricha.
Escolha sua atividades a baixo.

https://youtu.be/FOoIcSnPMgA
https://youtu.be/2dp7lE2SDKM
https://youtu.be/k_xm6ZYcBSg



Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma
Prof Paulo Freire Matemática Funções exponenciais Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=H9phtIEm0Zk Resolva os exercícios: UESTÃO 1 (Mack – SP) Dadas as funções f(x) = 2 x² – 4 e g(x) = 4 x² – 2x, se x satisfaz f(x) = g(x), então 2x é: a) ¼ b) 1 c) 8 d) 4 e) ½ QUESTÃO 2 (Uepg – PR) Dadas as funções definidas por f(x) = (4/5)x e g(x) = (5/4)x, é correto afirmar: (01) Os gráficos de f(x) e g(x) não se interceptam. (02) f(x) é crescente e g(x) é decrescente. (04) g(– 2) . f(– 1) = f(1) (08) f [g(0)] = f(1) (16) f(– 1) + g(1) = 5 2 QUESTÃO 3 Na função exponencial a seguir, calcule o valor de k. Considere uma função crescente. g(x) = (3k + 16)x QUESTÃO 4 Considerando que f(x) = 49x, determine o valor de f(1,5). Prof. Paulo Freire Física Faça uma pesquisa sobre Física Nuclear.


___________________________________________________________________________________

                                                              Filosofia 3ºB/3ºC 
Habilidade: Relacionar informações de fontes variadas com conhecimentos de situações diversas, para construir argumentação consistente
Tema: libertarismo, determinismo e dialética: três concepções de liberdade

A liberdade é, sem dúvida, um dos valores mais defendidos no mundo atual. Ela é considerada um direito inalienável na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Constituição da maioria das nações. No caso do Brasil, este direito é garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Mas será que todo mundo entende a liberdade da mesma forma? Em nome desse valor moral tão exaltado já não se cometeram horríveis atrocidades? Será que ela se aplica da mesma maneira a todas as pessoas e classes sociais? Por exemplo: a Constituição brasileira diz, no artigo 5º, inciso XIII, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Na prática, porém, todos podem escolher com liberdade a profissão que exercem ou vão exercer? O inciso XV do mesmo artigo diz que “é livre a locomoção no território nacional”. Mas todos têm iguais condições para decidir, por exemplo, quando, como e para onde desejam ir nas férias ou nos feriados prolongados? Será que a liberdade proclamada no plano formal na lei, por exemplo, é assegurada na prática?

Do ponto de vista estritamente filosófico, podemos perguntar: o homem é livre para agir segundo a sua vontade ou está sujeito a alguma espécie de lei ou mecanismo que determina a forma como ele se comporta? Em outras palavras, as coisas acontecem de determinada forma porque têm que necessariamente acontecer assim ou somos nós quem as fazemos conforme bem entendemos? Ou será que, na verdade, tudo acontece por acaso? Existe um destino previamente traçado e do qual não conseguimos escapar ou somos nós os autores e sujeitos do nosso destino, da nossa história? Enfim, é possível ao homem exercer a liberdade? Em que medida?

Para aprofundar melhor o conhecimento responda o Google formulário: https://forms.gle/FMYn1myHsEBGd5Vk8

_________________________________________________________________________

                                                Sociologia 3ºB/3ºC

Habilidade: 1. Compreender a organização interna dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), sua natureza e funções. 2. Identificar os componentes e cargos de cada um dos Poderes

Tema:       Organização política do Estado brasileiro

O Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo presidente.

O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos distintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Baseado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, ele afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o Poder de Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, esses são exercidos respectivamente, pelo presidente da república, Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Executivo possui a função de fazer as leis funcionarem. O presidente pode vetar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar medidas provisórias. O Legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar as propostas do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado. Qualquer projeto de lei deve primeiramente passar pela Câmara e depois, se aprovado, pelo Senado. O Poder Judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento. O Judiciário é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente e aprovados pelo Senado.

 

Para aprofundar o tema responda o Google formulário: https://forms.gle/ZofJ9JZiHcFshbR88

Prof Edna Arte Formulário : https://forms.gle/WS9Jmwq5d1Bsa6a19 https://forms.gle/u8FyhwB2AzuHduWo8 Cézanne parte 3 Após responder os formulários enviado na atividade a cima , e visualizar o quadro natureza morta, gostaria que vocês fizessem uma releitura, ah quero o nome do aluno no meio do desenho, para evitar q usem o desenho um do outro trocando o nome no início da folha. obrigado!!! Boa semana!