-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

14 setembro, 2020

1ª SÉRIE: 14 A 18 SETEMBRO

 E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Horário das aulas online


_______________________________________                                                                         

Evasão escolar

 Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar... 



Atenção Pais e Responsáveis,

Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede. 

Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.


https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/02/governo-de-sp-vai-mandar-sms-a-pais-de-alunos-para-evitar-evasao-escolar.htm

_______________________________________

_____________________________
                                                            Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. EF01MA04

Escolha dos Jogos.
 Passo a Passo do material para a elaboração.
                                              Manter grupo escolhido em sala de aula.

______________________________________

GEOGRAFIA/PROF. VALDILENE MATOS
EMAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br
Acessem o link abaixo para realizar a atividade da semana.

https://forms.gle/bY7RexCb6iaquveK9

___________________________________________________________________

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 14/09 a 18/09

DISCIPLINA: BIOLOGIA       3ºBIMESTRE

TEMA: Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade. Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação ambiental.

Habilidades: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança.

 

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/LRfDMWDV4t44bA8y6

Aids
A Aids é causada pelo HIV, que é um retrovírus envelopado.

       Essa síndrome caracteriza-se por um conjunto de infecções oportunistas que surgem por causa da queda da imunidade, ocasionada principalmente pela redução no número de um tipo de linfócito do sangue, chamado linfócito T auxiliador, que é destruído pelo HIV. Como esse tipo de célula faz parte do sistema imunitário humano, estimulando outras células desse sistema de defesa a combater invasores do nosso corpo, a redução do número de linfócitos T traz como consequência menor eficiência no combate a infecções. Assim, até mesmo infecções mais simples, que seriam facilmente combatidas no organismo de pessoas que têm sistema imunitário normal, passam a se manifestar de forma grave.
      Usualmente, o HIV não manifesta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo. Pessoas infectadas por esse vírus podem ficar sem sintomas por até cerca de 10 anos, às vezes mais. Essas pessoas, manifestando ou não a síndrome, transmitem o vírus. Assim, o diagnóstico precoce da infecção permite ao paciente o início do tratamento antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas, aumentando sua expectativa de vida, e possibilita que se esclareça ao portador do HIV que ele deve tomar certos cuidados para não transmitir o vírus para pessoas sadias.
      Quando o HIV se manifesta, surgem vários sintomas iniciais, tais como fadiga, febre, inchaço crônico dos gânglios linfáticos, surgimento de pequenos pontos vermelhos na pele e distúrbios do sistema nervoso central (desde fortes dores de cabeça até encefalite).
Em estágios mais avançados da síndrome, diversas doenças oportunistas podem acabar levando o indivíduo à morte. Algumas das mais comuns são infecções pelo vírus do herpes (causa ulcerações na boca e/ou órgãos genitais), infecção pelo fungo Candida albicans (provoca a doença popularmente conhecida por sapinho), tuberculose, câncer dos gânglios linfáticos, pneumonia, encefalite, meningite, infecção do fígado e da medula óssea. É comum também ocorrer grande perda de peso e perda gradual da precisão do raciocínio e da locomoção, além do surgimento de um tipo de câncer de pele denominado sarcoma de Kaposi.
       O vírus HIV pode ser transmitido das seguintes maneiras:
• por contato sexual sem preservativo com pessoa portadora do HIV;
• por transfusão de sangue ou transplante de órgãos contaminados pelo HIV;
• pelo uso de seringa ou outro material cirúrgico ou cortante não esterilizado contaminados pelo HIV;
• de mãe para filho, no caso de mulheres grávidas contaminadas pelo HIV, que podem transmitir o vírus para o filho através da placenta, no momento do parto ou na amamentação;
• por inseminação artificial com sêmen contaminado pelo HIV.
      A transmissão do vírus da Aids não ocorre pelo contato social com pessoas portadoras do HIV, por picadas de mosquitos ou durante atividades esportivas, desde que não ocorram ferimentos e contato com o sangue contaminado.
As principais medidas preventivas contra a contaminação pelo HIV são:
• implantar controles rígidos em bancos de sangue, de sêmen, de leite e de órgãos, para que não sejam disponibilizados materiais contaminados pelo HIV;
• usar apenas seringas descartáveis e materiais cirúrgicos esterilizados;
• conscientizar mulheres portadoras do HIV sobre os riscos da contaminação do filho durante a gravidez, o parto e a amamentação e a procurar orientação médica visando à adoção de medidas que possam evitar a transmissão dos vírus ao bebê;
• usar preservativo nas relações sexuais;
• evitar contato direto com o sangue de outras pessoas, mesmo quando se tratar de ferimentos na pele  ou sangramento pelo nariz; nesses casos, o uso de luvas descartáveis é essencial.
      O vírus da Aids tem duas moléculas de RNA, protegidas por várias cápsulas proteicas, formando o nucleocapsídeo. Este é envolto pelo envelope no qual estão imersas várias moléculas proteicas de origem viral.

      No interior do vírus, existem moléculas inativas das enzimas transcriptase reversa, de uma integrase (quepromove a integração do DNA viral ao DNA do cromossomo humano) e de uma protease (que atua principalmente na fase de organização final das proteínas virais).
      O primeiro estágio de qualquer infecção viral é a união do vírus com proteínas específicas presentes na membrana plasmática da célula que será invadida. Sabe-se que os diferentes tipos de vírus têm afinidades com células específicas. No caso do HIV, as moléculas proteicas de seu envelope têm grande afinidade com uma proteína denominada CD4, presente na membrana plasmática de alguns tipos de célula do corpo humano. As principais são os linfócitos T auxiliadores, que, em função da presença dessa proteína na membrana plasmática, também são chamados de linfócitos CD4.
      A principal característica de um indivíduo com Aids é a redução no número de linfócitos CD4, o que o deixa suscetível a infecções.

      O ciclo reprodutivo do vírus da Aids está esquematizado na figura 2.14. Analise-a e acompanhe a descrição pelo texto.
      A infecção pelo HIV começa quando proteínas do envelope desse vírus se unem às proteínas receptoras CD4 das células humanas.
      A seguir, o envelope incorpora-se à membrana da célula e o nucleocapsídeo penetra no citoplasma.
      O capsídeo é degradado e as moléculas de RNA e de enzimas virais são liberadas. A transcriptase reversa transcreve o RNA viral em moléculas de DNA viral denominadas provírus.
O DNA viral migra para o núcleo e é incorporado ao DNA da célula hospedeira, por ação da enzima viral integrase. Uma vez incorporado, o DNA viral sofrerá duplicação, juntamente com o DNA da célula hospedeira, todas as vezes que a célula se dividir. Desse modo, uma vez que o vírus esteja instalado, a infecção é permanente.
      O DNA viral incorporado ao DNA celular pode permanecer por algum tempo em estado latente, sem dar sinal de sua existência.
Entretanto, ele pode sair desse estado de latência, passar a comandar os mecanismos celulares e copiar seus genes em RNA. Algumas das moléculas de RNA assim produzidas comporão o material genético de novos vírus, enquanto outras atuarão como RNAm, conduzindo a maquinaria celular, no sentido de produzir as proteínas virais.
      Depois de produzidas, essas proteínas são quebradas em moléculas de proteínas menores, por ação das proteases virais. Formam-se assim as proteínas do envelope, as proteínas do capsídeo e as enzimas virais.

 As proteínas do envelope migram para a membrana plasmática da célula hospedeira, associando-se à bicamada fosfolipídica. Para esses locais migram também as proteínas do capsídeo, as enzimas e o RNA.
      O vírus se organiza e se desprende da célula, levando parte da bicamada lipídica da célula hospedeira.

 Em alguns casos, a produção de novos vírus em cada célula ocorre lentamente, sendo produzidos poucos vírus por vez. São casos em que a célula não é destruí- da, falando-se em reprodução controlada do vírus. Em outros casos, no entanto, a produção de novos vírus é
muito rápida, formando-se muitos de uma só vez. São casos em que a célula sofre ruptura, sendo destruída e liberando muitos vírus: a essa ruptura dá-se o nome de lise celular.

Figura 2.14. Esquema de ciclo reprodutivo do vírus HIV. Estruturas representadas em corte. (Elementos
representados em diferentes escalas; cores fantasia.)

1 — União do vírus ao linfócito T (ligação à proteína CD4).
2 — Fusão do envelope do vírus com a membrana da célula.
3 — Liberação do RNA viral e das enzimas.
4 — Transcrição reversa.
5 — Integração do DNA viral ao DNA celular por ação da enzima integrase.
6 — Transcrição do RNA viral no núcleo: a célula usa o DNA viral como molde para a produção de RNA viral, que passa para o citoplasma.
7 — Síntese de proteínas.
8 — Quebra da cadeia polipeptídica por ação da protease, dando origem às diferentes proteínas virais.
9 — Montagem e liberação do vírus.

___________________________________________________________________                           DISCIPLINA: FÍSICA                                                                    

Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 14/09 a 18/09

Disciplina: Física           3ºBIMESTRE       

Tema : Gravidade como resultado de um campo gravitacional; campo gravitacional e força; massa e peso; condições da superfície lunar; possibilidades de exploração da Lua.

HABILIDADES: Identificar e interpretar situações, fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra e no Universo.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:   https://forms.gle/THwkRapghsDqQh9U9

      Como atua o campo gravitacional?
      Um objeto qualquer estando numa região onde existe um campo gravitacional, curiosamente cai. Esse fato, amplamente estudado pelos físicos durante séculos, é interpretado da seguinte forma: a Terra possui em torno de si um campo gravitacional, fazendo com que os objetos sejam atraídos em
direção a ela.
      Esse campo preenche todo o espaço ao redor do planeta e nos mantém sobre ele. Também é
ele que mantém a Lua girando em torno da Terra e segura a atmosfera em nosso planeta. Se não houvesse um campo gravitacional suficientemente forte, a atmosfera se dispersaria pelo espaço. Na verdade, todos os objetos possuem campo gravitacional. Podemos pensar no campo gravitacional como uma parte invisível do objeto, que preenche todo espaço que o circunda como sugere a figura.
      Assim como a Terra, a Lua também tem seu campo gravitacional. Como vemos nos filmes, um
astronauta parece ser mais leve na Lua. Nesses filmes percebemos que, com um simples impulso, o
astronauta caminha na superfície lunar como um canguru. Isto acontece porque o campo gravitacional da Lua é menor do que o da Terra. A massa do astronauta, entretanto, não muda quando ele está na Lua, o que se modifica é o seu peso.
      A fórmula P = m.g é uma forma matemática que expressa: P a força de interação graças à
existência desse corpo; m é a massa do corpo; o g o campo gravitacional, que na superfície da Terra tem a intensidade média de 9,8 N/kg (newtons por quilograma). Isso significa que um objeto de 1 kg
sofre uma força de atração igual a 9,8 N por parte do planeta. Na Lua, onde o campo gravitacional
é de apenas 1,6 N/kg, a força é bem menor.
                       Adaptado – GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física Instituto de Física da USP). Mecânica. http://www.if.usp. br/gref/mec/mec2.pdf – Página 50,51,52, Acesso em 15 fev 2019


 

Tabela onde estão especificados os campos gravitacionais dos planetas de nosso Sistema Solar.

 

_____________________________________________________________


Português -  14/09 a 18/09   -     Professora: Ariane       1ºB 


SETEMBRO AMARELO 




 ATIVIDADES NO LINK :   https://forms.gle/96eGKrKxf8UrcjpZA 



 

 História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Reconhecer a dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às transformações do contexto histórico;

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/oujz5ckVpXeVxe2p6

___________________________________

Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Compreender que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da humanidade.

 Responda as atividades acessando o link:   https://forms.gle/yJ8sFNXA31FkPAPq8  

_______________________________  

Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder as atividades acessando o link:   https://forms.gle/HbGzKYAeWfjFFUZA6

________________________________________

1A e 1B -  Arte

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: Ler de forma autônoma. Identificar teses, argumentos e assunto principal em textos de gêneros variados

Leitura, Interpretação, Análise e questionário sobre Tarsila do Amaral e o Modernismo brasileiro.

Realize as atividades do link:  ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvZ47fKZZdDHkrvRWJVinDZ_Kr-GX3wfocKscxjL-Ju_1WnA/viewform



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inglês

Atividade da semana é apenas uma reflexão. Peço que leia o texto e depois reflita sobre as 4 perguntas. (Está atividade não precisa ser enviada para a professora).

Habilidade: Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.


________________________________________


Atividade de Português de 14 a 18 de setembro 2020.

Prof.ª Néia – 1ª série A

Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos

 

Gênero: Notícia

Leia o texto abaixo para responder às questões:

PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO.



 Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas

 

 

24/05/2018

 

          Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.  

            Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.

      "As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.

http://www.sganoticias.com.br/ (Acesso em 18/06/2018) 

  

1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?

a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.

b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.

c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.

d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas.

 

2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como

a) a manchete.

b) o corpo.

c) o lide.

d) o subtítulo.

 

3ª) O fato que gerou a notícia foi

a) o bloqueio das estradas.

b) os 500 caminhões estacionados.

c) a movimentação de cargas.

d) as operações internas dentro do porto.

 

4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma

a) oposição.

b) adição.

c) alternância.

d) conclusão.

 

5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada estabelece ideia de

a) oposição.

b) adição.

c) alternância.

d) conclusão.

 


___________________________________________


Atividade de Tecnologia e Inovação-   14 a 18 setembro de 2020.

Prof.ª Néia – 1ªsérie A

Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

O que é Podcast?


Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula

Como funciona o podcast na prática?

 

O aluno irá pesquisar sobre o tema acima.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!

Educação física professor Emerson 1° A Atividade física em casa https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZaAwoS2q_gdT3aIoYTXNo7jp9Syze5vaBEVrjsgLP6kmE_Q/viewform?usp=sf_link



TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1 ANO B - PROFª GRAZIELLE

CONTINUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADES DA SEMANA PASSADA
 
HABILIDADES:  (EF89TEC04) Avaliar de forma crítica e reflexiva a própria atuação e a de terceiros, enquanto usuário nas redes sociais, tendo em vista as diferentes ações realizadas: seguir, curtir, postar, compartilhar, comentar.
Tema: Tecnologia - Eu posto, você compartilha, ele curte

Segue o link da atividade: https://forms.gle/nkWX2MrMZZ5Zjomy6

                                   

                                     Química  1º

                            Professora: Maristela

  

                        https://youtu.be/RU-6HO-pWZw


Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma 


Prof Paulo Freire
Matemática

Tábua de logaritmos


Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=-Hq0x2iEuR0


Resolva os exercícios:


a. log 1 

b.log 10

c.log 100 

d.log 1 000

e.log 10 000 

f.log 100 000 

g.log 1 000 000 


___________________________________________________________________________________                                             E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.

Habilidades:  Abrir-se a novas experiências intelectuais, culturais e estéticas, aos aprendizados que serão construídos nessas experiências e à diversidade de caminhos para a autorrealização que delas decorre.

#EscolaQueSente - Uma homenagem LIV com Fernanda Montenegro

https://www.youtube.com/watch?v=6PMjT0_Rj2Q

 Assista ao vídeo e responda no caderno:  

1-    Do que mais sente falta da escola?

2-    Aponte uma melhoria para a escola no retorno das aulas presenciais.

___________________________________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.     

Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.   

Construindo um personagem!

Acesse o link para te ajudar na atividade:

https://www.espacodoator.com/post/2018/01/17/voc%C3%AA-sabia-que-um-personagem-pode-ser-constru%C3%ADdo-de-v%C3%A1rias-formas

 Escolha um filme, série ou peça de teatro que conheça, e crie um personagem! Siga o roteiro!

Roteiro:

·         Seu nome completo, série e nome da Eletiva: Expressa-te.  

·         Título: Construindo um personagem!

·         Coloque o nome da série/filme ou peça de teatro da qual o personagem fará parte.          Ex: Personagem criado para a série “Stranger things”.

·         Nome do personagem:  

·         Apelido (se tiver):

·         Idade:

·         Características físicas:

·         Característica incomum:

·         Personalidade:

·         Estilo de vestimenta:  

·         Medos e fraquezas:

·         Habilidades:

IMPORTANTE: A atividade deve ser feita no word, ou no caderno (nesse caso deve ser enviada uma foto de boa qualidade) e deve ser enviada no grupo de whatssap da Eletiva ou no e-mail: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

___________________________________________________________________________________
                                                        Filosofia 1ºA 
Habilidade: Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo  

Tema: O Marxismo

                                              O Marxismo

As ideias de Marx e Engels deram origem ao marxismo, umas das mais importantes correntes intelectuais do Ocidente. Após a morte desses autores, a interpretação de seus textos tornou-se motivo de acirrados debates.

Com a vitória do partido bolchevique na Rússia, em 1917, e a formação do bloco soviético alguns anos depois, a interpretação do marxismo vinculada pelo Partido Comunista da União Soviética tornou-se a versão oficial e relativamente pouco questionada do pensamento de Marx e Engels. De acordo com essa versão, a base econômica é determinante de todas as outras instancias da sociedade, como a política, a cultura, e a educação. Sendo assim, o individuo se anula pois o que realmente importa não é o trabalhador individual, mas a classe trabalhadora.

Contudo, após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956, que revelou ao mundo os crimes cometidos durante o regime de Josef Stalin (1879-1953), e a sangrenta invasão da Hungria, no mesmo ano, muitos intelectuais de esquerda ficaram desiludidos com o marxismo soviético. Grande parte desses intelectuais, motivados pela publicação de textos da juventude de Marx, desenvolveu uma interpretação de caráter humanista do pensamento marxista. De modo geral, o jovem Marx via no trabalhador um agente de transformação da sociedade, de superação dos diversos tipos de alienação e artífice de sua própria liberação.

Mesmo depois do colapso da União Soviética, em 1989, o marxismo continua sendo uma importante corrente  filosófica, uma vez que o fracasso da experiencia soviética também chamada de socialismo real, não invalida a crítica marxista da sociedade capitalista, tampouco sua proposta de transformação social a partir de uma revolução entendida como fenômeno histórico mundial.

O marxismo, de fato, tornou-se uma das formas de pensamento de maior influência no século XX. No entanto, em um dado momento, graças aos novos contextos sociopolíticos, muitos pensadores perceberam que seriam necessárias uma retomada e uma remodelagem do marxismo de tal forma que ele fosse ainda funcional para explicar a realidade do mundo contemporâneo. Um esforço intelectual nesse sentido ocorreu congregando cientistas políticos e filósofos marxistas que, insatisfeitos com os rumos das análises de fundo marxista para aquele momento do capitalismo, fundaram, em 1923, a Escola de Frankfurt.     

 

Para assimilar melhor o conteúdo responda o Google formulário: https://forms.gle/peXVBCdAVzcNbmgY8

A aula ficará salva no seguinte endereço: https://classroom.google.com/c/Nzg4NjA5NjM4NTBa/a/MTY3ODE3MTA2OTA1/details

                                                                                                                   Obrigada! 
___________________________________________________________________________________________