E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Evasão escolar
Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar...
Atenção Pais e Responsáveis,
Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede.
Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.
_______________________________________
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para
o período de 14/09 a 18/09
DISCIPLINA: BIOLOGIA 3ºBIMESTRE
TEMA: Principais doenças no Brasil de acordo com sexo,
renda e idade. Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais,
carenciais e por intoxicação ambiental.
Habilidades: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma
causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de
estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade
entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar
diferentes causas de morte segundo semelhança.
RESPONDER
AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/LRfDMWDV4t44bA8y6
Aids
A Aids é causada pelo HIV,
que é um retrovírus envelopado.
Essa síndrome caracteriza-se por um conjunto
de infecções oportunistas que surgem por causa da queda da imunidade,
ocasionada principalmente pela redução no número de um tipo de linfócito do
sangue, chamado linfócito T auxiliador, que é destruído pelo HIV. Como
esse tipo de célula faz parte do sistema imunitário humano, estimulando outras
células desse sistema de defesa a combater invasores do nosso corpo, a redução
do número de linfócitos T traz como consequência menor eficiência no
combate a infecções. Assim, até mesmo infecções mais simples, que seriam
facilmente combatidas no organismo de pessoas que têm sistema imunitário
normal, passam a se manifestar de forma grave.
Usualmente, o HIV não manifesta
sintomas de sua presença logo que se instala no organismo. Pessoas infectadas
por esse vírus podem ficar sem sintomas por até cerca de 10 anos, às vezes
mais. Essas pessoas, manifestando ou não a síndrome, transmitem o vírus. Assim,
o diagnóstico precoce da infecção permite ao paciente o início do tratamento
antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas, aumentando sua expectativa de
vida, e possibilita que se esclareça ao portador do HIV que ele deve tomar
certos cuidados para não transmitir o vírus para pessoas sadias.
Quando o HIV se manifesta, surgem
vários sintomas iniciais, tais como fadiga, febre, inchaço crônico dos gânglios
linfáticos, surgimento de pequenos pontos vermelhos na pele e distúrbios do
sistema nervoso central (desde fortes dores de cabeça até encefalite).
Em estágios mais avançados da síndrome, diversas doenças oportunistas podem
acabar levando o indivíduo à morte. Algumas das mais comuns são infecções pelo
vírus do herpes (causa ulcerações na boca e/ou órgãos genitais), infecção pelo
fungo Candida albicans (provoca a doença popularmente conhecida por
sapinho), tuberculose, câncer dos gânglios linfáticos, pneumonia, encefalite,
meningite, infecção do fígado e da medula óssea. É comum também ocorrer grande
perda de peso e perda gradual da precisão do raciocínio e da locomoção, além do
surgimento de um tipo de câncer de pele denominado sarcoma de Kaposi.
O vírus HIV pode ser transmitido
das seguintes maneiras:
• por contato sexual sem preservativo com
pessoa portadora do HIV;
• por transfusão de sangue ou transplante de órgãos contaminados pelo HIV;
• pelo uso de seringa ou outro material cirúrgico ou cortante não esterilizado
contaminados pelo HIV;
• de mãe para filho, no caso de mulheres grávidas contaminadas pelo HIV, que
podem transmitir o vírus para o filho através da placenta, no momento do parto
ou na amamentação;
• por inseminação artificial com sêmen contaminado pelo
HIV.
A transmissão do vírus da Aids não
ocorre pelo contato social com pessoas portadoras do HIV, por picadas de
mosquitos ou durante atividades esportivas, desde que não ocorram ferimentos e
contato com o sangue contaminado.
As principais medidas preventivas contra a contaminação pelo HIV são:
• implantar controles rígidos em bancos de sangue, de sêmen, de leite e
de órgãos, para que não sejam disponibilizados materiais contaminados pelo HIV;
• usar apenas seringas descartáveis e materiais cirúrgicos esterilizados;
• conscientizar mulheres portadoras do HIV sobre os riscos da contaminação do
filho durante a gravidez, o parto e a amamentação e a procurar orientação
médica visando à adoção de medidas que possam evitar a transmissão dos vírus ao
bebê;
• usar preservativo nas relações sexuais;
• evitar contato direto com o sangue de outras pessoas, mesmo quando se tratar
de ferimentos na pele ou sangramento pelo nariz; nesses casos, o uso de luvas descartáveis é
essencial.
O vírus da Aids tem duas moléculas
de RNA, protegidas por várias cápsulas proteicas, formando o nucleocapsídeo.
Este é envolto pelo envelope no qual estão imersas várias moléculas proteicas
de origem viral.
No
interior do vírus, existem moléculas inativas das enzimas transcriptase
reversa, de uma integrase (quepromove a integração do DNA viral ao
DNA do cromossomo humano) e de uma protease (que atua principalmente na
fase de organização final das proteínas virais).
O primeiro estágio de qualquer
infecção viral é a união do vírus com proteínas específicas presentes na membrana
plasmática da célula que será invadida. Sabe-se que os diferentes tipos de
vírus têm afinidades com células específicas. No caso do HIV, as moléculas proteicas
de seu envelope têm grande afinidade com uma proteína denominada CD4,
presente na membrana plasmática de alguns tipos de célula do corpo humano. As
principais são os linfócitos T auxiliadores, que, em função da presença dessa
proteína na membrana plasmática, também são chamados de linfócitos CD4.
A principal característica de um
indivíduo com Aids é a redução no número de linfócitos CD4, o que o deixa suscetível
a infecções.
O
ciclo reprodutivo do vírus da Aids está esquematizado na figura 2.14. Analise-a
e acompanhe a descrição pelo texto.
A infecção pelo HIV começa quando
proteínas do envelope desse vírus se unem às proteínas receptoras CD4 das
células humanas.
A seguir, o envelope incorpora-se à
membrana da célula e o nucleocapsídeo penetra no citoplasma.
O capsídeo é degradado e as
moléculas de RNA e de enzimas virais são liberadas. A transcriptase reversa transcreve
o RNA viral em moléculas de DNA viral denominadas provírus.
O DNA viral migra para o núcleo e é incorporado ao DNA da célula hospedeira,
por ação da enzima viral integrase. Uma vez incorporado, o DNA viral sofrerá
duplicação, juntamente com o DNA da célula hospedeira, todas as vezes que a
célula se dividir. Desse modo, uma vez que o vírus esteja instalado, a infecção
é permanente.
O DNA viral incorporado ao DNA
celular pode permanecer por algum tempo em estado latente, sem dar sinal de sua
existência.
Entretanto, ele pode sair desse estado de latência, passar a comandar os
mecanismos celulares e copiar seus genes em RNA. Algumas das moléculas de RNA
assim produzidas comporão o material genético de novos vírus, enquanto outras
atuarão como RNAm, conduzindo a maquinaria celular, no sentido de produzir as
proteínas virais.
Depois de produzidas, essas
proteínas são quebradas em moléculas de proteínas menores, por ação das
proteases virais. Formam-se assim as proteínas do envelope, as proteínas do
capsídeo e as enzimas virais.
As
proteínas do envelope migram para a membrana plasmática da célula hospedeira,
associando-se à bicamada fosfolipídica. Para esses locais migram também as
proteínas do capsídeo, as enzimas e o RNA.
O vírus se organiza e se desprende
da célula, levando parte da bicamada lipídica da célula hospedeira.
Em
alguns casos, a produção de novos vírus em cada célula ocorre lentamente, sendo
produzidos poucos vírus por vez. São casos em que a célula não é destruí- da,
falando-se em reprodução controlada do vírus. Em outros casos, no entanto, a
produção de novos vírus é
muito rápida, formando-se muitos de uma só vez. São casos em que a célula sofre
ruptura, sendo destruída e liberando muitos vírus: a essa ruptura dá-se o nome
de lise celular.
Figura 2.14. Esquema de ciclo reprodutivo do vírus HIV. Estruturas
representadas em corte. (Elementos
representados em diferentes escalas; cores fantasia.)
1 — União do vírus ao linfócito T (ligação à proteína CD4).
2 — Fusão do envelope do vírus com a membrana da célula.
3 — Liberação do RNA viral e das enzimas.
4 — Transcrição reversa.
5 — Integração do DNA viral ao DNA celular por ação da enzima integrase.
6 — Transcrição do RNA viral no núcleo: a célula usa o DNA viral como molde
para a produção de RNA viral, que passa para o citoplasma.
7 — Síntese de proteínas.
8 — Quebra da cadeia polipeptídica por ação da protease, dando origem às
diferentes proteínas virais.
9 — Montagem e liberação do vírus.
___________________________________________________________________ DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os
alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 14/09 a 18/09
Disciplina:
Física 3ºBIMESTRE
Tema : Gravidade como resultado de um campo gravitacional; campo gravitacional
e força; massa e peso; condições da superfície lunar; possibilidades de
exploração da Lua.
HABILIDADES: Identificar e interpretar situações,
fenômenos e processos conhecidos, envolvendo interações gravitacionais na Terra
e no Universo.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/THwkRapghsDqQh9U9
Como atua o campo gravitacional?
Um objeto qualquer estando numa região onde existe um
campo gravitacional, curiosamente cai. Esse fato, amplamente estudado pelos
físicos durante séculos, é interpretado da seguinte forma: a Terra possui em torno de
si um campo gravitacional,
fazendo com que os objetos sejam atraídos em
direção a ela.
Esse campo preenche todo o espaço ao
redor do planeta e nos mantém sobre ele. Também é
ele que mantém a Lua
girando em torno da Terra e segura a atmosfera em nosso planeta. Se não
houvesse um campo gravitacional suficientemente forte, a atmosfera se
dispersaria pelo espaço. Na verdade, todos os objetos possuem campo
gravitacional. Podemos pensar no campo gravitacional como uma parte invisível do
objeto, que preenche todo espaço que o circunda como sugere a figura.
Assim como a Terra, a Lua também tem seu
campo gravitacional. Como vemos nos filmes, um
astronauta parece ser
mais leve na Lua. Nesses filmes percebemos que, com um simples impulso, o
astronauta caminha na superfície
lunar como um canguru. Isto acontece porque o campo gravitacional da Lua é
menor do que o da Terra. A massa do astronauta, entretanto, não muda quando ele
está na
Lua, o que se modifica é o seu peso.
A fórmula P = m.g é uma forma
matemática que expressa: P a força de interação graças à
existência desse corpo; m é a massa do corpo; o g o campo gravitacional, que na
superfície da Terra tem a intensidade média de 9,8 N/kg (newtons por
quilograma). Isso significa que um objeto de 1 kg
sofre uma força de atração igual a 9,8 N por parte do planeta. Na Lua, onde o
campo gravitacional
é de apenas 1,6 N/kg, a força é bem menor.
Adaptado – GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física Instituto de
Física da USP). Mecânica. http://www.if.usp. br/gref/mec/mec2.pdf – Página
50,51,52, Acesso em 15 fev 2019
_____________________________________________________________
Português - 14/09 a 18/09 - Professora: Ariane 1ºB
História 1ªSérie A e B – Profº Leilson
Reconhecer a
dinâmica de organização dos movimentos sociais, relacionando-os às
transformações do contexto histórico;
Responda as atividades
acessando o link: https://forms.gle/oujz5ckVpXeVxe2p6
___________________________________
Sociologia
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Compreender
que a unidade entre todos os seres humanos decorre do fato de que somos seres
culturais; reconhecer o caráter social, histórico e culturalmente construído da
humanidade.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/yJ8sFNXA31FkPAPq8
_______________________________
Eletiva
– Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/HbGzKYAeWfjFFUZA6
________________________________________
1A e 1B - Arte
Prof. Anderson
Sanchez.
Realize as atividades do link: ARTE 1A e 1B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvZ47fKZZdDHkrvRWJVinDZ_Kr-GX3wfocKscxjL-Ju_1WnA/viewform
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inglês
Atividade da semana é apenas uma reflexão. Peço que leia o texto e depois reflita sobre as 4 perguntas. (Está atividade não precisa ser enviada para a professora).
Habilidade: Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
________________________________________
Atividade de Português de 14 a 18 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 1ª série A
Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos
Gênero: Notícia
Leia o texto abaixo para responder às questões:
PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO.
Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas
24/05/2018
Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.
Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.
"As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.
http://www.sganoticias.com.br/ (Acesso em 18/06/2018)
1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?
a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.
b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.
c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.
d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas.
2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como
a) a manchete.
b) o corpo.
c) o lide.
d) o subtítulo.
3ª) O fato que gerou a notícia foi
a) o bloqueio das estradas.
b) os 500 caminhões estacionados.
c) a movimentação de cargas.
d) as operações internas dentro do porto.
4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada estabelece ideia de
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
Atividade de Tecnologia e Inovação- 14 a 18 setembro de 2020.
Prof.ª Néia – 1ªsérie A
Habilidades:
EF09HI33: Analisar as transformações
nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das
tecnologias digitais de informação e comunicação.
O que é Podcast?
Chegou a
hora de inserir o podcast na sua aula
Como funciona o podcast na
prática?
O aluno irá pesquisar sobre o tema
acima.
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!
Química 1º
Professora: Maristela
Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 - identificar nome, serie e turma
Tábua de logaritmos
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-Hq0x2iEuR0
Resolva os exercícios:
a. log 1
b.log 10
c.log 100
d.log 1 000
e.log 10 000
f.log 100 000
g.log 1 000 000
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Abrir-se a novas experiências
intelectuais, culturais e estéticas, aos aprendizados que serão construídos
nessas experiências e à diversidade de caminhos para a autorrealização que
delas decorre.
#EscolaQueSente - Uma homenagem LIV
com Fernanda Montenegro
https://www.youtube.com/watch?v=6PMjT0_Rj2Q
1-
Do
que mais sente falta da escola?
2-
Aponte
uma melhoria para a escola no retorno das aulas presenciais.
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Participar das interações orais, em sala
de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.
Construindo
um personagem!
Acesse
o link para te ajudar na atividade:
Escolha um filme, série ou peça de teatro que
conheça, e crie um personagem! Siga o roteiro!
Roteiro:
·
Seu nome completo, série e nome da Eletiva:
Expressa-te.
·
Título: Construindo
um personagem!
·
Coloque o nome da série/filme ou peça de teatro
da qual o personagem fará parte. Ex: Personagem criado para a série
“Stranger things”.
·
Nome do personagem:
·
Apelido (se tiver):
·
Idade:
·
Características físicas:
·
Característica incomum:
·
Personalidade:
·
Estilo de vestimenta:
·
Medos e fraquezas:
·
Habilidades:
IMPORTANTE:
A atividade deve ser feita no word, ou no caderno (nesse caso deve ser enviada
uma foto de boa qualidade) e deve ser enviada no grupo de whatssap da Eletiva
ou no e-mail: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
O Marxismo
As
ideias de Marx e Engels deram origem ao marxismo, umas das mais importantes
correntes intelectuais do Ocidente. Após a morte desses autores, a
interpretação de seus textos tornou-se motivo de acirrados debates.
Com
a vitória do partido bolchevique na Rússia, em 1917, e a formação do bloco
soviético alguns anos depois, a interpretação do marxismo vinculada pelo
Partido Comunista da União Soviética tornou-se a versão oficial e relativamente
pouco questionada do pensamento de Marx e Engels. De acordo com essa versão, a
base econômica é determinante de todas as outras instancias da sociedade, como
a política, a cultura, e a educação. Sendo assim, o individuo se anula pois o
que realmente importa não é o trabalhador individual, mas a classe
trabalhadora.
Contudo,
após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em 1956, que
revelou ao mundo os crimes cometidos durante o regime de Josef Stalin
(1879-1953), e a sangrenta invasão da Hungria, no mesmo ano, muitos
intelectuais de esquerda ficaram desiludidos com o marxismo soviético. Grande
parte desses intelectuais, motivados pela publicação de textos da juventude de
Marx, desenvolveu uma interpretação de caráter humanista do pensamento
marxista. De modo geral, o jovem Marx via no trabalhador um agente de
transformação da sociedade, de superação dos diversos tipos de alienação e
artífice de sua própria liberação.
Mesmo
depois do colapso da União Soviética, em 1989, o marxismo continua sendo uma importante
corrente filosófica, uma vez que o
fracasso da experiencia soviética também chamada de socialismo real, não
invalida a crítica marxista da sociedade capitalista, tampouco sua proposta de
transformação social a partir de uma revolução entendida como fenômeno
histórico mundial.
O
marxismo, de fato, tornou-se uma das formas de pensamento de maior influência
no século XX. No entanto, em um dado momento, graças aos novos contextos
sociopolíticos, muitos pensadores perceberam que seriam necessárias uma
retomada e uma remodelagem do marxismo de tal forma que ele fosse ainda
funcional para explicar a realidade do mundo contemporâneo. Um esforço
intelectual nesse sentido ocorreu congregando cientistas políticos e filósofos
marxistas que, insatisfeitos com os rumos das análises de fundo marxista para
aquele momento do capitalismo, fundaram, em 1923, a Escola de Frankfurt.
Para assimilar melhor o conteúdo responda
o Google formulário: https://forms.gle/peXVBCdAVzcNbmgY8
A aula ficará salva no seguinte
endereço: https://classroom.google.com/c/Nzg4NjA5NjM4NTBa/a/MTY3ODE3MTA2OTA1/details