-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

14 setembro, 2020

2ª SÉRIE: 14 A 18 SETEMBRO

 E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Horário das aulas online

________________________________________                                                                       

Evasão escolar

 Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar... 



Atenção Pais e Responsáveis,

Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede. 

Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.


https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/02/governo-de-sp-vai-mandar-sms-a-pais-de-alunos-para-evitar-evasao-escolar.htm

______________________________





                                                             Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. EF01MA04

Escolha dos Jogos.
 Passo a Passo do material para a elaboração.
                                              Manter grupo escolhido em sala de aula.


Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 14/09 a 18/09

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: A Genética e os genes- DNA como o código da vida

HabilidadeReconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.

Responda as atividades no link:  https://forms.gle/7CuAVmR5anuCVcZE7

O código genético

      Cada polipeptídeo é formado por uma sequência específica de aminoácidos determinada pelo RNAm maduro. Sabe-se que existem vinte diferentes aminoácidos (Fig. 5.19) e que cada RNAm maduro é formado por uma sequência de bases nitrogenadas. Como será que as quatro bases nitrogenadas conseguem codificar vinte aminoácidos?
Se considerássemos que cada base codifica um aminoácido, então só poderiam existir quatro aminoácidos, mas existem vinte. Propôs-se, então, que as bases nitrogenadas formariam uma linguagem em código e que cada código corresponderia a um aminoácido. Surgiu, assim, a expressão código genético.


      Inicialmente supôs-se que cada código seria formado pela combinação de duas bases nitrogenadas. Entretanto, quando se faz o cálculo do número de combinações possíveis entre as quatro bases nitrogenadas em grupos de dois, verifica-se que esse número é 16, menor do que o número total de aminoácidos. Desse modo, o código genético não poderia ser formado por pares de bases nitrogenadas.
      Após várias experimentações, chegou-se à conclusão de que os aminoácidos são codificados por trincas de bases nitrogenadas: é o código de trincas ou de tríades. Cada trinca forma um códon (Fig. 5.20).
      A combinação das quatro bases nitrogenadas em grupos de três dá um total de 64 códons. Esse número é muito maior do que o número total de aminoácidos. Entretanto, mostrou-se por meio de experimentos que um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca, havendo, assim, trincas sinônimas. Pelo fato de um aminoácido poder ser codificado por mais de uma trinca, o código genético é dito degenerado.
      Além disso, existem três trincas que não codificam aminoácidos, mas determinam o fim do polipeptídeo.


                                    Figura 5.20. O código genético consiste em 64 códons.

                                           Cada códon é escrito no sentido 5'→ 3', à medida
                                            que aparecem no RNAm. AUG codifica o aminoácido
                                           metionina e é um códon iniciador; UAA, UAG e UGA não
                                           codificam aminoácidos e são códons finalizadores. Os
                                           códigos dos aminoácidos estão em negrito.


Síntese de proteínas: tradução

      O processo de síntese de proteínas denomina-se tradução e dele participam o RNAm (Fig. 5.21), o RNAt (Fig. 5.22) e o RNAr, os dois primeiros esquematicamente representados a seguir:



Toda molécula de RNAm dos eucariontes apresenta:
um códon de iniciação, que é sempre o mesmo(AUG), correspondente ao aminoácido metionina;
vários códons que determinam a sequência dos aminoácidos no polipeptídeo;
um códon de terminação, que marca o final daquela cadeia polipeptídica, podendo ser UAG, UAA ou UGA; só há um deles em cada molécula de RNAm.
      A tradução ocorre em três etapas sucessivas: iniciação, alongamento e terminação.
Na etapa de iniciação a subunidade menor do ribossomo associa-se ao RNAt da metionina e juntos passam a percorrer a molécula de RNAm até encontrarem o códon de iniciação AUG. Quando o encontram, a subunidade maior do ribossomo une-se à subunidade menor (Fig. 5.23).
No ribossomo existem dois sítios (ou regiões) principais:

sítio A, onde ocorre a entrada do aminoácido;
sítio P
, onde fica o polipeptídeo em formação.
Cada RNAt contém um anticódon específico que corresponde ao aminoácido a ser incorporado à cadeia em formação. Suas bases nitrogenadas são complementares às dos códons do RNAm.
O RNAt da metionina fica associado ao sítio P do ribossomo, e o sítio A nesse momento permanece vazio. Portanto, a metionina é o primeiro aminoácido da cadeia polipeptídica.
Tem início, então, a etapa de alongamento. Um RNAt do aminoácido que corresponde ao códon seguinte do RNAm encaixa-se no sítio A. Uma ligação peptídica é estabelecida entre os dois aminoá cidos, e o RNAt da metionina é liberado. O ribossomo desloca-se no RNAm, e os dois aminoácidos unidos passam a ocupar o sítio P, deixando o sítio A vazio.




_______________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA


Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 14/09 a 18/09.

Disciplina: Física

Tema: Ruídos e sons harmônicos; características físicas dos sons

Habilidades: Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.  

 

Responda as atividades no link:  https://forms.gle/AH8sqFYocUmijjS86

                                                Notas Musicais
Para que você possa entender as características envolvidas de uma nota musical, vamos analisar um violão genérico. Como em um berimbau, um cavaquinho ou um violão, temos aqui o caso de uma corda, de comprimento L e densidade linear μ (massa por unidade de comprimento), presa pelas extremidades. Essa corda é mantida esticada por certa força T, que pode ser variada à vontade. Ao tanger a corda, pulsos ondulatórios começam a se propagar, afastando-se da região de perturbação inicial com uma velocidade dada por: v = T/ μ . Note que a velocidade dos pulsos depende da tensão aplicada e da densidade da corda, mas não depende da intensidade com que ela é tangida. O fato de as extremidades estarem fixas gera uma condição particular na qual a onda estacionária é, fisicamente, a única forma estável possível de vibração para a corda. E, entre todas as ondas estacionárias imagináveis, realizam-se de fato aquelas cujos nodos (pontos de amplitude nula) estejam nas extremidades. Essas ondas são chamadas de harmônicos ou frequências naturais de vibração do sistema. Como qualquer um dos harmônicos é produzido na mesma corda, todos possuem a mesma velocidade de propagação. Além disso, cada um dos harmônicos possíveis tem uma frequência que é um múltiplo da frequência do primeiro harmônico, também chamado de harmônico fundamental. Como v=λ .f, o harmônico fundamental tem frequência:
   em que n é o número do harmônico, v é a velocidade de propagação, ƒ é a frequência e λ é o comprimento de onda.

Podemos facilmente distinguir um mesmo som quando produzido por instrumentos diferentes. Essa diferença se deve a uma característica chamada timbre, uma espécie de assinatura ou identidade de cada instrumento musical, de cada fonte sonora. Ao superpor as amplitudes dos diferentes harmônicos à amplitude da frequência fundamental, gera-se uma onda irregular cheia de cristas e vales.
      Quando uma onda sonora atinge nossos ouvidos externos, elas chegam até o tímpano pelo canal auditivo. As vibrações produzidas pelo tímpano atingem os ossos chamados martelo e bigorna, e estes repassam a vibração para o osso estribo, que fica no ouvido interno. Chegando ao ouvido interno, as ondas passam pela cóclea. Os pelos e o líquido existentes nesta cavidade, na forma de um caracol, estimulam as células nervosas, enviando sinais para o cérebro. O ouvido humano pode ouvir a frequência de ondas sonoras de 20 a 20000 Hz. Outros seres vivos podem ouvir frequências maiores ou menores.
Texto elaborado especialmente para o “São Paulo Faz Escola.”

____________________________----------------------------------------------------------------




História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Ordenar os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/ekvDXTiYXobgGWBd6 

_______________________________


Disciplina Geografia- ProfªCristiane
Segue o link para fazer as atividades

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBQjqGNTVuNldsk6YTrR9KFLcMcVYzQYD_63chaGV1L-mniw/viewform

___________________________________________________________________________________________________________

2A e 2B -  Arte

 Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: Ler de forma autônoma. Identificar teses, argumentos e assunto principal em textos de gêneros variados

Leitura, Interpretação, Análise e questionário sobre Tarsila do Amaral e o Modernismo brasileiro.

Realize as atividades do link: ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbd4kCv4-rmXONHHqt9Yrcitw1U8whyfHBcrVa2Fo2_gn6jA/viewform


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Educação física professor Emerson 2° B Atividade física em casa https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnNf8MB4k3xaVzzc-4OjmQSHqn1r77JoX1uX0Wz1apPZdMjg/viewform?usp=sf_link

______________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

Habilidade: Elaborar estratégias de produção e leitura de reportagem

Caros estudantes.

Estou disponibilizando a mesma atividade da semana passada, pois muitos alunos não conseguiram realizá-la. Desta forma, ofereço nova oportunidade de interação com o exercício a todos vocês.

Atenção: quem já respondeu às questões, se quiser, pode respondê-las novamente. Este é o link do formulário: https://forms.gle/Mj2SLq2b76G7PFMb6

_____________________


ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:

https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing


Acessar o formulário abaixo e responde-lo:

https://forms.gle/GUTT1qbTgwDy11Jm9

_______________________________________________________________



Química  2º

Professora: Maristela

https://youtu.be/qkz1WOeLJTk




Enviar no formentini2@gmail.com   ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma

 ______



ELETIVAS MODA CRIANDO E RECRIANDO FASHION SCHOOL


Professora :Maristela

Tire a foto com você segurando sua arte ok! estará concorrendo a um brinde da arte mais criativa então capricha.
Escolha sua atividades a baixo.

https://youtu.be/FOoIcSnPMgA
https://youtu.be/2dp7lE2SDKM
https://youtu.be/k_xm6ZYcBSg



Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627  - identificar nome, serie e turma

_________________________________

Projeto de Vida    -  2º Ano A

  Profª Aurinda Prado

Para a realizar estas atividades veja (reveja) a aula de Projeto de Vida, CMSP do dia 09/09/2020.

Atividades:

1 - Você sente segurança em suas escolhas ou age impulsivamente?

“As escolhas e as decisões regulam o seu caminhar para realização de seus sonhos”

2 - O que a frase acima diz a respeito de nossas escolhas e decisões rumo à realização de nossos sonhos?

3 - Você já teve que lidar com uma decisão difícil?

4 - Houve alguma decisão na sua vida que o (a) fez se desfazer da estrutura que era sua base e segurança? O que aconteceu depois disso?

5 – O que você passou a valorizar mais com a pandemia?

6 –Nesta aula do CMSP vimos um vídeo onde o seu personagem principal mudou radicalmente seu modo de ver a vida e as pessoas, a partir de que momento esta mudança ocorre?

 OBS: Fazer as atividades no caderno, por nome, fotografar e enviar para o professor se tiver dúvidas entre em contato.

 aurinda@prof.educacao.sp.gov.br

(11) 99554-9642



 Prof Paulo Freire

Matemática


Arranjo com repetição


Assista o vídeo :

https://www.youtube.com/watch?v=FPGBMHVYQ5g


Resolva os exercícios:

QUESTÃO1

No meio da “invasão tecnológica” que toma conta de nossas vidas, dona Antônia esqueceu sua senha bancária justamente na hora de efetuar um saque. Ela lembra que a senha é formada por quatro algarismos distintos, sendo o primeiro 5 e o algarismo 6 aparece em alguma outra posição.

Qual é o número máximo de tentativas que o banco deveria permitir para que dona Antônia consiga realizar o saqu

QUESTÃO 2

Para montar um sanduíche, os clientes de uma lanchonete podem escolher:

Um entre os tipos de pão: calabresa, orégano e queijo;

Um entre os tamanhos: pequeno e grande;

De um até cinco entre os tipos de recheio: sardinha, atum, queijo, presunto e salame; sem possibilidade de repetição de recheio num mesmo sanduíche.

Calcule:

a) Quantos sanduíches distintos podem ser montados;

b) O número de sanduíches distintos que um cliente pode montar, se ele não gosta de orégano, só come sanduíches pequenos e deseja dois recheios em cada sanduíche.

 

 QUESTÃO 3

Um jornalista foi designado para cobrir uma reunião de ministros de Estado. Ao chegar ao local da reunião, descobriu que havia terminado. Perguntou ao porteiro o número de ministros presentes e ele disse: “Ao saírem, todos os ministros se cumprimentaram mutuamente, num total de 15 apertos de mão”.

Com base nessa informação, qual foi o número de ministros que estiveram presentes na reunião?

 

QUESTÃO 4

Júlia deseja viajar e levar 5 pares de sapatos, sabendo que ela possui em seu guarda-roupa 12 pares, de quantas maneiras diferentes Júlia poderá escolher 5 pares de sapatos para a sua viagem?

 

QUESTÃO 5

Em época de eleição para o grêmio estudantil do colégio, tiveram 12 candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. De quantos modos diferentes estes candidatos poderão ocupar as vagas deste grêmio?


 Prof Paulo Freire

  Física


Estudo da Luz


Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=DJOzcd0CaDg


Resolva os exercícios:


QUESTÃO 1

Analise as alternativas seguintes e assinale aquela que somente apresente características da luz visível:

a) massa, quantidade de movimento, torque

b) cor, temperatura, carga elétrica

c) intensidade, frequência, polarização

d) intensidade, timbre, altura

e) amplitude, volume e altura

 

QUESTÃO 2

Analise as afirmações a respeito da luz e suas propriedades:

I – A luz é uma forma de radiação eletromagnética.

II – A luz é uma onda de propagação transversal.

III – A luz propaga-se somente em meios materiais.

IV – A luz não pode ser polarizada.

Com base em seus conhecimentos, são corretas:

a) somente I

b) somente II

c) I e II

d) II e III

e) I, III e IV

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E.E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina:TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-2°B. 

Habilidades: Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas.   

Leio o texto e responda no caderno:

 https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/09/12/whatsapp-vai-mudar-veja-5-novidades-do-aplicativo-que-ja-estao-em-testes.htm

Aponte 03 melhorias que gostaria de ver no aplicativo whatssap.

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E.E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina:PROJETO DE VIDA- 2°B.  

Habilidades: Aprender a fazer escolhas em situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as consequências de suas escolhas e ações.

#EscolaQueSente - Uma homenagem LIV com Fernanda Montenegro

https://www.youtube.com/watch?v=6PMjT0_Rj2Q

 Assista ao vídeo e responda no caderno:  

1-    Do que mais sente falta da escola?

2-    Aponte uma melhoria para a escola no retorno das aulas presenciais.

____________________________________________________________