E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Evasão escolar
Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar...
Atenção Pais e Responsáveis,
Visando o combate a evasão escolar, a Secretaria Estadual de Educação entrará em contato via sms com os pais e responsáveis dos alunos da rede.
Vamos juntos evitar e combater a evasão escolar.
______________________________
Atividades
para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 14/09 a 18/09
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: A Genética e
os genes- DNA como o código da vida
Habilidade: Reconhecer o DNA como um polímero formado por
unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar
o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o
papel desempenhado pela molécula do DNA.
Responda as atividades no link:
https://forms.gle/7CuAVmR5anuCVcZE7
O código genético
Cada polipeptídeo é
formado por uma sequência específica de aminoácidos determinada pelo RNAm
maduro. Sabe-se que existem vinte diferentes aminoácidos (Fig. 5.19) e que cada
RNAm maduro é formado por uma sequência de bases nitrogenadas. Como será que as
quatro bases nitrogenadas conseguem codificar vinte aminoácidos?
Se considerássemos que cada base codifica um aminoácido, então só poderiam
existir quatro aminoácidos, mas existem vinte. Propôs-se, então, que as bases
nitrogenadas formariam uma linguagem em código e que cada código corresponderia
a um aminoácido. Surgiu, assim, a expressão código genético.
Inicialmente
supôs-se que cada código seria formado pela combinação de duas bases
nitrogenadas. Entretanto, quando se faz o cálculo do número de combinações
possíveis entre as quatro bases nitrogenadas em grupos de dois, verifica-se que
esse número é 16, menor do que o número total de aminoácidos. Desse modo, o
código genético não poderia ser formado por pares de bases nitrogenadas.
Após várias experimentações,
chegou-se à conclusão de que os aminoácidos são codificados por trincas de
bases nitrogenadas: é o código de trincas ou de tríades. Cada
trinca forma um códon (Fig. 5.20).
A combinação das quatro bases
nitrogenadas em grupos de três dá um total de 64 códons. Esse número é muito
maior do que o número total de aminoácidos. Entretanto, mostrou-se por meio de
experimentos que um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de uma
trinca, havendo, assim, trincas sinônimas. Pelo fato de um aminoácido poder ser
codificado por mais de uma trinca, o código genético é dito degenerado.
Além disso, existem três trincas
que não codificam aminoácidos, mas determinam o fim do polipeptídeo.
Cada códon é escrito no sentido 5'→ 3', à medida
que aparecem no RNAm. AUG codifica o aminoácido
metionina e é um códon iniciador; UAA, UAG e UGA não
codificam aminoácidos e são códons finalizadores. Os
códigos dos aminoácidos estão em negrito.
Síntese de proteínas: tradução
O processo de
síntese de proteínas denomina-se tradução e dele participam o RNAm (Fig. 5.21),
o RNAt (Fig. 5.22) e o RNAr, os dois primeiros esquematicamente representados a
seguir:
Toda molécula de RNAm dos eucariontes apresenta:
•
um
códon de iniciação, que é sempre o mesmo(AUG), correspondente ao
aminoácido metionina;
•
vários códons que determinam a sequência dos
aminoácidos no polipeptídeo;
•
um
códon de terminação, que marca o final daquela cadeia polipeptídica,
podendo ser UAG, UAA ou UGA; só há um deles em cada
molécula de RNAm.
A tradução ocorre em três etapas
sucessivas: iniciação, alongamento e terminação.
Na etapa de iniciação a subunidade menor do ribossomo associa-se ao RNAt
da metionina e juntos passam a percorrer a molécula de RNAm até encontrarem o
códon de iniciação AUG. Quando o encontram, a subunidade maior do ribossomo
une-se à subunidade menor (Fig. 5.23).
No ribossomo existem dois sítios (ou regiões) principais:
• sítio A, onde ocorre a entrada do aminoácido;
•
sítio P, onde fica o polipeptídeo em formação.
Cada RNAt contém um anticódon específico que corresponde ao aminoácido a
ser incorporado à cadeia em formação. Suas bases nitrogenadas são
complementares às dos códons do RNAm.
O RNAt da metionina fica associado ao sítio P do ribossomo, e o sítio A
nesse momento permanece vazio. Portanto, a metionina é o primeiro
aminoácido da cadeia polipeptídica.
Tem início, então, a etapa de alongamento. Um RNAt do aminoácido que
corresponde ao códon seguinte do RNAm encaixa-se no sítio A. Uma ligação
peptídica é estabelecida entre os dois aminoá cidos, e o RNAt da metionina é
liberado. O ribossomo desloca-se no RNAm, e os dois aminoácidos unidos passam a
ocupar o sítio P, deixando o sítio A vazio.
_______________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 14/09 a 18/09.
Disciplina: Física
Tema: Ruídos e sons
harmônicos; características físicas dos sons
Habilidades: Reconhecer a
constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos,
fenômenos e sistemas que produzem sons.
Responda as atividades no link: https://forms.gle/AH8sqFYocUmijjS86
Notas Musicais
Para que você possa entender as
características envolvidas de uma nota musical, vamos analisar um violão
genérico. Como em um berimbau, um cavaquinho ou um violão, temos aqui o caso de
uma corda,
de comprimento L e densidade linear μ (massa por unidade de comprimento), presa
pelas extremidades.
Essa corda é mantida esticada por certa força T, que pode ser variada à
vontade. Ao tanger
a corda, pulsos ondulatórios começam a se propagar, afastando-se da região de
perturbação inicial
com uma velocidade dada por: v = T/ μ . Note
que a velocidade dos pulsos depende da tensão aplicada
e da densidade da corda, mas não depende da intensidade com que ela é tangida.
O fato de as
extremidades estarem fixas gera uma condição particular na qual a onda
estacionária é, fisicamente, a única forma estável possível de vibração para
a corda. E, entre todas as ondas estacionárias imagináveis, realizam-se de fato
aquelas cujos nodos (pontos de amplitude nula) estejam nas extremidades. Essas
ondas são chamadas de
harmônicos ou frequências naturais de vibração do sistema. Como qualquer
um dos harmônicos é
produzido na mesma corda, todos possuem a mesma velocidade de propagação. Além
disso, cada um dos harmônicos possíveis tem uma frequência que é um múltiplo da
frequência do
primeiro harmônico, também chamado de harmônico fundamental. Como v=λ .f, o harmônico fundamental tem
frequência: em
que n é o número do harmônico, v é a velocidade de propagação,
ƒ é a frequência e λ é o comprimento de onda.
Podemos facilmente distinguir
um mesmo som quando produzido por instrumentos diferentes. Essa diferença
se deve a uma característica chamada timbre, uma espécie de assinatura ou
identidade de cada
instrumento musical, de cada fonte sonora. Ao superpor as amplitudes dos
diferentes harmônicos à amplitude da frequência fundamental, gera-se
uma onda irregular cheia de cristas e vales.
Quando uma onda sonora atinge nossos
ouvidos externos, elas chegam até o tímpano pelo canal auditivo. As vibrações
produzidas pelo tímpano atingem os ossos chamados martelo e bigorna, e estes
repassam a vibração
para o osso estribo, que fica no ouvido interno. Chegando ao ouvido interno, as
ondas passam pela
cóclea. Os pelos e o líquido existentes nesta cavidade, na forma de um caracol,
estimulam as células
nervosas, enviando sinais para o cérebro. O ouvido humano pode ouvir a
frequência de
ondas sonoras de 20 a 20000 Hz. Outros seres vivos podem ouvir frequências
maiores ou menores.
Texto elaborado
especialmente para o “São Paulo Faz Escola.”
História
2ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Ordenar
os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa,
relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/ekvDXTiYXobgGWBd6
_______________________________
2A e 2B - Arte
Prof. Anderson Sanchez.
Realize as atividades do link: ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbd4kCv4-rmXONHHqt9Yrcitw1U8whyfHBcrVa2Fo2_gn6jA/viewform
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
Habilidade: Elaborar
estratégias de produção e leitura de reportagem
Caros
estudantes.
Estou
disponibilizando a mesma atividade da semana passada, pois muitos alunos não
conseguiram realizá-la. Desta forma, ofereço nova oportunidade de interação com
o exercício a todos vocês.
Atenção:
quem já respondeu às questões, se quiser, pode respondê-las novamente. Este é o
link do formulário: https://forms.gle/Mj2SLq2b76G7PFMb6
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Profª Mileni
Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:
https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing
Acessar o formulário abaixo e responde-lo:
https://forms.gle/GUTT1qbTgwDy11Jm9
_______________________________________________________________
Química 2º
Professora: Maristela
Enviar no formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 - identificar nome, serie e turma
______
Projeto de Vida - 2º Ano A
Profª Aurinda Prado
Para a realizar estas atividades veja (reveja) a aula de Projeto
de Vida, CMSP do dia 09/09/2020.
Atividades:
1 - Você sente segurança em suas escolhas ou age
impulsivamente?
“As escolhas e as decisões regulam o seu caminhar para
realização de seus sonhos”
2 - O que a frase acima diz a respeito de nossas escolhas e
decisões rumo à realização de nossos sonhos?
3 - Você já teve que lidar com uma decisão difícil?
4 - Houve alguma decisão na sua vida que o (a) fez se
desfazer da estrutura que era sua base e segurança? O que aconteceu depois
disso?
5 – O que você passou a valorizar mais com a pandemia?
6 –Nesta aula do CMSP vimos um vídeo onde o seu personagem
principal mudou radicalmente seu modo de ver a vida e as pessoas, a partir de
que momento esta mudança ocorre?
OBS: Fazer as
atividades no caderno, por nome, fotografar e enviar para o professor se tiver
dúvidas entre em contato.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
(11) 99554-9642
Prof Paulo Freire
Matemática
Arranjo com repetição
Assista o vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=FPGBMHVYQ5g
Resolva os exercícios:
QUESTÃO1
No meio da “invasão tecnológica” que toma conta de nossas vidas, dona Antônia esqueceu sua senha bancária justamente na hora de efetuar um saque. Ela lembra que a senha é formada por quatro algarismos distintos, sendo o primeiro 5 e o algarismo 6 aparece em alguma outra posição.
Qual é o número máximo de tentativas que o banco deveria permitir para que dona Antônia consiga realizar o saqu
QUESTÃO 2
Para montar um sanduíche, os clientes de uma lanchonete podem escolher:
• Um entre os tipos de pão: calabresa, orégano e queijo;
• Um entre os tamanhos: pequeno e grande;
• De um até cinco entre os tipos de recheio: sardinha, atum, queijo, presunto e salame; sem possibilidade de repetição de recheio num mesmo sanduíche.
Calcule:
a) Quantos sanduíches distintos podem ser montados;
b) O número de sanduíches distintos que um cliente pode montar, se ele não gosta de orégano, só come sanduíches pequenos e deseja dois recheios em cada sanduíche.
QUESTÃO 3
Um jornalista foi designado para cobrir uma reunião de ministros de Estado. Ao chegar ao local da reunião, descobriu que havia terminado. Perguntou ao porteiro o número de ministros presentes e ele disse: “Ao saírem, todos os ministros se cumprimentaram mutuamente, num total de 15 apertos de mão”.
Com base nessa informação, qual foi o número de ministros que estiveram presentes na reunião?
QUESTÃO 4
Júlia deseja viajar e levar 5 pares de sapatos, sabendo que ela possui em seu guarda-roupa 12 pares, de quantas maneiras diferentes Júlia poderá escolher 5 pares de sapatos para a sua viagem?
QUESTÃO 5
Em época de eleição para o grêmio estudantil do colégio, tiveram 12 candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. De quantos modos diferentes estes candidatos poderão ocupar as vagas deste grêmio?
Prof Paulo Freire
Física
Estudo da Luz
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DJOzcd0CaDg
Resolva os exercícios:
QUESTÃO 1
Analise as alternativas seguintes e assinale aquela que somente apresente características da luz visível:
a) massa, quantidade de movimento, torque
b) cor, temperatura, carga elétrica
c) intensidade, frequência, polarização
d) intensidade, timbre, altura
e) amplitude, volume e altura
QUESTÃO 2
Analise as afirmações a respeito da luz e suas propriedades:
I – A luz é uma forma de radiação eletromagnética.
II – A luz é uma onda de propagação transversal.
III – A luz propaga-se somente em meios materiais.
IV – A luz não pode ser polarizada.
Com base em seus conhecimentos, são corretas:
a) somente I
b) somente II
c) I e II
d) II e III
e) I, III e IV
____________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-2°B.
Habilidades: Identificar e compreender os recursos,
programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais,
utilizando-os para resolução de problemas.
Leio o
texto e responda no caderno:
Aponte
03 melhorias que gostaria de ver no aplicativo whatssap.
____________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Aprender a fazer escolhas em
situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as
consequências de suas escolhas e ações.
#EscolaQueSente - Uma homenagem LIV
com Fernanda Montenegro
https://www.youtube.com/watch?v=6PMjT0_Rj2Q
Assista ao vídeo e responda no caderno:
1-
Do
que mais sente falta da escola?
2-
Aponte
uma melhoria para a escola no retorno das aulas presenciais.
____________________________________________________________