-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

30 agosto, 2020

9º ANO - 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Horário das aulas online

Matemática 9ºANO C – Profª Magaly Greggio

Habilidade: (EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais 2º grau. 

Olá pessoal, essa semana vamos dar continuidade a atividade da semana passada com um formulário. É muito importante que vocês assistam os vídeos recomendados e utilizem como auxílio um resumo que estou enviando para vocês no grupo do WhatsApp da sala. Bons estudos!

Vídeos

Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=toAaUBwitFE

Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=qYQllsg8ka8

Formulário

Link: https://forms.gle/ZmdrJDmik5kXmsqt5



Professor Danilo- Matemática 9A&B
 Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).EF09MA02 
________________________________



______________________

9º anos A, B e C - Inglês

Teacher Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 31/08/2020 a 04/09/2020

Habilidades:

(EF09LI02)   Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

 

STORYBOARD

 

Hello dear, how are you?!!!

 

Vocês leram, na nossa última atividade o conto “The black cat”, de Edgar Allan Poe. Um clássico da Literatura Inglesa, escrito por um autor reconhecido e valorizado no mundo por sua maneira única de escrever e abordar temas sobrenaturais. Válido para estudantes que desejam conhecer diferentes textos e ampliar seus conhecimentos culturais. Espero que tenham gostado!

 

Nessa semana, ainda trabalharemos com um clássico, mais leve e curto, como solicitado.

 

Please, read the text below:

 



 

Observem que a história é contada através das palavras, de forma resumida e distribuída entre os quadrinhos, que acompanham imagens que ilustram cada parte da história. Esse formato de apresentar/contar uma história, se chama storyboard. l

 

Após ler o conto, vocês criarão o seu próprio storyboard sobre um outro conto, um que você goste e que fez parte da sua infância.Ele deve ser feito como esse modelo acima (pode ser a mão, ou digital, para quem tem essa habilidade).

 

Neste link tem orientações de como criar um bom storyboard:

 

https://pt.wikihow.com/Criar-um-Storyboard

 

Os trechos da história que ajudarão a compor o seu storyboard devem estar em inglês, por isso, é importante escrever os trechos que contarão a sua história e, em seguida, passar para o inglês, antes de colocar nos quadrinhos. 

 

Terminado o seu Trabalho, basta enviar via WhatsApp.

  

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________

9º ano C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 31/08/2020 a 04/09/2020

Habilidades:

EF69LP07B  "Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação."

 

REDAÇÃO EPTV



Todos os anos os alunos do 9º ano têm a oportunidade de participar no concurso de redações EPTV na Escola. Chegou a vez de vocês!!!

 

Por conta da pandemia, os vencedores do concurso não poderão ir conhecer os estúdios da emissora de televisão, porém há outros prêmios em jogo:

 

“Desta vez, cada vencedor receberá uma TV full HD de 32 polegadas. Os professores orientadores desses alunos ganham um Kindle (dispositivo para leitura de livros em formato digital) e a escola do primeiro colocado ganha um data show”, afirma.

(Fonte: https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/noticia/as-novidades-do-projeto-eptv-na-escola-2020.ghtml)

 

O tema da redação é “A tecnologia que melhora o mundo, melhora mesmo a minha vida?”. Dentro deste tema você pode escolher um gênero textual para expor a sua opinião (pode escrever um poema, um artigo de opinião, uma carta, etc).

 

Vocês podem digitar a redação em enviar em arquivo PDF. Eu farei correções, anotações e darei dicas necessárias para que vocês possam melhorar o texto no que for possível.

 

Eu enviarei um convite do Meet, para conversarmos on-line sobre esse tema, e para vocês poderem tirar as dúvidas sobre a criação do texto. Será uma conversa informal, com o objetivo de deixar o tema mais claro para vocês!

 

A primeira versão da Redação deve ser entregue até sexta-feira (04/09/2020). Valerá nota para todos os que entregarem e serão escolhidos os 4 melhores textos para serem encaminhados para análise e concorrer ao prêmio.

 

Aguardem o convite para a nossa conversa, que será enado pelo grupo de WhatsApp, com o dia e a hora para nos conectarmos.

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________   

História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/YnvVAc1DtLYB15S18  

_________________________

  Eletiva – Profissões -Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/XKHPyk1n33d9XNqd8 

___________________________

                         9º ano C -  Eletiva

                                    Prof. Anderson Sanchez.

Habilidades: -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.

Realize as atividades do link a seguir: ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBQa2C80Xf0NSEc-TclnMicJ83Mf7kUC3SxgrdQwtmwDQ-VA/viewform

_________________________________________________________


              9º ano A e 9º ano B -  Arte

                              Prof. Anderson Sanchez.

Habilidade: (EF09AR28) Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.

Realize as atividades do link a seguir: ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezyyFUZ8CPdPh7JE2p5T8qXC84hzJKgTgg3S1Qs92ZXJJ6tQ/viewform


__________________________________________________________

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 31/08  a 04/09

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                             3ºBIMESTRE      

TEMA: Evolução biológica

Habilidades: Ter noções sobre evolução biológica, discutindo processos responsáveis pela atual
diversidade dos seres vivos.; Conhecer algumas evidências da evolução biológica.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/HkTYuD3Xp6tuztLeA

Breve histórico do evolucionismo

Diferentes explicações já foram dadas para a origem e a evolução das espécies.

Fixismo e evolucionismo

      Embora a ideia de um mundo em constante transformação não fosse estranha desde a Antiguidade, até a metade do século XIX, a maioria das pessoas acreditava que todas as espécies se mantinham inalteradas ao longo das gerações. De acordo com essa ideia, que passou a ser conhecida como fixismo, as espécies eram imutáveis.
      Em meados do século XVIII, começou a ganhar força entre os cientistas uma visão na qual a regra era a mudança em tudo o que existia, desde os astros, passando pelo relevo e pelos seres vivos. Esse pensamento ficou conhecido como transformismo ou evolucionismo. De acordo com
essas ideias, os seres vivos não são imutáveis; ao contrário, as espécies sofrem transformações ao longo do tempo.

      Um dos primeiros estudiosos a defender o transformismo foi o naturalista francês Georges-Louis Leclerc (1707-1788), conhecido como conde de Buffon. Ele acreditava que as espécies se modificavam, mas de maneira restrita, obedecendo ao que ele chamava de molde interno. Sua teoria continha ideias evolucionistas, mas esbarrou em limitações relacionadas ao que se conhecia sobre a transmissão das características hereditárias na época.

A teoria de Lamarck

      Aproximadamente 50 anos depois de Buffon, o naturalista francês Jean-Baptiste Pierre Antoine
de Monet (1744-1829), conhecido por seu título de Cavaleiro de Lamarck, propôs uma nova teoria
sobre as transformações das espécies, sustentando a ideia do evolucionismo.
      De acordo com Lamarck, o processo evolutivo consistia em uma escalada de complexidade, ou
seja, os seres vivos primitivos se transformariam gradualmente, ficando cada vez mais complexos
ao longo do tempo.
      Lamarck também apresentou o conceito de adaptação, que seria, simplificadamente, a aquisição de características que aumentam a probabilidade de sobrevivência e reprodução de um organismo em determinado ambiente. Ele acreditava que alterações no ambiente levariam a modificações nas espécies, de acordo com suas necessidades para sobreviver.


      Os organismos passariam, por exemplo, a usar mais certas partes do corpo em detrimento de outras. As partes mais usadas se desenvolveriam, enquanto as menos utilizadas atrofiariam. Essa premissa ficou conhecida como lei do uso e desuso. Assim como a maioria das pessoas da época, Lamarck acreditava que as modificações de estruturas decorrentes do uso e do desuso poderiam ser transmitidas para as próximas gerações, estabelecendo a lei da transmissão (ou herança) dos caracteres adquiridos. Segundo a teoria de Lamarck, por exemplo, macacos de algumas espécies
teriam desenvolvido cauda longa e forte como resposta ao ambiente, que os obrigava a se equilibrar em árvores para obter alimentos, e essa característica teria sido transmitida às próximas gerações.
Na época, Lamarck não dispunha dos conhecimentos sobre hereditariedade que temos atualmente. Hoje, sabe-se que uma característica adquirida ao longo da vida de um ser vivo não é transmitida aos descendentes, a menos que seja decorrente de uma alteração genética
nos gametas.
      A teoria de Lamarck contribuiu muito para a compreensão dos mecanismos evolutivos, ao chamar a atenção para o fato de os organismos estarem adaptados ao ambiente em que vivem e por ter proposto uma explicação de como essa adaptação ocorreu ao longo de sucessivas gerações.

A teoria de Darwin e Wallace

      Em 1831, o inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) embarcou no navio HMS Beagle como naturalista de bordo. Uma das missões da viagem era percorrer diversos locais do mundo e mapear áreas pouco exploradas. Darwin aproveitou a viagem para coletar dados sobre as rochas e os seres
vivos dessas regiões.

      A seguir são destacados alguns fatos relevantes dessa expedição.
• Na região da Patagônia (sul da América do Sul), Darwin encontrou fósseis de animais gigantes, como o da preguiça-gigante, também conhecida como megatério, extinta há cerca de 11 mil anos. Comparando-os com animais atuais, Darwin notou muitas semelhanças, embora as preguiças viventes fossem bem menores.
• Na Cordilheira dos Andes, no Chile, Darwin encontrou diversos fósseis de animais marinhos nas montanhas. Ele imaginou que a única explicação possível para aquele fato era que, em um passado remoto, aquelas montanhas estiveram no fundo de um oceano.
• No arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, Darwin observou que várias daquelas ilhas eram colonizadas por espécies distintas de pássaros tentilhões, que exibiam bicos adaptados a diferentes hábitos alimentares.
      Como essas aves se assemelhavam muito a exemplares vistos na América do Sul, Darwin supôs que elas seriam descendentes de ancestrais sul-americanos que migraram e se diversificaram nas ilhas Galápagos.

      As tartarugas de Galápagos podem atingir até 300 kg e 1,8 m de comprimento. Desde a chegada desses animais ao arquipélago, há milhões de anos, eles se alimentam de plantas encontradas nessas ilhas vulcânicas. Darwin constatou que as populações de tartarugas apresentavam diferenças relacionadas com as condições ambientais particulares de cada ilha. As tartarugas que habitam as ilhas cuja vegetação é composta de plantas mais altas apresentam projeções
em sua carapaça, logo acima do pescoço. Essa característica permite que o pescoço se mova para cima, ajudando-as a se alimentar das plantas mais altas. Nas ilhas mais áridas, as tartarugas não apresentam essas projeções e se alimentam das plantas mais baixas, típicas desses locais.
      Essas observações, aliadas a outras evidências constatadas por Darwin, contradiziam a teoria mais aceita na época, de que a Terra era imutável, habitada por seres vivos que nunca se modificam.
      A leitura do livro Ensaio sobre o princípio da população (1798), do economista britânico Thomas Malthus (1766-1834), também contribuiu para a elaboração da teoria darwiniana. O livro tratava do grande crescimento da população humana em contraste com o lento crescimento da produção de alimento, sugerindo que haveria competição por alimentos e apenas os que tivessem acesso a eles sobreviveriam.
      Darwin inferiu que, se a espécie humana passa por uma seleção decorrente da escassez de alimento, as demais espécies de seres vivos também passariam. Surgia, assim, o conceito de seleção natural.
      Em 1856, o naturalista britânico Alfred Russel Wallace (1823-1913) enviou a Darwin um manuscrito com a descrição do processo de seleção natural, pedindo-lhe que avaliasse suas ideias. Ao ler o manuscrito, Darwin concluiu que ele e Wallace haviam chegado, de forma independente, às
mesmas conclusões. Wallace concebera a teoria de evolução por seleção natural, também influenciado pela obra de Malthus e por evidências obtidas em suas viagens para a América do Sul e para o arquipélago Malaio, onde estudou plantas, insetos, aves e outros animais. Wallace e Darwin
apresentaram seus trabalhos sobre a teoria evolutiva com base na seleção natural em um encontro da Sociedade Lineana, em Londres, em 1858. O trabalho de Darwin foi publicado em 1859 como um livro, A origem das espécies.

      Segundo a teoria elaborada por Darwin e Wallace, a diversificação das espécies e a adaptação delas ao ambiente ocorrem pelo processo de seleção natural que atua ao longo de várias gerações.

      Outro aspecto importante da teoria é a ideia de ancestralidade, segundo a qual espécies semelhantes descendem de um ancestral comum. Dessa forma, partindo do mesmo ancestral, as espécies divergiram, acumulando características que as distinguem atualmente e as tornam adaptadas aos seus ambientes.

 

________________________________________________________

ARTE

( 9º ANO C )

Prof. Michelle


Atividade: Faça uma pesquisa sobre a pintura do teto da capela Sistina, feita por Michelangelo entre 1508 a 1512, escreva o que achar relevante, em seu caderno de desenho. Se possível imprima a obra ou desenhe-a.

________________________-___________________________

PROJETO DE VIDA
Prof. Michelle
( 9º ano A e B )

Copie ou cole o texto abaixo no caderno de projeto de vida.

1. Responda com suas palavras o que você entendeu do texto.

2. Faça um desenho representando o texto.

 


_________________________________________________

Eletiva de Fotografia - Professora Regiane
 

Acesse o link abaixo e responda as atividades.

https://forms.gle/tVVeWuNHcDoLfqiT8

____________________________________

 


Educação física professor Emerson 9°B


Atividades de jogos de tabuleiros


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3fnVJb5SRFvZTvymy_YG5210UgjI1AAI8VLo-CKqWpYJ7gA/viewform?usp=sf_link


________________________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9ºB

PROFª GRAZIELLE

TEMA: TECNOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS


______________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C

Objetivo: Promover o exercício do autoconhecimento de modo que os estudantes possam se reconhecer como adolescentes.

Atividade baseada na página 60 do caderno do aluno.

Para saber mais:

Fanzines são publicações simples, independentes e baratas. Historicamente, foram utilizadas como um modo dos artistas e comunicadores disseminarem suas produções e ideias (em muitos casos, como o próprio nome sugere, eram publicações feitas por fãs de bandas, séries, livros e outros produtos culturais, que publicavam informações e pontos de vista sobre o que gostavam). Não há um formato único ou ideal de Fanzine – cada pessoa constrói sua publicação com liberdade e criatividade, desenvolvendo competências relacionadas à autogestão e à abertura para o novo, e buscando passar suas mensagens da melhor maneira possível.

 

Nessa atividade, você produzirá um FANZINE, retratando de forma criativa suas projeções de futuro.

Veja como é fácil fazer, assista os 3 links abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA

https://www.youtube.com/watch?v=yIZJb0ATPR8

https://www.youtube.com/watch?v=pu-xNYWSO6Q

 

Após o termino envie para o WhatsApp 996460862

________________________________________________________________________



Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A

Objetivo: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

 

Atividade baseada na página 46 e 47 do caderno do aluno.

APRENDENDO A PROGRAMAR

Qual linguagem o computador usa?

Você já parou para se perguntar sobre como o computador consegue armazenar e exibir informações? O computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em apenas dois números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a gente por meio de uma linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero ou é um. Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras, imagens e sons podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a essa pergunta, nós precisamos aprender sobre os números binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática.

Assista a essas duas vídeo aulas muito importante.

https://www.youtube.com/watch?v=A_Gk-sh18n4

https://www.youtube.com/watch?v=0Jv2Cea6qgA

Vamos lá depois que assistir aos 2 vídeos transforme em linguagem binária os números decimais abaixo:

02

60

31

08

Agora, vamos fazer o inverso: descubra o número decimal dos números binários abaixo.

001101

001111

100001

000111

Após o termino envie para o WhatsApp 996460862


_________________________________________________________________________________

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.  

 Habilidades: Estratégias de produção; planejamento e produção de apresentações orais. 

A morte do ator protagonista do filme "Pantera Negra"-Chadwick Boseman, causou grande comoção nos últimos dias. Sua morte significou também a perda de um ídolo da representatividade negra na indústria cinematográfica. Muitos são os relatos de pessoas que foram profundamente marcadas pelo papel desempenhado pelo ator.

E você? Existe um (a) artista que tenha lhe marcado com sua atuação em algum filme, novela, seriado, peça de teatro, etc?  

Você vai contar isso em vídeo! Você irá responder as  perguntas do roteiro frente a câmera como se fosse uma entrevista.

Grave um vídeo (máximo 3 min). 

ROTEIRO: 

1-Apresentação: Seu nome completo, série e o nome da eletiva: Expressa-te.

2-Nome do(a) artista que te marcou.

3-Nome da obra realizada: peça de teatro, filme, seriado, etc.

4-Qual o papel representado pelo (a) artista na obra: cantor (a), dançarino (a), super-herói (heroína), etc.  

5-Explique por qual motivo a atuação lhe marcou.

Obs: Envie o vídeo em nosso grupo de whatssap ou para o número 993965461. O vídeo fará parte da culminância da Eletiva e será considerado para a nota final!

______________________________________________________________



Atividade de Português – 31 a 04 de setembro de 2020.

Profª Néia – 9º ano A,B

Habilidades: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos  e levando em conta  características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos, charges, populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Gênero: Anúncio Publicitário (Propaganda), Charge, intertextualidade

Leia o texto e depois responda às questões:


1. O texto que você leu pertence ao gênero charge. Então, qual a sua tipologia?

a) Narrativa.

b) Descritiva.

c) Argumentativa.

d) Expositiva. 

 

Leia o anúncio e responda a questão abaixo

2. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de

a) publicidade.

b) plágio.

c) cópia.

d) intertextualidade


Leia o anúncio e responda a questão abaixo

  

 3. Esta imagem foi inspirada na famosa pintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Neste caso, ela tem como objetivo

a) reproduzir as qualidades do original.

b) provocar humor.

c) emocionar o leitor.

d) informar sobre um acontecimento


Leia o anúncio e responda a questão abaixo

 

 4. A publicidade está interagindo com outro texto, que é

a) uma música.

b) um filme.

c) uma animação.

d) uma imagem


Leia o anúncio e responda a questão abaixo

 

5. Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que

a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.

b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.

c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.

d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 

 

__________________________________________________

Disciplina Geografia-Professora:Cristiane

link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3z-lYFS3S1vR4fubkoutD_0ApHM9AxyB4E5mlNQPySiTvEg/viewform
_________________________________________________________________________________


ELETIVA: Show Fashon   -   Profª Aurinda

Atividade desta semana: Leitura da reportagem do Site abaixo, que os levara a conhecer um pouco da moda dos anos 70 e assim responder as questões que seguem (2,5 pontos cada).

 

https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/anos-70/

A roupa dos anos 70 em fotos originais da década

Leia a Reportagem, e responda as questões abaixo

1  - O primeiro paragrafo tem algo a  ver com sustentabilidade? Explique.

2  - O uso do jeans, cresceu muito nesta epoca, um forte ditador ou influenciador de moda e consumo eram?

3  - Cite alguns nomes de estilistas famosos e disputados pelas damas da sociedade paulista e carioca.

4  - Quais as proncipais caracteristicas das roupas femininas e masculinas desta decada?

 

Realizar atividade no caderno, com nome completo, número e série e encaminhar para professora, qualquer dúvida entrar em contato.

 

aurinda@prof.educacao.sp.gov.br