E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Horário das aulas online
Matemática 9ºANO C – Profª Magaly Greggio
Habilidade: (EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais 2º grau.
Olá pessoal, essa semana vamos dar continuidade a
atividade da semana passada com um formulário. É muito importante que vocês
assistam os vídeos recomendados e utilizem como auxílio um resumo que estou
enviando para vocês no grupo do WhatsApp da sala. Bons estudos!
Vídeos
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=toAaUBwitFE
Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=qYQllsg8ka8
Formulário
9º anos A, B e C - Inglês
Teacher Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 31/08/2020
a 04/09/2020
Habilidades: (EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio
de tomada de notas. |
STORYBOARD
Hello dear, how are
you?!!!
Vocês leram, na nossa última
atividade o conto “The black cat”, de Edgar Allan Poe. Um clássico da Literatura
Inglesa, escrito por um autor reconhecido e valorizado no mundo por sua maneira
única de escrever e abordar temas sobrenaturais. Válido para estudantes que
desejam conhecer diferentes textos e ampliar seus conhecimentos culturais.
Espero que tenham gostado!
Nessa semana, ainda
trabalharemos com um clássico, mais leve e curto, como solicitado.
Please, read the text
below:
Observem que a história
é contada através das palavras, de forma resumida e distribuída entre os
quadrinhos, que acompanham imagens que ilustram cada parte da história. Esse
formato de apresentar/contar uma história, se chama storyboard. l
Após ler o conto, vocês
criarão o seu próprio storyboard sobre um outro conto, um
que você goste e que fez parte da sua infância.Ele deve ser feito como esse
modelo acima (pode ser a mão, ou digital, para quem tem essa habilidade).
Neste link tem
orientações de como criar um bom storyboard:
https://pt.wikihow.com/Criar-um-Storyboard
Os trechos da história que ajudarão a compor o seu storyboard
devem estar em inglês, por isso, é importante escrever os trechos que
contarão a sua história e, em seguida, passar para o inglês, antes de colocar
nos quadrinhos.
Terminado o seu Trabalho,
basta enviar via WhatsApp.
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 31/08/2020
a 04/09/2020
Habilidades: EF69LP07B "Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação." |
REDAÇÃO EPTV
Todos os anos os alunos do 9º ano têm a oportunidade de participar no concurso de redações EPTV na Escola. Chegou a vez de vocês!!!
Por conta da pandemia,
os vencedores do concurso não poderão ir conhecer os estúdios da emissora de
televisão, porém há outros prêmios em jogo:
“Desta vez, cada vencedor receberá uma TV full HD de 32 polegadas. Os
professores orientadores desses alunos ganham um Kindle (dispositivo para
leitura de livros em formato digital) e a escola do primeiro colocado ganha um
data show”, afirma.
(Fonte: https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/noticia/as-novidades-do-projeto-eptv-na-escola-2020.ghtml)
O tema da redação é “A
tecnologia que melhora o mundo, melhora mesmo a minha vida?”. Dentro
deste tema você pode escolher um gênero textual para expor a sua opinião (pode
escrever um poema, um artigo de opinião, uma carta, etc).
Vocês podem digitar a
redação em enviar em arquivo PDF. Eu farei correções, anotações e darei dicas
necessárias para que vocês possam melhorar o texto no que for possível.
Eu enviarei um convite
do Meet, para conversarmos on-line
sobre esse tema, e para vocês poderem tirar as dúvidas sobre a criação do
texto. Será uma conversa informal, com o objetivo de deixar o tema mais claro
para vocês!
A primeira versão da
Redação deve ser entregue até sexta-feira (04/09/2020). Valerá nota para todos
os que entregarem e serão escolhidos os 4 melhores textos para serem
encaminhados para análise e concorrer ao prêmio.
Aguardem o convite para a nossa conversa, que
será enado pelo grupo de WhatsApp, com o dia e a hora para nos conectarmos.
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: Identificar
e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/YnvVAc1DtLYB15S18
_________________________
Eletiva – Profissões -Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/XKHPyk1n33d9XNqd8
___________________________
9º
ano C - Eletiva
Prof. Anderson Sanchez.
Habilidades: -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.
Realize as atividades do link a seguir: ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBQa2C80Xf0NSEc-TclnMicJ83Mf7kUC3SxgrdQwtmwDQ-VA/viewform
_________________________________________________________
9º
ano A e 9º ano B - Arte
Prof. Anderson Sanchez.
Habilidade: (EF09AR28) Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.
Realize as atividades do link a seguir: ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #04 31/08 a 04/09
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezyyFUZ8CPdPh7JE2p5T8qXC84hzJKgTgg3S1Qs92ZXJJ6tQ/viewform__________________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 31/08 a 04/09
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3ºBIMESTRE
TEMA: Evolução biológica
Habilidades: Ter
noções sobre evolução biológica, discutindo processos responsáveis pela atual
diversidade dos seres vivos.; Conhecer algumas evidências da evolução
biológica.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/HkTYuD3Xp6tuztLeA
Breve histórico do
evolucionismo
Diferentes explicações já foram dadas para a origem e a evolução das espécies.
Fixismo e evolucionismo
Embora a
ideia de um mundo em constante transformação não fosse estranha desde a
Antiguidade, até a metade do século XIX, a maioria das pessoas acreditava que
todas as espécies se mantinham inalteradas ao longo das gerações. De acordo com
essa ideia, que passou a ser conhecida como fixismo, as espécies eram
imutáveis.
Em meados do século XVIII, começou
a ganhar força entre os cientistas uma visão na qual a regra era a mudança em
tudo o que existia, desde os astros, passando pelo relevo e pelos seres vivos.
Esse pensamento ficou conhecido como transformismo ou evolucionismo. De acordo
com
essas ideias, os seres vivos não são imutáveis; ao contrário, as espécies
sofrem transformações ao longo do tempo.
Um dos primeiros
estudiosos a defender o transformismo foi o naturalista francês Georges-Louis
Leclerc (1707-1788), conhecido como conde de Buffon. Ele acreditava que as
espécies se modificavam, mas de maneira restrita, obedecendo ao que ele chamava
de molde interno. Sua teoria continha ideias evolucionistas, mas esbarrou em
limitações relacionadas ao que se conhecia sobre a transmissão das
características hereditárias na época.
A teoria de Lamarck
Aproximadamente 50
anos depois de Buffon, o naturalista francês Jean-Baptiste Pierre Antoine
de Monet (1744-1829), conhecido por seu título de Cavaleiro de Lamarck, propôs
uma nova teoria
sobre as transformações das espécies, sustentando a ideia do evolucionismo.
De acordo com Lamarck, o processo
evolutivo consistia em uma escalada de complexidade, ou
seja, os seres vivos primitivos se transformariam gradualmente, ficando cada
vez mais complexos
ao longo do tempo.
Lamarck também apresentou o
conceito de adaptação, que seria, simplificadamente, a aquisição de
características que aumentam a probabilidade de sobrevivência e reprodução de
um organismo em determinado ambiente. Ele acreditava que alterações no ambiente
levariam a modificações nas espécies, de acordo com suas necessidades para
sobreviver.
Os organismos
passariam, por exemplo, a usar mais certas partes do corpo em detrimento de
outras. As partes mais usadas se desenvolveriam, enquanto as menos utilizadas
atrofiariam. Essa premissa ficou conhecida como lei do uso e desuso. Assim como
a maioria das pessoas da época, Lamarck acreditava que as modificações de
estruturas decorrentes do uso e do desuso poderiam ser transmitidas para as
próximas gerações, estabelecendo a lei da transmissão (ou herança) dos
caracteres adquiridos. Segundo a teoria de Lamarck, por exemplo, macacos de algumas
espécies
teriam desenvolvido cauda longa e forte como resposta ao ambiente, que os
obrigava a se equilibrar em árvores para obter alimentos, e essa característica
teria sido transmitida às próximas gerações.
Na época, Lamarck não dispunha dos conhecimentos sobre hereditariedade que
temos atualmente. Hoje, sabe-se que uma característica adquirida ao longo da
vida de um ser vivo não é transmitida aos descendentes, a menos que seja
decorrente de uma alteração genética
nos gametas.
A teoria de Lamarck contribuiu
muito para a compreensão dos mecanismos evolutivos, ao chamar a atenção para o
fato de os organismos estarem adaptados ao ambiente em que vivem e por ter
proposto uma explicação de como essa adaptação ocorreu ao longo de sucessivas
gerações.
A teoria de Darwin e Wallace
Em 1831, o inglês
Charles Robert Darwin (1809-1882) embarcou no navio HMS Beagle como
naturalista de bordo. Uma das missões da viagem era percorrer diversos locais
do mundo e mapear áreas pouco exploradas. Darwin aproveitou a viagem para
coletar dados sobre as rochas e os seres
vivos dessas regiões.
A seguir são
destacados alguns fatos relevantes dessa expedição.
• Na região da Patagônia (sul da América do Sul), Darwin encontrou fósseis de
animais gigantes, como o da preguiça-gigante, também conhecida como megatério,
extinta há cerca de 11 mil anos. Comparando-os com animais atuais, Darwin notou
muitas semelhanças, embora as preguiças viventes fossem bem menores.
• Na Cordilheira dos Andes, no Chile, Darwin encontrou diversos fósseis de
animais marinhos nas montanhas. Ele imaginou que a única explicação possível
para aquele fato era que, em um passado remoto, aquelas montanhas estiveram no
fundo de um oceano.
• No arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, Darwin observou que várias
daquelas ilhas eram colonizadas por espécies distintas de pássaros tentilhões,
que exibiam bicos adaptados a diferentes hábitos alimentares.
Como essas aves se assemelhavam
muito a exemplares vistos na América do Sul, Darwin supôs que elas seriam
descendentes de ancestrais sul-americanos que migraram e se diversificaram nas
ilhas Galápagos.
As tartarugas de
Galápagos podem atingir até 300 kg e 1,8 m de comprimento. Desde a chegada
desses animais ao arquipélago, há milhões de anos, eles se alimentam de plantas
encontradas nessas ilhas vulcânicas. Darwin constatou que as populações de
tartarugas apresentavam diferenças relacionadas com as condições ambientais
particulares de cada ilha. As tartarugas que habitam as ilhas cuja vegetação é
composta de plantas mais altas apresentam projeções
em sua carapaça, logo acima do pescoço. Essa característica permite que o
pescoço se mova para cima, ajudando-as a se alimentar das plantas mais altas.
Nas ilhas mais áridas, as tartarugas não apresentam essas projeções e se
alimentam das plantas mais baixas, típicas desses locais.
Essas observações, aliadas a outras
evidências constatadas por Darwin, contradiziam a teoria mais aceita na época,
de que a Terra era imutável, habitada por seres vivos que nunca se modificam.
A leitura do livro Ensaio sobre
o princípio da população (1798), do economista britânico Thomas Malthus
(1766-1834), também contribuiu para a elaboração da teoria darwiniana. O livro
tratava do grande crescimento da população humana em contraste com o lento
crescimento da produção de alimento, sugerindo que haveria competição por
alimentos e apenas os que tivessem acesso a eles sobreviveriam.
Darwin inferiu que, se a espécie
humana passa por uma seleção decorrente da escassez de alimento, as demais
espécies de seres vivos também passariam. Surgia, assim, o conceito de seleção
natural.
Em 1856, o naturalista britânico
Alfred Russel Wallace (1823-1913) enviou a Darwin um manuscrito com a descrição
do processo de seleção natural, pedindo-lhe que avaliasse suas ideias. Ao ler o
manuscrito, Darwin concluiu que ele e Wallace haviam chegado, de forma
independente, às
mesmas conclusões. Wallace concebera a teoria de evolução por seleção natural,
também influenciado pela obra de Malthus e por evidências obtidas em suas
viagens para a América do Sul e para o arquipélago Malaio, onde estudou
plantas, insetos, aves e outros animais. Wallace e Darwin
apresentaram seus trabalhos sobre a teoria evolutiva com base na seleção
natural em um encontro da Sociedade Lineana, em Londres, em 1858. O trabalho de
Darwin foi publicado em 1859 como um livro, A origem das espécies.
Segundo a teoria
elaborada por Darwin e Wallace, a diversificação das espécies e a adaptação
delas ao ambiente ocorrem pelo processo de seleção natural que atua ao longo de
várias gerações.
Outro aspecto
importante da teoria é a ideia de ancestralidade, segundo a qual espécies
semelhantes descendem de um ancestral comum. Dessa forma, partindo do mesmo
ancestral, as espécies divergiram, acumulando características que as distinguem
atualmente e as tornam adaptadas aos seus ambientes.
________________________________________________________
ARTE
( 9º ANO C )
Prof. Michelle
Atividade: Faça uma pesquisa sobre a pintura do teto da capela Sistina, feita por Michelangelo entre 1508 a 1512, escreva o que achar relevante, em seu caderno de desenho. Se possível imprima a obra ou desenhe-a.
________________________-___________________________
_________________________________________________
https://forms.gle/tVVeWuNHcDoLfqiT8
____________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9ºB
Professor
Eliezer projeto de vida 9º ano C
Objetivo:
Promover o exercício do autoconhecimento de modo que os estudantes possam se
reconhecer como adolescentes.
Atividade
baseada na página 60 do caderno do aluno.
Para saber
mais:
Fanzines são
publicações simples, independentes e baratas. Historicamente, foram utilizadas
como um modo dos artistas e comunicadores disseminarem suas produções e ideias
(em muitos casos, como o próprio nome sugere, eram publicações feitas por fãs
de bandas, séries, livros e outros produtos culturais, que publicavam
informações e pontos de vista sobre o que gostavam). Não há um formato único ou
ideal de Fanzine – cada pessoa constrói sua publicação com liberdade e
criatividade, desenvolvendo competências relacionadas à autogestão e à abertura
para o novo, e buscando passar suas mensagens da melhor maneira possível.
Nessa atividade, você
produzirá um FANZINE, retratando de forma criativa suas projeções de futuro.
Veja como é fácil fazer, assista os 3 links abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA
https://www.youtube.com/watch?v=yIZJb0ATPR8
https://www.youtube.com/watch?v=pu-xNYWSO6Q
Após o
termino envie para o WhatsApp 996460862
________________________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Objetivo:
Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de
programação.
Atividade
baseada na página 46 e 47 do caderno do aluno.
APRENDENDO A
PROGRAMAR
Qual
linguagem o computador usa?
Você já
parou para se perguntar sobre como o computador consegue armazenar e exibir
informações? O computador, na verdade, transforma todas as informações que
inserimos nele em apenas dois números: zero e um. Pode acreditar, o computador
se comunica com a gente por meio de uma linguagem matemática binária. Tudo para
ele ou é zero ou é um. Mas você deve estar se perguntando: como números,
letras, palavras, imagens e sons podem ser convertidos em zeros e uns? Bem,
para responder a essa pergunta, nós precisamos aprender sobre os números
binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática.
Assista a
essas duas vídeo aulas muito importante.
https://www.youtube.com/watch?v=A_Gk-sh18n4
https://www.youtube.com/watch?v=0Jv2Cea6qgA
Vamos lá
depois que assistir aos 2 vídeos transforme em linguagem binária os números
decimais abaixo:
02
60
31
08
Agora, vamos
fazer o inverso: descubra o número decimal dos números binários abaixo.
001101
001111
100001
000111
Após o
termino envie para o WhatsApp 996460862
_________________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
E você? Existe um (a) artista que tenha lhe marcado com sua atuação em algum filme, novela, seriado, peça de teatro, etc?
Você vai contar isso em vídeo! Você irá responder as perguntas do roteiro frente a câmera como se fosse uma entrevista.
Grave um vídeo (máximo 3 min).
ROTEIRO:
1-Apresentação: Seu nome completo, série e o nome da eletiva: Expressa-te.
2-Nome do(a) artista que te marcou.
3-Nome da obra realizada: peça de teatro, filme, seriado, etc.
4-Qual o papel representado pelo (a) artista na obra: cantor (a), dançarino (a), super-herói (heroína), etc.
5-Explique por qual motivo a atuação lhe marcou.
Obs: Envie o vídeo em nosso grupo de whatssap ou para o número 993965461. O vídeo fará parte da culminância da Eletiva e será considerado para a nota final!
______________________________________________________________
Atividade de Português – 31 a 04 de setembro de 2020.
Profª Néia – 9º ano A,B
Gênero: Anúncio Publicitário (Propaganda), Charge, intertextualidade
Leia o texto e depois responda às questões:
1. O texto que você leu pertence ao gênero charge. Então, qual a sua tipologia?
a) Narrativa.
b) Descritiva.
c) Argumentativa.
d) Expositiva.
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
2. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de
a) publicidade.
b) plágio.
c) cópia.
d) intertextualidade
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
a) reproduzir as qualidades do original.
b) provocar humor.
c) emocionar o leitor.
d) informar sobre um acontecimento
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
a) uma música.
b) um filme.
c) uma animação.
d) uma imagem
Leia o anúncio e responda a questão abaixo
5. Observe a imagem publicitária. Sobre ela, pode-se afirmar que
a) há intertextualidade com a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.
b) a frase sugere que o produto deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.
c) este tipo de intertextualidade deve ser evitado na publicidade.
d) não há relação entre a imagem e a frase presente no anúncio.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
ELETIVA: Show Fashon - Profª Aurinda
Atividade desta semana: Leitura da reportagem do Site abaixo,
que os levara a conhecer um pouco da moda dos anos 70 e assim responder as
questões que seguem (2,5 pontos cada).
https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/anos-70/
A roupa dos anos 70 em fotos originais da década
Leia a
Reportagem, e responda as questões abaixo
1 - O primeiro paragrafo tem algo a ver com sustentabilidade? Explique.
2 - O uso do jeans, cresceu muito nesta epoca,
um forte ditador ou influenciador de moda e consumo eram?
3 - Cite alguns nomes de estilistas famosos e
disputados pelas damas da sociedade paulista e carioca.
4 - Quais as proncipais caracteristicas das
roupas femininas e masculinas desta decada?
Realizar
atividade no caderno, com nome completo, número e série e encaminhar para
professora, qualquer dúvida entrar em contato.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br