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PSICOLOGIA VIVA

05 julho, 2020

2ª SÉRIE - 06 A 10 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 2ª SÉRIE A E B
06 A 10 DE JULHO
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Horário das aulas online


Jogos Matemáticos

Professor Danilo 

Habilidade 

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.EF03MA00


Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.EF02MA00

ELETIVA DE MATEMÁTICA 
JOGOS MATEMÁTICOS 


História 2ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/a1by478aL9h6mpCy6 

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DISCIPLINA:BIOLOGIA

Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética
Habilidade:  Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas. 

Responda as atividades abaixo no link:   https://forms.gle/Kov6v3jqbG76NnMv5
Resolução de problemas de genética
A primeira lei de Mendel explica a transmissão de muitas características em várias espécies de plantas e animais.
Vamos acompanhar a resolução destas atividades
Considere que em porquinhos-da-índia o fenótipo pelo curto é dominante sobre o fenótipo pelo longo e que esse tipo de herança obedece à primeira lei de Mendel. Veja a figura:
Representação esquemática de fenótipos e genótipos dos porquinhos-da-índia em relação ao tipo de pelo. O pelo curto é dominante sobre o pelo longo e a herança obedece à primeira lei de Mendel.
 PRIMEIRA ATIVIDADE: Qual o resultado do cruzamento entre dois porquinhos-da-índia heterozigotos para o tipo de pelo?
Resolução: Como o alelo pelo curto é dominante e os dois porquinhos-da-índia são heterozigotos, o genótipo de cada um deles é L𝓵. Cada um dos indivíduos produz dois tipos de gameta em igual proporção: a metade com o alelo L e a outra metade com alelo 𝓵.
           Quadro de possíveis resultados do cruzamento de dois porquinhos-da-índia heterozigotos para o tipo de pelo.     (Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Considerando que os encontros dos gametas ocorrem ao acaso, podemos calcular as chances de formação de cada genótipo e fenótipo. Analisando o quadro, vemos que os filhotes terão pelo curto em 75% dos casos (50% L𝓵 e 25% LL); e terão pelo longo (𝓵𝓵) em 25% dos casos. Isso quer dizer que quanto maior o número de filhotes originados desse cruzamento, mais o resultado irá se aproximar da proporção de 75% para 25%.

SEGUNDA ATIVIDADE:O que aconteceria se o cruzamento fosse entre um porquinho-da-índia de pelo curto e heterozigoto e um de pelo longo?
     Resolução:  O porquinho-da-índia de pelo curto e heterozigoto (L𝓵) produz dois tipos de gameta em igual proporção, como acabamos de ver. Já o porquinho-da-índia de pelo longo é homozigoto (𝓵𝓵) e origina apenas um tipo de gameta (𝓵). Então, só há dois tipos de fecundações possíveis em relação a esses alelos: um gameta L irá fecundar um gameta 𝓵 ou um gameta 𝓵 irá fecundar um gameta também 𝓵.
                                                                            Feminino             Masculino

GAMETA   L
GAMETA   𝓵
GAMETA       𝓵
L𝓵
𝓵𝓵
           GAMETA       𝓵 
L𝓵
𝓵𝓵

O resultado é que 50% dos filhotes terão pelo curto (serão L𝓵) e 50% terão pelo longo (serão 𝓵𝓵).
Atividades
1)    Na primeira atividade qual o genótipo dos dois porquinhos–da–índia?

      2)Analisando o resultado do cruzamento descrito na primeira atividade qual a porcentagem de filhotes que terão pelo curto?
          
3)Analisando o resultado do cruzamento descrito na primeira atividade qual a porcentagem de filhotes que terão pelo longo?
           
      4) Na segunda atividade quais os genótipos dos dois porquinhos-da-índia envolvidos no cruzamento?
          
     5) Analisando o resultado do cruzamento descrito na segunda atividade qual a porcentagem de filhotes que terão pelo longo e qual a porcentagem de filhotes que terão pelo curto?
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DISCIPLINA:FÍSICA

Disciplina: Física
Tema: Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule
Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;
Responda as atividades abaixo no link:   https://forms.gle/D6z6na2mJkg2xL5V7
Primeira Lei da Termodinâmica
      Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.

Qual é a Primeira Lei da Termodinâmica?

A Primeira Lei da Termodinâmica é uma consequência direta do princípio de conservação da energia. De acordo com esse princípio, a energia total de um sistema sempre se mantém constante, já que ela não é perdida, mas sim, transformada.
No âmbito da Termodinâmica, utilizam-se noções mais específicas e menos genéricas que aquelas usadas no princípio da conservação da energia. Na Primeira Lei da Termodinâmica, usamos conceitos como energia interna, calor e trabalho, que são pertinentes ao âmbito das máquinas térmicas (aplicações tecnológicas de fundamental importância para a Termodinâmica).


As máquinas a vapor funcionam de acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica.

     Imagine uma máquina movida a vapor, quando o fluido de trabalho dessa máquina (o vapor d'água) recebe calor de uma fonte externa, duas conversões de energia são possíveis: o vapor pode ter a sua temperatura acrescida em alguns graus ou, ainda, pode expandir-se e mover os pistões dessa máquina, realizando, assim, certa quantidade de trabalho.
“A variação da energia interna de um sistema termodinâmico corresponde à diferença entre a quantidade de calor por ele absorvida e a quantidade de trabalho que esse sistema realiza.”

Fórmula da Primeira Lei da Termodinâmica

A fórmula usada para descrever matematicamente a Primeira Lei da Termodinâmica é mostrada a seguir:
ΔU – variação de energia interna (cal ou J)
Q – calor (cal ou J)
τ – trabalho (cal ou J)
Para usarmos essa fórmula, precisamos nos atentar para algumas regras de sinais:
·         ΔU – será positivo, se a temperatura do sistema aumentar;
·         ΔU – será negativo, se a temperatura do sistema diminuir;
·         Q – será positivo, se o sistema absorver calor do meio externo;
·         Q – será negativo, se o sistema ceder calor ao meio externo;
·         τ – será positivo, se o sistema se expandir, realizando trabalho sobre o meio externo;
·         τ – será negativo, se o sistema se contrair, recebendo trabalho do meio externo.

Variação da energia interna

O termo ΔU refere-se à mudança de energia atribuída à energia cinética das partículas constituintes do sistema, no caso de um gás ideal, pode-se dizer que ΔU equivale a:
– número de mols (mol)
R – constante universal dos gases ideais (0,082 atm.l/mol.K ou 8,31 J/mol.K)
T – temperatura absoluta (kelvin)
Analisando as fórmulas, pode-se perceber que, caso não ocorra uma mudança de temperatura no sistema, sua energia interna também permanecerá inalterada. Além disso, é importante dizer que para as máquinas térmicas, que operam em ciclos, a variação da energia interna, ao final de cada ciclo, deve ser nula, pois nesse ponto, o motor volta a operar com a temperatura inicial.

Calor

Seguindo para o próximo termo, Q, que se refere à quantidade de calor transferida para o sistema, costumamos utilizar a equação fundamental da calorimetria, mostrada a seguir:
-calor (cal ou J)
m – massa (g ou kg)
c – calor específico (cal/gºC ou J/kg.K)
ΔT – variação de temperatura (celsius ou kelvin)

Trabalho
A última das grandezas relacionadas à Primeira Lei da Termodinâmica é o trabalho (τ), que tem uma fórmula analítica apenas para as transformações que ocorrem sob pressão constante, também conhecidas como transformações isobáricas, observe:
P – pressão (Pa ou atm)
ΔV – variação de volume (m³ ou l)
Quando a pressão exercida sobre o sistema não for constante, o trabalho poderá ser calculado pela área do gráfico de pressão em função do volume (P x V).  

Atividades
1)    De acordo com a 1ª lei da termodinâmica o ΔU (variação de energia interna)     será positivo quando:
(A) A temperatura do sistema for nula.
           (B) A temperatura do sistema aumentar.
           (C) A temperatura do sistema diminuir.
           (D) A temperatura se manter a mesma.

2) De acordo com a 1ª lei da termodinâmica o ΔU (variação de energia interna) será negativo quando:
(A) A temperatura do sistema aumentar.
           (B) A temperatura do sistema se manter a mesma
           (C) A temperatura do sistema diminuir.
           (D) A temperatura do sistema for nula.
    
3)    As máquinas a vapor funcionam de acordo:
(A)  A 1ª lei da termodinâmica. 
(B)  A 3ª lei de Kepler.
(C)  A 2ª lei de Newton.
(D)  A nenhuma das leis citadas anteriormente.

4)    Pode-se afirmar que máquina térmica é toda máquina capaz de transformar calor em trabalho continuamente. Então, qual dos dispositivos citados a seguir pode ser considerado uma m´quina térmica?
(A)  Motor elétrico.
(B)  Bomba atômica.
(C)Motor a álcool.
           (D)Torneira elétrica.
       
      5)(ENEM). Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores a combustão e reduzir suas emissões de poluentes é a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar. No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante:
(A) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado.
(B) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.
(C)o funcionamento cíclico de todos os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao próximo ciclo.
(D) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material à fadiga e ruptura.
(E) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que se fazem os motores.

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ARTE 2A e 2B

Prof. Andeson Sanchez


Habilidade: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação;


Realize a atividade pelo link a seguir:ARTE 2°A e 2°B 2°BIMESTRE #form04 06/06 a 10/06

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Disciplina Geografia: Professora Cristiane


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EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª série A
PROFº NIVALDO
Segue o link da atividade dessa semana

 
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Eletiva - (Cons)ciência

Profª Mileni


Seu grupo já elaborou o resumo do projeto? 

Envie via email: promileni@gmail.com ou whatsapp(19)996125182


Grave um vídeo curto explicando qual projeto seu grupo irá realizar. Explique para que as pessoas que irão assistir entendam o trabalho de vocês.

Em caso de dúvidas entre em contato com a professora.


O vídeo deve ser enviado até o dia 10/07, use sua criatividade para produzi-lo!


Bons estudos

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LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

HABILIDADE: Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve.

ATIVIDADE X

Queridas e queridos, primeiramente, desejo que todos vocês estejam bem! 

A atividade da semana fará uma breve abordagem sobre textos do século XIX e o Movimento Literário Simbolismo. O autor Cruz e Sousa, simbolista, escreveu textos importantes que ainda refletem os temas da contemporaneidade e serve como fonte literária importante para reflexões sociais. Assista aos dois vídeos disponíveis nos links abaixo e acesse o formulário para realização das atividades.

Boa semana a todos! 

Vídeo 1 - https://www.youtube.com/watch?v=CgtTN5kNhZE

Vídeo 2 - https://www.youtube.com/watch?v=KQu0HHOoyY4

Formulário: https://forms.gle/4eNPYiACNJyRcjz57





          Exercícios de inglês - Teacher Ana

enviar no email: analeda1000@gmail.com
Obs: não esqueça de colocar o nome da escola, nome, numero e série

habilidade: reconhecer o uso do modal verb Can - continuação



                        Química – Professora Maristela

 Habilidade: Utilizar linguagem para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera. Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e bohr.


 Segue o link da atividade da semana    2º A :   https://forms.gle/YzAf6Yz9NYnBVrLX8

             Segue o link da atividade da semana    2º B:   https://forms.gle/hWbVdpPk1XQSiG1fA

Qualquer duvida mande um email ou mensagem no grupo da sala so WhatsApp.981365627


              ELETIVA – Professora Maristela

 Habilidade: Criatividade .

 Moda e Vestuário

Quando falamos de “moda” na maioria das vezes relacionamos somente com vestimentas e acessórios, 
não é mesmo? Mas a palavra moda tem um significado mais amplo, veja só: conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos, incluindo também o modo de vestir. Acontece que tudo está intimamente relacionado… Quando nos identificamos com
um grupo de pessoas significa que pensamos, agimos e sentimos coisas semelhantes, e aí o modo de vestir
acaba sendo um complemento importante, que deixa mais evidente essa identificação.

Assim, pessoas pertencentes aos mais diversos grupos sociais sempre se preocupam com os “modelitos” que
estão em evidência.

Chanel - http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm

Dior - http://almanaque.folha.uol.com.br/christiandior.htm

Belenciaga - http://almanaque.folha.uol.com.br/balenciaga.htm

Saint Laurent - http://almanaque.folha.uol.com.br/saintlaurent.htm

Givenchy - http://almanaque.folha.uol.com.br/givenchy.htm

Outros estilos…

Curiosidades

As calças “jeans” foram criadas há 125 anos pelo imigrante bavaro Levy Strauss para atender garimpeiros da Califórnia, que necessitavam de roupa resistente, com muitos bolsos para carregar ferramentas.
(fonte: http://tendenciasonline.com/curiosidades.php)

Faça um resumo em seu caderno  sobre estes estilos e qual você mais gostou? 

Mandar foto da atividade no  email ou  no grupo da sala so WhatsApp.981365627

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2º  Ano A  - Projeto de Vida -  Profª Aurinda

Habilidade:- Demostrar através da arte, a cultura de diversos formas de patrimônio, que dão vida a história de diversas regiões do mundo.

 

Atividade:

Confeccionar um cartão postal, iniciando a atividade com uma breve pesquisa, sobre o que era e qual sua importância na vida das pessoas, para pesquisa você  pode consultar o site: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/392676/registro-lembranca-e-historia

 

Atividade: Em seu projeto pessoal de vida,  qual lugar gostaria de conhecer?

 

Imaginando-se lá, confeccione um cartão postal, tendo de um lado a imagem (monumento, teatro, igreja, paisagem...) com a qual você mais se encantou que te pareceu mais importante, sem se esquecer do destinatário ou seja a pessoa que aqui ficou e lhe seja importante. MANDE FOTO DA ATIVIDADE.

 

 Encaminhar atividade para : aurinda@prof.educacao.sp.gov.br ou aurindavieira1@gmail.com

 No e-mail acima educação não use cê-cedilha ou til.

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 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

 

Habilidades: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 Acesse e responda ao formulário:

https://forms.gle/qPmFSaTS4EfJmg286

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 Acesse e responda ao formulário:

https://forms.gle/p74KeNm4uCCYHbhw7

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Prof. Paulo Freire

Atividades de Matemática

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwuRDlA3jdk6NhSU2CiooHQT6cjWLLz9R27hlHCMCc1P6Aaw/viewform?usp=sf_link


Prof. Paulo Freire

Atividades de Física

https://forms.gle/YmvbKoQD6bf5Rt25A

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 2ºEM

5ª Lista de Exercícios – Sistemas Lineares

 

Assista aos vídeos:

- Discussão de um Sistema Linear: https://www.youtube.com/watch?v=-TCbZObQmlM&list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE&index=16

 

Questão 1) Dê a solução dos seguintes sistemas lineares e classifique-o em sistema possível determinado (SPD), sistema possível indeterminado (SPI) ou sistema impossível (SI):

 


Questão 2) (Fuvest–SP) Carlos e sua irmã Andreia foram com seu cachorro Bidu à farmácia de seu avô. Lá encontraram uma velha balança com defeito, que só indicava corretamente pesos superiores a 60 kg. Assim, eles se pesaram dois a dois e obtiveram as seguintes marcas:

Carlos e o cão pesam juntos 87 kg;
Carlos e Andreia pesam 123 kg;
Andreia e Bidu pesam 66 kg.

Determine o peso de cada um deles.

 

Questão 3) (Vunesp – SP) Um clube promoveu um show de música popular brasileira ao qual compareceram 200 pessoas, entre sócios e não sócios. No total, o valor arrecadado foi de R$ 1 400,00 e todas as pessoas pagaram ingresso. Sabendo que o preço do ingresso foi R$ 10,00 e que cada sócio pagou metade desse valor, determine o número de sócios e não sócios que compareceram ao show.

 

Questão 4) Examinando os anúncios abaixo, conclua qual é o preço de cada faca, garfo e colher:


 

Questão 5) Um negociante trabalha com as mercadorias A, B e C. Se vender cada unidade de A por R$ 2,00, cada unidade de B por R$ 3,00 e cada uma de C por R$ 4,00, obtém uma receita de R$ 50,00. Mas, se vender cada unidade respectivamente por R$ 2,00, R$ 6,00 e R$ 3,00 a receita será de R$ 60,00. Calcular o número de unidades que possui de cada uma das mercadorias.

 

Questão 6) Um fabricante de moveis produz cadeiras, mesinhas de centro e mesas de jantar. Cada cadeira leva 10 minutos para ser lixada, 6 minutos para ser tingida e 12 minutos para ser envernizada. Cada mesinha de centro leva 12 minutos para ser lixada, 8 minutos para ser tingida e 12 minutos para ser envernizada. Cada mesa de jantar leva 15 minutos para ser lixada, 12 minutos para ser tingida e 18 minutos para ser envernizada. A bancada para lixar fica disponível 16 horas por semana, a bancada para tingir, 11 horas por semana, e a bancada para envernizar, 18 horas por semana. Quantos moveis devem ser fabricados (por semana) de cada tipo para que as bancadas sejam plenamente utilizadas?

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Eletiva: Encena

 

Faça uma pesquisa sobre os Elementos do Teatro e responda:

 

Questão 1) Apenas os atores são suficientes para compor uma peça de teatro? Justifique.

 

Questão 2) Os papéis secundários não são importantes, apenas as personagens principais são indispensáveis. Você concorda? Justifique.

 

Questão 3) Quais são os elementos visuais que podem ser utilizados? E os sonoros?

 

Questão 4) Fale um pouco sobre:

a)      Cenografia

b)     Figurino

c)      Iluminação

d)     Maquiagem

e)     Sonoplastia