https://forms.gle/3jvaYvHD5kMpjCZL7
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS do 1º ANO B para o período de 29/06 a 03/07PROFESSORA ARIANE
🌻Há como pensar em Literatura sem pensar em Momento Histórico?atividades no link: https://forms.gle/qqXH3shTjBAHhCmU9
História
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das
instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos
diferentes grupos e agentes sociais;
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/RCHBWrg6axTPYg3E6
________________________________________
Sociologia
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
Eletiva
– Profissões
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link:
https://forms.gle/CKxh3CKumQcYkQcXA
___________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO 1ª SÉRIE B
Realizar a atividade através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfW-v2UuZnNjPWObz8oGyQxgVIXRdVQ_3A3qZ0_4zsXQIbIA/viewform?usp=sf_link
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 29/6 a 03/07
TEMA: A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios
ambientais:
• Fatores de problemas ambientais
Habilidades: Identificar e
caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de
outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si,
com base na análise de situações concretas.
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/4Ne7CEpm4EF7zZN2A
ATIVIDADES
1)(ENEM) Nos últimos 60 anos, a
população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por
sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (Mares e Oceanos),
2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada
em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos
municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos
hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade
de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se
mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-á um bem extremamente raro e
caro. Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente
e a água doce seria:
(A) fazer uso exclusivo da água
subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
(B) desviar a água dos mares para os
rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de
captação.
(C) promover a adaptação das populações
humanas ao consumo de água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água
doce.
(D) reduzir a poluição e a exploração
dos recursos naturais, otimizar o uso da água potável e aumentar a captação da
água da chuva.
(E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.
2)(UEPG-PR) O rio Tietê,
cujo nome em língua indígena significa “caudal volumoso”, se inscreve entre os
mais importantes do Brasil. Não por seu tamanho ou volume de água, mas pelo seu
significado histórico. O Tietê atravessa a cidade de São Paulo que está
localizada em seu leito superior, onde recebe dois afluentes principais:
O Tamanduateí e o rio
Pinheiros, que formam, com ele, uma espécie de colar circundado o município.
Hoje,” pelos três rios recebe a denominação de “o colar de esgoto” de São Paulo.
Considere as ações preventivas para impedir que um rio chegue ao estado em que
se encontra o rio Tietê na cidade de São Paulo:
I-
Instalar rede de esgoto para evitar que os despejos domésticos
cheguem ao rio.
II-
Exigir das indústrias o tratamento de seus efluentes antes de
despejá-las nas águas do rio.
III-
Monitorar a ocupação dos mananciais.
IV-
Esclarecer a população acerca dos prejuízos que podem acarretar a
poluição de um recurso hídrico. A alternativa que contém todas as ações válidas
é:
(A) Apenas I e
II.
(B) Apenas I e
III.
(C) Apenas I e
V.
(D) Apenas I,
III e IV.
(E) I, II, III e IV.
3)
Cada vez mais cresce a consciência de que a qualidade de vida no nosso planeta
depende das nossas escolhas tecnológicas. Uma destas opções tecnológicas está
relacionada ao uso de fontes de energia que causem menores impactos ambientais.
Entre as fontes de geração de energia que causam menores impactos ambientais
podemos citar as usinas:
(A) hidroelétricas e termoelétricas.
(B) eólicas e solares (fotovoltaicas).
(C) nucleares e eólicas.
(D) hidroelétricas e solares (fotovoltaicas).
(E) nucleares e termoelétricas.
4) Tem-se
observado aumento no número de casos de câncer de pele por causa do maior
índice de radiação ultravioleta que atinge a superfície terrestre. Que fenômeno
tem relação mais direta com esse aumento?
(A) Chuva
ácida.
(B)
Destruição da camada de ozônio.
(C) Efeito
estufa.
(D) Inversão térmica.
5) Um lago
com uma cadeia alimentar constituída de plâncton, plantas aquáticas, caramujos,
pequenos peixes e aves aquáticas carnívoras teve suas águas contaminadas pelo
inseticida DDT, que tem a características de se acumular no corpo dos seres
vivos. Em qual dos constituintes da cadeia alimentar espera-se encontrar maior
concentração desse inseticida?
(A) Aves
aquáticas.
(B)
Caramujos.
(C) Peixes.
(D) Plâncton.
___________________________________________
TECNOLOGIA 1º SÉRIE B - Profª Grazielle
OBS: ESSA É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA 22/06 A 26/06 ESTAREI RECEBENDO ATE SEXTA 03/07.
HABILIDADES: Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.
Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por meio de experiencias que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de ideias.
Responda a atividade acessando o link:https://forms.gle/kUmQsRGTqGrUEHeU9
___________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades
para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03 /07/20.
Disciplina: Física
Tema :
Tipos de energia
HABILIDADES:
Analisar
situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes
tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional,
potencial elástica, etc.);
A FÍSICA NO COTIDIANO
Por que dirigir em alta
velocidade é perigoso?
Você já sabe que a energia não pode ser criada nem
destruída: nas transformações que ela intermedeia, há a conversão de uma forma
de energia em outra. Uma maneira ruim de se dar conta disso é na colisão de
veículos. O que acontece com a energia cinética do veículo quando, em uma
colisão, ele para contra um obstáculo? A energia que proporcionava o movimento
é absorvida no choque, com o calor gerado na frenagem, a deformação da lataria,
a destruição de outros objetos, o impacto dos ocupantes com o interior do
veículo, a produção de outras formas de calor e mesmo de som. Mas será que há
diferença no efeito causado na colisão de um veículo contra um poste a 36 km/h
ou 108 km/h cuja massa do carro é de 1400 kg?
A fórmula para calcular a energia cinética é:
Ec = m.v2 : 2
Então neste exemplo temos:
1) Vamos calcular
primeiro a energia cinética quando o carro está a uma velocidade de 36 Km/h.
Massa do carro: 1400 kg
Velocidade do carro: 36km/h= 10 m/s (foi dividido por 3,6 para ser transformado em metros por
segundos)
Vamos utilizar a fórmula→ Ec = m.v2
:
2
Fazendo os cálculos:
Ec= 1400 x 102: 2
Ec= 1400 x 100: 2
Ec= 140.000 : 2
Ec= 70.000 j (joule)
Agora vamos calcular a energia cinética
quando o carro está a uma velocidade de 108 km/h= 30m/s (foi dividido por 3,6 para ser transformado em metros por segundos), a
massa do carro continua a mesma, ou seja, 1400kg.
Vamos utilizar a fórmula→ Ec = m.v2
:
2
Fazendo os cálculos:
Ec= 1400 x 302:
2
Ec = 1400.000 x 900:
2
Ec= 1.260.000.000: 2
Ec= 630.000 j (joule)
Como você vê, a 108 km/h o efeito da
batida será produzido com a liberação de uma energia cinética 9 vezes maior do
que a 36km/h, apesar de a velocidade ser “apenas” o
triplo.
Logo, os acidentes automobilísticos que
ocorrem em alta velocidade têm consequências muito mais desastrosas, devido a energias cinéticas maiores, proporcionais ao quadrado da velocidade dos
veículos.
RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO NO LINK: https://forms.gle/9N8Eb747NxjJR7Q38
Atividades
1)A
energia pode ser criada?
2)
O que acontece com a energia cinética de um veículo quando em uma colisão, ele
para contra um poste?
3)
Calcule a energia cinética de uma moto que choca com um muro a uma velocidade
de 80 km/h cuja massa da moto é de 150 kg?
4)
Calcule a energia cinética de um carro que choca com um poste a uma velocidade
de 90 km/h, cuja massa do carro é de 1100 kg?
___________________________________________
Educação física professor Emerson 1°ano A
Corpo ,Saúde e Beleza
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdT8FK1r09q0OdAjXoRHgrgT16tzE0CXOgUh6oDQ2BmL-7WZw/viewform?usp=sf_link
___________________________________________________________________
Atividade de Português- 29 a03 de junho/julho
2020.
Profª. Néia 1ª série A
Leitura e
Interpretação de texto gênero Fábula.
A fábula é uma narrativa figurada,
na qual as personagens são geralmente animais que possuem características
humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma
lição de moral, constatada na conclusão da história.
A RAPOSA E A
CEGONHA
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar.
Querendo
pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato
raso.
Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor
problema,
mas a pobre cegonha, com seu bico comprido,
mal
pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha
voltou
para casa morrendo de fome.
A
raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a
sopa
não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não
disse
nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza
da
raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no
dia
seguinte.
Assim
que chegou, a raposa se sentou lambendo os
beiços
de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia
servir.
O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo
estreito,
onde a cegonha podia beber sem o menor problema.
A
raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as
gotinhas
de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra.
Ela
aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para
casa,
faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha.
Ela
me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.”
MORAL
DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.
1. O objetivo
da raposa, ao convidar a cegonha para jantar, era:
a.
( ) fazer as pazes, porque elas haviam brigado
b.
( ) ser gentil com a cegonha
c.
( ) fazer uma brincadeira de mau gosto
d.
( ) comer a cegonha, pois as raposas são caçadoras de aves
2. A cegonha:
a.
( ) gostou do jantar
b.
( ) não conseguiu tomar a sopa
c.
( ) não compareceu ao jantar
d.
( ) não tomou a sopa, mas comeu outras comidas
3. No trecho:
“Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia
questão de retribuir o jantar no dia seguinte.” Significa, nesse
contexto, que:
a.
( ) a cegonha demonstrou ser gentil com a raposa, convidando-a para
outro jantar.
b.
( ) a cegonha convidou a raposa para jantar porque queria
despedir-se, pois ia viajar
c.
( ) a cegonha repetiu o convite e a brincadeira de mau gosto
d.
( ) a cegonha ficou zangada e não quis mais falar com a raposa
4. A frase:
“Trate os outros tal como deseja ser tratado” pode ser substituída por:
a.
( ) Boa romaria faz quem na sua casa fica em paz.
b.
( ) Quem tudo quer, tudo perde.
c.
( ) Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.
d.
( ) Não faça aos outros aquilo que não quer que lhe façam.
5. A palavra
“bullying” é inglesa e quer dizer fazer troça, humilhar,
constranger, fazer brincadeira de mau gosto. Na sua opinião, a raposa
praticou o “bullying”? Justifique sua resposta.
Atividade de Tecnologia e Informação- 1ª série EM
Profª. Néia- 29/06 a 03/07 de 2020
Habilidade: (EF67TEC04) Identificar diferentes tipos de sites, seus objetivos e estrutura. Atuar de forma responsável e propor soluções em relação às práticas de incitação ao ódio e compartilhamento de conteúdo discriminatórios e/ou preconceituosas em ambiente digital
Cyberbullying e suas consequências
O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de
internet, chats, arenas de gaming em
que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser
compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas
características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência,
porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes
sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de
coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade,
sociabilidade e é de difícil detecção.
Agora é a sua vez de pesquisar na
internet mais sobre esse tema tão importante que é o cyberbullying, para responder as questões
abaixo;
Copie
e responda no seu caderno
1- O que é
cyberbullying?
2-
O que não é
cyberbullying?
3-
Existe uma lei brasileira que caracterize o
cyberbullying?
4-
Como identificar o alvo do cyberbullying?
5-
Quais são as consequências para o aluno que é alvo
de cyberbullying?
6-
Como enfrentar o cyberbullying?
_________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Empatia, respeito e confiança. Curiosidade
para aprender.
MARCAS
QUE RECEBO E DEIXO
Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos
diversas marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a
vida, é o nosso nome. Depois do parto, novas marcas começam a chegar: a
certidão de nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o
braço direito das pessoas para sempre!), as primeiras fotografias... Os anos
vão se passando e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e
irmãos, a matrícula na escola e a entrada nas redes sociais!
Somos marcados também por outros tipos de
coisas: pelas lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa
de uma avó, o primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna
especial) ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o alguém
que se torna especial) ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como
as guerras, o descobrimento de tratamentos de doenças, os desastres naturais
etc.
Vamos fazer um teste para ver se tudo isso
que foi dito anteriormente é verdade? Então, vamos lá.
Você
tem até 30 segundos para pensar e responder, em um papel, a cada item abaixo:
1-
Duas marcas de produtos que você consome
sempre;
2-
Dois
esportistas que marcaram a sua vida;
3-
Dois
políticos que fizeram história no Brasil;
4-
Dois
conteúdos aprendidos na escola que você nunca esqueceu;
E aí,
como se saiu?
Os 30 segundos foram suficientes?
Se não, é porque as marcas não foram muito
profundas! Por falar na profundidade daquilo que é importante nas nossas vidas,
há mesmo uma diferença entre as coisas que marcam a gente: alguns acontecimentos
deixam marcas em nossas lembranças, outros, no nosso corpo. Mas têm aquelas
coisas que marcam a nossa história, por isso consideramos que são mais
profundas.
Novo
teste.
Desta vez, mais difícil e de maior
responsabilidade:
1- Quais são os
acontecimentos pessoais, familiares, comunitários ou da sociedade de maneira
mais ampla que mais marcaram você?
Vamos dar mais um passo adiante. Outra pergunta ainda
mais desafiadora:
2-
Que tipo de marcas você tem deixado no
mundo?
Pense sobre elas com cuidado. Tente compreender os vários
aspectos dessas marcas que você deixa no mundo à sua volta.
IMPORTANTE: As
atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/1a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 1ºEM
4ª Lista de Exercícios – Função do 1º Grau
Assista ao vídeo:
- Função do 1º Grau: https://www.youtube.com/watch?v=YyC6SrXo9oA
EXERCÍCIOS
Questão 1) Considere as funções:
(I) y =
4x + 2
(II) y = – 2x + 10
(III) y = – 7x + 7
(IV)
y = 3x
(V) y = 5x + 2
(VI)
f(x) = x/2 +
4
(VII) f(x) = – x + 10
(VIII)
y = (x + 2)2 – (x – 1)2
a)
Determine os coeficientes angular e linear de
cada uma das funções.
d) Represente o gráfico de cada uma dessas funções em um plano cartesiano (um plano para cada função), mostrando a tabela de valores x e pares ordenados (x, y) que foram utilizados.
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades:
Engajamento e comprometimento.
OBS: Verifique se seu nome esta na lista, caso esteja você faz parte dessa Eletiva e deve responder o Formulário (3 perguntas):
ANA PAULA MATEUS |
ERIK GABRIEL METZHER DA SILVA |
JENIFER MARTINS RODRIGUES |
KAUAN ARAUJO SIMPLICIO |
SAMUEL RAMOS BIZERRA |
ALESSANDRA CRISTINA B. S. CARDOSO |
FELIPE HENRIQUE MAXIMIANO DA SILVA |
LUCAS RODRIGUES DA SILVA |
LUCAS RAFAEL DOS SANTOS |
OCTAVIO DE MELO COLVARA |
DAVY ASSIS PEREIRA DA SILVA |
GABRIEL MONTANARO BISSOLI |
JEOVANA MIRELLA DUARTE DE OLIVEIRA |
LUAN NASCIMENTO DIAS |
VINICIUS SIMOES SILVA |
ALEX VINICIUS CHEREDA PEREIRA |
GUSTAVO RAFAEL DA SILVA ROSA |
JULIANA
CAROLINA DE OLIVEIRA |
KAUAN DYOGO LEÃO FERREIRA DA SILVA |
NATHALY ROVELI DE ANDRADE DE BARROS
FERREIRA |
ALISSON DE AZEVEDO DOS SANTOS |
JEOVAN LUKAS MIRANDA |
JOÃO VITOR CRISTOVAM DA SILVA |
NICOLAS RODRIGUES DA SILVA |
SUELLEN GISLAINE SANTANA FRANCISCO |
ERIK OLIVEIRA BATISTA |
LUCAS DA COSTA BARROS DE SOUZA |
MATHEUS HENRIQUE DE SOUZA SILVA |
LAVINYA VICTORIA BRITO CORREIA DA
SILVA |
THIAGO GARCIA TEIXEIRA SILVA |
ERIC ALEIXO PIERRE |
HIGOR VINICIUS RIBEIRO DOS SANTOS |
JULIO CESAR AMARAL DOS SANTOS |
RHUAN DE AZEVEDO DE SARRO |
|
FORMULÁRIO: