HABILIDADE:
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Plano de aula alinhado à BNCC: EF06MA03DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Profª Ida Maria - 6ºA ; Profª Mileni 6ºB
Habilidade: (EF06CI05) Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência
Agora é sua vez:
Construa um modelo de célula! Você pode escolher uma célula animal, vegetal ou procariota. Faça o modelo com materiais reutilizados, ou, caso você não tenha em casa materiais suficientes para construi-lo, você pode pintar uma célula com tinta guache, giz de cera, etc... USE SUA CRIATIVIDADE!
Lembre-se: Fique em casa!
É importante identificar o tipo de célula escolhido no trabalho
Adicione legenda nas estruturas: membrana plasmática, citoplasma e material genético (núcleo).
Após finalizar, envie uma foto sua com o seu trabalho para sua professora, via email ou whatsapp (não se esqueça de colocar seu nome)
A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais.
ATIVIDADE:
1- Fazer no caderno de arte, uma história em quadrinhos, conversando com seu colega;
2- Tema: Saudades da escola;
3- Use os baloes para a conversa e as onomatopéias;
4- No mínimo 6 quadradinhos de 7cm x 7cm
_________________________________________________
Professor Eliezer
projeto de vida, 6ºB
Competências
socioemocionais em foco: Autoconfiança e Iniciativa social
Material necessário:
Smartphones dos estudantes para produzir selfies; responder questões
O tema desta atividade
será selfies. Pag 72 do caderno do aluno
Uma das “febres” trazidas pelas redes sociais é, sem dúvida, as
chamadas selfies.
Tanto é que, em 2013, tal expressão foi eleita a palavra do ano,
ganhando um espaço entre os verbetes do Dicionário Oxford. Se, a
princípio, as selfies eram um fenômeno restrito ao universo
adolescente e juvenil, hoje atinge a todas as faixas etárias e grupos
sociais.
Apesar de, originalmente, as selfies se referirem a autorretratos nos
quais o “retratista” utiliza um telefone celular para capturar a
imagem de si mesmo, sabemos que na verdade as selfies também
abarcam
os retratos coletivos.
Responda:
1-
Você
sabe o que é uma selfie?
2-
Você
tem costume de se auto fotografar? Se sim, o faz com frequência?
3-
Por
que razão as pessoas fazem selfies?
4-
Geralmente,
quando você faz uma selfie em um evento, como uma festa ou um passeio com
amigos, você registra apenas o começo desse evento ou faz fotos de todos os
momentos?
5-
Quantas
selfies você já fez até hoje, aproximadamente?
6-
Qual
é a selfie de que você mais gostou? Por quê?
Para quem preferir responder no link abaixo
Ou envie por email
profeliezer@yahoo.com
Ou zap 996460862
Para finalizar faça uma selfie use sua criatividade use chapel, óculos
enfim o que quiser capriche.
______________________________________________________
Geografia - 6° Ano A e B - Profª Regiane
É MESMA ATIVIDADEA DA SEMANA PASSADA, SE VOCÊ JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER DE NOVO.
Faça uma leitura e Responda as questões acessando o link abaixo:
https://forms.gle/3KCnee1PrrMG1Y67A
__________________________________________________________
Professor Eliezer, 6º A,B somente quem faz eletiva
alimentação saudável.
Com base na última aula, faça alguns
recortes de alimentos energéticos extra, pode usar revistas ou impressos e cole
em uma cartolina.
Pode também montar um prato com doces
escrever com letras grandes o que está abaixo em um papel de sulfite ou folha
do caderno de desenho
Ex:
atenção preciso que todos os alunos que fazem eletiva
alimentação saudável entre em contato com o whatsapp 996460862 para add no
grupo
Semana 29/06 a 03/07 (História – 6º A e B)
Correção das atividades da semana de 15 a 19 de
junho
1) Quais foram
as necessidades que levaram à invenção da escrita?
Resposta: Necessidade de controlar os recebimentos de
impostos, registros
2) Qual o
significado da palavra cuneiforme?
Resposta:
Gravado em argila com uma cunha (ferramenta de ferro ou madeira dura, bastante
aguda).
3) Escreva seu
nome com a escrita cuneiforme. PESSOAL
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ÁFRICA: BERÇO DA HUMANIDADE
Segundo Elisa
Larkin Nascimento em Introdução à história da África, a África é considerada o
berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por
ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopithecus e às
espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo habilis até o neandertal e
seus pares) - que o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno.
Afirma a autora, e hoje é consenso entre cientistas que esse processo evolutivo
teve seu começo na África. O Homo erectus, hominídeo autor de importantes
avanços na manufatura de implementos como o machado, teria saído da África há
quase dois milhões de anos, em ondas migratórias rumo à Ásia e à Europa,
iniciando o povoamento do mundo. E, segundo a autora, o consenso científico
sustenta ainda que o homem moderno (Homo sapiens sapiens) também evoluiu na
África e de lá saiu, há mais ou menos 150 mil anos, em uma segunda fase de ondas
migratórias através da Eurásia. Isso é comprovado pelas ossadas fósseis, pelos
indícios da manufatura de implementos e da arte primitiva encontrada no
continente africano. E como se não bastassem as evidências acima, as pesquisas
na área genética indicam com nitidez uma origem comum do homem moderno na
África. Assim a transformação de formas arcaicas do Homo Sapiens em formas
modernas teria ocorrido primeiramente na África, o que nos levaria a concluir
que todos os humanos de hoje são descendentes de africanos. Estes se espalharam
pela Eurásia dando início a um processo de intercâmbios genéticos, que se
processa até hoje. Esses intercâmbios teriam provocado novas características às
populações locais.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA NASCIMENTO, Elisa
Larkin em Introdução à história da África. In: Educação africanidades Brasil.
MEC – SECAD – UnB – CEAD – Faculdade de Educação. Brasília. 2006. p. 33-51.
OBS: Essa semana vocês deverão realizar as atividades e enviar as
fotos pelo zap 19 99497-6550 Profª Joelma
Atividades (enviar até dia 06/07)
1)
O que são vestígios arqueológicos?
2)
Que tipo de vestígios são importantes para estudarmos a Pré-história da África?
Enviar foto da atividade pelo e-mail formentini2@gmail.com ou WhatsApp 981365627.
6º anos B - Educação Fisica
Professor Junior
https://forms.gle/yks2RvBZ5ofqbGN1A
Eletiva: Professora Cristiane
Pequenas Mudanças Fazem a Diferença
O Objetivo é abordar a importância de usarmos a energia de forma consciente, dando dicas de atitudes que nos ajudam a economizá-la.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXEKTYn5FmqrYzYhQVM3YRu8Ti63Rgv3qfUqMsgS5_wctRhQ/viewform
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnBJfrK4R52JUY-9ZrTE3Iu4QXhek9DYgzHG-MgyLq1PII4A/viewform
Alunos que precisam fazer as atividades de Eletivas
6A Antonyde Sodre Moraes
6A Guilherme Lima Soares
6A Gustavo Olando Herderiro
6A Kaua da Silva Alonso
6A Lucas Oliveira de Lima
Mateus Garajau da Silva
6A Matheus Gabriel da Silva
6A Nicolas Marins dos Santos
6A Nicolas Henrique Luiz
6A Pedro Henrique Caputo Silva Resende
6B Ana Laura Alves Nicolau
6B Ana Luiza Morais Xavier da Silva
6B Anna Lara Picolomini Coelho
6BGeorge Bernardo Cabalo
6B Guilherme Baracho Pita
6BGuilherme Henrique Ciriaco
6B Nicolas Henrique Chereda
6B Vinicuis de Azevedonde Barros Silva
6B Vitor Henrique dos santos Borges
Inglês 6º ano
(29/06 a 03/07)
Professora Eliane
Habilidades
EF06LI09- Localizar informações específicas em um texto.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/rC4DyLqee9YYYKYz5
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail. eliane.criss10e@gmail.com