-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

27 junho, 2020

3ª SÉRIE - 29 A 03 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 3ª SÉRIE A,B, C
29 DE JUNHO  A 03 DE JULHO
_________________________________________
Horário das aulas online
 

Eletiva Ensino Médio 
JOGOS  MATEMÁTICOS
Professor Danilo 


Habilidade 

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.EF03MA00


Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.EF02MA00



ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3 ANO A, 3 ANO B e 3 ANO C   para o período de 29/06 a 03/07

PROFESSORA ARIANE 

A resenha crítica e o resumo são bastante comuns no dia a dia de quem estuda. Seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, em universidades ou em cursos livres, esses gêneros textuais marcam presença.

Por ser algo tão comum e que nos acompanhada por, praticamente, toda a nossa vida, o esperado era que produzir uma resenha ou um resumo não fosse um problema para a maioria das pessoas. Mas, infelizmente, são corriqueiros os impasses encontrados ao produzir esses textos.

Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um texto para esclarecer todas as questões que se relacionam com a definição e caracterização desses gêneros textuais. Estão preparados?

Resumo

O resumo ganhou destaque no século XIX quando a popularização e acesso às informações científicas foram possibilitados por periódicos que apresentavam apenas resumos. Segundo Meadows¹ (1999), as revistas e jornais continham textos com versões condensadas de artigos publicados em revistas científicas.

A partir disso, podemos inferir que resumos são textos que evidenciam os aspectos mais relevantes de determinada obra.

Resenha

A resenha é um texto que avalia e apresenta o conteúdo de obras já finalizada as, ou seja, é uma análise de determinada produção, seja ela uma obra literária, seja um filme, uma obra de arte, um artigo científico etc.




                atividades no link: https://forms.gle/uxpbNX73uexTA2Be7     

______________________________________________________________

História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/8gtMEjrh9NNEnFyj8 

_______________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR NIVALDO
3ª SÉRIE A E 3ª SÉRIE C

_________________________________________________________________________________
ELETIVA: OLHAR EM FOCO (FOTOGRAFIA)
PROFº SEBASTIÃO

Habilidades:

Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projeto fotografia 

    Construir critérios para analisar a intervenção em Arte; 

 

 

                                     Instruções

§  Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina de Arte;

§  Fotografar e arquivar / pode imprimir e começar fazer um álbum de suas coletas/ No caderno de desenho


______________________________________________________________

Inglês


Habilidade: Leitura e compreensão do texto.

Realizar a atividade através do link: https://forms.gle/zoCfpat3MiGfKCnz5

______________________________________________________________

DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 29/06 a 03/07

DISCIPLINA: BIOLOGIA

TEMA: Biologia das plantas

·     Habilidades: Comparar diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições e associar as suas características morfofuncionais aos diferentes habitats por eles ocupado.

Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/6g99CtBhMmhqfKvt7

Fisiologia das angiospermas

1.Transpiração

      A transpiração corresponde à perda de água na forma de vapor. A menor disponibilidade de água e a grande preda desse líquido por transpiração foram dois dos principais problemas que as plantas enfrentaram durante sua adaptação ao ambiente terrestre no curso da evolução.

      As plantas terrestres apresentam folhas com superfície ampla, adaptada à melhor absorção de luz e eficiente na obtenção de CO2 do ar atmosférico, importantes para a realização da fotossíntese. No entanto, essa grande superfície das folhas trouxe como consequência intensa perda de água por transpiração. Estima-se que cerca de 90% da água absorvida pelas raízes seja perdida nas folhas na forma de vapor. Essa água precisa ser resposta por meio de um sistema que a absorva do solo e a conduza até as folhas, de modo rápido e eficiente. As funções de absorção, condução e transpiração estão, portanto, estreitamente ligadas.

      Na folha, a transpiração pode ocorrer pela cutícula que reveste a epiderme, recebendo o nome de transpiração cuticular, e pelos estômatos, sendo, então, denominada transpiração estomática. A transpiração cuticular é pouco intensa e independe do controle do organismo. A transpiração estomática é o principal mecanismo de perda de água pela planta e depende do controle do organismo.

 2. Absorção

     Nas plantas vasculares, a absorção de água ocorre principalmente na zona dos pelos absorventes que existem nas partes mais jovens da raiz. Vários são os nutrientes minerais de que a planta necessita para o seu desenvolvimento normal. Alguns deles são necessários em grande quantidade e, por isso, recebem o nome de macronutrientes (nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, enxofre e magnésio); outros são necessários em quantidades menores e, por isso, são chamados de micronutrientes (ferro, manganês, boro, zinco, cobre, molibdênio e o cloro).

3. Condução da seiva do xilema

      As células do xilema que conduzem água e sais minerais do ambiente para as partes das plantas- traqueídes e elemento de vaso- são mortas e apresentam reforços de lignina em suas paredes celulares. Essas células se dispõem formando longos tubos cilíndricos com diâmetro muito reduzido, desde as raízes até as folhas.

      Há duas teorias para explicar como a seiva do xilema é transportada das raízes até as folhas:

● a água é empurrada da raiz para as folhas: pressão positiva ou impulso da raiz;

● a água é puxada por meio das folhas: coesão-tensão-adesão (teoria de Dixon)

4. Condução da seiva do floema

      A seiva do floema, rica em açucares produzidos na fotossíntese, é conduzida das folhas para as demais partes da planta pelos elementos crivados do floema (ou líber).

      Nas eudicotiledôneas e nas gimnospermas, os vasos liberianos localizam-se na casca do caule, enquanto os vasos lenhosos, que conduzem a seiva do xilema, localizam-se mais internamente.

5. Fotossíntese X respiração

      Os alimentos produzidos por fotossíntese são utilizados pela própria planta para a execução das diferentes funções vitais. A liberação da energia desses alimentos é feita pela respiração celular. A nutrição e o desenvolvimento da planta dependem, em grande parte, do equilíbrio entre estes dois processos: a fotossíntese, que depende da luz, e a respiração, que não depende da luz.


Aumentando-se a intensidade luminosa, há aumento da taxa de fotossíntese até certo ponto, quando esta passa a ser constante.

 

6. Hormônios vegetais

      Os hormônios vegetais (ou fitormônios) atuam sobre o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Os principais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.

      Existem vários tipos de auxinas naturais, produzidas pela própria planta, embora existam também auxinas sintéticas, fabricadas em laboratório. A principal auxina natural é o AIA ( ácido-indolil-acético), produzido no ápice caulinar, em folhas jovens e em sementes em desenvolvimento.

      São vários os efeitos das auxinas sobre as plantas:

crescimento do caule e da raiz;

tropismos: as auxinas controlam os tropismos, que são movimentos orientados por um estímulo e que ocorrem em função do crescimento. São exemplos de estímulo a luz (fototropismo) e a força da gravidade da Terra (geotropismo ou gravitropismo).

ATIVIDADES

1.(IFMG) Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:

 (A) gimnospermas.

 (B) coníferas.

 (C) briófitas.

 (D) pteridófitas.

 (E) angiospermas.

2.(ENEM) Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Indique a opção que ordena exemplos de fenômeno biológico do mais lento para o mais rápido.

(A) Germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma samambaia.

(B) Fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma semente.

(C) Crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia.   

(D) Fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma árvore.

(E) Germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore.

 

3. (UFRN) Leia o fragmento que segue, extraído de Asa Branca (Luís Gonzaga e Humberto Teixeira):

Que braseiro, que fornalha,

Nem um pé de prantação,

Por farta d’água, perdi meu gado,

Morreu de sede meu alazão...

As espécies vegetais típicas do contexto geográfico focalizado acima apresentam as seguintes adaptações:

(A) Rápido mecanismo de abertura e fechamento de estômatos-folhas cerificadas.

(B) Presença de estruturas foliares modicadas em espinhos-raízes adventícias.

(C) Aumento significativo da superfície foliar- raízes com alto poder absortivo.

(D) Capacidade de armazenamento de água-associação de Micorrizas.

 

4.(FUVEST) Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta:

(A) Morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.

(B) Continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.

(C) Continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.

(D) Continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.

(E) Continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

     

 

    5.(UfJF-MG) A poda de plantas é um trato cultural que leva ao desenvolvimento de novos ramos. Esse desenvolvimento ocorre em função:

(A) Do desenvolvimento de gemas laterais, induzidas pela diminuição dos níveis de auxina.

(B) Da formação de novas gemas, induzida pelo aumento do etileno, produzido em resposta ao dano causado pela poda.

(C)Da quebra da dormência das gemas, promovida pela redução nos níveis de giberelina.

(D) Da ativação do metabolismo ácido das crassuláceas (MAC), induzida pela diminuição nos níveis de etileno.

(E) Da ativação de gemas apicais, induzida pelo aumento nos níveis de auxina.

 

______________________________________________________________ 




Educação física professor Emerson 3° ano B




Corpo ,Saúde e Beleza



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfN9aLwyRfhVD1y_1ZgcRjzzfrKYK-ib9X7zDzHEoRXTkXGbw/viewform?usp=sf_link



__________________________________________________________________________


Atividade de Tecnologia e Informação- 3ª série EM

Profª. Néia- 29/06 a 03/07 de 2020

  Habilidade: (EF67TEC04) Identificar diferentes tipos de sites, seus objetivos e estrutura.  Atuar de forma responsável e propor soluções em relação às práticas de incitação ao ódio e compartilhamento de conteúdo discriminatórios e/ou preconceituosas em ambiente digital

 Cyberbullying e suas consequências

 O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de internet, chats, arenas de gaming em que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência, porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade, sociabilidade e é de difícil detecção.

Agora é a sua vez de pesquisar na internet mais sobre esse tema tão importante que é o cyberbullying, para responder as questões abaixo;

 

Copie e responda no seu caderno

1-    O que é cyberbullying?

 

2-     O que não é cyberbullying?

 

3-    Existe uma lei brasileira que caracterize o cyberbullying?

 

4-    Como identificar o alvo do cyberbullying?

 

5-    Quais são as consequências para o aluno que é alvo de cyberbullying?

 

6-    Como enfrentar o cyberbullying?

 

 


__________________________________________________

Arte - professora Edna - ednastarpedagoga@gmail.com

Habilidade: Investigar de novas possibilidades; Reconhecer os elementos e características encontradas nas linguagens  

Atividade: Diante  do que estamos vivendo nos deparamos com uma realidade diferente. Alguns tinham mais conhecimento do que outros, e que se fez necessário aprender para nossa comunicação a distância, coisas que antes eram usados por uma minoria, hoje é vivido por uma maioria, tanto que a internet está sobrecarregada. Tendo em vista que adquirimos vários conhecimentos quero que explique; 

1 - O que são os esses nomes a baixo: 

 BLOG, VLOG, STORIES, MEMES, TWITTER,GIF (GRAPHICS INTERCHANGE FORMAT), EMOJIS E EMOTICONS? 

2 - Qual a diferença entre eles?

3 – Qual a ligação entre eles e a arte?


___________________________________________________________________ 

                                         GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.

Habilidades: Tolerância ao estresse, assertividade, persistência, imaginação criativa e confiança.

Acesse o texto no link abaixo:

https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?utm_source=site&utm_medium=hub-botao-2206#como-desenvolve-las

Com base no texto, responda as questões com suas palavras:

1- O que são competências socioemocionais?

2- Como elas ajudam em momentos de crise?

3- Como desenvolvê-las?

IMPORTANTE: As atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO: 

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/3a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.

___________________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.   

Habilidades: Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade. Analisar e solucionar, de forma colaborativa, problemas e/ou demandas da comunidade, cidade ou região, com o uso recursos digitais e/ou ambientes em rede, promovendo respostas, resultados e conclusões de forma colaborativa.

PESQUISA: Assista ao vídeo para contextualização, e responda a pesquisa:  

Vídeo-aula: Ativismo juvenil e Educomunicação // Escola de Cidadania para Adolescentes.

https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be

O que é?

Web comunidade:

Educomunicação:

IMPORTANTE: As atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior. 

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.



_____________________________________________________________________________


Professor Paulo Freire

Matemática

Redução de grau da equação polinomial

vhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAyTpqywxTXF4mHrvDNqP8wU3XuNO26Bqb5x2ccIVtftVTAA/viewform?usp=sf_link


Professor Paulo Freire

Física

Corrente Elétrica

https://forms.gle/Px7YuyPPHabUpvLw5



ELETIVAS - Moda School

Maristela

Habilidade: Criatividade e foco

https://youtu.be/hN9GLVrNbj0

https://youtu.be/43N1wh8rRek

https://youtu.be/4KAtiAZARag

https://youtu.be/6RmBEwB5LKE

MÁSCARA DE TECIDO (SEM ELÁSTICO E SEM COSTURA)

Enviar uma foto você usando a máscara que você criou para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.



Projeto de Vida - 3º Ano C

Maristela

Habilidade: Organização, foco, respeito, determinação,

iniciativa social, assertividade, imaginação criativa, curiosidade para aprender e tolerância à frustração.



Enviar uma foto da atividade para e-mail 

formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.



Química - 3º Anos A,B e C

Maristela



Enviar uma foto da atividade para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.



Filosofia/Sociologia

 Faça um texto sobre qual a importância da ética na convivência humana. Entrega dia 08/07/2020. valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br.  

___________________________________________________________________________________

Projeto de Vida 3ª Série B - Profª Regiane

Segue a mesma atividade da semana passada se você já fez não precisa fazer de novo

Acesse o link abaixo para realizar a atividade:

https://forms.gle/G9yp6PT1Lnymebhx7

_____________________________________________________________________________________________________________________-

Disciplina Geografia: Professora Cristiane 

TEMA : Geografia das Religiões 3º A,B e C

Habilidade: As atividades complementares propostas possibilitarão que os estudantes compreendam os

conflitos existentes e suas origens, uma vez que, normalmente, estão associados e podem ter a mesma

causa. Apresentamos aos estudantes atividades que propiciarão a compreensão da geografia das religiões,

sua distribuição geográfica bem como os fundamentos das principais religiões monoteístas para que o(a)

aluno(a) perceba o fenômeno da crença e verifique a pluralidade religiosa e suas consequências nas

relações com o espaço geográfico. 

Acessar: O link para fazer a atividade

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8fM91rYTE2zlOT1YZ-WiapmAbWZmQfWtuzOFCz_Gj_KVUDw/viewform

___________________________________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Thamara – Matemática – 3ºEM

4ª Lista de Exercícios – Equações Algébricas