E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3 ANO A, 3 ANO B e 3 ANO C para o período de 29/06 a 03/07
PROFESSORA ARIANE
A resenha crítica e o resumo são bastante comuns no dia a dia de quem estuda. Seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, em universidades ou em cursos livres, esses gêneros textuais marcam presença.
Por ser algo tão comum e que nos acompanhada por, praticamente, toda a nossa vida, o esperado era que produzir uma resenha ou um resumo não fosse um problema para a maioria das pessoas. Mas, infelizmente, são corriqueiros os impasses encontrados ao produzir esses textos.
Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um texto para esclarecer todas as questões que se relacionam com a definição e caracterização desses gêneros textuais. Estão preparados?
Resumo
O resumo ganhou destaque no século XIX quando a popularização e acesso às informações científicas foram possibilitados por periódicos que apresentavam apenas resumos. Segundo Meadows¹ (1999), as revistas e jornais continham textos com versões condensadas de artigos publicados em revistas científicas.
A partir disso, podemos inferir que resumos são textos que evidenciam os aspectos mais relevantes de determinada obra.
Resenha
A resenha é um texto que avalia e apresenta o conteúdo de obras já finalizada as, ou seja, é uma análise de determinada produção, seja ela uma obra literária, seja um filme, uma obra de arte, um artigo científico etc.
História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson
Habilidades: Caracterizar
formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e
no espaço.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/8gtMEjrh9NNEnFyj8
_______________________________________________________________
Habilidades:
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projeto fotografia
Construir critérios para analisar a intervenção em Arte;
Instruções
§ Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina de Arte;
§ Fotografar e arquivar / pode imprimir e começar fazer um álbum de suas coletas/ No caderno de desenho
______________________________________________________________
Inglês
Habilidade: Leitura e compreensão do texto.
Realizar a atividade através do link: https://forms.gle/zoCfpat3MiGfKCnz5
______________________________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS
ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 29/06 a 03/07
TEMA: Biologia
das plantas
· Habilidades: Comparar diferentes grupos vegetais com base nas
respectivas aquisições e associar as suas características morfofuncionais aos
diferentes habitats por eles ocupado.
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/6g99CtBhMmhqfKvt7
Fisiologia das angiospermas
1.Transpiração
A
transpiração corresponde à perda de água na forma de vapor. A menor
disponibilidade de água e a grande preda desse líquido por transpiração foram
dois dos principais problemas que as plantas enfrentaram durante sua adaptação
ao ambiente terrestre no curso da evolução.
As plantas
terrestres apresentam folhas com superfície ampla, adaptada à melhor absorção
de luz e eficiente na obtenção de CO2 do ar atmosférico, importantes
para a realização da fotossíntese. No entanto, essa grande superfície das
folhas trouxe como consequência intensa perda de água por transpiração.
Estima-se que cerca de 90% da água absorvida pelas raízes seja perdida nas
folhas na forma de vapor. Essa água precisa ser resposta por meio de um sistema
que a absorva do solo e a conduza até as folhas, de modo rápido e eficiente. As
funções de absorção, condução e transpiração estão, portanto, estreitamente
ligadas.
Na folha, a
transpiração pode ocorrer pela cutícula que reveste a epiderme, recebendo o
nome de transpiração cuticular, e pelos estômatos, sendo, então,
denominada transpiração estomática. A transpiração cuticular é pouco
intensa e independe do controle do organismo. A transpiração estomática é o
principal mecanismo de perda de água pela planta e depende do controle do
organismo.
2. Absorção
Nas plantas
vasculares, a absorção de água ocorre principalmente na zona dos pelos
absorventes que existem nas partes mais jovens da raiz. Vários são os
nutrientes minerais de que a planta necessita para o seu desenvolvimento
normal. Alguns deles são necessários em grande quantidade e, por isso, recebem
o nome de macronutrientes (nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, enxofre e
magnésio); outros são necessários em quantidades menores e, por isso, são
chamados de micronutrientes (ferro, manganês, boro, zinco, cobre, molibdênio
e o cloro).
3. Condução da seiva do xilema
As células do
xilema que conduzem água e sais minerais do ambiente para as partes das
plantas- traqueídes e elemento de vaso- são mortas e apresentam reforços de
lignina em suas paredes celulares. Essas células se dispõem formando longos
tubos cilíndricos com diâmetro muito reduzido, desde as raízes até as folhas.
Há duas teorias
para explicar como a seiva do xilema é transportada das raízes até as folhas:
● a água é empurrada da raiz para as folhas: pressão
positiva ou impulso da raiz;
● a água é puxada por meio das folhas: coesão-tensão-adesão
(teoria de Dixon)
4. Condução da seiva do floema
A seiva do
floema, rica em açucares produzidos na fotossíntese, é conduzida das folhas
para as demais partes da planta pelos elementos crivados do floema (ou líber).
Nas
eudicotiledôneas e nas gimnospermas, os vasos liberianos localizam-se na casca
do caule, enquanto os vasos lenhosos, que conduzem a seiva do xilema,
localizam-se mais internamente.
5. Fotossíntese X respiração
Os alimentos
produzidos por fotossíntese são utilizados pela própria planta para a execução
das diferentes funções vitais. A liberação da energia desses alimentos é feita
pela respiração celular. A nutrição e o desenvolvimento da planta dependem, em
grande parte, do equilíbrio entre estes dois processos: a fotossíntese, que
depende da luz, e a respiração, que não depende da luz.
Aumentando-se a intensidade luminosa, há aumento da taxa de
fotossíntese até certo ponto, quando esta passa a ser constante.
6. Hormônios vegetais
Os hormônios
vegetais (ou fitormônios) atuam sobre o crescimento e o desenvolvimento das
plantas. Os principais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido
abscísico.
Existem vários
tipos de auxinas naturais, produzidas pela própria planta, embora existam
também auxinas sintéticas, fabricadas em laboratório. A principal auxina
natural é o AIA ( ácido-indolil-acético), produzido no ápice caulinar, em
folhas jovens e em sementes em desenvolvimento.
São vários os
efeitos das auxinas sobre as plantas:
● crescimento do caule e da raiz;
● tropismos: as auxinas controlam os tropismos, que
são movimentos orientados por um estímulo e que ocorrem em função do
crescimento. São exemplos de estímulo a luz (fototropismo) e a força da
gravidade da Terra (geotropismo ou gravitropismo).
ATIVIDADES
1.(IFMG) Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão
presentes apenas nas:
(A) gimnospermas.
(B) coníferas.
(C) briófitas.
(D) pteridófitas.
(E) angiospermas.
2.(ENEM) Fenômenos
biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Indique a opção que
ordena exemplos de fenômeno biológico do mais lento para o mais rápido.
(A)
Germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma
samambaia.
(B)
Fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma
semente.
(C)
Crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma
samambaia.
(D)
Fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma
árvore.
(E)
Germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma
árvore.
3. (UFRN) Leia
o fragmento que segue, extraído de Asa Branca (Luís Gonzaga e Humberto
Teixeira):
Que
braseiro, que fornalha,
Nem um pé
de prantação,
Por farta
d’água, perdi meu gado,
Morreu de
sede meu alazão...
As
espécies vegetais típicas do contexto geográfico focalizado acima apresentam as
seguintes adaptações:
(A)
Rápido
mecanismo de abertura e fechamento de estômatos-folhas cerificadas.
(B) Presença de estruturas
foliares modicadas em espinhos-raízes adventícias.
(C) Aumento significativo
da superfície foliar- raízes com alto poder absortivo.
(D)
Capacidade
de armazenamento de água-associação de Micorrizas.
4.(FUVEST) Em
determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta
devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de
carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto
de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta:
(A)
Morre
rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.
(B)
Continua
crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.
(C)
Continua
crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.
(D)
Continua
viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.
(E)
Continua
viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes
de que necessita.
5.(UfJF-MG) A poda de plantas é um
trato cultural que leva ao desenvolvimento de novos ramos. Esse desenvolvimento
ocorre em função:
(A) Do
desenvolvimento de gemas laterais, induzidas pela diminuição dos níveis de
auxina.
(B) Da
formação de novas gemas, induzida pelo aumento do etileno, produzido em
resposta ao dano causado pela poda.
(C)Da
quebra da dormência das gemas, promovida pela redução nos níveis de giberelina.
(D) Da
ativação do metabolismo ácido das crassuláceas (MAC), induzida pela diminuição
nos níveis de etileno.
(E) Da
ativação de gemas apicais, induzida pelo aumento nos níveis de auxina.
Atividade de Tecnologia e Informação- 3ª série EM
Profª. Néia- 29/06 a 03/07 de 2020
Habilidade: (EF67TEC04) Identificar diferentes tipos de sites, seus objetivos e estrutura. Atuar de forma responsável e propor soluções em relação às práticas de incitação ao ódio e compartilhamento de conteúdo discriminatórios e/ou preconceituosas em ambiente digital
Cyberbullying e suas consequências
O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de
internet, chats, arenas de gaming em
que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser
compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas
características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência,
porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes
sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de
coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade,
sociabilidade e é de difícil detecção.
Agora é a sua vez de pesquisar na
internet mais sobre esse tema tão importante que é o cyberbullying, para responder as questões
abaixo;
Copie
e responda no seu caderno
1-
O que é
cyberbullying?
2-
O que não é
cyberbullying?
3-
Existe uma lei brasileira que caracterize o
cyberbullying?
4-
Como identificar o alvo do cyberbullying?
5-
Quais são as consequências para o aluno que é alvo
de cyberbullying?
6-
Como enfrentar o cyberbullying?
__________________________________________________
Arte - professora Edna - ednastarpedagoga@gmail.com
Habilidade: Investigar de novas possibilidades; Reconhecer os elementos e características encontradas nas linguagens
Atividade: Diante do que estamos vivendo nos deparamos com uma realidade diferente. Alguns tinham mais conhecimento do que outros, e que se fez necessário aprender para nossa comunicação a distância, coisas que antes eram usados por uma minoria, hoje é vivido por uma maioria, tanto que a internet está sobrecarregada. Tendo em vista que adquirimos vários conhecimentos quero que explique;
1 - O que são os esses nomes a baixo:
BLOG, VLOG, STORIES, MEMES, TWITTER,GIF (GRAPHICS INTERCHANGE FORMAT), EMOJIS E EMOTICONS?
2 - Qual a diferença entre eles?
3 – Qual a ligação entre eles e a arte?
___________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Tolerância ao estresse, assertividade,
persistência, imaginação criativa e confiança.
Acesse
o texto no link abaixo:
Com
base no texto, responda as questões com suas palavras:
1- O que são competências socioemocionais?
2- Como elas ajudam em momentos de crise?
3- Como desenvolvê-las?
IMPORTANTE: As
atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/3a%20serie%202o%20BI.pdf
Acesso em, 27 de maio de 2020.
___________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Refletir individual e coletivamente sobre os
problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor
soluções e agir comunidade. Analisar e solucionar, de forma colaborativa,
problemas e/ou demandas da comunidade, cidade ou região, com o uso recursos
digitais e/ou ambientes em rede, promovendo respostas, resultados e conclusões
de forma colaborativa.
PESQUISA:
Assista ao vídeo para contextualização, e responda a pesquisa:
Vídeo-aula: Ativismo juvenil e Educomunicação // Escola
de Cidadania para Adolescentes.
https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be
O que é?
Web
comunidade:
Educomunicação:
IMPORTANTE: As
atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf
Acesso em, 27 de maio de 2020.
_____________________________________________________________________________
Professor Paulo Freire
Matemática
Redução de grau da equação polinomial
vhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAyTpqywxTXF4mHrvDNqP8wU3XuNO26Bqb5x2ccIVtftVTAA/viewform?usp=sf_link
Professor Paulo Freire
Física
Corrente Elétrica
https://forms.gle/Px7YuyPPHabUpvLw5
ELETIVAS - Moda School
Maristela
Habilidade: Criatividade e foco
https://youtu.be/hN9GLVrNbj0
https://youtu.be/43N1wh8rRek
https://youtu.be/4KAtiAZARag
https://youtu.be/6RmBEwB5LKE
MÁSCARA DE TECIDO (SEM ELÁSTICO E SEM COSTURA)
Enviar uma foto você usando a máscara que você criou para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.
Projeto de Vida - 3º Ano C
Maristela
Habilidade: Organização, foco, respeito, determinação,
iniciativa social, assertividade, imaginação criativa, curiosidade para aprender e tolerância à frustração.
Enviar uma foto da atividade para e-mail
formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.
Química - 3º Anos A,B e C
Maristela
Enviar uma foto da atividade para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.
Filosofia/Sociologia
___________________________________________________________________________________
Projeto de Vida 3ª Série B - Profª Regiane
Segue a mesma atividade da semana passada se você já fez não precisa fazer de novo
Acesse o link abaixo para realizar a atividade:
https://forms.gle/G9yp6PT1Lnymebhx7
_____________________________________________________________________________________________________________________-
Disciplina Geografia: Professora Cristiane
TEMA : Geografia das Religiões 3º A,B e C
Habilidade: As atividades complementares propostas possibilitarão que os estudantes compreendam os
conflitos existentes e suas origens, uma vez que, normalmente, estão associados e podem ter a mesma
causa. Apresentamos aos estudantes atividades que propiciarão a compreensão da geografia das religiões,
sua distribuição geográfica bem como os fundamentos das principais religiões monoteístas para que o(a)
aluno(a) perceba o fenômeno da crença e verifique a pluralidade religiosa e suas consequências nas
relações com o espaço geográfico.
Acessar: O link para fazer a atividade
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8fM91rYTE2zlOT1YZ-WiapmAbWZmQfWtuzOFCz_Gj_KVUDw/viewform
___________________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 3ºEM
4ª Lista de Exercícios – Equações Algébricas