Atividades para os alunos da 2ª série A e B
para o período de 11/05 a 15/05
para o período de 11/05 a 15/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
__________________________________________________
__________________________________________________
PROFESSORA: Cristiane – Geografia
TURMA:_2ª A, B. NOME:______________________________________nº___________________
Tema: “O BRASIL E A ECONOMIA GLOBAL:MERCADOS INTERNACIONAIS”
Acessar; site
Click; Urbanização e Gestação Ambiental
Abre os mapas
·
lixo
Atividade
1)Qual o estado com melhor infraestrutura? (analisar o mapa;
Acesso a serviço de esgoto) Qual o estado com pior rede de esgoto? Cite os.
2)Cite os estados com colar metropolitano e seu entorno?
(consultar mapa;(Regiões Metropolitana).
3)Analisando o mapa; Urbanização,2010. Cite as maiores cidades.
4) Analisar o mapa; Abastecimento de agua por rede geral 2004 e Abastecimento
de água por rede geral – 2015, responda
a) Cite os estados com menor
abastecimento de agua.
b) Compare os mapas, Abastecimento
de água por rede geral – 2004 com Abastecimento de água por rede geral – 2015,
redija:uma pequena redação comparando as mudanças ocorridas ao longo de 11anos.
enviar as atividades;cristianeregynac@gmail.com_______________________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
HABILIDADE: ANALISAR OS EFEITOS SEMÂNTICOS E
EXPRESSIVOS, EM UM TEXTO, PRODUZIDOS PELO USO DE NEOLOGISMOS
ATIVIDADE III
Querid@s!
Nessa
semana, quero saber como vocês interagiram com as atividades das semanas
anteriores postadas no blog da escola. Para isso, elaborei um questionário/atividade avaliativa a
ser respondido (a) por vocês. Acesse o link a seguir e bons estudos.
Um
grande abraço a tod@s e se cuidem!
_________________________________________________________________________
HITÓRIA
2ª Série
Habilidades: Associar as manifestações culturais do
presente aos processos históricos de sua constituição.
Responder as atividades acessando o Link: https://forms.gle/x4vXw1kGF4Gb8UvT7
________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________
DISCIPLINA: TECNOLOGIA
PRODUZINDO UMA NARRATIVA DIGITAL
Reflita sobre as questões e escreva um texto narrativo com suas reflexões.
1. De que modo a tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor?
2. Como a tecnologia pode impactar, de maneira positiva e de maneira negativa, a sua
aprendizagem?
3. Como a tecnologia pode te influenciar a querer seguir estudando?
________________________________________________________________________
DISCIPLINA: ELETIVA "FOTOGRAFIA"
Pesquise em diferentes fontes "Técnicas para tirar fotos com o celular".
Escolha uma técnica e registre no seu caderno.
Essa atividade é fundamental para a próxima semana.
Professora: Maristela – Disciplina Química 2º Anos
dia 11 a 15 de Maio
COPIAR NO CADERNO E RESPONDER COM A DATA 11 a 15/05
COPIAR NO CADERNO E RESPONDER COM A DATA 11 a 15/05
HABILIDADE: -Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável;
Link para compreender; https://youtu.be/HljN-4-bgW0
Link para compreender; https://youtu.be/BMDEjXNSXCw
Link para compreender: https://youtu.be/cwe9L3MtgUs
QUESTÃO 1
Explique a diferença entre água pura e água potável.
QUESTÃO 2
QUESTÃO 2
(ACAFE-SC) Correlacione a coluna da direita com a coluna da esquerda.
( 1 ) – elemento químico ( ) água
( 2 ) – substância composta ( ) gás oxigênio
( 3 ) – substância simples ( ) vinagre
( 4 ) – mistura ( ) sódio
( ) água do mar
( ) liga de cobre
A sequência numérica, de cima para baixo, deve ser:
a) 1 - 3 - 4 - 2 - 1 - 2
b) 3 - 2 - 2 - 4 - 1 - 4
c) 4 - 3 - 1 - 4 - 2 - 2
d) 2 - 3 - 4 - 1 - 4 - 4
e) 2 - 3 - 4 - 4 - 2 - 1
QUESTÃO 3
(UNIUBE-MG) Foi realizada uma festa de formatura do terceiro ano do ensino médio de uma escola de Uberaba. Dois formandos estavam muito entusiasmados com a festa, que aconteceu em um dia quente de primavera. Percebendo os fenômenos químicos e físicos que ocorriam ao seu redor, afirmaram:
I) O gelo, que está nos copos, após a ingestão dos sucos, está derretendo com muita facilidade.
II) A carne do churrasco está ao ponto.
III) Para acender o fogo na churrasqueira foi utilizado um pouco de etanol em gel, facilitando, assim, o processo.
IV) A água da piscina não estava quente, porém visivelmente evaporava com facilidade devido à alta temperatura ambiente.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ções) em que há presença de um fenômeno químico:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III, apenas
d) I e IV, apenas
e) II e III, apenas
QUESTÃO 4
(Unievangélica-GO) Considera-se um sistema homogêneo ou heterogêneo qualquer porção do universo que seja submetida a uma observação, sendo que a mesma pode ser uma substância pura ou uma mistura.
a) água potável e água com álcool etílico.
b) água com gelo e água barrenta.
c) água destilada com gelo e água potável com sal.
d) água destilada e água com óleo de soja.
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno.
ELETIVA
Professora Maristela: MODAS
https://youtu.be/hvg8b20AYm0
https://youtu.be/06DNiuCtAkw
https://youtu.be/6vBidL8hD7k
https://youtu.be/1Niy5pgkkCQ
https://youtu.be/NJLAR8DJ1b8
( PARA OS MENINOS)
https://youtu.be/NCorahO23hs
https://youtu.be/VhGbaIJMwsM
https://youtu.be/7ohbjVq27DI
https://youtu.be/a22pkdHfadc
Olá pessoal estamos com saudade de todos, mas ja que no momento não podemos nos encontrar por enquanto vou fazer o primeiro desafio a vocês.
Vamos fazer mudanças com algumas peças de roupas de vocês algo que tenha a sua cara ok! vou mandar alguns videos que você escolhe um que você goste. Faça e mande a foto no meu email ok! depois iremos fazer um quadro bem legal de todas as atividades feitas por vocês.
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno.
Dizemos que a medida do arco é igual a 1 radiano ou seja 1 rad. Assim, podemos definir um radiano como sendo um arco onde a sua medida é a mesma do raio da circunferência que contém o arco.
O valor do ângulo α será igual a 1 radiano, se somente se, o valor do arco correspondente a ele for igual a 1 radiano.
Por exemplo: Dada uma circunferência de raio 6 cm, nela contém um arco igual a 8 cm, qual seria a medida desse arco em radianos?
Sabemos que 1 rad será igual ao valor do raio, então montamos a seguinte regra de três:
rad cm
1 ------------------- 6
x ------------------- 8
Portanto,
6x = 8
x = 8 : 6
x = 1,3 rad
Logo, a medida do arco é 1,3 rad.
Por exemplo: como calcularíamos o comprimento de uma circunferência em radianos sabendo que o seu comprimento é igual a 2π r, utilizaremos da mesma regra de três do exemplo anterior.
rad comprimento
1 -------------------- r
x -------------------- 2π r
xr = 2π r
x = 2π r
r
x = 2π rad
Portanto, o comprimento de circunferência igual a 2π r em radianos será igual a 2π rad.
Transformação de graus em radianos
Como foi dito no exemplo anterior que o comprimento de uma circunferência em radiano é igual a 2π rad, então como o comprimento de uma circunferência equivale a uma volta completa que é o mesmo que 360º, podemos concluir que 360º = 2π rad.
Portanto, a metade de uma volta completa em uma circunferência é 180º, concluindo que seria também a metade da medida em radiano de uma volta completa, então
180º = π rad. A partir daí podemos encontrar qualquer medida de ângulos em radiano.
Por exemplo: Qual seria a medida do ângulo 60º em radianos?
Ângulo radiano
180º ------------------ π
60º ------------------ x
180 x = 60 π
x = 60π
180
x = π
3
2) Identifique o principal tipo de propagação de calor (condução, convecção ou radiação) que ocorre em cada uma das situações descritas a seguir.
3) (UNICAMP-SP) Um isolamento térmico eficiente é um constante desafio a ser superado para que o homem possa viver em condições extremas de temperatura. Para isso, o entendimento completo dos mecanismos de troca de calor é imprescindível. Em cada uma das situações descritas a seguir, você deve reconhecer o processo de troca de calor envolvido.
4) (ENEM) Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida, a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas:(a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e (b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente.
Bom dia aos queridos alunos, nesta semana encerraremos uma sequência de atividades complementares de educação física com alguns alongamentos,apenas faça os alongamentos e convide as pessoas que moram com você para fazerem também, depois registre esses momentos com fotos ,filmagens ou um relatório escrito desta experiência. Abraço a todos e bom exercícios!
Matemática:
Professor: Paulo Freire
Habilidades –
Medir ângulos em radianos; Transformar radianos em graus e vice-versa.
O Radiano
Para medir ângulos
e arco de circunferência utilizamos o grau como unidade de medida. Iremos
conhecer uma nova unidade de medida que irá facilitar alguns cálculos, o
radiano.
O cálculo do radiano é feito a partir de uma circunferência de raio r e um arco dessa mesma circunferência ( ), se a medida do arco for a mesma medida do raio, veja a figura abaixo:
O cálculo do radiano é feito a partir de uma circunferência de raio r e um arco dessa mesma circunferência ( ), se a medida do arco for a mesma medida do raio, veja a figura abaixo:
Dizemos que a medida do arco é igual a 1 radiano ou seja 1 rad. Assim, podemos definir um radiano como sendo um arco onde a sua medida é a mesma do raio da circunferência que contém o arco.
O valor do ângulo α será igual a 1 radiano, se somente se, o valor do arco correspondente a ele for igual a 1 radiano.
Por exemplo: Dada uma circunferência de raio 6 cm, nela contém um arco igual a 8 cm, qual seria a medida desse arco em radianos?
Sabemos que 1 rad será igual ao valor do raio, então montamos a seguinte regra de três:
rad cm
1 ------------------- 6
x ------------------- 8
Portanto,
6x = 8
x = 8 : 6
x = 1,3 rad
Logo, a medida do arco é 1,3 rad.
Por exemplo: como calcularíamos o comprimento de uma circunferência em radianos sabendo que o seu comprimento é igual a 2π r, utilizaremos da mesma regra de três do exemplo anterior.
rad comprimento
1 -------------------- r
x -------------------- 2π r
xr = 2π r
x = 2π r
r
x = 2π rad
Portanto, o comprimento de circunferência igual a 2π r em radianos será igual a 2π rad.
Transformação de graus em radianos
Como foi dito no exemplo anterior que o comprimento de uma circunferência em radiano é igual a 2π rad, então como o comprimento de uma circunferência equivale a uma volta completa que é o mesmo que 360º, podemos concluir que 360º = 2π rad.
Portanto, a metade de uma volta completa em uma circunferência é 180º, concluindo que seria também a metade da medida em radiano de uma volta completa, então
180º = π rad. A partir daí podemos encontrar qualquer medida de ângulos em radiano.
Por exemplo: Qual seria a medida do ângulo 60º em radianos?
Ângulo radiano
180º ------------------ π
60º ------------------ x
180 x = 60 π
x = 60π
180
x = π
3
Exercícios
________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara - Matemática
2ª Lista de Exercícios - 2º EM
CICLO TRIGONOMÉTRICO
Questões para conhecer o ciclo trigonométrico.
1. Os arcos no sentido anti-horário são positivos ou
negativos? E no sentido horário?
2. Sabemos que no plano cartesiano ortogonal a reta horizontal
é chamada de abscissa enquanto a vertical é denominada ordenada,
respectivamente, x e y. No ciclo trigonométrico, qual o nome dessas retas? O
que elas representam?
3. No ciclo trigonométrico, existe uma outra reta
vertical que não seja a do sen? Qual? O que ela representa? Quantos pontos ela
tem em comum com a circunferência? Por quê?
4. Sabemos que o diâmetro é um segmento de reta que une
dois pontos quaisquer da circunferência passando pelo centro dela. No ciclo
trigonométrico consideramos o valor real do diâmetro? Qual valor convencionado?
5. Em quais pontos as retas que representam o cos e o sen
interceptam a circunferência? Sabendo disso, quais os valores máximo e mínimo
que o cos de um ângulo pode assumir? E o sen? E a tan? Quais são os ângulos que
a tan não é definida?
6. Sabemos que a reta que representa a tan intercepta a
circunferência em apenas 1 ponto. Que ponto é esse? Acima desse ponto os
valores são positivos ou negativos? E abaixo?
7. Dado um ângulo α, vamos supor que ele esteja no 1o
quadrante, o valor do sen(α) é positivo ou negativo? E do cos(α)? Preencha a
tabela abaixo identificando os sinais do sen, do cos e da tan de acordo com os
quadrantes. Você deve utilizar os sinais + e − para responder.
8. Analisando a tabela acima, existe algum quadrante em
que o sen e o cos tem o mesmo sinal? Quais (Qual)?
9. Existe algum quadrante em que o sen, o cos e a tan têm
o mesmo sinal? Quais (Qual)?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Disciplina Eletiva: Encena
Professora Thamara
Professora Thamara
2ºEM e 3º EM
(apenas alunos que escolheram essa eletiva)
Atividade: Faça uma pesquisa sobre Augusto Boal e o Teatro do Oprimido.
_________________________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 11/05/20 a 15/05/20.
Disciplina:Biologia
Tema/Conteúdo: Citologia
Habilidade: “Reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana celular; identificar as funções básicas de cada um dos componentes.
Para acessar clique no link: https://bit.ly/2yK63UT
As atividades estão incluídas no link.
______________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 11/05/20 a 15/05/20.
Disciplina: Física
Tema: Propriedades térmicas
Habilidades: Identificar que as trocas de calor ocorrem por diferentes processos; reconhecer a condução, a convecção e a irradiação.
ATIVIDADES:temperatura, calor e sua propagação
1 1)A existência da vida em nosso planeta depende, entre outros fatores, da transferência de calor entre o Sol e a Terra. A energia térmica proveniente do Sol está relacionada às reações de fusão nuclear em seu interior, e sua propagação até a Terra se dá por meio de ondas eletromagnéticas. Colocando ao Sol uma jarra metálica contendo água, observa-se um aumento da temperatura tanto da água quanto da jarra, pois há trocas de calor entre água, jarra e ambiente externo aquecido pelo Sol.
A) A transferência de calor da Sol para a Terra se dá por condução, convecção ou radiação térmica?
B) As temperaturas da água e da jarra sobem continuadamente enquanto elas absorvem a energia térmica proveniente do Sol, ou existe um limite para a temperatura do conjunto jarra-água? Justifique sua resposta.
2) Identifique o principal tipo de propagação de calor (condução, convecção ou radiação) que ocorre em cada uma das situações descritas a seguir.
A) A extremidade de uma barra de metal é colocada em uma fogueira e, depois de pouco tempo, a barra toda esquenta. (.................................................)
B) Objetos próximos de um forno aceso, mas não em contato com ele, se aquecem. (...................................................................)
C) Em localidades onde os invernos são rigorosos, as casas têm janelas com vidros mais espessos. (......................................................................)
D) Aparelhos de ar-condicionado são instalados na parte superior do ambiente. (....................................................................)
3) (UNICAMP-SP) Um isolamento térmico eficiente é um constante desafio a ser superado para que o homem possa viver em condições extremas de temperatura. Para isso, o entendimento completo dos mecanismos de troca de calor é imprescindível. Em cada uma das situações descritas a seguir, você deve reconhecer o processo de troca de calor envolvido.
I. As prateleiras de uma geladeira doméstica são grades vazadas, para facilitar o fluxo de energia térmica até o congelador por..................................................
II. O único processo de troca de calor que pode ocorrer no vácuo é por...........................................
III. Em uma garrafa térmica, é mantido vácuo entre as paredes duplas de vidro para evitar que o calor saia ou entre por.............................................
Na ordem, os processos de troca de calor utilizados para preencher as lacunas corretamente são:
(A) condução, convecção e radiação.
(B) condução, radiação e convecção.
(C) convecção, condução e radiação.
(D) convecção, radiação e condução
4) (ENEM) Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida, a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas:(a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e (b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente.
A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi:
( A) Igual no aquecimento e igual no resfriamento.
( B) Maior no aquecimento e igual no resfriamento.
( C) Menor no aquecimento e igual no resfriamento.
( D) Maior no aquecimento e menor no resfriamento.
( E) Maior no aquecimento e maior no resfriamento
ARTE (2ª
série A e B)- Anderson Sanchez
SEMANA:
11/05 a 15/05
Habilidade: 2ª EM - Analisar a mediação cultural, como
abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público
e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança. Espaços expositivos, modos
de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
Atividade
#1: Leia o texto no link a seguir e resuma/faça
anotações no caderno de artes os pontos chaves e o que você entendeu sobre
modos de expor arte.
Atividade #2: Realize uma
pesquisa sobre mediação cultural e responda as questões que se seguem através
do link:
Educação Física