5ª semana atividades de arte 7ºano professora Beatriz
31/05
a 11/06
Objetivo
- Elaborar e realizar momentos de exploração dos objetos de
conhecimento dos meios, equipamentos culturais e espaços de circulação
musical, diferentes gêneros da música clássica e do canto coral.
- Análise de gênero musical
Linguagem musical e
cultura
Orientações
Leia os textos abaixo e observe que foram elencados alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das atividades.
Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural
composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A
arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das
múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.
❏ Dimensão
Social: Envolve os diferentes contextos onde
seja possível ter contato com a música: Em casa, no carro, na rua, no trabalho,
na igreja, no mercado, no shopping etc.
❏ Dimensão
Cultural: Considerando que o ambiente onde
vivemos, influência nossos padrões culturais, entre eles o tipo de música a que
somos expostos. Por exemplo: Em localidades mais próximas ao campo, as pessoas
tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim,
a partir do gênero musical que é apreciado, é possível perceber as influências
culturais locais.
Dimensão Política: O viés político está ligado às influências
culturais de outros países, outras matrizes estéticas.
❏ Dimensão
Histórica: A relação histórica se observa pelo
registro na memória de fatos e acontecimentos e que foram marcados por uma
música. Por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era
tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
❏ Dimensão
Econômica: Tem relação com o consumo; música
produzida pela indústria cultural; música local, produzida “artesanalmente”;
aquisição de mídias (CD, digital, partituras etc.)
❏ Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e
sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes
situações vividas)
❏ Ética: (Esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos,
à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e
estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.)
Tecnologias e recursos digitais: gravadores, filmadoras, smartphones,
plataformas da internet, formatos mais comuns: MP3, WMA e WAV.
Apreciação
Para este momento
de apreciação e análise apresente a sequência de imagens abaixo e os vídeos
indicados. Vamos observar atentamente cada detalhe, analisando e relacionando
os usos e funções de gêneros da música clássica e do canto coral, as diversas
dimensões da vida social, política, cultural, histórica, econômica, estética e
ética, sobre conceitos de gêneros da música clássica e do canto coral.
Indique e cite no caderno de ARTE. Quais os diferentes meios,
equipamentos culturais e espaços de circulação dos gêneros da música clássica e
do canto coral. Alguns links estão como sugestão, para que possam revê-los.
Links:
Metrópoles: Salas
de concerto. “Disponível em:
Canto Coral
Osesp – Orquestra
Sinfônica do Estado de São Paulo – Centro de Cultura Coral: “Disponível em:
Festival de Campos do Jordão – Coro infantil, juvenil e
acadêmico da OSESP no 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão: “Disponível
em:
Bons Estudos !!!
Responda :
1. O que é um
gênero musical?
2. O que é música
clássica?
3. O que é canto
coral?
4. Existem
diferentes gêneros de música clássica e de canto coral? Quais?
5. O que você
entende por contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.