-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

27 maio, 2021

Atividade de arte de 31/05 a 11/06 7ºano


5ª semana atividades de arte 7ºano professora Beatriz   

31/05 a 11/06

Objetivo

  • Elaborar e realizar momentos de exploração dos objetos de conhecimento dos meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical, diferentes gêneros da música clássica e do canto coral.
  • Análise de gênero musical

Linguagem musical e cultura

Orientações

Caro aluno,          Nesta situação de aprendizagem estão previstas atividades. Nelas, poderá entrar em contato com o  usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral, e do conhecimento musical referente a estes, seus contextos de produção e circulação, por meio da análise crítica e apreciação, explorando diferentes meios, equipamentos e espaços de circulação, presentes nas diversas dimensões da vida, para identificar, manipular, acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável .Durante a leitura dos textos,  e vídeos anote em seu caderno as palavras que você não conhece o significado e utilize o dicionário para descobrir o seu sentido. Assim, você compreende melhor o texto e amplia o seu vocabulário. Obs. Todas as questões devem ser realizadas no caderno. 

Leia os textos abaixo e observe que foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.
 Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a música: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.
 Dimensão Cultural: Considerando que o ambiente onde vivemos, influência nossos padrões culturais, entre eles o tipo de música a que somos expostos. Por exemplo: Em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do gênero musical que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.
Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais de outros países, outras matrizes estéticas.
 Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
 Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural; música local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias (CD, digital, partituras etc.)
 Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas)
 Ética: (Esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.)
Tecnologias e recursos digitais: gravadores, filmadoras, smartphones, plataformas da internet, formatos mais comuns: MP3, WMA e WAV.

Apreciação

Para este momento de apreciação e análise apresente a sequência de imagens abaixo e os vídeos indicados. Vamos observar atentamente cada detalhe, analisando e relacionando os usos e funções de gêneros da música clássica e do canto coral, as diversas dimensões da vida social, política, cultural, histórica, econômica, estética e ética, sobre conceitos de gêneros da música clássica e do canto coral.
Indique e cite   no caderno de ARTE. Quais os diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação dos gêneros da música clássica e do canto coral. Alguns links estão como sugestão, para que possam revê-los.





Links:

Metrópoles: Salas de concerto. “Disponível em:

https://youtu.be/36Nh8sMONnI

Canto Coral

Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Centro de Cultura Coral: “Disponível em:

https://youtu.be/skV8K_1sMlw

Festival de Campos do Jordão – Coro infantil, juvenil e acadêmico da OSESP no 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão: “Disponível em:

https://youtu.be/BFj8nGL7CMs

Bons Estudos !!!

Responda :

1. O que é um gênero musical?

2. O que é música clássica?

3. O que é canto coral?

4. Existem diferentes gêneros de música clássica e de canto coral? Quais?

5. O que você entende por contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.