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PSICOLOGIA VIVA

11 fevereiro, 2021

Semana de 15 a 19 de fevereiro - 6 Ano

 

Atividade 1 

 Sondagem

 A música está bastante presente na vida dos estudantes. Às vezes, é por meio do gosto por determinado repertório musical que alguns se agregam a determinados grupos, ou seja, é por meio da canção, que temas importantes de identificação social se revelam aos estudantes. Antes de iniciar a sondagem, explicar que a música tradicional brasileira é uma fusão de diferentes culturas (africana, indígena, europeia, etc.), e que a cultura paulista, por ser muito vasta, tem suas peculiaridades em cada região, como por exemplo, o fandango no litoral paulista, o cururu na região de Sorocaba e Piracicaba, entre outras. Diante desse cenário, para dar início a esta atividade, propondo uma roda de conversa com os estudantes para saber seus gostos musicais e entendimento sobre música e as diferenças existentes entre música tradicional e música folclórica. Após a conclusão da conversa, solicite que anotem, no caderno, as respostas das questões a seguir, que serão retomadas posteriormente.

1. Na sua opinião, para que serve a música?

2. A música tem uma função específica?

3. Relacione uma música com uma situação no tempo e no espaço.

4. Com que frequência você ouve música?

5. O que é um gênero musical?

6. Quais gêneros musicais você conhece?

7. O que você entende por Música Tradicional?

8. O que você entende por Música Folclórica?

9. O que diferencia a Música Tradicional da Música Folclórica?

10. Você conhece alguma Música Folclórica? Qual?

11. Você conhece alguma Música Tradicional? Qual?

12. Conhece algum músico ou grupo importante da sua cidade ou região? Qual?

Página oficial da cantora Andreia Lira1 - Gênero lírico: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y7kI_Xa1qAo Acesso em 11 set. 2019.”

 Página oficial do Projeto Guri2 - Gênero coral: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=px_btpTlblI Acesso em 11set. 2019.”

a.      “UIRAPURU” - Waldemar Henrique

Inicialmente, sugerimos duas versões da música “Uirapuru”.

 A primeira caminha pela apresentação mais tradicional, lírica.

 A segunda, apresenta um coral acompanhado de orquestra

Página oficial da cantora Andreia Lira1 - Gênero lírico: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y7kI_Xa1qAo Acesso em 11 set. 2019.”

Página oficial do Projeto Guri2 - Gênero coral: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=px_btpTlblI Acesso em 11set. 2019.”

Existem duas lendas da região amazônica envolvendo o pássaro Uirapuru: Em algumas tribos indígenas da Amazônia, a ave Uirapuru, é conhecida como um “pássaro mágico que traz sorte” e quem conseguir ouvi-lo cantar, deve fazer um pedido e terá seu sonho realizado. A primeira delas conta que havia um cacique que era amado por duas jovens. Como ele não sabia qual escolher para sua esposa, prometeu que casaria com aquela que tivesse melhor pontaria numa competição de flechas. A jovem Oribicy, que não ganhou, ficou tão triste pela perda de seu amado, que Tupã, vendo seu sofrimento a transformou num pássaro para que pudesse visitar seu amado. Ao ver que seu amado vivia muito feliz com a esposa escolhida, Oribicy voou para longe e seu lindo canto atraía a todos que a ouvissem, não a deixando mais sozinha. Dizem que o canto do Uirapuru é realmente tão lindo que ao cantar, os demais pássaros se silenciam para escutá-lo. A segunda lenda conta a história de um jovem índio guerreiro conhecido como Quaraçá, que andava pelas matas amazônicas tocando sua flauta de bambu e era apaixonado pela índia Anahí, que era esposa do cacique da tribo. Em busca de um fim ao seu sofrimento pelo amor de Anahí, o deus Tupã o transforma em um pássaro vermelho e amarelo com lindas asas pretas e um canto exuberante. Então, ele voa pela floresta e canta para sua amada que fica maravilhada por seu canto, porém, o cacique também se encanta com o som do pequeno pássaro e decide aprisioná-lo. Mas ao tentar pegar o pássaro se perde na floresta e nunca mais retorna. Sozinha, em companhia do pássaro, Anahí se consola ouvindo seu canto, enquanto Quaraçá vive na esperança da índia descobrir o jovem preso naquele corpo de pássaro e desfazer o feitiço.

b.      “O VIRA”

Sugerimos, agora, duas versões da música “O Vira”.

A primeira é uma animação contemporânea focando uma linguagem estética voltada ao público infantil, produzida pelo grupo Palavra Cantada.

A segunda é apresentada pela cantora Fortuna, e apresenta a dramaturgia de um espetáculo teatral.

Página oficial do grupo Palavra Cantada - Gênero infantil:“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nDN403JeYiI Acesso em 11 set. 2019.”

Página Fortuna Oficial - Gênero teatro musical: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mJ1qi-zhcSwAcesso em 11 set. 2019.”

Atividade

1. Quais gêneros musicais você identificou?

 2. O que muda quando artistas de estilos diferentes apresentam versões de uma mesma música?

 3. Qual o motivo dessas músicas serem apresentadas de forma diferente?

 4. Você já ouviu alguma dessas músicas com uma apresentação diferente?

 5. Você identificou outras linguagens artísticas além da música nesses vídeos?

6. De que país são estas produções musicais?

7. Considerando cada uma das versões que você ouviu, em qual dimensão da sua vida ela se encaixa?

 8. Com relação aos diferentes gêneros apreciados, é possível distinguir os diferentes usos e funções da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira? Explique.

 9. Aponte qual é a importância de músicos, grupos e coletivos no desenvolvimento de diferentes gêneros musicais tradicionais e folclóricos

Atividade 3 –

 Ação Expressiva

 Esta Situação de aprendizagem será direcionada à dois tipos de pesquisa a individual (pesquisa de campo), a em grupo (pesquisa teórica) e a socialização das informações pesquisadas.

 Elaborem individualmente questões para uma enquete e entrevista com seus familiares e pessoas conhecidas, buscando elementos e tradições familiares que envolvam músicas e locais específicos onde as músicas sejam apresentadas.

 Em seguida pesquisede imagens e textos em livros, revistas, internet etc., sobre os usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira, bem como a importância de músicos, grupos e coletivos para o seu desenvolvimento. Não esquece das datas para as apresentações e socialização dos trabalhos