Atividade 1
Sondagem
A música está bastante presente na vida dos
estudantes. Às vezes, é por meio do gosto por determinado repertório musical
que alguns se agregam a determinados grupos, ou seja, é por meio da canção, que
temas importantes de identificação social se revelam aos estudantes. Antes de
iniciar a sondagem, explicar que a música tradicional brasileira é uma fusão de
diferentes culturas (africana, indígena, europeia, etc.), e que a cultura
paulista, por ser muito vasta, tem suas peculiaridades em cada região, como por
exemplo, o fandango no litoral paulista, o cururu na região de Sorocaba e
Piracicaba, entre outras. Diante desse cenário, para dar início a esta
atividade, propondo uma roda de conversa com os estudantes para saber seus
gostos musicais e entendimento sobre música e as diferenças existentes entre
música tradicional e música folclórica. Após a conclusão da conversa, solicite
que anotem, no caderno, as respostas das questões a seguir, que serão retomadas
posteriormente.
1. Na sua opinião, para que serve a música?
2. A música
tem uma função específica?
3. Relacione uma música com uma situação no
tempo e no espaço.
4. Com que frequência você ouve música?
5. O que é
um gênero musical?
6. Quais gêneros musicais você conhece?
7. O que
você entende por Música Tradicional?
8. O que você entende por Música Folclórica?
9. O que diferencia a Música Tradicional da
Música Folclórica?
10. Você conhece alguma Música Folclórica?
Qual?
11. Você
conhece alguma Música Tradicional? Qual?
12. Conhece algum músico ou grupo importante
da sua cidade ou região? Qual?
Página oficial da cantora Andreia Lira1 - Gênero lírico: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y7kI_Xa1qAo Acesso em 11 set. 2019.”
Página
oficial do Projeto Guri2 - Gênero coral: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=px_btpTlblI
Acesso em 11set. 2019.”
a.
“UIRAPURU” - Waldemar Henrique
Inicialmente, sugerimos duas versões da música “Uirapuru”.
A primeira caminha pela
apresentação mais tradicional, lírica.
A segunda, apresenta um coral
acompanhado de orquestra
Página oficial da cantora Andreia Lira1 - Gênero lírico: “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Y7kI_Xa1qAo Acesso em 11 set. 2019.”
Página oficial do Projeto Guri2 - Gênero coral: “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=px_btpTlblI Acesso em 11set. 2019.”
Existem duas lendas da região
amazônica envolvendo o pássaro Uirapuru: Em algumas tribos indígenas da
Amazônia, a ave Uirapuru, é conhecida como um “pássaro mágico que traz sorte” e
quem conseguir ouvi-lo cantar, deve fazer um pedido e terá seu sonho realizado.
A primeira delas conta que havia um cacique que era amado por duas jovens. Como
ele não sabia qual escolher para sua esposa, prometeu que casaria com aquela
que tivesse melhor pontaria numa competição de flechas. A jovem Oribicy, que
não ganhou, ficou tão triste pela perda de seu amado, que Tupã, vendo seu
sofrimento a transformou num pássaro para que pudesse visitar seu amado. Ao ver
que seu amado vivia muito feliz com a esposa escolhida, Oribicy voou para longe
e seu lindo canto atraía a todos que a ouvissem, não a deixando mais sozinha.
Dizem que o canto do Uirapuru é realmente tão lindo que ao cantar, os demais
pássaros se silenciam para escutá-lo. A segunda lenda conta a história de um
jovem índio guerreiro conhecido como Quaraçá, que andava pelas matas amazônicas
tocando sua flauta de bambu e era apaixonado pela índia Anahí, que era esposa
do cacique da tribo. Em busca de um fim ao seu sofrimento pelo amor de Anahí, o
deus Tupã o transforma em um pássaro vermelho e amarelo com lindas asas pretas
e um canto exuberante. Então, ele voa pela floresta e canta para sua amada que
fica maravilhada por seu canto, porém, o cacique também se encanta com o som do
pequeno pássaro e decide aprisioná-lo. Mas ao tentar pegar o pássaro se perde
na floresta e nunca mais retorna. Sozinha, em companhia do pássaro, Anahí se
consola ouvindo seu canto, enquanto Quaraçá vive na esperança da índia
descobrir o jovem preso naquele corpo de pássaro e desfazer o feitiço.
b.
“O VIRA”
Sugerimos, agora, duas versões da música “O Vira”.
A primeira é uma animação contemporânea focando uma linguagem estética
voltada ao público infantil, produzida pelo grupo Palavra Cantada.
A segunda é apresentada pela cantora Fortuna, e apresenta a dramaturgia
de um espetáculo teatral.
Página oficial do grupo Palavra Cantada - Gênero infantil:“Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=nDN403JeYiI Acesso em 11 set. 2019.”
Página Fortuna Oficial - Gênero teatro musical: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mJ1qi-zhcSwAcesso
em 11 set. 2019.”
Atividade
1. Quais gêneros musicais você identificou?
2. O que muda quando artistas de
estilos diferentes apresentam versões de uma mesma música?
3. Qual o motivo dessas músicas
serem apresentadas de forma diferente?
4. Você já ouviu alguma dessas
músicas com uma apresentação diferente?
5. Você identificou outras
linguagens artísticas além da música nesses vídeos?
6. De que país são estas produções musicais?
7. Considerando cada uma das versões que você ouviu, em qual dimensão da
sua vida ela se encaixa?
8. Com relação aos diferentes
gêneros apreciados, é possível distinguir os diferentes usos e funções da
música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira? Explique.
9. Aponte qual é a importância de
músicos, grupos e coletivos no desenvolvimento de diferentes gêneros musicais
tradicionais e folclóricos
Atividade 3 –
Ação Expressiva
Esta Situação de aprendizagem será
direcionada à dois tipos de pesquisa a individual (pesquisa de campo), a em
grupo (pesquisa teórica) e a socialização das informações pesquisadas.
Elaborem individualmente questões
para uma enquete e entrevista com seus familiares e pessoas conhecidas,
buscando elementos e tradições familiares que envolvam músicas e locais
específicos onde as músicas sejam apresentadas.
Em seguida pesquisede imagens e
textos em livros, revistas, internet etc., sobre os usos e funções de
diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista
e brasileira, bem como a importância de músicos, grupos e coletivos para o seu
desenvolvimento. Não esquece das datas para as apresentações e socialização dos
trabalhos