-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

08 setembro, 2020

8º ANO: 08 A 11 SETEMBRO

 

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES 


MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE 



___________________________________________________________

PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.


 

SEGUE TUTORIAL PARA  RESPONDER A PESQUISA NA SED. ACESSE O LINK ABAIXO


___________________________________________________________




TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 8ºC
Prof.ª: Silvia Mara                                                                                                       
Semana: 08/09/2020 a 11/09/2020
Conteúdo: MUNDO CONECTADO- USO CONSCIENTE
Habilidades: EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.


PROJETO DE VIDA – 8º ano A

Prof.ª: Silvia Mara

Semana: 08/09/2020   a 11/09/2020

Conteúdo: “Eu, nós e o mundo” - Atitudes que transformam: o consumo consciente

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

Habilidade: Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar a Curiosidade para aprender e iniciativa social.

8º ano – Caderno do Aluno Caderno do Aluno Volume3 – parte2 (páginas 64 até 66) 

 

ORIENTAÇÕES

ü  Leitura e reflexão das atividades Situação de Aprendizagem 2.

ü  Em virtude da pandemia da COIVD-19 e de suas consequências no contexto escolar, mesmo sendo solicitado a realização das atividades em grupo o aluno deverá desenvolver no seu caderno as atividades propostas do caderno do aluno.

ü  Usar a técnica do grifo ao realizar a leitura pois ajudará organizar os tópicos importantes que devem ser tema Central do seu trabalho.

                                         

Sustentabilidade e consumo consciente

 

                                                                                                      Bom trabalho!     










Matemática - Profª Magaly Greggio 

Olá pessoal, esta semana vocês devem finalizar o formulário da semana passada! Ainda nesta semana, vou marcar uma aula online para que possamos realizar uma devolutiva da atividade e tirar todas as dúvidas, por isso, é de extrema importância que assistam os vídeos recomendados e façam as questões do formulário.
 
O horário e o dia da aula online vou comunicar pelo WhatsApp da turma, fiquem atentos!

Muito obrigada.

____________________________________________________________HISTÓRIA/ PROF. VALDILENE MATOS
ACESSEM O LINK ABAIXO PARA ATIVIDADE DA SEMANA.

https://forms.gle/5XWkrTzCPjvW31gG6

DÚVIDAS: 19 981659215/ valdilene.souzza@yahoo.com.br

ÓTIMA SEMANA A TODOS.


____________________________________________________________

ARTE
Prof. Michelle

Atividade:  Faça os dois desenhos que se pede, com margem de 1 cm.
Muitos artistas plásticos retratam paisagens e escolhem a cor que querem usar para isso. Chegou sua vez! Crie duas paisagens: na primeira deverá conter apenas cores quentes, e a segunda, apenas cores frias. Fique a vontade para desenhar o que quiser.


____________________________________________________________

ELETIVA: SAÚDE

Profª Ida Maria

(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.

(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.

(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.

Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com

Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg

Atividade: Palestra com fisioterapeuta - dia 09/09 (qua) ás 08:30: https://meet.google.com/wno-sfrx-qjc

Dá para assistir pelo o computador ou baixando o app Google Meet no celular.

___________________________________________


Professor Eliezer projeto de vida 8º B

Objetivo: fortalecer os laços sociais e a saúde mental.

Leia o texto abaixo:

A Vida é uma dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e vencer.

Viva a vida independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te fazer se superar a cada dia.

Lembre-se depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado, ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo que Deus lhe deu o dom da Vida.

 

Josué Meireles Martins

 

Agora assista o vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA

 

responda:

1). Em sua opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?

 2). Quais as causas que podem ser relacionadas a esses desafios?

 3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários, porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de afronta ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.

4). Durante a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram lidar com a situação?

 

Boa tarefa e não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.

 

Envie para 996460862


_____________________________________________________________


Professor Eliezer eletiva fortaleça

 

Faça uma pesquisa de pelo menos 3 tipos de exercícios que tem a capacidade de fortalecer o coração e melhorar o sistema cardiovascular.

Após o termino envie para 996460862


____________________________________________________


Ciências – Profª Mileni

Habillidades: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST. (EF08CI21) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.

Atividade 1

Acesse o padlet, curta e comente nos trabalhos de seus colegas.

https://padlet.com/mnorberto1/ists8ano

Lembrando que esse trabalho vale NOTA, caso você não tenha enviado poste no padlet com o seu nome e série. Não deixe de fazer!

Atividade 2

Responda ao formulário abaixo sobre IST’s:

https://forms.gle/vbGSGb5rbLBqvdUh8

 

ATENÇÃO: aula online via Google Meets 09/09 às 15:00

_____________________________________

TECNOLOGIA 8ºB

Profª Mileni

Habilidade: (EF89TEC07) Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.


Trabalho de pesquisa

Pesquise a vida útil de um smartphone atualmente e o conceito de “obsolescência programada” e “obsolescência perceptiva”

O trabalho pode ser digitado ou manuscrito, caso escolha fazer digital, envie o arquivo, se preferir escrever a mão envie fotos legíveis

Estrutura do trabalho

Introdução - Uso dos smartphones no mundo
Desenvolvimento - Comentar sobre a vida útil de um smartphone atualmente e conceito de “obsolescência programada” e “obsolescência perceptiva”
Conclusão - Suas percepções sobre o tema
Referências - de onde você tirou as informações? coloque o site ou livro

Envie o trabalho para: promileni@gmail.com ou 19996125182

_________________________________

Disciplina Geografia-Professora Cristiane 8ªC

acessar o link para fazer as atividades:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc21J5BRmofAERb456T0GtgS7q_DkdrGfQbsdUt_xLg6-84fA/viewform 

________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________

Geografia - 8º Ano A e B - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

____________________________________________

Inglês         8º ano        (08/09 a 11/09)      

Professora Eliane

Habilidades

(EF08LI03)- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/JGpmsE4qoAubBFWF7

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com


__________________________________________________________

8º ano A, B e C - Português

Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 08/09/2020 a 11/09/2020

Habilidades: EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados. Leitura e Interpretação

Leiam com atenção o texto abaixo e depois responda as questões:

Sopa de pedras

Pedro Malasarte era um cara danado de esperto. Um dia ele estava ouvindo a conversa do pessoal na porta da venda. Os matutos falavam de uma velha avarenta que morava num sítio pros lados do rio. Cada um contava um caso pior que o outro:

– A velha é unha-de-fome. Não dá comida nem pros cachorros que guardam a casa dela – dizia um.

– Quando chega alguém pro almoço, ela conta os grãos de feijão pra pôr no prato. Verdade! Quem me contou foi o Chico Charreteiro, que não mente – afirmava outro.

– Eta velha pão-duro! – comentava um terceiro. – Dali não sai nada. Ela não dá nem bom-dia.

O Pedro Malasarte ouvindo. Ouvindo e matutando. Daí a pouco entrou na conversa:

– Querem apostar que pra mim ela vai dar uma porção de coisas, e de boa vontade?

– Tu tá é doido! – disseram todos – Aquela velha avarenta não dá nem risada!

– Pois aposto que pra mim ela vai dar – insistiu o Pedro. – Quanto vocês apostam?

A turma apostou alto, na certeza de ganhar. Mas o Pedro Malasarte, muito matreiro, já tinha um plano na cabeça. Juntou umas roupas, umas panelas, um fogãozinho, amarrou a trouxa e se mandou pra casa da velha. Era meio longe, mas pra ganhar aposta o Malasarte não tinha preguiça.

O Pedro foi chegando, foi arranchando, ali bem perto da porteira do sítio da velha. Esperou um tempo pra ser notado. Quando viu que a velha já tinha reparado nele, armou o fogãozinho, botou a panela em cima, cheia de água, e acendeu o fogo. E ficou o dia inteiro cozinhando água.

A velha, lá da casa, só espiando. E a panela fumegando. E o Pedro atiçando o fogo.

Não demorou muito, a velha não aguentou a curiosidade e veio dar uma espiada. Passou perto, olhou, assuntou, e foi embora. O Pedro firme, atiçando o fogo.

No dia seguinte, panela no fogo, fervendo água, soltando fumaça. Pedro atiçando o fogo. A velha olhando de longe, lá de dentro da casa.

Até que ela não conseguiu mais se segurar de curiosidade. Saiu e veio negaceando olhar de perto. O Pedro pensou: "É hoje!".

Catou umas pedras no chão, lavou bem e jogou dentro da panela. E ficou atiçando o fogo pra ferver mais depressa.

A velha não se conteve:

– Oi, moço, tá cozinhando pedra?

– Ora, pois sim senhora, dona – respondeu o Pedro. – Vou fazer uma sopa.

– Sopa de pedra? – perguntou a velha com uma careta. – Essa não, seu moço! Onde já se viu isso?

– Pois garanto que dá uma sopa pra lá de boa.

– Demora muito pra cozinhar? – perguntou a velha ainda duvidando.

– Demora um bocado.

– E dá pra comer?

– Claro, dona! Então eu ia perder tempo à toa?

A velha olhava as pedras, olhava pro Pedro. E ele atiçando o fogo, e a panela fervendo. A velha meio incrédula, meio acreditando.

– É gostosa, essa sopa? – perguntou ela depois de um tempo.

– É – respondeu o Malasarte – Mas fica mais gostosa se a gente puser um temperinho.

– Por isso não – disse a velha. – Eu vou buscar.

Foi e trouxe cebola, cheiro-verde, sal com alho.

– Tomate a senhora não tem? – perguntou o Pedro.

A velha foi buscar e voltou com três, bem maduros.

Pedro botou tudo dentro da panela, junto com as pedras. E atiçou o fogo.

– Vai ficar bem gostosa – disse ele. – Mas se a gente tivesse um courinho de porco...

– Pois eu tenho lá em casa – disse a velha. E foi buscar.

Couro na panela, lenha no fogo, a velha sentada espiando. Daí a pouco ela perguntou:

– Não precisa pôr mais nada?

– Até que ficava mais suculenta se a gente pusesse umas batatas, um pouco de macarrão...

A velha já estava com vontade de tomar a sopa, e perguntou:

– Quando ficar pronta, posso provar um pouco?

– Claro, dona!

Aí ela foi e trouxe o macarrão e as batatas.

O Malasarte atiçou o fogo, pro macarrão cozinhar depressa.

Daí a pouco a velha já estava com água na boca!

– Hum, a sopa tá cheirando gostosa! Será que as pedras já amoleceram?

Em vez de responder, o Pedro perguntou:

– A senhora não tem uma linguicinha no fumeiro? Ia ficar tão bom...

Lá foi a velha de novo buscar a linguiça.

Cozinha que cozinha, a sopa ficou pronta.

Malasarte então pediu dois pratos e talheres, a velha trouxe.

O Pedro encheu os pratos, deu um pra ela.

Separou as pedras e jogou no mato.

– Ué, moço, não vai comer as pedras?

– Tá doido! – respondeu o Malasarte. – Eu lá tenho dente de ferro pra comer pedra?

E tratou de se mandar o mais depressa que pôde.

Foi correndo pra venda, cobrar o dinheiro da aposta.

(In: Contos populares para crianças da América Latina. São Paulo: Ática, 2000. Co-edição latino-americana. p. 8 a 15.)

Vocabulário:

avarenta: pão-duro, unha-de-fome, pessoa que tem apego exagerado ao dinheiro

negaceando: contra a sua própria vontade

matutos: pessoas do campo

matutando: pensando

matreiro: esperto

incrédula: que não acredita

arranchando: acomodando

O texto "Sopa de Pedras" é um conto popular que narra uma história. Narrar é contar um acontecimento, um fato imaginário ou verdadeiro, que pode acontecer ou não, envolvendo uma ou mais personagens. Essa história é contada por um narrador, que pode ou não participar dela.

O questionário abaixo pode ser respondido através do formulário, clicando no link:

https://forms.gle/cWSFZQe7VtoPL6jQ7

Questões:

1. Quais são as personagens da história?

2. Circule a resposta correta.

No texto "Sopa de Pedras":

* o narrador participa da história.

* o narrador somente conta a história.

3. "Os matutos falavam de uma velha avarenta que morava num sítio pros lados do rio." Por que a velha era considerada uma pessoa avarenta?

4. Como Pedro fez para que a velha viesse falar com ele?

5. Marque a resposta correta.

Por que, no decorrer da história, a velha atendeu a todos os pedidos de Pedro Malasarte?

a) Ela gostou de Pedro e resolveu agradá-lo.

b) Ela ficou curiosa para saber que gosto tinha a tal sopa de pedra.

*Continuaremos com as questões sobre o mesmo texto na semana que vem.*

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

************************************************************** 

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

______________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FISICA

PROFº NIVALDO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_5RheiMHmQmb7XOrI910lEksGMER50dEzd5dZ1tfY_6Whbw/viewform?usp=sf_link

Ed Fisica - 8º Ano A  

Profº Júnior

https://forms.gle/AywTGyr5vZ3REEzZ8


______________________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovaçao 8º ano A

semana saúde mental


Objetivo: fortalecer os laços sociais e a saúde mental.

Leia o texto abaixo:

A Vida é uma dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e vencer.

Viva a vida independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te fazer se superar a cada dia.

Lembre-se depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado, ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo que Deus lhe deu o dom da Vida.

 

Josué Meireles Martins

 

Agora assista o vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA

 

responda:

1). Em sua opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?

 2). Quais as causas que podem ser relacionadas a esses desafios?

 3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários, porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de afronta ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.

4). Durante a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram lidar com a situação?

 

Boa tarefa e não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.

 

Envie para 996460862


_________________________________________________________________________