E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES
MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
PESQUISA: RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 8ºC
Prof.ª: Silvia Mara
Semana: 08/09/2020 a 11/09/2020
Conteúdo: MUNDO CONECTADO- USO CONSCIENTE
Habilidades: EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.
Link da atividade: https://forms.gle/JHZZX33hsqdP6EZ67
PROJETO
DE VIDA – 8º ano A
Prof.ª:
Silvia Mara
Semana: 08/09/2020 a 11/09/2020
Conteúdo:
“Eu, nós e o mundo” - Atitudes que transformam: o consumo consciente
Competências
socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social
Habilidade:
Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem
para o desenvolvimento da aula e despertar a Curiosidade para aprender e iniciativa social.
8º ano – Caderno do Aluno Caderno do Aluno Volume3 – parte2 (páginas 64
até 66)
ORIENTAÇÕES
ü Leitura e reflexão das atividades Situação
de Aprendizagem 2.
ü Em virtude da pandemia da COIVD-19 e de
suas consequências no contexto escolar, mesmo sendo solicitado a realização das
atividades em grupo o aluno deverá desenvolver no seu caderno as atividades
propostas do caderno do aluno.
ü Usar a técnica do grifo ao realizar
a leitura pois ajudará organizar os tópicos importantes que devem ser tema
Central do seu trabalho.
Sustentabilidade
e consumo consciente
Bom trabalho!
https://forms.gle/5XWkrTzCPjvW31gG6
DÚVIDAS: 19 981659215/ valdilene.souzza@yahoo.com.br
ÓTIMA SEMANA A TODOS.
ELETIVA: SAÚDE
Profª Ida Maria
(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.
(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.
(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com
Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg
Atividade: Palestra com fisioterapeuta - dia 09/09 (qua) ás 08:30: https://meet.google.com/wno-sfrx-qjc
Dá para assistir pelo o computador ou baixando o app Google Meet no celular.
___________________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 8º B
Objetivo:
fortalecer os laços sociais e a saúde mental.
Leia o texto abaixo:
A Vida é uma
dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o
passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e
vencer.
Viva a vida
independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e
desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não
desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te
fazer se superar a cada dia.
Lembre-se
depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua
esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado,
ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo
que Deus lhe deu o dom da Vida.
Josué
Meireles Martins
Agora
assista o vídeo do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA
responda:
1). Em sua
opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?
2). Quais as causas que podem ser relacionadas
a esses desafios?
3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários,
porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de
afronta ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.
4). Durante
a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram
lidar com a situação?
Boa tarefa e
não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.
Envie para
996460862
_____________________________________________________________
Professor Eliezer eletiva fortaleça
Faça uma pesquisa de pelo menos 3 tipos de exercícios que
tem a capacidade de fortalecer o coração e melhorar o sistema cardiovascular.
Após o termino envie para 996460862
____________________________________________________
Ciências – Profª Mileni
Habillidades: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST. (EF08CI21) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
Atividade 1
Acesse o padlet, curta e comente nos
trabalhos de seus colegas.
https://padlet.com/mnorberto1/ists8ano
Lembrando que esse trabalho vale NOTA, caso você não tenha enviado poste no padlet com
o seu nome e série. Não deixe de fazer!
Atividade 2
Responda ao formulário abaixo sobre
IST’s:
https://forms.gle/vbGSGb5rbLBqvdUh8
ATENÇÃO: aula online via Google Meets 09/09 às 15:00
_____________________________________
TECNOLOGIA 8ºB
acessar o link para fazer as atividades:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc21J5BRmofAERb456T0GtgS7q_DkdrGfQbsdUt_xLg6-84fA/viewform
________________________________________________________________________________________________________________________
Inglês 8º ano (08/09 a 11/09)
Professora Eliane
Habilidades
(EF08LI03)-
Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/JGpmsE4qoAubBFWF7
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail.
eliane.criss10e@gmail.com
__________________________________________________________
8º ano A, B e C - Português
Professora Luciene
Roteiro de Atividade – Semana de 08/09/2020 a 11/09/2020
Habilidades: EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados. Leitura e Interpretação
Leiam com atenção o texto abaixo e depois responda as questões:
Sopa de pedras
Pedro Malasarte era um cara danado de esperto. Um dia ele estava ouvindo a conversa do pessoal na porta da venda. Os matutos falavam de uma velha avarenta que morava num sítio pros lados do rio. Cada um contava um caso pior que o outro:
– A velha é unha-de-fome. Não dá comida nem pros cachorros que guardam a casa dela – dizia um.
– Quando chega alguém pro almoço, ela conta os grãos de feijão pra pôr no prato. Verdade! Quem me contou foi o Chico Charreteiro, que não mente – afirmava outro.
– Eta velha pão-duro! – comentava um terceiro. – Dali não sai nada. Ela não dá nem bom-dia.
O Pedro Malasarte ouvindo. Ouvindo e matutando. Daí a pouco entrou na conversa:
– Querem apostar que pra mim ela vai dar uma porção de coisas, e de boa vontade?
– Tu tá é doido! – disseram todos – Aquela velha avarenta não dá nem risada!
– Pois aposto que pra mim ela vai dar – insistiu o Pedro. – Quanto vocês apostam?
A turma apostou alto, na certeza de ganhar. Mas o Pedro Malasarte, muito matreiro, já tinha um plano na cabeça. Juntou umas roupas, umas panelas, um fogãozinho, amarrou a trouxa e se mandou pra casa da velha. Era meio longe, mas pra ganhar aposta o Malasarte não tinha preguiça.
O Pedro foi chegando, foi arranchando, ali bem perto da porteira do sítio da velha. Esperou um tempo pra ser notado. Quando viu que a velha já tinha reparado nele, armou o fogãozinho, botou a panela em cima, cheia de água, e acendeu o fogo. E ficou o dia inteiro cozinhando água.
A velha, lá da casa, só espiando. E a panela fumegando. E o Pedro atiçando o fogo.
Não demorou muito, a velha não aguentou a curiosidade e veio dar uma espiada. Passou perto, olhou, assuntou, e foi embora. O Pedro firme, atiçando o fogo.
No dia seguinte, panela no fogo, fervendo água, soltando fumaça. Pedro atiçando o fogo. A velha olhando de longe, lá de dentro da casa.
Até que ela não conseguiu mais se segurar de curiosidade. Saiu e veio negaceando olhar de perto. O Pedro pensou: "É hoje!".
Catou umas pedras no chão, lavou bem e jogou dentro da panela. E ficou atiçando o fogo pra ferver mais depressa.
A velha não se conteve:
– Oi, moço, tá cozinhando pedra?
– Ora, pois sim senhora, dona – respondeu o Pedro. – Vou fazer uma sopa.
– Sopa de pedra? – perguntou a velha com uma careta. – Essa não, seu moço! Onde já se viu isso?
– Pois garanto que dá uma sopa pra lá de boa.
– Demora muito pra cozinhar? – perguntou a velha ainda duvidando.
– Demora um bocado.
– E dá pra comer?
– Claro, dona! Então eu ia perder tempo à toa?
A velha olhava as pedras, olhava pro Pedro. E ele atiçando o fogo, e a panela fervendo. A velha meio incrédula, meio acreditando.
– É gostosa, essa sopa? – perguntou ela depois de um tempo.
– É – respondeu o Malasarte – Mas fica mais gostosa se a gente puser um temperinho.
– Por isso não – disse a velha. – Eu vou buscar.
Foi e trouxe cebola, cheiro-verde, sal com alho.
– Tomate a senhora não tem? – perguntou o Pedro.
A velha foi buscar e voltou com três, bem maduros.
Pedro botou tudo dentro da panela, junto com as pedras. E atiçou o fogo.
– Vai ficar bem gostosa – disse ele. – Mas se a gente tivesse um courinho de porco...
– Pois eu tenho lá em casa – disse a velha. E foi buscar.
Couro na panela, lenha no fogo, a velha sentada espiando. Daí a pouco ela perguntou:
– Não precisa pôr mais nada?
– Até que ficava mais suculenta se a gente pusesse umas batatas, um pouco de macarrão...
A velha já estava com vontade de tomar a sopa, e perguntou:
– Quando ficar pronta, posso provar um pouco?
– Claro, dona!
Aí ela foi e trouxe o macarrão e as batatas.
O Malasarte atiçou o fogo, pro macarrão cozinhar depressa.
Daí a pouco a velha já estava com água na boca!
– Hum, a sopa tá cheirando gostosa! Será que as pedras já amoleceram?
Em vez de responder, o Pedro perguntou:
– A senhora não tem uma linguicinha no fumeiro? Ia ficar tão bom...
Lá foi a velha de novo buscar a linguiça.
Cozinha que cozinha, a sopa ficou pronta.
Malasarte então pediu dois pratos e talheres, a velha trouxe.
O Pedro encheu os pratos, deu um pra ela.
Separou as pedras e jogou no mato.
– Ué, moço, não vai comer as pedras?
– Tá doido! – respondeu o Malasarte. – Eu lá tenho dente de ferro pra comer pedra?
E tratou de se mandar o mais depressa que pôde.
Foi correndo pra venda, cobrar o dinheiro da aposta.
(In: Contos populares para crianças da América Latina. São Paulo: Ática, 2000. Co-edição latino-americana. p. 8 a 15.)
Vocabulário:
avarenta: pão-duro, unha-de-fome, pessoa que tem apego exagerado ao dinheiro
negaceando: contra a sua própria vontade
matutos: pessoas do campo
matutando: pensando
matreiro: esperto
incrédula: que não acredita
arranchando: acomodando
O texto "Sopa de Pedras" é um conto popular que narra uma história. Narrar é contar um acontecimento, um fato imaginário ou verdadeiro, que pode acontecer ou não, envolvendo uma ou mais personagens. Essa história é contada por um narrador, que pode ou não participar dela.
O questionário abaixo pode ser respondido através do formulário, clicando no link:
https://forms.gle/cWSFZQe7VtoPL6jQ7
Questões:
1. Quais são as personagens da história?
2. Circule a resposta correta.
No texto "Sopa de Pedras":
* o narrador participa da história.
* o narrador somente conta a história.
3. "Os matutos falavam de uma velha avarenta que morava num sítio pros lados do rio." Por que a velha era considerada uma pessoa avarenta?
4. Como Pedro fez para que a velha viesse falar com ele?
5. Marque a resposta correta.
Por que, no decorrer da história, a velha atendeu a todos os pedidos de Pedro Malasarte?
a) Ela gostou de Pedro e resolveu agradá-lo.
b) Ela ficou curiosa para saber que gosto tinha a tal sopa de pedra.
*Continuaremos com as questões sobre o mesmo texto na semana que vem.*
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
______________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FISICA
PROFº NIVALDO
Ed Fisica - 8º Ano A
Profº Júnior
https://forms.gle/AywTGyr5vZ3REEzZ8
______________________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovaçao 8º ano A
semana saúde mental
Objetivo:
fortalecer os laços sociais e a saúde mental.
Leia o texto abaixo:
A Vida é uma
dádiva ela nos permite sonhar, amar, sorrir e chorar, ela nos mostra com o
passar do tempo quem realmente somos e porque queremos ser melhores, lutar e
vencer.
Viva a vida
independente de tudo não reclame, agradeça a Deus por te permitir sentir e
desfrutar os melhores momentos da vida, obstáculos irão surgir, mas não
desanime e não se deixe abater, eles só vão alimentar suas forças e fé e te
fazer se superar a cada dia.
Lembre-se
depois da chuva sempre haverá um Arco-íris, por isso mantenha sempre viva sua
esperança, Apaixone-se, celebre com os Amigos, Ame e permita-se ser Amado,
ajude o próximo e faça o bem e apenas Viva e contemple o dom mais lindo e belo
que Deus lhe deu o dom da Vida.
Josué
Meireles Martins
Agora
assista o vídeo do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA
responda:
1). Em sua
opinião quais são os três maiores desafios que os alunos encontram na escola?
2). Quais as causas que podem ser relacionadas
a esses desafios?
3). Os problemas que os alunos enfrentam são temporários,
porque tudo passa, mas a pergunta é como você se comporta em um momento de afronta
ou qual é a melhor maneira de se comportar em sua opinião.
4). Durante
a pandemia esses desafios aumentaram ou os alunos e suas famílias conseguiram
lidar com a situação?
Boa tarefa e
não se esqueça a vida é uma dádiva aproveite.
Envie para 996460862
_________________________________________________________________________