E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o
período de 21/09 a 25/09
Disciplina: Biologia 3ºBIMESTRE
Tema/Conteúdo: A Genética e os genes- DNA como o código da vida
Habilidade: Reconhecer o DNA como
um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo
da molécula e identificar o significado da repetição e do emparelhamento
específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.
Responda as atividades no link: https://forms.gle/TrexXMsfrhUZQzuW
Mutações
Modificações no material genético da
célula são chamadas mutações. Elas podem ocorrer em células somáticas ou em
células germinativas; neste último caso, podem ser transmitidas ao longo das
gerações, de pais para filhos. As mutações somáticas ficam restritas ao
indivíduo em que ocorrem e não são transmitidas aos descendentes.
As mutações podem ser pontuais,
afetando apenas um nucleotídeo e levando a pequenas alterações na sequência ou
no número de nucleotídeos. Isso pode acontecer no momento da duplicação do DNA. Há
nas células, no entanto, todo um sistema de reparo dessas alterações, o que
reduz drasticamente a quantidade de mutações pontuais que persistem.
As mutações pontuais podem afetar uma ou mais sequências de bases nitrogenadas,
tanto nas regiões não codificantes do DNA, tendo efeitos, em geral, não
perceptíveis, como nas regiões codificantes (mutações gênicas), que
podem levar a modificação do produto do gene.
Embora na maior parte dos casos as
mutações gênicas sejam deletérias, isto é, causam prejuízo ao organismo, elas
são muito importantes em termos evolutivos, e são a fonte primária da
variabilidade genética em uma população. Quanto maior a variabilidade genética
em uma população, maior a chance de sobrevivência dessa população a alterações
nas condições ambientais. Esse tema será retomado com mais detalhes na próxima
unidade deste volume, quando trataremos de Evolução. Mutações de maior porte,
que afetam o número ou a forma dos cromossomos, são chamadas mutações ou
aberrações cromossômicas e, assim como as muta-
ções gênicas, são em geral deletérias.
Mutações
gênicas
As mutações gênicas podem ocorrer por substituição,
perda ou adição de nucleotídeos na molécula de DNA durante sua
duplicação. Quando essas modificações ocorrem nos íntrons, geralmente os
efeitos não são perceptíveis, pois, após o processo de transcrição em moléculas
de RNA, os íntrons são removidos durante a maturação do RNA. Já quando ocorrem
nos éxons, os efeitos diferem dependendo do caso. Vamos analisar, apenas como
exemplo, o que ocorre quando há substituição de um nucleotídeo por outro.
Há mutações que não alteram o aminoácido
da cadeia polipeptídica. Isso acontece quando a substituição de uma base
nitrogenada não resulta em um códon para outro aminoácido. Por exemplo: vamos
supor que uma das trincas de um éxon seja AAA e que tenha mudado para AAG. A
trinca AAA, ao ser transcrita em RNAm, corresponderá ao códon UUU, e a trinca
AAG, ao códon UUC. Consultando o quadro do código genético, podemos notar que
ambas codificam o mesmo aminoácido: a fenilalanina. Portanto, a mutação não
levou à alteração no polipeptídeo. Mutações desse tipo são chamadas
“silenciosas” e são responsáveis por uma variabilidade genética que é sempre
maior do que a diversidade de características. Existem, no entanto, mutações
que alteram a proteína, pois causam a substituição de um aminoácido. As consequências
disso variam muito. Essa nova proteína pode trazer vantagens adaptativas, ser
neutra, ou trazer prejuízos, inclusive provocando doenças.
Vamos analisar um caso em que a
mutação leva à alteração na forma espacial e na função da proteína, provocando
doença.
A anemia falciforme é uma doença em que as hemácias apresentam aspecto
de foice, daí o nome falciforme.
Isso se deve à presença de moléculas defeituosas de hemoglobina. Com isso, as
hemácias não transportam com eficiência o oxigênio. Essas hemácias são mais
frágeis e podem se romper, causando problemas para a pessoa, como fortes dores.
Em certos casos, o rompimento é tão
intenso e rápido que pode levar a pessoa à morte. A molécula defeituosa de
hemoglobina decorre
de uma mudança do gene na trinca CTT para CAT. Com isso, o códon do RNAm muda
de GAA, que corresponde ao aminoácido glutamina, para GUA, que se refere ao
aminoácido valina, com a consequente produção da hemoglobina defeituosa, que
causa a doença (Fig. 5.29).
A substituição de um ou mais
aminoácidos, no entanto, nem sempre resulta na perda ou na alteração da função
da proteína. Certas regiões de uma molécula podem não ser essenciais ao seu
funcionamento. A insulina, por exemplo, é um hormônio presente em todos os
vertebrados, mas a molécula não é idêntica em todas as espécies. Quando
comparamos a sequência de aminoácidos da insulina de duas ou mais espécies
diferentes, observamos alterações na sequência que, no entanto, não prejudicam
a forma e a função dessa proteína. Dizemos então que ocorreram mutações
funcionalmente neutras, conservadas no DNA dos indivíduos ao longo das
gerações. Por outro lado, existem regiões responsáveis pela forma
tridimensional da proteína, garantindo assim a sua função – se essas regiões
essenciais apresentarem substituições de aminoácidos, a molécula poderá deixar
de ser funcional.
C G
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DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 21/09 a 25/09.
Disciplina: Física 3ºBIMESTRE
Tema: Ruídos e sons
harmônicos; características físicas dos sons
Habilidades: Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.
Responda as atividades no link: https://forms.gle/TwDP4UhjJTqqYARN9
Para responder as questões releia o
texto enviado na semana anterior.
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ARTE 2A e 2B
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: Ler de forma autônoma. Identificar teses, argumentos e assunto principal em textos de gêneros variados.
ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09 / (+21/09 a
25/09)
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbd4kCv4-rmXONHHqt9Yrcitw1U8whyfHBcrVa2Fo2_gn6jA/viewform
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História
2ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Reconhecer
as principais características dos processos de independência das colônias
europeias na América.
Responda as atividades
acessando o link: https://forms.gle/u3LcK7PpFRsFnpdh6
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Educação física professor Emerson 2° B
Atividade de equilíbrio
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGeS_didutKWf72tA1na_vYcanWtCR52y1g4eIv-iC6Agwrg/viewform?usp=sf_link
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Profª Mileni
Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:
https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
2°B. e
Habilidades: Tentar compreender
sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e
racional o que sente o outro indivíduo.
SETEMBRO AMARELO: é uma campanha
brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido
para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Essa
semana vocês terão como atividade reflexiva, acessar o link do site “FALAR
INSPIRA VIDA” https://www.falarinspiravida.com.br/,
e explorar o conteúdo abordado.
IMPORTANTE:
Aproveitem para colocar em dia as atividades solicitadas do 3° bimestre.
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ATIVIDADE DE Geografia aos alunos que não responderam na
data, nova oportunidade está sendo dada, vamos aproveitar.
1) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBQjqGNTVuNldsk6YTrR9KFLcMcVYzQYD_63chaGV1L-mniw/viewform
2) http://google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAMs1q-xqGo8w4LTBWmBiFdwbxq7c6F78rbTNk1YWAqAsfmQ/viewform
3) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfytmQC1afLO-iBQw8HbtOECGanIlNLwTQTYPI493tgg9s9Bg/viewform
4) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScflSixmurJ04Sqs2luC3aq4idwq_FETyd3VZMdKLnwSY7WPQ/viewform
5) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScflSixmurJ04Sqs2luC3aq4idwq_FETyd3VZMdKLnwSY7WPQ/viewform
2º
A -
Projeto de vida -
Profº Aurinda Prado
URGENTE
Caros alunos, a Secretaria da
Educação está encaminhando a todos, Através da SED um questionário de auto
avaliação, que estou encaminhando em PDF pelo WhatsApp da sala.
Este deve ser encaminhado até
dia 23/09/2020, basta abrir, ler e responder, no final há uma tecla para
finalizar e pronto.
Qualquer dúvida entre em
contato, grata.
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ATIVIDADE
Habilidade: Organizar
adequadamente os parágrafos de um texto, visando a atingir a proposta
enunciativa.
Caros
estudantes.
Quero
disponibilizar a vocês um formulário que teve poucas respostas. Imagino que os
motivos de muitos de vocês justificam a não realização, por isso a nova
oportunidade.
Quem
já respondeu às questões, se quiser, pode respondê-las novamente. Este é o link
do formulário: https://forms.gle/AWYeuZUPyViCnkUMA
ELETIVA - Criando Modas
Professora Maristela - Reforço
Habilidade: Desenvolvimento e criatividade
SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLO PARA VOCÊ CRIAR, FAÇA O ESTILO QUE VOCÊ GOSTAR.
https://www.pinterest.pt/fatimalopes3150/ideias-de-reciclagem-criativa-de-roupa-usada/
Crie um estilo para uma amiga (o) ou prima (o) uma blusinha ou calça e nande a foto da sua criação.
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala