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PSICOLOGIA VIVA

21 setembro, 2020

2ª SÉRIE: 21 A 25 SETEMBRO

  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Aulas Online



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DISCIPLINA: BIOLOGIA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 21/09 a 25/09

Disciplina: Biologia                    3ºBIMESTRE

Tema/Conteúdo: A Genética e os genes- DNA como o código da vida

HabilidadeReconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.

Responda as atividades no link:  https://forms.gle/TrexXMsfrhUZQzuW

Mutações

      Modificações no material genético da célula são chamadas mutações. Elas podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas; neste último caso, podem ser transmitidas ao longo das gerações, de pais para filhos. As mutações somáticas ficam restritas ao indivíduo em que ocorrem e não são transmitidas aos descendentes.
      As mutações podem ser pontuais, afetando apenas um nucleotídeo e levando a pequenas alterações na sequência ou no número de nucleotídeos. Isso pode
acontecer no momento da duplicação do DNA. Há nas células, no entanto, todo um sistema de reparo dessas alterações, o que reduz drasticamente a quantidade de mutações pontuais que persistem.
As mutações pontuais podem afetar uma ou mais sequências de bases nitrogenadas, tanto nas regiões não codificantes do DNA, tendo efeitos, em geral, não perceptíveis, como nas regiões codificantes (mutações gênicas), que podem levar a modificação do produto do gene.

      Embora na maior parte dos casos as mutações gênicas sejam deletérias, isto é, causam prejuízo ao organismo, elas são muito importantes em termos evolutivos, e são a fonte primária da variabilidade genética em uma população. Quanto maior a variabilidade genética em uma população, maior a chance de sobrevivência dessa população a alterações nas condições ambientais. Esse tema será retomado com mais detalhes na próxima unidade deste volume, quando trataremos de Evolução. Mutações de maior porte, que afetam o número ou a forma dos cromossomos, são chamadas mutações ou aberrações cromossômicas e, assim como as muta-
ções gênicas, são em geral deletérias.

               Mutações gênicas
      As mutações gênicas podem ocorrer por substituição, perda ou adição de nucleotídeos na molécula de DNA durante sua duplicação. Quando essas modificações ocorrem nos íntrons, geralmente os efeitos não são perceptíveis, pois, após o processo de transcrição em moléculas de RNA, os íntrons são removidos durante a maturação do RNA. Já quando ocorrem nos éxons, os efeitos diferem dependendo do caso. Vamos analisar, apenas como exemplo, o que ocorre quando há substituição de um nucleotídeo por outro.
      Há mutações que não alteram o aminoácido da cadeia polipeptídica. Isso acontece quando a substituição de uma base nitrogenada não resulta em um códon para outro aminoácido. Por exemplo: vamos supor que uma das trincas de um éxon seja AAA e que tenha mudado para AAG. A trinca AAA, ao ser transcrita em RNAm, corresponderá ao códon UUU, e a trinca AAG, ao códon UUC. Consultando o quadro do código genético, podemos notar que ambas codificam o mesmo aminoácido: a fenilalanina. Portanto, a mutação não levou à alteração no polipeptídeo. Mutações desse tipo são chamadas “silenciosas” e são responsáveis por uma variabilidade genética que é sempre maior do que a diversidade de características. Existem, no entanto, mutações que alteram a proteína, pois causam a substituição de um aminoácido. As consequências disso variam muito. Essa nova proteína pode trazer vantagens adaptativas, ser neutra, ou trazer prejuízos, inclusive provocando doenças.
      Vamos analisar um caso em que a mutação leva à alteração na forma espacial e na função da proteína, provocando doença.
A anemia falciforme é uma doença em que as hemácias apresentam aspecto de foice, daí o nome falciforme.
Isso se deve à presença de moléculas defeituosas de hemoglobina. Com isso, as hemácias não transportam com eficiência o oxigênio. Essas hemácias são mais frágeis e podem se romper, causando problemas para a pessoa, como fortes dores. Em certos casos, o rompimento é tão
intenso e rápido que pode levar a pessoa à morte. A molécula defeituosa de hemoglobina decorre
de uma mudança do gene na trinca CTT para CAT. Com isso, o códon do RNAm muda de GAA, que corresponde ao aminoácido glutamina, para GUA, que se refere ao aminoácido valina, com a consequente produção da hemoglobina defeituosa, que causa a doença (Fig. 5.29).
      A substituição de um ou mais aminoácidos, no entanto, nem sempre resulta na perda ou na alteração da função da proteína. Certas regiões de uma molécula podem não ser essenciais ao seu funcionamento. A insulina, por exemplo, é um hormônio presente em todos os vertebrados, mas a molécula não é idêntica em todas as espécies. Quando comparamos a sequência de aminoácidos da insulina de duas ou mais espécies diferentes, observamos alterações na sequência que, no entanto, não prejudicam a forma e a função dessa proteína. Dizemos então que ocorreram mutações funcionalmente neutras, conservadas no DNA dos indivíduos ao longo das gerações. Por outro lado, existem regiões responsáveis pela forma tridimensional da proteína, garantindo assim a sua função – se essas regiões essenciais apresentarem substituições de aminoácidos, a molécula poderá deixar de ser funcional.
C G 


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DISCIPLINA: FÍSICA 

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 21/09 a 25/09.

Disciplina: Física                  3ºBIMESTRE

Tema: Ruídos e sons harmônicos; características físicas dos sons

Habilidades: Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.   

Responda as atividades no link:  https://forms.gle/TwDP4UhjJTqqYARN9

Para responder as questões releia o texto enviado na semana anterior.



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ARTE 2A e 2B

Prof. Anderson Sanchez


Habilidade: Ler de forma autônoma. Identificar teses, argumentos e assunto principal em textos de gêneros variados.

Atividade de Arte dessa semana é a mesma da semana passada ATIVIDADE IMPORTANTE, favor não deixar de fazer. (quem já fez, parabéns!!)


ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #06 14/09 a 18/09 / (+21/09 a 25/09)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbd4kCv4-rmXONHHqt9Yrcitw1U8whyfHBcrVa2Fo2_gn6jA/viewform

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História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/u3LcK7PpFRsFnpdh6 

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Educação física professor Emerson 2° B


Atividade de equilíbrio



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGeS_didutKWf72tA1na_vYcanWtCR52y1g4eIv-iC6Agwrg/viewform?usp=sf_link


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ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Acessar o link abaixo para ler as instruções e datas de entrega dos projetos:

https://docs.google.com/document/d/1Dmjx7l9SpmT2CYqaHzO0h_0YMjCm9R0f0-Z5b0KuSOY/edit?usp=sharing


Como se faz um cientista? Assista ao vídeo abaixo para entender a ciência por trás do Acelerador de partículas Sirius, de Campinas

https://www.youtube.com/watch?v=37RUiNsT19Q

Para entender melhor sobre o acelerador e os diversos trabalhos feitos através deles acesse: https://www.lnls.cnpem.br/ciencia/


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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. e PROJETO DE VIDA- 2°B.  

Habilidades: Tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

SETEMBRO AMARELO: é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 


Essa semana vocês terão como atividade reflexiva, acessar o link do site “FALAR INSPIRA VIDA” https://www.falarinspiravida.com.br/, e explorar o conteúdo abordado.

IMPORTANTE: Aproveitem para colocar em dia as atividades solicitadas do 3° bimestre.

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ATIVIDADE DE Geografia aos alunos que não responderam na data, nova oportunidade está sendo dada, vamos aproveitar.

1) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBQjqGNTVuNldsk6YTrR9KFLcMcVYzQYD_63chaGV1L-mniw/viewform

2) http://google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAMs1q-xqGo8w4LTBWmBiFdwbxq7c6F78rbTNk1YWAqAsfmQ/viewform

3) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfytmQC1afLO-iBQw8HbtOECGanIlNLwTQTYPI493tgg9s9Bg/viewform

4) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScflSixmurJ04Sqs2luC3aq4idwq_FETyd3VZMdKLnwSY7WPQ/viewform

5) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScflSixmurJ04Sqs2luC3aq4idwq_FETyd3VZMdKLnwSY7WPQ/viewform

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2º A    -    Projeto de vida   -    Profº Aurinda Prado

URGENTE

Caros alunos, a Secretaria da Educação está encaminhando a todos, Através da SED um questionário de auto avaliação, que estou encaminhando em PDF pelo WhatsApp da sala.

Este deve ser encaminhado até dia 23/09/2020, basta abrir, ler e responder, no final há uma tecla para finalizar e pronto.

Qualquer dúvida entre em contato, grata.

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 LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

ATIVIDADE 

Habilidade: Organizar adequadamente os parágrafos de um texto, visando a atingir a proposta enunciativa.

Caros estudantes.

Quero disponibilizar a vocês um formulário que teve poucas respostas. Imagino que os motivos de muitos de vocês justificam a não realização, por isso a nova oportunidade.

Quem já respondeu às questões, se quiser, pode respondê-las novamente. Este é o link do formulário: https://forms.gle/AWYeuZUPyViCnkUMA


   QUÍMICA
Profº Maristela -  Reforço
  Link: https://youtu.be/mL5xhoCM7gA

Caderno do Aluno: página
33, atividade 4

                                            ATIVIDADE 4
 4.A Para realizar a determinação da concentração de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), foi realizada a titulação com ácido sulfúrico (H2 SO4 ) na concentração de 0,1mol/L. Para este procedimento, foram utilizados 27,5mL de solução ácido sulfúrico para a neutralização de 25mL do hidróxido sódio. A partir dos dados fornecidos e da reação não balanceada a seguir, realize o balanceamento e calcule a concentração, em mol/L, de hidróxido de sódio que foi encontrada.

NaOH + H2 SO4 → Na2 SO4  + H2 O

4.B Uma amostra de 3L de água foi submetida à incubação por cinco dias, numa temperatura de 20°C, para determinação da sua Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO. Foi observado um consumo de 211 mg de oxigênio. Sabendo-se que a água de esgoto, quando tratada, deve apresentar uma DBO máxima de 60 mg/L (Sabesp) para poder ser lançada nos rios, será que essa amostra analisada está adequada para ser lançada nos rios? Justifique.

 4.C Dado o gráfico abaixo, que apresenta a variação de solubilidade do gás oxigênio em água em diferentes temperaturas, a 760mmHg, responda:


O que acontece com o gás oxigênio da água nas temperaturas de 10°C e 30°C?

Baseado na resposta anterior, reflita acerca dos possíveis impactos à vida nos rios e mares?

Qual é a máxima quantidade de oxigênio que se dissolve em 1L de água a uma temperatura de 20°C?



4.D     A cidade X possui três rios em suas imediações, que apresentam os parâmetros de qualidade indicados na tabela abaixo. Para que as águas dos rios da cidade sejam tratadas, precisam atender a determinadas concentrações de metais indicadas pelo limite permitido. De acordo com esses parâmetros permitidos na tabela, quais amostras devem ser tratadas? Por quê?


4.E      Um Químico preparou 3 soluções de KMnO4 (permanganato de potássio), com as seguintes concentrações: (A) 0,5 mol/L; (B) 79 g/L; (C) 39,5 g/L. Fornecidos os dados a seguir, quais as soluções que possuem a mesma concentração? K= 39 g/mol; Mn= 55 g/mol; O=16 g/mol

. 4.F    Na etapa da coagulação, no tratamento da água, adiciona-se agentes coagulantes que formam material flocular de baixa solubilidade em água, para serem retidos juntamente com as impurezas, na etapa da floculação. As reações que ocorrem são:

3Ca(OH)2 + Al2 (SO4 ) 3 -> 2Al(OH)3 + 3CaSO4
3Ca(OH)2 + 2FeCl3 -> 2Fe(OH)3 + 3CaCl2





ELETIVA - Criando  Modas

                   Professora Maristela - Reforço

     Habilidade: Desenvolvimento e criatividade

 

SEGUE A BAIXO ALGUNS EXEMPLO PARA VOCÊ CRIAR, FAÇA O ESTILO QUE VOCÊ GOSTAR.

https://www.pinterest.pt/fatimalopes3150/ideias-de-reciclagem-criativa-de-roupa-usada/

Crie um estilo para uma amiga (o) ou prima (o) uma blusinha ou calça e nande a foto da sua criação.

Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala





Atividade de Inglês - Teacher Ana

Hello, people!

Habilidades: Reconhecer o uso dos verbos Going To e Will. (Continuação)

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