Habilidades: Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola;
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola;
Construir critérios para analisar a intervenção em Arte;
Instruções
§ Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina de Arte;
§ Inicie sua atividade colocando em seu caderno de arte a seguinte margem e cabeçalho para que sua atividade fique organizada e possa ser devidamente avaliada,como foi instruído no ínicio do primeiro bimestre
| Nº: | Nome: |
data | At...AS.. | |
série | EE Profª Cristiane Chaves Moreira Braga /Hortolândia | |
sp | Profº Sebastião Donizete Moreira |
Nesta atividade, a proposta é a sondagem do repertório pessoal de cada um em relação à fotografia, levantando questões sobre o grau de convívio com o ato de fotografar, ampliando as reflexões sobre a utilização do dispositivo móvel para a fotografia digital e de como são organizados os álbuns físicos e virtuais, escolhas dos filtros e intervenções digitais realizadas sobre imagens.Copie e resolva as questões em seu caderno de arte, após elaborar o cabeçalho:
Assista aos vídeos a seguir e observe atentamente cada detalhe das imagens sobre os artistas Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Vik Muniz, que trabalham com a linguagem da fotografia, tratando de maneira diferente a captura da imagem para torná-la uma obra de arte. Após a apreciação dos vídeos copie as questões abaixo e resolva em seu caderno de arte:
Cristiano Mascaro
https://www.youtube.com/watch?v=bnOIox4CIiU
https://www.youtube.com/watch?v=JKSnsrzH6Wo
Sebastião Salgado:
Obs: Escreva um pouquinho da vida e obras dos artistas mencionado.
-a)
-b)
-c)
1 Quais as diferenças e semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
2 Que procedimentos os artistas utilizaram em sua ação de fotografar?
3 É possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como produtores de Arte?
Bons estudos!Professor Sebastião.
_____________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS
ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 22/06 a 26/06
TEMA: Biologia
das plantas
· Habilidades: Comparar diferentes grupos vegetais com base nas
respectivas aquisições e associar as suas características morfofuncionais aos
diferentes habitats por eles ocupado.
Responda as atividades abaixo no link:
Atividades sobre o Reino Vegetal
1)
(ACAFE-SC)
A afirmação “são plantas criptógamas, avasculares, de pequeno porte e de
ambiente úmidos e sombreados; dependem da água para a reprodução, pois seus
gametas masculinos são flagelados; possuem alternância de gerações, sendo a
geração gametofítica mais desenvolvida que a esporofítica” caracteriza as:
(A) angiospermas.
(B) pteridófitas.
(C) briófitas.
(D) gimnospermas.
(E) filicíneas.
2)(UFG) Com relação às características das
briófitas e pteridófitas, pode-se afirmar que:
I- As briófitas são plantas autótrofos
quimiossintetizantes; por exemplo, as hepáticas.
II- As pteridófitas são plantas avasculares;
por exemplo, as samambaias.
III- Os musgos absorvem água do meio através
dos seus rizoides.
IV- Ambos os grupos apresentam metagênese,
sendo que nas pteridófitas a planta que vemos é o esporófito e nas briófitas é
o gametófito.
Assinale:
(A)
Se
apenas as proposições III e IV forem corretas.
(B) Se apenas as
proposições I e II forem corretas.
(C) Se apenas as
proposições II e IV forem corretas.
(D) Se apenas as
proposições I e III forem corretas.
(E) Se apenas a proposição
I for correta.
3)(UNESP-SP) A uma
pessoa que comprasse um vaso de samambaia em uma floricultura e pretendesse
devolvê-lo por ter verificado a presença de pequenas estruturas escuras,
dispostas regularmente na face inferior das folhas, você diria:
(A)
que a planta, com certeza, se encontrava parasitada por um fungo.
(B)
que a planta necessitava de adubação, pois mostrava sinais de deficiências
nutricionais.
(C)que
a planta tinha sido atacada por insetos.
(D)
que as pequenas estruturas eram os esporângios reunidos em soros.
(E)
que a planta se encontrava com deficiência de umidade, mostrando manchas
necróticas nas folhas.
4)(VUNESP-SP)
Um turista chega a Curitiba (PR). Já na estrada, ficou encantado com a
imponência dos pinheiros-do-paraná (Araucaria angustifólia). À beira da estrada,
inúmeros ambulantes vendiam sacos de pinhões. Um dos vendedores ensinou-lhe
como prepara-los:
-Os
frutos devem ser comidos cozidos. Cozinhe os frutos em água e sal e retire a
casca, que é amarga e mancha a roupa.
O turista percebeu que, embora os pinheiros
estivessem frutificando (eram muitos os ambulantes vendendo seus frutos), não
havia árvores com flores. Isso ocorre devido:
(A)
Os pinheiros pertencem ao grupo das briófitas que não tem flores.
(B)
Os pinheiros pertencem ao grupo dos gimnospermas, plantas sem flores.
(C)
Os pinheiros pertencem ao grupo das pteridófitas que não tem flores.
(D)
Os pinheiros pertencem ao grupo das angiospermas que não tem flores.
(E)
Os pinheiros não pertencem a nenhum grupo de vegetais.
5)
(UFMG) Os organismos vegetais são altamente diversificados e apresentam
variações na estrutura e na fisiologia, conforme sua história evolutiva e a
necessidade de adaptação ao ambiente. Em relação às plantas, é certo que:
I.
embora não possuam frutos, as gimnospermas produzem sementes.
II.
as angiospermas incluem plantas com flores e sem flores, sendo as que possuem
flores mais importantes para nossa vida.
III.
entre as adaptações aos ambientes áridos, podemos encontrar folhas modificadas
em espinhos, fechamento dos estômatos nas horas mais quentes do dia e acúmulo
de água no caule e nas raízes.
IV.
tropismos são movimentos de crescimento da planta em função de um estímulo, a
exemplo do contato de algum objeto, como as gavinhas de trepadeiras.
V. as auxinas são hormônios que participam dos processos fisiológicos dos vegetais, como regulação do crescimento.
(A)
VVFVF
(B)FVVVF
(C)FFVFV
(D)VFVVV
____________________________________________
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3 ANO A, 3 ANO B e 3 ANO C para o período de 22/06 a 26/06
PROFESSORA ARIANE
O Enem exige competência leitora do candidato – ou seja, uma de suas funções é medir a capacidade de entender o que se está lendo nas perguntas. Outra exigência é que o aluno consiga relacionar conhecimentos de várias matérias – a chamada interdisciplinaridade.
Outro ponto que preciso reforçar com vocês é a redação.
História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson
Habilidades: Caracterizar
formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e
no espaço.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/W6daaLRz987iBY576
______________________________________
PLANO DE AULA SEMANAL: 22/06/2020 a 27/06/2020
Professor(a): *Edna Oliveira dos Santos* Disciplina: Arte
Segmento: ( ) EF (x)EM Ano/Série: 3
Número de aulas a que equivalem | Habilidades a serem trabalhadas | Atividades a serem realizadas (incluindo o tempo previsto para cada uma) | Instrumentos para verificação da aprendizagem | Instrumento utilizado para comunicação com os alunos. |
2 aulas
| Investigar de novas possibilidades; Reconhecer os elementos e características encontradas nas linguagens | Atividade:
Abordar o tema ciberbullying pesquise e Faça uma HQ de 6 quadrinhos. Em folha sulfite desenhar e escrever. HQ = História em Quadrinhos. | Percursos de experimentação do diálogo com os meios de comunicação; | Blog da escola whathsaap, envio de link com o conteúdo.
|
Obs.: Reenviando a mesma atividade, pois foi apagada e não tive retorno dos alunos.
__________________________________________________________________________________________
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefQ46jImhiFjCEPLuGmefY0oiVAdIYOuUXqJC9l7_ZMGAoHQ/viewform?usp=sf_link
________________________________________________-_---------- ----------------------------------------
Disciplina: Geografia- Professora Cristiane
Tema: Geografia das Religiões
Habilidades a serem trabalhadas |
▪ Analisar os principais
elementos de identificação e distinção entre religiões mundiais;
▪
Identificar os principais fundamentos histórico geográficos e a distribuição
das principais religiões monoteístas e politeístas em escala mundial;
.
Analisar os principais elementos de identificação entre as religiões
mundiais; Identificar os principais fundamentos histórico-geográficos e a
distribuição das principais religiões monoteístas e politeístas em escala
mundial. |
Acessar o link: Para desenvolver as atividades:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1X9MJw_c8D1_is0OewvEbLE4EEMZy9GzKfLZfwfLGaoP02A/viewform
DISCIPLINA: Matemática
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS dos 3 anos, A e C para o período de 22/06 a 26/06
PROFESSOR : Paulo
ASSISTIR O VÍDEO : https://www.youtube.com/watch?v=RV8eEY3Si1k
Conteúdo: Das Fórmulas à Análise Quantitativa - Coeficientes e Raízes, resolver
a atividade 1 do caderno do aluno 2 do conteúdo citado acima.
DISCIPLINA : Física
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS dos terceiros anos A, B e C para o período de 22/06 a 26/06
PROFESSOR : Paulo
Fazer uma pesquisa sobre – Eletromagnetismo
ELETIVAS - Criando Moda
Professora: Maristela
Habilidade: Criatividade, Foco, Imaginação Criativa e Confiança..
Faça desenhos em um quadrinho em forma de gibi contando uma historia criada por você em forma de desenho; qual era sua visão sobre as eletivas de se as aulas fosse presencial o que você espera desta eletiva em seu ponto de vista mas como historia ok .
Enviar as fotos para nota no e-mail formentini2@gmail ou whatsApp.: 981365627
PROJETO DE VIDA 3° C
Professora: Maristela
Habilidade: Organização, Foco, Determinação.
Escreva seus pensamentos, fale o que você gostaria de realizar e que acontecesse neste momento e apos esta fase que você esta passando.
Como você se organizou para fazer suas atividades escolares e suas atividades doestica? Qual é seu foco ( estudar para o enem e vestibular, ou seu foco é emprego? E como esta divertindo? E o que você gostaria de mudar?
Enviar no email formentini2@gmail ou whatsApp.: 981365627
Química
Professora: Maristela
https://youtu.be/nleWqCqheaY
Habilidade: Aplicar os conhecimentos referentes às influências da pressão e da temperatura na rapidez e na extensão de transformações químicas de equilíbrio para escolher condições reacionais mais adequadas.
_____________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.
Assim como orientado nos grupos de whatssap,
a atividade dessa semana (22/06 a 26/06) permanece a mesma da semana passada (15/06
a 19/06).
Habilidades: Resolver problemas utilizando as tecnologias
digitais (atividade plugada); Refletir individual e coletivamente sobre os
problemas sociais;
Solucionar problemas como criador e não apenas como
consumidor de informações manifestando, habilidades de curadoria e refletindo
sobre a vida contemporânea, engajando-se e refletindo, com protagonismo cívico,
sobre a sociedade e seus problemas.
Site
da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10
coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying:
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
Site
para criar um CARTAZ DIGITAL:
Tutorial:
como Criar Cartaz no Canva.
https://www.youtube.com/watch?v=jrRzO9wRlQA
ATIVIDADE:
Leia
a matéria indicada sobre CYBERBULLYING; consulte o site CANVA, assim como o
vídeo com o tutorial, e faça um CARTAZ DIGITAL!
O tema do cartaz será CYBERBULLYING. Será utilizado como
uma campanha contra cyberbullying, contendo informações sobre o tema. Seu
público alvo serão os alunos da escola Cristiane.
Use sua criatividade!
A atividade pode ser realizada em dupla ou individual.
IMPORTANTE: Envie
o resultado da atividade no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
No caso de dupla, mande apenas 1 e-mail com as
informações dos 2 estudantes!
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
______________________________________________________________
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique.
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Assim como orientado nos grupos de whatssap, a atividade dessa semana (22/06 a 26/06) permanece a mesma da semana passada (15/06 a 19/06).
Habilidades:
Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.
Site
da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10
coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a
leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho
representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a
frase deve estar no desenho.
IMPORTANTE:
Tire
uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
_________________________________________________________
Filosofia/Sociologia
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 3ºEM
3ª Lista de Exercícios – Equações Algébricas
Assista aos vídeos:
- Equações Algébricas: https://www.youtube.com/watch?v=Cp2biRvXyH0
Questão 1) Considere
o polinômio 𝑃(𝑥) = −𝑥 3 − 4𝑥 + 5𝑥 2 + 20.
Determine as três raízes, reais ou complexas, da equação 𝑃(𝑥) = 0.
Questão 2)
Resolva a equação: 3𝑥 3 − 𝑥 2 − 18𝑥 + 6 = 0, em
ℝ.
Questão 3)
Ache todas as raízes complexas da equação: 𝑥 5 − 𝑥 4 + 𝑥 3 − 𝑥 2 − 2𝑥 + 2 = 0.
Questão 4) A
equação polinomial 𝑥 3 − 7𝑥 − 6 = 0 tem como uma das raiz o
valor – 1. Quais são as outras duas raízes?
Questão 5) A
equação polinomial 𝑥 3 − 3𝑥 2 + 4𝑥 − 2 = 0
admite 1 como raiz. Quais são as outras duas raízes?